O que é Emagrecer? O mito do peso ideal.

yell-at-the-broken-scaleHello, my friend! Geosh aqui pra mais uma epopéia no mundo mágico do emagrecimento, para combater as forças do mal e a gordura trans!

Voltei no início do mês de uma mini férias. Fui pesando 81 e voltei pesando 78, só que eu engordei. Juntando essa odisséia pessoal com um mal entendido muito comum, resolvi escrever esse artigo.

Lá estava eu no aeroporto, absurdamente cansado, depois de dez dias de aventura. Doidão pra chegar em casa, cair na cama e dormir! Nesses dias eu fiz o que qualquer pessoa que tenta emagrecer faria. Eu caminhei feito um louco e comi pouco, mas não foi por que eu não quis comer, já que eu acredito no bem e nos 80/20!

É que nós planejamos muita coisa pra fazer em pouco tempo. De fato, se eu não andasse o dia todo em alta velocidade, não iria dar tempo! O que eu comi nesses 10 dias? Quase só porcarias. Quando você vai para os Estados Unidos, não existe nada mais saboroso por lá do que um hamburguer Five Guys! Comi comida chinesa, Donuts, hamburguers, todos querendo me enfraquecer. Tirando as nozes e as deliciosas coxas de peru gigante que vendem por lá(pensa numa proteína e numa gordura BOA hehehe), o resto era bem diferente do que eu costumo comer.

Mas com a correria geral, alimentação foi a ultima coisa que me preocupei! Até por que eu sabia que chegando de volta ao Brasil e retomando a alimentação tradicional que é proposta aqui do site, o corpo ia se regular naturalmente e eu iria emagrecer de volta pros meus 81kg.

“Mas Geosh, você não disse que perdeu peso?”

Sim, meu peso caiu de 81kg pra 78Kg. E o pior, meu principal aliado e mecanismo de controle (o pneu logo abaixo do umbigo) me disse que a situação tava mesmo preta. Além de perder peso, meu percentual de gordura aumentou, ou seja, eu engordei.

Suponhamos que meu percentual de gordura normal seja de 12% (9,72kg) e vamos considerar que apertar o pneu abaixo do umbigo pra medir a gordura corporal seja cientificamente ineficaz e que eu não ganhei gordura, só mantive a mesma quantidade de antes. Mesmo assim, se eu perdi só massa magra e não ganhei gordura, agora com 78kg os mesmos 9,72kg de gordura passam a ser 12,41% de gordura corporal    –    Malditos Juros. Maldita matemática!

Esses são, no mínimo, 3 kg de saúde (massa magra) que eu perdi:

– São 3kg a menos da minha força. (Afinal, músculos são de onde vem a capacidade de puxar ferro do seu amigo João Grilo aqui né? =)

– São 3kg a menos da minha capacidade de pensar (sim, músculos ajudam nosso cérebro a funcionar melhor, ao contrário da crença popular)(1)

– São 3kg a menos da minha masculinidade (Menos músculos, menor a produção de testosterona. Mais gordura, maior a produção de estrógeno,  que por definição, torna menos eficaz a testosterona. Golpe baixo hein?.)(2)

Eu perdi peso, mas de maneira nenhuma eu saí bem na fita. Poxa vida, se você está acostumado com a polêmica, já sabe que a verdade é necessária, mas as vezes incomoda, né?

Afinal, se eu perdi peso e engordei, a dúvida que fica no ar é:

“O que é emagrecer?”

Essa é uma pergunta de um milhão de reais, MA OE!

A definição:

A primeira resposta óbvia é que emagrecer não é perder peso na balança. Se ao invés de perder peso eu tivesse ganho 3kg de massa magra e mantido a gordura, eu estaria mais magro com 84kg do que com 78kg. Se eu tivesse ganho 30kg de massa magra, com 111kg eu teria o IMC de um obeso quase severo. Certo?

Certo! E o corpo de Zeus!

archerpose

Arnold Schwarzenegger, também conhecido como Zeus: O Mr. Olympia – com uma composição corporal parecida.

Afinal, se você pesa 111kg, 9,72kg de gordura significa um percentual de gordura baixíssimo de 8,7%. TROVÕES!

Por falar em mito, bom falar no IMC! O IMC, assim como o peso ideal, é um excelente referência, mas apenas se você for sedentário(a)! Pelo ralo vão as duas referências no momento que você decide mudar o seu corpo. Se você  é adepto do sedentarismo e não perde peso, há chances de que seus músculos estejam ainda mais fracos do que seriam numa dieta natural, ou seja: hipotrofiados! (3)

Não confie só na balança! Utilize todos os indicadores que puder. Suas medidas, seu percentual de gordura, suas roupas, o espelho!  Se nada disso realmente mudou, aí sim, você pode concluir que não emagreceu.

Enfim, podemos dizer que emagrecer é:

Perder gordurae ganhar massa magra.

Ou, no mínimo, manter um percentual e melhorar o outro.

Portanto, seu peso ideal é aquele em que você tem mais músculo e menos gordura, de maneira natural e saudável.

O significado de emagrecer:

Afinal, de que importa seu IMC e o peso da balança, se você se sente cada vez melhor, se pensa com mais clareza, se suas calças e roupas estão voltando a entrar, se o espelho está te mostrando cada vez mais o que você quer ver, se os seus pneus estão murchando e a sua musculatura está começando a dar belas formas ao seu corpo? Se os seus amigos e amigas estão comentando da sua evolução e até o seu médico está orgulhoso?

Acredite em mim. Quando seu corpo muda, TUDO muda.  Qualquer paixão fica mais intensa, sem falar na vida sexual!

Se você acompanha o site a mais tempo e já ouviu falar do livro eletrônico oficial Emagrecer de Vez e o livro Eletrônico Hipertrofia Muscular(se você ainda não leu os livros, eu pessoalmente recomendo! Os livros são frutos do trabalho e dedicação do Rodrigo e valem cada centavo do investimento!), já deve ter uma idéia do que nós consideramos o significado de emagrecer:

Emagrecer é tomar o controle do seu corpo e guiá-lo na direção certa para a sua boa forma, saúde e bem estar, através de conhecimentos e métodos que realmente funcionam, de maneira que você possa manter os resultados por tempo indeterminado.

Esse é o caminho!

Nesse caminho você acaba abandonando as dietas da moda e os métodos menos eficazes. Neste caminho, você começa à focar nos resultados que podem ser mantidos a longo prazo e isso é uma baita lição pra vida. Você começa à entender o funcionamento do seu corpo e isso te dá uma percepção da maravilha que é um corpo humano! Das maravilhas que o poder transformador do conhecimento tem!

Emagrecer é aprender. Quanto mais você aprende, mais capaz você se torna e mais difícil fica te enganar.  Agora você tem o poder de saber o porquê das dietas funcionarem ou não! Acredito que enganar as pessoas é a maior covardia que se pode fazer com elas. É como mandar alguém que te pediu informação na rua, na direção oposta!

Aprender é pescar, ao invés de comprar ou de ganhar o peixe. Por isso é que você quase não vê cardápios prontos aqui no site. Se ao contrário de te ensinar, você precisa de alguém te diga EXATAMENTE o que comer, isso é sinal de que algo está muito errado, não acha? Não dê a ninguém esse poder.

Busque o conhecimento pra alimentar sua mente e o mastigue antes de engolir, bote o que aprender em prática e “vamo que vamo”!

Geosh =)

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Comentários Do Rodrigo

O Geosh mandou muito bem no artigo e eu acho que ele vem em boa hora!

Eu vejo as pessoas, muitas vezes, depositando na balança toda a confiança durante o processo de emagrecimento. Veja, conforme dito no artigo, o seu peso total não diz muita coisa!

O que mais importa é a sua composição corporal! O que importa é você estar perdendo medidas, independentemente do peso total mudar como você quer ou não!

Utilize de fita métrica, testes da calça jeans, espelho, etc, como o Geosh falou para você realmente ter uma idéia melhor dos resultados do processo de emagrecimento que você está seguindo.

As pessoas que tentam emagrecer vêm sofrendo e se frustrando a toa à decadas por confiarem somente no número que vêem na balança!

Um grande abraço,

Rodrigo

Referências principais

1-Davis, JC et al. (2010). Sus­tained Cog­ni­tive and Eco­nomic Ben­e­fits of Resis­tance Train­ing Among Com­mu­nity– Dwelling Senior Women: A 1-Year Follow-up Study of the Brain Power Study. Arch Intern Med., 170(22), 2036–2038.

2-Journal of the American Academy of Dermatology”; Estrogen production and action; Nelson LR and Bulun SE; September 2001

3-Doug McGuff, M.D and John Little, Body by Science