Adoçantes Engordam Mais Do Que Açúcar!

Você está consumindo adoçantes artificiais na esperança disso te ajudar a emagrecer? Este artigo é para você!

O assunto é polêmico? Sim!

Muita gente vai torçer o nariz? Sim!

adocantes

Isso vai me impedir? Não, de forma alguma.

O meu compromisso aqui no Emagrecer De Vez é um só, a sua saúde!

Não é por nada que os leitores que acompanham o Emagrecer De Vez são os mais felizes e saudáveis do planeta, não é verdade? Aliás, parabéns por ser um deles.

Enfim, neste artigo, quero alertar você dos “perigos” do uso dos adoçantes e explicar por que eles não passam de falsas promessas e de um tiro no pé de quem quer emagrecer.

A ciência tem mostrado que os adoçantes engordam ao invés de colaborar com seu emagrecimento.

Sente-se confortavelmente, faça aquele seu chá de camomila (sem adoçante) e venha comigo.

Ahh… seres humanos espertalhões!

Na boa, nós estamos sempre tentando achar um jeito de burlar a natureza e tornar as coisas mais fáceis!

O adoçante é resultado dessa busca incontrolável dos seres humanos por prazer sem consequências!

Vamos ver, quando você ingere algo adoçado com adoçantes artificiais, você faz com que o seu corpo sinta o gosto doce, porém, sem as calorias. Isso não é normal.

Agora, veja, isso não existe na natureza! Quando você sente gosto doce, geralmente, ele vem acompanhado das calorias equivalentes! É assim que sempre foi por milhões de anos e é isso que seu corpo está programado geneticamente para aceitar. Ah, humanos ingênuos acham que podem fazer isso sem enfrentar as consequências?

E nós continuamos tentando passar a perna na realidade…. tsc tsc.

Emagrecer não é comer MENOS calorias!

Este é, provavelmente, o maior mito sobre emagrecimento, o qual, a maioria das pessoas ainda defende na atualidade. Porém, a ciência e a prática já vem provando a muitos anos que este é o modo mais contraprodutivo de se emagrecer de verdade.

Veja, o grande mérito dos adoçantes é de que eles fornecem o gosto doce sem as calorias adicionais. Este é o grande ponto “positivo” e, ao mesmo tempo, é exatamente o que justifica o FRACASSO total dessa invenção!

Emagrecer não é comer MENOS calorias! Não!! Eu também já caí nessa, eu confesso! Afinal, como eu disse, quase todo mundo defende esta idéia, porém, ah… se pudesse voltar atrás.

Emagrecimento consiste em comer CORRETAMENTE, independente de quantidade. Ao se alimentar de forma correta, o seu corpo irá caminhar automaticamente em direção ao seu peso ideal e você irá se manter neste peso de forma natural e automática, sem se preocupar com quantidades calóricas! Parece até lorota de tão simples.

Mas aqui, vamos focar no assunto tema do artigo!

Veja, ao contrário do que o senso comum poderia dizer, a ciência tem PROVADO e mostrado que os adoçantes:

  • Estimulam o apetite
  • Aumentam a fome por carboidratos
  • Estimulam o armazenamento de gordura e o ganho de peso

Além disso, um novo estudo, o qual comento logo abaixo, mostrou que a sacarina e o aspartame (2 adoçantes super comuns) causam maior ganho de peso do que o próprio açúcar! Aliás, se você é diabético(a), saiba que o aspartamente pode piorar a sensibilidade à insulina do seu corpo. Ouch!

Vamos aos fatos!

E quem disse que os brasileiros não agregam valor ao mundo científico? Veja a incrível contribuição recente, desta vez, vinda dos gaúchos!

“Churrasco com chimarrão, fandaaaango, trago e mulher…. “, ok, ok…. chega.

Voltando, um estudo super recente de 2012, feito pela Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul conclui que o uso de adoçantes promove o ganho de peso, ao invés do contrário, como a maioria espera (veja as referências no final do artigo).

O experimento é interessante. Vou simplificar aqui:

Pegaram um grupo de ratos e dividiram em subgrupos. Parte dos ratos foram alimentados com iogurte artificialmente adoçado (com adoçante) e a outra parte dos ratos foi alimentada com iogurte naturalmente adoçado (com açúcar). Todos os ratos ainda comeram suas rações normais. O experimento durou 12 semanas.

Os resultados mostraram que a adição dos adoçantes sacarina e/ou aspartame no iogurte resultou em um maior aumento de ganho de peso nos ratos que se alimentaram deste iogurte em comparação com os ratos que se alimentaram do iogurte adoçado com açúcar, mesmo que o total de calorias dos dois grupos tenha sido o mesmo no final das contas!

OBS: Os ratos de ambos os grupos ingeriram a mesma quantidade de calorias por que os ratos que comeram o iogurte artificialmente adocicado, comeram mais da ração deles do que os outros ratos, compensando as calorias baixas dos adoçantes.

Ou seja, os dois grupos de ratos ingeriram a mesma quantidade calórica, porém, o grupo que se alimentou com adoçantes ganhou mais peso do que o grupo que se alimentou com açúcar! Emagrecimento não é corte de calorias puramente!

Mas este é somente um dos estudo. Na realidade, a ciência vem mostrando as enormes falhas e perigos dos adoçantes à décadas, porém, adivinha, a indústria do emagrecimento tem muita força financeira e política também, logo, a mídia não tem muito interesse e liberdade para tratar deste tipo de assunto, afinal, muitos interesses financeiros estão envolvidos.

Enfim, deixe-me compartilhar contigo mais alguns fatos.

Uma revisão científica de 2010 publicada no Yale Journal of Biology and Medicine cita vários estudos de grande escala que mostram correlações positivas entre o consumo de adoçantes artificiais e o ganho de peso, o que, novamente, vai de encontro com a falsa idéia do senso comum de cortar calorias para perder peso.

Nesta revisão, cita-se um estudo que examinou 3682 adultos durante um período de 6 a 8 anos. O estudo mostrou que as pessoas que consumiam bebidas artificialmente adoçadas tinham, consistentemente, um maior IMC (índice de massa corpórea) do que as pessoas que não eram consumidoras destas bebidas.

Outro estudo conduzido pela American Cancer Society nos anos 80 que acompanhou 78694 mulheres, mostrou um maior ganho de peso por parte do grupo de mulheres que eram consumidoras de adoçantes artificiais. Os mesmos indícios foram mostrados no famoso Nurses´ Health Study, o qual, acompanhou 31940 mulheres nos anos 70.

Ou seja, não faltam evidências para comprovar que os adoçantes artificiais são um tiro no pé e, ao contrário, do que imaginamos, eles colaboram para o GANHO DE PESO e não para o emagrecimento.

E ainda não estamos nem mencionando outros fatores envolvidos e os possíveis efeitos catastróficos da química dos adoçantes no longo prazo…

Véi, na boa…

Vamos parar de tentar enganar o organismo.

Veja, a principal razão, pela qual, o açúcar em si (sucrose/glicose) tende a levar à uma alimentação mais controlada do que os adoçantes, é que as calorias que acompanham o açúcar despertam respostas biológicas no seu corpo que visam manter o seu balanço energético constante. Isso é evidenciado também por um estudo de 2011 da Universidade de Purdue nos EUA (referências).

O que estamos fazendo, literalmente, ao consumir adoçantes artificiais de zero calorias ou baixas calorias, é tentando enganar o corpo, mas como você sabe, isso não é possível sem consequências!

Enfrentemos a realidade e tratemos de parar de producar atalhos danosos à nossa saúde e começemos a nos educar, voltando a praticar hábitos que são, não só saudáveis, mas naturais ao nosso organismo!

Eu poderia escrever dezenas de páginas somente sobre este assunto, pois são tantos pontos e evidências que mostram o quanto os adoçantes vão de encontro com o objetivo de emagrecimento e vida saudável ao invés de ajudar que poderia passar dias falando a respeito, porém, o meu tempo e o seu tempo são limitados!

Logo, espero que eu tenha conseguido, ao menos, colocar uma pulga atrás da sua orelha! Se isso tudo fizer você pensar sobre o assunto um pouco, meu objetivo já foi atingido!

Por uma vida mais saudável e completa,

Assinatura

Referências

Saccharin and Aspartame, compared with sucrose, induce greater weight gain in adult Wistar rats, at similar total caloric intake levels. Estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gain weight by “going diet” Artificial sweeteners and the neurobiology of suga cravings. Revisão científica de Yale.

Intake of high-intensity sweeteners alters the ability of sweet taste to signal caloric consequences. Universidade de Purdue, 2011

Artificial Sweeteners Cause Greater Weight Gain Than Sugar, Yet Another Study Reveals, Dr. Mercola.

[ois skin=”Embaixo dos posts”]

  • Re

    Diego tenho que concordar com voce o assunto é interessantissimo mas a forma com é escrito fica chato de ler
    Rodrigo o site e d+.

  • Márcia

    Olha esse é mais um daqueles posts polêmicos que vocês jogam para a gente. Acho meio óbvio que ao alimentar ratos com porção adoçada com acúcar e outro grupo com adoçante, o grupo que se alimentou com adoçante consumiu mais iogurte, então seria o mesmo com o ser humano, a lei da compensação. Mas vamos pensar, o que engorda mais? Um copo de refrigerante diet ou um copo de refrigerante normal? Não venha me dizer que a mesma quantidade sem açúcar vai engordar tanto quanto a outra mesma quantidade com açucar. Que corpo é esse tão inteligente que vai engordar com o gosto doce? Não é um tanto de exagero tudo isso? Desculpa aí, mas não deu para concordar com esse post.

    Abraços

    • Olá Márcia! já ouviu falar em reflexo pavloviano? Seu organismo está acostumado a associar doce com calorias, e quando não recebe a quantidade que ele espera de calorias, ele vai sim pedir por mais, e no final das contas o seu consumo vai ser maior. Assim como os ratos acabaram comendo mais iogurte. Nosso corpo reage de acordo com a maneira que o estimulamos.

    • Gioconda Capdeville

      Querida Márcia e demais. Acho incrível as pessoas que leem apenas com os olhos mas não COMPREENDEM. No estudo dos ratos eles comeram A MESMA QUANTIDADE DE CALORIAS! Reflita…..

  • Oliveira

    Recentemente estava conversando com minha esposa sobre a definição de caloria, de como ela é simplista (aquecer 1g de água de 14,5 para 15,5ºC). E tragicamente como considerar apenas a caloria, sem os outros fatores é um erro. Pra piorar isso está arraigado no mundo todo, inclusive na medicina, quem dirá então na sociedade leiga.
    Esse poderia ser o tema de um outro artigo: CALORIAS.

    • Sugestão anotada, Oliveira! Se uma caloria fosse só uma caloria, as coisas seriam bem mais simples. Mas da onde vem essa caloria realmente faz toda a diferença.

  • S’

    Sucralose tambem?

    • Sim Sandra! Nós por aqui nos limitamos ao uso de estévia, mas, de preferência, sempre acompanhado de outros alimentos!

      • Hellen

        Geosh, bom dia.
        Uso adoçante de frutose, indicado por um nutrólogo, lendo esse artigo e o outro sobre frutas, fiquei bastante em dúvida do que fazer.
        Você disse que usa estévia, como consegue esse feito? Comprei e simplesmente no primeiro uso joguei meu café todo fora, ele tem um gosto absurdo de remédio, pior que aspartame e outros que existem no mercado.
        Se estamos falando de vida saudável, sem dores e traumas rsrs, a opção não deveria ser outra?
        Gostaria de auxílio quanto a isso, pois café sem açúcar é impossível de beber, outros chás também quando não adoçados ficam horríveis.
        Obrigada.

        • Olá, Hellen! O segredo da estévia é que ela é muito forte, o dulçor é muito intenso. Então, vc tem que usar o mínimo possível e diluir ela bem. A frutose pode sim ter um impacto sobre o seu emagrecimento. Se estamos falando de uma vida saudável o melhor era a gente não tomar café, ou não que adoçar nada, né?

        • Gioconda Capdeville

          Eu aprendi a tomar meu café sem nada, nem açúcar, nem adoçante, no começo quase desisti, mas hoje acostumei e acho delicioso.

          • Hoje tava tomando um chá e pensando a mesma coisa. Que sabor tem um chá sem açucar! Antes até eu acharia isso loucura. Mas é de fato delicioso uma vez que você não depende mais do doce, né Gioconda? Um abraço!

        • Experimente o café com óleo de coco e manteiga, tudo batido. Fica delicioso e não precisa adoçar. Chás, tento beber chás “perfumados” ou com canela….

  • Michelle

    Bom dia Rodrigo.
    Como me sinto grata por alguém se dedicar a desvendar os vilões que tanto nos prejudicam e nos fazem sentir o “cocô do cavalo do bandido” (pois atribuímos nossas gosdubanhas à nossa própria incapacidade de emagrecer).
    Tudo que vem nos mostrando aqui tem sido comprovado cientificamente e essa questão do adoçante é mais uma delas. Acho seus artigos divertidos, gostosos de ler e fico muito grata por ter “peito” para publicar tudo isso… A mídia vem como uma avalanche em cima da gente e cria conceitos que ficam titalmente arraigados e nos deixam totalmente bitolados e ignorantes. Somos fruto do jogo de poder da indústria. São pessoas como você que realmente fazem a diferença! Obrigada mais uma vez! Sucesso e parabéns!!!

    • Olá Michelle! Se as pessoas por aqui já ficam nervosa, imagina quem vende adoçante heheheh Obrigado e disponha!

  • suenes

    são tantos mitos e verdades na área de emagrecimento que, as vezes tenho vontade de jogar todo meu sacrifício pro alto , cada dia surge novas formas ou formulas de emagrecer e ai, qual sera o correto?essa do adoçante fazer o oposto do que esperávamos realmente foi um tiro no pé, e sempre gratificante acompanhar os novos surgimentos de esclarecimento para nós que estamos em busca do corpo saudável e o peso ideal. gostei muito do artigo do dia obrigada.

    • Olá Suenes! Temos que perseverar, desistir jamais! Vamo que vamo!

  • Cintia Garcia

    Roo, parabéns atrasado 😉 !

    Eu estou usando o União Fit (sacarose) metade das calorias.

    O que me diz?

    Obrigada, Bjos

  • Ana

    Putz, Rodrigo, super parabéns pelo seu aniver ! Saúde, muita felicidade e um “montão de fritas”, rsssssss ! òtimo artigo, um alerta e tanto. Fico feliz por vc estar lançando mão do site do Dr Mercola, muito bom! Bjos e sucesso!

  • Camila Merlo

    Eu AMO demais esse site e os artigos…Sigo tudo na risca e estou cada dia melhor com o meu corpo e principalmente com a minha cabeça e o melhor de tudo com saúde. Fico esperando a cada dia por uma leitura nova….Super esclarecedora e de fácil entendimento. PARABÉNS!!!!!

  • Jessica Arndt

    Rodrigo, primeiramente, parabens pelo aniversário! 🙂

    Entao, eu achei que esse artigo caiu em contradicao com tantos outros aqui no seu site. Já li respostas suas a comentarios de pessoas pedindo sugestao a algo doce na semana, e vc sugeriu chá com adocante… Nas formas de emagrecimento vc sempre dá enfase a reducao de 20% das calorias diarias.
    Eu mesma emagreci 20kg substituindo acucar por adocante. Nao sinto vontade a mais de comer quando tomo adocante. E sempre quando estou com fome, nao recorro a carboidratos pesados… no máximo vou numa fruta ou algum vegetal.

    Concordo com o que a Márcia disse. Mas meu pensamento vai alem das calorias, e sim no carboidrato. Sou contra dietas que cortam carboidratos, mas a favor de uma alimentacao com reducao de carboidratos, no caso do emagrecimento…

    Esse seu artigo pode fazer com que as pessoas fiquem confusas… é logico que o quanto mais natural for o alimento, melhor, mas nem sempre uma alimentacao de coisas naturais emagrece.

    • Olá Jéssica, Quanto tempo! O conhecimento vai evoluindo, né? até alguns anos atrás eu também utilizava adoçantes de forma indiscriminada. E sim, Isso foi antes de ganhar peso, na verdade. O que acontece é que temos que pensar não só no seu caso, que tem uma alimentação consciente e equilibrada, mas também no caso das pessoas que não tem. Temos que pensar do ponto de vista de saúde, onde acho que os efeitos do adoçante deixam ganhar/perder peso no chinelo. Estévia é uma alternativa que eu considero, mas no final das contas utilizo muito pouco. E no mercado brasileiro, Colocam umas gotinhas de estévia e o adoçante já leva o nome de estévia. Um adoçante só de estévia custa consideravelmente mais caro.

  • Erika

    Tá na cara que tudo o mais natural possível é mais saudável pra nós….Quem não concorda, então que siga a indústria do enriquecimento fácil nas custas de pessoas que acreditam em milagres….depois q conheci seu site não tomo mais refrigerantes e evito todo tipo de enlatados…e uso ovo caipira…Feliz aniversário e parabéns pelo site! obs. sigo seu site porque antes de conhecê-lo fiz redução de estômago e já emagreci 40k., porém quero recuperar a quantidade assustadora de massa magra que perdi, ainda bem que conheci vc a tempo….super beijo.

    • Olá Erica! De fato, do ponto de vista de saúde, tanto refrigerante quanto adoçantes são desastrosos! Já ovo caipira é uma maravilha, Tanto os ovos quando a galinha se alimenta naturalmente quanto a carne dos animais se alimentam puramente de pasto, são muito mais benéficos na proporção de omega3 pra omega6!

  • Margareth Correa da Silva

    Assunto realmente polêmico, muitos prós e contras. Mas o que devemos também prestar atenção é o mal que esses adoçantes fazem pra nossa saúde em geral.E, Márcia, o nosso organismo é inteligente sim, é só você lembrar que ele recebe ordens de um órgão extremamente complexo, o cérebro. E nos dias de hoje onde as pessoas procuram uma alimentação mais natural porque continuar usando um adoçante ARTIFICIAL, não tem lógica. Existem meios mais naturais como o açúcar mascavo, o mel e tem um adoçante à base de Stévia que é feito do açúcar das frutas. Aí, Rodrigo ótimo tema para um próximo artigo, fica a dica. Um abraço e parabéns prá você nesta data querida…felicidades

    • Olá Margareth! Teremos que falar da Estévia sim, e das estratégias para consumí-la, pq também existem armadilhas, principalmente na hora da compra! Obrigado pela sugestão!

  • Marta

    Olá… Gostei do artigo, mas fiquei com uma dúvida…

    Se o grande problema é tentar enganar o corpo, ingerindo um doce que não possui calorias, eu também teria esse problema se, por exemplo, tomasse uma xícara de café com adoçante, juntamente com uma torrada ou uma fruta??

    Pois assim, eu estaria “economizando” as calorias do açúcar, mas sem enganar meu corpo, já que estaria consumindo algo com essa bebida….

    • Olá, Marta! Temos que pensar sempre no efeito da insulina no nosso corpo. Se você toma café com adoçante, por exemplo, vai estimular a insulina. E uma torrada de farinha convencional seria o equivalente a comer uma torrada de açúcar. Algumas frutas tem o mesmo efeito. O ideal seria equilibrar esse efeito com uma gordura boa e/ou uma fonte de proteína de qualidade.

  • Simone

    Oi Rodrigo, gosto muito dos seus posts, mas tenho dúvidas a respeito do assunto em questão, pois meu pai foi aconselhado pelo médico a ingerir adoçante no lugar do açucar, emagreceu 10 kg somente com esta troca e mantem este peso até hoje, 3 anos depois, sua taxa de glicose que estava alta abaixou e eu apesar de estar bem acima do peso, mantenho minha taxa de glicose no lugar, no último exame que fiz o valor referente a mesma foi de 76, como me explica estes fatos?

    • Olá Simone! Isso significa que o organismo de vocês não está compensando a falta de calorias do adoçante de outras maneiras, Talvez por alguma característica inerente a vocês, talvez por uma alimentação balanceada. O que também não quer dizer que vocês podem não vir a sofrerem os efeitos colaterais dos adoçantes no futuro, por causa das neurotoxinas.

  • Nossa, seu blog ficou incrivelmente mais bonito, elegante, organizado e profisional. Parabéns pelo Blog e Aniversário!

    • Obrigado Elano! Ainda estamos refinando o novo layout! A idéia é sempre deixar o site mais bonito, saudável e informativo possível! Obrigado!

  • Joice

    Vc sugere usar adoçante em alguns dos posts,
    sugere reduzir 20% das calorias na dieta de emagrecimento,
    sugere tbém sabermos o nosso gasto calórico diário,
    por quê se as calorias não são importantes?
    Aqui em casa eu uso muito adoçante, a gelatina diet
    me salva na hora que dá vontade de comer um sorvete,
    o chá e o café com adoçante, tomo 2 de cada por dia,
    fora os dois copos de suco clight que tomo um no almoço e outro
    no jantar, isso tudo com açúcar eu não iria f@#$% com minha dieta?
    #confusa

    • Olá Joice! O conhecimento por aqui vai sempre evoluindo! A abordagem de contagem de calorias pode ser efetiva, mas uma abordagem onde você controla apenas o efeito do que come sobre seu organismo e não precisa limitar as quantidades, enquanto seu corpo consegue regular automaticamente seu peso, é, na nossa opinião, muito superior. Eu substituiria agora seu adoçante por um que tivesse apenas estévia, ou reduziria/evitaria ao máximo o consumo! Claro que nosso objetivo por aqui é só encontrar e trazer o conhecimnto, e no final das contas, cabe a você decidir o que fazer!

  • Considerando que suas afirmativas possuem base em experimentos científicos, a exemplo do feito com ratos, deve-se dar total credibilidade. E, quanto ao emagrecimento através da alimentação correta, INDEPENDENTE DA QUANTIDADE ingerida, posso afirmar com toda a convicção que é VERDADE, pois sou prova viva disso.
    Com relação ao estilo de escrita do artigo, considero perfeito, pois é de fácil compreensão e não é cansativo de ler. Pelo menos não é encharcado de termos técnicos que dificultam a compreensão e tornam o texto cansativo.

    • Obrigado, Ricardo! Nada melhor que fazer sua parte e deixar o organismo fazer a dele, né? Convenhamos que contar calorias detalhadamente eh muito cansativo!

  • roberto

    O que acha do adoçante natural stévia. Tem notícias que é o mais saudável do que o adoçante industrializado.

    • Olá Roberto! vamos acabar escrevendo sobre estévia também! eu particularmente sou favorável a stévia, mas utilizo raramente e em pouca quantidade

  • Concordo em termos. Os ratos que engordaram mais, na verdade engordaram porque consumiram mais iogurte, e não por causa do adoçante, em si, pois eles acabaram ingerindo mais iogurte. Agora, se falar que o adoçante pode induzir a pessoa a consumir mais calorias a fim de compensar, e que pode induzir o organismo a achar que deveria armazenar mais gordura pela falta dos carboidratos, pode até ser… Acho que, quando a pessoa consume exageradamente, pode sim, fazer mal. Mas, para quem consome esporadicamente (ex.: suco 1x por dia, com 8 gotas de adoçante, 5 vezes por semana), penso que não dá pra atribuir ganho de peso ao adoçante. Enfim, todos os adoçantes que existem estão na lista? Inclusive os que são a base de stevia?

    Realmente o assunto é polêmico, bom para reflexão mesmo. Uma sugestão: na hora de redigir, ser mais direto. Os artigos são ótimos, acompanho sempre, mas às vezes ficam grandes demais (não foi o caso deste) e se tornam um pouco cansativos – não pelo assunto em si, mas pela grande quantidade de comentários no meio do texto.

    • Olá Viviane! Concordo com você, embora eu acredite que 8 gotas de adoçante 5 vezes por semana uma baita quantidade de algo que pode lhe causar Alzheimer, por exemplo! Sou favorável ao uso do adoçantes a base de stévia, desde que seja apenas stévia, sem sucralose, sucarina, aspartame ou frutose. Também sou favorável a MED, ou seja, menor dose efetiva. Se uma gota de stévia adoça o bastante, eu coloco uma, ao invés das 4 ou 5, ou 8 no seu caso! Mas diminuir a quantidade de alimentos doces deixou meu paladar muito mais sensível ao açucar com o tempo. No geral temos tentado simplificar os artigos e não deixá-los grandes demais, Mas as vezes o assunto pede!

  • Veronica dos Santos

    E o açucar magro? Com 50% das calorias, tem o mesmo efeito?

    • Olá Veronica! qual o ingrediente desse açucar magro?

  • Gabriela

    parabéns!!!!!!!! o que me diz da gelatina diet??

  • eliana matos

    Rodrigo ótimo artigo, eu já tinha visto este assunto em outras matérias , e concordo com vc , eu nunca uso aspartame nem sacarina pois tem vários estudos que comprovam que são cancerígenos , usava stévia mas vi um estudo recente da UFRJ que comprova que o stévia alteram as células cerebrais, pesquisei e atualmente uso o sucralose que é retirado do açúcar só que a sucralose não é metabolizado pelo organismo, mas só uso no suco ou vitamina juntamente com outros alimentos.O açúcar branco nem pensar além de engordar pra ser metabolizado pelo organismo ele precisa de cálcio e ferro como foi retirado no processo de refinamento ele retira o cálcio dos ossos e dentes e o ferro do nosso sangue.Se não dá pra ficar sem o doce acho que melhor é o açúcar mascavo ou o demerara orgânico que são naturais .Gostaria se saber sua opinião sobre o sucralose.

    • Olá Eliana! A sucralose é uma molecula de açucar normal onde são ligadas covalentemente 3 moléculas de cloro. Nós não possuímos enzimas para digerí-las por que essa ligação simplesmente não acontece normalmente na natureza. Nos estudos do FDA os animais tiveram: Diminuição das células vermelhas, perda de fertilidade, aumento e calcificação dos rins, aborto espontâneo em metade dos casos de gravidez, e um aumento na mortalidade de 6 para 23%.

  • Renato Manga

    RODRIGO, PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO! SOU TÉCNICO EM QUÍMICA E SOU INTERESSADO EM NUTRIÇÃO E BIOLOGIA. CONCORDO TOTALMENTE CONTIGO. DURANTE UM PERÍODO DE 3 ANOS Q SUBSTITUI O AÇÚCAR POR SACARINA+CICLAMATO, ENGORDEI 10 KG ! OCORRE Q MEU ORGANISMO COMEÇOU A ASSIMILAR OUTROS CARBOIDRATOS E ARMAZENÁ-LOS EM FORMA DE GORDURA. DEU UM TILT NO MEU METABOLISMO! E MAIS: SEGUNDO A FDA, SUSPEITA-SE Q CICLAMATO,SACARINA E ASPARTAME CAUSEM CÂNCER! EU USO STÉVIA EVENTUALMENTE. O Q ME DIZ, RODRIGO?

    • Olá Renato! Eu sou favorável ao uso de stévia, desde que você fique atento de que o produto que você comprou não é stévia + adoçante(é mais comum do que você imagina)

  • Soraia Costa

    Eu uso sucralose 🙂 e muito pelo contrario consegui perder peso uhuuuuuuuo/o/

    Ah, adorei as dicas site 1.000

    • Que bom, Soraia! Agora que você já conseguiu perder peso, larga a sucralose de lado e procure uma alternativa melhor! Obrigado!

  • Joice

    Vou fazer um teste, por umas semanas, acabei de tomar um chá verde,
    que sem adoçar, ficou uma tortura de tomar, na verdade, só o que cortei hj
    de adoçante me deu vontade mesmo é de cortar suco, chá e café..
    só pra não tomar uma coisa tão desagradável, se engorda mesmo
    acho que vou emagrecer, pq tomo 2 de cada por dia, com umas 10 gotas
    de aspartame cada.

    • Olá Jóice! se você não pensa em cortar o adoçante, talvez seja prudente usar o mínimo possível, não? 10 gotas me parece um excesso! se bobear, consegue-se o mesmo dulçor com 2 ou 3 =)

  • Dami Lobo

    Eu já sabia sobre os adoçantes, mas eles também oferecem ricos muito maiores, o aspartame é cancerígeno…Li sobre isso no livro da Jillian Michaels, eu me entupia de adoçante e coisas light, agora uso o adoçante stevia, que é um adoçante natural e alterno ele com o açucar demerara, e não como nem bebo mais nada light, vou no convencional em pouca quantidade. E também sempre leio os rótulos e evito coisas com corantes e conservantes artificiais. Claro, nem sempre dá pra fugir disso, mas se na maior parte do tempo a gente cuidar do corpo, quando a gente comer ou beber algo artificial ele saberá se defender. Parabéns pelo artigo!

    • Olá Dami! Concordo com você! eu notei que quanto menos você consome os alimentos que te prejudicam, mais intolerante seu corpo se torna a eles, e fica mais fácil perceber os efeitos deles no seu organismo! Obrigado!

  • Shannya

    Eu bem que desconfiava. Veja os fatos: a véinha, a senhorinha e a novinha tomam adoçantes em todas as refeições em que ingerem líquidos: nunca notaram diferença e emagrecimento. No entanto, aquele ou aquela criatura que, pelo menos, caminha, mas toma seus líquidos com açúcar comum, consegue perder, manter ou ganhar quando quer, sem que haja “interferência”, porque não fica na psicose. Obviamente, que há diferença entre metabolismos, mas se assim não o fosse, por que nossos próprios familiares que tomam esses horrendos adoçantes, antes de perder, ganham peso? Qualquer explicação que se dê, me soa como grande engabelação comercial de indústrias. O negócio não tem outra saída: evolua, pare de comer porcarias, invista em você.
    Valeu pelas ótimas matérias!

    • Olá Shannya! Uma vez um amigo meu muito engraçado, disse que coca zero engordava muito, pois só via gordinho tomando coca zero, hehe! Retomando a seriedade, o que mais me preocupa no caso dos adoçantes são os efeitos à saude a longo prazo. Vamos juntos procurando alternativas e refinando nossos métodos, e um dia poderemos ajudar de maneira ainda mais eficiente quem precisa e quer aprender! “Tamo Junto” nesse processo de evolução!

  • Eliane

    Rodrigo, parabéns atrasados pelo teu aniversário. Muita saúde, paz, sucesso e disposição para continuar este trabalho que tanto tem nos ajudado sem pedir nada em troca. Isso é lindo.
    Abraços.

  • Rodrigo, parabens pelo seu aniversário, tudo de bom pra você.
    Mereces
    Um abraço

  • Iranildes

    Olá, Rodrigo, parabéns atrasado! Como nunca é tarde para desejar coisas positivas: muitas felicidades, saúde e paz.
    Sempre detestei adoçantes, principalmente pelos danos que causam à saúde. Estou em processo de RA e atualmente utilizo o açúcar mascavo. No começo foi bem difícil, pois adoça muito menos que o açúcar branco, com o qual estava MAL acostumada. Nesse processo, em menos de uma semana, perdi 1kg. Espero em breve voltar a vestir 38, que sempre foi meu número, rs. Abraços e parabéns!

    • Iranildes, é impressionante como nós nos acostumamos com açúcar. Daqui a um tempo você vai perceber que se for consumir algo feito por alguém que está acostumado com açucar, você vai achar insuportavelmente doce! Abraços!

  • Márcia

    Mas Geosh, não somos como os ratos, ratos seguem apenas seus instintos, eles não pensam. Nós temos um aliado poderoso que é a nossa inteligência e a capacidade de decidir o que podemos comer e a quantidade que podemos comer. Se eu comesse tudo que a minha fome pede eu seria uma vaca de gorda. Mas para isso tem o meu senso crítico, filtrando as calorias que consumo diariamente. Então se eu posso beber uma bebida adoçada com adoçante, mesmo que isso nãoi me satifaça plenamente, é melhor do que beber a mesma bebida com açúcar e ter muitas calorias a mais no organismo. Sinceramente, você não acha que esse pensamento tem fundamento? Se a gente seguisse apenas nossos instintos, não haveria ninguém fazendo exercício físico e dietas, teríamos só pessoas se comportando como os tais ratinhos.

    Abraço.

    • Olá Márcia! Do ponto de vista fisiológico, nós somos muito parecidos com os bichinhos! E embora nós somos dotados dessa maravilhosa capacidade, também estamos sim muito vulneráveis aos instintos e as nossas necessidades fisiológicas. Por exemplo, se, ao consumir um alimento com adoçante e muito pouco calórico em um momento em que seu organismo realmente precisa de calorias, e se sentir fraco, com fome e realmente mal, você não está muito mais predisposta até mesmo a racionalizar o consumo de um doce e companhia? É claro que se você mantém uma alimentação mais equilibrada, é muito mais fácil lidar com isso, mas concorda que você usa sua consciência num nível superior, proativamente? Ao olhar pra humanidade como um todo, convenhamos, a maioria das pessoas está muito mais presa aos seus instintos do que o contrário, e não está no mesmo nível de eloquência, senso crítico e até mesmo evolução que você! Grande abraço!

  • Lala

    Otimo post! Mas então, qual açúcar seria melhor consumir? O branco ou marrom?

    • Olá Lala! O açúcar mascavo é melhor do que o açúcar branco. Mas, o melhor açúcar é sempre aquele que você não consome! =)

  • Jessica Arndt

    Concordo novamente com a Márcia… ela escreveu o que eu estava pensando. Nós temos capacidade de raciocinio, ao contrario dos ratos… Nao somos ratos e acho que esse é um experimento que nao tem tanta validade, uma vez que humanos e ratos agem de maneiras diferentes. Se eu quiser emagrecer, é ÓBVIO que vou controlar a vontade de comer carboidratos depois do adocante.
    Sei que o adocante traz outros problemas a saúde, mas sobre engordar… só pra alguem que come o que quiser, que de qualquer forma (com acucar ou adocante) seria uma pessoa gorda / obesa.

    • Olá Jéssica! todos nós somos dotados de estratégias, algumas mais eficazes, outras menos. Evoluir é um processo consciente, e eu diria que compartilhamos 99% de semelhanças fisiológicas e instintivas, principalmente no que tange os mecanismos de sobrevivência. Penso nisso com uma racionalidade quase clínica, ou seja, não vejo os bichinhos de maneira pejorativa. Acredito que nossos mecanismos de sobrevivência tem inúmeras artimanhas pra nos convencer daquilo que no final das contas é o objetivo da respostas a esses estímulos. Por isso tantas pessoas no mundo com sobrepeso, inconscientes a respeito do que realmente a alimentação representa ou com estratégias não tão eficazes pra conseguir eliminar o peso extra. Portanto, nossa capacidade raciocínio, por mais impressionante que isso possa parecer, está separada dos bichinhos por cerca de 300 genes apenas. E sujeita aos mesmos tipos de estímulos, ainda que infinitamente mais capaz!

  • Clara

    Olá Rodrigo, meus parabéns e felicidades sempre, viu?? (estou dorando tudo o que vc nos dedica diariamente)!!
    …qto aos adoçantes, eu sempre usei no lugar deles e tb do açucar branco (que qto mais branco se coloca cal pra refinar) eu uso o açúcar mascavo (orgânico) e posso garantir à todos vcs que ele é muiiiito saudável, adoça bem todos os alimentos e ainda contém muito ferro! Se todos pudessem consumir somente alimentos orgânicos (como frango, ovos, verduras, frutas e legumes), a saúde das pessoas e qualidade de vida de todos seriam muito melhor! Tenho em meu quintal, uma hortinha com cheiro verde (todos) e tb cenouras, beterrabas, alfaces, couves,tomatinhos e rabanetes ( e com isso, sem nada de quimicas, somente adubos naturais) e posso lhes afirmar que o nosso organismo reage de forma diferente qdo ingerimos coisas mais naturais!

    • Com certeza, Clara! Alimentos frescos e orgânicos fazem toda a diferença. O sabor, o bem estar e a qualidade de vida que eles proporcionam deveria ser parte dos direitos humanos, hehehe! Obrigado!!!

  • Lucimara

    Olá Rodrigo, o adoçante não é legal para quem quer emagrecer, mas e qual seria o adoçante para quem precisa cortar o açúcar assim como eu que tenho hipoglicemia? Pq eu só uso adoçantes a muitos anos e nuca soube qual usar….rsrsrsr Grata

  • Jessica Arndt

    Olá Geosh! Entao, vc falou do Stevia, mas agiria da mesma forma do que um adocante artificial. O corpo sentiria o doce e buscaria as calorias inexistentes.
    A unica vantagem do Stevia é nao ser cancerigeno, mas o resto teria o mesmissimo efeito de um adocante normal e barato.
    Ha 2 anos tento usar Stevia, mas ainda nao me acostumei. Acho muito amargo! Quero tentar direto da planta, mas é dificil de encontrar aqui. Aí no Brasil deve ser facinho, já que tem muita Stevia na America do Sul.

    Agora, o que me deixou “pateta” foi o Rodrigo falar mal dos adocantes e ignorar o consumo calórico, TOTALMENTE ao contrário do que ele ja falou em tantos outros artigos / comentarios aqui no site. Assim ficou parecendo que o site é uma mentira. O minimo a ser feito seria uma edicao de todos os artigos e comentarios anteriores, caso o Rodrigo tenha ‘mudado de opiniao’.
    Este site me convenceu a comecar a contar calorias, coisa que eu abominava antes.

    Entao, vamos concordar… esse artigo contradiz quase que o site todo.

    • Sim, Jéssica, o efeito da estévia sobre o mecanismo é o mesmo! temos que pensar em como solucionar isso de maneira proativa, e acho que a resposta é a mesma que usamos pra controlar o índice glicêmico de frutas ou alimentos com carboidratos de maior IG. Agora, quanto ao consumo calórico, eu concordo com ele. Veja bem, contar calorias detalhadamente é uma estratégia eficaz, embora seja um porre, hehehe. Acontece é que estamos chegando em estratégias cada vezes mais eficazes, que tão deixando a contagem de calorias no chinelo. Pra você ter idéia, eu tava analisando minha alimentação esses dias, estimei que estava consumindo algo em torno de 4 mil calorias por dia, e tava perdendo a minha “Capa de proteção de tanquinho”, hehe, ao mesmo tempo!

      Enfim, cada estratégia é como um mapa. Quanto mais parecido com o terreno o mapa é, mais eficaz ele é em te levar na direção certa. Alguns mapas invalidam outros, e isso acontece o tempo inteiro na ciência, pense em quantos livros impressos possui informação que hoje já foi contestada ou substituída. E de fato, Sempre temos que revisar, pra nossa sorte, a abordagem calórica é eficaz. Mas por exemplo, até algum tempo atrás, a legenda do nosso mapa não tinha referências a Alzheimer, então por exemplo, teremos que revisar a parte onde citamos adoçante no passado inserindo um link pra esse artigo!

      Eu acho fascinante isso. conhecimento é a base onde nós construímos tudo, Mas essa base é mais massa de modelar do que madeira!

  • Jessica Arndt

    Sim, eu concordo com vc, Geosh… é sempre bom ter informacoes novas!
    Por isso sugeri a edicao dos artigos antigos. Muita gente ainda nao conhece o site de vcs e virao a conhecer… entao o mais justo seria adicionar notas nos artigos anteriores com correcoes, a medida que os estudos e opinioes de voces mudarem sobre o assunto. Se deixar do jeito que estar vai fazer muita gente ficar confusa e perdida. :/

    • Jéssica É Projeto pra 2013! Espero que seja um grande ano pro site, e pra nós todos!

  • Nossa. fiquei bem impressionada com esse texto… eu já sabia que era bom evitar o consumo excessivo de adoçantes, mas agora está bem comprovado pra mim… tudo deve ser consumido com moderação, inclusive o açúcar pode ser incluído na dieta sem problemas… já vou abolir o Activia zero da minha lista e passar a comprar o normal mesmo… 😉 bjs!

  • Simone

    Olá Rodrigo tudo bem??? só uma dúvida, tenho diabetes e estou seguindo o programa, meu endocrinologista, havia me orientado a utilizar o adoçante, devido ao aumento da glicose no sangue no uso do acúçar em caso de sucos e principalmente café, e agora com esta informação, fiquei meio confusa agora vc poderia me orientar se paro ou não o adoçante. abraços.

    • Olá Simone! Se possível substitua por Stévia. Mas eu nao usaria açucar não! No seu caso e no caso de todo mundo que tem uma condição específica, nós sempre recomendamos pedir o conselho do seu médico/profissional de nutrição! Abraços!

  • Nossa tudo muito confuso agora não sei de mais nada muito confuso temos varias versões de adoçantes qual o melhor pro nosso organismo.

    • Olá, Renata! sim, o consumo de açúcar vai estimular o efeito rebote e vai te causar mais fome, o que pode te levar sim a consumir mais carboidratos. A estratégia é a mesma pro consumo de frutas. moderar e sempre consumir junto com uma fonte de proteínas/gorduras boas por exemplo. É sempre bom moderar o consumo. Eu particularmente sou favorável a stévia, mas não abusaria também!

  • Se eu usar açúcar ao invéz de adoiçante isso também nao vai estimar meu corpo a consumir mais carboidratos ?

  • Tassy

    Bom, agora fiquei bem chocada, sendo diabética, estou num beco sem saída???

    • Tassy, No caso de diabetes, açucar nem pensar! você pode usar stévia! ou caso opte por continuar utilizando sacarina ou aspartame e etc, lembre-se de usar sempre a menor quantidade de gotas possível. Em todo caso, como recomendamos em todos os casos clínicos, mudanças só com o aval do seu médico, ok?
      Obrigado!

  • Michele

    Acredito que o efeito não é só no organismo mas também psicológico! Quando sabemos que algo tem menos calorias, sem perceber comemos mais! Por isso quando dá vontade eu como chocolate mesmo, doces normais e me satisfaço com pouco.

    • É Sim, Michele! É como fazer dieta por exemplo. Você cria uma tensão a respeito de controlar o que você come, e quando seu cérebro se cansa disso ele lhe impulsiona no sentido oposto. Temos que ter consciência desses mecanismos!

  • Ana

    Geosh,
    Cortei todo açúcar, refris normais e diet , sobremesas, etc.
    Acho q o unico açúcar q estou consumindo é o das frutas(pouco) e do shoyu. No entanto, nos fds me bate vontade de um doce.
    No caso de consumir chocolate seria melhor optar pelo amargo(70% pra cima) do q os diet ou zero açúcar (que contém gluten e polióis)??

    • Olá Ana! Ótimo! se livrar da dependência do açúcar é uma das melhores e mais saudáveis coisas que você pode fazer por si mesmo! Você já leu o artigo sobre Cheat Day? é um boa fazer, e nesses dias você pode consumir o que quiser, e isso vai te deixando cada vez mais consciente do impacto desses alimentos no seu organismo! E sim, eu particularmente sou fã de chocolates com cacau em alta concentração!

  • Claudia

    Olá! Agora estou confusa, estou com resistência insulínica e minha médica recomendou que eu trocasse o adoçante por sucralose! Obrigada!

    • Olá Cláudia! Nós sempre recomendamos por aqui pedir o aval do seu médico/profissional! Uma boa também seria perguntar a sua Médica a respeito da Estévia!
      Obrigado!

  • Carol Schwa

    Parabéns pelo site, muito bom!
    Conceitos inovadores…

    • Disponha, Carol! Obrigado!

  • Renata

    oi geosh. o meu desafio dos 10 dias estava vindo normalmente. mas hj ainda não chegou o do setimo dia….pq sera??? vc pode me ajudar? obrigada!

    • Te mandei email, Renata!

  • gente eu acredito naquilo que os médiccos dizem a gente é o que a gente come então raciocinem comam apenas coisas gostosas…

    • Haha! Se fosse assim eu me alimentaria apenas de Chocolate Prestígio!! Pq por dentro é um docinho hehe! Mas esse ditado é verdade em parte. no geral não é verdade em relação a carboidratos/gorduras =/

  • Vinícius

    É por isso que eu escuto: “Cara, esse negócio engorda!, todo mundo que toma isso é gordinho!”

  • Leci

    Geosh é a primeira vez que visito seu site e amei!
    O ideal então, seria não comer açúcar e doces, e na necessidade de adocicar o paladar comer uma fruta? E se eu tiver que optar, ainda assim o açúcar branco seria melhor que o adoçante, mesmo fazendo uma dieta de baixas calorias?

    • Olá Leci! Que boom que você gostou! Existem umas estratégias bacanas que você pode adotar! por exemplo, controlar a quantidade de carboidratos diários provenientes de frutas, e sempre as combinar com proteínas/gorduras boas. Se tivesse que escolher um adoçante, escolheria estévia, pelos efeitos alcalinizantes. Mas também seria sensato combinar da mesma maneira que com as frutas. Sinta se em casa =)

  • Carlos

    Texto muito bem escrito ! Muito fera!

    • Que bom que gostou, Carlos! Obrigado!

  • Ademir

    Sei que é extenso esse post, mas vale a reportagem, no fim tem a fonte da materia, apesar que muitos outros médicos serios ja vem alertando, da mesma forma que O Emagrecerdevez esta tentando, segue ai a materia.

    Esclarecimento Sobre O Aspartame
    A cada dia que passa, mais morre gente com problemas cardíacos e diabetes. E a maioria dessas pessoas estão bem acima do peso, onde, por uma falsa lógica, tendemos a pensar que pessoas magras são saudáveis.

    Estar no peso ideal é uma coisa…subnutrição é outra! E tem aqueles que passam a ficar num estado de inanição. Principalmente no mundo artístico, mais relacionado à moda, vemos aquelas modelos cadavéricas, que sinceramente não sei onde está a beleza nisso.

    Com a meta de reduzir o peso, diminuir a cintura e caber em roupas menores, muita gente passa a seguir dietas. Não há mal nenhum em dietas, mas, se você pretende fazer uma, consulte um profissional. Dá trablho? Sim, dá trabalho. E tem mais! Até achar um, você vai gastar sola de sapato, dinheiro e muita paciência.

    Eu já vi num dos mais renomados sites brasileiros sobre saúde, um artigo de uma nutricionista aconselhando a substituir a manteiga por margarina! E olha que esse site foi várias vezes premiado! Ou essa nutricionista andou matando aulas ou é patrocinada pela indústria alimentícia!

    A verdade é que se existem médicos ruins, exitem também médicos excelentes. Espero que em sua procura você dê sorte de primeira!

    Mas, voltando à redução do peso, uma das primeira atitudes que a maioria adota, é substituir o açúcar pelos adoçantes. Será que vale a pena mesmo?
    Existem vários tipos de adoçantes, mas, qual deles devo usar?

    Hoje vou começar com o mais famoso deles, o Aspartame. Em outros posts, falarei sobre os outros.

    Falando francamente, os adoçantes artificiais são o pior tipo de alimento que você pode consumir e o aspartame é de longe o pior de todos! E o pior é que quanto mais sua toxidade fica evidente, mas o pessoal consome esse veneno. É claro que a indústria alimentícia vai dizer que ele é bom, que não tem perigo e que se você consumir aspartame vai ficar tão bonito quanto o Rodrigo Santoro…

    O grande perigo está no fato de que o corpo metaboliza o aspartame quebrando-o em duas substâncias tóxicas: metanol e formaldeído.

    O metanol se forma quando o grupo metil da molécula do aspartame encontra uma enzima chamada quimotripsina no intestino delgado. Daí formam-se o ácido fórmico e formaldeído, ambos tóxicos. Você já levou uma picada de formiga? Aquele ardor é causado pelo ácido fórmico! Ácido que vem da formiga.

    Continuando, o fígado, que é o órgão requisitado para esse metabolismo, gasta muita energia para esse trabalho, fazendo com que as células fiquem com menos energia. Assim, o fígado perde a eficácia em metabolizar gorduras. O resultado dessa sobrecarga é o acúmulo de gordura. Agora vem o mais incrível dessa história: além do fígado não conseguir processar a gordura adequadamente, o aspartame aumenta o apetite e induz o ganho de peso. Quem consome aspartame acha que não precisa se preocupar com carboidratos ou com calorias, só que o aspartame engana o metabolismo, e altera o equilibrio hormonal, o metabolismo do açúcar e o controle do apetite.

    Basta uma única lata de refrigerante “diet” por dia, adoçada com aspartame, que o risco de você desenvolver um linfoma ou leucemia vai aumentar consideravelmente! É claro que a indústria alimentícia vai negar isso até a morte!

    Outro composto que está presente no aspartame é a fenilamina. Ela se desprende da molécula e aumenta os níveis de dopamina no cérebro, levando a pessoa a ter sintomas de depressão, pois ela rompe o equilíbrio serotonina/dopamina. Não é a toa que pessoas que consumem muito o aspartame sofrem de enxaquecas e cefaléias.

    Tem mais! Outro componente encontrado no aspartame é o ácido aspártico…será que tem alguma coisa a ver com o nome do produto? Esse ácido é uma excitotoxina. Essa toxina deixa a célula cerebral extremamente excitada, a ponto de morrer precocemente. Ou seja, que ter mal de Parkinson ou Alzheimer? Vai fundo no aspartame!

    Mas o aspartame não é de todo ruim…não!!!! Existe um uso muito bom para o aspartame: livrar-se das formigas! Basta colocar aspartame nos cantos onde elas passam. No começo elas vão ignorar, mas em seguida vão começar a ingerí-lo. Isso vai durar mais ou menos dois dias. Aí elas ficam mais ativas e excitadas, e depois desse período, simplesmente desaparecem. Ela morrem precocemente, igual aos seus neurônios!

    Quer usar adoçante? Então use a stévia. Ela é totalmente natural e não faz o estrago que os outros adoçantes fazem.

    Fonte: Ecologia Celular – Carlos Braghini Jr.

    • Muito bacana, Ademir! Estou de acordo com tudo, inclusive com o lance da margarina! Grande abraço!

  • Alan

    Então o que devemos usar pra adoçar? Já que stevia, sucralose nao sao recomendados, podemos usar o que?

    • Olá, Alan! eu considero sim o uso da estévia, no caso, natural e pura(sem adição de outros adoçantes)

  • Sueli Furtado

    Ótimo texto, mas agora fiquei em dúvida se uso o açúcar ao invés do adoçantes?

    • Eu consideraria a estévia natural, Sueli. Abraço!

  • Miriam

    Gostei muito do tema!
    Minha nutricionista aconselhou a cortar de vez o açúcar branco e só usar o Linea (Sucralose). Até deu a opção do estévia, mas aí tem o problema dele ser misturado com outros tipos.
    Tenho dúvidas sobre qual seria o melhor, ou o menos prejudicial para mim e para o meu marido, já que estamos tentando emagrecer, para o meu pai que é diabético (a médica dele nunca o aconselhou a utilizar determinado tipo) e para minha mãe que é pré-diabética e está acima do peso.
    Vcs conseguiriam me ajudar a entender cada caso?
    Muito obrigada.

    • Miriam! De fato a estévia pura é um pouco mais cara, mas o dulçor dela(a capacidade de adoçar) é tão maior que acaba saindo mais em conta, Com poucas gotas você adoça bastante =)

      • Hellen

        Como e onde encontrar essa pura?
        Obrigada.

        • Você pode comprar a planta e fazer você mesmo, (o melhor caso possível) ou pode comprar uma de supermercado, olhando os ingredientes no verso. A que tenho aqui tem apenas: água, edulcorantes naturais, glicosídeos de steviol e benzoato de sódio.

  • Miriam

    Obrigada pelo retorno!
    Mas ela serve para todos os casos?
    Controle de peso, pré-diabetes e diabetes?

  • Paula

    Vou lhes contar uma experiência que fiz…
    Estava comendo gelatina diet, um pacotinho por dia. Ela era adoçada com sucralose. Eu comia no café e à tarde, quando dava fome fora de hora.
    Ai comecei a ficar com compulsão por doces.
    Nossa, tinha vontade de comer algum doce toda hora. E acabava comendo balas. Não muitas, mas imagino que já servia pra disparar a insulina.
    Não engordo com facilidade, então demorei pra ganhar peso, mas acabei ganhando 700gr de gordura em dois meses.
    Reli esse artigo, cortei a gelatina diet… Surpresa, no segundo dia sem comer a vontade de comer doces sumiu também! Duas semanas depois, o paladar se desacostumou e eu acabei perdendo o dobro do que ganhei!
    Adoçantes podem até não engordar isoladamente, mas que dão compulsão por doces, eles dão!

    • Bacana, Paula! Eu costumo matar a minha vontade de doces com as vitaminas de vegetais com estévia. Mas tem sido cada vez mais raro a vontade.

  • Luana

    O Mel, pode ser uma opção melhor?

    • No que tange a saude, sem dúvidas, Luana. No que tange o emagrecimento, eu consideraria o uso da estévia.

  • Alfeu

    Voce tem boa intenção mas tem que associar tambem a uma boa instrução.
    Falar que o aspartame e a sucralose engordam mais que o açucar é uma grande balela(termo de seu uso).
    Voce está usando a matematica do nosso Robero Carlos – ” Tudo certo como dois e dois são cinco.
    Data venia DISCORDO.
    Alfeu.

  • Já fiz o pedido do livro, estou ansiosa para iniciar. Quando chega o e-mail com o livro eletrônico?

    • Rita, o hotmart envia os emails assim que a compra é contabilizada!

  • karina

    Olá, eu tomava adoçantes normais e consegui emagrecer, mas qdo vi esse post resolvi tomar o café da manhã com açúcar normal e percebi que não emagreci mais, mas tbem não engordei, estacionei. Comprei o adoçante 100% stevia, e pude contatar que é HORRÌVEL. Tentei tomas mais de uma vez, com café , com chá mas realmente não consegui.
    Agora voltei a tomar adoçante com sacarina só de manha, não tomo mais durante o dia , pq ficar sem adoçar o café ou chá é impossível.
    O que vc acha Rodrigo????

    • Karina, a estévia é muito mais concentrada, então se utilizada em maior quantidade ela deixa um gosto amargo. Uma ou duas gotas costumam ser OK. Outra alternativa é usar a estévia natural(o pó das folhas secas dela), que adoçam sem amargar

  • Paula

    O Dr. Souto tem um artigo sobre adoçantes que achei bem interessante. Ao contrário do que vcs falam aqui ele acha os adoçantes são menos tóxicos que o açúcar e que não há problema em consumir os adoçantes “não calóricos”. Eu acho que é uma boa solução pra quem quer perder peso.
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

    • Eu considero sempre o uso da Estévia, Paula. Acho que dos adoçantes é o melhor, principalmente se for a estévia natural =)

  • arlene

    Tinha ouvido falar e não dei importância…agora vou jogar os frascos de adoçante fora…
    Mas, o que eu faço para controlar a insulina depois de comer um doce?
    Ouvi dizer que a planta garcínia controla a vontade de comer doces,é verdade?

    • Depois de consumir o doce fica difícil, Arlene! Acho que o ideal é comer bastante e se nutrir com carbs menos glicêmicos, e com o tempo a necessidade em si vai diminuir. Abraços!

  • Bia

    E o que você me diz da stévia, ela também entra nesse grupo junto com a sacarina e o aspartame?

    • Não, Bia! Principalmente se for a natural.
      Abraços!

  • Teresa

    Oi, Geosh!

    Já experimentou o erythritol? No meu site favorito de receitas de doces =D a dona (que é sueca, mas mora no Brasil) adoça tudo com stévia e erythritol (ela geralmente usa um pouco de cada). Segundo o site:

    “É um adoçante natural que tem em frutas e cogumelos. É puro carboidrato, mas um tipo que o corpo não absorve. Através fermentação o açúcar da fruta vira Erythritol, é um processo similar para fazer vinho, queijo e iogurte.”
    fonte: http://maisgorduramenoscarboidratos.com/2012/09/03/ganhe-adocante-natural-e-facil-participar-no-sorteio/

    • Interessante o Erythritol! Vou pesquisar a respeito!

  • Keila

    Olá Geosh…
    Primeiramente parabéns pelo trabalho de vocês, o conheci a poucos dias, mas estou apaixonada por tudo isso… estou devorando os artigos, são todos muito explicativos!
    Fiquei com uma dúvida em relação a melhor forma de adoçar o café, sucos e cia, seria mais conveniente usar o açúcar light ou o orgânico?
    =]
    Abraços!

    • Obrigado, Keila! Seja muito bem vinda =) Eu consideraria a estévia natural! Abraços!

  • Henrique Brito

    Geosh/Rodrigo,

    E quanto ao Sorbitol? O que vocês sabem a respeito dos efeitos dele? Não achei muitas informações a respeito e sei que alguns adoçantes são a base dele.

    • Olá, Henrique! Eu me restrinjo basicamente à estévia natural.

  • Henrique Brito

    Geosh/Rodrigo,

    Dêem uma olhada depois nesse adoçante:

    http://essentialnutrition.com.br/foods/sweetlift-adocante-natural

    • Preciso pesquisar a respeito do Eritritol assim como do Sorbitol, Henrique! Abraços!

      • Henrique Brito

        Giosh, te mandei um email, dá uma olhada na sua caixa depois. Abraços!

        • Fala Henrique! Verei!

  • Josi

    Oi gente estou mt triste, não consigo seguir a dieta, fico sem ideias do que fazer na hora das refeiços é difícil quando não se tem um cardápio para seguir, quando comecei estava toda feliz emagreci um quilo só acrescentando o ovo no café da manhã, mais já engordei de novo pq parei, enjoei do ovo. Se alguém tiver umas dicas de cardápio para me ajudar, ficarei feliz.

    • O segredo está nos temperos, Josi. É o que deixa tudo saboroso e não faz enjoar. Abraços!

  • janaina

    Olá Rodrigo to querendo comprar um adoçante com as seguintes composição: Composição: Adoçante steviosídeo 1 % Anti-umectante 1 % Maltodextrina 98 % o que vocês acham?

    • Puro Malto, Janaina. Acúcar de milho.
      Abraços!

  • tenho duvidas sobre cafezinho que tomo de manha com açucar pode prejudicar meu processo de emagrecimento, pois so tenho o habito de toma-lo de manha somente.

    • Olá, Elisa. Eu compraria estévia natural. Deixa o café bem mais saudável. abraços!

  • Lister

    Olá, Rodrigo/ Geosh. Tenho uma dúvida quanto ao Whey Protein… ele não contem adoçantes artificiais também? Seria saudável a ingestão dessas proteínas industrializadas? desde já agradeço.

    • Alguns Whey contém sim adoçantes, Lister. Mas eu prefiro o whey puro, até pela versatilidade. Abraços!

      • Lister

        valeu, vou procurar os naturais.

  • Rogerio Augusto

    O post é antigo, mas gostaria de fazer um comentário.
    Acredito que o artigo traz um fato verídico, mas as conclusões não estão corretas.

    Fato 1 – adoçantes irão causar mais fome de carboidratos.
    Fato 2 – açúcar é carboidrato simples.
    Solução – continuar com os adoçantes, mas saciar a fome de carboidratos com uma alimentação saudável baseada em carboidratos complexos.

    Algumas pessoas tem concluído erradamente que a solução seria voltar para o açúcar. Ora, se estou correndo de carboidratos simples, se o site prega que carboidratos complexos são os ideais, não faz o menor sentido eu voltar a usar o açúcar.

    Como disse, a solução é saciar a fome com carboidratos complexos, o que está totalmente de acordo com a filosofia do site.

  • Matheus Valencio

    Rodrigo muito bom o artigo mas agora eis a duvida, eu paro de consumir o adoçante, e consumo apenas açúcar normal?
    E o adoçante de sucralose?

    Abraços

  • Caroline Oliveira

    E quantos ao Whey Protein? Todos com sabores possuem adoçantes em suas fórmulas!

    • Caroline, quando eu tomava whey puro, eu comprava do rapaz da growth suplementos. Hoje não tomo mais, prefiro comer ovos. Abraços!