Entenda Por Que É Tão Difícil Resistir Ao Doce

Vicio por doces
Seja você homem, mulher, formiga, cavalo ou cachorro, você sabe que algo doce sempre é uma deliciosa tentação difícil de se resistir, não é mesmo? (principalmente se você é uma formiga… 🙂

Você já se pegou sem fome alguma e foi apresentado à um magnífico pedaço de torta e descobriu que na verdade você estava meio com fome?

Ou ainda, você acabou de jantar e está estufado que nem um balão de festa, não consegue nem pensar em dar mais uma garfada naquele maravilhoso grelhado, PORÉM, ainda (com certa facilidade) consegue encarar uma sobremesa?

Açúcar! Tão saboroso e tentador! Por que? Por que é tão difícil se livrar desse “vício” ?

Bom, pra entendermos isso de forma fácil, siga a jornada a seguir comigo:

Quando você ingere algo doce, seja bolo, sorvete, mel, suco, brigadeiro, etc, o açúcar é imediatamente identificado pelas suas papilas gustativas na parte frontal da sua língua. Você imediatamente sabe que tem algo delicioso na boca.

Em seguida, no córtex cerebral, se acionam algumas reações que chamamos de “mecanismos de recompensa” (reward mechanisms).

Estes mesmos mecanismos são acionados pelas drogas, álcool, sexo, etc… enfim, tudo que “vicia”.

Agora, o interessante é que quando isso acontece o cérebro se faz uma única pergunta: “Posso ter isso de novo?”

É aí que a coisa entra em um ciclo vicioso que você já bem conhece.

Agora, temos que lembrar que a nossa genética é orientada à um grande objetivo: sobrevivência!

Tendo isso em mente, sabemos que coisas doces são sinônimo de energia rápida!

O corpo adora energia rápida, uma vez que isso ajuda o corpo no seu objetivo de sobrevivência.

O problema é que esta “energia rápida” está hoje disponível em todo lugar e em milhares de alimentos, até mesmo alimentos que nem imaginávamos que continham açúcares…

Na realidade, hoje, fugir do açúcar é uma verdadeira saga. Tente ir no mercado e comece a ler os rótulos de produtos enlatados ou empacotados… se desafie a encontrar algo sem adição de açúcar…

Quando digo açúcar, ele nem sempre é chamado desta forma. A indústria é muito criativa e gosta de diversificar bastante a forma como se refere à ele…

Deixe-me citar alguns dos nomes que são sinônimos de açúcar: amido, dextrose, xarope de milho, açúcar de fruta, mel, glicose, frutose, sucrose, maltose, lactose, açúcar de cana, etc, etc…

Por Que o Açúcar Tem Tanto Poder?

Veja, por exemplo, quando você prova uma nova refeição nutritiva e saudável, novos sabores e alimentos, o seu cérebro aciona os mecanismos de recompensa também para sinalizar que você está fazendo algo que é muito bem vindo, afinal, o corpo gosta de variedade e tudo mais.

Essa experiência causa um pico de dopamina no cérebro, o que significa sensação de bem-estar.

Se você continua a repetir a mesma refeição dia após dia, os níveis de dopamina começam a cair até ficarem baixos, afinal, o que você está fazendo não é mais novidade e está na hora talvez de tentar dar uma variada.

Agora, veja que interessante…

Esse mecanismo natural de ajuste não funciona quando estamos ingerindo açúcar.

No caso dos doces, podemos comê-los todo o santo dia e SEMPRE teremos picos de dopamina no cérebro… ou seja, os níveis se elevam e se mantêm lá sem ter a queda normal que acontece no caso anterior que falamos.

O açúcar tem o poder de “burlar” o sistema e sempre conseguir que o cérebro acione os sistemas de recompensa para motivar você a repetir sempre este hábito.

Por isso também que o açúcar é considerado por muitos experts como, literalmente, uma droga. Eu também adoto esta definição.

O açúcar tem PODER e quanto mais você dá espaço à ele, mais este poder aumenta e você não vai poder mais contar apenas com sua “força de vontade” para solucionar o problema.

Aceita Um Desafio?

Se você quiser fazer um teste bacana para perceber como você ainda pode conseguir vencer este “vício”, se desafie à ficar 2 semanas inteiras sem colocar absolutamente nada doce na boca.

Tome isso como um desafio pessoal seu para deixar o seu dia-a-dia mais interessante. São 2 semanas somente. Aí no próximo mês você escolhe um novo desafio da sua escolha… mantenha sua vida interessante! heheh

Se você tomar isso no peito e resolver fazer acontecer, irá ser brindado com uma grande realização:

O açúcar não irá mais ser tentador à você como sempre foi.

E Você Quer Emagrecer?

Livro eletronico Emagrecer De VezPara você que quer emagrecer de forma saudável, permanente e natural, saiba que o açúcar é o inimigo número 1 do seu objetivo.

Se você já acompanha aqui o site, já sabe disso.

Nada tem mais poder CONTRA a perda de peso do que o açúcar, seja ele na forma de um bolo, suco de fruta, pão, massa, etc.

Nada estimula mais os hormônios armazenadores de gordura do que os carboidratos de rápida digestão (açúcares).

Se o seu objetivo é obter o corpo em forma dos seus sonhos, o desafio acima é um must! Você precisa fazê-lo!

Lembrando que se você quiser um método testado e comprovado para emagrecer de verdade, sem balelas, você pode clicar neste link e ver o vídeo.

Sem contar que se você acha que refeições para emagrecer são chatas e sem gosto, você definitivamente ainda não conheceu o outro lado da moeda. A realidade agora é outra, se você quer receitas para emagrecer que surpreendem pelo sabor e pela simplicidade, veja este outro link aqui.

——–

50 Receitas Para Emagrecer De VezInteressante entender um pouquinho mais sobre como nosso corpo age e reage, não é mesmo? Eu acho facinante!

Quando você entende exatamente o que acontece no corpo quando ingerimos nossos alimentos, você senta no assento de motorista do seu corpo e atingir seus objetivos de saúde e boa forma se torna uma tranquila jornada com destino certo!

Espero que estas informações tenham sido úteis pra você. Se você acha que podem ser úteis para alguém mais, passe este artigo adiante!

Um grande abraço e sucesso,

Assinatura_pequena-menor

Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

  • Show rodrigo, é verdade , é difícil resistir á tentação de um docinho no meio da tarde ou no fim da noite. Vou tentar 2 semanas sem comer nada de doce. Vai ser difícil, mas vou tentar.

  • Juliana

    Gostaria de tentar o desafio mas estou com uma dúvida: Quando vc diz sem açúcar se refere também ao açúcar das frutas?

    • Michele Fernandes

      Tb gostaria de saber sobre as frutas

  • tah

    é um puta desafio pra mim!! mas vou conseguir !

  • Denise

    Parabéns Rodrigo por todo o teu trabalho. Comprei teu livro Emagrecer de Vez, mas quando senti que estava enjoada de comer sempre a mesma coisa e isto estava me desanimando de continuar, comprei teu livro de 50 receitas. Adorei!!! Tenho feito tuas receitas, todas muito fáceis e saborosas. Estou animada novamente. Quanto aos doces, também sou formigona(hehehe), mas tenho procurado evitar até mesmo as frutas mais doces e muito mais o açúcar. Deixo para o final de semana, tentando seguir o plano 80×20.
    Gratidão por tudo e que a Luz Divina continue te abençoando com muita sabedoria para ajudar a humanidade a ser
    saudável.

    • Denise, as que eu mais gosto são as de sobremesa =) Obrigado pelo carinho =)

  • Marileide

    Rodrigo obrigada, a dica é muito boa vou fazer, não vai ser fácil mais tenho que conseguir.

  • Realmente ficar sem colocar uma coisa doce na boca é bem desafiante para mim, mas graças as suas explicações tenho lutado para ficar longe dessas delicias venenosas e tenho conseguido, pois já me livrei de 20kg em 8 meses. Valeu Rodrigo abraços.

  • Alessandra

    Muito bom este artigo, aliás como todos os outros. Abraços

  • Edilene Braga

    Adorei o artigo!!
    Isso realmente é fato, e minha dificuldade em cortar o açúcar da minha alimentação é imensa. Agradeço imensamente ter conhecido o “emagrecer de vez” pois depois que isso aconteceu conheci como meu organismo funciona realmente, consegui enxergar meu corpo sob um outro prisma e consegui emagrecer com saúde e sem me preocupar se vou voltar a engordar novamente. Obrigada! e depois vou postar umas fotos, pois já consegui emagrecer 13kgs.

  • marta

    Não sou muito de douce mais vou fazer, adoro seus desafios. …

  • olga fany

    Comprei-lo seu livro e perdi no lixo eletronico. Como faço para reave-lo.

  • maria souza martins

    Achei interessante o livro, sempre busco informações sobre saúde e emagrecimento, vou pensar um pouco mais para ver se adquiro!

    Sempre uso os alimentos naturais para emagrecer, não gosto de remédio químico, acho muito perigoso!

    Uma dica: Costumo usar o goji berry e consumo diariamente. Tomo 2 cápsulas por dia sempre 30 minutos antes das refeições! Com água, chá ou suco!

    Ajudou muito para deixar minha pele mais macia e descobri que o goji é muito bom para o bom humor.

    Percebi isso sim e também reduzi meu peso. Pra mim funcionou muito bem, encontrei um produto muito bom, com extrato de goji puro e o preço está excelente e entregaram super rápido, gostei mesmo!

    Pra quem quiser conhecer indico o site aqui:
    http://www.gojimais.com.br/

  • Fausto Guerra

    Rodrigo, comprei o seu livro , estou gostando muito, agradeço pela orientação . Semana que vem até novembro vou comprar o livro 50 receitas. Obrigado por tudo, já estou tendo resultado.

  • graciela

    Bom dia!!

    hoje terminei de ler o livro emagrecer de vez, achei maravilhoso + ainda estou com algumas dúvidas.. , o MR é o que eu quero seguir e gostaria de saber a respeito das receitas que são feitas com farinha de amendoas e farinha de coco, queijo ralado e sementes como chia, girassol, abóbora que serve pra mistura pra panquecas e pão com base de ovos, oleo de coco e iogurte natural se podem atrapalhar a evolução de quem faz o metodo de revolução?

    Muito obrigada, amei o livro e vou iniciar meu novo estilo de me alimentar!!

    Obrigada!!

  • António Pedro Antunes Pires

    gostava de saber como adquirir o livro, 50 receitas para emagrecer de vez, e já agora o, EMAGRECER DE VEZ, uma vez que sou de Portugal e aqui a nossa moeda é o Euro
    Obrigado pela atensão:
    P:S. fico á espera de uma resposta sua

    • Antônio, o valor em euros fica cerca de 1 terço. Como o livro é digital, pode ser comprado de qualquer lugar do mundo. Abraços!

  • Mariaa

    Bom dia, Rodrigo!
    Solicito a gentileza de informar o que devo ingerir ANTES (quanto tempo) e DEPOIS de treinos, realizados em dias diferentes:
    Pilates
    Musculação.
    obs.: já estou com o seu livro em mãos: Emagrecer de Vez.

  • Realmente deixar de comer alimentos que contém açúcar é uma tarefa desafiante, pois quase todos os alimentos levam açúcar na composição, mas para quem realmente deseja emagrecer de forma natural é preciso travar uma batalha contra esta ingrediente que é um veneno delicioso e que estamos viciados dês de de crianças.Abraços…

  • Rafaela

    Ola Rodrigo estou tentando comprar o livro mas não estou conseguindo achei apenas versão e-books e gostaria de ter impresso sera possível? Aguardo resposta grata rafaela

    • Rafa, trabalhamos apenas com o formato eletrônico, mas você pode imprimir se quiser. Um abraço!

  • j

    Mano, quanto mais eu como,mais eu emagreço.. mas tipo de peso mesmo vei e de barriga tambem.. Doces provenientes do cacau são recomendados pelos médicos.. o organismo humano precisa do chocolate.. ( sem exagero ) porém, indústrias abusam e fazem com este, bolachas recheadas que são muito gordurosas.. além de outros produtos… E tenho uma coisa a dizer.. não tem com fugir dos doces e salgados.. a dica é NÃO COMER EM EXAGERO !!!!
    Poxa, vocês reclamam que estão gordos.. mas olhem para o meu caso.. tenho: problema de ansiedade.. poxa.. e nem por fora estou gordo ( também não magro, neh ) e por dentro.. sou magro.. sig o uma dieta equilibrada… nossa.. nem preciso ir na academia ., porque sou tão asioso que tenho tique nervoso e NÃO PARO QUIETO.. ATÉ NA HORA DE DORMIR MINHA CAMA FICA BAGUNÇADA E ACORDO NO CHÃO.. até com alguma art