É dia de folga! O que comer?

bebebolo

Opa, Geosh aqui para um artigo rápido e prazeroso!

Você comeu direito durante toda a semana e agora chegou ao seu dia de folga da dieta. Você tem o direito de consumir os alimentos que quiser! Mas quais seriam os melhores alimentos pra consumir nesse dia? Quais estratégias você pode adotar pra colher o máximo dos benefícios?

Bom, pra quem não sabe, o cheat day é o dia de folga da sua dieta. É o dia em que você pode matar a vontade dos alimentos que ainda tem vontade de comer, e dos prazeres que não deseja abrir mão!

Por quê sair da linha?

Além da parte psicológica: você já deve imaginar que se você é chocólatra, vai acordar num sábado de folga com uma baita disposição e alegria pra matar a sua vontade daquele bolo de chocolate suculento… ainda mais podendo fazer isso sem culpa e sem ressentimento!

Porém, os principais benefícios do cheat day são fisiológicos:

– Um aumento na produção dos hormônios T3 e T4, que tendem a cair quando você está perdendo peso e seu metabolismo diminui.
– Um aumento no seu metabolismo basal também acontece, ou seja, seu corpo passa a queimar mais calorias pra se manter por dia.
– Um aumento nos seus níveis de leptina, hormônio diretamente ligado aos mecanismos de controle do armazenamento de gordura corporal.

Se bem que eu não preciso de muito argumento científico pra te convencer nesse caso, não é? O cheat day é um sucesso justamente por que as pessoas ADORAM =)

A ressaca do dia seguinte

Embora livre de culpas, seu corpo vai sentir o impacto de uma avalanche de carboidratos densos e vazios de nutrientes, principalmente se você já estiver se habituando à uma alimentação mais saudável. Quando você tem mais energia e disposição, fica mais fácil perceber o impacto dos alimentos. Fica mais fácil perceber esses níveis de energia caírem.

Sem falar no ganho de peso, inchaço e aquele medo de dar errado. Mas não se preocupe, o ganho de peso e inchaço acontecem principalmente por um aumento na retenção de líquidos devido ao aumento da ingestão de carboidratos simples. Essa flutuação é normal e geralmente se reestabiliza em dois ou três dias.

Recentemente, tenho notado um aumento considerável no interesse dos leitores aqui do site por saúde e bem estar. Também pudera, se você começa a se sentir melhor e mais saudável, fica mais fácil perceber o quanto isso é importante!

Comentário do Rodrigo: Isso é super verdade! Quando você está no seu dia de folga, caso escolha ter um, você nota claramente como você se sente bem pior do que nos dias normais da semana… quando você descobre os benefícios de uma alimentação realmente nutritiva, você vai perceber claramente também o grande impacto de uma alimentação de má qualidade! Este é o preço a ser pago por aqueles que decidem sair da linha com vontade no dia de folga =/

Como aliar o útil ao agradável?

Se você quer colher os benefícios do cheat day e evitar o mal estar no dia seguite, existem sim algumas medidas que você pode tomar:

Se hidrate – Mais água vai ajudar você a não se desidratar e a processar essa quantidade de alimentos extra. Vai fazer você se sentir melhor.

Acabe com as sobras – Já parou pra pensar que as pessoas engordam no final do ano por que fazem comida demais no natal e tem que comer até no reveillon, quando fazem mais comida de sobra? Poisé, se no outro dia você não tiver comida de cheat day por perto, as chances de você se manter na linha, naturalmente, aumentam!

Diminua os picos de insulina – Faça a sua primeira refeição com uma quantidade maior de proteína e fibra insolúvel(legumes e verduras!) e tome um suco de limão! Aliar proteinas e gorduras no seu cheat day vão te ajudar nisso.

Ative sua musculatura – Agachamentos, flexões e abdominais são exercícios rápidos e práticos que você pode fazer pra, resumidamente, melhorar a sensibilidade das suas células pra essa glicose extra, assim você absorver essa energia extra com a sua massa muscular também!

Escolha os alimentos que vão te ajudar – Açaí, arroz, feijão tropeiro, feijoada, churrasco, frutas e sucos, vitaminas, chocolates amargos, comida japonesa e cereais, são “boas” opções de alimentos que você pode consumir no seu cheat day sem colher os malefícios de saúde que os alimentos processados, açucar e trigo podem lhe trazer.

Uma bananinha frita com mel e manteiga também não é má ideia, hein?

Quais são os seus favoritos?

—-

Obs: Se você é novo aqui no site, seja muito bem vindo! O Emagrecerdevez.com é um site recheado de informação que vai te ajudar à alcançar de maneira eficaz os seus objetivos de emagrecimento, saúde, boa forma e bem estar!

Faça bom proveito!

Disciplina é liberdade =)

Abraços,
Geosh.

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Principais Referências:

Timothy Ferriss – The 4-Hour Body.

  • Elayne

    Esse é o MELHOR blog sobre emagrecimento e alimentação que eu já li NA VIDA! Tudo que é escrito aqui tem feito muito sentido no meu dia a dia. E outra: Durante essa semana eu exagerei muito, cometi erros horríveis, como por exemplo, comi um hambúrguer daqueles bem venenosos, mas, ainda emagreci pq comi muitos alimentos recomendados aqui e no livro. Tô muito feliz, está sendo tudo mais fácil e menos frustrante

    • muito bom essas dicas para o dia de folga.eu faço o dia de folga depois de 2 semanas o que vc acha Rodrigo?sera que terei algum problema?

      • Ola, Lenny! Se você se sente bem assim e não sente o emagrecimento diminuir na segunda semana, não vejo por que não possa! Abraço!

    • Elaine, esse é o nosso objetivo! Fazer do emagrecerdevez a melhor referência possível! Obrigado pelo carinho e vamo que vamo =)

  • Patricia

    Adoro a dica de vocês , são ótimas !!! um abraço e sucesso sempre!!!

    • Obrigado, Patrícia! Abraço e sucesso pra nós todos =)

  • Rodrigo Ramos

    Muito bom o artigo!!! Show de bola!!
    Depois que eu passei a entender como o meu corpo funciona e do que ele precisa, tudo ficou muito mais fácil e simples… Eu por exemplo não adotei um dia certo para o “Cheat Day.
    Para não me tornar uma pessoa radical e ao mesmo tempo para não atrapalhar os cuidados com a minha saúde eu deixo que o dia das “besteiras” acontençam aleatóriamente junto aos eventos sociais (aniversários, casamentos, festas…).

    No meu caso vem dando super certo, e causa até surpresa nas pessoas o fato de eu não recusar um salgadinho ou uma pizza… e a famosa frase sempre aparece: “Saiu da dieta?” rsrsrsrsrs!!!
    Assim como já houve caso de eu ficar até 1 mês sem o “cheat day” e isso não me incomodou em nada!!
    Abrçs.

    • Teresa

      Eu faço o mesmo, Rodrigo! E penso que vale bem mais a pena do que tirar um dia inteiro para isso. Acho que duas refeições ao longo da semana, por exemplo, é melhor do que um dia inteiro (:

    • Maravilha, Rodrigo! Acaba colhendo os benefícios da mesma forma, né? Bom demais ter essa liberdade!
      Abraços!

      • Tatiana Rohricht

        eu tb tenho feito assim..mas normalmente da mais de 2 por semana..da umas 3~4 refeicoes em media, algumas sao cheats maiores, outras menores, mas ja estou em processo só de manter o peso agora, entao acho que posso me dar ao luxo de alguns cheats a mais, certo?

        • Com certeza, Tatiana! Agora é encontrar o meio termo e ficar de olho!

    • Consuelo

      Eu testei seguir esta linha e até que dá certo no sentido “social” da coisa mas… infelizmente as ocasiões sociais são muitas e a conclusão que cheguei é que, para mim, isto acabou não sendo uma boa opção para os novos hábitos alimentares.
      Faço o máximo para uma coisa não atrapalhar a outra e acho q este vai ser o caminho certo para mim.
      A troca de bebidas doces (não bebo alcool normalmente) por água foi tranquilo. Ninguém estranhou ou reclamou.
      Comidinhas de bar ou de festa eu tento driblar pedindo/escolhendo carne e queijo (ainda bem que foi liberado pois estava me sentindo culpada…).
      Doces eu evito e pronto.
      O que sempre digo é que ainda estou achando a minha velocidade pois o caminho eu já achei e foi aqui no emagrecerdevez.com.
      E… vamo que vamo!!!

  • Nercy Luiza Barbosa

    Adoro esse dia! Muitas vezes como pizza e brigadeiro com castanhas-do-Pará. Normalmente nos finais de semana. Apesar disso, tenho notado que meu peso oscila pouco, e como você disse, Geosh, em dois dias volto ao peso normal.

    Definitivamente esse site foi um grande achado. Adoro muito.

    Beijos

    • Bom demais, Nercy! sempre um prazer poder ajudar, Nercy!

  • João

    Opa pessoal do Emagrecer de Vez.com já faz um tempinho que sou fiel seguidor dos ensinamentos repassados por aqui, mas só que uma coisa está me incomodando a minha “pochete” que insiste em ficar. Nunca fui gordo mas sempre mantive uma gordura abdominal de estimação…hehehe. Quando comecei a tomar conhecimento de tudo que nos leva a um sobrepeso mudei radicalmente meu estilo de vida. Cortei doces, refrigerantes, farinhas brancas, alimentos fritos, etc. e mantive uma alimentação com base nas dicas do site e comecei a malhar 5 vezes por semana. Resultado: estava com 90 kg e 99 cm de circunferência abdominal, ou seja, 23% de Gordura Corporal, de acordo com a calculadora aqui do site. E hoje após 03 meses estou com 81 kg e 83 cm de circunferência abdominal e com 14% de Gordura Corporal, tenho 178 cm de altura. Porém já fazem três semanas que estou perdendo peso (01 kg por semana) e mantendo os mesmos 83 cm de abdômen, ou seja perdendo massa magra e nada mais da “pochete”. O que eu faço agora?

    • Olá, João! Alguns tecidos são mesmo mais lipofílicos que outros, ou seja, gostam mesmo de engordar e são sempre o ultimo lugar a ceder. Acredito que você já não tenha mais muito peso a perder, o mais importante agora é focar numa mudança de composicão corporal. Abraços!

      • João

        Pelo que entendi, devo continuar na mesma alimentação e esperar, que com o tempo a gordura abdominal tende a ceder. É isso mesmo ou terei que implementar algo mais ao meu dia-a-dia? Vlw pela atenção Geosh, vc sempre muito prestativo.

        • Isso, João! é mais importante você manter o peso e perder a gordurinha que resta do que continuar perdendo peso, entende? Caso você note realmente uma estagnação, aí sim é hora de pensar em uma mudança. Mas pra notar isso você vai ter que acompanhar suas medidas e percentual de gordura corporal de perto. Disponha!

  • Simone

    Estou com uma dúvida e creio que possa me ajudar, estou tomando na hora do lanche vespertino iogurte light molico sem glúten, estar certo? Ou devo parar de tomá-lo? Não gosto de castanhas, nozes ou qualquer alimento do gênero, então costumo consumir fruta, queijo ou iogurte na hora do lanche.

    • Simone, fica a seu critério. Eu acho que pra quem pode consumir, Iogurte sem açucar é uma ótima pedida.

  • JoW Lee

    Adoro os artigos do Emagrecer de Vez, pois eles são completos e nos fornecem informações com bases científicas – diferente de muitos sites por aí que dão dicas “loucas” sem explicar de forma aprofundada.

    Me comprometi a fazer o processo de 10 dias proposto por vocês e realmente tive ganhos, ou melhor, “perdas” incríveis. Aprendi a reeducar não só minha alimentação como a minha mente, tomando gosto pelas leituras sobre alimentação, treinos e assuntos correlatos. Sinto que quanto mais conheço, entendo o porquê de minhas escolhas na hora de comer, treinar ou suplementar.

    Sem sombra de dúvidas vocês são os melhores nos quesitos bem-estar, saúde e fitness, deixando no chinelo os sites considerados “consagrados”. Parabéns pelos artigos super detalhados.

    • Obrigado pelo carinho, Jow Lee Anna =) Ficamos felizes em poder ajudar! Parabéns pelo seu sucesso!!!

  • Raquel Souza

    olha eu de novo, adorei o artigo, e é pura verdade que no outro dia vc fica de ” ressaca”.
    porém tenho feito não mais o cheat day , mas sim umas 2 vezes por mês no máximo e tenho tido resultados incríveis. A gente mesmo nesses dias depois de um tempo não consegue comer nem perto do que comia antes, eu e meu marido por exemplo, nós dois comíamos uma pizza de 16 pedaços inteira , hoje qdo dá muita vontade de pizza, no máximo uma brotinho de 4 fatias e ainda comemos 1 de cada. Nós dois já eliminamos juntos 23 kg, 11 meu e 12 dele, e nossa meta é 36 meu e 35 dele até o final do ano. Agora eu recomendo o site pra todo mundo, até no mercado rsrsrs até ja me perguntaram se eu ganhava algum dinheiro do site pra indicar huahuahuahuha
    Só ganho saúde e vitalidade!!!!

    • Que bom saber que as coisas estão indo de vento em popa, Raquel! Vocês vão virar casal referencia e caso de sucesso aqui do site, tenho certeza!
      Um enorme abraço pra vocês =)

  • Jessica Arndt

    Fico a semana inteira esperando pelo sábado, e aquilo que voce escreve de acabar com as sobras é realmente sério… ja aconteceu ha mais tempo de sobrar comida e eu comer até na segunda. 🙁

    Ai Geosh, eu nao sei o que tá acontecendo comigo. Eu nao conheco ninguem que coma tao pouco carboidrato como eu e eu engordei nesses ultimos tempos (já até tinha comentado com vc). Nao sei se foi meu corpo que se acostumou com o treino ou se teve algo errado com meu corpo (minha tireoide tá OK agora, mas to desconfiando de outras coisas… vou no medico este mes pra ver se tem algo biologicamente errado comigo).
    Todas as minhas roupas estao apertadas… só tá cabendo uma calca enorme… e com o calor que tem feito aqui na Alemanha eu nao to podendo vestir shorts, de tanta celulite nas pernas (sério, nem quando eu tava no meu auge de gordura eu nao tinha tanta celulite).

    Ontem eu troquei meus treinos… to treinando todo dia agora, cada dia um grupo muscular… ontem treinei as pernas… nao to conseguindo andar sem me apoiar.

    Já nao sei mais o que fazer… 🙁 Tem horas que dá um desespero e uma vontade de desaparecer. Ano passado, que eu comia doce todo dia, eu nao tava tao grande quanto agora.
    Aiai, desculpa o desabafo…

    Abracao pra vc, tudo de otimo aí… e btw, otimo artigo! 🙂

    • Jessica Arndt

      Escrevi biologicamente acima, mas quis dizer fisiologicamente. ehehee

    • Fala Jé! É, realmente seu caso tá estranho, realmente incomum! A sua tireóide tinha dado alguma coisa? Se tiver alguma novidade, me avise! Obrigado e grande abraço!

  • Clau

    Olá Rodrigo/ Geosh…não preciso nem repetir site maravilhoso. Sigo o método revolução e após 30 dias resolvi fazer o cheat day, só que não consegui “parar”!!! Já estou há 3 dias comendo errado, será se preciso de um intervalo mais longo pra fazer o cheat day?? Outra pergunta, o iogurte grego + oleaginosas é uma boa pedida para lanche? Bjs pra os dois….

    • Obrigado, Clau! Não acredito que você precise de um intervalo mais longo. Acho que com o tempo você vai ganhar experiência com eles e acabar se adequando. Quanto ao lanche, me parece uma boa, considerando que você não tenha nada com laticínios. Abraços!

      • Consuelo

        Tudo que eu queria na vida era que, depois de liberar o queijo, algum post de vocês liberasse o iogurte integral Grego (para quem não tem problemas com laticínios, o que é o meu caso).
        Já procurei dele sem adoçante ou sem mel mas não encontrei… reservo sempre para o meu cheat day mas… tomaria todos os dias sem pensar duas vezes de tão gostoso – hehehe

        • Consuelo, Se for possível fazê-lo com leite de vaca cru, não vejo problemas! Será que dá? Abraços!

          • Geosh, com relação ao iogurte e queijos, eu posso fazer em casa com leite de vaca fresquinho. Moro em uma fazenda e tenho leite fresquinho todos os dias. Como ja li em alguns artigos,os queijos são saudáveis, mais eu nao me lembro de ser citado os queijos caseiros ( acredito que sejam). Posso em vez de comprar os queijos e iogurtes fazer em casa????

          • Sim, Tatiane! Especialmente os queijos feitos com leite cru!
            Abraços!

  • ermelinda andrade

    ola obrigado por tudo eu esto fazendo tudo certo perdi 3 k num mes esto com 72 e pretendo chega a 58

    • Parabéns, Ermelinda! Vamo que vamo!

  • Gislaine

    Geosh,comecei na segunda (01/07/13) dessa semana o MR, mesmo assim devo fazer o dia de folga, no sábado?

    • Fica a seu critério, Gislaine! Se quiser dar um boost, pode ser uma boa deixar pra segunda semana!

  • FATIMA SOUSA

    A RESPEITO DA VONTADE DE COMER DOCES, NÃO SEI SE É CORRETO, MAS ADOTEI COLOCAR ALGUMAS UVAS PASSAS NA MINHA SALADA DAI, RESOLVE.

    • Se não tem impacto no seu emagrecimento, ótimo, Fátima!

    • Rose Mara Rocha de Lima

      Eu coloco maça bem quando esta bem docinha na salada e sinto que sacia a vontade de comer doce. Procede Geosh?

  • lucelia

    já estava fazendo a algum tempo cortes na minha alimentação, acho que por isso não estranhei eliminar por ex. massa, arroz. não era correta pois lendo o livro do emagrecerdevez, vi os erros que cometia. Geosh, nunca fui estudiosa no assunto de emagrecimento (somente curiosa), mas sempre achei que os hormônios eram responsáveis. qdo disse isto para meu medico, ele falou: o resultada dos tes exames de hormônio estao bons. mesmo assim continuava teimando comigo mesmo. Sabe o que me espantou? tomava 3 medicações por dia para diabetes, estou tomando apenas 1, em quatro dias, o enchume do estomago diminuiu bastante, quero deixar o meu mto obrigado. após 30d. vamos ver como vao estar as coisas, tenho certeza que mto bem.

    • Sim, Lucélia! Mantendo a insulina sobre controle é muito difícil mesmo não emagrecer! Fique de olho na sua medicação com seu médico também pra ajustar as dosagens.
      Grande abraço!

  • Wilson Arbasseti de Araujo

    comecei esta forma de emagrecer a 2 semanas, estou muito contente, estou me sentindo muito bem, gostei muito desse metodo de emagrecer, parabens pelo emagrecer de vez.

    • Obrigado, Wilson! Bem-vindo!

  • estou na 1 semana de dieta e gostaria de saber se posso tomar suco de uva integral sem açúcar

    • Patrícia, eu evitaria num primeiro momento, pelo conteúdo de frutose que pode atrapalhar no emagrecimento.

  • suzana

    gostaria de saber se posso tomar leite desnatado pelo menos pela manhã não fico sem café com leite desde q me entendo por gente amooo,vai ser um sofrimento ter q cortar da minha alimentação,não gosto de legumes e frutas é muito dificil

    • Suzana, Veja o nosso artigo teste do leite. Abraços!

  • CELINA

    Olá Geosh, gostaria de saber se posso fazer duas refeições na semana como dia de folga ao invés de um dia inteiro.

    • Celina, vai do que você se sente bem fazendo =)

  • Angela

    Oi, td bem? Gostaria de saber se no dia de folga da dieta eu poderia comer tipo um lanche e uma barrinha de chocolate talento? bjus.

  • Miscila Afonso

    Experimentei o cheat day e foi um baque e tanto para o meu organismo… minha energia caiu demais da conta!!!

  • Simone

    Boa tarde!

    Acabei de ler o livro e estou com dúvidas em relação ao dia do lixo, que não é muito discutido no mesmo: posso fazer desde o início, é melhor fazer ou não fazer?

    Obrigada
    Simone

    • Simone, pode fazer direto ou caso entre em algum desafio do livro, em 2 ou 3 semanas do começo! Vai do que você achar melhor mesmo. Abraços!

      • Simone

        Obrigada pela resposta! Já venho da Paleo há 2 semanas, então acho que posso fazer o dia do lixo.
        É uma das coisas que me atraiu, pois o estilo Paleo é muito parecida com a proposta de vocês, mas sem uma válvula de escape como o cheat-day.

        • Simone, eu vejo as várias dietas como visões um pouco diferentes da mesma verdade. Nesse aspecto eu considero que a paleo tem sim uma série de suposições úteis, mas como qualquer dieta, tem os seus dogmas e as suas polêmicas. O ideal é pegar aquilo que te faz bem e somar ao que mais você encontrar de útil no caminho. Um abraço!

          • Simone

            Exatamente o que tenho feito, Geosh! Penso da mesma forma que vc. Obrigada e um grande abraço!

  • Viviane Andrade

    Boa noite Geosh. Parabéns por ser sempre muito atencioso com os leitores do blog quando decidimos adquirir um novo hábito essa atenção é muito importante. Gostaria de saber se é normal perder medidas sem alterar o peso e porque isso acontece. Obrigada querido. Abs…