Estresse Engorda Muito! Saiba o porquê…

Massas, pães, bolos, tortas, milk-shakes, chocolates, etc, etc, etc…

A preocupação constante com o que comer é grande para aqueles que estão descontentes com a forma física, não é mesmo?

É, sim, e deve ser mesmo, não só pela questão do emagrecimento, mas sim pela própria saúde que está em jogo.

Porém, o que muitos deixam passar é que o estresse existente na nossa rotina de hoje em dia é algo que pode colaborar tanto quanto os maus hábitos alimentares para que fiquemos cada vez mais gordos e descontentes.

Pílulas rápidas de conhecimento essencial:

  • O estresse crônico do dia-a-dia inibe a queima de gordura ao elevar a produção do famoso hormônio cortisol.
  • O excesso de cortisol diminui a quantidade de tecido metabolicamente ativo do corpo, ou seja, os músculos.
  • Cortisol é oposto à testosterona. Enquanto o primeiro é um hormônio catabólico (de “destruição”, o segundo é anabólico (de “construção”). Quando cortisol aumenta, testosterona diminui.

Agora, muito se fala sobre os pontos negativos da secreção de cortisol no sangue, porém, antes de focarmos neles, podemos ver que este hormônio é positivo e essencial à vida quando sua secreção funciona como deveria.

  • Aumenta o açúcar no sangue em tempos de estresse (útil quando estas situações são esporádicas).
  • Regula a pressão sanguínea.
  • Colabora com o sistema imunológico.
  • Acelera a recuperação pós-treino.
  • Reduz inflamação sistêmica.

Cortisol, o conhecido “hormônio do estresse”, é positivo e necessário  para o funcionamento correto do corpo, porém, pode ter efeito bastante negativo quando nosso estresse está fora de controle, como em grande parte da população moderna.

Levantar cedo, correr com o café da manhã, não perder a hora para não chegar atrasado no trabalho ou na aula, enfrentar ônibus superlotados ou engarrafamentos de entristecer até mesmo o melhor monge tibetano, não são coisas que nos deixam felizes, mas, muito pelo contrário, são fatores estressantes que estão presentes durante o dia inteiro nas nossas, tão aclamadas, vidas modernas.

O berro do jegue

Vamos ver como o cortisol funciona, de forma simples e rápida.

Antigamente, quando o ser humano se defrontava com uma situação real de estresse, por exemplo, quando andando tranquilamente pela savana africana, brincando de achar desenho em nuvens, de repente, estava olho-a-olho, fuço-a-fuço com o Rei Leão, o corpo (Hipotálamo), imediatamente, manda sinais de PERIGO para suas glândulas adrenais que,  por sua vez, secretam cortisol no sangue!Estresse

O cortisol joga açúcar no sangue, ou seja, energia, para que você possa escolher entre duas opções possíveis: Correr como um condenado para não ser a refeição ou enfrentar uma luta mão-a-pata com o bicho!

Pra ambas, você precisa de ENERGIA! Glicose no sangue é energia!

Para gerar esta energia, o cortisol faz com que você converta glicogênio em glicose ou que queime tecido muscular e transforme-o em glicose através do processo conhecido como gliconeogênese que já mencionei algumas vezes aqui no site.

Estas são as 2 formas, com as quais, o cortisol faz com que energia esteja disponível no sangue para você lidar com o estresse eminente.

O problema agora é que estes estresses reais não existem mais no nosso dia-a-dia. Não precisamos mais enfrentar animais selvagens no dia-a-dia, porém, a rotina moderna que vivemos, com seus estresses (citados acima), acaba por gerar no corpo esta mesma resposta!

Ao vivermos estressados por motivos diversos, estamos fazendo com que nosso corpo secrete cortisol mais frequentemente, colaborando para que nossos níveis de açúcar no sangue fiquem mais altos e também queimando massa muscular.

Você, leitor(a) feliz aqui do Emagrecer de Vez, sabe que estas são as duas coisas que mais você quer EVITAR, caso esteja atrás da sua boa forma e emagrecimento!

Seus músculos são preciosas usinas de queima de gordura e seu açúcar no sangue desperta a ação da insulina. A insulina, como já sabe, armazena gordura e quando ela está presente no sangue, a queima de gordura é inexistente. (Veja mais sobre Insulina neste artigo aqui).

De acordo com Shawn Talbott, Ph.D, autor do livro The Cortisol Connection, uma vida estressante nestes moldes, a qual deixa o corpo sempre exposto à secreção frequente de cortisol, está associada às seguintes condições e mais:

  • Aumento de apetite e gula
  • Aumento de gordura corporal
  • Diminuição de massa muscular
  • Diminuição de densidade óssea
  • Variações de humor (raiva e irritabilidade)
  • Redução no libido
  • Redução na sua capacidade de memorizar e aprender
  • Diminuição na resposta do sistema imunológico

Não é brincadeira não.

Simples posto, estresse dá fome também!

Quando você está estressado(a) e ansioso(a) frequentemente, seu apetite fica nas alturas e as comidas que você tem vontade de comer são, justamente, aquelas que você deveria evitar, como comidas densas em carboidratos, como massas e doces e comidas gordurosas.

Taí talvez uma possível explicação do porquê que muitas pessoas parecem querer comer algo a toda hora!

Se você está em busca de uma vida saudável e da boa forma, certifique-se que prestar atenção nisso tudo é de singular importância nesta jornada. (Caramba, como dizer “singular importância” soa como propaganda política, argh!!)

A dica, obviamente, é tentar diminuir um pouco o ritmo mental do dia-a-dia e tentar, conscientemente, identificar o que mais nos estressa e, aos poucos, gerenciar estas situações de uma maneira melhor, tirando um tempo para fazer o que mais se gosta e também para relaxar e dessintonizar nosso cérebro dos problemas e desafios do dia-a-dia.

Espero que esta informação tenha contribuído positivamente com sua vida.

Emagrecimento e vida saudável vai, sim, além de meros hábitos alimentares e de exercícios físicos.

Infelizmente, a mídia por aí está mais preocupada em vender comprimidos e aparelhos de abdominal do que realmente tentar trazer mais saúde e qualidade de vida à população.

Ah sim, faça parte da gigante comunidade do Emagrecer de Vez no Facebook, clicando AQUI.

Em nome da verdade, sempre,

[ois skin=”Embaixo dos posts”]

 

 

 

  • Paula

    “Quando você está estressado(a) e ansioso(a) frequentemente, seu apetite fica nas alturas e as comidas que você tem vontade de comer são, justamente, aquelas que você deveria evitar”

    sou mestre nisso!! haha… mas estou mudando aos poucos, até terapia já procurei… vamo que vamo!
    obrigada Rodrigo! Como sempre, arrasando nas informações!!

    • Rodrigo

      Que bom paula! Vamo que vamo! ehehe

  • Cléo

    Muito esclarecedor!
    Obrigada, Rodrigo, suas dicas têm me ajudado bastante.

    • Rodrigo

      Obrigado Cleo!

  • Fabiola Santos

    Meu caro anjo Rodrigo!,

    Ola,amanhã dia 23/09 começo o meu desafio!(Ai,estou ansiosa!!!! rsrs.).
    Amanhã de manhã já vou para academia…

    Olha,é tanta informação que estou apreensiva…Fui engana por muitas vezes…
    Agora,é como se eu estivesse começando a aprender a andar!.Quero atingir o meu objetivo de um corpo sem o % tão alto de gordura!(estou sentindo dores horríveis na coluna,doí até para sentar,sem fala em tantos e outros incômodos e dores)…e agora desta vez o quero com calma e definitivamente!..por isso estou entrando e aceitando o desafio proposto pelo o site!.eu mereço ter o corpo que e a saúde que eu quero ter!.Sou linda!,maravilhosa e perfeita!!!.Posso tudo!!!!.

    Sera que poderia me ajudar com os meus cálculos e o que prioriza?.
    Tenho 1.70 de altura
    Atualmente estou com 104 kilos,não sei a minha circuncrescência abdominal,mas deve estar muita alta.
    Não é uma gordura mole,e sim dura.

    Li ainda a questão do pão..

    Neste caso,o que comer?.
    Por favor me der sugestão de cardápio para dar adeus a gordura.Trocar gordura por músculo/massa magra.
    Já pensei em reduzir bem muito o carboidratos,e investir em proteína..mas,temo cai em dietas da moda ou restritiva.Por favor,me ajudaaaa!!!.Sei que o teu site é riquíssimo em informação e tem tudo que precisamos saber,mas,só neste inicio de caminhada,pega mais na minha mão,pois estou com muita ansiedade e medo de errar ou de me frustar novamente.

    Bem,não sei também quanto de calorias devo ingerir para emagrecer de forma saudável e obter um corpo sem gordura…Não quero mais cair nas armadilhas do exercícios errados e dietas erradas que diminuem o meu gasto calórico ao longo do tempo,conforme vi aqui no site.

    Conto contigo nesta luta e sempre darei retorno.

    um grande beijo e abraço.

    Fabiola Santos

    • Rodrigo

      Oi Fabiola, para um passo a passo que pode te ajudar muito, sempre sugiro que siga seriamente o processo dos 10 dias, aqui http://www.emagrecerdevez.com/processo10dias

      Espero que te ajuda muito a conquistar seus objetivos.

  • claudete ferreira trolli

    Querido Rodrigo….sim, vc já é um querido. Adoro informação porque desde que nasci sempre quis saber o “porque”
    de cada coisa, então…..sou + feliz depois que te conheci. Sabe porque te procurei? Dia 03.09. estava no Rio de Janeiro para comemorar meu aniversário e…..passei a noite do meu niver no….hospital. Causa: alergia a uma medicação para colesterol. Não preciso te dizer que a partir desse dia jurei não tomar mais remédios e decidi que mudaria minha alimentação e foi aí que te encontrei. A primeira grande e imediata mudança foi: tomar muita água.
    Não tomava 1 copo de água num mês. Acredite! Onde vou levo “a” garrafa….A outra grande decisão foi parar com o efeito “sanfona” e sim emagrecer DE VEZ! Vc entendeu porque vc é um querido? Devo vencer minha “aversão” AO OVO simplesmente porque acredito em vc e vou conseguir, simplesmente porque em tudo que faço, busco o prazer.
    Muiiito obrigada, vc agora faz parte do meu “novo” ano de vida. Bjs, Claudete

    • Rodrigo

      Ah que magnifico Claudete! Fico feliz que tenha caido fora do medicamento e que esteja focando em melhorar a sua alimentacao e, por tabela, sua saude geral!

      Obrigado por postar!
      Abracao grande!

  • Cintia Garcia

    Me fala…de que adianta seguir a verdade nua e crua sobre emagrecimento, malhar certinho, se ficamos super estressados o dia inteiro?

    É galera…vamos nos policiar! Essa é a regra número três.

    Obrigada por mais essa Rodrigo!

    • Rodrigo

      Um prazer ajudar Cintia!!

  • Fabiola Santos

    1 dia do desafio,muita insegurança e medo.

    Café:Tomei um copo de vitamina de banana sem açúcar
    e 5 biscoitos com requeijão(por enquanto sem ser diet e nem integral)
    e 1 punhado de mini torradinhas de alho(acho que pequei aqui.

    Lanche:escorreguei:comi um salgadinho fandangos

    Acho que o encontro com a verdade(já dizia os mais velhos)as vezes doí.
    O fato de saber que pela a primeira vez não vou emagrecer tantos quilos por uma semana…
    E que os resultados serão gradativos….Parece deixar-nos muito mais ansioso..estressados mesmo!.

    Bem,vou ver se no almoço dou uma salvada.Estou a mil.
    Amanhã,mesmo o desafio propondo que só se faça exercícios apos a segunda semana,começarei a malhar..Assim,sinto-me mais motivada..e menos ansiosa.

    Depois venho dizer o que foi o meu almoço.

    Me ajudem pessoal!!!.

    OBS:tem alguma parte do site que é indicada para ´postarmos “nossas dificuldades e vitórias”,pois não sei se estou fazendo de forma errada ou certa postando aqui,pois percebi que o Rodrigo não respondeu o meu comentários.

  • Fabiola Santos

    Ops!.ratificando,vi agora o comentário do rodrigo!.
    Já conclui o passo a passo dos 10 dias!.É que estou com medo mesmo de erra…
    A questão da mídia sempre prega mentiras e balelas sobre dietas e nosso corpo me deixou em um estado emocional muito ruim.

    Queria ajuda no quesito cálculos corporais e de quanto deve ser a minha alimentação…
    a questão da quantidade de proteína,carb. e gor (os 40,40,30 para quem quer perde gordura).
    Assim como sugestão de cardápios.

    Uma outra coisa,é que no desafio proposto
    pede só para iniciar atividade física só após 2 semanas…
    Queria saber se altera alguma questão metabólica ou eu vou ter que diminui a minha ingestão calórica ,caso eu comece antes.Pois os exercícios físicos tende a me deixar mais calma…

    Quero me liberta!.

    Fui duro saber que os exercícios aeróbicos não cumpre com a função que diz cumprir.Que pelo o contrario!,ele trabalha ao contrario do seu objetivo!,até mesmo uma saudável caminhada! ,e o que dizer da corrida?!?..Nossa!!!!!.

  • João Victor

    Parabens Rodrigo !!!!!!!!!!!!!!!!!
    Vcé o cara !!!!!!!!!
    Abraços

  • Andressa

    Rodrigo vejo q vc n esta dando conta de ler todos os e-mails pois eu enviei 3 , e vc disse q n poderia responder , nao teria um outro modo para vc responder a todos nem q demore um pouco? tipo ler um tanto por dia ou por semana , bom é so uma ideia …

  • Thiago

    Olá Rodrigo , eu comecei a mudar minha alimentação , mas nao calculei minha necessidade calorica , eu como bem pouco mas a cada 3 hrs e apenas produtos integrais , verduras , proteina , mas apesar de comer pouco eu nao sinto fome , vc acha q msm assim eu deveria calcular minha necessidade calorica ?

  • Ricardo

    Fabiola Santos dê um passo de cada vez, não adianta querer fazer tudo de uma vez e pah virar um ciborgue super disciplinado…
    vc ja está no caminho certo q é ler as informações e aplica-las, mas comece a estipular um tempo real para ver os resultados…
    mudança de alimentação é algo gradual e natural não adianta forçar, primeiro foque em comer as coisas certas depois a quantidade…
    se vc consegue visualizar seu objetivo e realmente quer conquista-lo vc com certeza conseguirá não se preocupe =]

  • Fabiola Santos

    Prezado Ricardo,

    Muitíssimo obrigado!.

    ” A vontade de se liberta e de não querer mais vegetar, de fato, tem me perturbado,e confesso: me deixado muito triste e amedrontada”.

    Porem,no entanto, recebemos um toque,um comentário, o amor de alguém,acaba confortando e somando muito.
    Obrigado mesmo viu!.

  • Cátia Monique Oliveira tambuc

    Rodrigo, muito obrigada pelas informações. Sempre acrescentam, sempre são válidas e ajudam bastante.
    Ainda bem que você nasceu premiado; com IMC privilegiado!
    MOnique

  • Mari Rosa

    Quero seguir o site Emagrecer de Vez.

  • remo sales

    Muito bom o artigo, adorei!

  • Realmente o estresse é um dos principais fatores que levam ao ganho de peso. O corpo se torna sensível e predisposto a ganhar gordura quando não trabalhado o lado emocional conjuntamente com as técnicas para emagrecer.

  • Ana Maria

    Minha vida tem sido uma lama total de estresse e tudo que esta no artigo em relação aos efeitos devastador eu estou sentindo no corpo que esta grande demais mas não sera assim a vida toda eu estou mudando pra melhor hoje é meu terceiro dia no programa dos dez e ja estou com a mente focada no assunto estou firme e lutarei todos os dias pra essa situação melhorar quéro dizer que estou feliz por estar aqui escrevendo mas direi daqui algum tempo o quanto estou bem , hoje eu me encontro numa situação bastante desconfortavel tenho 1,65 de altura estou pesando 118 kilos e quanto mais eu me estresso mais gorda eu fico e aborrecida com tanto peso isso é horrivel, eu quéro mudar e ja comecei o site é muito bom . desde ja eu agradeço pelo carinho e dedicação.

    • Obrigado a você, Ana Maria! Boa sorte e sucesso!

  • Minha vida é um stress total, estava de férias em dezembro, e engordei 6kg por não conseguir me descontrair pensando no trabalho e nos problemas pessoais. Mas agora, voltei para academia e para as caminhadas, espero que 2013 seja melhor…rsrs

    • Ei, Mauriane! Devemos evitar o stress com afinco! Todo o meu processo de ganho de peso(20kg) foi logo depois de começar a ficar estressado! Abs!!

  • CLAUDIA BELTRAO

    Amei as dicas MENINOS PARABÉNS PELO LINDO E POSITIVO TRABALHO DE VCS OBRIGADA MESMO ESTOU VENDO SUCESSO NA MINHA LUTA PELO EMAGRECIMENTO ,DEPOIS VOLTO P CONTAR MAIS SUCESSO PRA VCS BJOS SEGUINDO AS DICAS E VENDO RESULTADOS DIARIOS …….HEHEEEEEE

    • Parabéns pra você, Cláudia! Depois volte e nos conte do seu resultado! se tiver dúvidas também. Abraço!

  • Carolina

    Oi Rodrigo, acabei de fazer varios exames e vi q a taxa de cortisol esta acima da normal.Faço exercicios e dieta há anos e nao emagreço,será que isso está relacionado com o cortisol?Há alguma forma de baixar isso?

    • É possivel que sim, Carolina. Acho uma boa idéia, além de você cuidar da sua alimentação, procurar daonde é que esse estress está vindo.