Descubra o melhor método de queima natural e constante de gordura já inventado!

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”


Olá!

Bem vindo ao mais sincero, honesto e verdadeiro site sobre nutrição e emagrecimento que você pode achar! Se é novo(a) aqui, aproveite e invista 5 segundos digitando seu email aqui no topo da barra ao lado —->>> Não escrevo muito frequentemente, mas quando sair artigo novo você recebe automaticamente no e-mail tranquilamente. Se quiser ler o artigo antes de assinar, fique a vontade! Não esqueça de checar a página “todos artigos” também pra ver quais deles você vai escolher primeiro pra atingir DE VEZ seus objetivos!

Neste artigo eu vou falar sobre o método mais eficaz para queima de gordura já inventando em todos os tempos. Este método já é usado por fisiculturistas e afins a décadas para chegarem a ter corpos com níveis baixíssimos de gordura corporal (3% a 5%) naturalmente e de maneira saudável, claro.

Na procura por informações sobre o assunto no Brasil, fiquei decepcionado, então procuro colocar neste artigo todas as coisas que julgo mais importantes sobre o assunto. Todo conhecimento que adquiri sobre o assunto foi através de material estrangeiro.

Sente-se confortavelmente e vamos começar a ver os detalhes desse método…

-> Método Zig-Zag (Carb cycling)

“Independente de como você o chama, este método é provavelmente a estratégia para queima de gordura mais poderosa no planeta”, diz Tom Venuto em seu ótimo ebook Burn the fat, feed the muscle, alias, se você lê em inglês, este é O LIVRO (ebook) que eu recomendo que você tenha.

Tom Venuto foi fisiculturista campeão e trabalha como personal trainer a muito tempo. Fica aí a dica, clique no nome do livro para mais detalhes. O livro é disponível em formato PDF (mais de 300pg) e pode ser baixado logo após a compra, bem rápido.

“O método Zig-Zag ou carb cycling é a única maneira garantida de se contornar as respostas negativas do corpo quando a ingestão de carboidratos é baixa”, também cita Tom Venuto.


Este método não apenas irá evitar as respostas negativas do corpo mas também irá invocar respostas positivas que não acontecem quando se mantém uma dieta de baixa ingestão de carboidratos e calorias.

Ok, a grande sacada deste método é que ele possibilita que você tenha todos os benefícios de perda de gordura de uma dieta de baixo carboidrato SEM que você tenha os efeitos colaterais típicos deste tipo de dieta. Mais importante, você irá manter seu metabolismo elevado e irá prevenir que seu corpo entre no temido starvation mode, ou seja, o modo de inanição, que acontece quando seu corpo nota que a ingestão de alimentos esta abaixo do normal e começa a utilizar melhor a energia consumida, dificultando a perda de gordura progressivamente.

O grande problema com as dietas de baixo carboidrato convencionais é que elas sugerem que você diminua a ingestão de carboidratos e mantenha este nível baixo. O método Zig-Zag é baseado no conceito de rotacionar dias de baixo carboidrato com dias de alto carboidratos, ao invés de se manter os carboidratos baixos o tempo todo. Simples, certo? Sim! Vamos olhar mais de perto o porquê de isso funcionar e COMO de fato devemos fazer para obter os resultados, ok?

Segundo Chris Aceto, autor do livro Everything you need to know about fat loss, depois de um tempo seguindo-se uma dieta de baixo carboidrato, o corpo chega a um plateau e as perdas de gordura diminuem até pararem totalmente. Bom, o plateau é o que todos querem evitar quando falamos em ganho muscular ou perda de gordura. O plateau é o ponto em que seu corpo para os ganhos ou perdas totalmente, é o ponto em que você não vê mais avanços nos seus resultados. O que queremos é evitar este estado, certo? certo.

Após 3 dias seguidos em uma dieta de baixo carboidrato, seus níveis de glicogênio (energia armazenada nos músculos e fígado), estarão praticamente esgotados. Se você continuar nesta mesma dieta por um quarto dia, quinto dia e adiante, você irá notar que seus níveis de energia e a intensidade do treino irão começar a diminuir.

Você também irá notar que seus músculos irão se tornar mais “flácidos” e moles. Seu metabolismo irá começar a diminuir e sua glândula Tireóide irá diminuir sua secreção do hormônio da tireóide. Resumindo, sua dieta se tornará menos e menos eficaz a cada dia que passa. Não queremos isso! Vejamos abaixo a saída…

Com o método Zig-Zag, faremos com que no quarto dia na dieta, após 3 dias de baixo carboidrato, o corpo receba uma carga de carboidratos para restabelecer seus níveis de glicogênio. Vamos chamar esse dia de Dia Alto, enquanto os outros são Dias Baixos, ok? O Dia Alto trás vários benefícios evitando os efeitos colaterais da dieta de baixo carboidrato, conforme dito acima.

Alguns dos benefícios são: Sua disposição (energia) se mantém alta, seus músculos se enchem e endurecem e seu metabolismo recebe um incentivo e continua alto, queimando gordura a toda força. Além disso, como diz Chris Aceto, o método favorece que os receptores musculares tornem-se mais sensíveis à insulina, isso significa que a energia ingerida torna-se muito mais propensa a ser armazenada na forma de glicogênio do que na forma de gordura. Você se lembra que insensibilidade a insulina é uma das causas do Diabetes? Falamos disso no artigo As verdades que todos deveriam saber sobre Insulina.

O método Zig-Zag também previne que o corpo se torne ineficiente no uso de carboidratos como energia. Quando você corta os carboidratos por muito tempo, seu corpo começa a depender muito na gordura como fonte de energia e isso faz com que seu corpo se torne muito eficiente em utilizar gordura como combustível.

Parece bom? veja, tornar-se muito eficiente no uso da gordura significa que ele utilizará bem pouca gordura para conseguir todos resultados que ele precisa. O corpo, com o tempo, ficará tão bom no uso da gordura que irá precisar somente gastar um pouquinho dela para suas atividades. Ele aprende a tirar o máximo de cada grama de gordura que utiliza. O que agente quer é que ele gaste gordura sem medo, sem restrições deste tipo.

Queremos que o corpo gaste gordura a vontade, sabendo que existe ainda muito para ser queimado. Além disso, quando você mantem uma dieta de baixo carboidrato por muito tempo, o seu corpo começa a “desaprender” a utilizar os carboidratos como fonte de energia, isso fará com que quando você os ingerir, o corpo não saberá muito bem o que fazer com eles, logo, tornando-se muito mais propenso a armazená-los como gordura! Esta é mais uma razão por que pessoas ganham peso rápido após dietas. A menos que você planeje cortar carboidratos durante toda sua vida, este tipo de dieta definitivamente não é um plano de longo prazo.

Importante: Utilizamos este método somente após já termos começado uma dieta saudável e estarmos seguindo-a por algo em torno de 2 meses. É o tempo que demora mais ou menos para o corpo se acostumar com uma nova dieta e tirar os benefícios da mesma.

Após ter-se instalado um novo hábito alimentar por um tempo, o corpo começa a se acostumar e os resultados começam a diminuir. É neste ponto que iremos aplicar o método. E também é justamente desta forma que é sugerido o uso do método no nosso Desafio 3 meses para Emagrecer de Vez. Na página do desafio, tudo organizado para maximizar sua perda de gordura e atingir os melhores resultados possíveis.

-> Na prática, o que faço?

Chega de teoria, vamos a prática. Como você aplica, de fato, o método visando garantir os melhores resultados? Veja abaixo:

Irei utilizar das recomendações de Tom Venuto e Chris Aceto, os quais julgo serem as melhores disponíveis.

Lembre-se que o método deve ser aplicado somente após ter-se instalado um novo hábito alimentar duradouro por um período aproximado de 2 meses. Para saber o que é um hábito alimentar duradouro e saudável que favorece a queima de gordura, leia depois o artigo: Atinja seu objetivo de uma vez por todas! A verdade sobre refeições balanceadas e faça um favor a si mesmo(a), de uma visitada na página do Desafio 3 meses para Emagrecer de Vez

Eu levei um tempão colocando em um lugar só toda a prática por trás da teoria de forma a sugerir um programa que maximize seus resultados ao máximo. Neste página você pode também baixar todo o conteúdo em formato PDF para ler depois :).

Voltanto, primeiramente, você precisa saber a quantidade de carboidratos que você esta atualmente ingerindo. Caso esteja seguindo o método sugerido no desafio, estará consumindo aproximadamente 45% das suas calorias na forma de carboidratos. Vamos usar este exemplo:

Supondo que seu consumo diário seja de 2200 calorias.

Carboidratos: 2200 * 0.5 = 990 kcal em carboidratos. 990 kcal são iguais a: 990 / 4 = 247 gramas de carboidratos.

Ok, então sua quantia é de 247g de carboidratos por dia. O que faremos é:

Durante 3 dias seguidos, você manterá uma ingestão reduzida de carboidratos, portanto, irá diminuir em 40% sua ingestão deste nutriente.

247 – (247 * 0.4) = 148g. Você irá ingerir aproximadamente 148g de carboidratos por 3 dias seguidos. Estes são os Dias Baixos.

No quarto dia, ou seja, no Dia Alto, você irá ingerir 15% a mais carboidratos do que>Voltanto, primeiramente, você precisa saber a quantidade de carboidratos que você esta atualmente ingerindo. Caso esteja seguindo o método sugerido no desafio, estará consumindo aproximadamente 45% das suas calorias na forma de carboidratos. Vamos usar este exemplo:

Supondo que seu consumo diário seja de 2200 calorias.

Carboidratos: 2200 * 0.5 = 990 kcal em carboidratos. 990 kcal são iguais a: 990 / 4 = 247 gramas de carboidratos.

Ok, então sua quantia é de 247g de carboidratos por dia. O que faremos é:

Durante 3 dias seguidos, você manterá uma ingestão reduzida de carboidratos, portanto, irá diminuir em 40% sua ingestão deste nutriente.

247 – (247 * 0.4) = 148g. Você irá ingerir aproximadamente 148g de carboidratos por 3 dias seguidos. Estes são os Dias Baixos.

No quarto dia, ou seja, no Dia Alto, você irá ingerir 15% a mais carboidratos do que o normal que você vinha ingerindo, isto é:

247 + (247 * 0.15) = 284g de carboidratos.

Pronto! Simples assim.

Estou assumindo que você mantém um controle da sua dieta, afinal, se você é realmente sério(a) a respeito de seus objetivos e se você realmente QUER atingir seus objetivos, você precisa manter um controle.

Caso ainda não tenha visto e esteja decidido(a) a obter grandes resultados da melhor maneira possível naturalmente, anote para ver depois a página do Desafio 3 meses para Emagrecer de Vez. Lá eu forneço gratuitamente uma planilha para ajudar no seu controle calórico e tudo mais, com informações nutricionais de alimentos, etc. É a maior concentração de informação de qualidade sobre o assunto da internet no Brasil. Você pode ainda compartilhar suas experiências com as outras pessoas que já passaram ou estão passando pelo desafio. Você pode ainda visitar a comunidade do orkut para compartilhar e discutir seu processo com outras pessoas que estão seguindo o mesmo caminho (clicando no ícone ao lado do título da página)! Enfim, você não tem desculpas para não atingir seu sonho. 🙂

-> Resumo do método

O método se baseia em:

-> Tenha em mãos a quantidade diária de carboidratos aproximada que você consome.
-> Passe 3 dias consecutivos consumindo 40% menos carboidratos do que você normalmente consome.
-> Passe 1 dia (o quarto dia na ordem) consumindo 15% a mais carboidratos do que a quantidade inicial que você vinha ingerindo.
-> Continue o ciclo até atingir seu objetivo.

-> Exemplo adicional

Abaixo 2 exemplos de Dias Altos e Dias Baixos para um homem e uma mulher (lembrando que você precisa adequar à sua ingestão calórica específica). Neste exemplo, a redução dos carboidratos é de aproximadamente 48%. Certifique-se de se ater a linha sugerida, em torno de 40%. Visite a página de Calculadoras para calcular seu gasto calórico diário.

Exemplo para Homens

Considerando-se uma ingestão normal diária de 286g de carboidratos.

Homem/2200 calorias diárias/3 Dias Baixos:
– Proteína 45% = 990 calorias = 247 g
– Carbs 30% = 660 calorias = 165 g
– Gorduras 25% = 550 calorias = 61 g

Homem/2700 calorias diárias/1 Dia Alto:
– Proteína 30% = 810 calorias = 202 g
– Carbs 50% = 1350 calorias = 337 g
– Gorduras 20% = 540 calorias = 60 g

Exemplo para Mulheres

Considerando-se uma ingestão normal diária de 190g de carboidratos.

Mulher/1400 calorias diárias/3 Dias Baixos:

– Proteína 45% = 630 calorias = 157 g
– Carbs 30% = 420 calorias = 105 g
– Gorduras 25% = 350 calorias = 39 g

Mulher/1800 cal/1 Dia Alto:
– Proteína 30% = 810 calorias = 135 g
– Carbs 50% = 900 calorias = 225 g
– Gorduras 20% = 360 calorias = 40 g

Pronto! Agora você conhece o melhor método existente para queima contínua de gordura. Tome um tempo para digerir este conhecimento. Aproveite esta vantagem competitiva que você adquiriu 🙂 Divulgue para quem achar necessário.

No Brasil, temos um grande problema com informação de qualidade. Todos parecem prover muito pouco valor pretendendo receber em troca grandes recompensas. Pessoas deixam de prover uma informação de qualidade honesta e sincera, agregando muito valor a quem lê. Esta é a contribuição que o Emagrecer de Vez tenta dar. Agora, vamos queimar gordura!!! Não deixe de visitar a página do Desafio

Até mais, um abraço,

[ois skin=”Embaixo dos posts”]
  • Vera Dias

    Adorei tudo!Ontem comecei a seguir os exercicios de Hiit e parecem excelentes, tou com 74kg mas o meu peso ideal é 65Kg.Vou ver se resultam, eu ja faço uma dieta equilibrada, faço exercicios aerobios e de resistencia todos os dias mas agora vou adicionar estes, acredito que va resultar.obrigada

    • Rodrigo

      Olá Vera!!! Com certeza vai ajudar muito!! Parabens pela iniciativa e fico feliz que tenha gostado do site 😀

      Sucesso pra vc!

  • Olá Rodrigo, tudo bem? Ótimo trabalho você está fazendo por aqui em seu site.

    Deixa eu lhe pergunta algo. Não seria este método eficaz se fosse feito paralelamente à exercícios resistidos? Como você mesmo mencionou, Tom Venuto era Body Builder e utilizava esta dieta associado à musculação de alta intensidade. Seria etnão tão eficiente este método sem atividade física? Há na literatura algum estudo científico que corrobore com as propostas citadas acima?

    Obrigado,

    Bruno Brancalion

    • Rodrigo

      Olá Bruno,

      Com certeza absoluta a adicao de um programa de exercícios irá potencializar ao máximo os ganhos. Eu sempre recomendo que seja feita uma reeducação alimentar concomitantemente com um programa de exercicios.

      A proposta do zig zag é driblar as acomodações do metabolismo, as quais, são praticamente inevitáveis na maioria dos casos. Existe sim bastante conteudo sobre Zig Zag Method (carb cycling) disponível na web. Foi com base neles e no que foi dito nos livros que eu escrevi o artigo e utilizei o método a mim mesmo.

      Logo, sim, a pratica de exercicios é fundamental para um resultado realmente consistente, saudável e de longo prazo. Porém nem todas pessoas podem faze-los por motivos variados. Nestes casos ainda se tem ganhos, porém não o máximo que se poderia ter.

      Espero ter respondido sua pergunta. Se quiser discutir em mais detalhes pode entrar em contato.

      Sucesso!
      Rodrigo

  • Ursula Beltrão

    Oi Rodrigo,
    Olha suas explicações são fantásticas. NÃO vejo isso nos anúncios pra emagrecer. São todas fórmulas mágicas, exageradas e com suas explicações consegui entender os pontos que em mim estão desfavoráveis…..
    Muito bom mesmo!!!!
    Grata,
    Ursula

    • Rodrigo

      Olá Ursula! Fico extremamente feliz por isso 🙂 Realmente tento trazer algo realmente util para quem lê e não mais e mais promessas e propagandas!

      Sucesso a voce!!

  • Letícia Corrêa

    Olá Rodrigo,como vai??
    Adorei visitar este site,achei muito interessante e produtivo.. rs
    Bem, engordei 8kg em pouco menos de um ano.. continuo no meu peso normal,mas as gordurinhas na região dos tríceps e abdômen estão começando a me incomodar,rs. Comecei a malhar e estou ”segurando” a boca.. comendo 1/2 do que eu comia antes.. em quanto tempo você acha que consigo voltar ao meu peso anterior(58kg)(hoje tenho 66kg) e eliminar as gorduras destas regiões??

    Grande Beijo, aguardo respostassss!!
    Parabéns pelo seu trabalho, sucesso.

  • Vanessa

    Olá Rodrigo….
    Fiquei muito contente em conhecer o site e poder me cadastrar nele, principalemnte por ser gratuito, pois geralmente são pagos.
    Estou lutando contra meu peso à 12 anos e depois dessas dicas vou começar a tentar novamente chegar ao meu peso desejado.
    Obrigado por fazer um catinho só para nós – gordinhos e gordinhas, era o que estávamos precisando.
    Abraços……Vanessa

    • Rodrigo

      Obrigado pelas palavras! Fico feliz e espero que você ponha em prática as verdades mostradas aqui 🙂

      Sucesso!
      Rodrigo

  • Fernanda

    Olá Rodrigo! Acabei de conhecer seu site e estou amando…
    Estava fazendo uma busca do livro do Venutto e tive a grata surpresa de encontrar um site com informaçoes tao decentes quanto as suas!
    É muito bom ter uma pessoa tão bem informada e inteligente como você montando um site com informaçoes tao confiáveis…
    É consolador esse tipo de iniciativa no Brasil, porque as vezes dá a impressao que as coisas só funcionam fora do país…
    Muito obrigada por partilhar conosco todos seu conhecimento!!!!
    Sucesso!!!!

    • Rodrigo

      Oi Fernanda.
      Olha realmente… na epoca que pesquisei no Brasil por sites de qualidade eu fiquei decepcionado, entao recorri à materiais externos…
      Agora tento trazer o resultado do meu estudo de maneira facil e simples pro publico nacional 🙂
      O livro do venuto é o que eu mais gosto 🙂

      Sucesso!!

  • sarah

    Olá, conheci agoar seu site e estou gostando das informações. Não sou gorda tenho conciência disso, tenho 170 e peso 61 kg mas me sinto bem pesando 57-59kg. Tenho 37 anos, 2 filhos e odeio fazer exercícios. Na semana que fiz uma caminhada senti que perdi menos peso do que quando não caminhei, então desisti. Tomo caraluma, citrus aurantium, poliamagra e quitosana, mas não tenho sentido nada mudar…até suco de limão já tomei, até acho que dá uma moderada na fome mas tenho loucura por doces. Trocaria sem pensar uma prato de comida por uma bolo com sorvete! O que posso fazer para perder esses quilinhos?

    • Rodrigo

      Me confundi e acabei respondendo no teu email 🙂

      • Carol

        Poxa Rodrigo…. responde essa ai pra todo mundo!!!! =)

  • liliane

    Oi Rodrigo.Tdo bom??
    Amei conhecer esse site e maravilhoso estou tirando todas as minhas duvidas
    falta ler muita coisa ainda..Descobri ontem ..Q bençao…hehe
    Olha Rodrigo gostaria de saber,comecei minha reeducação dia 26/10/10 depois de uma semana fui me pesar,q tristeza perdi 100gr,tdos perdem em media de 1 a 2 kg por semana..Tenho 31 anos e estou com 77kg/1,69.Pretendo perder uns 10kg..Ha e tbem estou fazendo caminhadas .Pq depois dod exercicios eu sinto muita dor nas canelas????

    • Rodrigo

      Oi Liliane,

      Nao compare com os outros nao. Cada organismo é diferente!
      Enquanto a dores na canela… depende o tipo de exercicio que voce esta fazendo e se está fazendo de forma correta! Aconselho que se inscreva em alguma academia para ter uma orientação neste sentido também!

      Fico feliz que tenha encontrado o site. Tenho certeza que após ler os artigos você saberá exatamente como bater este seu desafio dos 10kg de maneira saudável e duradoura. Nao deixe de dar uma olhada no Desafio do site também! Vai ajudar!

      Sucesso
      Rodrigo

  • Neila

    Oi Rodrigo! Adorei sua iniciativa para ajudar as pessoas a ficar em equilibrio com o peso. Parabéns!
    E fiquei intusiasmada com os metodos de emagrecimento! Estou precisando entrar em forma..rs

    • Rodrigo

      Que bom!!! Tomara que continue com toda essa impolgacao! só irá te ajudar!

      Abraço!

  • Lucas

    Oiee Rodrigo!!!

    Tá de parabens pelo site, muita imformação de qualidade!!
    Eu queria saber o que voce acha da “warrior diet” a famosa dieta do guerreiro. Resumidamente que consiste em duas fase, durante o dia e a fase de muita restrição, onde há um controle da insulina e outros hormonios, e durante a noite é a fase de exageros. Eu conheço algumas pessoas que fazem!!! Será que realmente dá resultado??

    • Rodrigo

      Fala Lucas.
      Nunca ouvi falar dessa dieta nao viu… mas já te adianto que eu sou contra hehehe… Sou contra qualquer dieta louca dessas… por que? por que é tudo temporário… e isso acaba prejudicando o ritmo do seu metabolismo, entre outras coisas mais. Eu sempre prefiro seguir uma forma correta e consistente pra perder peso e manter baixo!

      Abracao!

  • Solange Castelo Branco

    Olá Rodrigo
    Parece que faz muito sentido o que vc ensina é tipo enganar o cerebro, né?Qd ele pensa que tá comendo pouco e se prepara p/ deixar lento o metabolismo a gente começa a ingeriir uma quantidade maior. Certo? Aí o metabolismo acelera.É mais ou menos isso?
    O meu problema é esse, metabolismo lento e idade madura(45). Estou 25 kg acima do meu peso e sem disposição p/ mais dieta, pois já tentei várias!Inclusive medicação(mas orientada).Sinto fome, é como se meu estômago fosse tamanhoGG. Sofro e já tive depressão por isso.Hoje quase não saio, nem tenho ânimo p/ comprar roupas e não fico sem roupa perto do meu marido. Tô passando por um sufoco, pois isso afeta meu casamento.
    Me ajude, por favor!
    Solange

    • Rodrigo

      Oi Solange!

      Olha, a sua situacao é extremamente comum e eu recebo varias mensagens de pessoas em situacoes parecidas. A boa notícia é que eu nao preciso te ajudar por que você é a única pessoa no mundo que pode se ajudar! 🙂 A segunda boa notícia é que eu me preocupei em colocar tudo que voce precisa aqui no site!
      Invista um tempo lendo e aprendendo como tudo funciona. Tenho certeza que voce se motivará a perder estes kg a mais e voltará a ser mais autoconfiante em relacao ao corpo! De uma olhadinha no Desafio do site também!

      Sucesso pra ti 🙂

  • Olá Rodrigo!
    Sou novo por aqui, tenho 47 anos 1.60 altura 85 kilos bem acima do peso, encontrei seu site pesquisando sobre perda de gordura, carboidratos, Atkins, coisas do tipo.
    Bom vou começar o DESAFIO primeiro, que é o recomendado, agora uma dúvida, no caso de eu estar em um lugar como uma festa o que faço?
    Como o que tiver com moderação claro retornando a dieta no dia seguinte, ou é radical não pode quebrar se não tem que começar tudo de novo?
    Claro que pretendo seguir por toda a vida esta dieta, mais de vez em quando temos uma festa, almoço na casa de familiares e amigos o que fazer?
    Aguardo sua resposta, OBRIGADO!!!

    • Rodrigo

      Olá Wagner,

      Com certeza agente tem festas, comemoracoes, etc… coisa mais normal do mundo. Nestas ocasiões, coma oq quiser sim… mas lembre-se de voltar ao esquema durante a semana. Leia o ultimo artigo que postei também sobre comer a mais de vez em quando, vai te tirar algumas dúvidas.
      O pior que pode acontecer é voce retardar sua perda de gordura, não é necessário começar tudo denovo, não tem sentido.
      Entendido?

      Abraço!

  • Nossa Rodrigo isso é muito bom, não tem o porque não dar certo.
    Posso curtir alguns momentos com amigos e familiares sem paranóia, essa dieta super é revolucionária e simples, já estou passando o seu site para meus contatos, de tudo que já li, vi , pesquisei, gastei e sem um resultado satisfatório, esse é realmente o MÁXIMO, muito OBRIGADO e PARABÉNS!!!

    • Rodrigo

      Obrigado Wagner! É uma pena mesmo que se fale tão poucos as verdades por tras do emagrecimento por aí!

      Abraçao!

  • Noan

    Oi Rodrigo, primeiro, parabéns pelos artigos… não li todos ainda em virtude de meu precioso tempo (estou com um bebê de 08 meses), e só posso quando ele está dormindo, mas, estou tomando nota de todos que já li e, nesse tive uma dúvida não queria postar aqui para não parecer burra, embora seja leiga no assunto, se possível, queria indagar por e-mail.
    Fico no aguardo, abraços e novamente parabéns!

    • Rodrigo

      Olá Noan,

      Sinta-se livre para contactar-me por email! Para isso, vá a página “Contato” do EmagrecerDeVez.com 🙂

      Um abraço,
      Rodrigo

  • BielRodrigues

    uP e ai Brother po posta um artigo ai sobre os segredos da tonificação moscular !

    Grande abraço .!

    • Rodrigo

      É tanta coisa pra falar q falta tempo cara! Quem sabe em um artigo futuro? hehehe Achar as verdades demora pra caramba 🙂

  • Suzi

    Olá Rodrigo…

    achei o site procurando por emagrecimento…
    tenho 22 anos, 1,58 e peso 92kls… bem acima do peso…
    vi o desafio e tô fazendo estou no comecinho ainda… tô no 5° dia ainda… pra ser bem sincera… é até mais fácil do q imaginava…
    bom… pode ter certeza q daqui um tempinho eu serei mais uma dos casos de sucesso!

    Rodrigo parabéns pela iniciativa!!!!

    • Rodrigo

      Isso aí Suzi!!! Parabens pela iniciativa e por estar mandando ver!! Nao deixe de contar os resultados hein!

      Abraço!

  • Renata

    OLa Ro..

    Vc caiu do ceu rsrs… estava procurando exatamente sobre o assunto de % , mais tenho uma duvida, no caro eu teria q ter uma lista com cada alimento com cab, prot e gord, e depois anotar o q comi p nao me perder… seria isso?
    ….

    O q vc postou aconteceu exatamente isso comigo, perdi 20pounds em 2 meses, mais nao aguentei o ritmo e a diet so de frutas, saladas e sopas e pouquissssssimo carb… afff
    qndo retonei com o carb, ganhei mais 10 pounds, e isso e meu maior medo fica na famosa fanfona… eu me sinto mto bem com os excercios, faco pq gosto msm, mais tem sido mto dificl pra mim…

  • margarete

    Olá rodrigo!
    Minha dúvida agora é são:
    Proteína 45% = 630 calorias = 157 g
    – Carbs 30% = 420 calorias = 105 g
    – Gorduras 25% = 350 calorias = 39
    Estes valores pra cada refeição ou tenho de dividir estes valores de 105 por exemplo gramas de carboidratos pelas 5 refeições?
    Ou seria 105 no almoço, no jantar no café?
    me explica somete isto obrigado o revesamento ja entendi.

    • Rodrigo

      Oi Margarete!

      A divisão é o total diário! Se voce precisa ingerir 630 calorias de proteinas no dia, divida como achar melhor, lembrando que cada refeicao precisa contar todos os componentes de preferencia.
      Entao, no exemplo das proteinas, 157g / 5 .. se voce quiser comer igual em todas refeicoes.

      Claro?

      Abraco e continue firme 🙂

  • margarete

    Estou firme, so acho que parece que estou perdendo medida, mas peso fica demorando, abri mão de tanta coisa, como salada todos os dias, dexei de andar de ônibus ando a pé, faço 3 cursos tudo a pé tenho certeza que gasto mas do q como, troquei arroz e biscoito tudo entegral, e parece que ta meio parado,Ha! Tem dias que fico numa tristeza so mas estou aguentando obrigado.
    bjs margá.

    • Rodrigo

      Oi Margarete!
      Lembre-se que somente os que persistem, conquistam!

      Veja, não fique no achismo viu! Faça as medidas e se pese a cada semana ou 2 semanas… nao se pese a cada 2 dias, etc… no minimo 1 semana de intervalo. E esteja bastante ciente da quantidade de calorias que voce precisa por dia e de quantas você está ingerindo!

      Sabendo tudo isso, voce deixa de ficar no achismo e poe tudo na ponta dos dedos!!

      Continue, nao tenha pressa! Se precisar de motivacao, leia novamente o desafio, leia inteiro! Vai te ajudar bastante a sempre revisar os conhecimentos e se motivar

      Um abraço!
      Rodrigo

  • Sabrina Andrade

    Rodrigo,

    Bom dia, tudo bem?

    Hoje iniciei o desafio. Estou apenas um pouco acima do meu peso, mas espero mudar mesmo é a composição corporal. As informações disponíveis aqui foram esclarecedoras e a indicação do livro da Dieta do Abdomem também, assim que li tudo, corri na livraria, comprei o livro e já o li todinho.
    Tenho uma dúvida, há tempos frequento academia, mas não me preocupo muito com o que como, minha idéia era a de me matar na academia para eu poder comer de tudo, porque sou boa de garfo…rsssss
    Acordo muito cedo e trabalho o dia todo e vou na academia apenas no final do dia, em torno de 19 e 20 horas, quanto tempo seria recomendado eu fazer uma das 6 refeições antes de ir à academia e garantir que eu não sinta fome enquanto estou fazendo os exercícios???
    Desde ja agradeço.

    Obrigada.
    Sabrina.

    • Rodrigo

      Oi Sabrina! Magnífico que o site possa estar sendo útil pra ti! 😀

      Olha, comer uma 1:30 ou 2 horas antes do exercicio é legal. Eu, particularmente, nao costume sentir fome durante os exercicios em si. Mas é legal vc comer com antecedencia para não fazer exercicio enquanto seu estomago demanda energia pra digestao!

      Sucesso pra ti 🙂

  • Mariana

    Oi Rodrigo!
    Já há algum tempo que estou tentando perder % de gordura corporal e nao estou conseguindo perder muita. Fiquei muito contente com este artigo e questiono-me se começar agora a fazer o “Zig Zag” é possivel ganhar gordura. Comecei a dieta há 2 meses e meio e tenho comido muito poucos carbs, mesmo muito poucos. Se começar agora com o metodo “Zig Zag” é possivel ganhar gordura???

    Um abraço,
    Mariana 🙂

    • Rodrigo

      Se voce manter seu balanco calorico semanal dentro do que voce precisa pra perder peso, nao ganha gordura. Zig Zag ou nao, este balanco calorico deve ser considerado 🙂

      Sucesso pra voce Mariana !!
      Rodrigo

  • Mariana

    muito obrigada Rodrigo! Você é mesmo uma inspiraçao!!! Este é o unico site decente que consegui encontrar em toda a internet! obrigada por seu esforço, trabalho e dedicaçao! estou realmente agradecida =).`

    Parabens,
    Mariana =) 😀

    • Rodrigo

      Obrigado por suas palavras 🙂

      Um abraco,
      Rodrigo

  • Tadeu

    Olá, Rodrigo. Encontrei seu site procurando sobre peso ideal. Acabei lendo seus artigos e devo usar o conhecimento que você compartilhou. A primeira vez que me preocupei com peso foi há alguns anos quando cheguei a 90kg e a maioria das roupas já não me serviam. Com exercícios e uma dieta nada radical na época perdi 8 quilos e me sentia bem com 82kg, apesar de nas tabelas normalmente dizer que isso é acima do peso para minha altura (1,75cm). Depois, sem manter os exercícios e a dieta ao longo de 3 anos ganhei peso e me estabilizei em 105 por um tempo. Então comecei a trabalhar em um lugar que não me permitia fazer as refeições em casa e por praticidade acabei me entupindo de fast food. Em 2 anos ganhei 30 kilos e a cerca de 1 ano, onde já não como mais fast food meu peso se estabilizou em 135kg. O curioso é que mesm ganhando cerca de 30kg eu tenho praticamente as mesmas medidas e uso as mesmas roupas que eu tinha antes. Aliás, foi exatamente por isso que me permiti ganhar tanto peso, já que eu não me pesava nesse tempo e não sentia a diferença.

    Eu te expliquei isso tudo porque tenho uma dúvida. Apesar de estar visivelmente bem acima do peso, minha aparência não é do meu peso. Tenho amigos de estatura semelhante que com muito menos peso parecem mais pesados do que eu. Você tem alguma ideia do que poderia explicar isso? Considerando que eu levo uma vida estritamente sedentária há 3 anos, certamente não é de massa magra.

    Resolvi entrar na linha de vez e vou usar suas dicas para me ajudar, já agradecendo as informações. Na verdade já tinha começado por conta própria há alguns dias e perdi 3kg. A meta é perder outros 40 em 10 meses. Abraços!

    • Rodrigo

      Fala Tadeu. Obrigado por compartilhar o que voce disse.

      Olha, nao consigo pensar em outra resposta que nao seja: genetica!

      Isso vai definir como e onde seu corpo ira estocar a gordura. Voce mesmo disse que suas medidas parecem serem quase as mesmas. A sua genetica pode ser mais propensa a distribuir o peso no corpo de uma forma mais uniforme. Mas eh verdade. Os 30kg foram pra algum lugar, pode ter certeza. E voce sabe que gordura interna eh perigosa tambem… entre os orgaos, etc.

      Espero que o site te ajude bastante nesta sua meta! O segredo eh persistir! Foco na sua meta e esqueca o resto.

      Abracao,
      Rodrigo

  • Israel

    E aí Rodrigo!

    Eu estou fazendo o desafio e falta pouco mais de uma semana para entrar no último mês e estou tendo resultados verdadeiramente fantásticos, as pessoas me olham e nem me reconhecem mais rs rs rs. Agora minha pergunta é a seguinte, quando cortarmos os carbs nos dias baixos nós iremos corta-los e aumentar a quantidade dos outros nutrientes? pelo desafio: carbs – 45% prot – 40% gord – 15%. Agora com o Zig Zag nós aumentaríamos o consumo de gordura e proteinas porém baixando o consumo de carbs? Seria isso? carbs 30% prot – 45% gord – 25???? A mesma pergunta para os dias altos.
    E mais uma pergunta, mesmo fazendo o Zig Zag, o dia com uma refeição livre continua?

    E para terminar, parabéns MESMO pelo site! Meses atrás houve um dia que me deu vontade de mudar minha vida e retomar as rédeas do meu corpo de uma vez por todas, e procurei loucamente informação na net e me deparei com seu site e sem dúvidas, foi uma das coisas mais felizes que aconteceu na minha vida, quando me perguntam o que eu fiz eu sempre digo: Se municiem de BOA informação a respeito do assunto e coloque-as em prática, não há segredos. E LEIAM O SITE EMAGRECER DE VEZ! he he

    Abraços!

    • Rodrigo

      Fala Israel,

      Cara, parabens pelos resultados! Eh muito bom ler este tipo de comentario, quando as pessoas compartilham os sucessos! Parabens pela dedicacao e pelos elogios 🙂

      Enquanto as suas perguntas, sim, quando voce altera a quantidade de um dos componentes, mantenha o equilibrio alterando os outros 2 ou 1 deles. Entao, se voce abaixar os carbs, aumente as proteinas pra manter o total similar.

      No Zig Zag, somente altere a quantidade de carboidratos, aumente nos dias altos e reduza nos dias baixos, nao altere a quantidade dos outros nutrientes. E a refeicao livre, continua sim.

      Sucesso pra ti e ficarei feliz se compartilhar seus resultados totais no final 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

  • Gabriela

    Oi Rodrigo…fiquei 3 dias lendo todos os artigos do seu site e Parabéns…amanha começo por em pratica..minhas dúvidas são as mesmas do amigo Israel que postou…diminuindo o carboidrato, eu aumento os outros nutrientes para continuar com as mesmas calorias diarias?..
    Confesso que estou perdida com essas gramas…se eu sobesse converter gramas por calorias seria bem mais facil para mim…exemplo…eu posso comer 100 gramas de carboidrato(é só exemplo)…100 gramas de carboidrato equivale a quantas calorias? Somente do carboidrato e não tudo junto como está na planilha…tipo proteina, carboidrato e gordura…nossa Rodrigo essa informação de tranformar gramas em calorias…seria a Diferença para mim…se puder me ajudar nessa questão…ficarei eternamente grata…e mais uma vez obrigada por tudo!..

  • mariana

    oi Rodrigo!
    a minha dieta está quase no final e graças ao seu site foi um sucesso! eu durante 3 meses fiz dieta de baixo carboidrato (antes de ler seu site) e é possivel que ao voltar ao regime alimentar normal ganhe o peso que perdi? quais sao as principais razões que fazem com que o pessoal ganhe peso depois das dietas? quando terminar a dieta é preciso fazer algum tipo de reintrudução ao novo regime alimentar? parabens pelo seu site!!! muito explicito e elaborado! continue assim!!! =)

    • Rodrigo

      Oi Mariana, obrigado pelas palavras 🙂

      Olha, tem um artigo que vai ser muito bom pra voce, alias, foi o primeiro que escrevi. Por que 95% das dietas falham, eh o nome dele. De uma lidinha nele que voce vai gostar, tenho certeza. Entre na pagina de artigos do site para ver ele (www.emagrecerdevez.com/artigos)

      Abracao,
      Rodrigo

  • Renata (NO PAIN, NO AGAIN)

    Boa tarde Rodrigo! Eu de novo!!

    Então… Como eu já havia falado, vou começar o desafio daqui uns 10 dias, mas alguns hábitos já mudei e estou mudando dia a dia. Eu ainda não tinha lido este artigo. Há 3 dias recebi um livro q comprei pela net QUEBRE O SEGREDO DA PERDADE GORDURA , já o li todo e ele trata mais ou menos disso (zig-zag), você conhece esse livro?? Eu até tinha pensado em associar essa o zig-zag ao desafio e fiquei imaginando como fazer isso, mas como vi lá em cima, o ideal é que eu faça o zig-zag depois de 2 meses do desafio, correto?!?! Entendi direito?!?!

    um abraço e um excelente final de semana!!

    Renata

    • Rodrigo

      Oi Renata,

      Nao conheco este livro nao 🙂

      Sobre o desafio, sim, eh isso ai. O zig zag entra na fase final. Nao eh necessario incluir ele no comeco… o correto eh fazer uma mudanca de cada vez para que o corpo va se adaptando ao inves de causar um choque nele.

      Grande abraco 🙂
      Rodrigo

  • Aline Ligiane

    Oi, Rodrigo.
    Uma pergunta…
    Seguindo a planilha do desafio dá p calcular certinho os carbs. Mas e as proteínas? Nos dias baixos eu preciso ingerir mais proteínas ou não? Posso manter a qauntidade diária q está na planilha?
    Att,
    Aline

    • Rodrigo

      Aline, como explicado no desafio e tambem no artigo que eu falo de Carb Cycling (zig zag), os carbs mudam mas as proteinas continuam constantes! 🙂
      Ou seja, a quantidade total de calorias vao variar tambem e este é o objetivo tambem.

      Abraco,
      Rodrigo

  • Rochelle

    Olá….

    Sou nova por aqui e estou adorando o conteudo do site. Desde ontem não paro de ler os artigos.
    Estou “explorando” bastante o site pra que possa começar o desafio, visto que ja estava fazendo uma dieta com algumas coisas em comum.
    Fiquei com uma duvida quanto a este artigo, após os 2 meses do desafio farei o metodo Carb Cycling por quanto tempo??? E depois? volto ao cardapio do desafio ?

    Obrigada

    • Rodrigo

      Oi Rochelle,

      O Carb Cycling eh parte do desafio. Depois de comecar ele, vai ateh o final, conforme instruido lah. Tudo segue o “cardapio” sugerido, ou seja, os alimentos sugeridos.
      Depois dos 3 meses voce pode retomar a uma alimentacao normal, soh que agora baseada nos novos habitos saudaveis que voce aprendeu 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

  • Silvana Gusmão

    Oi Rodrigo, parabéns pelo site…adoro tudo que vc escreve e gostei tambem de ter conhecido vc nos videos.
    Bom, estou passando por uma fase meio complicada com aumento de peso. Descobri a poucos dias que estou com hipotiroidismo. Tenho 1.53 alt. e 60k, coisa que me deixa triste apesar de malhar 4 vezes por semana. Estou tambem entrando na menopausa aos 51 anos. Venho lutando para eliminar 5 k a um ano… fico triste pois não sei mais o que fazer, o que comer… essas coisas.
    O que vc me sujere?
    Um grande abraço e boa semana.

    • Rodrigo

      Oi Silvana!

      Olha, eu sugiro que você aceite o hipotiroidismo e siga em frente! Afinal, nao temos escolha!

      Sugiro que arrume sua alimentação no sentido de escolher os alimentos corretos. Essa mudança somente pode fazer com que você consiga tirar os 5kg que você quer. Para isso aconselho que leia o artigo sobre Refeicoes balanceadas aqui do site e que aguarde também o artigo da semana que vem que acho que vai te ajudar.

      Se quiser algo mais prático, sugiro que leia o Desafio 3 meses!

      Abração pra vc e sucesso!
      Rodrigo

  • jacqueline

    Resolvi começar o desafio amanhã, vamos ver se funciona .. peso inicial 83 kg , meta 55… altura 1,58.

    • Rodrigo

      Boa! Volte pra contar os resultados então! =D

  • Tady

    2 meses de desafio…altura1,70 peso inicial 82.300
    Peso atual 75,5

    • Rodrigo

      Oi Tady!

      Obrigado por compartilhar!

      Parabens pelos resultados! Gostaria também de citar, como você deve concordar, que os benefícios vão muito além da perda de gordura somente, não é? Disposição geral, etc são coisas que não tem preço!

      Grande abraço pra ti e tenho certeza que estes quilos perdidos por você são quilos REAIS de gordura e que não vão resultar no temido efeito sanfona que é tão comum em dietas por aí!
      Rodrigo

  • Lusou

    Olá hlera!

    Estou conhecendo o site hoje, durante algumas pesquisas sobre emagrecimento e estou adorando e me motivando bastante…estou no 3 dia da dieta do carboidrato…ainda não me pesei novamente, mais volto para compartilher resultados com vcs…amei este artigo do metodo ZIG-ZAG e vou fazer tb…

    Bjos a todos!

  • silvia

    Rodrigo,
    O método zig-zag são 03 dias baixo, 01 alto e os outros 03 normais, e deve ser seguido até se atingir o índice de gordura corporal pretendido, certo?? Ou são uma sequência: 3 dias baixos/1alto/3dias baixo/1 alto….

    Silvia

    • Rodrigo

      Nao existe regra, mas o que disse foi 3 baixos, 1 alto, 3 baixos, 1 alto, etc… existem muitas variacoes desse metodo tambem.

      Abraco,
      Rodrigo

  • Fabiana

    Boa Noite Rodrigo

    Quero parabenizar pelo site, contem informações muitos interessantes e que contribuem para a nossa saúde. Sou fisioterapeuta Dermato-Funcional, e tenho uma clinica de estética. Sempre que acho um artigo interessante, imprimo e dou para as minhas pacientes lerem, nada de revista de beleza, e sim artigos que traz informações verdadeiras, baseada em estudos para nós. Adorei este site….. Parabéns pela ideia e dedicação.

    • Rodrigo

      Otimo Fabiana! Eh um prazer poder ser util! Obrigado por ter postado 🙂

      Grande abraco e sucesso,
      Rodrigo

  • Tereza Isabel Saltorato

    Rodrigo, boa tarde!!Adoro todas as informações que tem no seu site…e acho muito bom…excelente!!
    Mas quero fazer uma pergunta: Como vou calcular a quantidade de vitaminas e sais minerais que preciso dentro de uma dieta de 1.500 calorias. Percebi que dividiu as porcentagens em: proteínas, carbs e gorduras…
    Como tem muita matéria no site, talvez vc possa me indicar exatamente onde está este assunto para eu ler…Obrigada. e Abração. Tereza.

    • Rodrigo

      Oi Tereza,

      Vitaminas e minerais não são macronutrientes como prot, carb e gorduras, portanto não faz sentido a relação calorias/vitaminas/sais minerais 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

  • Tereza Isabel Saltorato

    Olá Rodrigo, Boa Tarde!! Solicito que me informe como vou calcular a quantidade necessária de vitaminas e sais minerais necessários numa dieta de 1.500 calorias. Observei que dividiu as porcentagens de nutrientes entre: proteínas, carbs e gorduras.
    Obrigada por toda estas informações…obrigada e parabéns pelo incentivo para o emagrecimento e manutenção da saúde.
    Tereza.

  • Isabella

    Olá Rodrigo!
    Acabei de conhecer o seu site e gostei muito da forma como você aborda o emagrecimento. Além de todo o conteúdo fazer grande sentido, é escrito com muito bom humor e otimismo, coisa que um gordinho há muito tempo “perdeu” por conta das tentativas e frustrações de dietas passadas. Baixei o Desafio Emagrecer De Vez e estou animada em começar. Porém estou com uma grande dificuldade pois todos os alimentos são sugeridos em forma de peso e, como trabalho fora, não tenho como pesar de forma precisa os alimentos. Você tem alguma dica em forma de colheres ou tamanho da palma da mão que se adapte às medidas sugeridas nos cardápios? Obrigada! Isabella.

    • Rodrigo

      Oi Isabella,

      Infelizmente nao, porem, sugiro que voce faca uma correcao qualitativa na sua alimentacao ao inves de quantitativa, ou seja, foque na escolha dos alimentos corretos agora ao inves de se preocupar muito com as quantidades. Isso por si soh fara um boa diferenca!

      Abracao,
      Rodrigo

  • Daniela Dias

    Cara vc é um gênio. Fiz Atkins por quase um ano e percebi a dificuldade em perder peso depois de algum tempo. Fora a culpa por estar ingerindo muita gordura saturada. Queria te agradecer em nome de muitos que tem essa dificuldade em achar coisas praticas e ainda mais compartilhadas gratuitamente.. Tudo isso tem relação direta com a auto estima, saúde e bem estar em nossas vidas, e vc não tem ideia de como sua ajuda pode salvar vidas.. Vou continuar lendo e daqui em diante sem´pre em contato com seu blog. Bjsss *-*

  • Joana

    Dúvida. O método zigzag ajuda nosso organismo a evitar o plateau, certo? Mas deverá ser utilizado somente para a fase final do processo de atingir o nosso objectivo, é isso? Basicamente, o que se sugere será manter dois meses de alimentação equilibrada em reeducação alimentar e aí, quando o corpo já está acostumado ao seu novo ritmo, para não entrar em modo plateau e estagnar na queima de gordura, atacamos com um mês de zigzag. Certo? A questão central será (e perdoe a ignorância): e depois de atingir o objectivo? Suponhamos que eu atingo o meu objectivo (que vou atingir com certeza) e estou felizinha da vida, não querendo mais emagrecer nem engordar nem fazer hipertrofia. Que tipo de alimentação faço para manter os resultados? Alimentação regular e balanceada + exercício físico de resistência e Hiit somente. Certo? Esquecemos o zigzag de vez. Yes?

    • Rodrigo

      Correto. Se voce atingir seu objetivo, seja com ou sem zig-zag, voce pode esquecer isso e seguir somente uma alimentacao natural e rica em nutrientes para manter a saude e boa forma para sempre!

      Abracao,
      Rodrigo

  • Alexandre

    Olá… Muito bom o artigo. Estou aprendendo bastante sobre como manter o peso em dia sem ferrar com a saúde.

    Só gostaria de corrigir uma coisinha… onde diz “247 + (247 * 0.15) = 284g de carboidratos.”, o correto seria “247 + (247 * 1.15) = 284g de carboidratos.”.
    Seria “1.15” em vez de “0.15” em razão de devermos aumentar a quantidade de carboidratos em 15% em vez de diminuí-la.

    Mais uma vez, agradeço pelo artigos e pela utilidade pública que você está prestando.

    Abraço

  • Jaqueline Costa

    Olá Rodrigo !

    Primeiramente quero te parabenizar pelo site .. e em nome das gordinhas aqui de casa te agradecer !!!
    Bom preciso emagrecer de vez ..
    Me tire uma dúvida !Minha idade é 27 anos tenho 1,60 de altura e peso 72 kg no site fiz o cálculo do meu consumo calórico diário e o resultado foi 2207 calorias. Consumindo diariamente este total de calorias e realizando o HIIT 3 dias por semana consigo chegar ao meu objetivo de pesar 63 kg ??

    Agradecida !!
    Deus te abençoe !!

    • Rodrigo

      Oi Jaqueline, o HIIT pode ser como quiser nestas linhas… 30s, 2min de descanso…1 minutos, 3 de descanso, etc.. mas nao mais do que isso de descanso.

      Sobre as calorias, foque na alimentacao e nos exercicios e esqueca um pouco a soma delas. Realmente tudo nao se resume ao numero de calorias nao 🙂

      Abracao
      Rodrigo

  • Pedro

    E se eu já estiver no starvation mode???Existe algo q eu possa fazer a respeito???

    • Rodrigo

      Claro! Comecar GRADATIVAMENTE a aumentar sua ingestao calorica novamente… tudo no ritmo certo e lentamente. Seu corpo vai se readaptar a uma alimentacao normal novamente.

  • Marina

    Ola Rodrigo, tudo bem?
    Eu já estou há quase um mês em dieta de baixo carboidrato, únicos que eu consumo sao os provenientes de um iogurte desnatado por dia e dois copos de leite de soja. Eu posso já iniciar o zig zag? Ou vou ter que voltar a dieta com carboidratos, o que faço?
    Muito obrigada.

    • Rodrigo

      Hmmm… tudo depende. Primeiramente acho que deveria retirar o leite de soja totalmente e incluir legumes nas suas refeicoes, antes de comecar a fazer zig-zag. Veja um dos artigos mais recentes que trata das Melhores Fontes de Carboidratos para Sua Saude.

      Abraco

  • Gabi

    Olá Rodrigo!! Tudo bem? Faco musculacão mas tive que parar a dois meses por comta de uma contusao no tornozelo. Segundo meu medico ja posso voltar aos exercicios agora dezembro,mas com moderação! Infelizmente nesses dois meses como nao fiz nenhuma atividade, meus musculos atrofiaram muito! Perdi 3,5 cm de coxa!! Sou muito dificil de pegar musculo e acumulo gordira mt facilmente! Principalmente no abdomen.. Irei essa semana ao meu nutricionista e depois te passo o cardapio.. Gostaria de saber oq eu posso fazer para que meus musculos voltem 🙁 to deprimida pois todo meu esforco foi por agua a baixo… Beijos e parabens pelos artigos!!

    • Ola Gabi! Tenho boas notícias pra você! A sua memória muscular vai te ajudar a voltar a musculatura antiga infinitamente mais rápido do que você levou pra chegar nela! Mas muito cuidado com as lesões, essas sim são deprimentes. Passe sim! Obrigado!

  • Marta

    OLá Geosh/Rodrigo,

    Agradeço imensamente se me tirar algumas dúdivas:
    Venho de uma alimentação normal (com junk food nos fds),mas quero muito acelerar a perda de peso para o fim de ano rs. Sei que não é o correto,mas se eu iniciar agora a Carb Cycling vou ter bons resultados??E quanto a dieta cetogenica ciclica, q se baseia em 5 dias (maximo 30g de carb) e 2 dias de high carb, tem os mesmos beneficios da carb cycling? achei parecidas. Sera q ambas poderão me dar bons resultados sem detonar a massa magra??
    Obrigada!

    • Olá Marta! Um bom passo seria junk food apenas em um dia do fds. Eu geralmente me esbaldo no sábado e no domingo fico com aquela “ressaca” típica de se alimentar mal. Otimizar o seu consumo de carboidratos vai trazer bons resultados sim. Dietas cetogênicas tem efeito e impacto extremos, portanto, sugiro cuidado! Mas também acredito que manter uma ingestão um pouco mais alta de carbs de fontes de baixo índice glicêmico não só é mais confortável, como tem uma eficácia parecida. O meu carboidrato favorito é a lentilha! Ah, fique de olho no nosso próximo podcast!

  • Marta

    Valeu, Geosh! Vou dar uma pesquisada em tabelas
    que mostrem carbos com baixo IG.
    Tentarei amanhã e após 15 dias venho postar os resultados!
    Só mais uma dúvida: quando vc e o Rodrigo recomendam o Whey antes e Pós- treino,
    se enquadra em treinos com faixa elastica/treinamento funcional??
    Ou apenas musculação (maquinas e halteres) ??
    Pois estou fazendo exercicios com elasticos de media e alta intensidade
    Obrigada por dedicar seu tempo a nos passar informação de qualidade
    E pela paciencia em esclarecer nossas duvidas!
    Estou lendo cada artigo como se fosse um livro!

    • Olá Marta, como você faz esses exercícios? quantas séries você faz e qual é o impacto que você sente? Se forem os elásticos que imagino seria sim mais parecido com musculação, mas não estou certo.

  • Pércilla

    Oi Rodrigo e Geosh…

    To com uma grande dúvida… desde que introduzi as recomendações aqui do site… procuro ingerir os carboidratos apenas com legumes… no entanto, minhas porções não são tão grandes…rs
    Esse esquema de 3 dias baixo e 1 dia alto dá resulltado mesmo que eu não esteja comenda carboidratos complexos?
    Eu preciso de vcs aqui em casa…kkkkkk
    bjooo

    • Olá Pércila! No futuro nós venderemos cópias cibernéticas de nós mesmos pra te ajudar no dia a dia! Acredito que se você fizer carb cicling com carboidratos simples apenas os resultados nao serão muito bons não, por causa dos níveis de insulina oscilarem atrapalhar o metabolismo de gordura! Quer uma dica de carboidrato ótima? Lentilha!

  • Pércilla

    Ai Geosh… faz isso acontecer em um futuro bem próximo, ok?kkkkkk eu compro rapidinho…
    então… eu não estou seguindo o desafio de 3 meses exatamente como estão os passos lá… fu introduzindo as dicas do site + agora dpois de quase dois meses de mudança na alimentação (com alguns escorregões pq ainda não alcancei a santidade…rss) to achando q meus resultados estão diminuindo o ritmo.
    No geral, meu cardápio se resume a ovos, aveia e uma banana no café da manhã (tirei o leite dpois de uma orientação sua), qd como no intervalo (pq nem sempre dá 3h de dif.) prefiro um iogurte natural com canela e linhaça, almoço é quase sempre peito de frango, brócolis ou couve flor, outros legumes e um pouco de feijão. A tarde é q o bicho tem pegado, to fazendo tcc e ficando mega estressada e as vezes da uma vontadizinha de um carbo e ai acabo comendo um biscoito integral com ricota… + geralmente me controlo em comer só os queijos magros e amêndoas com chá. No jantar eu como de novo uma carne com legumes… tinha começado a comer feijão tb (pq eu adoro)… + vou retirar já que vc disse que é carbo complexo e o Rodrigo orienta retirar os carbos ao longo do dia… Na ceia geralmente é cottage. Tem 10 dias que começei os exercicios intervalados e de resistencia… + to achando q não to emagrecendo +.
    Acha que meu cardápio tá bom?
    Será que se eu introduzir lentilhas nos dias altos e retira-la nos dias baixos dará resultado?
    É assim que devo fazer?
    Sei que vcs não estão aí p ficar analisando caso a caso… + quem sabe pode me ajudar…
    bjo grande, sucesso sempre!!!!

    • Seu cardápio tá muito bom. você tá se sentindo bem? se você está eu acredito que seu corpo está se transformando sim. O caminho é esse mesmo, Pércilla! quando a gente encontra o que funciona pra gente é uma maravilha!

  • Thiago G. Solsona

    Olá Rodrigo!!

    Você é um santo!! apenas 2 semanas e já perdi 4 Kg!! Estou firme e forte no desafio, só tenho uma dúvida… Eu faço musculação todos os dias, posso fazer HIIT todos os dias também? Em Horários alternados claro…tipo musculação cedo e final da tarde um Hiit ou contrário…

    Obrigado desde já! Teu site está mudando minha vida, pela primeira vez encontro algo sobre nutrição e reeducação alimentar de qualidade e que realmente funciona!

    • Olá Thiago! Parabéns! você pode fazer Hiit todos os dias se quiser, alternando os horários. Não é muito mais benéfico do que 3x por semana, mas recomendo que você teste e veja quais são os resultados que te dá =) Vamo que vamo!

  • Thiago G. Solsona

    Vlw Geosh, vou testar e trago os resultados..

  • Déborah

    Oi! gostaria de saber como faz essa conta é que não consegui…faço uma dia balanceada de 1,200cal peso 83,0 kilos e 1,63 de altura ….gostaria de saber quanto vou ter que ingerir de carboidrato por dia e como faço para contar essas gramas nos alimentos…bom e já faz 2 meses que estou fazendo dieta…..poderia me informar estou desesperada vou ser madrinha em fevereiro e preciso emagrecer pelo menos uns 20 kilos ….será que fazendo dessa forma como escrito acima eu consigo ….parabéns pelo site……desde já obrigado…:D

    • Olá Déborah. Uma percentagem das gramas dos alimentos que contém carboidratos é o que você vai contar. Por exemplo, 100 gramas de feijão tem cerca de 20g de carboidratos, e assim sucessivamente. Foque para que seus carboidratos venham principalmente de legumes e verduras

  • Davi

    olá Rodrigo,estou muito satisfeito com os resultados dessa dieta,valeu mesmo apena

  • Davi

    eu tinha 73 e estou com 64 em pouco mais de 2 meses,mais vou continuar,quero definir mais o abidomem. valeu!

    • Parabéns, Davi!!! Disponha e sucesso(mais, né)!!! =D

  • josefa

    Bom dia rodrigo.

    Este é um site com infomações bastante consistente.
    Agradeço sua disponibilidade e parabenizo-o por ser uma pessoa “grande” no sentido mais amplo que a palavra possa ter.

    Felicidades em 2013 e que os sonhos mais sonhados se concretizem.

    Estou seguindo suas dicas, mas não os email pararam de chegar depois do 5 dia. Espero que logo seja restabelecida a comunicação.

    Grande abraço.

    • Olá Josefa, te mandei email!

  • junior

    Mas para usar essa tecnica eu devo calcular o meu gasto diário de calorias e diminuir 20% dessse valor para definir ?

  • junior

    Pois se eu fizer isso e não diminuir os 20% vou manter o meu peso certo ? Pois segundo o rodrigo para perder gordura com saúde devo diminuir o valor de gasto diário em 20% certo ?

    • Sim, Junior! Mas depende de como você distribui esses macronutrientes. Se tender demais aos carboidratos, é mais difícil perder peso mesmo com a diminuição dos 20%

  • Renata

    Olá…
    Olha .. é muito legal mas minha maior dificuldade é fazer a contagem da porcentagem dos alimentos?? Teria uma dica pra isso também.?? eeheheh abraço

  • Jaqueline

    Bom dia Rodrigo! só fiquei com uma dúvida. No dia “alto”, eu mantenho a mesma quantidade de proteínas e gorduras, ficando um total maior de calorias ingeridas no dia, ou diminuo?

    Obs: estou apaixonada por tudo que estou aprendendo com suas matérias, parabéns!

  • Arthur

    Olá Geosh e Rodrigo
    Gostaria de saber se mesmo não praticando exercicios regulares, é possível que esse método ainda seja mais eficiente que as dietas low carb, e tambem se eu poderei estar incluindo também uma certa quantidade de carboidratos simples no quarto dia para facilitar as minhas opções de carboidratos.
    Obrigado!

    • Entre carb cycling e o método MR do livro, eu preferiria o MR, Arthur!

  • maria

    queria comecar a dieta mas me sinto ainda confusa, mas vou tentar,
    obrigado

    • Quando tiver dúvidas nos pergunte, Maria!

  • Brenda

    Boa tarde. Estou adorando o site, realmente informação de utilidade pública. Fico feliz de ver informação tão útil assim na internet, quando frequentemente somos bombardeados de informações idiotas.
    Gostei muito desse método que vcs colocaram porque atualmente eu estou fazendo uma dieta (se é que pode ser chamada assim), e gostaria de saber se os efeitos são parecidos com o método que vcs colocaram acima.
    Eu sou uma pessoa que gosto de comer e é um pouco difícil pra mim ficar sem meu churrasco e pizza no fim de semana, hehehehehheh. Então resolvi fazer uma dieta baseada em um sistema de compensação.
    Durante 4 dias da semana (de seg a qui) eu restrinjo a minha alimentação retirando 30% do meu gasto calórico diário, o que representou também a diminuição na ingestão de carboidratos e gorduras. Já de sex a dom eu como dentro do meu gasto calórico, às vezes aumentando um pouco, que é quando eu como pizza, churrasco, pão.
    Faço 1h de muay thai 2x na semana e caminhadas de 40 min 3x na semana, mas pretendo adotar o treino intervalar no lugar das caminhadas, em jejum, logo que acordar.
    Será que dá pra emagrecer fazendo isso?
    Desde já parabéns pelo site.

    • Olá, Brenda. É uma postura parecida com a que tomamos por aqui. No geral nós controlamos a ingestão de carbs glicêmicos durante a semana, porém, mantendo uma ingestão calórica livre.
      Tenho certeza que terá excelentes resultados com o hiit em jejum!
      Disponha!

  • meire

    ola Rodrigo, esse site é incrivel, obrigada por compartilhar seu conhecimento. Eu malhava pesado antes, mas tive que sair da academia por varios motivos e percebi que os musculos diminuiram e aumentou um pouco a gordura localizada : / Voce acha que juntando o HIITS + o Carb cycling consigo exterminar essa gordura localizada ???? faço musculação em casa, claro que não pego pesado como na academia devido ao aparelhos, mas aepnas pra recuperar o prejuizo e manter a definição. O que vc acha ??? pretendo eliminar 8kg com esse metodo, pois estou em plato.

    • Olá, Meire! Obrigado! Acredito que você deve conseguir atingir seus objetivos sim, tranquilamente, se se mantiver on plano. Lembre-se de consumir bastante gordura boa, e de moderar na glicemia dos carbs!

  • Marcuspalmeira

    Ola Rodrigo tudo bem?Parabéns pelo site muito bom!!! Sou nutricionista e gostei muito do seu site as informações são seguras e condizentes.
    Queria somente esclarecer um ponto!! Nesse método Zig zag (não tinha visto ainda) não ocasionaria alterações no metabolismo, essa troca de carbs o tempo todo ?

    • Olá, Marcus! Seja bem vindo, sempre bom ter profissionais da área por aqui! O método zig zag, acredito, age da seguinte forma: uma é que ao restringir a ingestão de carboidratos ele faz com que o organismo comece a metabolizar gordura, uma capacidade que na maioria das pessoas é subutilizada pelo consumo excessivo de carbs, e que quanto mais se utiliza, mais natural se torna. outra é que no dia high a ingestão de carbs restaura os níveis de glicogênio e de leptina, que ajuda a continuar queimando gordura nos dias seguintes. Não acredito que isso prejudique o metabolismo de pessoas saudáveis, mas pela própria natureza mais elaborada do carb cycling, também não acho que seja uma técnica pra principiantes. existem outras alternativas menos dolorosas

  • O meu maior empecilho na reeducação alimentar são meus pais, pelo querer deles eu nunca conseguiria emagrecer. Tenho 15 anos, 1,85 de altura e peso 96 quilos, toda vez quando como direitinho uma refeição balanceada eles acham que eu tô passando fome por comer em menor quantidade, pela vontade deles eu comia um pratão de arroz com feijão com 20 pedaços de frango! Sem brincadeira, tem hora que fico com raiva e dá vontade de responder mal mas são meus pais. Eles compram bolachas recheadas, Wafer’s recheados, salgadinhos etc… Imagina a pressão que é pra tentar fazer uma reeducação alimentar nessa casa?!?! Não é fácil não viu!!

    • Sei como é Iuri, eu tive esse problema em casa também. as vezes eu acho que é excesso de carinho, mas a gente tem que contornar isso!
      Bota o pessoal todo pra ler o EDV hehehe

      • Isso mesmo!hehe, Esse site foi o melhor que encontrei sobre emagrecimento, já emagreci 2 quilos em uma semana com o desafio! E vou continuar até conseguir meu objetivo ^^

        • É isso aí! Pode contar com a gente! =)

  • Laura

    Enquanto faço o zig-zag a quantidade de proteína e gordura que costumo consumir continuam as mesmas? Nos exemplos dados a porcentagem dos outros macronutrientes foi ajustada também né?
    Ótimooo artigo por sinal..

    • Laura

      opa, já encontrei as respontas num outro comentário, valeu, rodrigo!

      • Maravilha, Laura! Disponha!

  • Olá Rodrigo, olha, já estou a um tempo procurando informações para emagrecer, ganhar massa muscular, faz uns 3 meses que estou comendo direito, de 3 em 3 horas, tomando 2 litros de água etc etc.. praticamente tudo que você explicou! Mas preciso dizer que fui caçando de pouco em pouco essas informações e foi muito difícil descobrir as coisas no início, se eu tivesse encontrado seu site antes teria sido muito mais fácil! hahaha.. parabéns pelo conteúdo!! Eu tenho um blog para incentivar as pessoas a mudarem a alimentação e terem uma vida mais saudável, e com certeza estudarei muito por aqui para postar informações de qualidade no blog! E claro que darei os créditos a você quando retirar algo diretamente daqui viu! Eu perdi bastante percentual de gordura e ganhei um pouco de massa magra, mas não sei se eu que não tenho paciência ou se o meu progresso deu uma parada (malho e como direito a 3/4 meses). Acho que vou começar a pesar e contar as proteínas que eu como para ingerir um pouco mais diariamente e ver se o resultado muda! Você acha que 3 meses é muito pouco ainda preu ver os músculos realmente diferentes? Claro que eu já vi mudança, mas quero mais! haha.. Fazer cardio tbm é essencial né? (para dar uma secada final) pq confesso que eu as vezes não faço nada de cardio na semana.. mas faço musculação qua, qui, sex, e sábado faço pole dance. Mas ainda queria secar um pouco mais para ver os quadradinhos aparecendo sabe? rsrs Bom obrigada por compartilhar seu conhecimento e ajudar as pessoas! Adoro fazer isso tbm, é muito gratificante né? Ah! Só mais uma dúvida.. Lendo a matéria sobre proteínas eu vi que você indica comer proteína de alta qualidade em todas as refeições, mas as vezes ao invés de comer um frango (nas refeições intermediárias), eu acabo comendo por exemplo yogurt grego, ou pasta de amendoim (tudo bem controlado) etc, que tbm são fontes de proteína mas não as que você cita, pq não tem geladeira no meu trampo e eu fico preocupada de estragar, e tbm pq eu enjoo de comer frango ou ovo o dia todo, e não como carne vermelha … acha que devo mudar isso para obter mais resultados? beijos Obrigada!

    • Paola, Bem Vinda! Definitivamente é pouco tempo. Resultados surpreendentes, aliás, em qualquer área, levam no mínimo dois anos! Fazer cardio não é essencial. Veja nossos artigos sobre interval training. Um controle regrado ajuda a ver aonde é que você pode estar pecando. Mas enfim, fica a seu critério fazer esse controle! Beijos!

  • Bianca

    Olá, primeiramente, parabéns pelo conteúdo do site! Descobri seu site a pouco tempo e fiquei impressionada com a verdade. Pois vivia de dietas e sempre fui gorda! Gostaria que me esclarecesse algumas dúvidas. Desde o começo do ano estou na luta para emagrecer. Pesava 79 kg com 1,57 de altura, cheguei ao peso de 74 kg em 3 meses. Nesse período engravidei. Os enjoos da gravidez atrapalharam minha dieta, pois rejeitava carne e feijão. Entretanto consegui manter os 74kg. Decidi não abandonar minha dieta e voltei a me controlar, agora estou com 73,5kg com 5 meses de gravidez, mas não saio desse peso, não estou mais perdendo peso. Olhando o seu site descobri que tenho que comer miseras 1390 kcal por dia para emagrecer. Acho que como mais do que isso, não consigo comer tão pouco. Se como 3 colher de arroz e um pouco de feijão, carne e salada, morro de fome, minha cabeça dói, fica um buraco no estomago, mesmo quando acabei de comer, então não aguento e coloco mais arroz, mesmo sendo integral não consigo comer só 3 colheres, mesmo que eu faça lanches. O que você me sugere que eu faça?

    • Olá, Bianca! Nesse momento o mais importante é você dar condições nutricionais pro feto se desenvolver com saúde! Um acompanhamento médico nesse caso é imprescindível! Não vacile com a saúde do seu filho

      • Bianca

        Ok Geosh, mas gostaria de uma ajudinha, é que não tenho um médico particular e dependo do sus, a médica que me atende uma vez por mês, nem conversa comigo direito porque tem muita gente para atender, a única coisa que me disse é que não posso engordar muito porque já estou acima do peso, engordar demais poderia trazer complicações. Ainda não ganhei nenhum peso e gostaria de não ganhar muito. Gostaria que me desse dicas para evitar que eu ganhe gordura. Sei que não posso me restringir de muita coisa e tenho que priorizar a nutrição, mas o que eu posso estar fazendo que não prejudique o desenvolvimento do feto, por exemplo cortei o açucar refinado(não uso adoçantes), e o excesso de trigo também, acho que isso não prejudica. Vc pode me da um auxilio por favor?

        • Entendo, Bianca. Acho que o feto vai se beneficiar se você consumir alimentos reais. Bastante Verduras, legumes, carnes, ovos, carboidratos complexos como inhame, lentilha ou feijão, arroz integral. Acho que consumir mais comida de verdade e menos alimentos pré processados já vai ajudar. Abraços!

  • Rodrigo

    olá mais se eu já faço meu dia do lixo uma vez na semana tipo no 7º dia, ond cosumo altas quantidades de carbo, ainda seria necessário fazer o dia alto d carbs?

    • Rodrigo, Se você está mantendo uma alimentação boa e fazendo um cheat day por semana, não vejo porquê mudar! você está tendo bons resultados?

  • Adriana

    Olá Rodrigo,sigo suas dicas desde 19/04/2013,onde pesava 85k,hoje 14/07/2013 quase 4 meses estou com 72,5k,o processo foi meio lento porque além da idade 42 anos não fiz exercícios fisicos, porém não fico parada,vou andando ao supermercado,levo filha para escola,cuido da casa etc…rsrsrsrsr!vida de dona de casa. Nunca fui de encher o prato de comida,só que comia muita fruta e carboidratos como pão,massas e doces.Mudei completamente minha alimentação,uso produtos integrais, desnatados e reduzi o consumo de doces. A noite evito comer carboidratos e como mais proteinas, legumes e verduras,também aumentei o consumo de água, o interessante é que não passo fome e sempre estou satisfeita, como a cada 3 horas e eliminei os sucos e refrigerantes, nem acho mais falta deles. Toda semana quando vou me pesar perdi peso,e aliás perdi minhas roupas.Parabéns pelo trabalho e muito obrigada pelas dicas!!!

    • Sucesso, Adriana! Quando puder tem que começar a fazer exercícios, hein? Parabéns e vamo que vamo! Poisé, eu cheguei a dar minhas calças 42 pros outros, agora tenho um tanto de calça 46 e só duas 42. Pelo menos as 44 ainda me servem de cinto eheheh
      Parabéns pelo sucesso e volta sempre! Abraços!

  • Henrique Brito

    Oi Geosh!
    Mais uma vez eu por aqui, para te torrar a paciência rsrsrsrs
    Estava revisitando esse artigo pois creio que em breve precisarei fazer uso das técnicas aqui.
    No momento, eu estou com 75,7 kg e 14,5% de gordura corporal. Só que eu quero mais, minha meta é, a longo prazo, chegar a uns 6-7% de gordura corporal, mas estou pensando nessa meta a ser atingida em etapas, e a minha próxima etapa é chegar a 9% de gordura. Bem, pela avaliação da academia, eu perdi gordura principalmente no abdomen, peitos e nos flancos, mas nos flancos é onde eu ainda tenho mais (é visível isso, é onde tá estragando a harmonia de todo o resto 🙁 ).
    Pelo que eu li, esse tipo de gordura, a dos flancos, só responde bem a dietas cíclicas como a que é sugerida aqui e que o Tom Venuto indica.
    A minha dúvida é que, conversando com você em outros posts, você recomenda uma ingestão de, no máximo, 100-150g de carboidratos por dia. Quando se fala em dietas cíclicas, isso também se aplica? Se sim, isso significa que durante 3 dias eu teria que comer de 60g a 90g de carboidratos e no dia alto consumir de 140 a 210 g de carboidratos? E quais carboidratos são os melhores para o dia alto?
    Ah, com relação ao dia trash, é realmente necessário? Pois fiz semana passada e acho que não quero fazer nunca mais. Meu organismo parece que mudou, eu fiz uma ingestão mais alta de carboidratos nesse dia e fiquei com azia o dia inteiro seguinte 🙁
    Mais uma vez, obrigado pela atenção, vc é show de bola!

    • Fala Henrique! Então, Existem alguns tecidos no corpo que são mais lipofílicos. Eles são os primeiros a acumular gordura e os últimos a deixá-la ir. Acredito que em etapas é melhor mesmo! Eu acredito que você não terá problemas se ficar em cerca de 100g de carboidratos por dia, principalmente se essas 100g vierem de verduras e legumes. Caso opte pelo cycling, você pode inserir um carb de glicemia mais moderada, como a lentilha por exemplo. ou média, tipo o inhame e batata doce. O dia do lixo pode ser mesmo traumático dependendo do que você consumir. Faça um cheat day limpo, Arroz, Feijão, milho, açaí, etc. Acho que pelo menos uma refeição seria uma boa.
      Um abraço velho, espero que dê tudo certo para ti!

      • Henrique Brito

        Geosh, e quanto a teoria das respostas diferentes dos diferentes tipos de gordura corporal, é balela isso? Pois pelo que eu li, as gorduras, nos homens, na região dos flancos e das costas são bem resistentes e só funcionam com regimes cíclicos. Quando vc fala de 100g de carbs de verduras e legumes, considera tbm as quantias indiretas que tem deles nos alimentos que são predominantes em proteínas e gorduras? Ah, e como vc consegue comer tanto legume assim? rs To tentando, mas eu fico estufado!
        Eu olho meio desconfiado para a lentilha e feijão, pois não quero afetar o progresso na região abdominal. Vou melhorar o meu cheat day comendo arroz e milho, que no momento estão banidos da minha dieta.
        Obrigado mais uma vez pela atenção! Quem sabe se tudo der certo eu não posto meu caso de sucesso? rs Abraços!

        • Henrique, o que eu acredito é que como esses tecidos são os últimos a abrir mão da gordura, eles sejam afetados indiretamente pelos regimes cíclicos, ou seja, independente disso eles só secam quando são a ultima alternativa hehehe. Feijão eu raramente como no meu dia a dia, mas lentilha nunca me deu problemas. Sim, esses 100g de carbs seriam o seu total diário, considerando os carbs nas outras fontes também. Espero que você seja sim, estamos trabalhando pra isso, né?
          Abraços!

  • Paula

    Geosh/Rodrigo
    Estou com uma dúvida. Não sou gorda, só tenho barriga, gorduras localizadas. Sou a falsa magra como muitos dizem, pois tenho 30% de gordura corporal mas não aparento. Meu objetivo é chegar aos 15%, porém não quero emagrecer. Achei esse metódo zig zag o mais apropriado, mas não entendi uma coisa. Tenho um gasto calórico diário de 2000kcal, para eu manter o peso devo ingerir a mesma quantidade de calorias que eu gasto diariamente, certo? Mas mesmo eu ingerindo a mesma quantidade de calorias que eu gasto usando o metódo zig zag eu vou perder essa gordura? Ou terei que reduzir pra 1000kcal/dia por exemplo? Outra dúvida, eu pratico bastante atividade física, natação e dança… não gosto de musculação, ja tentei mtas vezes mas não adianta. Apenas com dança e natação consigo ganhar massa muscular?
    Muito obrigada! Abraços!

    • Paula, veja nossos artigos sobre carboidratos, insulina e os podcasts, que acho que é melhor que contar calorias ou fazer zigzag. Pra ganhar massa MESMO, só com hipertrofia!
      Abraços!

      • Paula

        Eu ja li tudo… mas continuo com essa duvida… queria saber se para eu reduzir pela metade minha gordura corporal devo continuar ingerindo menos calorias do que gasto ou posso ingerir a mesma quantia só que diminuindo a quantidade de carboidrato e gordura que irei queimar essas gorduras localizadas a longo prazo?

        • Paula, O gasto energético é só um valor de referencia, você pode sim ingerir a mesma quantia ou até mais, desde que fique em torno de 100g de carboidratos(do macronutriente, nao dos alimentos) de baixo índice glicêmico, você vai continuar perdendo gordura!

  • Karoliny

    Já faço o método zig zag a algum tempo, mais eu venho notando que no 4º dia, o dia alto eu fico muito anciosa,com muita fome querendo comer toda hora, acabo comendo muito, o que fazer ??????

    • Karoliny, pense sempre que a fome é um efeito rebote, ou seja, é consequência de algo que você comeu e nao o contrário. portanto, o melhor é verificar a glicemia desses alimentos. Abraços!

  • Luciana

    Olá…como funcionaria o ciclo carbo no MR??

    Grata.

    • Olá, Luciana! No MR não existe ciclo, embora você possa fazer um dia de folga se quiser. Abraços!

  • Laura

    Olá Rodrigo! segui direitinho a dieta zig zag pelos 3 dias de baixo carboidrato e emagreci mais ou menos 1 kg! fiz tudo certinho no quarto dia, de carboidrato alto e ao me pesar no quinto dia pela manhã, a balança registrou 1,5kg a mais 🙁 lembrando que eu me pesei nas mesmas condições: pela manhã, em jejum e sem roupa.. isso é normal? é retenção de líquido? irá acontecer isso em todo dia de alto carboidrato? obrigada desde já, adoro muito o site!!

    • Laura, Hoje em dia existem soluções melhores, como o método MR do livro. Abraços!

  • Luana

    Como estou lendo muitos artigos no sites, não sei se ainda vou ou não encontrar a resposta da minha dúvida, então vou fazer por aqui mesmo.
    Pra começar tenho que fazer os 2 meses citados, mas e quando eu chegar ao meu objetivo, o que eu faço? (se tiver algum link sobre isso, pode responder com ele)
    Aguardo 🙂

    • Eu não começaria de cara com o carb cycling. Pode ser uma boa começar adaptando sua alimentação. Comece dos artigos mais recentes.

  • Patricia Freitas Costa

    Achei mt interessante a proposta, mas minha maior dificuldade atualmente é saber exatamente o q posso comer e quanto. Não consigo saber quantas g de carboidratos eu ingiro por dia. E não saberia modificar a quantidade, é mt conta pra minha cabeça.

  • Lélio

    Olá, gostei pra caramba do site, fiz a dieta de atkins, iniciei com 120kg e consegui chegar nos 101kg (dos 108 pra baixo foi com muita dificuldade e demorou), agora eu sei o risco q estou trazendo ao meu corpo caso continue com essa dieta a longo prazo, vou consultar um nutricionista pra me indicar uma boa dieta e vou sugerir essa carb cycling q me interessou muito, pois uma dieta low carb restringe muito a alimentação, obrigado ai e sucesso.

  • Flávia

    Esse site é genial!

    Tenho uma dúvida sobre o carb cycling. Em alguns sites, vi que ele é recomendado para pessoas com menos de 20% de gordura corporal. Vocês sabem me explicar o porquê disso? Vocês concordam com esta afirmação?

  • Vitória

    Olá. Adorei o site! 🙂
    Gostaria de saber se treinar em casa com elásticos funcionais/ extensores e tomar whey protein ajuda na hipertrofia ou só na tonificação dos músculos? Ou não faz diferença alguma?

    • Vitória

      Esqueci de acrescentar: seguindo todas as dicas encontradas em seu ebook de hipertrofia, ajuda em algo?

  • mari

    Oi Rodrigo!

    Estou seguindo uma composição alimentar de 40%-40%-20% para perda de peso.
    No caso, deveria segui-la por 2 meses e após esse período, iniciar esse método?

  • Larissa

    Oi Rodrigo!

    Estou seguindo o método MR há dois meses, e lendo seus artigos, fiquei com uma dúvida: consumo mais carboidratos no quarto dia e TAMBÉM faço o cheat day uma vez por semana?

    Ou preciso optar por ou o outro?

    Eu já cheguei no famoso efeito plateau e não sei o que fazer.

    Obrigada!