Sono e Emagrecimento – Saiba as verdades!

Você, provavelmente, já sabe que uma noite de sono vale mais que um caminhão de abóboras, certo?

Melhor que isso só se você, de fato, dormir em um caminhão de abóboras hehe. Pacote completo!

Brincadeiras a parte, você já, com certeza, ouviu falar ou já leu sobre a importância de se dormir bem para a saúde geral e para o emagrecimento em si, não é mesmo? Isso não é novidade pra ninguém (espero…).

Mas veja, você é um(a) leitor(a) feliz do Emagrecer de Vez e, por isso, já sabe que aqui não existe “mais do mesmo” e nem “chuva no molhado”. Então, vamos ver algumas verdades impactantes, que você, provavelmente, não saiba que dizem respeito ao sono e emagrecimento.

Vamos lá! O conhecimento tem pressa!

Pronto(a)?!

  • Uma noite adequada de sono (aprox. 8h) faz com que o corpo queime mais gordura e menos massa magra do que uma noite mal dormida.
  • A baixa qualidade do sono faz com que você sinta mais fome durante o dia, incentivando o armazenamento de gordura. Ou seja, sono de qualidade promove um controle adequado da fome.
  • As pessoas mais gordas tendem a ter uma qualidade de sono mais baixa do que as pessoas menos gordas ou com peso normal. Esta relação “Peso x Qualidade de sono” é mais forte nas mulheres do que nos homens.

Vestindo o jaleco da ciência

Tá, tá! Você, consciênte como é, não se contenta com os fatos apenas, afinal, é muito importante saber o porquê das coisas, não é verdade?

Eu concordo plenamente, então, deixe-me te contar abaixo mais sobre isso. Afinal, é aqui nos detalhes que está a diversão e é aqui onde tudo faz sentido.

Um estudo (o qual você encontra nas referências, claro) da Universidade de Chicago acompanhou 10 pessoas acima do peso para conseguir, pela primeira vez, evidências sólidas sobre a relação do sono com o emagrecimento.

O grupo foi posto em uma alimentação para perda de peso, onde, a quantidade calórica ingerida foi de 90% das calorias necessárias por dia para manter o peso (Use as Calculadoras para calcular isso pra você também).

O grupo de pessoas foi estudado duas vezes durante dois períodos de 14 dias. No primeiro período, estas pessoas dormiram 8.5 horas e no segundo período de 14 dias, estas pessoas passaram a dormir apenas 5.5 horas por dia.

O número de calorias ingerido foi mantido o mesmo para ambas as fases.

A conclusão foi impressionante!

Aconteceu que em ambos os períodos, a perda total de peso foi a mesma!

Mas é aí que está o berro da bezerra!

Veja, quando as pessoas dormiram 8.5h por dia, 50% do peso perdido foi de gordura gorporal queimada e 50% foi de massa magra. Já, quando as pessoas dormiram 5.5h por dia, menos de 1/3 (33%) do peso perdido foi oriundo de gordura queimada, enquanto o resto foi perdido devido a quebra de proteínas, ou seja, perda de massa magra!

Se isso não bastasse, respire fundo e continue comigo…

Seguinte, dois hormônios, em particular aqui, são super importantes de se entender caso você está querendo perder peso e eles são: ghrelin e leptin.

Ambos funcionam como uma balança para manter o equilíbrio das coisas. Veja:

De forma fácil e clara, entenda que quando o ghrelin aumenta no sangue, o corpo tende a gastar menos energia, você tende a sentir mais fome e o armazenamento de gordura é incentivado.

Já a leptin, a qual é produzida nas celulas de gordura, é responsável pela sensação de saciedade. Então, podemos extrapolar aqui, em nome da simplicidade, e dizer que um é o “oposto” do outro.

Então como eles reagem em relação à qualidade do sono que se tem?

Bom, quando você não dorme o suficiente, os níveis de leptin caem, o que significa que você não se sente tão saciado(a) quando você come. A falta de bom sono também, ao mesmo tempo, causa um aumento da ação do ghrelin, o que significa que seu apetite é estimulado.

É isso! Finalmente, temos evidências claras de que a quantidade de sono que você tem faz uma grande diferença no resultado da sua dieta ou programa pra emagrecimento!

Além disso, conforme dito por um dos pesquisadores, quando uma pessoa não está tão cansada e sonolenta, ela tende a não precisar ingerir tantos doces e carboidratos para se manter “acesa”, portanto, também colaborando para o sucesso na sua empreitada para emagrecer.

Nota: O sono também é de ENORME importância para você que está procurando ganhar massa muscular!!!!

Conclusão

Meu amigo(a) feliz do Emagrecer de Vez, na boa, veja o impacto GIGANTE que uma boa noite de sono tem na sua dieta.

Eu confesso que também não sabia que os impactos eram assim tão significativos.

Sou grato e agradeço aos que se empenharam para coordenar estes estudos recente e contribuir com o mundo.

Sono e EmagrecimentoVocê já sabe que o que você quer é queimar gordura e perder a menor quantidade possível de massa magra, afinal, massa magra consome calorias! Quanto mais massa magra ativa, mais calorias são queimadas diariamente!

Aliás, um outro estudo recente diz que seu metabolismo é reduzido em aproximadamente 12% quando você não tem boa qualidade de sono!

A conclusão é:

Se você está pretendendo cortar a quantidade e qualidade das suas noites de sono, esteja preparado(a) para pagar o preço.

Um grande abraço e faça um favor, ajude a disseminar esta informação que pode ajudar a melhorar a vida de todos!

Compartilhe no Facebook (ou de um “joinha” logo abaixo), Twitter, etc!

Sucesso!

Referências

1 2 3 4

[ois skin=”Embaixo dos posts”]

  • Marina Honorato

    Rodrigo, tudo bem?
    Tenho uma dúvida: quais as consequências daquela “soneca” de 1h depois do almoço? Sinto um sono difícil de controlar (talvez porque não durma bem à noite e estude o dia inteiro…).
    Aguardo resposta 😀 Te admiro muito e todos os dias leio e ponho em prática algo novo do Emagrecer De Vez. Obrigada por tudo, fique sabendo que és o responsável por muitos sonhos realizados.

    Até mais, um abraço.

    • Marina, Engordar dormindo só depende do que você come, e não do sono em si. Talvez esse sono seja inclusive por consumir muitos carboidratos densos! Abraços!