A boa notícia é que a nossa tão querida e deliciosa (e uma vez proibida) manteiga, está de volta com força total! Se você quer fortalecer sua saúde e ganhar a luta contra o emagrecimento permanente, leia com atenção este artigo.
Manteiga tem sido um alimento comum na dieta dos nossos ancestrais por milhares de anos e sem nenhuma evidência de efeito adverso algum! Pelo contrário, manteiga sempre foi relacionada à vários benefícios à saúde.
Porém, más interpretações de estudos e manipulação inescrupulosa de dados, acabaram levando a mídia e governos à disseminarem que a manteiga seria uma grande culpada pela obesidade e pelo aumento da incidência de doenças cardíacas.
Aí, brilhantemente, foram inventadas as margarinas. Todo mundo começou a sugerir o consumo de margarinas, ao invés, de manteiga.
Resultado? As estatísticas de incidência de doenças cardíacas aumentaram! Hoje, é conclusiva a idéia de que as margarinas são veneno para nosso organismo.
Afinal, como poderiamos achar, ingenuamente, que um alimento artificialmente criado pela nossa engenhosidade humana seria mais saudável que um alimento milenar criado pela natureza?
Evidências
“Ah, mas manteiga contém gorduras saturadas!!”
Sim! Ótimo! As tão temidas gorduras saturadas são absolutamente saudáveis para o corpo humano! (óbvio, a humanidade vem ingerindo-as à milhares de anos…). E isso é fato! As evidências científicas não deixam dúvida!
Aliás, uma revisão recente da Universidade de Cambridge (1), publicada este mês no Annals Of Internal Medicine mostra claramente que não existe absolutamente nenhuma evidência que suporte a teoria de que o consumo de gorduras saturadas leve à problemas cardíacos! Este é um último prego no caixão deste mito que vem sendo disseminado à décadas.
A febre das dietas baixas em gorduras (low-fat) causou e vem causando enormes danos à saúde da população mundial. Além disso, dietas low-fat são as mais ineficazes à longo prazo para quem que emagrecer, sem contar que são extremamente difíceis e sem graça de se seguir.
Dietas high-fat, ou seja, altas em gorduras naturais, têm provado, em todo santo estudo feito, gerar mais sucesso no emagrecimento do que qualquer outro método. É por isso também, por existirem evidências científicas absolutamente conclusivas a respeito disso, que o Método Emagrecer De Vez é baseado nesta filosofia.
Vantagens Da Manteiga
Seja no café (veja como fazer o Café Turbo do Emagrecer De Vez), no almoço ou na janta, manteiga é um alimento nutritivo que irá te ajudar tanto à aumentar sua energia, saciedade e disposição durante o dia, quanto a ser um ótimo aliado na sua queima de gordura e emagrecimento saudável.
Veja a lista de alguns nutrientes contidos na manteiga (2), abaixo:
- Vitamina A na sua melhor forma, Vitamina D, E e K2
- Antioxidantes
- Fator Wulzen: previne artrite e enrijecimento das articulações
- Colesterol (sim, é saudável! Veja este artigo para mais detalhes)
- Ácido dodecanoico: ajuda no sistema imunológico e é antiinflamatório
- Ácidos graxos de cadeias médias e curtas (ótimos para o equilíbrio ômega 3, ômega 6)
- Vários minerais
- Ácido Araquidônico (AA): Função cerebral e celular
- Lecitina
- CLA: Agente anti-câncer, construtor muscular e turbo imunológico
- Iôdo em forma altamente absorvível
Eu, particularmente, incluo manteiga no meu dia-a-dia em abundância (assim como faziam nossos antepassados que eram bem mais saudáveis do que nós hoje).
Quando olhamos o que a ciência séria tem a dizer sobre a manteiga e outras gorduras naturais, precisamos realmente sermos teimosos e ignorar as verdades para continuarmos disseminando balelas sobre doenças cardíacas e obesidade. A verdade é clara como água e brilhante como cristal, só não vê quem não quer.
Dietas baixas em gorduras naturais têm mostrado ser uma das piores invenções dietéticas já inventadas e grandes culpadas da enorme epidemia mundial de obesidade e doenças cardíacas.
Qual a Melhor Manteiga e a Pior?
Como você pode imaginar, existe uma boa diferença na qualidade das manteigas vendidas por aí!
As manteigas de melhor qualidade são aquelas feitas com leite integral orgânico de vacas de pasto.
As manteigas de pior qualidade são aquelas feitas de leite pasteurizado de vacas alimentadas com grãos (principalmente grãos geneticamente modificados).
A concentração e qualidade dos nutrientes entre estes tipos, varia bastante. Ainda, a pior manteiga ainda se mostra ser mais vantajosa do que a melhor margarina vendida (pelo amor dos Deuses do universo, margarinas são veneno para sua saúde, conforme demonstrado por incontáveis estudos científicos).
Cabe a você começar a ser mais crítico e ler os rótulos das manteigas que você encontra por aí!
Conclusão
Como o Dr. Joseph Mercola bem diz (2):
“As tão aclamadas margarinas “saudáveis” são as culpadas e não as gorduras saturadas naturais, como a manteiga. A hipótese lipídica (de que comer gordura deixa você gordo e doente) está finalmente encontrando seu fim. Já é hora de enterrar, pra sempre, o mito de que a manteiga é ruim pra saúde.”
Quer ser mais saudável, se sentir mais disposto, leve, saciado e atingir seu peso ideal? A ciência sugere fortemente que se ingira gorduras naturais em abundância, proteínas à gosto e carboidratos inteligentes à vontade! Os resultados são quase que inacreditavelmente positivos quando nutrimos nosso corpo com os alimentos que realmente fazem sentido.
Se quiser um guia passo-a-passo e organizado para começar a colocar tudo em prática e colher um emagrecimento saudável verdadeiro, considere dar uma olhada no Método Emagrecer De Vez. Respeitemos as verdades científicas e não as balelas do senso comum!
Viva a manteiga! Viva o sabor! Viva nossa saúde!
Um grande abraço,