Aprenda a queimar GORDURA e não músculos

Bom dia pra você!

Hoje, quero mostrar, através de uma analogia sensacional, como você faz para queimar a gordura corporal armazenada e não seus preciosos músculos!

Pra começo de história, você já deve saber, a este ponto, que a grande maioria das pessoas que perdem peso rapidamente seguindo essas dietas comuns e populares por aí, acabam readquirindo todo o peso e ainda, acabam ganhando ainda mais peso do que antes.

Umas das causas mais importantes que justifica isso é que a perda rápida de peso implica em perda tanto de gordura corporal, quanto de líquidos, músculos e outros tecidos.

Enquanto estas pessoas estão lá saltando de alegria ao verem que perderam peso rapidamente, mal sabem que a maior parte daquele peso perdido foi oriunda de outros tecidos e não da gordura corporal. Erro gravíssimo!

Vou agora fazer uma analogia para tentar explicar claramente como você pode evitar cair nessa armadilha e começar a queimar gordura e não outras coisas que são necessárias para sua saúde geral.

O que você vai ler é minha interpretação particular desta idéia que foi exposta pelo médico Doug McGuff em seu livro Body by Science, que por sua vez, se baseou na idéia original de Ken Hutchins.

Imagine que seu corpo é uma grande empresa, gerida por um grupo de diretores e que possui uma série de departamentos.

Quando esta empresa está funcionando com orçamento baixo (baixas calorias), ela precisará cortar custos, afinal, ela precisa sobreviver.

O que acontece normalmente, quando a empresa não tem demandas específicas, é que estes diretores irão decidir demitir algumas pessoas em vários departamentos, para tentar diluir o impacto.

Então, aí se vai um pessoal do departamento de gordura, departamento muscular, departamento de tecidos nervosos, de tecidos conectivos e de tecidos ósseos.

Uma galera vinda de vários departamentos vai para o olho da rua.

A empresa acaba de se tornar uma versão menor de si mesma e consegue agora, mais facilmente, viver com o orçamento atual reduzido (o corpo se adaptou às restrições calóricas). Mas, além disso, como você viu, o corpo perdeu muito mais do que gordura simplesmente.

Agora, imagine um outro quadro. Imagine que durante este mesmo período, ao invés de não ter demandas específicas em nenhuma área, ela tivesse uma demanda maior no departamento muscular do que nos outros. Obviamente, ela precisaria manter o pessoal que trabalha lá e até mesmo contratar mais gente naquele departamento, afinal, a demanda ali é grande.

Tendo isso em vista, os diretores precisariam, ao invés, se desfazer de pessoas em outros departamentos.

Os diretores se reunem e demitem uma maior quantidade de pessoas do departamento de gordura. Agora, eles percebem que não podem fazer o mesmo nos departamentos ósseo, de tecidos conecticos e de tecidos nervosos, pois, eles colaboram com o funcionamento correto do departamento muscular.

Diretores

Os músculos somente funcionam adequadamente quando estão ligados com tecidos conectivos e ossos fortes. Ainda, os músculos são ativados e intimamente relacionados ao tecido nervoso também.

Nota: Falo mais em detalhes sobre isso no meu livro eletrônico focado unicamente em ensinar você a ganhar massa muscular de verdade. Clique AQUI caso tenha interesse neste assunto e veja um vídeo grátis também. O livro já é um best-seller.

Logo, não tem alternativa, os diretores precisam demitir ainda mais gente do departamento de gordura, é o único caminho viável.

Com isso, a corporação agora teve sua forma alterada significantemente, enxugando muito o departamente de gordura, mantendo e até contratando mais gente no departamento muscular e mantendo os outros departamentos de suporte intactos!

Voltando para o nosso corpo, isso significa uma melhoria na sua composição corporal.

Da mesma forma que a empresa cortou custos no departamento de gordura e não nos músculos e outros departamentos, você diminuirá, como consequência, a sua porcentagem de gordura corporal!

Seu corpo agora, assim como a empresa, está programado para queimar exclusivamente gordura e não outros tecidos valiosos!

Mantendo e até aumentando sua massa muscular corporal, você mantem seu metabolismo em rítmo acelerado, o que é essencial para o seu objetivo de emagrecimento REAL!

Como disse no início, a maioria das pessoas ainda não coloca o pessoal do departamento muscular pra trabalhar, logo, irá ter que enfrentar todas as consequência das demissões em massa neste e nos outros departamentos (tecidos) do corpo, triste realidade.

Moral da história: Faça uso dos seus músculos e siga uma alimentação correta (seguindo as dicas aqui do site). Desenvolva um estilo de vida saudável e não um pesadelo de dieta.

Para mais sobre exercícios, você pode dar uma olhada nos seguintes artigos:

Um programa de exercícios para queima de gordura e tonificação muscular, com vídeo!

Menos exercícios, mais benefícios! Novidades sobre Interval Training!

Fico feliz que você acompanhe o Emagrecer de Vez, pois, acredito que este tipo de informação pode mudar e melhorar vidas, assim como a sua!

Ah, sim, clique li do lado no joinha do Facebook caso tenha curtido e passe a frente! 🙂

Um grande abraço e muito sucesso,

[ois skin=”Embaixo dos posts”]

Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

  • Thiago

    Olá Rodrigo , eu comecei a mudar minha alimentação , mas nao calculei minha necessidade calorica , eu como bem pouco mas a cada 3 hrs e apenas produtos integrais , verduras , proteina , mas apesar de comer pouco eu nao sinto fome , vc acha q msm assim eu deveria calcular minha necessidade calorica ?

  • Ronald

    Rodrigo vc colocou o link de Um programa de exercícios para queima de gordura e tonificação muscular, com vídeo!
    que manda para o artigo: Um programa de exercicios de RESISTENCIA com video. É a msma coisa?

    • Rodrigo

      Sim, eh a mesma coisa! 🙂

  • renata

    parabens mais um artigo maravilhoso!!!!!

    • Rodrigo

      Obrigado Renata!

  • http://www.emagrecerurgentes.com.br Marilia Schein

    Rodrigo, parabéns pois mais um artigo sensacional!

    • Rodrigo

      Muito obrigado Marilia

  • Stefanie

    Olá. Dei uma procurada em seus artigos por algum que falasse sobre abdominais. Talvez eu não tenha olhado direito, mas de qualquer forma, deixo minha pergunta aqui.
    Estou, a todo momento, pesquisando sobre esse assunto, mas cada lugar fala uma coisa, e por isso, gostaria de saber a sua opinião. Para a tonificação e até mesmo aumento dos músculos abdominais, é melhor um treino com carga e poucas repetições, ou pouca carga e muitas repetições? Já li que a segunda opção queima os músculos abdominais, e que não é aconselhável.
    Obrigada!

  • Daniela

    Olá Rodrigo!

    Por volta de dois meses atrás, quando estava de férias, comecei a seguir suas dicas de alimentação e exercícios. A primeira coisa que notei foi que o “inchaço” do meu corpo desapareceu prontamente e comecei a “sentir” ele se tornando mais rígido. Cheguei a perder 7 quilos, mas quando a faculdade reiniciou, não consegui manter a rotina da alimentação e acabei voltando a alimentação irregular. Mas o que me surpreendeu é que, mesmo há três semanas comendo irregularmente, só “ganhei” 1,1 kg. Sempre que terminava uma dieta, costumava engordar cerca de seis a sete quilos depois, mas dessa vez isso não aconteceu. Além disso, o acúmulo de gordura que eu tinha nos lados formando os pneuzinhos não voltou também (era a primeira coisa que ressurgia). Na sexta feira, que é o meu dia de pesagem e medição eu vou reiniciar meu plano, nem que tenha que abrir mão de muitas coisas.
    Você é uma alma iluminada, continue fazendo esse trabalho maravilhoso que certamente será recompensado! Espero dentro de certo tempo está postando um depoimento para os seus casos de sucesso!

    Um abraço!

    • Rodrigo

      Muito obrigado pela mensagem Daniela. Eh sempre uma honra receber mensagens positivas!

  • Haroldo

    Rodrigo, parabéns por essa iniciativa, realmente seu site é algo ímpar nesse meio fitness.
    Ao ler esse artigo me surgiu uma pulga atras the orelha: perdi 17 quilos de maio pra ca, fazendo exercicios e dieta restritiva por conta propria. Já comecei a seguir todas as suas dicas em relação a alimentação, suplementação com proteína e exercicios aerobicos intervalados e musculação. E agora, ainda há esperança pra mim? Será que corro esse risco de ganhar todo peso de volta, mesmo seguindo suas orientações?

    • Rodrigo

      Oi Haroldo, como voce sabe, voce nao vai conseguir se manter nessa dieta restritiva pela vida toda, entao, a melhor coisa que pode fazer eh comecar a aplicar as sugestoes para ir regularizando sua alimentacao. Fique tranquilo que o final eh feliz! 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

  • Juliana

    Gente, passei o fds “devorando” cada artigo do site. E, com certeza, sempre que der irei revisar para memorizar mais, me motivar,etc. Recomendei-o a algumas amigas, mas que ainda não deram o devido valor por estarem achando que é mais um site cheio de “balelas”. Quem sabe quando virem meus resultados não se animam? rsrs
    Fiz a inscrição no Desafio 10 dias e adquiri o pacote adicional do vídeo + planilhas montadas. E SUPER RECOMENDO!!! Vem tudo mastigadinho pra gente não usar a preguiça ou falta de entendimento como desculpas. Como eu já vinha fazendo exercícios (de maneira errada!descobri aqui que amanhecer na academia não leva a nada) vou iniciar hoje(terça!) toda essa mudança comportamental.
    Confesso estar super empolgada e ansiosa para ver os resultados. Sei que preciso ter paciência com os resultados, auto-controle para resistir as tentações alimentares e aprender a comemorar cada ganho, por menor que seja. Mas já aprendi que malhação + hábitos saudaveis + fé = peso conquistado, o que resulta em saúde, alta autoestima e vontade de viver cada vez mais e melhor.
    Chega de balelas e de gastar tempo e dinheiro assinando revistas e indo atrás de fontes não confiáveis, que não nos passam os conhecimentos devidos.
    Encerro esse meu comentário com um pensamento maravilhoso de Juan de Mairena, que se encaixa bem para o querido Rodrigo, autor do site emagrecer de vez, e para nós,leitores, que estamos “um passo a frente da humanidade”:
    “A finalidade de nossa escola é: ensinar a repensar o pensamento; a “dessaber” o sabido e a duvidar de sua própria dúvida”.

    Abraços a todos e força nessa caminhada!

    Juliana

    • Rodrigo

      Muito , muito bom Juliana! Obrigado por compartilhar isso! Sensacional.

      Fico feliz que esteja mudando sua vida para melhor! 😀

  • Juliana

    Ah! Falei “comemorar cada ganho” porque odeio usar a palavra “perder”. Não quero achar os kg ELIMINADOS! rsrs
    E ganho porque ganhamos no quesito melhoria da autoestima, da pele, do brilho dos cabelos, de energia, saúde, melhoria no sono. Enfim, muitos bônus ! 🙂

  • http://www.puraideia.com Simone Lam

    Ola pessoal do Emagrecer de vez .
    venho hoje falar um pouco sobre minha semana e algumas coisas que descobri pesquisado muito, muito mesmo …
    Bom Gostaria de saber do Rodrigo se ele concorda com isso .
    pois assim como eu …muitas pessoas desanimam …com o passar das semanas .
    Bom eu estava toda, toda perdendo entre 3 e 2 kg por semana
    mas por 2 semanas consecutivas eliminei somente 1 kg …
    Fiquei furiosa hoje , quando me pesei e vi que
    só tinha eliminado 1 kg , já que estou fazendo tudo direitinho .
    comendo muita proteína ..e nada nada de guloseimas ou calorias vazias e nem carboidratos simples … somente os naturais
    Então fui buscar informação .

    Pesquisando encontrei informações que dizem o seguinte :

    Qual o ritmo ideal para a perda de peso?

    Todas as recomendações que eu já ouvi/li o quão rápido a pessoa deve perder peso são as mesmas …

    O ritmo de perda de peso ideal: de meio a 1 kilo perdidos por semana

    Em praticamente através de todos os olhos dos médicos e dos nutricionistas, esta deve ser a sua meta de emagrecimento.

    Eu sei. Quer perder peso mais rapidamente do que isso. Todo mundo quer. Todos nós desejamos perder 10 kilos por semana, mas não podemos. Não só isso, mas a tentativa de perder peso mais rapidamente do que a recomendação acima pode realmente ser muito prejudicial para a sua saúde. O corpo humano não foi concebido para uma “rápida perda de peso.” Se alguma coisa, o corpo humano foi projetado com um sistema de segurança que sente se você está perdendo peso muito rápido
    estudos têm mostrado também que as pessoas que perdem peso muito rápido tiveram muito mais chances de recuperar e engordar tudo de volta.

    É por estas razões que perder de meio a 1 kilo por semana é o ritmo de perda de peso ideal.

    Isso não pode aparecer como muito, mas se você realmente pensar nisso, é.

    Seguindo esse ritmo consistentemente durante um ano, e você poderia perder 25-45 Kilos. Seguir por um mês e você poderia perder 2-4 Kilos. Pode não ser tão rápido como você desejaria, mas a longo prazo não é realmente assim tão mau.

    Rodrigo Dê seu parecer por favor … aguardamos bjs Simone Lam

  • Cristiane França

    Rodrigo, boa tarde! Preciso da sua ajuda…fiz enfim a minha matricula na academia…mas tenho dúvida da frequencia que devo adotar para ganhar/trocar massa gorda por magra. Tenho que fazer musculação todos os dias da semana, ou a musculatura precisa de um tempo para se recuperar? Pergunto pq fui uma unica vez, fiz musculação na terça e na quarta tava td doendo…devo ir no dia seguinte assim mesmo, ou dou uma pausa? Help…e me diz tb se para perder peso preciso fazer musculação e outro exercicio aerobico (hidroginastica, pilates, natação, corrida)…Desculpa o “bombardeio” mas é q tem tantas opções na academia que to meio perdida. Obrigada e parabéns pela qualidade das informações postadas aqui! beijão!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Cristiane, no começo é normal doer bastante sim no outro dia, mas depois nos acostumamos. A musculatura precisa sim de um tempo pra descansar se você malhar pra ganhar massa muscular(que é o que nós recomendamos). Para perder gordura nós recomendamos exercícios anaeróbicos. Veja nosso artigo sobre interval training
      Obrigado!

  • Mariana Fagundes

    Rodrigo boa tarde !!!! Estou olhando aqui o livro eletrônico para ganho de massa muscular escrito por vc e gostaria de saber o seguinte: meu objetivo é tonificar (fortalecer), perder gordura e definir, vc acha que posso seguir as dicas do livro para ganho de massa muscular ou vc tem um outro livro para emagrecimento, juntamente com tonificação ???? Pq não quero ficar como aquelas mulheres grandes e musculosas (nada contra), quero um corpo bem feminino, porém definido e forte.. Emagrecer de vez está mudando minha vida !! Obrigada !!!! = ) Beijos

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Mariana, Impossível ficar Musculosa a menos que você tome anabolizantes. Pode malhar pra hipertrofia sem medo que é a melhor maneira de ¨tonificar¨. rodrigo estará lançando em breve um livro sobre emagrecimento também, mas já te adianto que um dos passos de conquistar o corpo que você sempre sonhou sempre será a musculação.

  • natalie

    Rodrigo, boa tarde!!

    Sou nova por aqui e tenho uma duvida a respeito das atividades fisicas. Vou simplificar a historia pra vc entender: eu ODEIO academia e qualquer coisas ligas a muscualção e aliado a isso, tenho problemas no joelho devido a uma torção, não posso fazer esportes de grande impacto como, corrida, jump,, etc…

    Gosto muito e agua e há muito tempo atras fiz nadação, estou pensandoe m voltar a nadar e quero saber se essa eh uma atividade válida para quem quer perder peso.

    Beijos

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Nathalie, acho que é considerável pra manter um dia a dia mais ativo. Você também pode executar interval training nadando!

      • Natalie

        Olá Geosh!

        Primeiramente: Obrigada!

        Como posso fazer para receber essas respostas de vocês no meu email? Nem sempre sei onde deixei as pergunta, ai tenho que ficar olhando post por post! :'(

        • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

          Olá, Natalie! é só marcar a opção pra se inscrever nos comentários!
          Atenciosamente,
          Geosh!

  • Natalie

    Ok! acabei de descobrir como! 😉

  • klebia

    Estou seguindo corretamente o plano alimentar apontado como MR, contudo, só perdi 3 kg no mês, apesar de ter perdido muitas medidas. Isso é normal?

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Ótimo resultado, Klébia. Continue no MR e você não tarda por chegar no seu objetivo. Parabéns!

  • http://emagrecer.cc Bruna

    Parabéns pelo artigo, bem esclarecedor assim como todos o demais.

    Sempre acompanho o portal e tento colocar as dicas em prática.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Obrigado, Bruna! Vamo que vamo!

  • Pingback: ()