Como Combater o Efeito Sanfona

Antes, depois e depois de depois. A verdadeira face das dietas da moda.
Antes, depois e depois de depois. A história REAL das dietas da moda, hehe!

Emagrece, engorda! Emagrece, engorda! Como sair desse ciclo vicioso do efeito sanfona?
Entenda agora mesmo como ele acontece e como você pode se livrar desse efeito de vez.

Tudo bom pessoal? Geosh aqui em plena black friday! Vou dar um desconto também e ir direto ao assunto, heheh

A Simples Lógica de Estocar Gordura Para o Futuro.

A primeira forma de emagrecer que toda pessoa tenta é simples. É só fechar a boca.

Quantas vezes você já ouviu a frase: Emagrecer não tem segredo, é só fechar a boca?

Mas agora, e se eu te dissesse que iria faltar comida no supermercado daqui a um mês? Você iria correr pra estocar comida pra si mesmo e pra sua familia, certo?

Toda vez que submetemos nosso corpo à uma quantidade menor de comida, damos uma mensagem pra ele: Está difícil encontrar alimentos. Os alimentos estão ficando escassos.

O nosso corpo é um organismo de sobrevivência e adaptação maravilhoso. Ele reduz o metabolismo de 20% a 30% sem maiores impactos, pra compensar essa diminuição na comida.

Mas suponhamos que a força de vontade da pessoa seja grande, ela coma ainda menos, se mate no aeróbico(blearg!) e consiga emagrecer.

A pessoa está agora consideravelmente mais leve. O que isso significa pro nosso corpo?

Outra mensagem clara: Ufa, passei um período de escassez de alimento, é melhor me adaptar e guardar mais gordura no futuro, pois pode ser que eu passe fome de novo.

Ele consegue isso regulando pra cima os hormônios do apetite para aumentar seu apetite.[1]

E também mantendo o seu metabolismo lento.[1]

Afinal de contas, passar fome pro nosso corpo é o que é: Uma ameaça mortal. Por isso a fome é essa coisa tão forte e tão incômoda.

A verdade é que a longo prazo, qualquer dieta que te deixe com fome vai te fazer ganhar o peso que você perdeu de volta e talvez mais alguns quilinhos.

 

A Influência dos Hábitos

Outra coisa que interfere diretamente no seu peso é a maneira que você se habituou a se alimentar.

Se você costuma comer porcarias, tomar refrigerante demais, alimentos cheios de açúcar, farinha e etc, você se programou sem saber para o fracasso e agora o fracasso é automático.

Hábitos são assim: você não tem nem que pensar. Quando vê, já está fazendo.

Além disso, ainda tem toda a endorfina que nosso cérebro libera quando comemos esses alimentos.

Junte isso com a fome e o apetite aumentado que torna esses alimentos irresistíveis e antes de você se dar conta, está de volta aos hábitos antigos que vão trazer os mesmos resultados antigos.

Como diria Einstein: Tolice é fazer a mesma coisa e esperar um resultado diferente.

Ou pior, você pode ter ganhado mais peso do que tinha antes da dieta.

sombra

 Como evitar esse efeito?

Levantamos aqui dois fatores principais: Fome e hábito.

Não fique se remoendo de fome. Não consuma alimentos ricos em carboidratos que vão te causar fome com o efeito rebote e não fique fazendo dietas que limitam as quantidades que você pode comer.

Essas coisas só colaboram para que você tenha uma fome de leão! Consuma alimentos reais e nutritivos! Veja mais sobre isso aqui mesmo nos artigos do site, tem muita coisa pra você não ficar na dúvida!

Já sobre os hábitos, não existe emagrecer de vez sem uma mudança definitiva. Se você voltar para os seus hábitos antigos, vai voltar a ter os resultados que tinha antes ou resultados piores.

Portanto, é necessário criar hábitos novos pra conseguir resultados novos. Quando você se programar para o sucesso, fará exatamente o necessário pra atingir os seus objetivos de maneira automática.

Pode ser de maneira drástica e sustentada ou de maneira lenta e tranquila, mas você vai ter que desenvolver esses hábitos favoráveis pro seu peso ideal. Vai ter que tomar uma DECISÃO!

O #PROJETOVERÃO já está rolando por todo o Brasil! NÃO VALE ESPERAR O ANO NOVO 2015, HEHE!
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

O verão vem aí com tudo e a sua a saúde e boa forma dependem acima de tudo de você!

O importante é TOMAR UMA ATITUDE e atidudes só podem ser tomadas IMEDIATAMENTE.

Eu particularmente sou fã da mudança gradual. Ela torna a rampa menos inclinada e no final das contas você chega lá no alto. Mas cabe a você dar cada passo.

Você precisa ir adaptando sua alimentação aos alimentos que te saciam e não te engordam e desenvolvendo aos poucos esses hábitos novos. É muito mais fácil assim.

Nada como um dia após o outro rumo aos nossos sonhos! Vamo que vamo!

Abraços,

Geosh =)

 

Principais referências:

Long-Term Persistence of Hormonal Adaptations to Weight Loss

  • Marcelo Becker

    Realmente o mal hábito que é relevante quando falamos em não perder peso, eu tinha 120kg , tomei remédio e passei fome com “dietas balanceadas” e fui para 110kg, conheci o emagrecer de vez e fui para 98kg (animado). Após isso começou a me manisfestar os maus hábitos, quando menos me distraio, la estou eu tomando refrigerantes e picolé. Como certo, carnes e saladas e fico faceiro, mas não está fácil resistir a vontade de tomar o bendito refrigerante com gelo e limão. Enfim, com 3 semanas de deslises estou com 107 agora (frustrado e tentando retornar a comer certo). Conclusão: O site e o material é esplendido, só os hábitos e a falta de opção que é o problema.

  • Eleane

    Tente substituir por outros itens, as vezes demora acharmos outra opção. E se não der, tome cada vez menos. É aos poucos que conseguimos atigir o objetivo. Crie objetivos mais fáceis de atingir. Tome por um mes 3/4 do refri, depois 1/2 do refri e assim por diante. Fiz assim com os alimentos que era viciada e deu certo. As vezes qdo dá muita tentação como mesmo, não quero nem saber. Mas compenso depois.
    Abraços,

  • Bom dia!!!
    Gostaria de saber,como devo fazer,pois vivo de sanfona em sanfona…ja tomei de tudo e fica pior.

  • Monica Quadrado

    Eu ainda resisto em comer o que está sendo sugerido na dieta do livro. Sei lá parece que vou engordar só de olhar um bacon ou um ovo mexido. Mas tenho seguido da melhor forma que posso, no 80/20. Como sou nadadora,não tenho um dia para detonar. Eu quando estou com muita vontade como um chocolate pequeno (1 brigadeiro médio ) mas ou tomo um copo de chopp. Mas é raro. Contudo tenho uma dúvida, qual a quantidade de castanhas que posso consumir no lanche, só três ou posso comer um punhado tipo a mão cheia?

    • Nivea

      IH, eu eliminei 5 kgs, sendo que comecei no fim de outubro.
      Meu irmao está com uns 110 kgs e briga comigo, por comer ovo mexido todo dia no café da manhã.
      Eu achei que iria ficar enjoada, mas nao fiquei 😀 .
      Quanto ao chocolate, eu sugiro consumir um copo de leite com cacau em pó e stévia (ou outro adoçante q vc preferir, as vezes, na falta da stévia, fico com o sucralose).
      Aliás, o Rodrigo ou o Geosh poderia fazer um post sobre o cacau em pó, que tem pouca quantidade de carboidratos, pouquissimas calorias, e uma colher de sopa é suficiente para deixar o leite bem escuro. Ele é mais caro, é verdade (compro 200 gramas por quase 8 reais numa loja de produtos naturais na minha cidade). Mas rende muito mais que o dobro de achocolatado e chocolate soluvel. E o melhor, ele ajuda a evitar que os chocolatras de plantão caem na tentaçao.

  • Flaviana Martins Caffer

    Eu já consegui me livrar de hábitos que jamais pensaria em conseguir. Na época da faculdade morei em república e era viciada em Coca-Cola… De tomar litros… 2 vezes ao dia, somando ainda pizza e muitas porcarias.
    Quando mudei para minha casa, mudei do Refri para o suco natural, também tomava litros de sucos…
    Reduzi depois de uns 2 anos a não tomar suco em todas as refeições, a comer sem beber nada…
    Quando saia fui pegando “gosto” pela água com gás, gelo e limão/laranja/caju… Além de barato é gostoso.
    Hoje fico sem refrigerante sem aperto, so bebo em raras vezes na casa de amigos, e não tem mais o mesmo gosto gostoso… Era tudo vício…
    Mudei muitos hábitos com o tempo, inclusive o pãozinho e o arroz de cada dia…

  • Nany

    Eu já tinha como hábito comer verduras, legumes carne magra…
    Nunca comi arroz e dificilmente como macarrão, polenta feijão…não gosto muito de doces, sempre preferi os salgados.Mas tenho dois grandes vilões na minha vida: O pão e a batata. Tenho mt dificuldade em retirá-los do meu dia a dia. Depois que passei a comer só 1 fatia de pão pela manhã e batata só no fim de semana, mesmo mantendo os demais hábitos alimentares reduzi 20kg em 6 meses. Detalhe… sou deficiente física e não faço nem um tipo de atividade física. Sendo assim, para mim está mais do que provado que carboidrato é o grande mal da obesidade e o emagrecer de vez está me ajudando muito. Agora eu sei que os 30 kg que ainda preciso emagrecer logo ficarão pelo caminho. E só na hora que o platô chega,r eu vou começar a me exercitar, assim meu organismo terá a reação necessária para retomar a queima de gordura e finalmente poderei alcançar os 68kg que são meu objetivo de saúde.

  • Bernadete

    Sou gordinha e gostaria de emagrecer mas não consigo,já estou com problema de saúde por estar acima do peso.Gostaria que você me ajudasse pois não faço nem um tipo de exercício,nem caminhada,porque não consigo sair sozinha e não tenho com quem caminhar.Por isso peço a tua ajuda pra conseguir perder peso,eu estou com 69 kg e preciso voltar pros meus 50kg.Como devo proceder para atingir o meu objetivo.

  • KKKKKKKKKKK, MINHA MÃE TEM ESSE EFEITO SANFONA! MAS AGORA EU VOU FALAR PRA ELA COMO SE CURAR!

  • Zoraia

    Geosh,
    Estava achando massa a sua publicação, até o ponto em que fiquei meio frustrada. Vc diz que quem habituou-se a comer porcarias como doces etc, se programou para o fracasso , e agora o fracasso é automático. Claro q depois vc fala do impacto da mudança de hábitos. Porém, o que me pareceu é que se o eu já estou programada para o fracasso, o meu corpo, em algum momento, vai repelir a mudança de hábito que estou impondo a ele.
    Fiquei borocoxô de ter lido esta estrofe, pois estou recebendo os videos do Rodrigo e já estava aplicando absolutente tudo o que ele falava. Fica a impressão do temporário…
    ABS e obrigada,

    Zoraia

    • Zoraia, Acabei te respondendo por email. O mais importante é ir atrás de hábitos novos e de mantêlos. Pois ao voltar para os antigos, esses sim, tem além da força do hábito em si, toda a fisiologia por trás.
      Vamo que vamo!

  • Débora Aparecida Riodouro Barbosa

    Tô lendo todas as matérias que posso do Rodrigo estou tentando mante-las mas tenho muitas dúvidas,muitas mesmo,eu pesava 123 kg agora estou com 93 kg ,tô doida pra sair das casas do 90 ,mas minhas dúvidas são muitas tipo:o iorgut FIT,queijo minas ,requeijão da roça,gelatina light,posso comer como fonte de proteínas.Me socorre preciso chegar aos 80 kg até julho ,me ajudem.

  • ana paula A.

    Pra mim ta facil sobre os carboidratos e farinhas brancas, até consigo perder quilos durante a semana, porem chega fim de semana eu bebo cerveja, bastante cerveja. isso faz com que eu engorde novamente. pensei que poderia deixar a cerveja para os 20% que o livro fala, por favor aguardo resposta. Tem como emagrecer tomando uma cerveja fim de semana?

    • Ana, tem sim, no fim das contas ainda emagrecerá. Mas é claro, maneirar na cerveja é uma ótima idéia para sua saúde também =)