Podcast #008 – A Melhor Alimentação Estratégica Para Treinos E Exercícios

PodcastNeste episódio, eu converso com o Luiz Sérgio que é nutricionista em Santa Catarina. Dê o PLAY acima para começar a escutar!

O Luiz tem uma paixão especial por exercícios, logo, iremos focar também na questão da alimentação voltada à treinos, tanto pra emagrecimento, quanto para ganho de massa!

Alguns dos tópicos tratados neste episódio do podcast:

  • Alimentação pré e pós treino para emagrecimento e desenvolvimento muscular?
  • A importancia dos alimentos REAIS na performance nos exercícios e treino.
  • Quais as maiores vantagens de uma alimentação que favoreça os carboidratos naturais/integrais ao contrário dos simples, refinados e complexos no caso de quem pratica atividades físicas como foco no emagrecimento?

Blog do Luiz Sérgio: luizsergio-nutricionista.blogspot.com

Hipertrofia - Pequeno

Meu livro eletrônico oficial bestseller sobre ganho de massa muscular. Clique AQUI para mais detalhes.

Este ebook é focado 100% nas técnicas de treino mais eficientes e eficazes para desenvolvimento muscular, de acordo com o que a ciência mostra.

 

itunes-logo

 

Videocast deste podcast 🙂

O comecinho ficou de fora, mas você escutá-lo no podcast acima 🙂

Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

  • DEUZANE REGINA MACARIO

    INCRIVEL O BLOG. VEIO DE ENCONTRO AO MEU MOMENTO.PARABÉNS….MORO MEIO QUE NA ROÇA E TENHO DIFICULDADE COM ACESSAR INTERNET.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Sei como é, Deuzane! Meus pais moram num sítio também. Seja bem vinda, Obrigado!

  • Renan

    Parabéns Rodrigo e Luiz pelo novo podcast.

    Rodrigo sou praticante de musculação, não tenho porcentual de gordura elevado em meu corpo mas me interesso muito pelos teus artigos sobre emagrecimento, mas, gostaria que um dia você fizesse um podcast voltado a hipertrofia muscular desde treinos e alimentação se possível.
    Rodrigo tenho uma duvida em relação ao pós-treino e ficaria muito grato se fosse pudesse me ajudar. Faço minha suplementação no pós-treino com Whey Protein e Aveia, somente no horário pós-treino eu sou a favor de um pico de insulina devido a velocidade desse hormônio em nutrir as células, mas eu não uso a dextrose por ser somente carboidrato e não ter nutriente nenhum (nada de vitaminas e minerais) por isso uso a aveia mas minha dúvida é: e se eu colocar Whey + dextrose + 1 cap de multivitamínico mineral bom será uma boa escolha devido ao pico de insulina provocado pela dextrose e a proteína os minerais e as vitaminas serão melhor absorvidas pelo organismo?
    Espero que me ajudem ou me corrijam caso eu esteja errado em algum fator. Obrigado

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Boa pergunta, Renan! Porém, veja nosso artigo: comer antes ou depois dos treinos, olho nos fatos! Abraços!

      • Renan

        O Geosh valeu, obrigado. Foi muito útil essas enformações. Parabéns

        • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

          Obrigado, Renan!

  • Priscila

    Olá! Acabo de perder uns 10 kg, dentro de um ano. Mas está MUITO dificil manter o peso e vivo entrando em dietas malucas. Começarei amanhã musculação e sempre estou de olho em seu blog. Mas tenho dúvida sobre quantidades… muita proteína e gordura saudável, mas em que quantidade? À vontade a proteína? Porque no fim as dicas não são muito diferentes da dieta Dukan ou Atikins…

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Priscila. Pense em dois aspectos. Você tem que suprir as suas necessidades diárias de proteína, e tem que suprir as suas necessidades diárias de energia. o que não vier de carboidrato, vai ter que vir de gordura, certo? No nosso caso nós optamos por uma abordagem menos radical e mais passível de se manter por tempo indeterminado do que Atkins ou Dukan. Abraços!

      • Priscila

        Obrigada pela resposta e atenção. Estou com medo do meu dia livre, mas tomara que dê tudo certo… ah, e dica para o blog: acho que seria legal vocês fazerem posts sobre como incluir alimentos como o queijo cottage no dia a dia. Ou até mesmo uma área para receitas e formas interessantes de usar os alimentos. Obrigada mais uma vez!

        • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

          Não tenha medo, Priscila! Veja o videocast 009 assim que sair, tem uma receitinha interessante nele da nossa convidada especial =) Abraços!

  • Priscila

    Ah! Parabéns e OBRIGADA pela iniciativa e o blog. Muito sucesso!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Obrigado, Priscila!

  • Wanderlaini Ap. Rodrigues

    Muito obrigada pelas dicas rapazes!!!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Obrigado, Wanderlaini!

  • Ana

    Ainda não consigo entender o que significa a insulina ser um hormônio anaeróbico. Seria possível explicar de forma mais detalhada ou mais simples para uma leiga no assunto como eu compreender?
    Parabéns pelos podcasts! É um melhor do que o outro.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Olá, Ana! Não seria anabólico? Obrigado!

  • Tatiana Rohricht

    Rodrigo, vc tá demais heim!!! Levei um susto quando vi tantos videos novos no you tube…parabens pelo site..ta bombando.

    Só tenho uma duvida: não entendi muito bem a parte do pré treino…só batata doce?
    Eu geralmente como uma banana com nata, a gordura da nata da uma saciedade por mais tempo e eu acho que fico bem disposta pra treinar…o problema eh quando eu calculo mal, a diarista come e acaba a banana, ai nunca sei o que comer

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Vc viu? O homem cismou de gravar vídeos, Tatiana, ehehehe. Acredito que o Luiz se referiu a batata doce enquanto carb! Acho que pode ser uma boa tomar uma whey junto. Luiz, se tiver por aí se manifeste!

      • http://luizsergio-nutricionista.blogspot.com Luiz Sérgio

        Opa! Então, a banana só não pode estar muito madura, senão aumenta demais o índice glicêmico (IG) dela. E o mínimo de nata seria 20% da quantidade de banana… Maçã tem IG menor que banana, é outra opção, sem falar de Óleo de Côco…

  • Eridan Mesquita

    Cara, assisti um vídeo sobre essa parada de PODCAST e fiquei tarado por esse assunto. Agora não posso ler a palavra podcast que vou logo ver do que se trata. Quero sacar tudo sobre isso e, com certeza vou aprender com os melhores igual você e muitos outros feras por aí. Logo, logo estarei lançando meu programa e fazendo um podcast com os maiores dos maiores e gostaria de já contar com você em breve. Parabéns pelo seu trabalho e pelo excelente SITE/BLOG…

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Opa! Envia um email pro [email protected], Eridan!

  • Ana

    Muito legal, informações de 1ª, passadas por gente q entende e quer compartilhar o melhor, pra uma população mais saudável, obrigada !

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Obrigado, Ana!

  • Guilherme

    Rodrigo/Geosh,

    Li no blog do Dr. Luiz Sérgio sobre o leite e derivados, ele mostra que é totalmente desnecessário consumirmos estes alimentos pois o leite da vaca foi feito para alimentar o bezerro e não humanos…já li aqui no site a matéria sobre o leite e outra “apoiando” o consumo de queijo…mas segundo o Dr. Luiz Sérgio até o consumo de queijo pode estar desequilibrando nosso organismo.

    Gostaria de uma opinião, pois fiquei confuso em relação ao assunto.

    Obrigado

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      De fato, Gui, não existe nada no leite que você não consiga em outro lugar. Algumas pessoas(meu caso também) realmente tem problemas até com queijo. Também há uma tolerância maior dos alimentos que sejam feitos com leite cru. Pra quem tolera, pode ser uma boa! Disponha!

  • Denise Timoteo

    Ai Rodrigo, ta dificil o tal do emagrecer… Complicado Viu… to desesperaaada Já!.. AOOKAkoAkoA
    Muito bom os artigos….

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Vamo que vamo, Denise! Só fracassa quem desiste!

  • Rodrigo Ramos

    Olá Rodrigo, Geosh!!!
    Muito legal o bate-papo desse podcast, faltou só o Geosh mesmo… Acho que deve ser problema de agenda, rsrsrsrsrsrsrs!!!! É muita informação a ser garimpada né Geosh?

    O meu processo de emagrecimento aconteceu exatamente como o Rodrigo falou no podcast, quando comecei no ano passado fiquei com medo de um “choque de ordem” e não quis mudar radicalmente meu cárdápio e sofrer algum tipo de efeito colateral.
    Então elaborei uma lista do que me fazia mal e fui eliminando um a um, substituindo por “comida de verdade” e a perda de peso veio naturalmente.

    Hoje meu organismo se equilibrou, determinou o próprio peso e a composição corpórea de acordo com o meu cotidiano e mesmo quando tenho que comer algum alimento fora da rotina que tenha índice glicêmico alto, aprendi a calcular a carga glicêmica para evitar os picos de insulina.

    Aprendi tudo aqui, e indico a todos que me perguntam como consegui!! E como diz o Rodrigo, parece um vício… quanto mais vc aprende sobre o assunto, mais vc quer saber e entender como tudo funciona, Obrigado amigos!!

    E lembrem-se: A industria alimentícia usa as mesmas estratégias que a industria do cigarro e das bebidas… propagandas com pessoas lindas, atléticas e com aparência saudável.
    Abrçs.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Obrigado, Rodrigo! Eu tava no sítio dos meus pais, internet lá é anti-videocast, hehe! Quando seu corpo se reequilibra, recupera a sensibilidade a insulina, ele passa a te dar uma liberdade maior mesmo. Claro que abusos contínuos vão sempre acabar em gordura, mas o conhecimento liberta, né? Grande abraço!

  • Alexandra Rodrigues

    Olá a todos. Mais uma vez, um momento privilegiado de informação direta e sem “balelas”. Obrigado a vocês os que trabalham (e muito) para informar e educar todos os que procuram melhorar a sua saúde e e alcançar o bem estar físico e emocional.

    Escrevo, também, para pedir a opinião do Rodrigo e do Geosh sobre a minha situação. Li (ou melhor, estudei) intensamente todos os artigos e vídeos e podcast deste site, tenho até um caderno de apontamentos elaborado a partir de toda a informação contida no site e tenho seguido todas as orientações.

    Eliminei os cereais, o leite, os óleos vegetais e margarinas. Consumo alimentos naturais (como diz o Rodrigo), de procedência e, como tenho uma horta bem grande, os vegetais são biológicos.

    Não reduzi o consumo de calorias. Simplesmente, substituí os hidratos de carbono densos (cereais e derivados, batata, frutas com muito açúcar) pelos fibrosos, de baixo índice glicémico.

    A contagem de triglicéridos, de colesterol LDL e a glicemia baixaram e encontram-se em níveis normais. Porém, apesar dos 6,5 kg perdidos, metade foi de massa muscular.

    Alguma sugestão? O que estarei a fazer de errado?

    Um abraço e, por favor, respondam-me. Sei que as solicitações são muitas mas tenho esperança que arranjem um tempinho para mim.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Alexandra! que prazer ler o seu comentário! Você é uma dessas sortudas que tem acesso as melhores opções! Como foi que você constatou que metade foi massa? A unica coisa que me vem a cabeça é um consumo baixo de calorias, ou seja, comer pouco demais! Talvez pouca gordura ou pouca proteína?
      Fique a vontade! Sempre respondemos todos os comentários e vamos continuar enquanto der! Abraços!

      • Alexandra Rodrigues

        Olá Geosh
        Tenho uma amiga nutricionista que me facilita o uso da balança dela, que mede a composição corporal através da bioimpedância, a partir do contacto com a sola do pé.
        tenho ido lá regularmente e, embora saiba que não é infalível, pelo menos dá-me a noção da evolução, concordas?
        A verdade é que, desde que mudei a alimentação, o meu apetite diminui imenso. Eu lia o que tu e o Rodrigo diziam, mas custava a acreditar, pois eu comia mesmo muuuuuuuuito!!!! Talvez esteja a comer pouco, mas penso que como proteínas e gordura suficiente.
        para confirmar, tenho analisado as refeições e, por dia, ingiro cerca de 40 g de hidratos de carbono, sendo a maior parte das calorias provenientes da gordura e, as restantes, das proteínas.
        Em relação às proteínas, tenho cuidado para cumprir as 2 g/ kg de massa magra. Talvez seja falta de musculação?? É que HIIT ainda não senti coragem e apenas esta semana comecei com o programa 30 DS, da Jillian Michaels, que segundo ela, também promove stress no organismo, obrigando-o a mudar.

        Se tiverem mais alguma sugestão, agradeço.
        Mais uma vez, obrigado pelo vosso trabalho e generosidade.
        Alexandra Rodrigues
        Santarém (Portugal)

        • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

          Há, Tá explicado! Tem que colocar esses músculos pra trabalhar, Mulher! Realmente a balança não é infalível mas serve sim como uma ótima orientação vetorial! Ficamos felizes em poder ajudar, Alexandra! Ainda mais pessoas simpáticas como a maioria das que vira e mexe estão comentando aqui =)

  • maria helena

    Mt bom, gostei mto das dicas, espero saber usala-las de maneira bastante proveitosa!!!!!! É mt bom saber q ainda existe pessoas assim como vc, q se preoculpa com o bem estar dos outro… Parabéns

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Obrigado, Maria Helena! Disponha =)

  • http://emagrecerdevez Ana claudia

    Olá Rodrigo e Geoch!Sou vidrada em todos seus artigos,sei que ja estão carecas de ouvir parabéns pelo site!Eliminei o açucar e o trigo a tres dias estou muito animada pois preciso perder 15 kg estou com 80kg e 1,61 de alt .
    Não tenho alergia a lactose,o que vcs acham de tomar vitamina no café da tarde abacate com leite sem açucar ? acho uma delicia e me sinto saciada.
    Estou comendo ovo mexido com bacon no café da manhã mais legumes e verduras no almoço e no jantar

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Obrigado, Ana! As vezes eu uso um pouco de aveia pra dar a leitosidade na vitamina de abacate. Acho que rola de fazer o teste do leite, veja o artigo! Grande abraço!!!

  • http://facebookouhotmail thauany pereira

    como faço para emagrecer 15 kilos em apenas 2 semanas

  • http://facebook.com.br thauany pereira

    como faço para emagrecer 15 kilos em apenas 2 semanas??

  • ana claudia

    oi tudo bom rodrigo gostei muito do seu comentário e pelo seu desempenho de ajuda as outras pessoas.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Obrigado, Ana!

  • Rosilene Soares

    Faz 2 semanas que estou fazendo academia no intuito de emagrecer e tirar todas as gorduras localizadas, acho que não tenho uma alimentação adequada, tomo muito Activia, como frutas e tomo muita agua. Pode me orientar qual o melhor caminho para um emagrecimento saudável?

    • Alexandra Rodrigues

      Olá
      Sou apenas uma leitora do site, mas pode desde já dizer-te que o Rodrigo e o Geosh te aconselharão a ler todos os artigos do site. A resposta a (quase) todas as tuas questões estão já expostas num grande trabalho de pesquisa realizado por eles.
      não tem sentido que eles tenham de repetir tudo vezes sem conta, se já se deram ao enorme esforço de colocar tudo à disposição no site.
      Beijos

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Boa leitura, Rosilene! O Site está cheio de conteúdo pra tirar suas dúvidas. Seus resultados vão vir em média 80% da sua alimentação!

  • Jorge

    Olá Rodrigo e Geosh! Primeiro, mais uma vez, gostaria de dizer que sou fã d+ do trabalho de vcs! Já convenci até a família da minha namorada a acompanhar o site e seguir a maioria das dicas de vcs! Já estão chamando-os de gurús da alimentação – hahahahahaha! Caras, ando me batendo para conseguir achar frutas e outros alimentos que sirvam como carboidratos de alto índice glicêmico. Tirei o pão integral do café da manhã, mas vinha substituindo-o por banana, que possui alto índice glicêmico e, por isso, não é tão legal. Achava que batata doce era de alto índice glicêmico e aqui vi que não é… Existe alguma tabela confiável para vermos carboidratos, além de legumes e vegetais, com baixo índice glicêmico? Se puder, vocês podem publicar? Obrigado, meus caros!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Obrigado, Jorge! Que bom que o pessoal tá gostando! As tabelas não são muito confiáveis, é melhor só ter um direcionamento de médio, alto, baixo, etc. Mas me diga, qual é o seu objetivo com eles?

      • Jorge

        Olá, Geosh! Cara, tô querendo substituir 100% o pão integral, tendo em vista que atualmente só como 3 vezes na semana, ou seja, 2 fatias antes da minha aula de pilates. Além disso, quero comer 100% de carboidratos de baixo índice glicêmico. Batata doce seria uma boa? Quanto mais ou menos equivaleria em termos de quantidade de carboidratos em relação às 2 fatias de pão integral? No café da manhã e no da noite como uma pêra ou duas ameixas frescas. São frutas de baixe índice glicêmico? Pode me sugerir outras frutas? E aipim e inhame, são de alto índice ou não? Desde já agradeço, Geosh! Abração!

        • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

          Jorge, a batata doce é sim definitivamente uma melhoria sobre o pão integral. Eu experimentaria com ela e com o inhame e talvez a lentilha. Eu tentaria uma batata, mas no final das contas é você quem vai ter que ficar de olho num possível impacto sobre o seu percentual de gordura. Quanto as frutas, acho que se você combinar com gorduras boas não devem te trazer impacto não, visto que você já limita as quantidades. Talvez maçã ou morangos! Abração!

        • Teresa
  • Jorge

    Obrigadão pelas dicas, Geosh! Abração!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Tamo ae, Jorge! Abração!

  • SILVIA

    Tenho 48 anos e faço musculação diariamente, na academia, tentando fazer conforme as dicas do livro de hipertrofia. A minha dúvida é qdo entrar na menopausa como conseguirei manter os músculos?? Continuará sendo 50% alimentação e 50% treino???

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Olá, Silvia! Acredito que você não terá problemas pra manter os músculos se continuar fazendo musculação! Inclusive a musculação deve te ajudar durante a menopausa!
      Abraços!

  • Keiti

    Ola, pessoal

    Para falar a vdd, ainda não estou muito animada para praticar exercicios, pois ainda estou no começo do emagrecimento, mas qual opção seria, melhor para ajudar a turbinar a perda de peso, ou terei mesmo que fazer as duas coisas: somente musculação, ou somente caminhada intercalada com corrida, hit…

    E terei que fazer todos os dias da semana??

    E o pilates de solo é uma boa opção??

    Obrigada…Bjoss…

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Keiti, Eu não abriria mão da musculação de jeito nenhum. E hiit eventualmente pra turbinar a perda de peso. Um abraço!

      • Keiti

        🙂 Obrigada….

  • Gisele

    Olá meninos, gratidão por tanta informação preciosa!
    Estou precisando de um help mesmo, de verdade…na minha alimentação.
    Já passei por 3 nutri e NADA de resultados, e olha que não foi por falta de esforço da minha parte 🙂
    Sou Vegetariana há 12 anos, tenho 29 anos e há 2 meses me tornei vegana, ou seja, nada de origem animal.
    Preciso perder 10kg, gosto de malhar pesado e comecei a correr faz 1 mes, mas minha alimentação tá difícil de adequar ao novo padrão, hehe 🙂
    O que comer antes do treino, depois e durante o restante das 22hrs ainda do dia que restam para o músculo se recuperar!!!
    Se alguém puder me ajudar e tiver disposição para encarar essa..

    Ah, Luiz Sergio, tu és quase meu vizinho,hehe.
    Rodrigo e Geosh, gratidão!!!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Olá Gisele. Obrigado! Vou ser bem sincero contigo. Uma alimentação vegana é realmente difícil de manter. Pra adquirir a quantidade necessária de proteínas, haja castanhas e sementes. Eu acho que o ovo lacto vegetarianismo é mais fácil de manter e ter boa perda de peso. Eu tomaria whey protein antes/depois dos treinos. Grande abraço!

  • http://emag sandra

    nao tive respota tenho anemia apos ter retirado os carboidratos o que faço e oque como

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Sandra, anemia é uma deficiência de ferro, não de carboidratos.

  • http://emag sandra

    preciso que voces me deem um exemplo de como fazer o programa

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Tem sempre a fórmula – proteínas+gorduras boas+vegetais fibrosos/legumes e talvez carboidratos complexos.
      Abraços!

  • http://www.estillodevida.com.br Maria candida

    Também é de suma importancia que você tenha em mente que, mais do que fazer uma dieta para emagrecer, é preciso adotar um estilo de vida mais saudável para perder peso e, ao mesmo tempo, ganhar energia e melhorar a sua qualidade de vida.

    Se o seu objetivo é a perda de peso, faça dele o ponto de partida e a motivação para uma vida mais saudável, livre de doenças, de gastos com medicamentos, privações e te deixando saudável para curtir o que a vida tem de bom para te oferecer. Quero parabenizá-los pelo maravilhoso artigo, onde esclarece todo um procedimento de alimentação ligada a exercicios para um bom estilo de vida sem medo de ser feliz!!!