Como Melhorar Seu Humor e Disposição Com Sua Alimentação

humor

Bom dia!

“Só se for pra você!!!”

O.O

Como a sua alimentação influencia o seu humor e disposição no dia-a-dia e como você pode melhorar ambos?

Bom, como sempre digo aqui no Emagrecer De Vez, emagrecer é somente a ponta do iceberg, QUALIDADE de vida é o iceberg em si! Viver melhor é o que todos nós queremos, não é verdade?

Agora, é praticamente impossível de se viver bem se estamos sempre no limite de mandar as pessoas irem catar coquinho na esquina, certo?

Você fica impaciente consigo mesmo, com as pessoas ao seu redor, você se sente pra baixo, até mesmo deprimido e com grandes flutuações de humor e disposição.

Infelizmente o que muita gente faz nestes casos é concluir que têm algum problema mental da vida moderna e ir procurar curas para os SINTOMAS e não encontrar e solucionar as CAUSAS de tudo.

Como muitas outras coisas no seu corpo, o seu humor também é fortemente relacionado ao nível de nutrição que você provê para ele! É nisso que quero focar rapidamente neste artigo para tentar acender uma luz na sua mente 🙂

Seu Humor e Sua Glicose No Sangue

Os seus níveis de açúcar no sangue tem grande impacto em como você se sente e em como você pensa durante o dia.

É por isso que um estilo de vida alimentar verdadeiramente correto é tão recomendado, por manter tudo isso sob controle.

Se a sua glicemia (nível de açúcar no sangue) está muito alta, você irá perder claridade de pensamento, ou seja, você vai ter pensamentos nebulosos, dificuldade de organizar sua mente e ainda começar a ter perda de memória.

Se a sua glicemia está muito baixa, problemas também ocorrem. Neste caso você irá se irritar facilmente, irá ter sintomas de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), etc.

Logo, o que nós queremos é que os níveis de açúcar no sangue fiquem estáveis e perfeitamente regulados.

Agora, você não precisa coçar a cabeça e tentar bolar uma estratégia pra conseguir este feito, não. O seu corpo já sabe melhor do que ninguém como fazer isso naturalmente. O que você precisa fazer é simplesmente deixá-lo exercer essa função sem atrapalha-lo!

Como você faz isso? Novamente, com um estilo de vida alimentar correto. Uma alimentação rica em nutrientes, proteínas de qualidade, gorduras boas em abundância, legumes, folhas, sementes, etc, etc. Você vai querer evitar carboidratos densos e de má qualidade, principalmente grãos, açúcares em todas suas formas, pães, massas, sobremesas, biscoitos, etc.

Você pode fazer tudo isso comendo MAIS do que você come agora e esquecendo contagem de calorias e controle de porções. Você começa a focar na QUALIDADE e não na QUANTIDADE. “Tudo em moderação” é um conselho que simplesmente não funciona. Um pouco de veneno diariamente irá com certeza te afetar ao longo dos anos.

Se você quer começar agora com um estilo de vida alimentar correto tanto pra emagrecer quanto para se sentir mais disposto e saudável, pra sempre, veja o Método Emagrecer De Vez.

Seu Humor e Seus Nutrientes

Você pode estar deficiente em potássio!

Se você se sente hiperativo e com dificuldades para relaxar e dormir bem, seus níveis de potássio podem estar baixos.

Potássio é uma espécie de tranquilizante natural. Ele abaixa o ritmo cardíaco e também ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Ingira seu potássio através de legumes e folhas em ABUNDÂNCIA nas suas refeições. Quando falo abundância, quero dizer ABUNDÂNCIA mesmo! A maior parte do seu prato, tigela, cumbuca ou o que é que for precisa estar preenchida destas fontes de saúde! Sucos verdes (de verdade) também são uma ótima pedida pela concentração de nutrientes.

Seguindo, se você está estressado(a), você consome mais vitaminas do complexo B, especialmente B1. Desta forma você se torna mais ansioso.

Você já sentiu que suas pernas parecem inquietas à noite? Você simplesmente não consegue ficar sentado ou deitado? Isso normalmente é um sintoma de deficiência de vitaminas do complexo B.

Estas vitaminas ajudam você também à dormir melhor e a prevenir pesadelos 🙂

Outro ponto, cálcio!

Cálcio ajuda a acalmar o corpo e a reduzir estresse. Quando você está estressado, você elimina mais cálcio do corpo (ex: através da urina).

Agora, o que você quer fazer a respeito destes nutrientes é consumi-los de fontes NATURAIS, ou seja, alimentos! Simplesmente ajustando a sua dieta alimentar diária e tornando-a mais rica naturalmente. Este é o melhor método, é assim que você cuida da causa, da raiz do problema.

Muita gente, infelizmente, acaba se entupindo de suplementos e remédios para cuidar de todos os sintomas e como sabemos, este, normalmente, é um tiro no pé, uma vez que tudo tende a evoluir para uma piora de condição geral no longo prazo.

Uma palavrinha rápida sobre suplementos vitamínicos e afins. A grande maioria mais atrapalha do que ajuda, já que são feitos com vitaminas e nutrientes sintéticos, ou seja, criados em laboratório! O seu corpo, como você deve suspeitar, não é burro e sabe bem a diferença entre ouro e latão.

Sempre consulte o seu médico de confiança nesta questão de suplementos, etc… enfim, pra tudo que tenha a ver com sua saúde. A minha opinião pessoal sobre estes suplementos comerciais (principalmente os mais conhecidos) é que é melhor não tomá-los do que tomá-los, pelos motivos que mencionei, entre muitos outros.

O corpo realmente faz verdadeiros MILAGRES quando você fornece pra ele um combustível de qualidade através da sua alimentação diária.

O corpo é capaz de curar doenças, de preveni-las e, SIM, até mesmo de REVERTER doenças! O seu corpo tem super poderes além dos que você imagina!

Por mais que nossa medicina moderna seja evoluída, médicos e cientistas se surpreendem diariamente com o imenso poder que o nosso corpo tem de ser saudável quando em condições propensas!

Cuide do seu corpo e da sua mente. Ambos estão intimamente ligados!

Outro ponto que influencia bastante o seu humor no dia-a-dia é o nível de cortisol do seu organismo.

Cortisol é o hormônio do estresse. Se você tem ansiedade, fica com a cabeça acelerada o dia inteiro, etc, você provavelmente está estressado e os níveis de cortisol no corpo, por consequência, estão altos.

O estresse impacta incontáveis coisas no nosso corpo e mente e este é o verdadeiro mal do século na minha opinião. Eu mesmo ainda luto para tentar diminuir meu ritmo diário, me acalmar e relaxar… é um gigantesco desafio que enfrento desde criança e que ainda não consegui vencer, porém, a busca e a determinação nunca acaba.

Livro eletronico Emagrecer De VezAgora, o último ponto que quero mencionar aqui é a respeito da qualidade do seu SONO!

Este é outro ponto crucial na vida do ser humano (e de qualquer espécie, na verdade).

Se você não dorme bem, você irá ter que lidar com as consequências. Um sono de qualidade renova o corpo do estresse do dia.

A boa notícia é que tudo está interligado! Uma vez que você nutre seu corpo com os melhores nutrientes possíveis através de um estilo de vida alimentar correto, sua mente também irá seguir os benefícios e seu sono com certeza irá notar melhoras, por consequência, fechando um ciclo virtuoso (positivo) de melhoras.

Espero que estas idéias rápidas tenham sido úteis a você e que possam colaborar para que você tenha uma melhor qualidade de vida, pelo menos, com mais informação!

Um grande abraço e seja o melhor que você possa ser,

Assinatura_pequena-menor

Referências recomendadas:

Dr. Eric Berg: How Food Affects Your Mood

  • kenia

    Excelente texto e tenho uma dúvida. Tenho queda de cabelo, faço tratamento há anos e nada de resultado. Agora estou fazendo laser, aplicações…enfim .. gostaria de saber se conhecem algum alimento que me ajudaria com esse tratamento, pois minha alimentação está bem regular, com muitos legumes, verduras, proteínas animal, não como mais carboidratos industrializados… enfim, mas ainda sim algo não está funcionando legal.
    desde de já agradeço,
    att,
    kenia.

    • walace

      meu cabelo parou de cair quando parei com o glúten e passei a consumir óleo de coco , também me suplemento com magnésio PA , depois de 4 meses ele voltou a crescer

    • maria

      maria disse:
      25/11/2014 às 11:46 am
      para queda de cabelo o melhor remedio é babosa, a popular aloe vera, consumida de preferancia in natura, comer ou bater no suco e tomar, assim como aplicar no cabelo, num creme batido com éleo de côco e abacate, É tudo de bom!!!!!! o cabelo para de cair e cresce, eu garanto, já aconteceu comigo

    • Kenia, é uma boa verificar seus níveis de ferro também. Ou fazer um exame completo com o seu médico. Como o wallace disse, eu também notei uma diminuição da queda quando tirei o trigo e quando deixei de usar shampoo e condicionador. Tem um artigo explicando como lavo o cabelo aqui no site. Abraços!

      • kenia

        Obrigada pessoal pela ajuda. Bom fiz os exames e meus níveis de Ferro estavam baixos, com isso estou tomando reposição de ferro. Seguindo o MR, tirei o glúten e já estou consumindo o oléo de coco pela manhã e vou repetir os exames agora em dezembro e espero ter melhoras.
        Assim eu tiver um retorno compartilho com vocês.
        Mas uma vez obrigada.
        Kenia.

        • Sim, Kenia! Eu acredito que o trigo interfira muito na absorção de nutrientes, principalmente do ferro. Volte aqui e me conte, hein? Vamos mantendo contato! Um abraço!

  • Parabéns pelo artigo! Me ajudou muito principalmente sabendo um pouco mais para melhorar meu humor comendo alimentos saudáveis. Valeu

    • Rodrigo

      Que bom 🙂 Fico feliz!

  • Olá Rodrigo,estou amando ler o livro emagrecer de vez, e também receber esses artigos, eles estão sendo muito útil em minha vida, pois está contribuindo para ajustá os desacerto alimentares que eu nunca tinha conce quido dá sequencia em meus abito alimentares por sequir dietas rígidas, que minguem consegue dá continuidade com sequencia. Olha já me ajudou emagrecer três quilos, isso é só o começo kkkk.
    Abraço.
    Att, Maria

    • Rodrigo

      Sensacional, vamos que vamos 🙂

      • GIOVÂNIA

        Rodrigo estou a 1.9kg de minha meta, muito feliz!! pretendo continuar com este estilo de vida.
        Agora gostaria de saber como faço prá ver se estou perdendo massa magra pois estou sentindo dores nas costas. Tenho tendinite nos ombros e minha fisio disse que posso ter perdido um pouco de músculos. Emagrecí 8.1kg
        Bjus

        • Giovânia, geralmente quando se perde massa magra, se perde força. Mas pode ser que tirar o peso mudou o alinhamento da sua coluna e por isso as dores. Abraços!

          • GIOVÂNIA

            Obrigada!

  • Ana Claudia

    Bom dia Rodrigo,
    Adoro gelatina zero, gostaria de saber se posso consumir este alimento ou se tem alguma restrição.
    Abraços,
    Ana Cláudia.

    • Ana, não vejo problema, desde que não seja aquelas que tem adoçante e aditivos quimicos em excesso. Abraços!

    • Ana, se tiver adoçante eu evitaria. Optaria por alguma receita que utiliza gelatina natural e frutas pouco glicêmicas. Abraços!

  • maria

    para queda de cabelo o melhor remedio é babosa, a popular aloe vera, consumida de preferancia in natura, comer ou bater no suco e tomar, assim como aplicar no cabelo, num creme batido com éleo de côco e abacate, É tudo de bom!!!!!! o cabelo para de cair e cresce, eu garanto, já aconteceu comigo.

    • Que legal essa dica, Maria! vou até ver com a minha mãe se tem lá no sitio. Abraços!

  • maria

    olá rodrigo,
    no artigo vc não explicou o que fazer para diminuir os indeces de Cortisol
    Gostaria de saber

    • Rodrigo

      Qualquer coisa no dia-a-dia que você possa fazer para diminuir o estresse geral, caminhar, se exercitar, excluir pessoas estressantes do seu círculo, dormir melhor, ter um trabalho que te dê prazer, etc 🙂

  • Arlete

    Adorei o texto! Aliás gosto de tudo o que está relacionado a alimentação e o meu bem estar. Sou a favor de tudo o que existe de bom!!!

  • Deia

    “Como você faz isso? Novamente, com um estilo de vida alimentar correto. Uma alimentação rica em nutrientes, proteínas de qualidade, gorduras boas em abundância, legumes, folhas, SEMENTES, etc, etc. Você vai querer evitar carboidratos densos e de má qualidade, principalmente GRÃOS, açúcares em todas suas formas, pães, massas, sobremesas, biscoitos, etc.”

    Eu não consegui entender a diferença entre grão e semente, não sei diferenciar quando é grão ou semente e qual posso comer. Pode me ajudar?

    • Rodrigo

      Oi Deia,

      Quando digo Grão, me refiro principalmente ao trigo e soja. Evitando estes 2, você está na frente com sua saúde 🙂

      Sementes são realmente isso, sementes no geral,sementes de abobora, girassol, linhaça, etc.

  • Denise

    Cara… Você sempre fala de comida de qualidade, e etc… E eu realmente mudei meu ponto de vista. Mas eu tenho percebido que parte das coisas recomendadas acabam ficando bastante caras, principalmente onde eu moro… Como proceder?

    • Denise, tem sempre uma alternativa barata. Abraços!

  • Jorge

    RODRIGO, que bom seu artigo.Eu trabalho em uma funerária e vejo todos os dias pessoas se acabando com má alimentação. Vou colocar tudo em prática. Valeu.

    • É Triste demais isso, né Jorge? Já vi várias pessoas próximas adoecerem por causa disso. Já perdemos vários amigos da família assim. Espero que você coloque mesmo tudo em prática!
      Um abraço!

  • LEONARDO

    Ótimo artigo.

    Só aconselho prudência em relação ao Cálcio. Em excesso no sangue, ele é que provoca as microfissuras e rachaduras nas artérias, que geram infartos, derrames, etc. Principalmente quando se toma suplementos de Cálcio e não se ingere vitamina D e K2 juntamente com o Cálcio, pois são necessários para o corpo absorver o Cálcio.

    Aliás, o corpo não ‘perde’ Cálcio. Ele expele o cálcio dos ossos para corrigir o pH ácido do sangue.

    Tanto o Cálcio quanto a acidez do sangue são temas para artigos inteiros. =)

    Um abração, Rodrigo!
    Parabéns pelo artigo e pelo site mais uma vez.
    Vem impactando positivamente a minha vida já faz mais de 2 anos!
    =)

    • Verdade, Leonardo. O Magnésio também auxilia na absorção do cálcio. Abração!

  • Mariano Rodrigues

    Excelente Artigo, nada melhor para se começar a semana.
    *Kenia, seria de bom tamanho se você além das reposições que está fazendo, fizesse exame da Tireoide, essa Glândula é responsável por grande parte de Sintomas diversos em nosso Organismo.
    Mariano.

  • dina

    Sera q o pão de queijo pode comer?? E palmito?? Aveia?? Desculpem estou cheia de duvidas

    • Dina, eu manteria o pão de queijo no dia de folga apenas. Palmito não interfere no emagrecimento, já a aveia nós aqui do site abandonamos por causa do glúten. Abraços!

      • dina

        Obgda!!