Como Ajustar as Suas Telas Para Evitar a Insônia.

insonia
Geosh na área! Em ritmo de festa! E você? Conseguiu se manter na linha no natal ou foi pra galera?

Dormir bem é imprescindível pra emagrecer e ser mais feliz e saudável no geral. Por isso SEMPRE tocamos nesse assunto aqui no site. Muitas pessoas menosprezam isso.

Você sabia que as cores da tela do seu telefone e tablet, notebook/computador ou televisão podem estar prejudicando o seu sono?

Como funciona isso?

temperaturacorVou te explicar.

Existe uma propriedade da luz chamada temperatura da cor. Essa temperatura é medida em kelvin(k). Por exemplo, a luz ambiente fica em torno de 5600k.

Quanto mais alto esse número, mais fria, branco-azulada é a luz. Quando esse número é menor, as cores ficam mais quentes e são mais naturais pra nossa visão e sistema nervoso. Isso não tem nada a ver com o calor da lâmpada em si, mas com a cor da luz.

Acontece que as telas modernas de LCD/LED tem um ajuste de temperatura de cor padrão geralmente bem mais alto do que esses 5600k temperatura de cor ou seja, uma cor mais branca/azulada. Por um lado eu até entendo: Quando você ¨amarela¨ a tela, ela parece mais velha, menos chique ou luxuosa, etc.

Porém essa luz branco-azulada comprovadamente interfere no nosso padrão e qualidade de sono.(1) Portanto, vale a pena, se você quer dormir melhor e sentir sono de noite, ajustar as temperaturas de cor das suas telas.

Como Fazer?

No Celular/tablet:

No android você pode instalar um aplicativo chamado twilight , procure na Play Store. No Iphone e Ipad, o aplicativo se chama F.lux, porém ele só pode ser instalado em dispositivos desbloqueados, pelo cydia. Caso você goste de ler no seu iphone/ipad à noite e o seu não seja desbloqueado, uma dica é mudar o tom de fundo da página para preto(modo noturno) e mudar a cor da fonte para uma fonte levemente amarelada/laranja. No android utilizo o twilight com 3500k.

No Note/Computador:

Eu particularmente utilizo Linux Mint no meu computador principal, por questão de desempenho e segurança, Nele mesmo configurei as configurações de cores. Eu utilizo o valor de 5000k, ou D50.

No meu Mac essas opções ficam nas preferencias do sistema – monitor – cor. No windows 7, Clique no botão Iniciar e em Painel de Controle. Na caixa de pesquisa, digite calibrar vídeo e clique em Calibrar cores do vídeo.‌

Uma alternativa mais simples é instalar o F.lux para windows, Linux e Mac. Se você gosta de editar fotos e vídeos, é necessário recalibrar o monitor pra não distorcer a sua edição.
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————
Na TV:

Por sorte, a maioria das tvs modernas tem o ajuste da temperatura de cor ou do perfil de cores já com os valores, normal, frio e quente. Eu deixo a minha no quente pq já estou acostumado com as minhas telas mais amareladas. O jeito é procurar no manual ou fuçar nos menus =)

Sobre as Lâmpadas:

lampadas
Existem lampadas fluorescentes mais quentes/amareladas. Uma boa dica é instalá-las no seu quarto/sala ou no lugar da casa onde você mais fique de noite. As lâmpadas incandescentes também tem a cor mais quente, embora gastem mais energia. Portanto, lampadas ou objetos que emitem luz laranja pra decorar ambientes menos claros, e na hora de dormir, lembre-se: Quanto mais escuro, melhor!

Se você quer saber mais sobre sono, veja estes artigos aqui do site: 1,2,3,4 e 5!

Bons sonhos e vamo que vamo! O próximo artigo só em 2015! Que seja um grande ano pra todos nós! Feliz ano novo!
Geosh.

Comentários Facebook:

  • Poxa Geosh, sensacional essa dica!

    Como eu fico bastante tempo em frente ao computador, vai ajudar bastante, já instalei o programa f. lux. Ele é muito bom! Vai alterando a luminosidade conforme a mudança do tempo…

    Valeu,

    • Utilizo essa técnica em todos os meus dispositivos! Nem noto mais a diferença, Donato!

  • No começo é estranho, mais enfim acredito que logo logo eu me acostumo 🙂

  • Olá Geosh!; Dica muito boa, obrigado!.

    • Tamo aí, Alexandre! Veja as dicas sobre sono e o uso de amido resistente antes de dormir também! Abraços!

  • valdenor

    Confira “Screen Shader” na Chrome Web Store…
    sugestão minha pra quem usa um chromebook como eu…
    Quem usa o navegador Chrome pode aproveitar também…

    • Bacana, Valdenor! Estou procurando alguma solução pra ler websites no escuro também! até agora apenas um browser de texto no linux, vi uma extensão que inverte as cores no chrome mas fica muito ruim as imagens, mesmo com o plugin pra desinvertê-las!

  • Adorei a dica, e instale o f.lux pra windows no meu note. Tenho costume de trabalhar de madrugada, e a luz branca acaba com meu sono ;/