¨As correntes que nos aprisionam em hábitos ruins são muito fracas para serem sentidas até que sejam muito fortes para serem quebradas.¨
Esse artigo é o quarto artigo sobre hábitos que escrevo. Ele conclui o raciocínio dos outros três: Um sobre como não abandonar hábitos bons, Um sobre como cortar hábitos ruins e o último sobre como formar e fixar hábitos bons. Ah, aqui é o Geosh.
Hoje eu quero te ajudar a entender porquê eu, você ou as pessoas no geral terem tanta dificuldade para fazerem o que é certo, e vira e mexe fazem o que é errado.
Entender isso vai te fazer entender um pouco mais sobre si mesmo e sobre os outros, um grande aprendizado sobre a natureza humana =)
-Vamo Lá!
Por Que Focar Nos Hábitos?
Você tem dificuldade de evitar alimentos ruins depois de saber exatamente como eles te fazem mal? Você não consegue viver sem pão/arroz/açúcar/docinhos/chocolate, etc, e não sabe o porquê?
Você tem dificuldade de mudar mesmo sabendo que mudar é o que você mais precisa?
Você diz que vai mudar, toma aquela decisão, mas depois cai de novo nos EXATOS mesmos hábitos?
Esse artigo é pra você.
Como os outros artigos de hábitos, ele não se limita apenas ao emagrecimento, pode ser aplicado com sucesso em qualquer área. Aprender a criar, remover e entender os hábitos é argumentalmente a mais poderosa habilidade de sucesso que um ser humano pode ter.
Aliás, controlar os próprios hábitos é domar o animal mais selvagem que existe: você mesmo. Ser o mestre de si mesmo é um dos maiores, senão o maior desafio que existe. E Como todo desafio, conquistá-lo trás recompensas. No caso, a liberdade e a possibilidade de ser e fazer qualquer coisa que você sonhar =)
—————————————————————————————————————————-
Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.
Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUI – esse link leva direto para a compra.
Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.
————————————————————————————————————————-
Por que fazemos o que é errado sabendo que é errado?
Nós culpamos ou tendemos a olhar de maneira ruim pra alguém que tem dificuldade de colocar a própria vida em ordem. Mas isso é um erro. Como tudo na vida, o problema é algo que nós ou a pessoa ainda não aprendeu. No caso, a pessoa está enfrentando um adversário que não entende, e por isso não respeita.
O princípio que vai mudar sua visão é o seguinte: Hábitos ruins não são apenas hábitos, são vícios e devem ser tratados como tal:
– Um vício toma de você o seu controle e a sua liberdade (Por exemplo, se você é viciado em doces, arroz, pão ou farináceos, você não é livre para ter a melhor saúde e o melhor corpo que pode ter);
– Um vício muito repetido é automático e profundamente enraizado(Você inicia o comportamento sem sequer perceber e faz sem pensar. É como passar marcha em carros manuais);
– Um viciado tende sempre a racionalizar seu vício para evitar a culpa e responsabilidade(¨Ah, mas é tão gostoso¨, ¨Fui criado assim¨, ¨Não faz tanto mal¨, ¨Ah, só hoje, amanhã eu paro, não consigo ficar sem.¨ ¨Adoro o Facebook¨ e por aí vai.) .
O que fazer? em 4 passos práticos:
1 – Bom, se você quer lutar contra um vício, precisa encará-lo com seriedade, admiti-lo com honestidade e enxergá-lo com clareza. Tornar esse vício consciente e evidente é o primeiro passo para se livrar dele.
2 – Respeite o vício e lute contra ele com a mesma força que ele luta contra você, vícios, meu amigo ou minha amiga, são páreo duro! Mas se você vencê-los, ficará muito mais forte! Superar que prende grande parte de nós é uma sensação indescritível!
3 – Faça uma lista de prós e contras desse hábito e escreva a respeito. Isso ajuda a tornar consciente e evidente, além de te fazer enxergar de uma vez por todas que esse hábito não é o melhor pra você.
4 – Aprenda a pescar os hábitos, para interrompê-los no momento em que acontecem e como formar novos hábitos que vão contra o hábito ruim.
¨O seu maior obstáculo é sempre você mesmo. O resto é desculpa. Se supere para o benefício de TODOS que cruzarem o seu caminho.¨ =)
Por hoje é só! Grande abraço!
Geosh.
Ps: E você, qual a sua experiência com hábitos? Você já conseguiu mudar hábitos e tem alguma dica prática? Comente aqui em baixo! Caso tenha emagrecido com a gente, conte a sua história! Caso tenha dúvidas sobre emagrecimento, mande sua mensagem também!