Detonando 10 mitos sobre emagrecimento

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Falsas crenças, crendices, receitas da vovó, dicas revolucionárias, televisão, filmes, novelas, …, … MITOS! Balelas!?

Mitos são criaturas de incrível capacidade de se disfarçar de verdades! Assim como ladrões na multidão, os mitos só aparecerão se você os apontar!

O lado triste é que muita gente, inocentemente, acaba acreditando nestes falsos folclores e, consequentemente, continuando na mesma ou ainda descendo mais em direção ao fundo do poço.

Neste artigo, eu aponto e desmistifico 10 grandes mitos do emagrecimento, tudo em nome da verdade, doa a quem doer.

A leitura é longa, então sente-se confortavelmente e vumbora!!

1. Mito: Métodos e/ou aparelhos do tipo perca tantos kilos em tantas semanas!

Convenhamos. Nós nem mesmo ganhamos peso nesta rapidez, então por que raios seria natural pensar que perda rápida de peso seria algo bom pro organismo?

O ritmo de perda de peso que é considerado normal e saudável, após as 2 primeiras semanas, é de 450g a 1kg por semana. Mais do que isso, a luz vermelha pode começar a acender.

Nota: Nas 2 primeiras semanas de reeducação alimentar ou dieta, existe muita variação na concentração de líquidos no corpo, o que pode provocar uma perda maior de peso total. Entenda mais sobre isso lendo ESTE artigo.

Dietas super restritivas são um tiro no pé e provas disso estão em todos os lugares. Efeito sanfona, tristeza, frustração, arrependimento, etc.

Aliás, cheguei a ler durante minhas pesquisas que dietas abaixo de 800kcal por dia podem resultar em anomalias no ritmo cardíaco, as quais podem ser fatais O.O

Conclusão? Bom senso… para resultados verdadeiros, é necessário que as coisas aconteçam gradativamente. É isso, nada de extraordinário.

2. Mito: Whey Protein emagrece e/ou cria músculos

Não, Não. Como já expliquei certinho no super artigo sobre whey protein AQUI, ele nada mais é que uma fonte prática de proteína de alta qualidade e rápida absorção. Whey protein, por si só, não queima gordura, não emagrece e não cria músculos. Como qualquer proteína, ele pode auxiliar na perda de peso e também no ganho muscular, porém, SOMENTE aliado a hábitos apropriados para cada fim!

Por conter proteína de alta qualidade e rápida absorção, ele é aconselhado para ganho de massa e também como alternativa prática para se ingerir suas proteínas diárias quando você precisa de praticidade no dia-a-dia. É isso, ponto!

3. Mito: Alimentos que queimam gordura

Pra alimento queimar gordura, só se você botar fogo nele!

É tão comum vermos slogans e propagandas assim, não é verdade? Beringela queima gordura, chá-verde torra gordura, óleo de coco emagrece, etc.

Por que será? Cá entre nós, soa ou não soa bonito?  Claro!! Isso soa bonito e tentador! Quem não gostaria de ingerir um alimento e queimar gordura? Até eu! Mas isso não existe e toda vez que você acredita nisso, é o seu bolso que emagrece e o do anunciante que engorda.

Ok, estou vendo que você já está querendo perguntar: “O meu fio, e os shakes emagrecedores?“. Calma que chegamos lá.

O que queima gordura é o seu corpo, a todo momento, e este é um processo natural que pode ser otimizado quando aliado à hábitos alimentares corretos e um programa de exercícios apropriado para cada caso. Não tem segredo! A verdade é mesmo nua e crua! Não caia nessas balelas, por favor!

Leia o conteúdo do site (artigos) e veja mais como o corpo funciona e responde à alimentação. Não tem segredo!

4. Mito: Produtos naturais ou herbais para perda de peso são seguros e eficazes

De novo, soa ou não soa bonito falar de produtos com base em lindas folhinhas de árvore ou ervas verdinhas e lidinhas? Soa, claro!

Agora veja, contendo ingredientes naturais ou não, temos que abrir os olhos. Afinal, quais os OUTROS ingredientes contidos no produto?

Além disso, produtos são produtos. Por ser algo artificial, eu já olho torto de início. Quantos produtos marketeiros você conhece que se aproveitam das ondas da mídia? Se é a vez do chá-verde, todos os produtos começam a usar esta palavra no nome. Se é óleo de coco, tudo parece que começa a conter óleo de coco… e assim vai.

Deixe-me comentar sobre um exemplo sério. Não tanto tempo atrá, produtos naturais que continham ephedra (agora proibido), a qual, é uma planta, causaram problemas de saúde sérios na população e até mesmo mortes!

A verdade é que não se sabe tudo sobre estas ervas e plantas! Sabemos que muitas são muito benéficas e outras parecem ser… porém, muito se desconhece sobre os efeitos do consumo delas a longo prazo! Melhor não inventar moda.

Moral da história: Sempre desconfiar. Não é por que o produto é verde e clama conter plantinhas e ervinhas que você pode confiar cegamente. Faça uma pesquisa e leia sobre o assunto. A sua saúde merece.

5. Mito: Shakes para emagrecer

Vários leitores aqui do site e clientes do coaching já me perguntaram sobre estes “fabulosos” shakes.

Shakes… mais um dos produtos criadores de fortunas! É difícil opinar assim de forma geral por que cada caso é um caso, mas, de forma geral, eu não recomendo shakes para emagrecer e não os vejo com bons olhos.

Mesmo desconsiderando a questão da qualidade dos ingredientes, refeições líquidas trazem menos saciedade e você também não tira proveito legal do efeito térmico da digestão, como em uma refeição normal. Só como exemplo, aproximadamente 25% das calorias contidas nas proteínas, são gastas na sua digestão 🙂 Este é o efeito térmico (veja tudo sobre proteínas AQUI).

Mas uma coisa é verdade: As propagandas dos shakes são realmente legais, cheias de modelos e gente bonita! Mas pergunte a qualquer um deles se eles tomam o que estão vendendo... 🙂

Palavra de ordem: Desconfiança!

6. Mito: Pular refeições ajuda a emagrecer

Estudos mostram que pessoas que pulam o café da manhã e comem menos refeições durante o dia, tendem a serem mais gordas que pessoas que comem um café da manhã decente e também 4, 5 ou mais refeições no dia.

Existem várias hipóteses tentando explicar por que isso acontece. Sugiro que leia este artigo: O grande segredo para queima de gordura e ganho de massa muscular.

Ao pular refeições ou ficar muito tempo sem comer, você faz com que seu corpo bole uma estratégia pra reter a maior quantidade possível de energia quando você come, já que ele aprende que a próxima refeição vai demorar. Se você quer emagrecer, você não quer que o corpo seja econômico no gasto calórico, certo?

Você não quer que seu corpo queime no ritmo de um Corsa 1.0, você quer ele queima combustível como um Maverick V8! 🙂 Pra isso, certifique-se de ler o artigo acima mencionado e de se alimentar corretamente em intervalos regulares e menores.

7. Mito: Sou assim mesmo(a), viciada em doces

Não, você não é assim mesmo(a). Ninguém é de uma forma que não possa mudar! Tudo que você é hoje é resultado do que você pensou que era até então!

Neste caso específico, já comprovei várias vezes, assim como muitas outras pessoas, inclusive clientes de coaching, que se você tem uma tentação gigante por coisas do tipo doces, refrigerantes, pão, etc, isso é só uma questão de botar alguns hábitos em ordem que é comprovado que, dentro de muito pouco tempo, esta vontade louca desaparece. Simples assim, mágico! 🙂

Então, não se sente confortavelmente e conformadamente aceitando que você não tem jeito. A mudança é muito mais simples do que você imagina. Agora, levante e começe a AGIR!

8. Mito: Produtos feitos de chá-verde, emagrecem

Taí uma grande balela. Já falei de chá-verde acima neste artigo. Mas ele merece um mito próprio.

Você deve concordar comigo que a quantidade de produtos que surgiram com a palavra chá-verde no nome é maior que a quantidade de fofocas já publicas sobre a Madonna, não é verdade?

Depois que a mídia focou no chá-verde, todo mundo quis tirar proveito disso. Como já mencionei em um artigo anterior, eu quase tive um ataque cardíaco de tanto rir quando vi que estavam vendendo ração-humana com chá-verde!!!!

É suficiente dizer que o chá-verde pode auxiliar sim no emagrecimento, PORÉM, desde que você tome pelo menos 1 litro de chá por dia e que este chá seja bebido logo depois de ser feito, ou seja, o chá-verde PERDE seu princípio ativo e vantagens caso não for consumido logo após a infusão!

"Ahhh... mas então você ta me dizendo que as bebidas de chá-verde vendidas não funcionam?", Sim, é exatamente isso que to te dizendo.

9. Mito: Para emagrecer tem que passar fome

Não, não necessariamente. E essa é uma das grandes surpresas de muitas pessoas!

Se você sabe escolher estrategicamente os alimentos e os horários, você vai ver claramente que vai perder peso SEM passar fome. E isso NÃO é propaganda enganosa 🙂

Além de ter comprovado isso em mim mesmo e ouvido de muitas pessoas no site e também de meus clientes de coaching, isso se verifica verdade em cada um dos casos. Tudo depende de como você estabelece seus novos hábitos e quais são eles!

Emagrecimento é uma coisa natural e não precisa de mágica alguma. Fico feliz que esteja lendo o Emagrecer de Vez, tudo aqui, ao contrário da grande parte dos sites e revistas por aí, visa te ajudar a atingir este objetivo de uma vez por todas, sinceramente.

10. Mito: Carboidratos fazem você ganhar peso

Até água faz você ganhar PESO. Não gordura, mas PESO 🙂 hehehe

Bom, os carboidratos são a fonte de energia preferida do organismo e é super importante que eles sejam consumidos.

Algumas dietas extremistas, como a de Aktins, pregam que o consumo de carboidratos seja CESSADO praticamente. Isso faz que com uma série de reações químicas no organismo comecem a acontecer. No caso de Aktins, os famosos ketones começam a surgir no sangue e eles são tóxicos, tanto, que são eliminados na urina.

Os carboidratos fazem parte de uma refeição balanceada e são necessários em qualquer reeducação alimentar que se preze.

O que conta agora é a sabedoria na escolha dos carboidratos que realmente são úteis a você e que lhe trazem a maior quantidade de nutrientes e também saciedade.

Veja este artigo completo sobre carboidratos para virar um expert no assunto.

------------

É isso! Mas agora não fuja! Você é cumplice do crime e fez parte do assassinato de 10 grandes mitos do emagrecimento! =)

Espero que tenha colaborado com seu bem estar físico e mental! Passe esta mensagem adiante e divulgue as verdades!

Um abraço e muito sucesso pra ti,
Rodrigo

Referência interessante:

http://win.niddk.nih.gov/publications/myths.htm

Receba os novos artigos por e-mail gratuitamente

  • Rosana

    Aiii como é dolorido ler isso…mas, vamos q vamos, estou iniciando aki no emagrecer de vez…e confesso q estou toda enrrolada com tanta informação…mas, como não sou lesada, e aprendo rápido, daki uns dias quero ter eliminado td oq hj me atormenta…bjos Rodrigo, parabéns, mto legal teu trabalho.

    • Rodrigo

      Obrigado pelo comentario Rosana. Vai com paciencia que tudo comeca a ficar mais claro pra ti 😀

      Ah.. de uma olhadinha na pagina Comece Aqui do site 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • Carol

    Rodrigo detonando! ótimo! o apelo comercial dos rótulos é sempre muito forte… eu mesma já me acabei de tomar chá verde… antes de conhecer Rodrigo, claro! Parabéns! Quem seguir o “Emagrecer de vez” vai ver como é simples se reeducar e ter força de vontade para emagrecer… aí, em vez querer “ser emagrecido”, cai na real…

    • Rodrigo

      Falou tudo 😀

      Abracao pra ti!! =)

  • Roni

    Fala Rodrigo, blz parabéns!!! Sempre dizendo tudo de maneira clara e objetiva; à 2 meses que comecei o desafio já se foram 8 kilos, como voce falou sem passar fome, comendo bem e mesmo assim perdendo gordura e curtindo o resultado, antes tinha uma obsessão achando que quanto mais rápido emagrecesse melhor, e associava dieta a fome, sofrimento, dor em os outros comendo e voce não poder, mas agora percebo o contrário quanto mais lento e consistente melhor pois posso manter estes hábitos para toda a vida, alimentação balanceada e AF e que a força de vontade é o maior diferencial do sucesso, sei que todos temos um longo caminho, mas posso dizer uma coisa para todos que estão lendo, nossas vidas seram divididas em antes do emagrecerdevez e após o emagrecerdevez porque como sabemos o resultado será o reflexo de nossas escolhas, e com a informação de qualidade voce toma as melhores decisões; Sem esquecer de agradecer ao responsável pelo site que nos trouxe uma luz no fim do túnel com informação de qualidade e ainda gratuita.

    Grande abraço Rodrigo que Deus lhe dê em dobro tudo que voce tem feito por nós!!!!!

    • Rodrigo

      Wow Roni, nem sei o que dizer. Isso me motiva muito a continuar! Sabias palavras suas!

      Agradeco muito por ter postado, obrigado MESMO!!!

      Todo o sucesso pra voce!!
      Rodrigo

  • Ricardo

    Sobre Atkins você falou bobagem. Apenas nos primeiros 15 dias a dieta se restringe a uma baixa quantidade de carboidratos. Existem várias fases da dieta e ao atingir a fase de manutenção, você consome em torno de 100 gramas de carboidrato por dia, o que não é uma quantidade tão pequena assim. E destes carboidratos, nenhum é do tipo refinado (farinha de trigo branca, açúcar, etc). Estes são proibidos mesmo.

    Além disso, os corpos cetônicos não são tóxicos ao organismo. Não neste contexto. A cetose é um mecanismo natural do organismo. É o mecanismo que opera no jejum prolongado por exemplo.

    A cada dia mais e mais estudos comprovam a eficácia da dieta Atkins e sua segurança para saúde. O maior defeito dela, é que quando a pessoa não faz direito, coloca sua vida em risco pois o consumo de proteínas e gorduras associado ao consumo de carboidratos (quebras da dieta por exemplo) é uma bomba para o corpo afetando colesterol, triglicérides e também ganho de peso.

    • Rodrigo

      Ricardo,

      Estou ciente destes detalhes. Obrigado por compartilhar. Eu continuo achando, com base no que já li, que os ketones eliminados na urina não são saudáveis ao corpo.

      Mas como sempre digo, neste ramo pouco se sabe e muito se tem a descobrir, portanto, respeito a opiniao de todos e que cada um siga seu caminho heehe

      Abracao,
      Rodrigo

  • Joabe

    É isso mesmo! O Roni falou o que qualquer um buscando emagrecer sente ao acessar esse site! A gente aprende desde pequeno a buscar resultados imediatistas pra TUDO na vida, ao invés de entender que nosso estilo de vida sedentário e glutão tem suas consequências a longo prazo e para mudar essa realidade também é necessária uma ação de longo prazo.

    Vi uma frase aqui no site que não esqueço “Ao se comprometer verdadeiramente em fazer alguma coisa acontecer, ao tomar a DECISÃO, todos os meios, os passos e métodos, irão se revelar automaticamente na hora certa.”

    Pois foi bem quando decidi que ia mudar, que achei esse site!

    • Rodrigo

      Magnifico Joabe 😀 Fico muito feliz que tenha este PODER decisivo dentro de voce!

      Grande abraco,
      Rodrigo

  • Natalia

    Olá, e esses termogênicos que tem chá verde, cafeina etc.. Funciona!?

  • Vivi

    Rodrigo,

    esse site sem dúvida é o melhor da web sobre emagrecimento, to viciada nele… muito esclarecedor, parabéns pelo trabalho!!!
    Descobri há menos de uma semana, já li quase todos os artigos (e já fiz as amigas lerem também).
    Gostaria de saber se você já publicou algo sobre bebida alcoolica, e qual sua opinião sobre o tema.
    abs

    • Rodrigo

      Oi Vivi!

      Irei falar sobre bebidas alcoolicas em um futuro artigo logo logo. Já está na minha lista 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • André

    Em primeiro lugar queria dizer que a materia é ótima, parabéns. Há um mês comecei a dieta como 110kg e hoje ao me pesar, acredite não perdi 1kg sequer, e olha que cortei boa parte de carboidratos, totalmente o refrigerante e doces e comecei a fazer 3h 45 min de caminhada semanalmente e reduzi o jantar, deixando mais leve, o que aconteceu?

    • Rodrigo

      Oi Andre,

      EH dificil de saber assim. Precisaria analisar o todo! Sugiro que tome isso como aprendizado e SIGA em frente, lendo mais artigos para descobrir o que pode ter dado errado e o que pode dar certo pra ti. Tudo eh aprendizado, siga em FRENTE!

  • moises

    sobre os shakes,discordo do autor pois eu emagreci bastante com o shake e deu e da muito cert p mim.

    • Rodrigo

      Nada eh regra e alias, tudo depende do TODO, ou seja, do resto dos habitos que voce tambem alterou, nao eh verdade? 🙂

  • DANIELA

    Tem muita informação incorreta, na verdade por exemplo o chá verde não queima gordura mas, ele é um bom aliado sim. Ele ajuda no metabolismo praticando exercícios então, existe estudos comprovados mas o que acontece que a pessoa tem que utilizar as folhas e não pózinho de chá verde. 🙂

  • marli onofle

    adorei sua dicas estou atenta obrigada

  • marli onofle

    adorei suas dicas obrigada

  • Paula

    Só para saber, essa balela toda é baseado em que? tem fundamento onde?