Bem vindo(a) hoje a mais um episódio do podcast oficial da Tribo Forte!
Os podcasts são 100% gratuitos e episódios novos saem todas as terças-feiras.
Certifique-se de colocar seu email aqui em cima do site para ser avisado das novidades e de futuros podcasts.
Neste episódio:
- Nosso último episódio do podcast;
- Lembranças, agradecimentos e considerações;
- O que faremos a partir de agora;
Escute e passe adiante!!
Saúde é importante!
OBS: O podcast está disponível no iTunes, no Spotify e também no emagrecerdevez.com e triboforte.com.br
#triboforte #alimentacaoforte #codigoemagrecerdevez #emagrecerdevez
Ouça o Episódio De Hoje:
Quer se juntar ao grande movimento e fazer parte da família de membros VIP da Tribo Forte e ganhar acesso ao portal exclusivo e privilegiado e ao fórum para membros? Clique AQUI.
Para baixar este episódio, clique aqui com o botão direito e escolha “Salvar Como…”
Quer Emagrecer De Vez? Conheça o programa Código Emagrecer De Vez
Abaixo eu coloco alguns dos resultados enviados pra mim por pessoas que estão seguindo as fases do Código Emagrecer De Vez, o novo programa de emagrecimento de 3 fases que é o mais poderoso da atualidade para se emagrecer de vez e montar um estilo de vida alimentar sensacional para a vida inteira.
Este programa é 100% baseado na melhor ciência nutricional disponível hoje no mundo.
Se quer colocar um sorriso novamente no seu rosto com um corpo e saúde que te dê orgulho, CLIQUE AQUI.
Alguns dos resultados REAIS de membros que estão no programa Código Emagrecer De Vez.
Quer seguir o Código Emagrecer De Vez você também? Clique AQUI e comece HOJE!
Transcrição do Episódio
Rodrigo Polesso: Fala pessoal! Bem vindos ao episódio nº 264 da Tribo Forte, e este é o último episódio que nós vamos gravar! “Nossa! Como assim Rodrigo?” Pois é, tudo na vida é um ciclo né, algumas coisas terminam, outras coisas começam… E esse é um ciclo que a gente tá fechando aqui. Dr Souto bem vindo a este último podcast da Tribo Forte! Como você está?
Dr Souto: Emocionado! Quanto tempo já Rodrigo? 4 anos?
Rodrigo Polesso: Pois é, nós começamos acho que em janeiro de 2016, então é muita coisa!
Dr Souto: É muita coisa! Já é um legado. Pessoal diz assim “olha, tem que plantar uma árvore, escrever um livro, fazer um podcast de sucesso…”. Faz parte.
Rodrigo Polesso: Exatamente! E vale notar que foram até agora quase 10milhões de podcasts baixados aqui da Tribo Forte, então é muita gente que ficou impactada por isso, e vale lembrar também que todos podcasts gravados até agora, 264, vão ficar no ar também, como você disse, como um legado para as pessoas continuarem ouvindo, tem muita gente que acha o podcast agora, tem anos pela frente até acabarem os podcasts. E tem também outra coisa também que nós nunca, nunca, em 264 episódios falhamos de gravar 1 por semana, me sinto muito orgulhoso disso, eu sempre lembro daquela vez que você estava de férias na Itália, naquele pequeno hotel eu acho, a gente tava com problema de conectar, eu tive que ligar por telefone pra você, lembra daquela história?
Dr Souto: Lembro! Incrível! A internet era muito ruim e aí você fez uma ligação pelo Skype pro telefone do hotel, você falou lá com a italiana na portaria do hotel que passou a ligação pro telefone fixo do quarto, e aí nós fizemos o episodio.
Rodrigo Polesso: Exatamente! Nós nunca falhamos! A gente fez de tudo, gravamos do lado da piscina, de país diferente, de hotelzinho sem internet, de tudo que é jeito pra tentar seguir com o comprometimento que a gente teve desde o começo, que era oferecer nutrição baseada em evidencia toda semana, e a gente fez isso ao longo de vários anos, ainda no meio do podcast a gente teve de 2016 até 2019 o evento ao vivo da Tribo Forte em São Paulo, foi o maior evento de estilo de vida saudável da América Latina, esses 4 anos sensacionais foram interrompidos aí pela questão da pandemia e tudo mais… Então muita coisa aconteceu aqui na Tribo Forte, e por que o fim? Porque a gente tá fazendo aqui há mais de 4 anos, o meu negócio, o negócio do Dr Souto ambos cresceram bastante, a gente tá com “bastante coisa no prato”, como dizem né, a gente tem bastante prioridades, tem o caminho, a escolha de cada um de priorizar coisas diferentes também vale aqui, o trabalho tanto meu, quanto do Dr Souto irá continuar, nós vamos continuar colocando conhecimento fora e nada impede também de no futuro a gente se encontrar em podcasts por aí, com certeza, o que tá chegando ao fim é este ciclo aqui dos podcasts semanais da Tribo Forte, vou continuar postando aqui os Tribo Forte Extras, que é uma versão áudio dos vídeos semanais que eu coloco no Youtube com nutrição baseada em evidencia também. Mas Dr Souto, o que na sua opinião, você acha que nós conseguimos atingir até agora, em 264 episódios? Qual você acha que é o valor, ou alguns dos valores, que a gente conseguiu trazer para a população brasileira em termos de nutrição? Que tipo de coisa você acha que a gente conseguiu, com um certo sucesso, passar pra galera com a nossa influência?
Dr Souto: Olha, eu acho que o podcast ajudou a apurar o senso crítico das pessoas, ele ajudou a introduzir o assunto pra muita gente, eu já atendi várias, incontáveis, pessoas em consulta que eu pergunto assim “Como você chegou até aqui?” “Cheguei pelo podcast. Eu conheci o podcast e depois fui ler o blog, fui ler os livros que vocês recomendam…” Então, o poder que este podcast semanal teve de modificar a vida das pessoas é muito grande. Eu acho que a gente conseguiu também treinar muita gente a fazer uma leitura crítica do que aparece na mídia, que é uma coisa que nós fizemos muito durante esses mais de 4 anos… Então aparece lá “ovo mata”, depois “ovo é bom pra você”, “ovo mata” de novo… E aí a gente explica porque isso acontece. Os estudos observacionais que podem puxar pra um lado e pro outro, que vão de acordo com as preferências do momento… Então, isso pra mim é uma coisa que se destaca e sempre foi muito importante, continua sendo, que é ajudar as pessoas a fazer interpretação crítica do que existe aí no mundo da nutrição, acho que a gente ajudou muita gente!
Rodrigo Polesso: É, acho que a gente tornou muitas coisas populares, inclusive o próprio conceito de estudos científicos que a gente escuta por aí, a gente começou a falar sobre epidemiologia, como ensaios clínicos randomizados, meta análises, palavras que a gente usou aqui um monte que eu acho que muita gente aí pode estar munida desse tipo de conhecimento, como você falou, pra ser mais crítico a respeito das manchetes, a respeito de tudo que se vê por aí… Nós também conseguimos defender aí bastante a carne que é uma luta que a gente vai ter que continuar com ela, com certeza. Acho que a gente conseguiu bastante defender isso, alimentos de origem animal também, defender principalmente a boa ciência e apontar qual é a má ciência, e também evidenciar que a maioria das manchetes infelizmente acabam sendo baseadas em má ciência. Então, sempre aquela coisa: questione, verifique as fontes e etc… Então acho que a gente realmente conseguiu popularizar isso e trazer muita informação, muitos dados de qualidade a tona e emponderar muita gente a tomar melhores decisões nas suas vidas em relação a estilo de vida saudável e alimentação. Agora, a gente fez muita coisa, mas a gente sabe que sempre tem muitos desafios pela frente, tem o panorama mundial ainda, dá pra melhorar muito em relação à nutrição, a gente sabe muito disso. Então, quais são os grandes desafios que você acha que nós temos pela frente em termos de nutrição e saúde?
Dr Souto: Eu acho que a gente tem que tentar, além de criar a consciência nas pessoas, que é o que a gente tem feito continuamente, mas de alguma forma tentar institucionalizar isso. O que eu quero dizer: se a gente olhar as diretrizes, por exemplo, pra diabetes, nós temos a Associação Americana do Diabetes que já mudou e incorporou dietas de baixo carboidrato como padrão, a Diabetes UK, do Reino Unido, também. A Diabetes Canadá também incorporou, a Associação Europeia para o Estudo do Diabetes também incorporou. A Diabetes Austrália também… E tá faltando uma né?!
Rodrigo Polesso: Tá faltando uma importante!
Dr Souto: Tá faltando a nossa, a brasileira! Então eu acho que parte da coisa tem que ser, e eu tenho essa ideia que através da Associação Brasileira Low Carb a gente consiga institucionalizar isso. Porque qual é a importância? Muitas vezes as pessoas dizem assim “tá, mas tanto faz, eu decido se eu quero seguir esse estilo de vida, rale-se se isso tá em diretriz ou não”. É, mas isso influencia outras pessoas, isso influencia aquilo que vai ser oferecido para os indivíduos dentro dos consultórios. Então aquele diabético que não conhece o nosso trabalho vai consultar com um nutricionista, que no momento que isso tiver em diretriz vai ser uma opção que o nutricionista vai oferecer, até que esteja na diretriz é possível que isso não seja oferecido, então há ainda um trabalho institucional pela frente que eu acho que é uma coisa que nós vamos tentar perseguir.
Rodrigo Polesso: É, outros desafios também que nós com certeza vamos enfrentar e já estamos enfrentando é uma força que continua contra os alimentos de origem animal, é uma coisa que a gente vai continuar enfrentando esse tipo de coisa, a gente vai continuar enfrentando a má interpretação de estudos, a publicação de estudos falhos, a corrupção cientifica… Esse tipo de coisa vai continuar acontecendo, quanto mais gente a gente consegue empoderar, mais as pessoas conseguem ficar munidas e protegidas desse tipo de coisa e começam a tomar melhores decisões elas mesmas. Agora, foram mais de 4 anos e tem umas coisas que não mudaram, infelizmente, Dr Souto, com 264 episódios eu falhei miseravelmente em convencer você ou fazer você gostar de fígado, e você falhou miseravelmente em me influenciar a gostar de vinagre. Então, algumas coisas realmente não mudam, né?!
Dr Souto: É, existem coisas que são difíceis. Eu estou pronto a admitir que eu possa consumir quem sabe um pouco mais de patê de fígado, que é uma forma “nutella” de consumir o fígado, ou quem sabe o fígado numa proporção indetectável dentro de uma carne moída, acho que pode ser uma coisa também, digamos assim, 5% de fígado em 95% de carne moída, como o fígado é muito nutricionalmente denso, eu acho que mesmo esses 5% tá valendo, né?!
Rodrigo Polesso: Com certeza! Exatamente! A gente até num podcast recente que, acho que era 1g de fígado era equivalente a, sei lá, 700g de banana, era um negócio absurdo em termos de concentração de micronutrientes, então, com certeza é válido você disfarçar o fígado no meio da carne moída, você não sente o gosto e consegue se nutrir ao mesmo tempo.
Dr Souto: Bom, quanto ao vinagre, na verdade, tirando o fato de que eu acho que ele é gostoso, mas não é uma coisa que vai fazer falta na sua nutrição, eu admito isso.
Rodrigo Polesso: É verdade. Esse eu acho que vou ficar devendo mesmo. Esse não vai rolar não. E pessoal vocês precisam continuar em contato com a gente, nós vamos continuar como eu falei, atuando cada um focando na sua linha. Eu em breve vou anunciar, tenho um novo podcast que eu quero fazer mais eclético um pouco né, trazendo um pouco mais de mentalidade também, um pouco mais de saúde e estilo de vida no geral, um pouco fora do que a gente vem fazendo somente aqui, digamos, que tenha ciência e nutrição como sempre, mas também expandir um pouco o escopo, eu vou anunciar isso no futuro. Dr Souto também tem feito, atuando bem aí na internet, fazendo lives e entrevistas por aí, então nós, como eu falei no começo, cada um de nós cresceu bastante, nós crescemos juntos, eu acho que nós estamos alinhados na grande maioria das ideias que a gente tem, na filosofia a respeito de nutrição, na filosofia a respeito de estudos científicos, é obvio que existem pequenas divergências, como tudo na vida, é isso que torna o nosso papo tão interessante, torna nosso papo tão animado. Se a gente tiver uma mesa cheia de pessoas com a mesma opinião, significa que todo mundo menos um são inúteis né, porque todo mundo tem a mesma opinião não tem o que discutir. Então, a gente continua crescendo dessa forma e você precisa se conectar continuar conectado com o nosso trabalho. Então vale lembrar, novamente: pra você seguir nas mídias sócias, se você procurar o nome meu e do Doutor Souto, é o Rodrigo Polesso, tô lá no instagram, facebook, youtube, em todo lugar, podcast novo vindo em breve. O Doutor Souto também, Dr Souto no telegrama, Doutor José Souto lá no instagram, é só procurar o nome e você acha, em todo lugar, a Associação Brasileira Low Carb também. Lembrando que a triboforte.com.br vai continuar, o acervo de receitas lá dentro com mais de 600, todas as palestras gravadas e todos os eventos ao vivo da Tribo Forte, que é uma riqueza incrível de conteúdo, você precisa ter acesso a isso, você acessa triboforte.com.br isso continua lá no ar também e tudo continua em frente, melhorando cada vez mais. Dr Souto, é isso! Que maravilha! Foi um grande, grande prazer seguir nesse nosso encontro semanal por mais de 4 anos, por 264 episódios, eu acho que nós dois contribuímos bastante, de várias formas, para as pessoas, com até pontos de vista diferentes, formas diferentes de colocar as coisas e com certeza nós dois crescemos também bastante individualmente, então foi um grande prazer ter você aqui nesse nosso papo, foi muito bacana, o nosso contato continua fora da Tribo Forte e eu com certeza vou estar acompanhando o teu trabalho também! Então eu quero deixar aí o microfone pra você dar as suas últimas palavras ao pessoal da Tribo Forte.
Dr Souto: É, com certeza acho que uma palavra que expressa bem é: LEGADO, tá se deixando um legado aí que as pessoas vão poder continuar aproveitando, acho que vai continuar sendo uma fonte muito útil, inclusive para pesquisa, eu vou continuar sempre quando alguém perguntar “ah, mas e a produção de carne no Brasil?” eu vou dizer “olha, assistam o Tribo Forte 183 e 184…”, “a queda de cabelo” coloca lá no google “ Tribo Forte Eflúvio Telógeno”, então tem uma série de episódios que a gente deixou gravado que hoje se tornaram a minha resposta padrão pra perguntas que as pessoas me fazem. E então, sem dúvidas, nós crescemos juntos, eu também só tenho a agradecer essa parceria. Temos também aí planos do meu lado aqui, de talvez vir desenvolver um podcast, tem aí os produtos digitais que eu tenho desenvolvido junto com o Rodrigo Bomeny, junto com a Sari Fontana, que vocês vão encontrar lá no linktree no meu instagram que é @jcsouto, ali vocês podem clicar e tem ali pra vocês conhecerem. Enfim, são projetos que tão surgindo e que acho que vão aumentar a oferta, o menu de opções que vocês aí que nos prestigiam vão poder ter acesso. Então, mais uma vez, queria agradecer aos ouvintes e a você Rodrigo! Porque foi uma trajetória muito legal esse período em que nós ficamos fazendo o podcast junto religiosamente todas as semanas.
Rodrigo Polesso: É, é verdade. Muito bacana! E pessoal, de novo: alguma coisa tem que ceder espaço pra outras coisas crescerem no lugar. E as coisas só vão melhorar, só vão expandir daqui pra frente. Então, foi um prazer ter a audiência de todo mundo ao longo desses quase 5 anos, ao longo dos 264 episódios, obrigado por passarem a mensagem a frente, a palavra a frente! Continuem fazendo isso! Como eu falei, os episódios todos continuarão no ar, você pode pesquisar no google por qualquer tema e colocar Tribo Forte no nome que você provavelmente vai encontrar a resposta do que você procura. E continue conectado com a gente nas mídias sócias, nós vamos continuar cada vez mais fortes explorando esse mundo, tentando ajudar o maior numero de pessoas possível. Então, é isso! Dr Souto, obrigado então novamente por tudo e a gente com certeza se fala por aí!
Dr Souto: Obrigado! Obrigado Rodrigo! Obrigado ouvintes! E vamos nos encontrando por aí! Um abraço!