3 Passos Para Saber Se Uma Dieta Funciona Ou Não!

Desabafo!

3 perguntasComo dizem por aí: “Véi, na boa…”, tem dieta pra tudo quanto é gosto, crença, raça, idade, cor de pele, tipo de sangue, gosto musical, estado civil, senso de humor, …, …!!!!

Se você é como eu, já se viu perdido(a) no meio de taaaantas ofertas de dietas, métodos e promessas!

Veja, eu sei como é por que já estive no seu lugar! É como se a gente estivesse no meio do campo de um estadio de futebol e todo mundo nas arquibancadas estivesse jogando revistas, dietas, propostas, produtos, pílulas e métodos na nossa direção!

Nós somos, quase que literalmente, bombardeados com balelas diariamente e isso em TODAS as áreas possíveis!

Porém, na área da saúde e nutrição a coisa é mais séria! Se alguem te vender gato por lebre no mecânico ou na loja de móveis, você pode reparar o estrago, porém, se você brincar com a sua saúde os danos podem ser irreparáveis!

Ufa…. desabafo mesmo! É revoltante!

Enfim, respirando fundo agora e tomando um gole do meu chá de camomila aqui eu quero tentar te dar a minha contribuição para que você não seja uma vítima indefesa das balelas que podem impactar sua saúde seriamente.

A pergunta é, como saber se uma determinada dieta funciona?

question-markPrimeiro de tudo, depende do que consideramos que “funciona” e que “não funciona”.

Uma dieta funcionar pode significar que ela faz com que você perca peso temporiamente. Afinal, a maioria das pessoas não tem problema em perder peso temporiamente, o problema está em perder o peso e MANTER o peso perdido.

Então, vamos definir aqui que uma dieta funciona se ela cumpre 3 pontos:

  1. É possível de se seguir a longo prazo.
  2. Faz com que você perca peso e mantenha o peso baixo sem esforço.
  3. Não cause fome, nem desconforto e faça você sentir-se BEM.

Agora, eu te pergunto: Você provavelmente já deve ter tentado várias dietas, logo, me diga qual delas que cumpre os 3 pontos acima?

Vendo desta perspectiva, dieta nenhuma foi feita pra ser de longo prazo. O que VENDE por aí são soluções RÁPIDAS e temporárias! Eu me sinto confiante o suficiente pra dizer que NENHUMA dieta funciona de verdade.

Perca 10kg em 1 mês! É possível? Claro que é possível. É simples inclusive! Porém, ninguém pensa nas consequências. Se você quiser perder os 10kg e depois de mais um mês ganhar 15kg, siga por este caminho!

Chegou a hora de fechar a porta pra dietas e abrir a porta pra mudanças de estilo de vida! Isso sim se leva a longo prazo. Mas enfim, seguimos…

As 3 Perguntas Mágicas

3Seguinte, agora eu lhe apresento o incrível “Escudo Contra Balelas Do EmagrecerDeVez.com” que quero que você use toda vez que ver aquela nova dieta incrível na televisão, revista, internet, etc., antes de se precipitar e cair na conversa.

O “Escudo Contra Balelas” basicamente consiste de 3 perguntas simples que você irá fazer. É como se estivesse interrogando a nova dieta em questão!

Quando você estiver sendo bombardeado(a) com uma nova dieta sensacional por aí, faça estas 3 perguntas a seguir e responda de acordo com o que a nova dieta propõe.

  • Esta dieta foca no controle da insulina no sangue?
  • Esta dieta fornece ao meu corpo todas as vitaminas e nutrientes que minha saúde precisa?
  • Esta dieta promove satisfação e disposição e é simples de se seguir?

Taí! Estas são as perguntas mais poderosas do universo pra avaliar QUALQUER dieta ou método de emagrecimento que você encontrar!

Deixe-me agora explicar rapidamente o que acontece com cada pergunta.

Bom, se você já é seguidor(a) aqui do Emagrecer De Vez, você já vai ser naturalmente mais resistente às balelas do que 99% da população e já vai saber responder as perguntas com autoridade.

Entretanto, vou mencionar algumas coisas de qualquer forma. Informação nunca é demais, certo? 🙂

Esta dieta foca no controle da insulina no sangue?

Veja, NENHUMA dieta ou método que não controle a insulina no sangue irá funcionar. Ponto final! Para que os hormônios queimadores de gordura funcionem, como as enzimas HSL e o Glucacon, a insulina no sangue precisa estar atuando de forma natural (o que não acontece na maioria das pessoas). Se tiver insulina correndo adoidado no sangue, você NÃO vai queimar gordura! É pura ciência humana!

Como saber se este é o caso? Verifique se a dieta em questão leva em consideração que os carboidratos densos (massas, pães, batatas, arroz, doces, etc., etc) são os responsáveis pelos picos de insulina no sangue e como a dieta lida com isso. Por outro lado, se a dieta em questão corta os carboidratos totalmente e restringe a sua alimentação à somente alguns poucos alimentos, abra o olho também!

Dietas que não comentam sobre isso, estão fadadas ao fracasso total. Saiba que os MELHORES carboidratos existentes na natureza são aqueles que você consome na forma de legumes e folhas! Estes sim irão manter sua insulina sob controle!

Outra dica, se a dieta falar em número de calorias, já abra o olho. Esse é um péssimo sinal! Para se perder peso de forma correta e se manter a boa forma, NÃO é necessário nem mesmo pensar em calorias (é, acredite!). Falamos mais sobre no episódio 5 do podcast aqui do Emagrecer De Vez

Esta dieta fornece ao meu corpo todas as vitaminas e nutrientes que minha saúde precisa?

A tal dieta promove o consumo de alimentos de VERDADE? Ou seja, carnes, legumes, ovos, folhas, frutas (moderação), etc?

Lembrando que, produtos derivados de farinhas (de trigo, principalmente), como pães, massas, etc., mesmo que integrais, iogurtes artificiais, suplementos e shakes, não são alimentos de verdade!

Se a tal dieta limitar seu consumo de alimentos de verdade, levante a bandeira vermelha. O seu corpo precisa de vitaminas e nutrientes SEMPRE! As melhores fontes disso são alimentos de verdades e naturais!

De nada adianta você começar a seguir uma dieta ou método que inclua shakes e coisas estranhas (que tem a audácia de dizer que incluem todos os nutrientes que você precisa) de forma que você perca peso rápido e depois se frustre em DOBRO quando parar e ganhar todos aqueles quilos de novo rapidamente.

Você quer emagrecer de verdade e DE VEZ e, além disso, melhorar a sua saúde e se fortalecer internamente, ganhando disposição! Isso nos leva à última pergunta abaixo:

Esta dieta promove satisfação, disposição e é simples?

A tal dieta deixa você com fome durante o dia ou a noite? Se sim, péssimo sinal. Se você passar fome, você estará, possivelmente, impactando seu metabolismo negativamente e, mais cedo ou mais tarde, o seu corpo irá se adaptar à estes novos hábitos e você não irá perder nem mais uma grama se quer de peso (o famoso efeito platô).

Isso pode até chocar você, mas acredite, para emagrecer de verdade você NÃO precisa passar fome!

Outra coisa, a tal dieta em questão é simples? Muito importante! Novamente, eu menciono, se você tiver que calcular calorias, esqueça, péssimo sinal.

Assim como conversamos com o Dr. Souto no quinto episódio do Podcast aqui do site, é ridículo se pensarmos que pra emagrecer precisamos ficar fazendo cálculos de quantas calorias ingerimos, quantas queimamos, etc. O corpo humano é muito mais capaz e inteligente do que podemos imaginar! Quando você fornece os alimentos corretos, ele mesmo faz o trabalho de se livrar da gordura extra e de se estabilizar no peso ideal. Este é um dos paradígmas atuais mais difíceis de ser quebrado, logo, eu entendo se você for resistente à esta idéia. Eu também fui!

O que nós fazemos hoje em dia é dificultar muito a vida do nosso corpo ao praticarmos estes PÉSSIMOS hábitos alimentares que são difundidos por aí pela mídia e pelos governos! Não é pra ser do contra, mas é pura verdade e com a sua saúde você não pode brincar!

grafico-pra-cimaSe tudo o que fosse dito por aí fizesse sentido e fosse saudável, as estatísticas de obesidade e diabetes no mundo estariam caindo e não subindo ano após ano! No Brasil não é diferente! O número de diabéticos, obesos, cardíacos, etc., sobe ano após ano!

Enfim! Espero ter contribuido com informações relevantes! Você não está em busca de uma solução paliativa, você quer uma solução permanente! Você quer queimar a gordura extra, conquistar seu peso ideal e mantê-lo, com disposição e saúde que nunca antes teve! Pra isso, foque em um novo estilo de vida e não em mais uma dieta! Pra que continuar perdendo tempo se já se conhece o final de cada tentativa?

As vezes eu preciso mesmo ser enfático (até demais talvez) quando tratamos destas coisas por que é a SUA saúde que está em jogo e a sua saúde é a coisa mais importante que você tem na vida, até por que sem ela, você não vive.

Livro emagrecerEste tipo de informação pode alienar muita gente e não é pra todo mundo, paciência.

Porém, se você leu até aqui (acredite, a maioria não faz isso), parabéns! Se você sintoniza com esta mensagem e gostaria de se aprofundar nesta idéia, provavelmente, irá tirar muito proveito também do livro eletrônico oficial do Emagrecer De Vez. Clique aqui para mais detalhes.

Um grande abraço e utilize o “Escuto Contra Balelas” sem moderação,

Assinatura_pequena-menor

  • Márcia

    Gostei bastante do texto. Acho que é bem isso mesmo!

  • adora essas dica é muito importante

  • VALMIR

    excelentes dicas,mas já venho acompanhando o EMAGRECER há algum tempo e sei dessas opiniões, estou no MR desde 17/02 e até ontem(02/03)foram 5,5 kg off , então obrigado a voces e principal/e a DEUS.

    • Sem dúvidas, Valmir. Mas quem tá no MR já quebrou uma série de paradigmas do mundo moderno, já pensou nisso? Disponha!

  • Nívea

    EU VOU COMEÇAR O DESAFIO AMANHÃ E ESTOU SUPER ANIMADA, LI QUASE TODOS OS ARTIGOS, LI TAMBÉM, PARTE DO LIVRO QUE JÁ COMPREI. TOMEI A VERDADEIRA DECISÃO DE EMAGRECER E ESPERO CONSEGUIR QUEIMAR MUITA GORDURA ABDOMINAL, O QUE ACHO QUE É MINHA MAIOR DIFICULDADE ! SÓ NÃO PODEREI COMEÇAR DE IMEDIATO COM OS EXERCÍCIOS PORQUE ESTOU COM ANEMIA E A MÉDICA PROIBIU. MAS, ASSIM QUE ESTIVER LIBERADA, COMEÇAREI ! BOA SORTE À TODOS QUE COMO EU, IRÃO FAZER O DESAFIO !!!

    • Boa sorte, Nívia!

  • Paula

    É verdade!
    Eu só comecei a perder peso permanentemente quando fiz uma reeducação alimentar que visava diminuir o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico.
    E sabe o que é melhor ainda? Depois de diminuir as quantidades absurdas de açúcar e coisas artificiais que a gente come sem perceber, eu comecei a sentir mais o sabor da comida e passei a adorar coisas que antes não gostava!

  • Nercy Luiza Barbosa

    Oi Rodrigo e Geosh,

    Lendo esse artigo surgiu uma dúvida: Se uma dieta alimentar adequada não precisa calcular calorias… Por que temos a calculadora aqui para medir as calorias dos alimentos?

    Obrigada, queridos gurus.

    Abraços

    • Nercy! Aqui temos soluções de todos os tipos. Desde a pessoa que não quer cortar alimento nenhum, e prefere contar calorias até as pessoas de cabeça mais aberta que conseguem tentar coisas menos tradicionais. Tem gente que não quer largar o pãozinho de sal. Nós estudamos o processo de contagem de calorias também, mas com o passar do tempo acabamos nos deparando com formas bem mais eficazes de emagrecer e manter o peso =)

      • Nercy Luiza Barbosa

        Valeu Geosh!

        Já contei calorias por tempo longo demais. Prefiro cortar o pãozinho de sal e outras coisinhas mais. 🙂

        Abraços

  • Maísa San

    Rodrigo, fico grata pela quantidade de informações de qualidade que nos oferece, realmente para quem gosta de ler, não ha dificuldade em seguir os metodos do Emagrecer de Vez, voces tem antes de tudo a preocupação de nos preparar psicologicamente para conhecermos a verdade. Tenho indicado o site a muitas pessoas, mas algumas desanimam logo por preguiça de ler. “Pobres Mortais”… não sabem o mal que fazem ao abrir mão de tanta informação de qualidade.
    Um grande abraço.

    • Olá, Maísa! A verdade é que a grande maioria das pessoas só quer comprar peixe. A indústria do “emagreça rápido” ainda leva um boomm tempo pra acabar, se acabar. Mas a maioria dos leitores mais assíduos já entendeu o recado, e já aprendeu a pescar. A gente já escuta uma música diferente =)

  • Paulo Anderson

    Ixxi analisando por este lado, então realmente 99% da dietas são ineficazes…

    Rodrigo vou comprar o livro do Emagrecer de Vez nos próximos dias, a promoção ainda está valendo?

    • Olá, Paulo, Até o fim de março pelo menos!

  • Paulo Anderson

    Rodrigo tenho uma pergunta: Sofro com o fato de ter muita gordura localizada na região dos mamilos, quero saber se eu fizer tudo que é recomendado no livro se eu vou conseguir queimar esta gordura e ter um peito masculino normal?

    • Você deve notar uma melhora sim, Paulo. Conte pra gente a medida que você for perdendo peso!

  • Adorei esta matéria assim como a demais. Voce esta de parabéns, estou perdendo peso por voce.

  • Bruno M.

    Fala Rodrigo , acompanho o site a um tempo e faço minhas pesquisas a uns 3 meses , tem um método chamado de jejum intermitente, não sei se você já escutou falar. Dei uma pesquisada aqui mas não achei muito conteúdo e você talvez tenha mais facilidade de achar sobre. Basicamente é o seguinte … Já li todos seus artigos e sei o quanto é prejudicial esse lance de jejum mas esse método me pareceu bastante favorável, 1 vez ou duas por semana você fica 24h sem comer nada apenas bebendo líquidos, fazendo exercícios isso não diminui sua massa magra e muito menos diminui seu metabolismo foi comprovado através de estudos e seu corpo entra em um estado de perda de gordura absurdo. Como você fala ai o homem tem que sobreviver com oque tinha antigamente com relação a tudo que come, então o homem antigamente ficava horas sem comer entretanto tinha que manter o metabolismo elevado pois o mesmo caçava. Essa historia me pareceu bem verdadeira não sei você mas eu vou testar comigo 1 vez por semana e posto o resultado vou acompanhar a perda de massa magra também , vê ai oque tu acha e me fala beleza ? Abraço!

    • Olá, Bruno! Eu vejo o Jejum intermitente como uma técnica mais avançada. Eu não faria depois de um cheat day, por exemplo, ou não aconselharia a quem não tiver completamente habituado a uma alimentação que utilize gordura como fonte principal de energia.

    • Nercy Luiza Barbosa

      Olá Bruno, tudo bem? Encontrei esse artigo sobre jejum intermitente.
      Dê uma olhada, é no mínimo interessante. Abraços.

      http://vidaprimal.wordpress.com/2011/08/02/jejum-intermitente/

      • Bruno M

        Obrigado Nercy, li aqui muito bom ! Vou começar hoje mesmo vou treinar as 20h tomar o whey e so comer amanhã 13h , uma vez por semana vou fazer isso vamos ver o resultado…

        • Nercy Luiza Barbosa

          Conte depois sobre a experência, ok Bruno?

  • Continuo seguindo suas dicas, estou obtendo grandes resultados obrigada!

  • Leonardo

    Lendo este último post vejo que a conversa com o Dr. Souto, bem como as incríveis informações disponibilizadas em portugûes no blog dele estão, também, influenciando positivamente este blog.

    • Sim, Leonardo. Nós temos influências bem parecidas =)

  • Valmir

    No dia 26/02/2013 comecei a dieta do site, pesei-me ontem 05/03/2013 e não houve perda de massa corporal. Estava com 105kg e permaneço com os mesmos. É normal no meu caso não ter perdido peso em uma semana?

    • Olá, Valmir! Você está fazendo o MR do livro?

  • Darwin Assiz

    Caro amigos do Emagrecer de Vez, foi comentado no Podcast #004 sobre um minicurso em video. Gostaria de assistir estes videos. Favor informar como. Sou cliente antigo.
    Parabéns pelo site. Muito Obrigado.

    • Fala Darwin! é só se cadastrar no banner que aparece quando você abre o site. ficou muito bom o minicurso e é gratuito!

  • Muito boa matéria, eu comecei a perder peso depois que entendi algumas dessas dicas.
    Comendo de hora em hora, mantendo o índice na média e o organismo funcionando.
    De 123kg passei para 76kg.

    Fiz um blog para contar meu caso se quiserem deem uma olhada

    dietadobunho.blogspot.com

    abraços.

  • rafaella

    olá sou magra + tenho uma barriguinha quero acabar com ela e ganhar masssa muscular,comprei o suplemento maciste 4 proteinas da integralmedica sera que ele e bom pra ganhar massar?como fazer para perder barriga(eu não quero emagrecer só perder barriga mesmo) e ganhar massa muscular?obrigada

    • Rafaela, pra isso uma combinação de hiit pra secar a gordurinha e musculação pra hipertrofia pra ganhar e moldar sua massa magra é o caminho. desconheço esse suplemento. Disponha!

  • Oi Geosh, o que querem dizer com iogurtes artificiais não são alimentos de verdade? Estou tentando seguir os passos de vcs, e no café da manhã como 2 ovos mexidos + 30gr de aveia em flocos com iogurte sem lactose. Isso não tá legal? Uma vez o rodrigo falou que existem estudos de que o iogurte impede o emagrecimento, ou algo assim.. não entendi direito pq todos dizem que o iogurte auxilia no emagrecimento… será que não estou comendo o iogurte certo?

    • Ei Bianca. Pelo que entendo, iogurtes artificiais seriam iogurtes com adição farinha e/ou de açucar. Yogurte, considerando que você não tenha alergia ao leite ou intolerância a lactose, é probiótico e melhoraria a sua capacidade digestiva. Porém, caso você tenha, pode impactar no emagrecimento e na sua saúde em geral.

  • Li

    Oi rodrigo
    Estou no 4 dia da dieta.
    Estive lendo no site e descobri que tenho taxa metabolica de 1456.
    Para emagrecer terei de consumir menos que este valor???
    Obrigadão

  • Julia

    Oi Rodrigo! Tenho uma pequena dúvida… Usar gel redutor de medidas antes do treino adianta? Eu tenho 1,56 e pedo 54 Kg, estou no meu peso normal, mas quero perder 5 Kg. Nada muito difícil de conseguir. Mas, tem umas “gordurinhas” que me incomodam e eu gostaria de saber se esse gel vai me ajudar. Obrigada! E eu adoro o site!

    • Olá, Juliana. Na melhor das hipóteses seria uma muleta, que ajudaria a combater os sintomas, não a causa. Por que não focar numa mudança de composição corporal? Perder gordura e ganhar massa magra vai te dar um resultado muito superior, pode ter certeza.

  • Ana

    Sempre tenho duvida em relaça ao que comer e acho que tudo vai me engordar. 🙁
    Geosh, salsinha de frango é um mal alimento? Apenas pré-cozida, posso consumi-la?

    Obrigada!!

    • Olá, Ana, Salsicha? Olhe os ingredientes. Se tiver óleo vegetal ou farináceos, pule fora! Disponha!

  • Nátalin Guvea

    Rodrigo, qual seu email?

  • Pedro

    Olá pessoal do emagrecer de vez !

    Rodrigo ou Geosh, qual a opinião de vocês em relação à uma desintoxicação do organismo? Vocês acham que é necessário? Ou pode-se pular esta parte? Acho que seria legal vocês criarem um post sobre a desintoxicação, muita gente tem essa dúvida.

    Até mais, abraços !

    • Olá, Pedro! definitivamente numa alimentação correta, uma parte dos resultados é puramente desintoxicação. Se você restringe a ingestão de grãos, farinhas e açúcar, se evita leite de acordo com o seu organismo, e se nutre bem o seu corpo com os outros macronutrientes, o corpo agradece. Abraços!

  • Isabella

    Meninos, vocês precisam ver esse link.
    odia.ig.com.br/portal/diversaoetv/conheça-a-dieta-paleolítica-que-propõe-corte-de-alimentos-processados-na-alimentação-1.558329

    • Paleo é uma ótima alternativa, mas é a proxima mina de ouro da mídia, Isabella. Eu evitaria procurar informações sobre nutrição de fontes superficiais.

  • Paulo Anderson

    já comprei o livro do Emagrecer de Vez

    A partir de agora estou focado na minha perda de peso, preciso perder pelo menos 20kg para voltar ao meu peso ideal… vou focar meus estudos, tempo, dinheiro e energia em prol do meu emagrecimento, tenho certeza que com o material que eu adquiri já serei capaz disto!

    • Boa, Paulo! Eu realmente confio no livro. Depois nos conte o que achou dele!

  • Amanda

    Olá Rodrigo ou Geosh, vcs tem algum conhecimento acerca da dieta dos pontos dos Vigilantes do Peso? Já segui a dieta uma vez, não à risca e sem atividade física, perdi 9 kg, mas em alguns meses retomando aos antigos (maus) hábitos infelizmente já consegui achá-los.. rs. Eu achava a dieta dos pontos interessante de um ponto de vista prático, mas não controlava realmente a minha composição corporal nem nada do tipo então não sei se a perda de peso que obtive na época foi saudável. Em breve pretendo adquirir o livro, ainda tenho muitas dúvidas, por isso não consigo começar a reeducação alimentar corretamente. A propósito, o que é MR? Pode me ajudar? Abraços, grata.

    • Olá Amanda. Eu não conheço a dieta dos pontos não. Mas entendo que nosso corpo responde sim de acordo com os estímulos que nos proporcionamos, e voltar aos hábitos antigos é mesmo voltar aos estímulos e problemas antigos. o MR é o Método Revolucionário do livro. É mais desafiador, mas pra minha surpresa, muita gente tem optado por ele!

  • Amanda

    Tenho outra dúvida… o livro só está disponível no modo eletrônico?? Tenho muita preguiça de ler no computador.. rs

    • Sim, Amanda, Apenas em formato eletrônico.

  • Stefane

    Eu comecei faz um tempinho a comer mais proteínas e reduzi o carboidrato, mas percebi um pouco de inchaço, como um acumulo de gases. Será que é o ovo? Gosto muito de comer ovos de diversas maneiras, inclusive gostaria de saber se eu deixar de comer nos lanches, por exemplo, no lanche da manhã, da tarde, vai fazer com que meu metabolismo fique mais lento? Pq normalmente quando como ovos , eu fico tão cheia que não tenho fome nas horas do lanche. Ainda quando estou um pouco estufada…

    • Stefane, O normal é o inverso, ou seja, ao diminuir os carboidratos o inchaço diminuir. Acredito que seja alguma outra coisa.

  • Simone

    Olá pessoal!

    Também sou estudiosa do emagrecimento, e quando a gente estuda e propaga esse conhecimento, somos responsáveis pela felicidade alheia… E como li em seu site, a maioria das dietas, infelizmente, visam iludir as pessoas e ganhar dinheiro… Acho que a iniciativa de vocês é fantástica e me animou a mudar de vida e tomar uma decisão definitiva quanto a emagrecer de fato…
    Um abraço e muito Sucesso!!!

    • Obrigado, Simone! Disponha!

  • SILVIA

    Faz um ano que acompanho o site e já comprei o livro sobre musculação. Antes eu corria e agora faço musculação. O que eu gostaria é de receber um modelo de cardápio diário.

    • Silvia, Se não me engano o hipertrofia vem sim com umas sugestões de receitas ou cardápios. Abraços!

  • Maria Ignez Pires

    Quero receber o que é permitido e o que não é. Leite é permitido? Chocolate
    amargo? Frutas cítricas?
    Por favor me respondam!!!
    Grata,
    Maria Ignez Pires