O SEGUNDO ERRO Mais Comum de Quem Corta Carboidratos

agua do marFala pessoal, aqui é o Geosh! Conforme prometido, aqui está o segundo erro mais comum em uma alimentação baixa em carboidratos! Se você não viu o primeiro erro(é o erro mais comum) clique aqui pra abrir em outra aba o artigo pra você ler =) Antes, vou falar um pouco das vantagens.

A adaptação à uma alimentação assim me permite:

– Um fluxo contínuo e estável de energia durante o dia inteiro;
– Melhor capacidade de queimar gordura corporal como fonte de energia;
– Uma sensação de maior liberdade da comida(as pessoas são escravas do carboidrato, hehe);
– Presença e Hiperfoco mental(a mente fica mais calma, fica fácil até demais se concentrar em uma única idéia ou tarefa e prestar bastante atenção no que se está fazendo: suspeito que o excesso de glicose tenha um efeito neuroestimulante que atrapalhe nesse caso);
– Uma sensação de atingir um objetivo(você conseguiu passar a funcionar com gordura enquanto apenas uma pequena parte da humanidade já experimentou esse estado que provavelmente era bem comum nos nossos ancestrais;
– A possibilidade de treinar pra me exercitar queimando primariamente gordura ao invés depender de glicose(hoje já existem até ultramaratonistas adaptados a queimar gordura, atletas de elite mundial;

Bom, como dá pra ver, existem muitas vantagens em um estado assim. Porém, essa adaptação leva tempo e tem várias armadilhas que podem dificultá-la. Dores de cabeça, tontura, enjoo, mal estar, quedas de glicose, fraqueza, aquela sensação de estar resfriado e sem energia podem te atrapalhar se você não souber o que está fazendo.

Além disso acontece uma mudança na nossa flora intestinal e digestão que podem causar constipação e vários desses sintomas(a maioria dos nossos fungos e bactérias ruins morrem em uma alimentação assim e a morte destes pode ser inclusive o que induz parte dos sintomas.)

Esse erro de hoje é também algo que atrapalha muita gente a se adaptar, e que causa um mal estar danado quando cometido.

O Segundo erro mais comum é:

Não repor os eletrólitos perdidos.

Os carboidratos densos, ricos em amido e açúcar causam uma retenção maior de líquido e sódio. Quando você elimina o excesso de carboidratos densos, o seu corpo começa a processar minerais de maneira mais eficiente. Os seus rins passam a excretar mais sódio e eletrólitos do que antes. Além do sódio, também perdemos potássio e magnésio.

desidratadoEliminar esse excesso é ótimo, mas, se você não repuser os eletrólitos E se hidratar, ficará muito mais vulnerável ao mal estar da adaptação (os sintomas que citei antes) e pode ter que abandonar sua alimentação nova.

Por isso é que pode ser necessário aumentar o consumo de sal, potássio e magnésio em uma alimentação restrita em carboidratos.

Aviso: Que fique claro que os itens abaixo não são recomendações médicas ou nutricionais, pra isso, procure um médico ou um nutricionista. São apenas as soluções que eu encontrei e utilizo, não me responsabilizo de forma alguma pelo mal uso dessas informações.

Pro sal, um sal marinho, flor de sal ou sal do himalaia(o meu sal favorito) são boas fontes.
ricasempotassioO potássio é possível conseguir no abacate, tomates, vegetais folhosos, folhas de beterraba, peixes, e sal light(embora eu não gosto muito desse por ser um sal refinado).
Para o magnésio, uma alternativa muito boa é utilizar o cloreto de magnésio como suplemento, é barato e dura um bom tempo.

Para saber mais sobre retenção de líquidos, veja esse artigo aqui; e esse também!

Outra fonte excelente de eletrólitos e minerais são os caldos de ossos, caldo de mocotó, caldo de pé de porco e de frango caipira. Quanto mais tempo cozinharem com os ossos, mais eletrólitos. São ótimas fontes de colágeno e fazem muito bem pro intestino também. São ótimos alimentos para a fase de adaptação e parte de uma alimentação milenar.

Repetindo: Uma dieta baixa em carboidratos correta não é a DIETA DA PROTEÍNA:

Que fique claro que não estamos falando da ¨Dieta da proteína¨ – ¨A dieta da proteína¨ tem uma mazela própria: a digestão do excesso de proteína libera amônia e causa um bafão terrível que também é conhecido carinhosamente como bafo de dragão, haha! É muito pior do que o hálito cetogênico, mais neutro e suave. Não considero uma dieta rica em proteínas e pobre em gorduras uma boa estratégia, pessoalmente jamais adotaria algo assim. Esse excesso de amônia é tóxico além de ser fedorento, portanto, uma dieta pobre em carboidratos tem que ser inteligente em proteínas também, jamais excessiva. Veja o artigo 1 para saber mais.

—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————-

Por hoje é só!

E você? Já passou por esse limbo ou ainda não? Foi tranquilo ou foi difícil? Conhece alguma informação importante sobre o artigo, bons alimentos fontes de eletrólitos? Deixe seu comentário! Ficou em dúvida sobre alguma coisa? Comente também!

Vamo que vamo!

Geosh.

  • André

    Muito bom. Minha mãe vem reclamando de “fraqueza” e, até o momento, é a que tem os resultados menos expressantes aqui em casa (ela perdeu 10kg e está em último na corrida aqui em casa hehehe). Vou recomendar para ela ler esses posts.

    Em tempo: você pode responder meu comentário no post 2 sobre “tipos de gordura”? Apenas se possível, pois seria bem importante pra mim. Ele é o último la… =)

    Abraço e VAMO QUE VAMO!

    • André

      Errei na palavra, era pra ser “expressivos”

    • André, coloquei tudo em dia, te respondi lá por dentro do sistema mesmo! Respondo os comentários do site por dentro do sistema, não vou nos posts um por um, só nos últimos pra responde os comments via facebook =) Abraços!

    • Ah, e sim, qualquer sintoma requer atenção e cuidado pra ver o que está causando. O acompanhamento médico/nutricional nesses casos é fundamental. Nosso objetivo é viver melhor que antes, né? Vamo que vamo!

  • Finalmente um artigo que explica a verdade. Geosh, como você sabe, hoje em dia ta uma conflução danada sobre que tipo de alimento e bom ou ruim, e por ignorância ou motivos mais escuros a mídia só divulgar a maneira errada de se alimentar.

    Abraço

  • Thaís Carvalho

    Gostaria de ler um artigo sobre Alimentação Infantil.

    • Thaís, vou tentar escrever a respeito, mas é um assunto que eu acho que tem que ser abordado de maneira muito cuidadosa e responsável. Abraços!

      • Thais

        Obrigada pela resposta Geosh!
        Fico curiosa, pois seria possível adaptar as dicas encontradas aqui para a minha filha de 5 anos, algumas já até faço. Mas o lanche escolar, por exemplo, é um problema. Gostaria muito de ler o que as pesquisas recentes dizem sobre crianças. Mas realmente seria algo que exigiria muita atenção e responsabilidade.

        Abraços.

        • Thais, escrevi um artigo esses dias a respeito! De uma olhadinha na página principal do site. Abraços!!!!

  • renata

    posso incluir o iorgut grego ligth na minha alimentação?

    • Acho que cortar a gordura é um erro, Renata! Abraços!

  • Willian

    Geosh,Posso Comer Alface Americano Ou Tem Alguma diferença Obrigado

    • Willian, acredito que toda alface vendida no mercado é benéfica =) Disponha!

  • Mirtes

    Importantes considerações, como sempre.
    Abração Geosh!!!

  • Felipe Santos A.

    Boa tarde pessoal do EDV!
    Geosh, lembra quando perguntei sobre dieta açucarada e moscas volantes? Você recomendou um teste. Muito bem. Esse teste começa hoje!!! Eliminando trigo, açúcar e leite, “só” pra começar. Hora de conhecer o estado de saúde máxima! Muito obrigado mais uma vez por divulgar esse conhecimento libertador!

    • Boa! Me lembro sim! Depois me conte como foi! Abraços!