Governo Japonês REMOVE Limite de Colesterol Alimentar


eat-real-foodAqui é o Geosh. Tudo Bem com você? Já perdeu o medo de comer gordura ou ainda não? Agora mais e mais instituicões começam a mudar de opinião publicamente.

Isso é muito bom, mesmo que alguns desses órgãos oficiais não assumam a menor responsabilidade por passar informações cientificamente mal embasadas à população por quase cinco décadas.

O estrago causado por adotar uma posição fraca cientificamente é enorme. Quantas vidas poderiam ter sido salvas ou estendidas com uma correta aplicação da ciência? Quantas doenças, obesidade, mal estar e sofrimento poderia ter sido evitado? Não dá nem pra medir.

É difícil demonstrar como algo tão simples como uma mudança de postura (a de que a verdade é mais importante do que opinião ou política) pode salvar ou condenar todos nós. É necessário ver com os próprios olhos, não tem jeito.

Ainda levará muito tempo até que seja senso comum que alimentos de verdade que contenham colesterol e gordura saturada, não só não fazem mal, como são essenciais a uma saúde evolutivamente congruente. Por um bom tempo veremos alimentos low-fat e desnatados à vontade no mercado vendidos como a alternativa saudável.

No final das contas, a verdade é a melhor maneira de lidar com a realidade, mesmo sendo ignorada em prol de interesses políticos o tempo todo, pela esquerda E pela direita. Por isso, entre a verdade e a polidez, é melhor desagradar os outros educadamente do que adotar a posição menos inteligente só por que ela não incomoda as pessoas. Quem já viu com os próprios olhos importância da verdade já superou esses medinhos bobos =)

Chega de desabafo, vamos ao assunto:

Governo Japonês Remove Limite De Colesterol Alimentar

Bom, mais uma ótima notícia que só vem confirmar o que já sabemos: Não faz sentido, cientificamente, limitar a quantidade de alimentos com colesterol que você come.

ovosAgora quem fez essa afirmação foi o ministério da saúde japonês, que removeu completamente os limites de consumo de colesterol no ultimo guia de diretrizes alimentares público para a população japonesa, afirmando que não existe evidência científica que justifique um limite.

Os limites no consumo de colesterol foram introduzidos no guia japonês em 2005 e ficaram no guia de 2010, agora foram removidos no guia de 2015.

O guia, em efeito a partir de abril, diz que o colesterol nos alimentos não interfere diretamente nos níveis de colesterol sanguíneo uma vez que o fígado ajusta a produção de colesterol de acordo com o colesterol consumido. Já que esse assunto tá pegando fogo, vamos fazer uma analogia aqui pra simplificar =)

Suponhamos que seu corpo precise de 5 garrafas de colesterol por dia. Se você consumir 3, seu fígado produz 2 e se você consumir 1 seu fígado tem que produzir as outras 4. E é muito difícil consumir 5 ou mais garrafas de colesterol por dia, ou seja, é bem improvável que você vá superar esse limite hipotético de 5 garrafas e de fato ter um consumo superior ao que o fígado produziria caso você não consumisse nenhum colesterol.

O Que Podemos Fazer Até Que Se Tenha Uma Resposta Definitiva?

A Sociedade de Arterosclerose Japonesa aprovou a decisão, mas disse que quem tem o LDL elevado ainda precisa ficar de olho e acompanhar sempre os níveis. Bom, é mesmo importante que todo mundo fique de olho na própria saúde.

legumesMas o que vou te falar agora é uma coisa impressionante. Existem estudos japoneses que ligam um nível mais alto de colesterol à longevidade. Pelo que vi, não importa onde você mora no mundo, as pessoas que vivem até uma idade avançada naturalmente tem níveis mais altos de colesterol.

Isso é assunto pra um artigo inteiro, mas quero concluir aqui com uma sacada genial que aprendi com a Dra Terry Wahls: Nós não precisamos esperar até que a ciência tenha todos os detalhes completamente acertados pra fazer o que já sabemos ser o correto.

O que podemos fazer é realmente focar em comer alimentos de verdade, nutritivos, naturais, saudáveis, deliciosos, preparados de maneira mais simples, e aprender com o que já vimos funcionar NA PRÁTICA =)

—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————-

Um abraço!

Geosh =)

Principais Referências: 1,2,3

  • Mirtes

    Olá Geosh! Já estava com saudades!
    Quebra de paradigmas… assim evolui a humanidade!
    Mais um ótimo artigo.
    Beijos

    • Sim, bora pra frente, né Mirtes? Beijos!!

  • Erick

    Oi Geosh, tudo bem?

    E o exame de sangue, aquele tradicional Colesterol total e frações, é importante de todo modo?
    Uma coisa que eu gostaria muito de saber é justamente sobre exames de sangue, quais são importantes de checar e mais ainda, quais os valores ideais (porque a gente sabe que aquilo são médias populacionais da curva de Gauss, uma coisa enganadora também)

    Um abraço!

    • É sim, Erick! assim você pode procurar se informar sobre cada um desses itens e ver se alguma coisa foge muito das médias. O que pode ser medido pode ser gerenciado. Acredito particularmente que a genética influencie bastante nesses níveis, principalmente no caso das pessoas que tem naturalmente um colesterol bastante alto mesmo em uma alimentação saudável. Abraços!