Você Precisa Saber – Calorias escondidas

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”
Opa!

A pílula de conhecimento de hoje vai tratar rapidamente de algo simples, mas que pode impactar bastante o seu processo de perda de gordura, portanto, é legal termos consciência!

Muitas vezes, nos preocupamos com a escolha dos alimentos e com as quantidades e nos esforçamos para que tudo bata certinho com nossos cálculos calóricos, porém, acabamos pecando nos detalhes!

Vamos ver abaixo, então, alguns lugares onde as malvadas calorias normalmente estão escondidas! 🙂 Os famosos lobos com pele de cordeiro heheh

-> Saladas!

Verduras e afins são geralmente liberadas e extremamente saudáveis, ricas em fibras e tudo mais. Porém, o perigo aqui está nos temperos.

O que você usa para temperar suas saladas? Tenho certeza que você não é como eu que come salada sem absolutamente nenhum tempero, né? hehe

* Azeite de Oliva -> Muito usado e também muito saudável, é verdade. Porém, vale estar ciênte de que, uma colher de sopa de azeite de oliva contém 120kcal. E se você é descendente de Português ou Espanhol, provavelmente, coloca bem mais que uma colher de sopa na salada não é? Você provavelmente mede em segundos heheh… 10 segundos derramando, 15 segundos… 🙂

* Temperos comprados -> Dê atenção aos rótulos destes temperos. Muitos deles são cremosos ou oleosos ou ainda doces. Dê uma olhadinha nas informações nutricionais e fique mais consciente do que está ingerindo. Você não quer acertar em todo o resto e pecar nestes detalhes, certo? Utilizar-se de temperos que contém óleo e açucares pode ser bastante contra-produtivo, caso não for intencional.

* Vinagre Balsâmico ->Não impacta tanto. Duas colheres de sopa (15g) contêm aprox. 5kcal e 2g de carboidratos. A não ser que você mergulhe as verduras nele, seu uso parece ser OK 🙂

* Shoyu -> O perigo do shoyu não são as calorias, porém, o sódio!! Muiiita atenção no sódio! 2 colheres de shoyu contém aproximadamente 40% do seu limite de sódio do dia! Veja mais sobre sódio, AQUI.

-> Assados, grelhados, etc.

O perigo aqui também está nos temperos. O principal é, novamente, o óleo. Seja de soja, girassol, etc, tenha em mente um valor aproximado de 110kcal por colher de sopa.

Bom, nem comento os alimentos fritos né? Já sabemos que eles devem ser evitados a todo custo.

————-

Mas é isso aí! O objetivo é que você começe a ter consciência destes detalhes, pois, eles são importantes e podem fazer a diferença!

Você já faz parte da página do Facebook?

Um grande abraço e até mais,

Rodrigo

  • Angélica

    Bom dia, Rodrigo!

    É, você conseguiu uma companheira de prato; eu não tempero salada, consumo purinha, purinha.
    Mas, falando em calorias escondidas, muito bom o seu alerta para aqueles que consomem um “pacotinho de Sazon Salada”, ou qualquer outro temperinho, como os que você citou, achando que não faz mal a ninguém.
    Parabéns pela iniciativa de fornecer informações valiosas a custo zero.

    • Rodrigo

      Opa, mais uma criatura esquisita no mundo!!! hahahaha.. Parabens aos que comem salada ao natural!! 😛

      Abracao,
      Rodrigo

  • Eu só coloco limão na salada, ou uma pimenta cumari no meio, pronto. Sal e calorias pra que ?!

  • Felipe Dilelis

    Olá,
    Acho q sou mais uma criatura estranha no mundo!
    Nunca tempero a minha salada!

    E parabéns pelo seu blog!
    To tentando criar coragem pra começar o desafio!
    Mas comendo fora de casa acho um pouco mais complicado!
    Continue com as dicas!
    PArabéns!

  • Elaine Moreira

    OI Rodrigo!

    Eu, aki outra vez te enchendo o saco… kkkk!
    Gostei mto do artigo, mas eu já vivia olhando os rotulos daqueles temperos de saladas… rsrs 🙂

    Mas eu resolvi comentar por outro motivo… Será que tem como vc incluir no Montador de Cardápio, uns alimentos q eu adorooooo, q são: Granola, Pêra e Yogurt Light (molico, activia, corpus…).
    Eu sei que não é bom exagerar nesses itens, mas uma vez ou outra eu caio de boca… Já comi num lanchinho uma caneca INTEIRA de granolaaaa! Adoroo!

    Agradeço! Bju

    • Rodrigo

      Vou ver se incluo Elaine!

      Abraco!
      Rodrigo

  • Tuany

    Use apenas oregano para temperar a salada, fica ótimo!

  • Luciane

    Olá Rodrigo,
    Entre os seus artigos, li o que fala da batata. Achei super interessante. Eu gostaria de saber
    se vc poderia colocar algo (ou se já tem e eu não encontrei), sobre o feijão que é um alimento que o brasileiro
    gosta e consome muito. Obrigado!!!
    Luciane

    • Rodrigo

      Feijao eh um otimo alimento no sentido nutricional. Eh tambem um otimo carboidrato 🙂 Sugiro que conte ele como carboidrato quando for fazer a divisao da sua alimentacao! 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • Luciane

    Queria saber sobre comida japonesa.
    Gosto muito de sashimi de salmão e sushi (shakemaki). E gosto também dos legumes com shitake.
    Acha que enquadra numa alimentação saudável e de quem quer emagrecer?

    • Olá, Luciane. Comida japonesa é bem saudável, porém, acredito que mesmo com as gorduras boas do salmão, a glicemia ainda seja alta por causa do arroz, então pra emagrecer, não sei não viu… Uma boa idéia seria aproveitar o seu cheat day e comer a vontade naquele dia!

  • Luciana

    Ola Rodrigo…usar mostarda no tempero da salada é prejudicial p dieta MR? Ex: azeite de oliva + limão + mostarda + orégano…estava temperando com 1 colher/sopa desse tempero…gostaria de saber sua opinião.
    Luciana

    • Luciana, Acredito que não. Claro que vale o teste, principalmente se estiver num plateau. abraços!

  • Bruna Oliveira

    Rodrigo, e as receitas onde se usa o azeite tbm são consideradas frituras? Pq no livro de receitas do emagrecer de vez quase tudo é assim, não? Coloca o azeite, depois os legumes e por fim a proteína.

    • Bruna, eu utilizaria óleo de côco ou gordura animal pra frituras. sempre em fogo baixo.
      Abraços!

  • Ana Cláudia

    Oieee…Rodrigo, Tempero minha salada com um fiozinho de azeite, limão e pouquissímo sal, e as vezes substituo o limão pelo vinagre quando não acho nos restaurantes por kilo. Fora a opção de não temperar a salada ;), o que é melhor o limão ou vinagre?