Atinja seu objetivo de uma vez por todas! A verdade sobre Refeições Balanceadas

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”
Ola,

Vamos para mais um artigo-base do Emagrecer de Vez.

Estou muito animado em escrever este artigo! Quando eu comecei a estudar nutrição, queima de gordura e construção muscular, esta parte ficou realmente gravada no meu cérebro! Não consigo enfatizar suficientemente como as informações aqui são importantes para seu sucesso! Se você começar a seguir as sugestões aqui descritas e começar a ter refeições verdadeiramente balanceadas para seu objetivo, você irá maximizar sua performance em direção ao corpo pretendido.

Ao final deste artigo, você saberá todas as verdades por trás de todas informações confusas que existem por ai sobre uma refeição balanceada. O objetivo aqui é mostrar a você as bases de uma refeição perfeitamente saudável e queimadora de gorduras.

Saberá que isso não é complicado como pode parecer. Eu vou tentar explicar os conceitos-chave da forma mais natural e compreensível que eu conseguir, como todos os artigos aqui :). E o melhor de tudo, no final você poderá tirar proveito de todas estas novas informações a aplicá-las imediatamente no seu dia-a-dia, tendo uma vantagem enorme sobre aqueles que não possuem este conhecimento (Colabore com a saúde global, compartilhe este artigo!!).

Pronto(a) pra começar? Ótimo, vamos lá! Não tenha pressa, certifique-se de entender cada conceito.

“Cada refeição precisa estar estruturada para incluir proteína de qualidade, carboidrato complexo e carboidrato fibroso. A proteína e as fibras contidas nesta combinação irá melhorar a digestão dos carboidratos, consequentemente, proverá ao corpo níveis consistentes de energia e um suprimento constante de nutrientes para o corpo crescer, se reconstruir e ter energia”

John Parillo, Fisiculturista, Nutricionista e autor do livro High Performance Bodybuilding.

Uma dieta correta é peça FUNDAMENTAL para conquista do seu objetivo. Muitos dizem que 50% do sucesso na perda de peso depende de uma dieta correta. Isso quer dizer que não adianta muito você ter uma ótima estratégia de exercícios, caso você não saiba suprir seu corpo corretamente para obter queima máxima de gordura.

-> Calorias não são todas iguais.

Dizer que tudo é caloria e caloria é tudo igual é um mito bastante comum. Ouvimos dizer que 500 calorias são 500 calorias, não importa qual a origem delas. Agora vejamos por que isso não tem o menor sentido.

Primeiramente, vamos entender caloria como unidade de medida de energia. 1 kcal = uma quantidade de energia que pode ser utilizada pelo corpo.

Um exemplo, se toda caloria é igual, se eu estipular minha ingestão diária em 2500 kcal e comer estas calorias em forma de batata frita, chocolate e coca cola, terei eu o mesmo resultado se eu tivesse comendo as mesmas calorias em forma de refeições de qualidade? Responda você a pergunta. Além de um monte de problemas com sua saúde, o senso comum mostra claramente a diferença resultante das duas estratégias.

De forma bem simples é fácil entender assim:

– Se você come calorias em excesso, você ganhará peso. Agora, dependendo de onde vêm estas calorias, você saberá que TIPO de peso você estará ganhando.

Se meu objetivo fosse crescimento muscular, eu com certeza não investiria meu tempo comendo sorvete e batata frita. Ao invés disso, focaria em fontes de proteína de qualidade, como ovo, atum, peito de frango, etc.

Se seu objetivo, por outro lado, é obter gordura suficiente para ser lutador de sumo, sinta-se a vontade para se deliciar com o que preferir. Não deixe de ler este artigo super completo sobre tudo que você precisa saber sobre proteína no que se refere tanto a queima de gordura quanto ao ganho muscular: Proteínas, tudo que você precisa saber para perder peso e/ou construir músculos.

-> O que é uma refeição verdadeiramente balanceada, queimadora de gordura e construtora de músculos?

Irei parafrasear Tom Venuto, o famoso fisiculturista e autor do magnífico ebook: Burn the fat, Feed the muscle:

“A melhor refeição para se obter alta performance em queima de gordura é composta de proteína de qualidade, carboidrato complexo e carboidrato fibroso, todos comidos juntos.”

Veja alguns exemplos de refeições adequadas:

Arroz integral (carboidrato complexo)
Salada verde mista (carboidrato fibroso)
Salmão (proteína)

Pão integral (carboidrato complexo)
Brócolis (carboidrato fibroso)
Atum em água (proteína)

Batata doce (Sim! é um ótimo carboidrato complexo)
Salada e legumes (carboidrato fibroso)
Carne vermelha magra (proteína)

obs: Para sugestões de refeições perfeitas pro seu objetivo, veja a planilha disponível para download na página do Desafio 3 Meses para Emagrecer de Vez.

Agora você já sabe que uma refeição completa precisa ser composta destes 3 componentes básicos: proteína, carboidrato fibroso e carboidrato complexo. Quanto de cada? ótima pergunta, iremos tratar disso adiante, fique tranquilo(a) :).

Não deixe de ler este artigo que fala tudo sobre carboidratos, a diferença entre eles, importância, etc… Assim você vai entender exatamente o porquê da preferência pelos carboidratos complexos e não os simples: Tudo que você precisa saber sobre Carboidratos. Estou passando vários links de outros artigos como sugestão, eu aconselho que você anote para ler depois ou abra-os em outra janela. Realmente não estaria sugerindo se não fossem extremamente vantajosos de se ler!

Vejamos abaixo as principais razões para se comer esta combinação de nutrientes juntos em cada refeição. Verdades muito importantes serão expostas, veja abaixo:

-> 5 motivos para se comer carboidratos complexos, carboidratos fibrosos e proteínas JUNTOS nas refeições.

* Por que comer proteína junto em cada refeição?

Proteínas não podem ser estocadas no corpo como carboidratos. Se você não comer proteína em cada refeição e comer apenas os carboidratos, o corpo irá quebrar as fibras musculares para tirar os aminoácidos que ele precisa, ou seja, o corpo irá literalmente comer seus músculos.

Músculos são muitos custosos de se manter pelo corpo, pois demandam muita energia somente para existir. Dessa forma, o corpo não irá deixar de recorrer a eles para retirar os nutrientes que precisa. Veja este artigo para saber exatamente porque você deve evitar de todas as formas a perda muscular: Tudo que você precisa saber sobre composição corporal e Saiba por que 95% das dietas falham!. Aproveite as informações disponíveis no Emagrecer de Vez, é de graça! 🙂

* Por que comer carboidratos em cada refeição?

Para a proteína ser levada aos músculos e tecidos é necessário a ação da insulina. A insulina faz exatamente este trabalho, ela, quando solta no sangue, se encarrega de levar estes nutrientes a seus destinos!

Carboidratos por natureza são todos transformados em açúcar após a digestão. Isso faz com que o corpo solte insulina no sangue e, consequentemente, absorva os nutrientes corretamente. Ter um entendimento sobre a importância e a ação da insulina no corpo é nada menos que essencial a quem realmente é sério a respeito de sua saúde e objetivos saudáveis. Eu coloquei todas estas informações reunidas no artigo: Insulina.

A principal mudança que tive que fazer na minha dieta foi retirar/evitar carboidratos simples (batata inglesa, pão branco, massas, doces, etc.) e substituí-los por carboidratos complexos (batata doce, pão integral, arroz integral, etc.).

* Estoques de glicogênio

Glicogênio é estocado nos músculos e fígado. Constitui-se de um suprimento de energia de fácil acesso para o corpo, porém, somente uma quantidade limitada de glicogênio pode ser armazenada (em torno de 300g-400g). O que tiver em excesso será fatalmente estocado como gordura.

É bastante importante se manter o estoque de glicogênio suprido. Na falta desse, vamos nos sentir sem energia, nossa disposição irá ser afetada e nossa performance em tarefas difíceis será também afetada. O que queremos é manter o estoque cheio, porém, sem exageros, para que possamos estar sempre dispostos e ativos.

Daí vem a necessidade de se comer carboidratos em quantidades controladas em cada uma das várias refeições diárias (6-7 para homens, 5-6 para mulheres). Desta forma não concentramos a ingestão de carboidratos em uma ou duas refeições causando estoque do excesso como gordura. Se ficou chocado com o número de refeições diárias que mencionei, uma das coisas mais importantes que você deveria fazer hoje mesmo é ler o artigo O grande segredo para perda de gordura e ganho muscular

* Proteína sacia!

Quando ingerimos proteína de qualidade em todas nossas refeições estamos favorecendo a própria digestão dos carboidratos. Estes irão ser digeridos mais lentamente, o que faz com que fiquemos saciados por mais tempo e também faz com que o corpo não tenha picos de insulina, mas sim, um suprimento constante e estável de nutrientes.

Além disso, você tira proveito do efeito térmico da proteína, o qual é o maior de todos. Como discutido em mais detalhes em: Proteínas, tudo que você precisa saber para perder peso e/ou construir músculos, aproximadamente 20% das calorias ingeridas como proteína serão gastas somente para a digestão das mesmas.

* Por que carboidratos fibrosos?

Simplesmente por que eles colaboram na digestão, devido às fibras que eles contêm, e ajudam a manter os níveis de açúcar do sangue estáveis, mantendo, consequentemente, os níveis de insulina moderados. Lembre-se que é recomendado se ingerir de 25gr a 35gr de fibras por dia.

-> Qual a quantidade de cada nutriente afinal?

Este é um outro assunto muito discutido. Vejamos abaixo as bases:

1 g de proteína contém 4 calorias.
1 g de carboidrato contém 4 calorias.
1 g de gordura contém 9 calorias.
Informação complementar: 1g de álcool contém 7 calorias.

Veja que gordura tem mais que o dobro da concentração calórica comparando-se a proteína e ao carboidrato. Saiba que certas gorduras são essenciais para o corpo e, na verdade, auxiliam no emagrecimento. Este é um assunto para um artigo futuro. Precisamos de gordura para uma dieta saudável e para obtermos uma alta performance durante o emagrecimento.

Não existe uma regra geral que dita a quantidade perfeita de cada um dos 3 nutrientes, entretanto, existe um particionamento bastante aceito pelos experts no assunto: 50-55%/30%/15-20%. O que isso significa? Significa que sua dieta diária deve ser composta de 50% a 55% de carboidratos, 30% de proteína e de 15% a 20% de gorduras boas.

Estes números podem variar dependendo do seu objetivo, da fase em que você está e tudo mais. Médicos, geralmente, recomendam mais carboidratos e menos proteínas, outros recomendam quantidades bem menores de carboidratos, etc. Existem sugestões e recomendações para todos os gostos, porém, como linha a ser seguida, focando em uma dieta saudável de longo prazo, sugere-se 50-55%/30%/15-20%. Isto é o mesmo que Tom Venuto sugere em seu livro Burn the fat, Feed the muscle.

“Nossa parece complicado”, não não. Relaxe, apesar de parecer complicado, na verdade tudo começa a fazer bastante sentido. Vejamos agora como calcular isso!

Bom, lembre-se que não é necessário bitolar-se nos números. Estas são apenas linhas guia para você ter uma base a seguir. No Emagrecer de Vez existe informação e ferramentas suficientes para você conseguir seguir estas linhas guias sem se preocupar em fazer muito cálculo.
Ok, se você quer brincar com números um pouco, veja uma forma fácil de obtê-los:

Primeiramente, descubra sua DCE (Daily calory expendure), o que nada mais é do que a quantidade de calorias que seu corpo precisa por dia para se manter no mesmo peso. Sabendo quantas calorias você deve comer para manter seu peso, você pode então ajustar o valor visando perder peso ou ganhar peso (músculos). Calma, é mais fácil do que parece, na página de Calculadoras é possível fazer rapidamente este cálculo. De um pulo rápido lá!

Vamos a um exemplo prático!

Supondo que a quantidade diária de calorias que você objetiva consumir seja 2500 kcal.
Você quer seguir na linha sugerida e dividir seus nutrientes em 50%/30%/20%. Perfeito.

No exemplo, quantas gramas de carboidratos você precisa ingerir diariamente para atingir este objetivo?

Veja o cálculo simples: 2500 * 0.5 = 1250 kcal, isso quer dizer que 1250 kcal precisam vir de carboidratos, o que corresponde a 50% das calorias total.
1250 / 4 = 312 g. Dividimos 1250 por 4, pois cada grama de carboidrato contém 4 calorias. Isso significa então que, você precisa ingerir 312 g de carboidratos durante o dia para atingir o objetivo! Pronto, é só isso.

A mesma coisa é feita para gorduras e proteínas, somente ajustando o valor calórico de cada uma (4 calorias por grama de proteína e 9 calorias por grama de gordura). Qualquer dúvida, deixe um comentário ali embaixo!

Tudo isso fará bastante sentido aos mais atentos a nutrição em geral, porém, talvez não faça tanto sentido se você esta começando agora a buscar um conhecimento no ramo.

Então como vou saber quanto é 312 g de carboidratos, X gramas de proteína e Y gramas de gordura na prática? Você pergunta com razão. A resposta é simples: Lendo rótulos, verificando informações nutricionais e experiência. Por curiosidade, comece a verificar os rótulos dos alimentos que você consome, com certeza, as coisas começarão a fazer sentido. Se quiser ver algo agora, sugiro este site.

Se você precisa comer 312g de carboidratos diariamente e você faz 6 refeições diárias. Divida 312/6 e tenha a quantidade média de carboidratos sugerida por refeição. Bom, se quiser algo realmente prático e pronto, verifique a página do Desafio 3 meses para Emagrecer de Vez.

Ufa! Parabéns! Chegamos ao final do artigo. Se você leu todas informações que compartilhei aqui, terá agora uma confiança maior no que diz respeito a uma verdadeira refeição saudável e queimadora de gorduras!

Para informações mais específicas sobre os alimentos em si na prática, com sugestões diversas entre outras informações, aproveite a oportunidade para verificar os outros artigos do Emagrecer de Vez. E por último e SUPER importante: Não leia apenas! Faça a você mesmo um grande favor, ponha em prática agora mesmo estes novos conhecimentos. Preste atenção ao seu próximo prato, verifique se contém os nutrientes em uma proporção próxima do sugerido. Ajuste como necessário. Comece a ter consciência do que come!

Continue na busca por conhecimento!

Abraço,

Rodrigo

  • karla

    Ola Rodrigo!!!

    Tenho uma duvida conheço varias dietas uma delas e a dissociada do site dieta e beleza.
    La diz se nao juntar carbos com protaina emagrece e mesmo verdade?
    Ja vi nutricionistas no you tube falando tambem que emagrece…
    A dias fiz a dieta do cetonico apenas 3 dias , parei porque houvi falar muitas contradiçoes que faz mal a saude!!!
    bjhs

    • Rodrigo

      De modo geral: toda dieta faz mal!

      Por isso eu falo para fazer reeducação alimentar. Nenhuma dieta dura pra sempre, reeducacao alimentar pode durar pra sempre!

      Se voce eliminar os carboidratos, voce irá emagrecer sim, mas a longo prazo os resultados irão ser opostos ao teu objetivo. Você irá impactar negativamente seu metabolismo e isso facilitará voce ganhar ainda mais peso do que antes.

      Fuja das dietas, trabalhe numa reeducacao alimentar!

      Sucesso!

      • Cátia Medeiros

        Rodrigo, queria que me explicasse uma coisa. Tenho pesquisado sobre o assunto, e já ouvi falar dos corpos cetogénicos e cetogénese, pelo qual este estilo de vida se rege. Mas dizem que fazê-lo durante muito tempo pode causar graves problemas à saude!!! Eu quero saber se isso é verdade e o que fazer.

        • Olá, Cátia! Pra entrar em cetogênese você tem que estar com o consumo de carbs abaixo de 50g por dia. Porém, a cetoacidose só acontece em condições de saúde bem específica, não é comum em indivíduos saudáveis não. Abraços!

      • leandro

        Gostaria de saber se o problema da pessoa é so a barriga que ta grande,ela deve fazer a dieta do emagrecimento ou tem alguma coisa de diferente que precisa focar.

        • Leandro, No geral as pessoas que acumulam gordura intra abdominal é consumir alimentos refinados demais, cerveja, etc. Foque em melhorar sua alimentação. Abraços!

  • Júnia Durães

    Preciso de ajuda… Tenho 36 anos, 1.68 de altura e depois de duas gestações ( a última há um ano e 4 meses atrás) apresento 76 quilinhos, sendo todo o excesso gerado devido a uma grande ansiedade que é controlada com açucar. Já tomei remedinhos… femproporex, subtramina e fiz vigilantes do peso, sendo o último, o mais positivo, mas não consegui levar a diante… Meus ossos são finos ( de acordo com o vídeo) mas me vejo como edomorfos. Minha gordura é abdominal, meus braços e pernas são magros. Não tenho tempo para atividade física, tenho duas crianças, o que faço? Já larguei o açucar, deixo para o final de semana e de forma restrita. Aguardo sua resposta! Obrigada!

    • Rodrigo

      Oi Junia!

      Já largou o acucar? otimo hein 🙂 Isso nao eh facil mesmo, requer bastante esforço! Mas é só assim que vc será recompensada né!

      A maior sugestao que lhe dou é: De uma lida no Desafio do site, onde eu falo tudo de forma prática como fazer pra arrumar sua alimentacao. Coloco vaaarios exemplos e tudo de forma facil e correta =) De uma olhadinha: http://www.emagrecerdevez.com/desafio

      Sucesso pra ti!!

  • nathalia

    ola odrigo

    eu tenho 14 anos e quero perder 7kg,porem eu consegui perder 12kg comendo de 3 em 3h e agor parece q esta mais dificil perder peso, isso realmente e verdade?

    • Rodrigo

      Oi Nathalia. Sim, é verdade! O seu corpo é esperto! Ele aprende seus novos hábitos e se adapta, desta forma é super normal atingir o plateau, que é o nome usado pra esta barreira onde fica mais dificil perder peso! Pra quebrar isso você pode por exemplo fazer mais exercicios e continuar se alimentando de acordo.. eu falo sobre isso nos artigos também!
      Mas fique sabendo que é super normal

      Abraço!

      • Hercules

        Olá Rodrigo. Recentemente terminei o desafio dos dez dias e estou me sentindo muito bem com a nova forma de me alimentar. Porém, devido ao fato de residir numa pequena cidade do interior de Goiás não tenho muito acesso a produtos de qualidade como queijo cottage, Wey protein e outros. Ocorre que as fontes de proteínas aqui disponíveis (carnes, queijo caseiro, castanhas, etc) também são grandes fontes de gorduras. Então, quando tento balancear minhas refeições para 40%carb 40%proteínas e 20%gorduras acabo não conseguindo atingir a quantidade diária de proteínas sem exceder a quantidade de gorduras. Veja se calculei corretamente. Adotei uma dieta de 2000 calorias, então, tenho que ingerir diariamente 200g de carboidratos 200g de proteínas e somente 45g de gorduras de qualidade? Geralmente nas carnes e ovos, ao longo do dia, já ultrapassam esta última quantidade. Como fazer para corrigir isto?

        • Olá, hercules! A quantidade de gordura que você pode consumir êh maior se você consumir apenas carboidratos de baixo IG e de verduras e legumes. Desse jeito vapore se ater menos aos percentuais.

          • Oi Rodrigo tudo bem ? Eu estou lendo o seu livro e adotei o metodo MR e estou adorando…só que lendo esse artigo fiquei com uma duvida …lá vc disse pra não comer pão integral arros etc e aqui vc diz que é pra comer ,vc poderia explicar por favor ? Obrigada !!!

            e

          • Nina, Existem soluções gradativamente melhores. A melhor sem dúvida é o MR!

  • Lucas

    Olá Rodrigo!
    Primeiramente , parabéns pelo site. Conteúdo de ótima qualidade.
    Rodrigo, minha dúvida é em relação às refeições. Tudo bem , devemos comer de 3 em 3 horas… etc.
    Mas, fico na duvida do que comer em algumas refeições… principalmente à noite e nos lanches.
    Se não for pedir demais , você poderia postar aqui um dia seu de alimentação? Só para eu ter uma base. Já que ao ler seu ultimo artigo também estou cortando a frutose.

    Obrigado pela atenção, Rodrigo.

    • Rodrigo

      Fala Lucas, blz?

      Seguinte, a resposta da tua pergunta ta detalhada no Desafio! Faz o seguinte, baixe a planilha do desafio e olhe lá em uma das abas delas que tem um exemplo de um cardápio diário que voce pode comparar! Tenho certeza q vai responder sua pergunta em detalhes. EmagrecerDeVez.com/Desafio

      Abracao!

      • Polly

        Ola Rodrigo, tento entrar neste site mais não existe conteúdo nenhum lá, só alguns testemunhos.

        • Polly, O desafio de 3 meses saiu do ar! Agora temos o processo de 10 dias e as video aulas no lugar =)

  • Olá,
    depois que graduei engordei cerca de 06 kilos (tenho 1,63 e estou pesando cerca de 57/58 kg). É… formar não é fáceo! Após decidir-me por perder (é perder mesmo, não caio nesse mito de que se você não falar “eliminar” você vai engordar de novo) pelo menos uns 05 Kg, enveredei-me por pesquisas digitais de emagrecimento, mas tudo pareceu-me picaretagem.
    Sou uma pessoa bastante comilona, mas me sinto bem em comer “saudavelmente”. Estou substituindo sem sofrimento alimentos refinados por integrais. Mas não encontrava nenhum site na internet que me passasse informações concretas sobre emagrecimento, alimentação saudável, exercícios, etc.
    Enfim: Adorei seu site!

    • Rodrigo

      Oi Naiara! Fico extremamente feliz que enfim tenha achado um site que mostre as verdades de forma sincera! É isso mesmo que quero fazer!

      Espero que continue sendo util e que voce atinja seu objetivo logo logo!

      Abraço!

  • Diego Miranda

    Entaum rodrigo a uns 3 dias tenho visitado seu site e tal muito bom…

    Eu tenho 15 ano fiz agora 28/03/2011

    Seguinte Fui Obeso a maior parte da minha vida até os 14 anos fui Obeso com 115kg e +/- 1,80 de altura , agora q tenho 15 anos estou com 85/87 kg 1,82 de altura nesses +/- 1 ano eu perdi uns 30 kg uma grande difereça é claro posso dizer que foi uma grande vitoria certo beleza consigui esse resultado com a musculação estou em duvida entre meu tipo corporeo entre mesomorfo e endomorfo é o seguinte eu ganho massa muscular facilmente…Mas também ganho gordura facil muito facil…Seguinte eu to com um corpo bom soq a minha barriga ta com 89cm solta e 85 encolhida ela so é meio definida dos lado e no meio bem poko..agora pernas,braços e ombros sao bem bunitos tenho força mais tenho medo de ganhar mais massa muscular por causa da barriga que tenho vergonha de soltar entaum do aquela encolhidinha…é claro nao tem como mi comparar como eu era antes muito gordo tenho fotos de antes e depois..Queria perder essa barriga e da uma definida…Nao consigo montar uma dieta…minha reeducação alimentar foi feita cortei batata frita e tal coisas gorduras.Hamburgues e tudu mais Basicamente nao como gordura soq nao consigo keimar a barriga nao entendo isso…Finais de semana bebo nao cerveja mais vodka e coisas assim mais to diminuindo…Mais assim eu mudoo de peso frequentemente as vezes 87 as vezes 82 e assim varia mais nunk passa desses valores…Kara preciso queimar essa barriga meu treino agora segunda feira 2/05 mudei pra ganhar massa to tomando uma proteina como café da manha e um café somente café + proteina(Nome dela é Double Whey) xego da escola 12:30 entaum almosso ali por 13:00 tento colokar metad do prato arroiz + um poko d feijao e algo tpw peito de frango ou ovo algo assim e a outra metad alface,tomate entaum o prato fika bunito e colorido como se recomenda beleza ali por 15;00 mi da uma fominha ai que ta nao sei oque comer fikei meio assim com o artigo de frutas eu comeria uma fruta nesses orarios que mi da uma fominha nao sei oque comer. Ando bastante de bicleta…por 18:00/19:00 vou a academia meu treino dura de 40min a 1:10 por aew xego em kasa tomo a proteina pos treino e janto la pelas 20:20 ou 20:40 nesse tempo… Depois disso durmo… Mais ou menos e essa minha rotina todos os dias foras os dias que tenho curso que sao seg-quart-sex mais nao interfere na minha alimentação

    Gostaria de saber oque comer depos do almoso por exemplo la pelas 15:00 ou 18;00…
    blz si vc kizer postar a minha historia e tal tenho fotos blz?

    responde aew =]

  • luzia de luca

    OI
    EU FIQUEI ENCANTADA COM TUDO QUE VC ESCREVE, EU TENHO 53 ANOS, FAÇA EXERCICIOS FISICOS DIARIAMENTE, SO NAO SEI COMO COMER CORRETAMENTE, ENTAO GOSTARIA DE SABER SE VC FAZ CARDAPIO PARA O DIA A DIA, EU COMO DE TUDO MAS ACHO QUE COMO ERRADO TANTO QUE EU ENGORDEI 13 QUILOS, POR FAVOR SE VC PUDER ME AJUDAR EU VOU FICAR MUITO FELIZ, MUITO OBRIGADA

    • Rodrigo

      Oi Luzia!!

      Claro que posso ajudar 🙂 Eu escrevi uma artigo inteirinho sobre refeicoes balanceadas! De um pulinho na pagina de artigos do site !!

      Com certeza vai ser util pra vc!!

      Abraçao!

  • VIVIANNE

    Olá Rodrigo eu queria saber se posso substituir a whein protein, por proteína de soja, pra mim ela é mais em conta e barata.

    • Rodrigo

      Oi Vivianne,

      Sem dúvida é mais em conta. O whey protein tem maior valor biologico, porém, voce pode substituir pela prot de soja sim. O importante é você incluir proteina em cada uma das refeicoes!

      Um abraço,
      Rodrigo

  • alisson ricardo

    Olá Rodrigo,
    Neste texto você fala de um artigo futuro sobre a importância das gorduras na alimentação. Afinal, por que é essencial ingerir gordura se o objetivo é queimar as reservas do corpo? Me interessei bastante no tema e suas relações com o colesterol. Onde poderia obter mais informações?
    abs.

    • Rodrigo

      Oi Alisson,

      Realmente nao escrevi ainda um artigo sobre o assunto. As gorduras “boas”, como Omega3 entre outras tem seus beneficios na perda de peso e na saúde em geral. No momento eu nao tenho nada em mente para te recomendar, infelizmente. Creio que voce pode achar muita informacao boa sobre o assunto, se voce procurar em ingles. Mas mesmo assim tem muita balela por lá também. Fico te devendo esta agora.

      Abraco,
      Rodrigo

  • João Paulo

    Olá, boa noite.

    Achei seu site maravilhoso(tanto que estou lendo até agora…).
    Ao ler sobre o assunto, algumas dúvidas vieram à cabeça:
    é necessária uma ingestão maior de alimentos em horário de almoço ou pode ser a mesma quantidade das várias refeições ao longo do dia? Quando começarmos o processo de reeducação alimentar é normal sentir fome com mais facilidade?

    Agradeço e aguardo as respostas.

    • Rodrigo

      Oi Joao Paulo,

      Que bom que o site lhe esta sendo util! Fico feliz.

      Bom, voce pode “equalizar” a quantidade calorica de cada refeicao de acordo com seu dia a dia. Eh normal, por exemplo, que o almoco seja maior que o lanche, entao, ajuste como achar melhor, de acordo com sua preferencia, apenas lembrando de manter-se dentro dos limites estipulados.

      Nao eh esperado que voce sinta fome exagerada. Talvez no comeco, como em toda mudanca de habito, possa ser mais desafiador, mas tudo entra na linha logo logo e se alimentando frequentemente, voce nao deve se sentir faminto nao.

      Grande abraco,
      Rodrigo

  • Felipe

    Rodrigo,
    Me surgiu uma dúvida sobre carboidratos ao ler este artigo e o desafio de 3 meses.
    Vejo que os carboidratos complexos das principais refeições (almoço e jantar) são representados como massa integral e arroz integral.
    Gostaria de saber em que categoria de carboidrato encontra-se o nosso feijão de cada dia!
    Obrigado!

    • Rodrigo

      Fala Felipe,

      Otima pergunta. Eu nao os colocaria em nenhuma das duas categorias. Graos como o feijao sao ricos em carboidratos mas tambem sao ricos em fibras (que tambem sao consideradas carboidratos, porem, nao sao digeridas). O resultado disso eh que os graos possuem baixo “saldo” de carboidratos (net carbs), sendo normalmente bastante aconselhados para perda de peso.

      Eles nao entram na classificacao de carboidratos complexos, mas voce pode sim optar por adiciona-los ao inves de arroz integral ou massa integral por exemplo. Sao otimas opcoes! Mas lembre-se de manter o esquema dentro das quantidades caloricas sugeridas.

      Abraco,
      Rodrigo

  • Adriana

    Rodrigo,
    Gostei muito do seu site, li alguns artigos e todos ótimos até agora! Gostaria de saber se tem um cardapio sugerido para a dieta, para 1200 a 1400 calorias. Parabens pela iniciativa.

    • Rodrigo

      Oi Adriana,

      Não tem cardápio exato que sugiro, pois eu acredito em ensinar o pessoal a montar um cardápio correto e não sugerir somente um cardápio a ser seguido 🙂

      Sugiro que de uma olhada no desafio do site, eu mostro lá na prática como fazer, inclusive mostrando uma sugestão de cardápio.

      Abraço,
      Rodrigo

  • Luciana

    Ola!!
    Maravilhoso esse site!
    Parabens a vc em nome de todos que precisam de uma forcinha….

    A minha duvida e a seguinte….
    Estou a dois meses fazendo musculaçao,das seis as oito da manha,alterno com os aparelhos uma corridinha na esteira!Isso de segunda a sexta.Trabalho em pe a tarde toda.Logo sou ate que bem ativa….
    Me alimento sempre de frutas e coisas mais leves,sempre de tres em tres horas.
    Mais ta dificil de os ponteiros mudarem…e as roupas tmb estao apertando….

    Corre algum risco de eu estar me alimentando menos do que eu deveria…

    Um grande abraço!

    • Rodrigo

      Oi Luciana, obrigado!

      Bom, isso somente voce pode descobrir!! =)

      Utilize a calculadora de gasto calorico diario pra saber quantas calorias voce precisa por dia pra manter seu peso. Depois utilize-se do Montador de Cardapio pra te ajudar a descobrir quantas calorias por dia voce esta comendo. Ai voce comparar para ter uma ideia 🙂 Ambos estao na pagina de Calculadoras do site!!

      Abracao,
      Rodrigo

  • Luciana

    Obrigadaaaaaa Rodrigo!!

  • Melissa

    Olá Rodrigo!

    Adorei seu site, muito bom ver todas as informações claras e objetivas. Achei justamente o que procuro, pois tenho meu peso muito proximo do ideal, mas com gordurinmhas localizadas. As dietas que são divulgadas normalmente é para peso em geral e não perda de gordura corporal e aquisição de massa magra. E gosto muito de musculação, que se não for aliada a uma alimentação correta, é nadar nadar e morrer na praia! Por isso super estou dentro do desafio…rs..
    Só uma duvida Rodrigo, depois dos tres meses as refeições se mantem ou há alguma alteração?

    Parabéns pelo site, e desde já agradeço

    • Rodrigo

      Oi Melissa,

      Depois dos 3 meses voce pode ajustar para manter o peso! Depois dos 3 meses voce vai ter adquirido novos habitos saudaveis e vai poder decidir voce mesma o que fazer dali em diante 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • Elisa

    Rodrigo, eu ñ faço academia. Existe outra forma de fazer a avalição corporal? Agradeço

  • Ola Rodrigo,

    Adorei seu site achei ele e mto bacana, quero começar com o desafio de 3 meses so que ja li muito e ainda estou com algumas duvidas. Queria ver com voce exemplos de proteínas e carboidratos para comer no lanche matinal e da tarde, pois fico o dia todo fora e estou sem opcao! Posso tomar o whey protein no máximo quantas vezes por dia?
    Parabéns pelo site!!

    Para perder peso seria melhor o desafio ou aqueles 15 dias comendo alimentos recomendados por vc!http://emagrecerdevez.com/descomplicando-emagrecimento-posto-de-forma-simples

  • claudia

    Sou vegetariana vegana, como substituir os exemplos citados de proteína animal para que eu possa atingir o objetivo do emagrecimento saudável? Preciso, de fato, emagrecer: meço 1,59m e peso 79 kg.

    • Rodrigo

      Te respondi no email que me mandou Claudia 🙂

      • vallessya matos

        Rodrigo, tinha como voce me enviar um email desses tambem?
        eu tambem sou vegana e estou meio perdida sobre quais opçoes de proteinas me alimentar, fico no aguardo.

        Gratidao,

  • Eloy

    Olá Rodrigo,

    Estou devorando o site. rs.
    Uma dúvida e sugestão para um artigo:
    Eu e minha esposa temos nos alimentados “teoricamente” bem, carb complexos, redução de gorduras e açúcares, mas estamos com dificuldades para emagrecer. Se eu entendi o que você explica, o problema é a ingestão incorreta de proteína (pouca e concentrada só no almoço), e por outro lado o excesso de carboidratos (mesmo sendo complexos acho que está em excesso). É isso?
    Então a sugestão é que seria bom você fazer um artigo sobre as famosas barrinhas de cereais, granolas, aveias, pão integral e afins. Pois pelo o que entendi só isso, ou isso com exercícios não vai resolver se não tiver proteína. Ou não?

    Abraço.

  • Manoela

    Rodrigo, fiz a minha conta na calculadora de gastos diarios deu 2225 calorias, geralmente a nutricionista me passa uma dieta de 1200 calorias… voce nao acha que 2225 é coisa demais para eu conseguir emagrecer? agora fiquei na duvida como fazer meus calculos… tenho 30 anos, 1,64 e 94 kgs

    • Rodrigo

      1200 na minha opiniao eh MUITO pouco. Alias, eh o minimo que a medicina no geral permite que um adulto consuma. Isso tem efeitos colaterais de medio e longo prazo. Sugiro que calcule sua necessidade diaria e ajuste de 20% a 30% abaixo do numero para comecar a acompanhar seus resultados.

      Nao existe uma conta exata, tudo eh um processo de tentativa, observacao, ajustes e aprendizado! 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • leandrodos santos cruz

    a minha duvida é: calculei os nutrientes mais nao consigo chegar a um acordo entre eles tipo se eu colocar o nivel de proteinas que minha dieta exige vai execeder ovalor da gordura necessaria estou com duvidas nesse ponto se der para esclarecer agradeço.

  • Amanda

    Parabéns pelo site, Rodrigo! Todas essas dicas são extremamente valiosas para quem quer perder peso. E já estou consciente de que o ponto chave para isso é realmente o controle da insulina. Gostaria de deixar o meu depoimento de iniciante para os que também estão querendo emagrecer: Depois de tantos meses acima do meu peso ideal e cansada de estar com pneuzinhos sobrando, usando roupas apertadas e sem comprar outras novas por querer emagrecer, finalmente encontrei matérias na internet, como essa do Rodrigo, que me fizeram tomar a iniciativa de adquirir novos hábitos alimentares para voltar ao meu corpo de antes. Estou no terceiro dia de dieta e já perdi 1kg e 300gr, apenas me alimentando a cada 3 horas e, por incrível que pareça, comendo em todas as refeições e lanches carboidrato, proteína e gordura. Mas, claro, selecionando os melhores de cada um e na quantidade devida. Gostaria até de compartilhar o link que tem um cardápio montado para ajudá-los nessa luta contra a balança: http://boaforma.abril.com.br/dieta/todas-dietas/dieta-seca-gordura-499832.shtml . Eu imprimi o cardápio e também a lista com todos os alimentos de cada categoria (carboidrato / proteína / gordura) com suas devidas porções, onde posso montar a minha própria refeição com o que estou a fim de comer. O bom é que eu não sinto fome, pois a quantidade é o ideal para ficar satisfeito, sem gulodices. Não estou ingerindo manteiga e nem açúcar. De gordura boa estou consumindo azeite, amêndoa, requeijão light, azeitona e abacate puro antes de dormir (é enjoado mas vale a pena), e para o trabalho estou levando uma garrafinha de iogurte desnatado com amêndoa para não ficar comendo tanta besteira! Bom, só tenho a dizer que estou me sentindo cada vez mais animada com esse “achado” na internet. Não estou encarando isso como uma dieta e sim como se eu estivesse aprendendo a comer com qualidade! Tenho certeza de que continuando no ritmo que estou e fazendo no mínimo caminhada eu vou conseguir perder os 7kg que almejo. E já estou repassando esse ânimo para o meu noivo, não só porque o nosso casamento está próximo e temos que estar “apresentáveis”, mas também porque quero que os dois mantenham uma vida saudável depois, um ajudando o outro. Boa sorte a todos e agradeço a você, Rodrigo, por ter esclarecido as minhas dúvidas com os seus artigos e me passado mais confiança para manter o meu foco!!

    Um abraço!!

    • Rodrigo

      Maravilha Amanda,

      Obrigado por ter compartilhado um pouco da sua experiencia! Um grande abraco e muito sucesso pra ti!
      Rodrigo

  • arlete

    Ola Rodrigo seu lindo ! Eu estou feliz e satisfeita por ter encontrado o seu site PARABENS !!
    Tenho uma pergunta, faço musculaçao e ginastica localizada , quero saber se tenho que fazer em dias alternados ou se posso fazer no mesmo dia um depois do outro ?

    Agradeço pelo empenho de ajudar tantas pessoas ;

    Abraços;

    Arlete

    • Rodrigo

      Oi Arlete,

      Bom, depende, a ginastica em si nao deve forcar muitos os musculos como a musculacao, certo? Nao vejo grandes problemas em fazer no mesmo dia, se ambos nao duram muito tempo. Caso ambos sejam longos, eu acho que seria melhor alternar…

      Abracao,
      Rodrigo

  • elaine

    OLÁ RODRIGO,TÔ ADORANDO SEU SITE ,TEM MUITAS DICAS,ME INSCREVI NO DESAFIO DOS DEZ DIAS ESTOU AGUARDANDO AS DICAS.ESTOU FAZENDO REEDUCAÇÃO ALIMENTAR HÁ 3 MESES ELIMEINEI 5,5K,COMO DE 3EM 3 HORAS,GOSTEI DAS DICAS DA PROTEÍNA,ACHO QUE TÁ FALTANDO NA MINHA ALIMENTAÇÃO.GOSTARIA QUE SE VC PUDER ME DÊ ALGUMAS DICAS DE LANCHES,E MAIS ALIMENTOS QUE SÃO PROTEÍNAS QUE EU POSSA INCLUIR NOS LANCHES,GERALMENTE COMO FRUTAS,BARRA DE CEREAL.OBRIGADA

    • Rodrigo

      Oi Elaine, de uma olhadinha na pagina de artigos que voce vai ver um somente sobre o que comer nos lanches 🙂

  • MENDONÇA JP

    OLÁ RODRIGÃO!!!!CAMARADA DESCULPE A INTIMIDADE… CARA QUERO TE PARABENIZAR PELO EXCELENTE TRABALHO. DEPOIS QUE DESCOBRI O TEU SITE NO GOOGLE MINHA VIDA MUDOU. MINHA E DE MINHA FAMÍLIA OU DIRIA ESTÁ MUDANDO.
    AMIGO SOU NORDESTINO E COMO TODA PESSOA NORMAL QUE MORA NO NORDESTE GOSTA DE PRAIA QUE TRAZ UMA CERVEJINHA E POR AÍ VAI.
    ENTÃO A MINHA DÚVIDA É ATÉ ONDE O ALCOOL (CERVEJA) ATRAPALHA NA CONQUISTA DOS OBJETIVOS AQUI ESTUDADOS. UM GRANDE ABRAÇO E QUE O SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO TE ILUMINE E O CONSERVE COM ESTA DEDICAÇÃO.

    • Rodrigo

      Fala Mendonca!!

      Que maravilha que as informacoes estao colaborando para melhora da sua vida e de sua familia!!

      Olha, o alcool, quando esta no organismo faz com que qualquer queima de gordura deixe de existir. Soh ter isso em mente.
      Ter tambem em mente que o algo eh mais calorico que proteinas e carboidratos e um pouco menos que gordura.

      Esses sao os principais pontos imediatos pra mencionar!

      Abracao,
      Rodrigo

  • Maria

    Olá Rodrigo,

    Muito obrigada pelo esclarecimento.
    Queria dizer que há uns meses atrás não tinha conhecimento deste site e perdi mais de 20 kg com uma dieta de 1200 calorias em apenas 2 meses e meio. Temo que perdi muito músculo e que exagerei na carga de exércício (todos os dias fazia 2 horas e meia – 1 hora exercícios aeróbicos + 1 hora musculação + (às vezes) meia hora de cárdio). Como chegava tarde da academia raramente comia à noite e ia dormir. Fiz tanto exercício que agora os meus tendões doem e estou em tratamento.
    No entanto, ao comprar uma nova balança vejo que a minha gordura corporal é de 25% e tenho 19 anos, o que não é saudável. Tenho alguma gordura localizada na barriga e nos braços.
    A minha dúvida é no que me deveria focar concretamente assim que recuperar? Ganhar massa muscular ou perder peso? É que a minha fisioterapeuta diz que seria bom eu ganhar massa muscular só que eu temo que o meu número de calças aumenta ou seja ENGORDE!
    Eu já tinha ouvido dizer que ao construir massa muscular ganha-se peso mas não gordura mas será que em termos estéticos posso vir a engordar ou seja aumentar o número da minhas calças?É que embora gostasse de ganhar mais “curvas” porque perdi mesmo muito tenho medo de engordar 🙁
    O meu biotipo é mesomorfo, tenho 1,60 e peso 66/67kg. Toda a gente diz que estou bem assim pois uso tamanho 38.

    O que vc acha?

    Obrigada
    Maria

    • Rodrigo

      Massa muscular soh vai ajudar voce a DIMINUIR medidas. Menos gordura e mais massa… alias, a massa magra vai ajudar na queima de gordura tambem!

      Pratique uma alimentacao correta e saudavel!

      Abracao,
      Rodrigo

  • Ana Maria

    Rodrigo, em relação aos horários de se alimentar, estou com um problema, é que meu horário de almoço do meu tabalho é as 10:30, almoço por volta das 11:15, então não tenho a refeição de lanche da manhã, tomo café d manhã as 7:30 isto pode intererir na minha dieta, quero muito conseguir, me ajude.

    • Rodrigo

      Fique tranquila, foque no resto e faca seu melhor. Nao vai impactar muito nao. Certifique-se de ter um cafe da manha rico em proteinas.

  • fabiana

    Rodrigo ñ estou conseguindo fazer o calculo da quantidade de proteina e gordura boa que preciso ingerir. Meu valor total de carboidrato é 311g me ajude obrigada.Meu nome é Fabiana

  • Oi Rodrigo,
    Como estou iniciando no emagrecerdevez, não sei se o que escrevi ha pouco foi enviado e se não me desculpa, mas vou repetir resumindo:
    Estava com 62kg e num espaço de menos de menos de 10 meses aumentei o peso para 66kg e com orientação de um Nutrólogo consegui eliminar 1,500kg, mas ai parou ( efeito platô) Faço academia 4x semana e pilates 2x semana, faço 60min de esteira intercalando com musculação 30min antes 10min durante e 20 n0 final com velocidade de até 7.0, corro e caminho intercalando. Alimentação que considero saudável, arroz integral, saladas, frango, peixe e carne, frutas, leite, pão integral, queijo branco, iogurte diet ou light, sucos, linhaça, aveia, semente de chia, quinoa e por ai vai.Ha uma 3 semanas estou tomando o shake Herbalife, acrescentando 1 colher de proteina, substituindo o café da manhã e jantar, mas nã estou vendo resultado.
    Tenho ocupado boa parte do tempo lendo os artigo e dicas do Emagrecer De Vez e estou adorando. Sei que diante de tantos casos que já vi o meu não é tão grave, mas mesmo assim estou acima do peso e isso não é bom, pois sou hipertensa, tenho hipotireoidismo ( metabolismo lento)e tenho 67 anos e minha meta é 59kg.
    Estou esperancosa, mas o que vc me diz de tudo que falei?.
    Aguardo seu contato.
    Parabens pelo seu trabalho, que pelo que já vi tem ajudado muitas pessoas.
    Abrs,
    Telma Carvalho

    • Rodrigo

      Desculpe Telma, mas infelizmente realmente nao tenho tempo habil pra analisar este tipo de pergunta e responder como gostaria. Antes de responder de forma incompleta, prefiro nao fazer. Tento dar uma pequena atencao pelo menos pra grande maioria das pessoas.

  • DANIELE RIBEIRO_Curitiba

    Olá Rodrigo, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que você e sua equipe vêm fazendo aqui neste blog para nós, quero registrar aqui, que foi a melhor coisa q me surgiu nessas minhas incansáveis e incontáveis buscas pelo google a procura da dieta milagrosa e como vc várias vezes vem frisando em seus artigos que são sites de balelas, eh agora sim eu vejo q eh isso mesmo, concordo com vc em grau, gênero e numeros, mas vamos deixar de lado essa minha rasgação de seda e ir logo para minha dúvida:

    Como lia seu site exporadicamente, um artigo ali, outro aculá, resolvi me inscrever no “10 dias para Emagrecer de Vez”, só que agora estou no 5º dia e surgiram as dúvidas:(

    Qdo vc cita o link do seu artigo do desafio de três meses para fazer o download da planilha, é para já começar a fazer a nossa reeducação alimentar? ou é apenas para termos um conhecimento de como funciona a planilha pois ainda iremos ver nos próximos e-mails q me enviar o que realmente devo fazer?

    sim pq ainda tenho muuitas dúvidas, pq faço como a grande maioria dos seus seguidores, geralmente acompanho seu blog no trabalho e nos seus e-mails enviados geralmente vc nos passa as tarefas onde devemos ler 1, 2, ou mais artigos seus, e as vezes dentro desses citados artigos existe outros artigos tbm nos sendo citados.

    Resumindo tem hora q dá um nó no tico e teco aqui meu fio, que vc nem imagina, ai como eu sofro…rsrrs 🙂 mas faz parte, então essa eh uma das minhas dúvidas

    se JÁ É para eu começar a colocar alimentos ali?
    (lembrando que no meu calculo de calorias deu que eu preciso ingerir 1445 kcal por dia já descontado a porcentagem)

    e a outra dúvida não tão importante mas não deixa de ser dúvida eh sobre essa frase aqui (Ao se comprometer verdadeiramente em fazer alguma coisa acontecer, ao tomar a DECISÃO, todos os meios, os passos e métodos, irão se revelar automaticamente na hora certa) que você manda ler 346 vezes antes de seguir em frente, meu fio, começo a contar me perco tudo, como você fez isso pelo amor de Deus?

    eh isso, desculpe minhas dúvidas bobas mas ta dificil seguir com esse monte de nó…kkkk

    no aguardo de respostas, abraços

    • Rodrigo

      Minha equipe de UMA pessoa neh ehehehe…

      Sobre os artigos, os que sao essenciais pro processo sao os referenciados diretamente nos emails. Os que sao referenciados dentro dos artigos, sao opcionais. Voce pode ler eles outra hora depois do processo.

      Sobre a frase hehehe… leia 2x que ta de bom tamanho 🙂 Mas preste atencao pois eh muito importante.

      Siga em frente o processo, passo a passo ateh o fim, sem pressa que tudo fica mais claro!

      Abracao,
      Rodrigo

  • Leandro

    Rodrigo,

    Ja li em diversos sites sobre zero carbo no periodo da noite (3 a 4 hrs antes de dormir), gostaria de saber sua opinião sobre isso. Funcional ou balela?

    abs,
    Leandro

    • Rodrigo

      Eu nao acho problema nenhum nisso. No geral, eh uma boa ideia pra quem visa a queima de gordura sim. Talvez nao precise ser ZERO mas baixa quantidade eh aconselhado.

  • Tânia

    Rodrigo vc deu exemplos de refeições adequadas contendo carbo complexo, carbo fibroso e proteína e depois vc descreve a fórmula como sendo: 50-55%/25-30%/15-20% ou carbo/proteína/gorduras boas: carbo seria o com-plexo, ok, o que seriam as gorduras boas que não estão nos expemplos de refeições adequadas? Abraço Tânia.

  • Fabiana

    Rodrigo,se nos carboidratos eu quiser comer somente legumes e deixar o arroz integral de lado seria uma boa escolha????obrigada desde já…..

  • Luciana

    Meu recado é para as pessoas que acessam o site, Rodrigo. Aconselho a todos que tem dúvida, acessar a planilha do Desafio de 3 meses. É super simples, é só por a quantidade de calorias que devem ser consumidas por dia, comprar uma balança de cozinha e mais nada. A planilha faz todos os cálculos sozinha…

  • Emanuel Nascimento

    “Se seu objetivo, por outro lado, é obter gordura suficiente para ser lutador de sumo, sinta-se a vontade para se deliciar com o que preferir.”

    gostei desta parte…he he he …

  • Luccas Utteich

    Rodrigo,esse atum em agua é aquele enlatado que vem oléo na verdade,ou e outro específico?
    mto obrigado.

  • IVAN

    Boa tarde Rodrigo,

    parabéns seu site é muito bacana, já li vários artigos, porém achei algumas coisas confusas. Deixa eu explicar. Eu peguei a sua planilha de inoformações nutricionais, modelo de refeição e sugestões. Antes de olhar as sugestões eu lancei minhas informações na outra planilha de calculadora e vi que a minha dieta deve ser de 2.500 Kcal por dia, e então comecei a simular as refeições, com um total de 6 ao longo do dia. Eu tive muita dificuldade em conseguir atingir a quantidade de proteína, sem o Whey Protein seria quase impossível. Mesmo assim tenho dificuldade pois eu não quero colocar ele mais de duas vezes ao dia. Enfim, fui então ver as suas sugestões de refeições, mas elas não atendem a quantidade de nutrientes que deveriam. Vamos pegar o último lanche como exemplo, voce sugere Ricota ou Cottage e Amendoas ou Castanhas na primeira coluna. Com base nas informações nutricionais, consumindo 100g de Ricota e 100g de Amendoas, as quantidades de proteina não são atingidas (apesar de estar quase), mas o problema é que a gordura dispara pra 56 gramas quando deveria ser apenas 2g pelo seu modelo, e nos carboidratos ficamos com 29g quando o ideal seria 14g. Se você puder me envie seu e-mail que te mostro meus cálculos, mas foi bem difícil chegar aos números sem ultrapassar nas gorduras.

    Abraço

  • Claudine

    Rodrigo,

    Estou iniciando no emagrecerdevez e gostaria de um pequeno esclarecimento sobre a composição do prato no tocante à 20a25%de gordura. Quais seriam estas gorduras/alimentos. Proteínas e carboidratos entendi legal (já li os artigos).
    obrigada.

    • Olá Claudine! Fontes de gorduras boas seriam, por exemplo, azeite de oliva, castanhas, nozes, carnes criadas em pasto, abacate, salmão, por exemplo!

  • denise de albuquer que drumond

    rodrigo infelizmente estarei indo embora para o interior hoje e la não tenho acesso, estou no meu quinto dia, eu posso guardá-los e quando vier eu faço? da o mesmo resultado? se puder responda ainda hoje. muito obrigada

  • Ester

    Olá Rodrigo, estou adorando ler e conhecer mais sobre alimentação e ver que realmente você está nos apresentando a verdade. Tive uma grande dúvida no momento de montar as refeições. Primeiramente estava montado de acordo com a quantidade de carboidratos e proteínas indicadas, mas não estava me preocupando com as gorduras. É por esse caminho mesmo? E em relação às calorias? Elas já estão incluidas no calculo, ou eu tbm preciso me preocupar com elas?
    Aguardo.

  • Camilla

    Rodrigo, já sei quais são as fontes de carboidrato e proteínas que devo consumir, mas e a gordura? quais as fontes mais recomendadas? fiz os cálculos e devo ingerir 31 gramas de gordura por dia, mas como dividir essa quantidade em 6 refeições? o que comer? ai meu deus, quantas dúvidas! rsrsrs
    abraços

    • Olá Camila! Amêndoas, nozes, castanhas, azeite de oliva extra virgem, manteiga de boa qualidade, óleo de coco, abacate, sementes de girassol, linhaça, e também nas carnes!

  • Carol Schwa

    Parabéns pelo site, muito bom!

  • Márcia Campos

    NÃO CONSEGUI ABRIR O Link com a dieta dos 3 meses!!!!!!!!!!
    Como fazer para recebê-la?
    Aguardo.

    • Olá, Marcia! Tivemos um problema dia 08 e estamos impossibilitados de mandar emails em massa por enquanto! Mas te mandei o processo de 10 dias por email!

  • Renata

    Olá Rodrigo, comecei a visitar seu site recentemente e me surpreendi com muita coisa que li, e justamente essa determinação do poder de escolha que eu sinto atualmente. Já sentia antes mesmo de conhecer seu site, mas agora me deu mais ânimo ainda.
    Eu estou a 3 semanas malhando, de 20 h à meia noite todos os dias, e a uma semana antes do natal comecei com as restrições, não bebo mais liquido nenhum sem ser agua, em média 3 litros por dia(dependendo da malhação sobe pra uns 5 litros), cortei as frituras, doces, refrigerante, sucos, tudo que considerei meus inimigos da balança rs.

    Apesar de já ter lido muito coisa por aí, e ja ter ido a uma nutricionista e tudo a um tempo atras, decidi fazer uma dieta por conta própria. Eu até pretendo ir a uma nutricionista dia desses, mas por enquanto me falta tempo, enfim queria que me ajudasse e desse uma olhadinha na minha “dieta” atual e me apontasse os meus erros.

    Café da manhã – 9 h > duas fatias de pão integral com cream cheese/polenguinho light + uma fatia de melão
    Ou corpus com cereal integral + uma fatia de melão

    Almoço – 12 h > frango grelhado + 3 colheres de feijão + 4 colheres de arroz + salada + gelatina

    Lanche da tarde – 15 h > um corpus com cereal integral ou gelatina

    Janta – 18 h > frango grelado – 3 ovos (3 claras e 1 gema) + 1 cebola e 5 dentes de alho cozidos (é estranho, mas eu gosto rs)
    ou duas fatias de pão integral com cream cheese/polenguinho light + fruta

    *vou pra academia umas 20 h

    Lanche da noite – 21 h > 1 barrinha de cereal

    *Chego em casa a meia noite/1 h

    Ceia – 00/01 h > 2 ovos (2 claras + 1 gema) + frango grelhado + 1 maçã

    Basicamente é isso que eu ando comendo, as frutas são melão, morango, mamão, melância, lichia, maça e banana(as vezes)
    Andei sentindo fraqueza, então comecei a tomar Cebion diariamente.
    Muito obrigada desde já.

    Obs.: Fiz a avaliação fisica, mas nem quis saber quanto estava pesando, nem a minha porcentagem de gordura corporal… além de triste ia ficar ansiosa para me pesar constantemente, e com isso comendo mais .. rs.. Mas acho que devo estar com uns 85 k, já comecei a perceber que estou emagrecendo e não qro parar, tudo muito saudável espero!

    • Olá, Renata! Uma coisa que me preocupou um pouco é o fato de você passar tanto tempo na academia! Submeter seu organismo a um esforço tão grande eleva seus níveis de cortisol e pode ser prejudicial principalmente ao seu progresso de emagrecimento! Acredito que a sua fraqueza vem ou de uma baixa calórica ou de efeito rebote! dê uma lida no artigo “Tudo que você precisa saber sobre carboidratos”. Vamo que vamo!!! Disponha!

  • Camila

    Oi Rodrigo,

    Gostei muito do material!!! Muito mesmo!!! Principalmente porque tomei a DECISÃO de mudar!!!

    Daí, tentei abrir o link da dieta dos 3 meses e da de 10 dias e não deu certo. Você pode me ajudar??

    Obrigada, abraços!! 🙂

  • Tatiana Rohricht

    Ola Rodrigo e Geosh,

    Parabens pelo site, vcs sabem explicar muito bem os fatos e a leitura dos artigos é bem agradavel…tenho uma duvida sobre o cheat day:

    no cheat day é possivel ultrapassar o limite de calorias diarios?
    se, por exemplo, eventualmente eu sair pra um almoço que eu sei que vou me passar e comer a mais, o que é melhor: fazer menos refeicoes naquele dia e manter o limite de calorias ou manter o esquema de 3 em 3 horas?? Isso eu digo eventualmente, como num cheat day, eu sei que o ideal eh fazer refeicoes balanceadas e de baixa calorias de 3 em 3 horas, mas se eventualmente eu me passar em uma das refeicoes, o que é melhor? Pular a proxima refeicao de modo a equilibrar os ponteiros, ou manter o ritmo e comer de 3 em horas? Sempre tenho essa duvida num cheat day…

    • O Cheat day não tem limite nenhum, Tatiana! No começo é ótimo pra extravasar mesmo, e depois vc passa a ter menos necessidade de se empanturrar hehehe
      Obrigado!

  • Tatiana Rohricht

    Oi Rodrigo e Geosh,

    Estou fazendo o processo de dez dias e estou utilizando um site pra me ajudar a contar os alimentos (quantidade de proteina, gordura e carbo), customizei os dados para os calculados aqui pelo emagrecer de vez, mas estou com dificuldade em balancear os valores…se consigo consumir o necessario de proteina, acabo ficando com a gordura sempre a mais do que deveria, todo dia to comendo ovos e castanha do pará e isso ja leva o indice de gordura la em cima…alguma sugestao?

    • Fala Tati! Um pouco a mais de gordura não tem problema. Desde que você não eleve muito seus níveis de insulina com alimentos mais densos em carboidratos, essa gordura não será armazenada.

  • Eu tenho 34 anos, sempre tive uma boa forma,sempre gostei de exercicios fisicos,mas de um ano pra ca deixei de fumar e tbm nao bebo nenhum tipo de bebida alcolica.Mas tbm ja a 6 meses nao fui mais para academia ,resultado em um ano engordei 15 kg estou desesperada e ao invez de achar uma solucao como cada vez mai doces eu so tenho vontade de comer doces tenho 1,62 m e estou pesando 70 kg oque que eu faco?
    Me socorra eu quero emagrecer,mas nao sei como.

    • Janaina, inscreva se nas video aulas do site que elas vão te explicar o que está acontecendo com seu organismo e isso lhe facilitará muito adquirir os hábitos que vão te levar com certeza ao sucesso. Vamo que vamo!

  • Renan

    A minha dieta feita pelo meu treinador tem mais calorias vindas pela proteína do que pelo carboidrato.
    O que quero saber, está errada?
    Meu treinador é do meio do fisiculturismo!
    obs: eu não uso drogas.

    • Olá, Renan. é importante que você ingira fontes de gorduras boas pra que seu corpo tenha de onde tirar as energias. A proteína tem que ser em boa quantidade, mas não pode ser em excesso tbm, desbalanceando demais a proporção calórica.

  • Cara, qual a forma mais saudável de se fritar ovos?( Menos com água porque é meio complicado hehe.)

    • com gordura saturada, Iuri. De óleos tropicais(como o óleo de côco) ou gordura animal.

  • Hercules

    Acabei de participar do desafio dos dez dias e acredito ter entendido tudo que lá foi exposto, ou melhor, quase tudo. Na presente data, comprei o pacotão do desafio e recebi os vídeos e a planilha de refeições e nutrientes balanceados, porém, ainda continuo com a mesma dúvida: como montar um cardápio que preencha corretamente a porcentagem de carboidratos, proteínas e gorduras, visto que ao adicionarmos as proteínas no cardápio as gorduras costumam vir juntas no mesmo alimento. Até mesmo no super cardápio da planilha oferecida pelo emagrecer de vez as gorduras apareceram com mais de 20%, mesmo com o lançamento errôneo de apenas 0,8g de gorduras para 150 gramas de peito de frango, sendo que na verdade seriam 6 gramas, conforme descrição da tabela de nutrientes dos alimentos. No café da manhã, indica-se que usemos os ovos como forma de proteínas, porém, se incluirmos três ovos para atingir uma quantidade significativa de proteínas já saímos com 15g de gorduras consumidas, o que chega a ser quase a metade da quantia indicada quando falamos em 45%carboidratos 40%proteínas e 15% gorduras. Por favor, esclareça-me melhor sobre estas porcentagens e como posso atingir meus objetivos, ou melhor, consumir refeições balanceadas. Aguardo resposta, pois mesmo com a aquisição do pacotão ainda não entendi como atingir uma forma de inserir proteínas com alimentos naturais sem ultrapassar a porcentagem de gordura. Obrigado.

    • Te respondi noutro comentário, Hércules!

  • Martina

    Olá Rodrigo, olá Geosh!
    Uma coisa que me confundiu: com os cálculos concluí que preciso fazer uma dieta de 1483kcal por dia. Fiz os cálculos das porcentagens de carboidratos, proteínas e gordura, conforme foi dito: o mesmo cálculo com o mesmo total de kcal com as diferentes porcentagens e calorias por grama. Explicando:
    carboidratos 1483 x 0,5 = 741,6 / 4 = 185,4g
    proteínas 1483 x 0,3 = 444,9kcal / 4 = 111,22g
    gordura 1483 x 0,15 = 222,45 / 9 = 24,71g

    Porém, somando todos os resultados das porcentagens dá mais que o dobro do quanto eu preciso ingerir… fiquei confusa nessa parte. Está certo o que fiz?

    • Olá, Martina, os calculos me parecem certos sim. Porém, eu acredito que existam maneiras mais eficazes de se adequar naturalmente a esses padrões. consumindo proteínas+gorduras boas+ carboidratos de verduras e legumes, você tenderá a se adequar. caso opte por consumir carboidratos simples ou complexos, leia nossos artigos sobre insulina.

  • vallessya matos

    Rodrigo/Geogh

    Sou vegana (nada de carnes, leites e derivados, ovos e mel), como substituir os exemplos citados de proteína animal para que eu possa atingir o objetivo do emagrecimento saudável? Preciso, mesmo, emagrecer e estou meio perdida sobre quais opçoes de proteinas me alimentar, fico no aguardo.

    Gratidao,

    • vallessya matos

      Geosh, acabei de ver sua resposta, gratidao 🙂

      • Disponha, Vallessya!

        • Fabiano

          Manda esta resposta pra mim também 🙂

  • Pedro Pereira

    Rodrigo,

    Primeiramente Parabéns pelo site, encotrei ele por acaso e já estou seguindo muitas dicas descritas aqui, como adicionar proteina em todas as refeições e o HIIT.

    Minha duvida é sobre o cafezinho, pesquisei aqui no site e não encontrei nada a respeito, e acredito ser a duvida de muitos aqui.

    No meu caso, eu trabalho 12 horas, 2 dias de dia, 2 dia de madrugada, então acabo consumindo MUITO café, com açucar. Gostaria de saber se isso pode me fazer mal e/ou atrapalhar na minha perda de gordura.

    Gostaria de saber também se você tem algumas dicas de alimentação para o trabalhador noturno, e se você pode me passar o link de alguma tabela com informações nutricionais dos alimentos.

    Mais uma vez, Parabéns

    Abraços.

    • Pedro, O café em si não costuma causar muitos problemas não, se adoçado com estévia, por exemplo. Porém, eu evitaria um consumo excessivo. Talvez tentaria substituir pelo chá verde, e principalmente, investiria em boas horas de sono. Talvez o melhor hábito seja adaptar suas refeiçoes de acordo com o seu ritmo circadiano. comendo mais quando voce acorda e gradativamente menos até a hora de dormir. Obrigado e vamo que vamo!

      • Pedro Pereira

        Geosh, nunca tinha ouvido falar sobre estévia, pesquisei aqui e achei bem interessante. aonde posso encontrar para comprar?

        • O ideal é que você arranjasse uma muda, Pedro! Basicamente é só secar e triturar as folhas e vc tem o adoçante em casa. Se for consumir a estévia de supermercado, certifique-se de verificar se não é um adoçante composto(com outros adoçantes em conjunto.)

  • Marcus

    Ola Rodrigo boa noite !
    Gostaria de saber a respeito de recuperaçao muscular ,eu sempre treino mais focado para menbros inferiores e sinto que por treinar 2 vezes na semana pesado minha recuperaçao nao esta sendo suficiente e os ganhos muito pouco , na sua opiniao 2 treinos pesado de menbros inferiores durante a semana seria muito para um individuo que tem uma rotina de vida de trabalho ,estudo e treino ? a recuperaçao estaria prejudicada ? desde ja agradeço

    • Definitivamente, Marcus. Quando eu faço Deadlifts eu costumo sentir dores pós treino de 6 ou 7 dias no bíceps femural. Músculos maiores levam mais tempo pra se recuperar, também

      • Marcus

        rapaz obrigado pela rapida resposta ,gostaria de adquirir seu e-book
        se puder me passar por email como comprar agradeço ( marcusviinicius@hotmail.com) , quanta a pergunta entao seria melhor somente um treino na semana bem intenso e depois recuperar ? abraços

  • Andreia Matos

    Bom Dia Rodrigo, eu nao consegui baixar o Desafio ;/. Pode me ajudar ?

    • Andréia, o desafio de 3 meses saiu do ar. O processo de 10 dias/livro são mais eficientes.

  • Olá estou gostando muito do seu site, principalmente sobre a insulina, pois estou fazendo tratamento com Endocrinologista pois a minha insulina sé torna gordura e acucar mediante tudo em que eu como..fiquei muito preocupada ..amis estou fazendo dieta comendo em 03 e 03 horas..mais essa insulina só jesus..por mais esforço que eu faço não vejo resultado não sei o que fazer..irei fazer novamente o exame esta semana para ver como esta a taxa de insulina mediante tudo o que eu como (acho que como a insulina reage mediante o alimento) me responde pelo e-mail lpcosta.rj@gmail.com.
    grata
    luciana Costa

    • Luciana, a insulina reage mediante ao alimento, tem sempre que considerar o efeito de cada carboidrato que você come. e uma condição que se desenvolve também é a resistência a insulina. pre melhorar a sensibilidade a insulina você pode fazer musculação e/ou hiit. Disponha!

      • Olá Geosh,
        Me ajuda! vou explicar melhor fiz o exame insulina pós prandial deu 58, minha medica disse que precisa tomar o remédio actos para pré diabéticos, gostaria de esclarecimento pós prandial 58 esta fora do normal? é necessário eu tomar remédio? estou muito preocupada com esta situação, estou fazendo dieta e comendo em 3 em 3 horas..mais não quero tomar mais esse remedio actos já tomei 4 meses.
        grata pela atenção
        luciana

        • Luciana, Duvido muito que sua médica te recomendou sem haver necessidade, Mas em todo caso acho que uma opinião de um segundo médico seria uma boa idéia, hein?
          Disponha =)

  • Jessé

    Bd Rodrigo/Geosh,

    Conf. s/orientações p.ex p 2500kcal, e seguindo 50%/30%/20% temos (2.500*0,5/4/6=52g Carb), seguindo mesmos calculos 31g Proteimas e 20g gordura boa, somando isso teremos 103 g (carb+prot+gord) em cada refeição. Minha dúvida, parece pouco e se considerarmos q tinhamos hábitos n mto saudáveis e a ingesta era bem maior, n haveria o tal comportamento do corpo em analisar a FALTA DE ALIMENTO e disparar o mecanismo de retenção de gorduras? Outra dúvida se não fizer as tais 6 refeições posso acumular por exemplo o dobro 206 g para cada uma de 3 refeições diarias. Qual exatamente é a importância de em todas as 6 refeições ingerir CARB+PROT+GORD, já q nos lanches indermediários, via de regra n ingerimos proteinas, p/menos penso que n normalmente.
    Grat

    • Olá, Jessé! são 103g de macronutrientes, considerando a densidade dos alimentos isso deve dar uns 400 ou 500g de alimentos, ou seja, comendo isso de fontes menos densas dá uma quantidade beem grande de comida/. Eu também não me ateria a esse percentual porque daria um percentual muito grande de carboidratos. Abraços!

  • Jessé

    Geosh,
    Valeu cara, eu realmente n estava considerando a questão dos macronutrientes e a densidade dos alimentos e estava apenas fazendo uma connta simples de 103g (carb+prot+gb) = 103g de alimentos. Revendo mmeu post vejo agora q realmente pode até ser muito.
    Gostaria de dizer q os artigos do blog são muito bem escritos, simples de entender e muito esclarecedores e apesar da dúvida q sempre temos em relação a mto lixo da net, esses sites me inspiram confiança e raramente recorro a outras fontes p checar conteudo, etc.
    Parabéns e obrigado!

    • Magina, Jessé! Precisando é só falar! O mais importante aqui é que nós estamos todos com o mesmo objetivo: encontrar respostas que funcionem. Se você ler os primeiros posts do blog vai ver que o conhecimento que a gente tem evoluiu bastante ao longo dos anos, e espero que continue assim!

  • Fabio Zampronio

    Geosh, boa noite…eu, Fabio, de novo…
    Aproveitei esse post para fazer uma pergunta sobre esses Shakes substitutos de refeições…o que você acha do uso desses como um substituto de uma das refeições, por ser mais ou menos “balanceado” (alguns tem boas doses de proteína) e principalmente pela praticidade?

    • Principalmente pela praticidade, Fábio! Tem que manter o motor funcionando

  • Luciana

    olá Rodrigo
    lendo um dos artigos do site a respeito de frutas, me veio uma dúvida: segundo o artigo, as frutas não são bem vindas numa dieta em que o objetivo é perda de peso, porém a frutose auxilia na absorção de ferro, e já faz alguns anos que tenho uma anemia reincidente…se eu diminuir a ingestão delas, corro o risco de aumentar a anemia?
    como devo proceder?
    grata

    • Luciana! A idéia é limitar, não abolir. Associando uma laranja com uma fonte de ferro você deve ter uma boa absorção de ferro. Removendo outros alimentos como trigo, açucar e companhia sua absorção de nutrientes tende a melhorar também. No mais é ficar de olho e monitorar sempre, acompanhar com seu médico, etc. Abraços!

  • Bruna

    Olá Rodrigo. Li seu livro e tenho acompanhado o site, mas após essa matéria fiquei meio confusa, pois você propõe que passemos a comer apenas os carboidratos fibrosos que são os vindos dos legumes e nesse artigo fala da importância de se comer carboidratos complexos. O que é para se levar em consideração?

    • Bruna, Acredito que os carboidratos complexos são ótimos se você tem uma necessidade energética muito alta, se pratica algum esporte de maior duração, etc. Porém acredito que se você tem um gasto energético menor, a melhor opção seria sem dúvidas que os seus carboidratos viessem apenas dos legumes e verduras. Caso você opte por uma mudança, pode ir fazendo gradativamente pra ir se ajustando sem maiores contratempos. Abraços!

  • marina

    Eu li a respeito da dieta dissociada e existem explicacoes cientificas para que ela funcione … fiquei confusa ao ler esta materia …
    PASSA NO MEU BLOG, PROCURO APOIO ..

    http://marinanatali.blogspot.com.br/

  • simone

    Olá meninos, fico maravilhada com tanta informação, já tinha lido este artigo e não tinha entendido , reli agora e ficou bem claro. Agora vou colocar em prática. volto pra falar como estou indo. Estou com 63kg e quero chegar aos 57, pode parecer pouco, mas meu organismo não consegue entender isto kkkkk que luta.
    Obrigada, abraços!

    • Haha! é pouco mesmo, mas espero que consiga, Simone! Obrigado e um abraço!

  • daniela

    Oi! Td bem? Vc acha que barra de proteina pode ser uma boa opção de lanche? Obrigada!!

    • Daniela, depende dos ingredientes. Se tiver farinha ou açúcar, não!

  • Wallyson

    Boa noite Rodrigo e Geosh!
    Cara, parabéns mesmo pelos EXCELENTES artigos, estou aproveitando cada vez mais quando dou uma lida no site hehe, muito bom!

    Uma dúvida a respeito deste artigo é a seguinte: Vocês citaram, que o corpo reserva de 300 a 400 gramas de glicogênio, certo? Como meu treino de musculação é muito intenso e faço corridas 3 vezes por semana (apenas 20 min), eu imagino que devo ter reservado em meu organismo, teoricamente, o máximo de glicogênio sem exageros.
    A pergunta demorou, mas é a seguinte: quanto de carbo devo ingerir diariamente, em minha dieta de 2700 kcal?
    Ah, outra coisa: existe uma forma de saber quanto desse glicogênio é liberado conforme a intensidade da atividade?

    Valeu amigos, grande abraço e sucesso para o ótimo trabalho!!!

    • Wallyson, até por motivos de sobrevivência, acredito que a quantidade desse glicogênio disponível pra exercícios seja bem menor. Talvez você deplete cerca de 1/3 disso. Portanto, a minha resposta é a seguinte: É o mínimo de carbs necessários pra conseguir manter bem suas atividades físicas. Faça um teste! Eu tenho mantido bem a musculação com cerca de 100 gramas de carb por dia de baixa e no máximo média glicemia, Com um cheat day por semana.
      Abraços!

  • Elen Cristina

    Bom dia Rodrigo!
    Eu comecei o desafio dos 10 dias estou adorando, porem levo uma vida muito corrida estou tentando acessar o desafio dos três meses onde encontro as planilhas prontas mas não consigo. Já comprei o livro e baixei ao aplicativo no meu tablete. Sera que vc pode me ajudar disponibilizando o desafio de 3 meses? aguardo
    Elen Cristina

    • Olá, Elen! Se você comprou o livro, ele é a melhor opção. O desafio de 3 meses saiu do ar tem um teeempo já.
      Abraços!

  • Marina Honorato

    Olá, Rodrigo. Tudo bem?
    Estou na metade do seu livro que é, por sinal, sensacional! Mas me surgiu uma dúvida enquanto eu o lia: as proteínas devem estar presentes em todas as refeições, mas nos lanches eu posso optar por gorduras boas e carboidratos de qualidade somente? Como você sugere no livro: um mix de castanhas e uma fruta leve?

    Aguardo resposta!
    p.s.: volto a enfatizar: os capítulos iniciais do seu livro me deram muita força e, mesmo que peder peso seja um sonho meu muito antigo, cheguei na minha fase do “chega” e foi quando conheci o Emagracer de Vez. Coisas do destino ou mistério? haha enfim, agradeço a atenção e a dedicação. Até mais!

    • Marina, Desde que você atenda as suas necessidades diárias de proteína e desde que não impacte no seu emagrecimento, não vejo problemas!
      Vamo que vamo pq o mistério é que torna interessante =) Abraços!

  • Sabrina

    Oi Rodrigo! Tenho hipoglicemia reativa e insulina baixa (no exame da curva, tive 41 de glicose), faço musculação, pouco de aeróbico, como de 3 em 3 horas. Não fumo, não bebo. Não como frituras, mas também não como saladas, verduras e legumes. Faço 6 refeições diárias. No almoço, sempre como arroz, feijão, carne, purê de batata (500g, 600g de comida!). As outras refeições são basicamente pão de forma e suco, 1 fruta. Não entendo porque emagreço cada vez mais! Me ajude. Obrigada.

    • Estranho mesmo, Sabrina. acho uma boa procurar um bom Médico e buscar respostas pro seu caso.

  • Paula Gonçalves

    Ola, Rodrigo. Venho acompanhando o seu site e também estou lutando contra a balança. Estou gostando muito do site. Mas, vejo que você sempre cita o Desafio 3 meses para Emagrecer de Vez, clico la mas não consigo nem ver a parte de inscrição. O site esta com algum problema ou é o meu pc? Obrigado desde já.

    • Paula, o desafio de 3 meses saiu do ar já faz um bom tempo. Hoje o principal desafio do site são as video aulas gratuitas. Abraços!

  • Bernar

    Olá Rodrigo e Geosh, estou com uma dúvida aqui. Foi dito em um artigo que um ritmo de perda de gordura saudável seria de até 1 kg por semana. Calculando dessa forma teríamos 1 kg = 1000 g, de acordo com o site 1 g de gordura tem 9 calorias ou seja 1000×9=9000 teríamos que reduzir 9000 calorias por semanais para chegarmos ao valor de 1 kg? Ou sigo as instruções da calculadora de gasto calórico diário e reduzo em 20% ao dia a ingestão de calorias?? Desde já fico grato, estou esperando sanar essa dúvida para começar a minha reeducação alimentar.

  • Sibeli

    Rodrigo,tenho muito medo de uma dieta rica em proteinas e gorduras pois tenho colesterol alto e tambem trigliceris alto,tive inclusive um infarto há 18 meses por essa razão. Tomo remédios tremendos para baixar esses índices porém é bem difícil.por favor me oriente. Muito obrigado.Sibeli PS. Achei suas explicações sensacionais,e bem realistas,mas como se aplicariam a mim?

  • Mara Alves Palandrani

    Bom dia Rodrigo, achei muito importante as 03 composição dos carboidratos e proteínas.
    Tenho apenas um a dúvida, como saber as quantidades em gramas sem balança?
    ABRAÇOS
    MARA.

  • Cristina

    Rodrigo e Geosh:

    Comprei o livro “Emagrecer de Vez” há uma semana e já li todo ele. Vinha lendo também todos os artigos do site, dos mais recentes para os mais antigos. Porém, hoje decidi começar pelos mais antigos. Fiquei surpresa ao ver que neste artigo que o Rodrigo recomendou o arroz integral e uma quantidade maior de carboidratos do que de gorduras. Agora fiquei confusa… Por favor me expliquem.

  • ANDREIA

    gostaria de saber sobre o leite, como e qual o melhor para consumir?

  • Edivane

    achei interessante essas frases que encontrei por ai,e estou colocando em prática Rodrigo..
    15 coisas que você precisa abandonar para ser feliz:
    1. Desista da sua necessidade de estar sempre certo;
    2. Desista da sua necessidade de controle;
    3. Pare de culpar os outros;
    4. Abandone as conversinhas auto-destrutivas;
    5. Deixe de lado as crenças limitadoras;
    6. Pare de reclamar;
    7. Esqueça o luxo de criticar;
    8. Desista da sua necessidade de impressionar os outros;
    9. Abra mão da sua resistência à mudança;
    10. Esqueça os rótulos;
    11. Abandone os seus medos;
    12. Desista de suas desculpas;
    13. Deixe o passado no passado;
    14. Desapegue do apego;
    15. Pare de viver a sua vida segundo as expectativas das outras pessoas.
    “Descobri que tenho muito a aprender ainda.”

  • Juliana Tetzlaff

    Ola!!!
    Rodrigo sei q carnes sao muito importante em uma dieta balanceada, mas sou vegetariana, troco carnes por soja, e alguns graos, no livro vc menciona que graos nao fazem muito bem,
    vc teria alguma dica para esse caso????

  • Maricélia

    Tenho hipotireoidismo, acompanhamento de seis em seis meses com endocrinologista e não consigo emagrecer nada, mesmo me privando de diversos alimentos e passando fome. Seu método é bom para mim? Quero comprar o livro, mas não estou conseguindo.

  • marta

    Gostaria de saber se preciso mesmo fazer os cálculos das proporções entre proteína, carboidrato e gordura. Morro de preguiça de fazer cálculos, pesar e medir comida…é possível seguir o bom senso e uma dose de intuição?

    • Marta, eu me oriento assim: meço mais ou menos as proteínas(pra não pecar por falta ou excesso) e como a vontade verduras, legumes e e gordura. controlo também a quantidade de frutas pra não comer muitas e passar de 25 gramas de frutose. Abraços!