Precisamos (des)aprender a comer!

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Bom dia !!

Estas duas últimas semanas têm sido malucas com tantos emails e mensagens pra responder, a ponto que, meu cérebro está entrando em curto circuíto. Porém, tudo isso é prova de que o pessoal ta levando a sério o Processo dos 10 dias para Emagrecer de Vez e já obtendo grandes resultados tanto físicos, como psicológicos!

Ok, mas agora é hora para um novo super artigo e aqui vou mostrar como a gente realmente precisa desaprender a comer, caso queiramos atingir nosso objetivo de boa forma.

Um pouco de história

Vamos pensar, a raça humana, ou seja, o ser humano moderno, já algumas centenas de milhares de anos de existência, porém, perceba a GRANDE mudança nos nossos hábitos e rotinas nos últimos 100 anos apenas. É incrível se pensarmos o quanto mudamos e o quanto mudou a nossa forma de viver.

Uma das principais mudanças, sem dúvidas, foi na questão das atividades físicas e da alimentação. O resultado disso está diante dos olhos de todos, obesidade sem controle, crescendo a cada dia.Desaprender a comer

Viver no mundo de hoje, na maior parte dele, pelo menos, é extremamente confortável no sentido de locomoção e tudo mais. Hoje, podemos cobrir grandes e pequenas distâncias sem mexer nossas pernas, seja no carro, metrô, ônibus, elevador, etc.

A conclusão disso é que estamos nos movimentando MUITO menos do que durante 99% da nossa história.

Ainda, para piorar a situação, nossos hábitos alimentares mudaram muito e, como você pode imaginar, para pior.

Nos movimentamos MENOS e temos acesso FÁCIL à comidas extremamente calóricas. Se entrarmos em um supermercado, pode ter certeza que, no mínimo, 90% do que eles vendem é completamente desnecessário para que tenhamos uma vida saudável e um corpo sensacional.

O mundo nos “ensinou” a comer errado. Na verdade, não vamos culpar o mundo, afinal, o mundo nada mais é do que o conjunto de pessoas que vive nele, não é verdade?  Então, vamos assumir a culpa: Nós somos os responsáveis pela adquisição destes péssimos hábitos alimentares ao longo do tempo.

As comidas se tornaram mais saborosas e artificiais! Comidas doces, suculentas, gordurosas e incrivelmente saborosas, hmmmm.. quem resiste, não é mesmo?

Bom, os que resistem são aqueles que possuem os corpos que refletem esta decisão.

Veja, você como leitor(a) feliz do Emagrecer de Vez, já é um ponto fora da curva, você já é uma pessoa que tem uma visão mais crítica sobre estes hábitos alimentares terríveis que 90% das pessoas, no mínimo, cultivam diariamente.

Você, hoje, tem olhos de águia para andar na rua e ver, notar, que a grande maioria das pessoas não tem o corpo e saúde que gostaria e, mais triste ainda, não sabem por que não o tem.

Por isso fico feliz que você está aqui, que você tenha encontrado este site e esteja JUNTO COMIGO, ajudando a disseminar estas informações que produzem saúde, corpos em forma e mais importante ainda, sonhos realizados.

O grande objetivo é realizar sonhos! Uma pessoa que tem seus sonhos realizados, é uma pessoa que vive plenamente e sucede em todos os aspectos da vida.

Enfim, vamos à próxima parte abaixo para vermos como DESaprender a comer e atingirmos nossa boa forma.

Desaprendendo e conquistando!

O que precisamos fazer hoje, caso quisermos ter o corpo dos nossos sonhos e a saúde mais de ferro do que a do Iron Man é ir contra a maré de balelas.

Se tem algo que você deve tirar disso tudo e escrever na própria testa e também na testa das pessoas que você mais gosta, de forma que você sempre possa ler a qualquer hora é:

Uma alimentação CORRETA é uma alimentação NUTRITIVA!

Esta simples frase reune tantas verdades e tantos conceitos que tem o poder de mudar vidas completamente.

Estamos literalmente RODEADOS de alimentos altamente calóricos e VAZIOS em nutrientes! Este é o grande motivo do “engordamento” mundial.

Quando você faz da sua alimentação uma alimentação correta, nutritiva e que inclui somente alimentos VERDADEIROS, você, automaticamente, começa a ver seu corpo mudar, seu ânimo mudar, sua disposição mudar, sua energia mudar, etc. É incrível, realmente.

E isso tudo sem Ab shaper, óleo de coco, chá verde, simulador de caminhadas, patê de zebra, pata de aranha, nem nada! Agora, responda comigo, pra que a mídia de tempos e tempos resolve disseminar um novo “milagre” do emagrecimento?

Isso mesmo, na mosca, para GANHAR dinheiro sugando as esperanças de quem não tem o conhecimento mínimo para não se deixar cair nestas armadilhas!

Como regra básica, o que são, então, alimentos reais e nutritivos?

Simples:

Constitua seu cardápio, primordialmente, senão, inteiramente, de alimentos que voam, nadam, caminham ou nascem na terra. 

Simples assim!

Precisamos desaprender! Construimos e mantemos nossa gula por alimentos artificiais e, aparentemente, deliciosos, justamente, por causa dos nossos hábitos diários em si.

Se você começar a valorizar e realmente degustar alimentos verdadeiros, você vai ver que seu corpo vai te agradecer de joelhos e você começará a achar estes alimentos as coisas mais saborosas do mundo, sentindo que cada mordida fornece nutrientes e vitaminas que ajudam seu corpo corpo a se construir, se defender, crescer e se manter forte.

Aí você pode perguntar:

Ué, arroz nasce na terra, então, por que você pede em outros artigos pra que evitemos?”

Justo. É aquela velha história dos carboidratos simples. Arroz BRANCO nasce na terra sim, porém, ele é PROCESSADO para que fique branquinho, lindo e apetitoso e SEM os nutrientes originais! O que sobra são somente os carboidratos simples que irão desrregular seus níveis de açúcar no sangue a “atiçar” mais insulina no sangue do que o necessário, favorecendo ganho de peso.

Isso, obviamente, não somente acontece com o arroz branco, mas com todos alimentos que foram processados, como farinha branca (massas brancas e pão branco) e o incontável número de alimentos industrializados.

Enfim, eu puxo o movimento! Vamos DESaprender a comer e conquistar nossos sonhos de boa forma! Todos nós merecemos ter os corpos que queremos e TODOS nós, sim, TODOS NÓS, somos 100% capazes de conseguir isso.

Eu já conquistei o meu, milhares de outros leitores também já estão vivendo seus sonhos, então, o que você está esperando? A melhor hora de começar é sempre AGORA!

Se tem algo na vida, pelo qual, valha a pena lutar, é pelos seus sonhos. Eles estão aí por algum motivo, pra te mostrar o caminho e mostrar o que realmente você pode ser!

Um grande abraço e muito sucesso pra ti!

[ois skin=”Embaixo dos posts”]

  • Ka

    Mais um ótimo artigo Rodrigo.

    Sempre uso dizer que para os gigantes farmacêuticos e alimentícios não interessa nem um pouco uma população saudável. Ouso dizer que acredito que esses dois segmentos trabalham de mãos dadas para edificar uma população cada vez mais preguiçosa, viciada em junk food e doente.

    Um exemplo disso é alem da variedade de porcarias encontradas nos supermercados, os preços baixos e as embalagens extremamente convidativas desses produtos, sem contar as massivas campanhas de marketing nos veículos de comunicação.

    Resultado disso: Nos tornamos viciados em sal, gordura e açucar de maneira excessiva e descontrolada.
    Deixamos que a preguiça e a gula falem mais alto que o bom senso e o amor a nossa própria saúde, e estamos pagando caro por isso.

    Posso falar sobre isso, pois por muito tempo cometí os mesmos erros, mas nunca é tarde para mudar as nossas prioridades e passarmos a valorizar nossa saúde e bem estar.

    Abraços e mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

    • Rodrigo

      Assino embaixo. Obrigado pela otima contribuicao!!

  • Karine Emerick

    Oi Rodrigo, tudo bem? Acompanho seu site a mais de 1 ano e meio, tentei fazer o desafio de 3 meses, mas como viajava muito a serviço, sabe no que deu ne?rsss.
    Mas agora tenho um serviço fixo na minha cidade e comecei a fazer o desafio 10 dias. Desde janeiro/12 estou reeducando minha alimentação, perdi 4kg ate agora porque dei uma relaxada. Mas de 2 meses pra cá retomei com força total após reler todos os seus artigos.
    Levo meus lanchinhos pro serviço e quando chego em casa troco de roupa e vou pedalar. Pedalo por 1 hora +/-.
    Mas tenho uma dúvida: estou triste porque meu peso continua o mesmo, perdi algumas medidas, mas o peso me frustra. Tenho 1,62m e 75kg (antes eu tinha 80). Você acharia interessante eu voltar pra academia?
    Pergunto também sobre a academia porque a instrutora de lá me passou uns exercicios que tinha musculação e aeróbica: +/- 1h de cada, mas eu estava ganhando massa e peso novamente, ou seja, não é isso que eu quero.

    Me ajuda?rsss

    Bjs e obrigado e 1000 parabens pelo site, é maravilhoso.

    • Rodrigo

      Oi Karine,

      Bom, exercicios sao sempre recomendados sim. Existe uma infinidade de metodos que voce pode usar. Porem, antes de tudo sugiro que siga o processo dos 10 dias de forma seria e realmente foque na sua alimentacao, acho que voce ainda pode atingir seu objetivo somente focando nesta alimentacao!

      Abraco grande,
      Rodrigo

  • Karine,

    ganhar massa magra é bom. Não deixe de fazer musculação+aeróbico por ganhar peso com massa magra.
    Foque no seu objetivo, que deve ser a diminuição do BF, ou percentual de gordura. Na sua academia deve ter algum professor para fazer a avaliação.

    Se for o caso, procure alguns exercícios anaeróbicos pra fazer em casa mesmo e continue pedalando… Foco na dieta, descanso pro corpo e se necessário, suplementação. Se dê um pouco de tempo. Os resultados vão aparecer…
    Tenha PERSEVERANÇA e boa sorte!

    ps. ñ sou professor, mas obtive bons resultados através dos ensinamentos do site emagrecer de vez e outros da internet.

  • Taianne Araújo

    Ótimo artigo Rodrigo..Parabééns.
    To adorando o site cada dia que passa mais e mais!

    Beijooos…ótima tarde! 🙂

    • Rodrigo

      Valeeeu!!

  • Karine Emerick

    Obrigado Felipe…. Vou seguir em frente e nao irei desistir…

  • Lúcia Tavares

    Olá Rodrigo!

    Sou Portuguesa e encontrei o teu site por acaso, num desses dias em que andava no Google à procura de um “milagre” para emagrecer. Comecei a ler e, como Bióloga, o que mais me chamou a atenção foi a maneira como cada artigo aqui é baseado em FACTOS do nosso corpo, não apenas propaganda que diz o que a gente gosta de ouvir.

    Contando um pouquinho da minha história… Eu tenho vindo a lidar com uma depressão já há alguns anos. Felizmente consegui ultrapassar a fase pior, mas ainda assim muitas vezes sinto-me desanimada e sem motivação. E, por causa disso, passei os últimos dois anos naquilo a que em Inglês se chama “comfort eating” – para me sentir melhor valia de tudo, nem que fosse devorar uma pizza inteira com queijo derretido a acompanhar e meia garrafa de Coca-Cola. No ano passado cheguei aos 80kg (tenho 1,67m) e já praticamente não tinha roupa minha que me servisse..

    Foi quando resolvi dar o BASTA e não tenho palavras para expressar o quanto este site me tem ajudado. Já perdi quase 10kg sem ter de passar dias a comer só alface ou a fazer 4h de corrida diária e, o mais importante, sei que o que estou a fazer é para o meu próprio bem e será duradouro, mesmo que demore tempo a atingir – não é apenas a felicidade de ter um corpinho lindo no Verão e depois ganhar todo o peso de novo ou ainda mais.

    Peço desculpa por este “testamento” enorme, mas realmente queria agradecer-te pela mudança que operaste na minha vida e por todo o teu trabalho e dedicação.

    Um abração do outro lado do mundo 😀

    • Rodrigo

      Oi Lucia!!

      Nao tenho palavras pra agradecer sua confianca e sua boa vontade de postar seu sucesso aqui. MUITO OBRIGADO mesmo por isso e espero continuar adicionando valor a sua vida!

      Grande abraco sincero,
      Rodrigo

  • Ricardo Tanabe

    Faço questão de parabeniza-lo por seu incrivel trabalho…
    Isso é um grande sonho seu q está tocando mais pessoas a cada dia e se tornando realidade… Impressionante!
    Quem disse q uma pessoa não faz a diferença? vc é a prova viva disso…

    Meus sinceros Parabéns

  • IZADORA

    Rodrigo polenguinho light eu posso comer nos lanches mais algo,claro?Algo me diz que a resposta será negativa,hihi,mas não custa perguntar.
    e papá de aveia tipo com leite desnatado,pode? sempre o vejo comendo ela(a aveia)sozinha sem nada.
    Desde já agradeço,ainda no processo de 10 dias ,já no sétimo e adorando

    • Rodrigo

      Polenguinho… sugiro que evite.

      Se quiser por leite desnatado na aveia, mande ver 🙂

  • Emerson Rocha

    Olá Rodrigo tudo bem?

    Tenho acompanhado seu trabalho e é realmente fantástico .Sabemos que
    se o relacionamento com a comida não for bom ,tudo pode ficar mais difícil
    e complicado.

    Tenho indicado seu treinamento emagrecer em 10 dias ,através do hostmart ,e se
    você me ver falando do seu curso em meu site ,saiba que é por este motivo ..

    Sei que você já é um sucesso ,gostaria de compartilhar algumas idéias com você.

    Tenha um dia espetacular
    Emerson Rocha
    http://blogdietas.net

    • Rodrigo

      Oi Emerson,

      Legal! Fique a vontade para entrar em contato se precisar!

      Grande abraco,
      Rodrigo

  • Juliana

    Olá Rodrigo,

    Apareci para ler mais alguns artigos e escrever meu depoimento pela primeira vez.

    Encontrei o site por acaso, enquanto pesquisava, na internet, remédios para emagrecer.
    Quase cometendo o maior erro desde que comecei a me sentir incomodada com o meu peso, encontrei você e suas boas ações…rs

    Faço o desafio de 3 meses que acaba em 06/09 e já perdi 4Kg e muitas medidas. Falta 4kg para o meu objetivo e só pra ficar mais contente, porque já estou ótima!!

    Recomendei para todos os meus amigos que comentam que estão acima do peso. Porém, não consegui mais adeptos às maravilhas da reeducação alimentar.

    Infelizmente, temos que chegar a um ponto de total descontentamento com nosso corpo para tomarmos consciência. Eu mesmo não achava que era gorda, me incomodava com a opnião das pessoas, sempre repelindo a realidade. Me sinto muito melhor, mais saudável, de bom humor!

    Parabéns!
    Você faz diferença no mundo!

    Obrigada pela ajuda!

    beijos

    • Rodrigo

      MUIIITO obrigado por suas palavras Juliana!!

      “Infelizmente, temos que chegar a um ponto de total descontentamento com nosso corpo para tomarmos consciência. ”

      Exatamente. Chega o momento do CHEGA! Ai sim as pessoas comecam a se mexer.

      Parabens pela dedicacao e atitude!!
      Rodrigo

  • elizabete da silva de paula

    ADOREI RODRIGO E VOU CHEGAR LÁ ME AGUARDE.

  • elizabete da silva de paula

    TO PREPARANDO UM BOOK DO HORROR KKKKK ESSE VAI SER O MEU ESTÍMULO PARA NÃO DESANIMAR, VOU AMPLIAR AS FOTOS E ESPALHAR PELA CASA, FAZENDO ESSE TRATAMENTO DE CHOQUE COM CERTEZA EU CHEGO LÁ, MINHA AMIGA ME DEU ESSA DICA E TO ACHANDO LEGAL, O QUE VC ACHA AMIGO?

  • albina da silva santos

    Rodrigo kd meus e-mail dos 10 dias pra emagrecer? estou esperando por favor. te agradeço muito. você é simplesmente demais estou lendo tudo que você escreve. fica com Deus.

    • Albina, Verifique se o email não caiu na caixa de spam! já confirmou o cadastro?

  • Matheus Lemos
  • patricia

    Rodrigo e Geosh plisss kd meus e-mail dos 10 dias pra emagrecer? estou esperando por favor. te agradeço muito. você é simplesmente demais estou lendo tudo que você escreve. fica com Deus.

    • Obrigado, Patrícia! Caso nao tenha recebido, se cadastre novamente e nao se esqueça de clicar no email de confirmação. Abraços e fique com Deus!