Adoçantes Engordam Mais Do Que Açúcar!

Você está consumindo adoçantes artificiais na esperança disso te ajudar a emagrecer? Este artigo é para você!

O assunto é polêmico? Sim!

Muita gente vai torçer o nariz? Sim!

adocantes

Isso vai me impedir? Não, de forma alguma.

O meu compromisso aqui no Emagrecer De Vez é um só, a sua saúde!

Não é por nada que os leitores que acompanham o Emagrecer De Vez são os mais felizes e saudáveis do planeta, não é verdade? Aliás, parabéns por ser um deles.

Enfim, neste artigo, quero alertar você dos “perigos” do uso dos adoçantes e explicar por que eles não passam de falsas promessas e de um tiro no pé de quem quer emagrecer.

A ciência tem mostrado que os adoçantes engordam ao invés de colaborar com seu emagrecimento.

Sente-se confortavelmente, faça aquele seu chá de camomila (sem adoçante) e venha comigo.

Ahh… seres humanos espertalhões!

Na boa, nós estamos sempre tentando achar um jeito de burlar a natureza e tornar as coisas mais fáceis!

O adoçante é resultado dessa busca incontrolável dos seres humanos por prazer sem consequências!

Vamos ver, quando você ingere algo adoçado com adoçantes artificiais, você faz com que o seu corpo sinta o gosto doce, porém, sem as calorias. Isso não é normal.

Agora, veja, isso não existe na natureza! Quando você sente gosto doce, geralmente, ele vem acompanhado das calorias equivalentes! É assim que sempre foi por milhões de anos e é isso que seu corpo está programado geneticamente para aceitar. Ah, humanos ingênuos acham que podem fazer isso sem enfrentar as consequências?

E nós continuamos tentando passar a perna na realidade…. tsc tsc.

Emagrecer não é comer MENOS calorias!

Este é, provavelmente, o maior mito sobre emagrecimento, o qual, a maioria das pessoas ainda defende na atualidade. Porém, a ciência e a prática já vem provando a muitos anos que este é o modo mais contraprodutivo de se emagrecer de verdade.

Veja, o grande mérito dos adoçantes é de que eles fornecem o gosto doce sem as calorias adicionais. Este é o grande ponto “positivo” e, ao mesmo tempo, é exatamente o que justifica o FRACASSO total dessa invenção!

Emagrecer não é comer MENOS calorias! Não!! Eu também já caí nessa, eu confesso! Afinal, como eu disse, quase todo mundo defende esta idéia, porém, ah… se pudesse voltar atrás.

Emagrecimento consiste em comer CORRETAMENTE, independente de quantidade. Ao se alimentar de forma correta, o seu corpo irá caminhar automaticamente em direção ao seu peso ideal e você irá se manter neste peso de forma natural e automática, sem se preocupar com quantidades calóricas! Parece até lorota de tão simples.

Mas aqui, vamos focar no assunto tema do artigo!

Veja, ao contrário do que o senso comum poderia dizer, a ciência tem PROVADO e mostrado que os adoçantes:

  • Estimulam o apetite
  • Aumentam a fome por carboidratos
  • Estimulam o armazenamento de gordura e o ganho de peso

Além disso, um novo estudo, o qual comento logo abaixo, mostrou que a sacarina e o aspartame (2 adoçantes super comuns) causam maior ganho de peso do que o próprio açúcar! Aliás, se você é diabético(a), saiba que o aspartamente pode piorar a sensibilidade à insulina do seu corpo. Ouch!

Vamos aos fatos!

E quem disse que os brasileiros não agregam valor ao mundo científico? Veja a incrível contribuição recente, desta vez, vinda dos gaúchos!

“Churrasco com chimarrão, fandaaaango, trago e mulher…. “, ok, ok…. chega.

Voltando, um estudo super recente de 2012, feito pela Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul conclui que o uso de adoçantes promove o ganho de peso, ao invés do contrário, como a maioria espera (veja as referências no final do artigo).

O experimento é interessante. Vou simplificar aqui:

Pegaram um grupo de ratos e dividiram em subgrupos. Parte dos ratos foram alimentados com iogurte artificialmente adoçado (com adoçante) e a outra parte dos ratos foi alimentada com iogurte naturalmente adoçado (com açúcar). Todos os ratos ainda comeram suas rações normais. O experimento durou 12 semanas.

Os resultados mostraram que a adição dos adoçantes sacarina e/ou aspartame no iogurte resultou em um maior aumento de ganho de peso nos ratos que se alimentaram deste iogurte em comparação com os ratos que se alimentaram do iogurte adoçado com açúcar, mesmo que o total de calorias dos dois grupos tenha sido o mesmo no final das contas!

OBS: Os ratos de ambos os grupos ingeriram a mesma quantidade de calorias por que os ratos que comeram o iogurte artificialmente adocicado, comeram mais da ração deles do que os outros ratos, compensando as calorias baixas dos adoçantes.

Ou seja, os dois grupos de ratos ingeriram a mesma quantidade calórica, porém, o grupo que se alimentou com adoçantes ganhou mais peso do que o grupo que se alimentou com açúcar! Emagrecimento não é corte de calorias puramente!

Mas este é somente um dos estudo. Na realidade, a ciência vem mostrando as enormes falhas e perigos dos adoçantes à décadas, porém, adivinha, a indústria do emagrecimento tem muita força financeira e política também, logo, a mídia não tem muito interesse e liberdade para tratar deste tipo de assunto, afinal, muitos interesses financeiros estão envolvidos.

Enfim, deixe-me compartilhar contigo mais alguns fatos.

Uma revisão científica de 2010 publicada no Yale Journal of Biology and Medicine cita vários estudos de grande escala que mostram correlações positivas entre o consumo de adoçantes artificiais e o ganho de peso, o que, novamente, vai de encontro com a falsa idéia do senso comum de cortar calorias para perder peso.

Nesta revisão, cita-se um estudo que examinou 3682 adultos durante um período de 6 a 8 anos. O estudo mostrou que as pessoas que consumiam bebidas artificialmente adoçadas tinham, consistentemente, um maior IMC (índice de massa corpórea) do que as pessoas que não eram consumidoras destas bebidas.

Outro estudo conduzido pela American Cancer Society nos anos 80 que acompanhou 78694 mulheres, mostrou um maior ganho de peso por parte do grupo de mulheres que eram consumidoras de adoçantes artificiais. Os mesmos indícios foram mostrados no famoso Nurses´ Health Study, o qual, acompanhou 31940 mulheres nos anos 70.

Ou seja, não faltam evidências para comprovar que os adoçantes artificiais são um tiro no pé e, ao contrário, do que imaginamos, eles colaboram para o GANHO DE PESO e não para o emagrecimento.

E ainda não estamos nem mencionando outros fatores envolvidos e os possíveis efeitos catastróficos da química dos adoçantes no longo prazo…

Véi, na boa…

Vamos parar de tentar enganar o organismo.

Veja, a principal razão, pela qual, o açúcar em si (sucrose/glicose) tende a levar à uma alimentação mais controlada do que os adoçantes, é que as calorias que acompanham o açúcar despertam respostas biológicas no seu corpo que visam manter o seu balanço energético constante. Isso é evidenciado também por um estudo de 2011 da Universidade de Purdue nos EUA (referências).

O que estamos fazendo, literalmente, ao consumir adoçantes artificiais de zero calorias ou baixas calorias, é tentando enganar o corpo, mas como você sabe, isso não é possível sem consequências!

Enfrentemos a realidade e tratemos de parar de producar atalhos danosos à nossa saúde e começemos a nos educar, voltando a praticar hábitos que são, não só saudáveis, mas naturais ao nosso organismo!

Eu poderia escrever dezenas de páginas somente sobre este assunto, pois são tantos pontos e evidências que mostram o quanto os adoçantes vão de encontro com o objetivo de emagrecimento e vida saudável ao invés de ajudar que poderia passar dias falando a respeito, porém, o meu tempo e o seu tempo são limitados!

Logo, espero que eu tenha conseguido, ao menos, colocar uma pulga atrás da sua orelha! Se isso tudo fizer você pensar sobre o assunto um pouco, meu objetivo já foi atingido!

Por uma vida mais saudável e completa,

Assinatura

Referências

Saccharin and Aspartame, compared with sucrose, induce greater weight gain in adult Wistar rats, at similar total caloric intake levels. Estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gain weight by “going diet” Artificial sweeteners and the neurobiology of suga cravings. Revisão científica de Yale.

Intake of high-intensity sweeteners alters the ability of sweet taste to signal caloric consequences. Universidade de Purdue, 2011

Artificial Sweeteners Cause Greater Weight Gain Than Sugar, Yet Another Study Reveals, Dr. Mercola.

[ois skin=”Embaixo dos posts”]