Frutas Secas: Emagrecem ou engordam?

frutas secas

Aqui é o Geosh, Vamo q vamo!

Frutas no geral, em especial as frutas secas são assunto polêmico, ou melhor, muito polêmico, no mundo do emagrecimento. Afinal de contas, elas engordam? emagrecem? Fazem bem ou fazem mal? Podem ser consumidas ou não?

Antes que a uva passe, vamos tentar esclarecer de uma vez por todas esse assunto, que tanto dá pano pra manga. =p

Frutas Secas: Emagrecem ou engordam?

Na natureza nada se perde e nada se cria, tudo se transforma. Lembra da lei de Lavoisier?

Frutas secas são frutas normais que tiveram seu conteúdo de água diminuído por processos de ressecamento ou exposição ao calor. Essa diminuição da água faz com que as frutas se tornem alimentos mais densos e compactos.

Por exemplo, supondo que uma uva passa pese 1 grama e que uma uva normal pese 3, 100 gramas de uvas passas tem uma quantidade igual de calorias e açúcar que 300 gramas de uva normal.  

Os defensores dizem que frutas secas são uma ótima alternativa para lanches saudáveis, os acusadores dizem que elas não nada além de doces e balas naturais e que interferem mesmo no emagrecimento. Quem está certo?

Vamos aos fatos, assim você pode tomar uma decisão informada, equilibrada e inteligente =D

Os fatos:

– Frutas secas são, de fato, doces e balas naturais que contêm fibras, fitonutrientes, antioxidantes, polifenóis, vitaminas, minerais e algumas propriedades muito interessantes que citarei.

-“Na vida tudo passa, até a uva passa.” Mas a uva, já passa, demora mais pra passar por que frutas secas se conservam melhor do que as frutas normais. Secar frutas é uma maneira válida e útil de conservá-las =)

-Uvas passas tem um índice glicêmico e insulínico baixo, ou seja, não interferem muito nos níveis de açúcar. Aparentemente tem um efeito benéfico sobre pressão, colesterol e inflamação.

– Uma porção de frutas secas, por ser mais densa, tem sim mais açúcar. 59% de uma uva passa é açúcar 66% das tâmaras e 38% das ameixas. De um quarto a metade desse açúcar é frutose, que nós sabemos ter, em excesso, um efeito negativo sobre a saúde e emagrecimento.

—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————-

– É fácil consumir alimentos muito densos em excesso, pelo exemplo acima, 50 gramas de uva passa são 30 gramas de açúcar, de 7 a 15 gramas de frutose(o limite diário considerado seguro pelo Dr. Mercola, por exemplo, é de cerca de 25 gramas de frutose)

frutas2– Ameixas secas são ricas em fibras e sorbitol um efeito laxativo que pode ser muito útil nos casos de constipação intestinal.

– Consumir tâmaras secas no fim da gravidez aparentemente facilita a dilatação cervical e consequentemente o trabalho de parto.

– Algumas das frutas secas vendidas por aí vem cobertas de açúcar ou conservantes/corantes e sulfitos, ou seja, passam a ser alimento processado, maquiado e produzido como a maioria dos “produtos” alimentícios.

– Frutas secas, por durarem naturalmente mais tempo, são mais suscetíveis a mofo, fungos e companhia, que podem causar reações adversas, alérgicas e inflamatórias.

– Você pode fazer frutas secas, até mesmo em casa, facilmente. Se você produz frutas em casa ou tem acesso a frutas orgânicas/naturais, esse pode ser um método interessante de conservação e beneficiamento das suas frutas. Melhor que colocar num vidro em entupir de açúcar, por exemplo, hehe. Uma fruta seca caseira pode ser sim um alimento útil, equilibrado e de altíssima qualidade.

As Conclusões:

Vendo todos esses fatos, eu concluí que frutas secas são muito açúcar e frutose pra serem consumidas à vontade durante o emagrecimento, mas, são alimentos muito úteis e extremamente nutritivos para serem totalmente abandonados.

Na minha opinião, 4 pontos mais importantes:

morangos– Ótimo para consumir sem preocupar nos dias de folga ou pra serem utilizadas de maneira controlada e sábia dentro do seu limite diário de carboidratos/frutose. Aqui acho que cabe dizer também que as melhores opções são as frutas secas originalmente menos densas em açúcar.

– Úteis para a aplicação funcional, por exemplo, as ameixas no caso da constipação.

– Se você tiver que escolher entre um biscoito e uma ameixa, a ameixa sempre vai ser uma opção melhor que o biscoito, por exemplo.

– Quanto mais natural melhor, com o devido cuidado no preparo/armazenamento por causa dos mofos/fungos.

Concorda? Discorda? Ficou na dúvida? Deixe o seu comentário e a sua opinião =)

Abraços!

Geosh.

Principal referência

  • Larissa Dias

    Boa tarde, uma pergunta nada haver com o post haha mas, queria saber como não encontrei a planta da stevia, e não quero aquelas em vidros parecidas com zero kal e etc, pode usar os sachês com o cristal da stevia , seila kkk obg

    • Larissa, veja sempre se não tem outros adoçantes adicionados além da estévia. Abraços!

  • Vanusa

    Gosh, boa tarde. Adoro os seus posts. Sou novata no grupo e no club. Como você é de Belo Horizonte e eu também, gostaria de saber se você tem kefir de água e de leite para me doar.
    Abraços.

    • Vanusa, o de leite doei faz um tempo por que não tinha aqui acesso a leite cru/de pasto e o leite pasteurizado me faz reter liquido e ter alergias. Tente a comunidade kefir brasil! Já o de água eu ainda tenho, fiz uma viagem longa esses dias e deixei ele com a minha mãe, assim que tiverem produzindo/reproduzindo eu posso te doar sim.

  • yu suke

    eu ando evitando o dia de folga.
    sempre que faço o dia de folga exagero muito,depois a semana inteira fica so para perder o peso ganho durante o dia de folga.
    faço certo em evita=lo?

    • yu suke

      e olha que faço so uma refeiçao
      faço certo em evita=lo?

      • Yu, é possível fazer um dia de folga mais limpo, apenas com uma refeição densa em carboidratos, trocar o arroz branco pelo parboilizado(caso você mesmo prepare a refeição). O risco de não fazer o dia de folga são os níveis de leptina cairem e o emagrecimento cessar, mas você mesmo é capaz de monitorar isso =) Abraços!!!

        • yu suke

          faz mal a leptina cair?

          • Faz se você tiver querendo perder mais peso, uma vez que junto ou por razão da queda, o metabolismo diminui, yu =)

  • Victor Hugo

    Tenho dúvidas em relação a banana passas. Ela me dá uma saciabilidade muito boa na vontade de comer doces. Encontra fácil as naturais sem açucar e concervantes.
    Não comendo o pacote todos (rsrr) pode ser uma alternative?

    • Victor, se não te atrapalhar no emagrecimento, acho que você pode manter respeitando o limite diário de frutose. Porém, acredito que existem alternativas melhores, bem melhores. Abraços!

  • Muito interessante este método !