Geosh Aqui!
A maioria das pessoas hoje em dia já ouviu sobre cortar carboidratos para emagrecer. Mas mais do que ajudar, essa afirmação solta acaba atrapalhando.
Embora eu goste muito da abordagem primal/paleo/low-carb/lchf/keto ou qualquer outra abordagem que leve em consideração a realidade bioquímica/evolutiva/científica da coisa, assumir um entendimento simplista sobre uma alimentação assim pode trazer problemas.
Algumas coisas precisam ficar bem claras para que você não passe pelos problemas característicos de quem faz uma mudança assim de maneira drástica ou desinformada.
Aliás, antes de modificar qualquer coisa na sua dieta, é sempre imprescindível consultar um profissional a respeito, principalmente se você tiver uma condição de saúde específica.
O Emagrecerdevez existe com o principal intuito de te INFORMAR a respeito do que existe de mais moderno e eficaz no emagrecimento. Rodrigo e eu não nos responsabilizamos de forma alguma por mudanças na sua alimentação.
As Faixas de Consumo de Carboidrato
300g ou mais – Perigo de saúde e ganho super acelerado de peso:
A alimentação tradicional recomendada pela pirâmide alimentar e afins gira em torno de 300g de carboidratos por dia como base da sua alimentação. É sob esse valor que a maioria dos macronutrientes nas embalagens de produtos/etc estão calculados e é um valor fácil de se consumir no dia a dia com massas, cereais, sucos e refrigerantes, etc. É muito fácil ir além desses 300g com uma alimentação assim.
Porém, Uma alimentação assim, onde cerca de 1200kcal(1g de carboidrato=4kcal) ou mais venham de carboidratos é onde está o maior risco de se ter problemas graves de obesidade, inflamação, diabetes, síndrome metabólica e etc. É nessa faixa de consumo que os problemas acontecem RÁPIDO.
de 150 a 300g – Ganho contínuo e rápido de peso:
Essa região é aonde os mesmos perigos e ganhos acima acontecem, mas de maneira mais lenta. O estímulo de liberação de insulina que seu corpo tem nessa faixa de consumo Inibem a queima de gordura mesmo se você se exercitar.Nessa área é onde a maioria das pessoas que comem menos e se exercitam mais caem, sem obter sucesso no emagrecimento.
de 100 a 150g – Faixa de manutenção/perda de peso:
Nessa faixa a pessoa nem necessariamente ganha nem perde peso. Porém, é possível ganhar músculo e perder gordura nessa faixa facilmente se exercitando. Nessa faixa você consegue, por exemplo, malhar mais pesado sem problemas. Essa é a faixa pode ser interessante se você está ativo se exercitando, está satisfeito com o seu peso e não quer emagrecer muito além.
de 50 a 100g – Perda de peso sem esforço.
Essa é a faixa ótima para emagrecer. É a faixa onde você perde gordura mesmo sem se exercitar intensamente, consumindo uma boa quantidade de proteína de qualidade, gorduras boas e uma boa e GRANDE quantidade de carboidratos inteligentes. É uma boa faixa para seguir o Livro eletrônico aqui do site:
—————————————————————————————————————————-
Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.
Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUI – esse link leva direto para a compra.
Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.
———————————————————————————————————————————-
A maioria de nós se adapta tranquilamente e de forma rápida a essa faixa, principalmente mais próximo dos 100g. A fome some, a energia aumenta, a diferença no bem estar é notável se você vem da alimentação tradicional, e claro, o peso vai caindo!
Para se manter corretamente e sem problemas nessa faixa, é importantíssimo pensar na densidade dos carboidratos. Os alimentos menos densos em carboidratos geralmente exigem que você COMA MAIS para chegar nesses 100g. Por exemplo 1,5kg de brócolis cozido tem por volta de 100g de carboidratos.
de 20 a 50g – Cetose, perda de peso superacelerado.
Embora a Cetose possa ter aplicações terapêuticas muito interessantes no tratamento de doenças e para a perda de peso em casos mais sérios, ela não é necessária para o emagrecimento. A maioria de nós pode emagrecer perfeitamente sem ficar um período maior em cetogênese.
Para viver nessa faixa e principalmente se exercitar, é necessário um processo de adaptação que pode ser bastante longo. Algumas pessoas podem ter dificuldades ao tentar se adaptar em uma dieta cetogênica.
É nessa região que as pessoas as vezes acabam caindo em algumas dietas drásticas ou por não ter entendido bem o que fazer. Aí acabam tendo problemas como tonturas, falta de energia, fadiga e etc, ao simplesmente ¨Cortar Carboidratos¨ ou ao ignorar justamente a densidade dos carboidratos, como citei na faixa anterior.
Não acho sensato tentar entrar nessa faixa a menos que você saiba exatamente o que está fazendo e tenha o acompanhamento de um profissional médico qualificado.
Veja bem, não estou fazendo terrorismo ou desacreditando o valor da Cetose em si. Só quero que você se conscientize de que algumas pessoas podem ter problemas e dificuldades para se adaptar a uma dieta cetogênica, o que não a torna necessariamente ruim. Como disse antes, a cetose pode ter aplicações fantásticas e muito interessantes em condições específicas.
Um abraço!
Geosh!
Principal Referência: The Primal Blueprint – Mark Sisson.