Por Que As Pessoas Querem Que Você Falhe?

intervencaoO assunto de hoje é um assunto muito delicado. Eu, Geosh, sinto muita resistência por parte das pessoas de lidar diretamente com esse assunto.

Mas não estamos aqui pra ficar rodeados com balelas, não é?

Todo pequeno ou grande sucesso que eu tive na vida, no emagrecimento ou nos negócios, foi por não ter medo de encarar a verdade de frente.

Mesmo quando ela doía pelo meu despreparo, por eu ter perdido um tempo enorme seguindo em uma direção completamente errada ou até mesmo pelo medo de aceitar as coisas como elas são.

De vez em sempre as coisas não são como nós queríamos que fossem, e isso dói.

Mas só a dor da verdade liberta. Por verdade vamos considerar aquilo que podemos ver claramente, colocar em prática e MEDIR os resultados. Ver em primeira mão o que funciona ou não. Vamos ao assunto.

Unidos Pelo Conforto:

Seja seus pais, sua família, seus amigos ou seus colegas de estudo/trabalho, as pessoas se unem por se sentirem iguais e equivalentes umas a outras. Se você reparar, a maioria das pessoas com quem convivemos, está em um contexto ou situação de vida parecida com a nossa.

Supostamente todos deveríamos nos contentar com o que temos e o que somos, certo?

Eu discordo completamente.

A vida é uma oportunidade única de crescimento e evolução. Se você se acomoda, a sua vida vira uma rotina chata ou entra em um ciclo de constante piora.

Essa realidade de deterioração é a realidade em que a maioria das pessoas se acomodou a viver.

O problema é que o seu sucesso evidencia essa realidade para as pessoas a sua volta. Sim, seu sucesso deixa as pessoas desconfortáveis.

Quando você emagrece, você mostra as pessoas como elas estão gordas. Quando você toma uma atitude e acaba com a sua preguiça, você mostra a essas pessoas como elas são preguiçosas e acomodadas, e assim sucessivamente.

Quando você melhora seu estilo de vida e sua condição financeira, isso faz com que as pessoas imaginem que a vida delas poderia ser melhor também. Isso gera inquietude e desconforto.

A sua mudança gera movimento, e faz com que as pessoas tenham que lidar com a própria inércia. O que antes era a vidinha confortável delas, igual a de todo mundo, já não é mais tão confortável assim.

Pra se igualar a você, agora elas vão ter que mudar, crescer, e gastar energia pra isso.

O Medo do Desconhecido:

Outra coisa que deixa as pessoas muito desconfortáveis é o que elas não sabem ou não conhecem. Muita gente gosta de ostentar uma imagem de segurança e de confiança superficiais.

Mas basta uma pergunta mais elaborada ou uma afirmação que vá contra as crenças daquela pessoa para que ela se embole toda e se sinta incomodada.

Primeiro, por que ela tem que lidar com uma realidade que é diferente da que ela aprendeu por osmose;

Segundo, por que ela não é mais a referência e não tem mais uma resposta pré-programada para o assunto.

Se você pensar bem, é o mesmo motivo pelo qual sentimos dor quando descobrimos que estamos errados, ou quando nossa segurança sobre algo que acreditamos é abalada.

Ao invés de mudar o que pensamos, se tomarmos isso como uma afronta ao que somos, nos sentiremos ofendidos também!

As pessoas boas que querem nos proteger, não é? Se elas tem medo de algo, elas assumem que nós também devemos ter, ninguém quer que sejamos prejudicados, certo?

Já as não tão bem intencionadas assim vão usar de artifícios muito piores pra te desestimular. Direcionar sua atenção para coisas mundanas, ou pior ainda, te dar conselhos errados aparentemente de propósito.

Resumindo, as pessoas vão agir como a se fossem UMA TV, hehe.

E então, uma chuva de medo, desconfiança, preocupações, ridicularização, vergonha, crítica e raiva será direcionada pra você e virá de todos os lados.

É assim que as pessoas reagem quando elas não tem experiência em algo. É assim que reagem quando as coisas mudam e elas tem que lidar com isso. Se elas percebem que não sabem o que fazer, isso dói. E dói mais quando elas também querem conseguir. É assim que reagem quando se frustram.

Tudo bem que se você virar e disser: Opa, eu quero construir um foguete ali na garagem e voar até a lua, a probabilidade de que não dê certo é bem maior e tal comportamento é aceitável. .

Mas fazer isso quando tudo que você quer é caminhar passo a passo em direção a um futuro melhor de acordo com o que VOCÊ deseja, aí é sabotagem! é sacanagem! Por que não te apoiar e te ajudar?

O Que Fazer Pra Quebrar Esse Ciclo? Quatro Pontos Fundamentais!

Veja bem, não estou te dizendo pra virar um cabeça dura e sair batendo de frente com todo mundo. A idéia é mastigar tudo que lhe dizem, não necessariamente rejeitar tudo.

Pense por si mesmo: é algo que exige esforço. Seria muito mais fácil só seguir o fluxo se as pessoas soubessem realmente como agir e o que nos dizer, mas não é. As vezes eu penso que o que elas sabem e dizem é o que a televisão ensinou. Pegue o que você achar útil e descarte o que não funcionar, sem medo. Nós também teremos que ir atrás de conhecimento melhor se quisermos ser grandes e fortes.
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-
Procure boas influências: Na internet ou entre o seu ciclo de amizades, um bom livro ou alguém da sua família. Conheça pessoas novas! Alguém vai estar disposto a te ajudar. No geral serão as pessoas que não tem vergonha de aprender junto com você.

Além disso, você terá que arranjar amigos novos. Por que uma parte dos antigos se sentirá inconscientemente incomodada e frustrada o bastante pela sua mudança para até mesmo deixar de ser seu amigo.

Aja com bom senso: Uma vez que você entra em uma jornada sem volta pra um ¨eu melhor¨, os riscos passam a ser somente seus. Portanto, aja com bom senso e pense nas consequências dos seus atos. Assuma as consequências dos seus atos e a responsabilidade pela sua vida.

Se você pisar na bola, você e só você terá que arcar com as consequências. Culpar os outros pelo seu fracasso não te levará a lugar nenhum. Além de pensar por si mesmo, ser responsável por si mesmo vai ser fundamental!

Torne se um exemplo: Aceite que as pessoas e as coisas são assim, e vá atrás do seu sucesso sem dó! A medida que você começar a se sentir seguro com os resultados e com o controle que você passa a ter sobre si mesmo, o que os outros pensam passará a te afetar cada vez menos. Além disso, é o desconforto causado pelo seu sucesso o que fará as pessoas ao seu redor se moverem e irem atrás de uma vida melhor e da própria felicidade.

O salto da mudança
Você também se dará conta que é tudo uma questão de consciência e aprendizado. Acredito que a maioria das pessoas assim agem de maneira inconsciente e ainda não perceberam como se comportam. Elas terão que passar ainda por todo o aprendizado que você está passando agora pra se tornar uma pessoa mais consciente. E talvez o desconforto criado pelo seu sucesso seja o único estímulo que elas tenham pra que também saiam da lama e do piloto automático!

A maioria dessas pessoas em piloto automático não pensam por si só. Elas só replicam o que os outros pensam. Replicam também os comportamentos improdutivos, infelizmente.

Relevar é melhor do que perder nosso tempo com isso. A vista do outro lado do salto é bem diferente!

Vamo que vamo!

Geosh =)

ps: Dedico esse artigo pras incontáveis pessoas aqui no site que me já me disseram ter que lidar com esse mesmo problema.

 

  • ROSANGELA CRISTINA

    Olá. Há alguns dias, descobri sites que falavam da dieta Paleo. Fui lendo, tentando conhecer aqui e ali. Gostei da ideia e comecei a implementar a minha rotina sem açúcar e sem carboidratos refinados. A diferença foi quase imediata, principalmente no meu intestino. Tive retocolite ulcerativa e, quando percebi que poderia comer uma bela porção de churrasco ou um belo bife grelhado, com uma boa porção de manteiga, muita salada verde e legumes temperados, e não ter de sair correndo para o banheiro com cólicas abdominais… isso foi tremendo! Já valeu muito, demais. Contudo, eu ainda queria encontrar algo mais explicativo, mais prático. Aí, encontrei vocês. Já adquiri o livro. Fiz uma primeira leitura e já gostei. Vou imprimir (para mim é mais confortável ler no papel), vou fazer as adaptações necessárias, de acordo com minha realidade e seguir em frente. Dá muito certo, sim. Agora, eu gostaria muito de tentar incentivar meu esposo a se decidir por algo mais saudável. Ainda que fosse pelo MT. Mas, eu não consigo pensar nos substitutos (se é que existem) para a parte de legumes e verduras. Ele é daquelas pessoas que simplesmente torcem o nariz e nem tentam pensar numa possibilidade de experimentar para ver se gostam ou não. Está obeso, com uma hérnia de disco na coluna que vive inflamando, tomando remédios para tentar controlar níveis alteradíssimos de colesterol, vive irritado, sem controle do estresse, come por ansiedade. Nem parece que tem apenas 37 anos. Fora que continua sempre muito irritado por conta de constantes dores no corpo e com enorme falta de energia e de disposição. Eu sei que uma decisão tem de partir dele, tem de ser uma tomada de consciência da parte dele. Mas, como sou a responsável pelas compras de supermercado e pela alimentação da família (temos dois filhos), eu sei que posso contribuir de alguma forma. Será que vocês poderiam me ajudar a pensar como eu posso ir contornando esse cardápio dele, tão consolidado, que consiste basicamente em: pão, arroz, feijão, macarrão, açúcar, frituras, margarina… E tudo com tanta gula!
    Ah, nossas crianças são portadoras de fibrose cística e uma alimentação que provoque perda de peso pode não ser uma boa opção, porque eles já apresentam uma forte desabsorção intestinal. Então, estou lendo e pesquisando, pensando como fazer uma alimentação sem açúcar, com carboidratos bons, proteínas, vitaminas lipo e hidrossolúveis, gorduras, de forma a não privá-los dos nutrientes necessários para o organismo deles. Agradeço sugestões que possam ser úteis nesse caso também. Por fim, muito obrigada e parabéns pelo site e pelo livro.

    • Obrigado por compartilhar essa mensagem, Rosângela. Acho que uma boa idéia pode ser começar a substituir os carboidratos por outros menos glicêmicos. o feijão pela lentilha, o arroz por um outro carboidrato menos glicêmico como o inhame, a margarina por manteiga, etc. Claro que como existem as condições de saúde é importante consultar o médico a respeito do consumo destes e do possível impacto a saúde dos guris. Espero ter ajudado. Grande abraço!

      • Rosangela Cristina

        Muito obrigada pela atenção, Geosh. Posso pedir para a gente pensar juntos. Tem algum tipo de adoçante que poderia auxiliar nosso filho a ir largando o açúcar? Ele é a nossa formiguinha de casa, põe açúcar até no feijão. Tem oito anos, é considerado saudabilíssimo, mesmo tendo a condição da fibrose cística. Não consome margarina, mas ama um requeijão cremoso. Vamos ver como eu vou conseguir ajeitar essa parte… Nossa filha tem quatro anos e adora um macarrão. É a nossa consumidora oficial de sal. E consome legumes com uma facilidade, de dar inveja a muitos adultos. No caso dela, minha preocupação são as mamadeiras. Consigo dar um jeito no leite, posso ver a questão do Mucilon. Mas, os médicos e nutricionistas insistem em carregar esse lanchinho dela com maltodextrina. Contudo, além do leite e do Mucilon, ainda temos de acrescentar um suplemento acrescido de vitaminas, como Nutren ou Ensure (não pode ser a versão kids, ela não gosta de doces). Acho que ela fica tão mais agitada e agressiva quando colocamos maltodextrina, sabe. Então, vamos pensar juntos? Muito obrigada mais uma vez. Estou amando participar disso tudo!

        • Juliana

          Rosangela, coloca no Google ” leite Dr.Dr Victor Sorrentino, é um blog de um médico maravilhoso, que tbm faz a linha do emagrecer de vez, apesar de mais radical. Você vai mudar sua visão sobre mamadeiras, leite, suplementos…. Vale a pena! Abs
          Ahh qt ao adoçante a melhor opção é a stevia natural. Fuja do aspartame! Vejo nutricionistas indicando o açúcar de coco,mas n sei sobre ele. Geosh pode esclarecer com mais base.

    • Juliana

      Rosangela, Capricha nos visual dos pratos e investe em receitas camufladas! As gordices imaginários, tipo: Salgado maromba (coloca no Google ou instagram q tem a receita), é massa de couve-flor com frango, faz em formato de empada,de pizza, juro q fica delicioso e pode misturar com inhame,batata doce,etc. Bolos sem açúcar ,sem glúten,sem lactose td delicia. Vai vasculhando que o seu marido vai se rendendo. Minha família torcia o nariz tem e hj até levam pro trabalho como lanche. Bjs

      • Rosangela Cristina

        Obrigadíssima pelas sugestões. Nossa, eu fico tão sem jeito e, ao mesmo tempo, tão aflita! Eu quero muito que ele deseje e possa se cuidar melhor… Como eu disse, sou eu que cuido da alimentação em casa. Penso que tenho de tentar satisfazê-lo dentro de casa. Pra ele perceber que não vai sentir fome durante o dia ou durante o expediente de trabalho. Se não, ele simplesmente vai comer o salgadinho de rua com refrigerante. Valeu mesmo! eu vou tentar… Com muito amor, claro!

  • Lisley

    Parabéns Geosh! Excelente artigo! Uma lição que devemos aprender, colocar em prática, compartilhar… não só no emagrecimento, mas em qualquer situação em nossa vida. Afinal “…só a dor da verdade liberta…”. Abraço.

    • É incrivel, Lisley, como a gente cria resistência no exato momento dessa dor. Se olharmos com menos medo esse é justamente o momento inicial de toda mudança positiva! Abraços =)

  • Ro

    Parabéns Geosh pelo artigo… Vc estava inspirado… Demais!!! #perfeito

    • Obrigado, Ro! Tava tão inspirado que deixei passar uma série de vírgulas nos lugares errados hehe. ainda bem que o Rodrigo viu. Fico feliz por você ter gostado =)

  • Juliana

    Simplesmente espetacular! Disse tudo! Parabéns, Geosh! Com esse texto você jogou um balde de água fria em muita gente que precisa acordar Pra ser feliz e perder o medo. Bjs

    • Bjs, Juliana! Um balde de água fria sempre cai bem =)

  • GLICIANE

    GEOSH,PARABÉNS POR ESSES SEUS ARTIGOS VALIOSOS E DE GRANDE AJUDA PARA TODOS NÓS.GEOSH GOSTARIA MUITO SE VOCÊ OU RODRIGO RESPONDESSE MINHAS PERGUNTAS EM OUTROS ARTIGOS,DESDE DE JÁ MUITO OBRIGADO POR TUDO.

    • Olá, Gliciane! Ultimamente tá uma correria da braba aqui, só tenho conseguido manter os ultimos artigos com as respostas atualizadas. Você pode me perguntar por aqui? Obrigado e um abraço!

  • Thaisi

    Animal.. mto bom mesmo. Vou imprimir e colocar na parede do meu quarto pra ler sempre!.
    Abç!!

    • Que bom que gostou, Thaisi! Essa é uma idéia daquelas que merecem guardar mesmo num lugar onde a gente nunca esqueça. Quantas vezes eu precisava ter ouvido isso em diversas situações da minha vida. Um grande abraço!

  • Parabéns Geosh por esse artigo simplesmente impecável, está ai a resposta pelo EMAGRECER DE VEZ ser um sucesso, obrigada por nos proporcionar conteúdos sem Balelas imprimindo esse artigo em 1,2,3… OBRIGADA, OBRIGADA E OBRIGADA hehehehehe…

  • Ericka

    Otimo artigo povo critica ri na cara mas nem ligo mais

    • Tem uma frase do Ghandhi(acho) que diz o seguinte, Ericka: Primeiro eles nos ignoram, depois eles nos ridularizam, depois eles nos enfrentam e por fim a gente vence. Grande abraço!

  • NEIDE COSTA

    Como você disse tudo certo, realmente é desse jeito, bom lermos esse artigo de vez em quando, pra nos dar ânimo, obrigada .

    • Doraci Flores de Camargo

      Ola tudo bem nao é que eu nao queira é que faltou foi dinheiro .mas em seguida vou faser o pedido do livro pois eu preciso eu estou com 123 quilos e isto me causa um grande desconforto é só mais uns dias e vou faser o pedido até mais !!!

      • Vamo que vamo, Meninas!

  • Neide aparecida Lopes silveira Lelis

    Boa noite,
    Eu sou a grande sabotadora de mim mesma. Há uma vida, tenho 52anos, pelejo com o peso, ja perdi muito e ja encontrei todo ele, parece que não consigo me ver magra. O fato e que agora minha filha vai se casar (em outubro) e quero definitivamente mudar meu estilo de vida, por isso entrei para o desafio 3meses, estou com muita esperança , mas tenho ainda um pouco de dificuldades com o computador e nem sempre consigo acompanhar tudo o que e proposto, mas dessa vez não desisto. Agradecida pelo artigo, incentivo e apoio.
    Grande abraco a todos

    • Neide, você tem muita vida pela frente ainda, vamos viver a vida que temos pela frente da melhor maneira possível? Incentivo e apoio realmente não vai faltar, pelo menos não por aqui =) Grande Abraço!

  • Juliano Correa

    Eu estou abaixo do peso e tentando loucamente engordar. Se eu seguir essas dietas sem carboidratos refinados/açucar/etc eu vou emagrecer mais ainda? todos os artigos aqui do site falam sobre perda de peso então para eu ganhar peso eu tenho que comer as coisas que vocês falam pra evitar?

  • Leila

    Desafio dos 3 meses1111????? Até gostaria de participar, mas o Rodrigo mesmo estando na Noruega aderiu ao Rio Surreal. https://www.facebook.com/riosurreal To fora;

  • Thais

    Excelente artigo, é isso aí mesmo!!!!!
    Geosh, eu gostaria de conhecer o desafio, quando vocês vão colocar no site de novo?
    Ele está no Livro Emagrecer de Vez?
    Quanto está o livro?

    Obrigada

  • Linnie Freitas

    Que texto sensacional Geosh, parece até que você sabia que a gente tava precisando de algo assim. c’: HSAUHSAHSIHSAHSIAHIA

    Eu aproveitei que estou começando minha vida acadêmica agora pra levar mais a sério o que eu já lia há meses aqui no site. E eu estou achando tão fácil que tô suspeitando. Trabalhar e estudar não é fácil, então eu decidi que ter uma boa alimentação seria um fator primordial.

    É incrível a diferença. Por mais que eu esteja cansada por estar dormindo pouco, aquela fadiga insuportável não existe mais. Eu tô tentando focar nesses benefícios, mas eu tenho medo de me pesar, sério. Faz só 10 dias, mas sei lá, me da um friozinho na barriga só de pensar em ir e me decepcionar com o que eu vou ver. Então eu procuro não pensar sobre e seguir com a alimentação que vocês indicam.

    Não tá sendo difícil, deixei de passar fome, tô comendo o que eu mais amo, que é carne e o povo já olha pra mim como se eu fosse atacar qualquer coisa e comer descontroladamente feito um animal novamente.

    Quando me perguntam se eu tô fazendo algo eu só digo que estou procurando mudar meu estilo de vida, o que não é mentira. Só vou me pesar quando completar um mês, só que todos esses benefícios que eu só via na teoria, eu tô vendo agora na prática e parece mágica, é realmente incrível, todas as reações do meu corpo eu encontro aqui no site, consigo entender como tudo ta sendo digerido dentro de mim e de uma maneira completamente natural. Como a vontade, bastante na verdade, e mesmo assim não me sinto cansada depois do almoço ou com fadiga.

    Eu não sei, mas acho que a faculdade me motivou de certa forma e com certeza o pessoal aqui do site mesmo me motivou. Se todo mundo ta conseguindo, não é possivel que eu não consiga também. :3

    Vou salvar esse seu texto no meu celular pra eu ler toda vez que me sentir desanimada por conta de algo que me falaram. Não é fácil sair do mundo dos 95%, mas eu tô fazendo a minha parte. x’D

    Obrigada a vocês.

  • Gisleine

    Olá Geosh!
    Tudo bem?
    Obrigada pelo artigo!!Muito bom!
    Vc poderia me dizer se quando vcs falam do arroz se referem tbm ao integral?
    Tenho essa dúvida faz um tempinho. Vc poderia me responder?
    Obrigadaa