Os 5 Erros Mais Comums Dos Iniciantes E Amadores Do Emagrecimento

A pessoa para na frente do espelho e finalmente resolve fazer algo a respeito do seu reflexo…

Atenção! Esses são os cinco erros mais comuns e frustrantes que as pessoas cometem.

pera

Tudo bem com você? Geosh aqui pra mais uma luz semanal pra essa escuridão sem fim que é o emagrecimento pra muita gente. É assunto que não acaba mais nesse mundão!

Vamos lá, direto ao pote!

Erro Número 1 – Fazer Dieta

Parece que no momento em que a pessoa decide emagrecer, tudo no universo se alinha pra que ela ganhe peso, haha! Eu estou, na verdade, cansado de ouvir as pessoas dizerem que tentaram  fazer dieta e acabaram com mais peso do que antes!

O efeito sanfona é o seu corpo respondendo aos estímulos que recebe. Ao entrar em uma dieta, geralmente com restrição de quantidades, seu metabolismo vai responder se ajustando à nova ingestão calórica, se adaptando à essa nova realidade alimentar.

Esse mecanismo do efeito sanfona é responsável por garantir nossa sobrevivência em tempos difíceis. Ele vai facilitar um ajuste positivo no set point , ou seja: um aumento na quantidade de gordura padrão que seu corpo armazena.

Você começa a dieta, eventualmente a abandona e termina o ciclo com mais peso que começou. Repetindo esse ciclo, o seu corpo vai armazenar cada vez mais gordura para garantir sua sobrevivência caso você passe fome novamente.

Erro Número 2 – Passar Fome

O efeito sanfona bate! Bate junto o desespero e as medidas começam a ficar mais drásticas. Se você já iniciou um processo de emagrecimento fazendo dieta, começar a pular refeições ou reduzir ainda mais as quantidades só vai reforçar o comportamento do seu corpo.

Se você aumenta os estímulos, seu corpo aumenta a resposta. Também é um convite a fraqueza, mal-estar, mau-humor, perda de massa magra e falta de disposição. Não é uma situação muito sustentável, concorda?

Erro Número 3 – Sair Correndo Loucamente 

A corrida é quase sempre a primeira tentativa de toda pessoa que quer uma vida mais saudável. O Dr. Joseph Cooper se tornou homônimo de saúde cardiovascular com a publicação do seu livro Aerobics em 1972. Foi ele também quem inventou  o termo Aeróbicos.

Porém, é provável que ele tenha feito mais pela destruição de joelhos que pela proteção dos corações. Corridas de longa duração são contra intuitivas à nossa natureza e realmente desgastantes para o nosso organismo. Com o passar dos anos os desgastes motores que correr pode causar no seu corpo vão se acumulando e, eventualmente, o praticante tem que deixar a corrida de lado.

Correr também não faz muito pela sua composição corporal. O físico de corredor não é lá um físico muito estético, não é? Se você começar a correr com uma composição corporal ruim, acabará com um corpo seco e sem músculos.

Erro Número 4 – Buscar a Pílula Milagrosa

Agora você apelou, né? Ou vai ou racha. Esse erro é absurdamente comum e é causado justamente por ignorar o mesmo princípio: Sustentabilidade!

Termogênicos e medicamentos para emagrecimento no geral funcionam de forma parecida. Você ataca diretamente os sintomas (a obesidade) e ignora exatamente a causa: Os estímulos errados que você dá pro seu corpo que o fazem engordar.

Assim que você volta pros estímulos velhos, sua gordura volta, provavelmente, em maior quantidade. E agora, seu termogênico ou medicamento já acabou, levando junto o seu dinheiro. Você precisa comprar mais e continuar nessa luta já perdida, lidando com os possíveis efeitos colaterais.

Erro Número 5 – Seguir Cardápios Prontos

Por falar em medicamentos, seguir cardápios prontos é uma tática igualmente ineficiente. É quase como pegar um comprimido qualquer na sua gaveta e tomá-lo, esperando emagrecer. Não perca seu tempo com uma tática tão ineficaz.

Cada organismo é único e reage de uma forma diferente à todos os alimentos. As pessoas têm todos os tipos de rotinas, necessidades nutricionais e energéticas, logo, simplesmente pegar um cardápio na internet e seguí-lo é um baita tiro no escuro.

Sem falar que pode ser que dê certo! E aí? Você vai continuar seguindo aquele cardápio pelo resto da vida ou vai desistir dele e voltar aos seus hábitos antigos? Se você continuar nele, você pode não suprir suas necessidades. Se você sair dele, você acabou de cair no erro 1: efeito sanfona garantido!

O Que Fazer a Respeito?

Quanto aos erros número 1 e 2 – Fazer dieta e passar fome: Dá pra resolver os dois de uma vez. Se você decidir adequar sua alimentação e aprender os impactos dos alimentos no organismo, fica mais fácil criar uma alimentação consciente! Como ela, naturalmente, te emagrece, você pode comer até se satisfazer, sem se preocupar! É algo que você consegue manter a longo prazo, também! A maior parte dos seus resultados de emagrecimento irão vir dessa decisão.

Para o número 3 – Sair correndo loucamente: Só vire corredor se a corrida for mesmo um esporte que você quer praticar. Se o seu objetivo é emagrecimento e boa forma, você consegue resultados muito superiores com musculação para hipertrofia e Interval Training (HIIT), gastando muito menos tempo! Pode fazer esses exercícios conservando os seus joelhos, articulações e fortalecendo o seu corpo como um todo!

Já para os termogênicos, remédios e cardápios de internet, vou ser direto: São decisões ruins!

Como diria um grande amigo que é muito engraçado: “Na dúvida, faça sempre a escolha certa” =) 

—-

Se você chegou agora ao emagrecer de vez, não se assuste! Aqui nós encorajamos e incentivamos as pessoas pra que elas aprendam e usem suas cabeças pra tomar as melhores decisões possíveis. Nós não gostamos de BALELA!

Se não existe um estudo científico sério por trás, se não existem resultados que podem ser comprovados na prática, não serve pra nós! É baseado nisso que o site tomou a proporção que tem. Se você compartilha desse pensamento, compartilhe os artigos do site!

Conhecimento é poder e abrir mão do conhecimento é abrir mão dos seus direitos. Você merece ter o poder de mudar a sua vida através do seu esforço.

As melhores informações ajudam VOCÊ a tomar as melhores decisões. É triste ver que muitas pessoas gastam e vão continuar gastando seu esforço e dedicação caindo nesses mesmos erros e não chegando à lugar nenhum. Mas, você pode pensar fora da caixinha!

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Power to the people!
E vamo que vamo!

Geosh.

Principal referência:

Paradigm Shift For Exercise – by M. Doug McGuff, M.D.

  • Paula

    O erro número quatro, na minha opinião, é o pior! Principalmente quando as pessoas tomam aqueles venenos… ops, remédios! que prometem reduzir a absorção de gordura. Eu escutei uma mulher dizer que estava tomando na academia e tive de me segurar pra não perguntar se ela queria morrer.
    Além da pessoa correr sério risco de ter deficiência de vitaminas lipossolúveis, já foi provado por vários estudos que causa problemas cardíacos e piora o metabolismo a longo prazo.

    • Terrível, né Paula? Abraços!

      • CLÁUDIA AMARAL

        Após a leitura atenta do V/ livro, solicito que V. Exa. se digne prestar esclarecimentos relativamente às seguintes dúvidas:
        – posso substituir a ingestão fora das refeições de água por chá (cavalinha, vermelho, que são diuréticos)?
        – posso ingerir iogurtes magros de aroma ou devo cingir-me aos naturais?

        Grata pela atenção dispensada,

        • Claudia, Respondi o tem email! Abraços!

  • Henrique Brito

    Olá Geosh,

    Mais uma vez comentando nos seus artigos rs Parabéns por eles!
    Realmente, pilulas não são um milagre de emagrecimento, pois quando o efeito delas passa se você não mudou a dieta volta a engordar. Eu, num desespero, cheguei a ir ao endócrino e na época tomar sibutramina. Tentei me reeducar com ajuda de uma nutricionista, mas eu estava muito viciado em doces e passando por muito estresse (se eu tivesse conhecido essa página antes, creio que nem teria precisado); acho que só consegui me manter pois quando atingi o peso eu resolvi começar a nadar e voltei a ter acompanhamento da nutricionista (e evitei comer o que não presta enquanto estava tomando a sibutramina).

    A pior coisa que tem é mesmo fazer dieta e passar fome. Parece que vc só pensa em comida! rsrs E agora eu entendo, devido ao site, pq quando eu estava muito cansado no serviço eu saía morrendo de vontade de comer um cheesecake de doce de leite da havanna (assim como o Rodrigo, eu tbm sou tarado por doces rs).

    • Obrigado, Henrique! Melhor coisa é entender o que acontece, né? Abraços!

  • Henrique Brito

    Geosh, eu tenho uma dúvida quanto a questão do exercício, será que vc pode me ajudar?

    Eu tenho feito algum exercício todo dia da semana. Eu vou 3x por semana para correr no transport, 2x para musculação e 2x eu nado também.

    Mesmo sendo fora do padrão recomendado, será que isso pode prejudicar minha perda de gordura? Eu comecei a fazer por conta do aspecto estético mesmo, mas sinto que o exercício tem me dado energia e me ajudado a me sentir melhor. Eu trabalho o dia inteiro sentado na frente do pc e para ajudar eu tenho problemas com ansiedade e depressão também, acho que o exercício tem me ajudado a ter um humor melhor e ficar menos tenso.

    Uma coisa que eu queria comentar: depois de ter lido sobre o HIIT eu resolvi por em prática com os meus treinos de transport. Foi a melhor coisa que eu fiz, eu fico com as pernas cansadas, mas apenas nos 30 minutos, depois to novo rs E a impressão que eu fiquei é que durante o dia e no próximo dia eu estava mais ligado. Não sei se foi isso, mas foi logo após ele. Me senti bem de uma forma que fazia tempos que eu não sentia.

    • Não acredito que vá prejudicar, Henrique. Como você já está aplicando os conceitos, aliados a alimentação, sei que logo chegará no seu objetivo. Abraços!

  • Rodrigo Ramos

    Enfiou o dedo na ferida hein Geosh…rsrsrsrsrsrs!!!!

    O erro nº3 (Sair correndo loucamente) eu vejo esse erro todo santo dia durante as minhas caminhadas!!!
    Vejo pessoas “correndo” nitidamente sem experiência nenhuma em atividades físicas, correndo com sobre-peso ou até mesmo obesas, se iludindo achando que vão conseguir resultados mais rápidos agindo assim, enquanto que na verdade ela está conseguindo sim é algum problema em suas articulações… bacia… coluna… a roupa ensopada de suor, se desidratando, sofrendo, se auto-traumatizando e quanto ao emagrecimento que é bom, nada!!!!
    Vai entender isso… tsc…tsc…tsc…tsc…

    • Haha! As vezes dá a louca e Rodrigo e/ou Eu chutamos o balde, Rodrigo! Existem muitas pessoas bem intencionadas e mal direcionadas! É isso que tentamos, dar uma direção ou pelo menos fazer o pessoal parar e pensar a respeito das coisas!
      Abração!

  • Daniela Schroeder Tabalipa

    Olha, estou desde de Fevereiro seguindo as orientações do Emagrecer de Vez, mudei radicalmente meus hábitos alimentares, já que eu praticamente não comia carne, ovos e bacon (achando que fazia mal) e sempre comi muitos grãos e as frutas com mais carboidratos.
    Mas como eu já falei lá em março (quando completei 1 mês do programa) não tive resultado nenhum.
    Continuei fazendo porque o site está sempre me mantendo motivada, mas acabo de me medir e tenho as mesmas medidas de 5 meses atrás. A parte boa é que não engordei mais. rsrs
    Por orientações dos colegas do fórum, fui ao endócrino e fiz todos os exames necessários. Não tenho nenhum problema de saúde.
    Enfim… acho que o que vocês estão propondo é muito bom, dá resultado (definitivo) para muita gente, mas meu organismo deve ser diferente. Desisto!

    • Guilherme

      Oi Daniela,

      Esta fazendo algum tipo de exercício físico? Pq as vezes não estamos muito acima do peso e é mais difícil perder estes últimos kg…são mais suados mesmo. Não sei se é o teu caso.

      Pois qdo está muito acima do peso ideal a perda ocorre mais rapidamente, pois se perde muito liquido.

      Quando se perde muito peso o corpo começa a diminuir a queima de gordura pois acha que esta morrendo…é ai que o efeito sanfona sempre acontece, é bom se manter sem se desanimar que depois de um tempo a queima ocorre novamente.

      Acho que é importante não fazer teu corpo se acostumar sempre com os mesmos alimentos…varia uma semana até comer mais proteínas e gorduras e depois volta ao normal..teu corpo sai da rotina e o processo pode melhorar.

      Obs: Rodrigo e Geosh, se tiver escrito alguma besteira, por favor me corrijam.

      T+ 😉

    • Existem alguns casos assim, Daniela! Onde fica mais difícil encontrar as mudanças ideais. Mas como diz o Tony Robbins, só se fracassa ao desistir de tentar! Estamos aqui pra procurar soluções, não pra desistir! Talvez o seu organismo reaja melhor com uma quantidade maior de carboidratos de baixo índice glicêmico, por exemplo! Vamo que vamo, Girl!

      • Daniela Schroeder Tabalipa

        Oi Guilherme, eu não pratico esporte ou faço academia porque não gosto e não vou me forçar a fazer o que não gosto. Mas sim, mudei bastante minha rotina. Agora faço tudo a pé, uso escadas ao invés de elevadores e tenho me movimentado muuuuuito mais do que antes. Talvez eu volte a dançar, mas agora estou sem tempo por conta de outro projeto.
        Geosh, vou seguir sua sugestão. Também vou cortar a aveia (que o Rodrigo mostra aqui num vídeo) porque vi no blog do Dr. Souto que é melhor não consumir. Eu como todos os dias e isso pode estar atrapalhando.
        Obrigada pelo suporte meninos!

        • Isso aí, vamo que vamo! Disponha, Daniela!

        • Maxcéli Del Piero

          Olá Daniela! Eu li suas mensagens e isso aconteceu comigo, em 15 dias mudei muuuita coisa em minha alimentação. Mas nesses 15 dias não diminuí medidas e emagreci 1,5 kls achei muito pouco. Mas nunca pensei em desisti, temos que ir mudando alguma coisa ou analisando o que estamos cometendo de errado…eu tb comia aveia quase todo dia acho que isso estava me atrapalhando a emagrecer.
          Enfim desista não viu eu tb vou continuar por aqui afinal “não é dieta é estilo de vida”
          Abraços

  • Caro Rodrigo, venho lendo e procurando colocar em praticas suas dicas do Emagrecer de Vez, mas apesar de ótimas ainda não consegui emagrecer. Tenho Hipotiroidismo já tentei vários recursos mas não tive sucesso, estou muito acima do peso. Como obter sucesso tendo hipotiroidismo? Caros seguidores do Emagrecer de Vez alguém já conseguiu emagrecer tendo hipotireoidismo.

    • Olá, Maria dos Anjos! Acredito que é sim possível ter sucesso uma vez que você tenha um acompanhamento médico pra garantir que os hormônios estejam no lugar. Abraços!

  • Meninos, boa tarde.

    Gostaria de perguntar a vocês a respeito do Picolinato de Cromo, que causa o aumento da insulina e, por outro lado, também é indicado para diminuir a vontade por doces. O que vocês diriam a respeito desse suplemento (se é que é um suplemento)? Vale a pena utilizá-lo a fim de incrementar uma alimentação de baixo carboidratos? Porque assim como a maioria das mulheres, meu maior desafio é evitar os doces, o que nem sempre consigo.

    Obrigada. Luciana

    • Embora possa ser útil, não acredito que seja necessário, Luciana. É o famoso paradigma sintoma x causa. Abraços!

  • Monica Ferreira

    Sou iniciante neste novo estilo de vida. Minha vida é muito corrida, gostaria de saber se tomar shake (Herbalife) é uma boa opção de café da manha?

    Obrigada

    • O segredo está em olhar quais são os ingredientes, Monica. Suplemento por suplemento, nenhum é necessário.

    • Teresa

      Por que não “fazer” seu próprio shake? Abacate ou creme de leite fresco para dar a consistência, frutas vermelhas (morango, amora, framboesa) ou coco para dar sabor, whey protein se fizer uso, um pouco de cacau ou canela se gostar (: vai da sua criatividade! Você não enjoa e é bem mais saudável que esses shakes industrializados.

      • Teresa, talvez seja de praxe pra você, mas eu tou adorando isso! Acaba que você desenvolve um senso de sabor, textura, cremosidade e leitosidade! Minha culinária era bem funcional, agora já tá ficando mesmo saboroso =)

  • Fabrine

    Olá! gostaria de saber mais sugestoes para o café da manha, pq adoro ovos mais já estou enjoando de comer todos os dias! e se o RAP 10 LIGHT é uma boa apçao oq vc acha??? Obrigada

    • Fabrine, o segredo está nos temperos. Pimenta de ralador, cebola, alho, etc. e você pode sempre variar os vegetais que acompanham os ovos. Outra opção é fazer uma refeição parecida com um almoço ou combinar uma fruta de baixa glicemia com castanhas, queijo cottage, etc.

    • Renata

      Fabrine eu faço assim rsrs..
      alterno as proteinas:
      num dia como: 2 ovos mexidos, 1 potinho de iogurte com meia fruta picada, ou 1 fruta picada (sem o iogurte)
      no outro dia como: 1 porção do shake de proteina com ou sem fruta, castanhas e iogurte (tudo misturado ou nao hehehe)

  • Nina

    Ola rodrigo! Final mente consegui Seu livro. Tou adorando. Eu sou Portuguesa acoreana e Por Aqui comer mais que um ovo Por Semana
    È quase crime. Ja colloquei suas dicas em pratica a unica dificuldade è o pequeno almoćo. Pao cereais leite etc foi banido mas e agora? Como obter um pequeno almoco saudavel pra quem Nao tem tempo pra ir de manha pro fogao? Eu Tenho Comido dois Ovos cozidos com cenoura ou broculis mas quem me ve comer ovo todos os Dias me Chama de Louca. O que faco? Help!!! Obrigada.

    • Nina! Diga a quem te chamar de louca para acessar o nosso artigo sobre ovos. Eu como as vezes 4 ou 5 no meu café da manhã. Se você lida bem com laticínios, morango com queijo cottage e nozes/amendoas é delicioso.
      Abraços!

      • Nina

        Fixe!! Obrigada!!!!!!!!

  • Luanna

    Olá Pessoal estou chegando por aqui hoje, sou novata por aqui. Hoje me senti muito triste com a minha figura sabe, acordei me olhei no espelho e chorei muito pois não sei como me deixei chegar ao ponto de pesar 95 kilos me apavorei, literalmente.
    Encontrei o site por acaso na net, na verdade por um erro de digitação e comecei a ler os textos, me identificar com o que estava escrito e fiquei pasma ao saber que me alimento de uma forma completamente errada, as minhas supostas dietas é sempre passando fome, remédios e nunca obtenho resultados visíveis! Eu tomei a decisão de mudar de vida, me inscrevi no site e já estou ansiosa pelo primeiro vídeo, estou animada!
    Quero voltar a ser eu, com meus 65 kilos. Foco, força e fé! Grande abraço Geosh, voltarei contando resultados maravilhosos, tenho fé!

    • Luanna! É super normal isso, vejo pessoas cometendo os mesmos erros dia após dia. Também vejo aqueles capazes de pensar fora da caixa emagrecendo todos os dias. É um baita aprendizado pra vida 😀 Vamo que vamo! Um grande abraço pra você também!

  • Jojo

    Olá pessoal, quero muito seguir essa alimentação mas sou ovolactovegetariana. Será que é possível seguir esse emagrecimento sem enjoar? Obrigado!

    • Com certeza, Jojo! O segredo está no tempeiro!

  • Adriana de Oliveira Silva

    Olá Geosh!
    Eu como todos já fiz vários tipos de dieta, ja procurei remédio e tudo, vejo os depoimentos das pessoas fico super feliz com resultado, estou ansiosa pra comprar o livro e começar logo, e ver os resultados gostaria de saber como que e o precedimento para a compra do livro, ele vem videos? Obrigada e um grande abraço.

    • Olá, Adriana! Você recebe acesso ao livro (em formato eletrônico)e aos bônus, e acesso ao clube emagrecerdevez pro pessoal do livro. Dentro do clube tem os vídeos das vídeo aulas também. Grande abraço!

  • Olá , Geosh ! Gostaria de saber se pode ser morango com nata no café da manhã e se posso colocar adoçante natural de stevita .Obrigada mais uma vez .

    • Acredito que sim, desde que você não tenha problemas com lactose.

  • lucelia

    bom dia geosh, faz 30 dias que comecei o mr. eliminei 5.300grs. perdi 6cm de cintura. 5 de quadril, 6 de coxa, minha filha que e especial perdeu 5.200kgs, toma medicação que o efeito colateral disperta a vontade de comer doces, incrível mesmo com problemas ela esta determinada e esta ai o resultado. desculpe, se não esta dando certo para alguns, e pq não estão seguindo corretamente. obrigado geosh e rodrigo por toda esta mudança maravilhosa em nossas vidas. ah, ainda não comecei a fazer exercícios nenhum. estamos ótimas disposta com muita energia, alegres, enfim super satisfeitas bjs.

    • Eita nóis! Conhecer gente BOA e ajudar essas pessoas a melhorar NÃO TEM PREÇO, Lucélia! Fico feliz demais pelo sucesso de vocês! PARABÉNS! Agora vamo exercitar, hein? VAMO QUE VAMO!

  • Gostaria de aprofundar o cohecimento sobre esse programa de emagrecimento.

  • Flavio

    Gostaria muito de saber se na dieta MR que comecei a fazer posso ingerir Palmito, pois parece que o índice de carboidratos é baixo e não sei se é classificado como legume ???

  • Michelle

    Muito bom esse artigo