• Agora nesta época você vê artigos sobre chocolate até na testa do Faustão, não é verdade?

    Mas rapando as balelas pra fora do tacho, vamos ver o que sobra. Tirei um tempo pra ir atrás e estudar o que a ciência tem dito ultimamente sobre o chocolate, seu consumo, benefícios, malefícios e coisas interessantes.

    chocolate

    Bom, existe uma infinidade de iniciativas de estudos e pesquisas acerca deste tema, tanto que fiquei impressionado.

    Nota: A lista de referências consta, como de costume, no final do artigo.

    Separando o joio do trigo, quero compartilhar com vocês aqui algumas coisas que achei interessantes e que podem, de fato, contribuir com seu conhecimento. Afinal, você deve estar cansado(a), assim como eu de bla bla bla bla bla bla bla sobre o tema… ufff!!

    Ai você grita: “Sim, estou FARTO(A) desse monte de mesmisses! Me mostre algo novo!! Carambolas!!”

    Sim, eu compartilho do seu desespero, então, vamos lá!!

    “Adultos que consumiram chocolate com maior frequência, tiveram IMC menor do que os que consumiram chocolate com menor frequência.”

    Wow, wow, wow. Ao ler isso, qualquer editor de revista iria já plotar na capa “Chocolate emagrece!!”, não é verdade? Que ótima oportunidade pra criar polêmica.

    Bom, mas aqui no Emagrecer de Vez, você já sabe, os fatos falam mais alto. Esta frase acima é resultado de uma pesquisa hiper recente, aliás, do dia 26 de Março deste ano (2012), que fez um estudo pra tentar observar uma possível relação entre o consumo frequênte de chocolate, ganho de peso ou alterações no IMC (Índice de Massa Corporal).

    Bom, mas ao ler a frase acima, você, como eu, percebe que isso contradiz o fato de o chocolate ter densidade calórica elevada, não é?!

    É, mas o interessante é que, mesmo sendo calórico, os estudos sugerem que ele teria efeitos no metabolismo do corpo que acabaria por contra balancear esta questão. Hmm… super interessante!

    Em vários estudos, o chocolate escuro tem mostrado benefícios metabólicos referêntes à sensibilidade à insulina, melhoras no colesterol LDL e ainda diminuição da mortalidade por causas cardiovasculares e mortalidade geral.

    Segue abaixo algumas informações complementares pra você:

    * Estudos têm sugerido que os flavonóides são benéficos no caso de doenças cardiovasculares. Cacau e, particularmente, o chocolate escuro (amargo), são ricos em flavonóides e alguns estudos recentes mostraram que o chocolate escuro favorece uma baixa da pressão sanguínea.

    * Um estudo, também muito recente, de Harvard mostra que o consumo de chocolate escuro tem efeitos positivos em relação à doenças coronárias na população geral dos EUA. Bom, como os americanos também são humanos, tirando as particularidades, podemos deduzir que efeitos positivos também teriam chances de serem observados para nós brasileiros. Aliás, notou-se que o consumo de doces em geral, que não chocolate, não aparenta ter estes efeitos positivos, mas sim, o contrário, efeitos negativos.

    * Um estudo interessante feito na Escócia, mostrou que mulheres magras ao verem propagandas de chocolate que mostram mulheres também magras faz com que elas sintam mais resistência ao chocolate, porém, em controvérsia, mais vontade de ter o chocolate e mais sensação de culpa. Enquanto, um grupo de mulheres acima do peso, ao ver anúncios de chocolates que mostram mulheres também acima do peso, apresentou menor vontade de ter o chocolate e também menor culpa e nenhuma mudança na questão da resistência. Hmmm… você pode interpretar como quiser.

    * Como mencionado antes, estudos motraram também efeitos positivos do chocolate escuro no aumento da sensibilidade à insulina, o que é uma ótima, ironicamente, para quem procura emagrecer com eficiencia. Leia este artigo para saber tudo que você precisa saber sobre Insulina: As verdades que todos deveriam saber sobre Insulina.

    Minha opinião

    Antes de mais nada: Claro que chocolate engorda!! Isso todo mundo sabe, engorda assim como qualquer alimento que é ingerido em excesso!

    Acho muito válido que estudos sejam feitos em cima do chocolate e seus benefícios, afinal, quanto mais sabemos do que comemos, melhor. A ciência aprende coisas novas todos os dias e, também todos os dias, nós podemos aumentar nossa longevidade ao nos basearmos nestas descobertas.

    Porém, BOM SENSO!

    Não é por que estudos mostram os benefícios do chocolate que você vai sair exagerando, claro que não. Lembre-se que os estudos analisam, em sua maioria, uma ingestão de chocolate escuro pequena e com certa frequência e, mesmo assim, é difícil de se tirar dados e resultados conclusivos.

    O chocolate é sim muito calórico e, assim, como qualquer comida de alta densidade calórica, favorece o armazenamento de gordura, caso ingerido em excesso.

    Uma coisa que muitos já sabem é que o chocolate amargo, ou seja, o escuro, é MUITO superior ao chocolate ao leite normal, por conter mais dos flavonóides mencionados e também conter menos gordura e açúcar, que na verdade, são os grandes vilões da história.

    Minha dica pra Páscoa? Coma quanto chocolate quiser e comemore o feriado como quiser. Depois, volte à sua rotina alimentar correta. Você já sabe os benefícios de sair da linha de vez em quando, então junte o útil ao agradável e não fique se privando de alegrias e prazeres especiais uma ou outra vez no ano por causa de rigidez na dieta.

    E tenho dito!

    !!!BOA PÁSCOA FIO(FIA) DE DEUS!!!
     hehehe, >:)

    PSIU: Já deu um “joinha” no Emagrecer de Vez no Facebook pra mudar sua vida? Clique AQUI e seja feliz em 2 segundos.

    ——————————-

    REFERÊNCIAS

    The effect of images of thin and overweight body shapes on women’s ambivalence towardschocolate.

    Chocolate consumption is inversely associated with prevalent coronary heart disease: the National Heart, Lung, and Blood Institute Family Heart Study.

    Association Between More Frequent Chocolate Consumption and Lower Body Mass Index

    Grassi D, Lippi C, Necozione S, Desideri G, Ferri C. Short-term administration of dark chocolate is followed by a significant increase in insulin sensitivity and a decrease in blood pressure in healthy persons. Am J Clin Nutr. 2005;81(3):611-614.

    Buijsse B, Feskens EJ, Kok FJ, Kromhout D. Cocoa intake, blood pressure, and cardiovascular mortality: the Zutphen Elderly Study. Arch Intern Med. 2006;166(4):411-417.

    Related Posts with Thumbnails

    Subscribe to our mailing list

    * indicates required Nome * E-mail Principal *

    Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 2 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

    Share →

    11 Responses to Chocolate engorda mesmo? Vamos aos fatos…

    1. Patrícia disse:

      Pensei a msma coisa com esse alarde de chocolate diminui IMC. Td é uma questão de bom senso. Qd eu tenho vontade de comer substituo uma barrinha pequena no lanche da manhã/tarde ou no desjejum, que dizem melhorar o metabolismo durante o dia. Até agora não me deu efeitos negativos, só positivos!

      Beijinhos

    2. Fabio Ferrari disse:

      meu problema com o chocolate é a compulsão… vício
      e como qualquer viciado tenho que passar longe, pq um tabletinho me coloca em risco todo o esforço que tenho feito…
      dificil isso…

    3. Cintia disse:

      Oi Rodrigo, desde o inicio do ano resolvi lutar contra a balança e graças á Deus estou conseguindo com muita força de vontade e sozinha, pois cansei de remédios e endocrinologistas com todo respeito aos profissionais, mais não dão atenção ao foco do problema, passam a mesma receita a todos e para piorar nosso problema, passam remédios e mais remédios, cansei! não tenho dinheiro para pagar nutricionista então comecei a estudar um pouco mais sobre o assunto na internet e nessas navegadas faz mais ou menos 1 semana que encontrei seu blog, ele é simplismente fantástico, já li vários artigos e estou gostando cada vez mais, no inicio do ano cheguei aos 146kg…ui, hoje estou com 130kg, estou caminhando, pensei que estava no caminho certo, mais ao descobri o seu site vi que estava cometendo alguns erros, li esta matéria e faz 8 dias que modifiquei meu café da manhã estou incluindo o ovo, só que agora estacionei não sei se é por conta disso ou porque já estava na hora de estacionar mesmo, enfim, se pudesse me esclarecer melhor o que está me acontecendo e indicar artigos para eu acelerar o meu metabolismo e mais uma vez Parabéns pelo site pelo trabalho de qualidade que você faz.Abraços

    4. Virginia disse:

      Tive uma semana de férias antes da Páscoa, e tudo conspirava para um aumento de peso. Pra piorar, só fui à academia um dia, não consegui me abster de cerveja nem de chocolate (pelo menos era meio amargo)… Estava tal e qual pinto no lixo, afffff, certa de ter engordado.
      Mas me surpreendi hoje cedo ao sentir o vestido folgado e depois, ao chegar no trabalho, pois muitos comentaram que eu emagreci, afinei durante essa semana. :)
      Daí comecei a pensar o que poderia ter sido… Pode ter sido a patinação intensiva no fim de semana (estou aprendendo a patinar depois de velha, encantada como criança, passei quase 4h em cima dos patins esse findi)?… Também! E comecei a pensar: a ingestão de massas foi bem pequena. Não comprei biscoitos e outras guloseimas , já com medo do resultado dessas férias na frente do computador! E comi muitas, muitas FRUTAS. Acho que foi crucial para o metabolismo. Por fim, encontro essa matéria do chocolate. Amei!!!

    5. Gabriel disse:

      Uma dúvida que me deu pensando agora: o chocolate, assim como qualquer outro carboidrato simples, causa um pico de glicose no sangue. Mas, e se eu consumí-lo junto com fibras? Tipo um pratão de salada verde ou a famosa granola integral (ou um mix feito em casa com aveia, linhaça, gergelim, etc etc)? Irei ter o pico de glicose mesmo assim? Isso acontece com todos os alimentos?
      Além disso, se meu objetivo não for emagrecer e sim manter o peso, e desde sempre consumo pão integral (que como sabemos ainda assim causa pico de glicose), não posso substituí-lo de vez em quando por chocolate amargo, desde que não exceda os limites?

      • Geosh disse:

        Gabriel, acredito que o mix de chocolate e saladas teria sim um pico de glicose menor. Se seu objetivo é manter o peso, você pode consumir eventualmente sim.

    6. Henrique Brito disse:

      Deixo a dica para quem quiser consumir chocolate de forma mais saudável: é possível comprar cacau orgânico e fazer seu próprio chocolate em casa, com opções mais saudáveis :)

      http://www.dietacrua.com.br/

    7. Juliana disse:

      E se na lista de ingredientes do chocolate 70%, 85% cacau tiver açúcar?
      Pode mesmo assim? Não dá pico de insulina?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Subscribe to our mailing list

    * indicates required Nome * E-mail Principal *