Simplificando: Termogênicos, sibutramina… emagrecedores.

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

“O Brasil é recordista mundial no consumo de remédios para emagrecer.”, Folha online, 06/04/2007.

Bem recentemente, talvez você tenha visto a notícia abaixo:

Anvisa mantém registro de sibutramina e cancela anfetamínicos“, Portal Anvisa, 4/10/2011.

Nota: Só pra criar espectativa. Você tem smartphone? Estou trabalhando numa surpresinha que você vai curtir bastante 🙂 Dá trabalho, mas acho que vale a pena. Em breve, novidades…

Confesso que nunca me importei muito com estes assuntos, pois nunca fiz uso destes medicamentos e também nunca os vi com bons olhos. Porém, pra sair do achismo, resolvi fazer uma pesquisa e tentar entender do que tudo se trata.

Este artigo, então, é a minha tentativa de por a verdade sobre este assunto aqui em palavras claras e sem enrolação marketeira!

Respire fundo e vumbora!

Por que que a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) baniu os outros “emagrecedores” e deixou a sibutramina?

Bom, na minha opinião acho que foi uma sábia decisão.

O pessoal lá reuniu ao longo de 8 meses tudo que se sabe hoje sobre as anfetaminas, sibutramina e relacionados.

Colocaram tudo em um processo tão longo quanto a paciência do brasileiro e discutiram os achados, idéias, efeitos positivos, efeitos colaterais, etc., e chegaram na conclusão de permitir a sibutramina, agora, porém, com um controle mais restrito. Decidiram também por abolir os outros medicamentos conhecidos como emagrecedores, como femproporex, mazindol e anfepramona.

A abolição dos outros emagrecedores se deu basicamente devido a existirem reportes de efeitos colaterais graves e grande falta de justificativas confiáveis para explica-los. Os diretores acharam que isso é o bastante para sentirmos que fazer o uso de tais medicamentos pode ser um risco que não queremos encarar.

———

-> Colocando os óculos da contabilidade

Claro que o pessoal da Anvisa se preocupa com a saúde da população, porém, algo que eles também tem que pensar são nos cofres públicos. Se um medicamento tem reporte de causar efeitos colaterais graves, isso significa que a população vai precisar mais de hospitais, serviços, SUS, etc. Ou seja, a população vai precisar de mais dinheiro!
É óbvio que o governo não quer que a população fique doente, pois, isso custa MUITO aos cofres públicos! E eu acho ótimo que seja assim, afinal, nada toca mais o coração do governo do que ver grana sendo gasta, não é verdade? 🙂
Mas tudo bem, de uma forma ou de outra, querendo sinceramente a saúde da população ou querendo somente proteger o tesouro, o benefício pra nós é o mesmo.

———

Sobre a sibutramina, se tem um maior conhecimento do medicamento e seus efeitos, portanto, se tem um maior sentimento de segurança sobre seu uso. A sibutramina é reconhecida pelos médicos como um auxiliar útil para alguns casos clínicos de emagrecimento.

Seu controle agora será mais rigoroso e o uso será descontinuado em pessoas que não respondam ao medicamento durante um período de 4 semanas.

Em estudos atuais, parece estar evidenciado que o uso de sibutramina por períodos de até 12 meses não demonstra problemas.

Bom ou não, em muitos países a sibutramina é proibida.

Qual é a desses emagrecedores?

Bom, os primeiros a serem usados em maior quantidade foram as famosas anfetaminas, inibidores de apetite que tiveram reporte de causar uma variedade de efeitos colaterais bastante significativos como depressão, agressividade, insônia, agitação, etc.

Nota: Whey Protein NÃO é emagrecedor. Whey protein é uma ótima opção prática para ingerir proteínas de altíssima qualidade e rápida absorção. Caso não conheça ou queira saber mais, clique AQUI para ler tudo que você deveria saber sobre ele.

Depois, outros emagrecedores começaram a surgir, fazendo uso da fenetilamina, que é a parte das anfetaminas responsável pelo efeito anoréxico (como soa mal isso, hein?). Mas ainda assim, existem registros de efeitos colaterais de alto risco e várias contra-indicações.

A idéia geral é que estes medicamentos ajam no cérebro, diminuindo o apetite. Parece sim uma idéia tentadora… mas cá entre nós. Vamos a pergunta clássica: Isso parece ou soa como algo natural e bom? hmm.. não pra mim.

Termogênicos

Os termogênicos, no geral, tiram proveito do mecanismo natural do corpo de queimar calorias para manter sua temperatura estável ao redor dos 36.5ºC e 37ºC.

Os componentes ativos destes medicamentos fazem com que haja um aumento no ritmo da atividade no sistema nervoso. Isso, por consequência, provoca aceleração do rítmo cardíaco e respiratório, entre muitas outras coisas.

Agora, por consequência de tudo isso, o corpo, naturalmente, começa a queimar mais calorias para manter esta atividade mais acelerada.

De maneira bem simples e fácil, isso é o que os termogênicos fazem. Porém, claro, eles são medicamentos e possuem muitos efeitos colaterais já observados, entre eles: tontura, nausea, ansiedade, febre, boca seca e diz-se ainda existirem reportes de casos com surtos psicóticos.

Assim como acontece com a maioria dos medicamentos, o corpo também se adapta ao uso dos termogênicos, por isso, eles normalmente são utilizados em ciclos.

Agora algo interessante. Muito frequentemente, seja por email, comentários ou de meus clientes de coaching, as pessoas me dizem que utilizaram medicamentos para  emagrecer e obtiveram sucesso momentâneo. Dizem que perderam não sei quantos kilos mas, adivinha, agora compartilham comigo que recuperaram todo o peso e ainda engordaram mais do que antes. Não é nem uma, nem duas, nem três, nem quatro, nem vinte vezes que ouvi isso! Foram MUITAS vezes mesmo!

Conclusão e impactos pós uso.

Bom, eu não achei informação muito boa sobre as consequências, além das mencionadas aqui, do uso prolongado dos emagrecedores.

Porém, como disse acima, é comprovado empiricamente, ou seja, na prática, que muitas pessoas que perderam bastante peso com emagrecedores e o usaram por um longo período, também têm tido um efeito contrário após cessarem o tratamento.

Muitas pessoas fazem uso de emagrecedores acreditando e tendo fé que o uso deles é a única coisa necessária para se queimar gordura e voltar a ter o corpo que sempre quiseram.

Todo médico e nutricionista competente sabe que alguns destes medicamentos são indicados para casos específicos, nos quais, o seu uso se justifique. E, ainda assim, sabemos que o uso destes medicamentos PRECISAM estar alinhados à uma correção nos hábitos alimentares e também, quando aplicável, nos hábitos físicos, ou seja, atividade. Eu ainda coloco uma carta a mais na mesa dizendo que uma reeducação de atitute mental também é essencial!

O corpo, como já dito acima e como também todos sabem, é extremamente adaptável à mudanças! Dito isso, ele também se adapta ao uso de medicamentos! E isso pode ser bastante negativo, uma vez que você cessa o uso!

Acredito eu que impactos no metabolismo podem ser consideráveis depois de um uso prolongado de medicamentos para emagrecer, porém, eu acredito ainda piamente que o corpo se readapta à ausência destes, de forma, que logo você seja capaz de entrar na linha novamente com a inclusão de hábitos corretos.

Isso significa que eu não acredito que você, caso tenha usado medicamentos ou feito dietas super restritivas, possa usar estes elementos como desculpa para sua inabilidade de mudar agora.

Eu acredito sim que os impactos mais sérios do uso de medicamentos e outros métodos alternativos são os causados por você mesmo dentro de sua cabeça, na forma como você vê as coisas, na forma como você passa a acreditar na sua situação e, por que não, no impacto na sua própria autoconfiança.

Eu digo e repito que o foco na correção dos seus hábitos mentais (atitude mental) é algo que vai definir seu sucesso ou seu fracasso no emagrecimento. Isso tem se provado verdade desde o início da existência do ser humano e, diariamente, chegam aos meus ouvidos depoimentos de pessoas que alteraram as atitudes mentais e começaram a obter resultados verdadeiramente concretos, alinhados aos hábitos alimentares corretos.

Resumindo, se você faz ou fez uso de medicamentos para emagrecer, você pode tranquilamente ainda tirar todos os proveitos de uma correção nas suas atitudes alimentares, físicas e mentais. O passado NÃO é desculpa pra qualquer inabilidade de se mudar o futuro!

Aquele velho e bom ditado continua prevalecendo:

“O que vem fácil, vai fácil.”

A busca por soluções rápidas e fáceis para nossos problemas parece ser o mal do século.

Bom, a minha opinião sobre tudo isso? Quero deixar claro que sou contra e não recomendo, de forma alguma, nenhum medicamento para emagrecer. Por outro lado, concordo que, sob avaliação médica cuidadosa e competente, alguns medicamentos podem ser úteis para alguns casos específicos, nos quais, o uso se faça necessário.

Ufff… artigo ficou longo, mas espero que tenha adicionado algo útil na sua vida!

Acha que esta informação pode beneficiar seus amigos? Clique nos botões pra compartilhar no facebook e twitter. Além disso, veja a comunidade no Facebook e orkut!

Um grande abraço e sucesso,
Rodrigo

REFERÊNCIAS

European Heart Journal – The SCOUT study
O Vale
Portal da Agência Brasileira de Vigilância Sanitária
Live Strong – Termogenics
Wikipedia – Sibutramina
Wikipedia – Anfetamina
Folha online

Receba os novos artigos por e-mail gratuitamente

  • Concordo com tudo. Eu quando era mais novo, tomava kilos de remedios, e nada funcionava. Unico milagre que eu ja vi que existe é o esforço e a determinação. Eu queria aproveitar e pedir ao Rodrigo que faça um artigo falando de suplementos, é duro de explicar pras pessoas que Suplemento NÃO É BOMBA! Valeu, ate a proxima.

    • Rodrigo

      Fala Bruno!

      Isso ae. Suplemento eh suplemento por definicao heheh Existem milhares de variedades.. a maioria deles apela mesmo pra vender e tem composicao fraca, mas ainda temos os realmente bons.
      Mas eh um assunto bastante geral e dificil de analisar os casos.

      Abracao,
      Rodrigo

  • Luis

    Rodrigo, o mesmo vale para os termogênicos compostos por guaraná e cafeína?
    Tenho consumido o Therma Pro, não com o objetivo de emagrecer, mas sim como um auxiliar no ânimo para as atividades físicas e tem surtido efeito. Aumentei minha performance e tenho me sentido muito bem.

    • Rodrigo

      Fala Luis,

      Olha, vou me reservar o direito de nao opinar sobre estes “medicamentos”, pois, realmente acredito que somente um medico pode saber melhor os efeitos da adicao ou retirada deles.

      Eu, particularmente, nao uso e nao pretendo usar nenhum produto desta categoria.

      Abraco,
      Rodrigo

  • Aline

    Bom dia, Rodrigo! 🙂

    Como sempre, um bom artigo.

    O tema é bem polêmico. Vou dar meu depoimento da minha experiência com o uso destes medicamentos. Tenho 23 anos e fiz utilização deles (amfepramona, femprororex e sibutramina) sempre com orientação médica por cerca de 4 anos, iniciei o “tratamento” em 2008 pesando 96 ou 98 quilos, não me recordo ao certo e hoje em dia vario entre 84 e 85 quilos (tenho 1,72 cm), ou seja, foram 12 quilos embora e o menor peso que tive foi 78 quilos. Junto com o “tratamento” iniciei com academia de 3 a 4 vezes por semana.
    Confesso que com o passar do tempo fiquei descrente, pois pra mim eles já não estavam surtindo efeito (12 quilos em 4 anos.. oi? tem gente que emagrece isso em um mês de utilização do medicamento) e serviam apenas pra eu manter o peso e me deixar (ainda mais) irritada, agitada, ansiosa, taquicardia passou a ser comum e não me assusta(va) mais e mas o medo de me desfazer e engordar novamente fez com que eu prolongasse o uso, até que o medicamento passou a ser proibido e meu médico foi descredenciado do meu plano de saúde, tudo caminhou para que eu parasse com eles.
    Estou sem o remédio há aproximadamente 2 meses, me sinto bem, estou mantendo o controle do que como, continuo com a academia regularmente e mantenho o peso de 84/85 quilos.
    Medo de recuperar o peso? Sim, tenho.. MUITO, pois sei que sou “fraca” e meu psicológico não me ajuda, mas como você disse, não posso usar a abstinência do remédio como desculpa e é algo que depende unica e exclusivamente de mim.
    Penso sim em retornar ao médico mas não sei se vale todos os efeitos colaterais e como disse anteriormente, já não fazem mais efeito.

    That’s all 🙂
    Parabéns mais uma vez pelo artigo!
    😀

    • Rodrigo

      Legal Aline! Obrigado por compartilhar!

      Tai uma boa historia mesmo. Eu sinceramente nao acho que voce deva retornar, mas nao sou medico pra sugerir nada neste sentido 😛

      Abracao,
      Rodrigo

  • Duh

    Acho que tem coisas que a anvisa deveria ficar no seu cantinho ao invés de fazer besteira. Ela não pode dizer o que devemos ou não consumir.
    Se ela é tão preocupada com a nossa saúde, porque não proibe o comércio de cigarros e bebidas com alto teor de alcool?

  • Elaine Moreira

    Olá Rodrigo,
    Meu nome é Elaine e acabei de conhecer o seu site, já li mais de 20 artigos diferentes, dos mais variados assuntos. e tenho q t dizer q… AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIII!!!!

    Bom, mas quero mto contar o meu caso. tenho 22 anos, 1,66 de altura e, hoje, tenho 62kg. eu desde de mto nova sempre fiz atividade física, mas precisamente dsd os 13. Jump, Pump, Sppinig, musculação, entre outros. Meu corpo sempre foi o padrão mesomorph, mas eu trabalhei com telemarketing(ou seja, sentada comendo besteira odia todo) por dois anos e engordei mto. cheguei aos 78kg.
    Só quando saí da empresa é q eu encherguei o quanto eu estava GORDAA (estava com 20 anos)!
    Não consegui tirar as besteiras do meu cardápio, mas voltei a fazer ativ fisica (treino de moderado a pesado, como sempre fiz) e mantive o peso de 72kg – 74kg por em média um ano.
    Depois de tomar “vergonha na cara”, resolvi entrar na dieta, mas devido a problemas parei de malhar. Consegui perder peso assim msmo. e daí meu peso médio ficou em 65kg – 68kg por um bom tempo.
    A certa de 3 meses voltei a malhar com mta força de vontade, fiz uma dieta bruscaa e Hoje estou com os meus tão sonhados 62klinhus.
    Mas há dois meses estou utilizando do termog Therma pro da integralmédica, porém eu o comprei apenas com o objetivo de ganhar DISPOSIÇÃO(nunca quiz tomar remédio para emagrecer, pois sei q é perigoso). Eu acordo às 4:15 da manha para malhar, pq trabalho longe e malho em uma academia próx a meu trabalho(antes de pegar no batente) e essa rotina estava me deixando completamente cansada, por isso aderi ao termog.
    Eu corro bastante na academia e malho bastante tbm, por isso sinto que gasto toda a energia que recebo do termog, na academia. até porq depois q acabo o treino minha disposição diminui mto e nunca tive nehum dos sintomas do tipo, tontura, insonia, entre outras.

    Pretendo usar mês sim, dois não, ou coisa do tipo e tbm quero tomar whey. Ufa!

    Então, Rodrigo.
    quero saber se vc acha que estou fazendo algo errado, ou de maneira incorreta.
    AHH!!! e apartir de amanhã mesmo vou treinar como o HIIT!! adorei a Dica!!

    Bju

    • Rodrigo

      Te parabenizo pela determinacao e por estar realmente fazendo acontecer! Parabens pela atitude mental!

      Sobre o termogenico, eu nao vou opinar heeheh… como sao medicamentos, deixo a cargo de medicos pra dar opiniao melhor e mais consistente.

      Abracao pra ti e bem vinda a comunidade 😀
      Rodrigo

  • Victor Lucas

    Pessoal esses termogênicos em geral, seja para emagrecimento ou para disposição, só surtem efeito enquanto você consome, depois que você para de usar o seu metabolismo volta ao normal e você engorda novamente ou até mais!
    Quanto a disposição a mesma coisa. Depois que cessa o uso, você se sente preguiçoso para treinar, por que o corpo se acostuma com o medicamento.
    Eu já usei termogênicos bem pesados como o EC (Efedrina e Cafeina), fazia em farmácia de manipulação, pois a efedrina é muito forte, e não é vendido livremente.
    Os efeitos iniciais, eram muito gás, disposição, ficava elétrico, mesmo com a musculatura cansada você não consegue ficar parado, dormir é difícil, dá algumas tremedeiras nos primeiros dias, e dor de cabeça, a visão embaça as vezes, você sua muito, fica irritado com facilidade, perde o apetite…
    Eu usei por dois ciclos, mas depois que parava de usar, também sentia os efeitos, porque é uma droga que vicia, e você sente dores de cabeça fortes quando para de usar.
    Sem contar que engorda de novo, mesmo que você tenha cuidado com a alimentação e faça exercícios você engorda novamente, nem que seja um pouquinho, por que o seu metabolismo cai bastante.
    Como usei por dois ciclos, posso falar com propriedade: Não vale a pena.
    Além de perder saúde, os efeitos não são duradouros.
    Parabéns pelo artigo, Rodrigo!

    • Rodrigo

      Valeu Victor pela contribuicao muito valiosa!!

      Abracao,
      Rodrigo

  • Márcia

    …..sabe Rogrigo já tomei subitramina e foi bom pra mim…..não uso mais…..o meu problema com comida é psicologico,,,,,,,,sé é que posso usar esse termo…….rsrsrs
    não sinto fome….sinto um vazio e a comida me alivia…..eu já li todos os seus artigos, tenho consciencia do que é o certo a fazer ,mas não tenho forças pra fazer, é mais forte que eu. pior que depois que eu como o que não devo ou quantidades de vezes, eu me sinto pior que antes……..por isso que a subitramina era bom….eu não sentia necessidade de comer toda hora……….entende???

    • Rodrigo

      Entendo tao bem que escrevi os artigos motivacionais do site.

      Emagrecimento acontece com mudanca de atitude mental, nao tem jeito mesmo! Sugiro que voce se submeta a desafios curtos… por exemplo, 1 semana comendo somente coisas saudaveis, etc. Desafios curtos que vao te ajudar!

      Trabalhe esta forca de vontade e pense no que eh mais importante pra voce, atingir seu objetivo ou continuar na mesma? 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • Victor Lucas

    Esse aqui é pra Marcia, que falou de força de vontade. rssss
    Eu sei bem o que é isso, não tenho tendencia a engordar, mas se deixar eu como muitooooooo!
    Principalmente massas e doces, ai pra não pegar uma barriga, tem uns macetes que ajudam.
    No meu caso, eu deixei de comprar porcarias para dentro de casa, como moro só fica mais facil!
    Se eu comprar, não tem jeito, eu como até acabar, chegava a acordar de madrugada só pra comer chocolates e sorvetes. Então, parando de comprar, já não tem a tentação ali do lado! kkk
    Deixa para comer essas coisas esporadicamente, fora de casa, quando sair com amigos e etc…
    Em casa prefira comer alimentos de baixo indice glicemico e poucas calorias, como o Rodrigo Citou.
    Exemplo:
    Aveia, Abacaxi ajudam a diminuir o apetite, você vai comer menos.
    Melancia, quase não tem calorias, e é otimo para se hidratar , pode comer a vontade.
    Proteinas em geral, também ajudam a maneirar o apetite.
    Tomar bastante agua, ou sucos citricos também ajudam.
    Fora isso, ocupa seu tempo, por que ai você esquecer de ficar comendo direto, se passar o dia do lado da geladeira vai comer mais com certeza.
    É isso, pelo menos assim funciona para mim, espero que ajude! Faz o teste.
    O principal é não comprar nada, de biscoitos, doces, chocolates, leite condensado, sorvetes, refrigerantes, e tudo que é gostoso e calorico pra dentro de casa. kkk

  • Patrícia BH

    Vitor… eu também não posso comprar nada… não tenho tanta vontade de comer porcarias, mais se eu comprar, sinto obrigação de comer tudo até acabar!!! é uma loucura, coisa mesmo de quem não tem controle. Quando quero comer balas, tenho que ir na padaria e comprar 3 balas, porque se eu tiver 3 balas já me sinto satisfeita, agora se eu pedir meu namorado para comprar ele chega em casa com 20 balas….ai eu acho que tenho obrigação de comer as 20 balas para me satisfazer!

    Ahh está tão difícil….. tenho fé que vou conseguir!!!! Bjos para todos!!!

    O site esta ótimo!!!

  • Márcia

    RODRIGO ……..vou fazer isso!!! um passo de cada vez!!!!!!!!! obrigada.

  • Márcia

    VITOR…….amei as dicas e com certeza vou economizar no supermercado tb…….rsrsrs
    OBRIGADA.

  • Suzana Alves

    Oie, Bom dia!
    Meu nome é Suzana,estou lendo as matérias, estou gostando muitooooo…pretendo começar a fazer o desafio…tenho 1,70 e com 96kgs, to precisando urgente eliminar esse ”peso” na minha vida rsrsrs. …o que me diz sobre o oleo de cartamo? e se posso fazer uso de barra de cereais no lanche da manha(10:00) e as (15:30)….
    Acredito que vou conseguir…bjs a todos.

    • Rodrigo

      Vai conseguir sim Suzana! 🙂

      Nunca vi nada sobre oleo de cartamo, mas nao acredito que ele sozinho sera a solucao pra ti. Voce precisa mesmo eh botar uma reeducacao alimentar de verdade em pratica e isso voce consegue lendo os artigos do site 🙂

      Sobre a barra de cereais, mto cuidado… tente encontrar uma que nao contenha acucares!

      Abraco,
      Rodrigo

  • Milena

    Rodrigo,

    Já ouviu falar do Leite de Alpiste? O que me chamou a atenção dele seria a quantidade de proteína ser grande. E como orientam tomar pela menha e antes de dormir, pensei que poderia inclui-lo na RA, será?

    http://mariachelli.multiply.com/journal/item/5022/Leite_de_Alpiste

    • Rodrigo

      Oi Milena,

      Olha, nunca ouvi falar nao ehehe e o nome eh bem engracado.
      POde ser que seja realmente bom, ou nao… nao sei. Porem, eu acredito que nao eh necessario se inventar moda achando que algo deste tipo sera a solucao para a perda de peso!

      Abracao,
      Rodrigo

  • Fernanda

    Rodrigo, p mim este é um dos artigos mais importantes deste site e que muita gente precisava ler. Eu sou farmacêutica e, por isso, algumas amigas já me pediram opinião sobre estes medicamentos. Bem, minha opinião profissional era contrária àquilo que as pessoas queriam ouvir, resultado, perderam dinheiro e não alcançaram os objetivos pretendidos. O único uso destes medicamentos que defendo é obesidade mórbida, pessoas que precisam perder peso rapidamente p alguma intervenção cirúrgica, fora isso, esqueçam. A pessoa até pode emagrecer, mas como não desenvolve hábitos saudáveis de alimentação, os resultados obtidos não são mantidos. O primeiro passo p ser saudável e emagrecer é QUERER, mas querer com comprometimento e responsabilidade, e ter consciência de que isto leva tempo, não é de um dia p o outro.
    P próxima que pedirem minha opinião, complemento com teu artigo. Parabéns, mesmo muito bom.
    Bjos a todos

    • Rodrigo

      Falou e disse Fernanda!!

      Obrigado por ter comentado! Espero que outras pessoas tambem leiam!

      Mito sucesso pra ti!
      Rodrigo

      • Ângela

        Oy Rodrigo amo as tuas dicas e quero muito perder peso o pouco q pude ler dos teus artigos… nossa é como se me tivessem tirado uma venda dos olhos. Quero muito comprar os livros, mas eu vivo em Angola na África so posso fazer a compra com o visa. Ja tentei e não consegui por favor gostaria de saber como fazer

  • Carlos Junior

    Então, li o artigo e gostaria de dizer algumas coisas
    aprendi muito com o seu site Rodrigo e sou muito grato a você, antes de começar meu trabalho de emagrecimento e definição muscular, li todos os artigos que você postou, sem exceção de nenhum, com isso meu pensamento foi outro, porem eu estou fazendo o uso do Lipo 6 Black UC, tal este que me auxiliou e muito, em menos de 1 mês, perdi 10kg ( ainda não completei um mês) fazendo academia 5x por semana e na terça jogo futebol tbm, e com uma dieta 5/6x na semana, e no domingo um pouco liberal (sou viciado em doces) e sempre como um docinho , mais tudo com a maxima moderação,o prazer de toda sua familia, amigos e ate pessoas que eu n conheço na academia vindo me dizer que eu emagreci bastante, só me da mais motivação pra continuar. Esse thermogenico eu digo que me fez efeito, mais é aquele negocio, é como se fosse uma tarja preta, ta virando modinha tomar o Lipo 6, como fonte de milagres de emagrecimento como dizem por ai, é uma coisa séria, não é com qualquer idade que se pode tomar, ele auxilia, mais na perda de emagrecimento, o grande fator é você, então sem determinação e uma alimentação certa ( com bastante proteina como aprendi aki =D ) não vai adiantar nada, tem gente que compra, come normal, faz uma caminhada por dia e acha que é a fonte de milagres que vai te emagrecer sempre, e tem bastantes colaterais, assim como suor excessivo, boca seca, gosto ruim com a boca seca e insonia ( na qual já me acostumei, durmo 22hrs acordo as 1hr da madrugada, 5m depois durmo novamente rs) , então só queria dizer para aqueles que são indicados a tomar thermogenico, não vão por conta propria, vá em um endocri, ou nutricionista e vê se este thermogenico não irá trazer danos futuros para você independente do thermogenico,sela ele o oxy, o lipo, o thermocut, pois como disse, ta virando modinha e as pessoas acham que é um simples remedinho, mais que se não tomar certo, e exagerar, vai dar um piripaque a qualquer hora, escrevi por escrever msm, para dar minha opnião rs e para agradece-lo, pois foi aqui que entendi muita coisa do nosso organismo, dos alimentos. e bora ao objetivo que é perder 30kg =]

  • ADEMIR

    EU TAMBÉM NUNCA FUI FÃ DE QUALQUER MEDICAMENTO P/ EMAGRECER, MESMO SEM SABER SÓ O FATO DE SER PRODUTO “QUIMICO” JA ME AFASTO DESSES “MEDICAMENTOS”.
    AGORA, O QUE NÃO SE PODE NEGAR É O FATO DO GRANDE PODER QUE OS TERMOGÊNICOS TEM EM NOSSO ORGANISMO, E INCLUSIVE DEVEMOS INCLUI-LOS EM NOSSA DIETA, O DETALHE É QUE DEVEMOS INCLUIR TERMOGÊNICOS NATURAIS, TIPO PIMENTA E GENGIBRE.
    NO MEU CAFÉ USO CANELA EM PÓ NO LUGAR DO SAL NOS 2 OVOS COZIDOS QUE COMO PELA MANHÃ.
    INDEPENDENTE DO QUE FAÇAM USO, USEM PRODUTOS NATURAIS E COM EQUILIBRIO.

  • Melissa

    Eu perdi a empregada por causa da anfepramona rsrsrs tive surto psicótico e deixei a mulher doida! Ainda bem que acabou! Eu sou a dona da minha vontade e da minha cabeça!

  • Leonardo Naschpitz

    Olá Rodrigo,

    Eu gosto de tomar um cafezinho antes de malhar, ajuda a dar disposição. Você vê algum mal nisso? As vezes também tomo cápsulas de guaraná em pó, com o mesmo objetivo. Isso é bom ou ruim?

    Abraço e obrigado

  • Rogerio Correa

    Boa Noite

    Rodrigo.

    Malho ja faz um bom tempo, o que seria bom para ter o corpo definido, sem gordura, tomar termogênicos, tem alguma sugestão, ideias.
    Fico no Aguardo.
    Obrigado

    • Rogério, um corpo definido depende basicamente de um percentual baixo de gordura corporal. Quanto mais músculos você tiver, melhor será o resultado. Abraços

  • Priscila

    Bom dia.

    Gostaria de saber de vocês se tem problema tomar sibutramina com óleo de cartamo?

    • Nós no EDV somos contra qualquer remédio e suplemento termogenico /emagrecedor. Primeiro por causa dos riscos envolvidos, segundo pq combater o sintoma não é combater a causa, e é a causa que engorda! Abraços, Pri!

  • Natalia

    AdoreI seu site …
    Parabens pelos incentivos. ..

    • Bem vinda, Natália! Aqui no site dá literalmente pra nadar de braçada em conteúdo e conhecimento privilegiado. Abraços!