As 5 coisas mais importantes sobre emagrecimento que todos deveriam saber

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Emagrecimento, Fitness, Nutricao, etc… Não importa se você não sabe nada sobre isso ou se você sabe bastante sobre o assunto, vou mostrar aqui os 5 pontos mais importantes que devem ser lembrados sempre que você pensa em emagrecer ou em manter uma forma e uma vida saudável! Isso pode ser novo pra muitos ou um lembrete para outros, mas independente do caso, creio que é algo que vale a pena ser dito e relembrado com frequência.

Na área da informática existe um termo, ou melhor, uma filosofia, um modo de fazer as coisas, bastante famoso chamado KISS (Keep it simple stupid!). Traduzindo de forma polida, entendemos como “Mantenha as coisas simples!”. Simples é inteligente, simples é eficiente!

Todo mundo tem interesse genuíno em uma vida saudável e todos buscam sempre o melhor para si mesmos, porém, ninguém além dos maiores mestres Buda da história, tem nervos de aço para achar agulha no palheiro frequentemente. Por agulha no palheiro, aqui eu me refiro a achar informação útil e clara em meio ao caos da internet e da mídia. Voce sabe do que estou falando, certo?

Meu objetivo em relação ao artigo de hoje é falar de forma direta sobre as cinco coisas mais importantes que você DEVE saber sobre emagrecimento e funcionamento do corpo que irão mudar completamente sua vida, quando aplicadas na prática, corretamente. Em meio a todas as marés revoltas de informações dúbias, tendenciosas e confusas encontradas em revistas, jornais, sites, blogs, jornais, anúncios, TV, aaahhhhhhhhh!!! Não! Não dá! Tudo faz parecer que emagrecer é algo como um cachorro correndo atrás do próprio rabo, nunca chegando a lugar nenhum!

Então vamos lá. Emagrecimento é sim SIMPLES! Não vou mentir pra você dizendo que é fácil e acontece da noite pro dia! Eu também tenho certeza de que você não quer se enganar!

Desconsidere todas as nuvens negras que rodeiam o assunto, esqueça todos os “farinha de coco emagrece”, “linhaça torra gordura”, “dente de avestruz moído queima gordura localizada”, etc! Tirando todas essas “complicações” de cima, tudo se resume aos 5 PILARES que sustentam uma jornada eficaz e eficiente na queima VERDADEIRA de gordura!

São eles:

1- Entenda o ciclo da insulina!

Básico, Básico, Básico! Já percebeu que quando você vai no Mc Donalds e come lá o hamburger, refri e batata, você fica cheio(a)? Tudo bem, mas não muito tempo depois você tem fome novamente? Ou quando você vai em um café colonial e se entope de doces e não muito tempo depois você sente fome novamente? Ou exemplos ainda mais simples como quando você acaba comendo um doce no lanche e nota que você sente fome logo depois novamente?

Simples e fácil, este ciclo funciona assim:

Premissa: Todo carboidrato, após a digestão, vira açúcar.

Suponha que você tenha uma alimentação que inclua carboidratos simples normalmente, como a maioria das pessoas fazem, ou seja, pães brancos, massas brancas, arroz branco, batata inglesa, doces, etc. O que acontece?

Os carboidratos simples, também chamados de carboidratos brancos, possuem composição química “simples” e isso faz com que eles sejam rapidamente digeridos!

A energia resultante precisa ser absorvida pelo corpo. O hormônio responsável por armazenar esta energia, ou seja, tirar ela do sangue e levar para as células, etc, é a Insulina. Como os carbs simples são digeridos rapidamente, a energia resultante também é “jogada” na corrente sanguínea rapidamente, causando um pico glicêmico no sangue, fazendo com que a Insulina seja secretada em maior quantidade para conseguir fazer seu trabalho!

A Insulina, normalmente, faz um ótimo trabalho e armazena tudo certinho, porém, ela faz um trabalho tão bom que agora os níveis de açúcar no sangue estão abaixo do que deveriam. E o que isso ocasiona? FOME! Você irá sentir fome novamente em pouco tempo! Irá se sentir tentado(a) a comer mais coisas de baixa qualidade e rápida absorção para se saciar e aí o ciclo se fecha!

O que você quer é: Ficar satisfeito(a) por mais tempo, ingerindo alimentos nutritivos. Aí que entra a importância de se dar grande preferência aos alimentos integrais, ou seja, aos carboidratos complexos!

Exemplos: Pão integral, massa integral, arroz integral, batata doce, etc…

Os carboidratos complexos, ao contrário dos simples, possuem uma composição química mais…. complexa. Consequência disso é que eles são digeridos mais lentamente, fazendo com que os nutrientes sejam colocados na corrente sanguínea de forma mais controlada, fazendo com que não ocorra pico glicêmico e fazendo com que a Insulina aja de forma tranquila e serena, sem descontrolar seus níveis de açúcar no sangue. O resultado disso é: Você vai se sentir satisfeito(a) por mais tempo e não ficará tentado(a) a beliscar alimentos de baixo valor nutritivo.

Esta é uma maneira bastante simples de explicar o cíclo, mas no fundo é o que você precisa saber para alterar já sua alimentação neste sentido, se você quer perder gordura e ganhar saúde! Consegue ver os benefícios em manter a fome mais sobre controle enquanto ingerindo alimentos de maior valor nutritivo, fibras e etc?

Veja o artigo completo sobre insulina, onde eu falo de forma detalhada sobre a ação e a importância desse hormônio na questão do emagrecimento.

2- Sua arma secreta: Proteína

Proteínas são a chave para queima de gordura e controle de apetite! No artigo completo sobre proteínas, eu comento todos os detalhes do porquê disso, mas aqui vou citar então os principais pontos:

* Proteínas, mais do que qualquer outro nutriente, exigem calorias somente para serem digeridas, devido ao efeito térmico! Isso mesmo, o corpo gasta energia somente para digeri-las. A cada 100kcal de proteínas que são ingeridas, aproximadamente 25kcal são gastas na digestão das mesmas.

* Proteínas são os ingredientes básicos para construção do corpo, músculos, tecidos, etc.

* Proteínas dão sensação de saciedade prolongada! Por isso, recomenda-se ingerir proteína em cada uma das refeições que você faz ao longo do dia!

Exemplos de proteínas de alto valor biológico que você deve dar preferência: Ovos, peixes, peito de frango, carnes magras, whey protein e laticínios.

Via de regra: Insira proteínas de qualidade em TODAS suas refeições!

3- Sua usina de queima de energia: Os músculos

Músculos são usinas de queima de energia. Os músculos exigem energia para existir, mesmo estando parados! Músculos ativos ou em desenvolvimento exigem muito mais energia e isso é de importância crucial para você que quer queimar gordura! Inclusive por que eles ajudam a manter seu metabolismo em ritmo acelerado!

Melhor forma de manter os músculos ativos? Óbvio, exercícios! Todo mundo recomenda a prática de exercícios, estamos carecas de saber, mas por que a maioria das pessoas continua não dando atenção a isso?

Músculos ativos são aliados na queima de gordura e irão TURBINAR o processo! Pense nisso!

Como os músculos demandam bastante energia do corpo, eles serão rapidamente “canibalizados” caso seu organismo ache que eles estejam aí atoa sem serem realmente utilizados. Com menos músculos, menos consumo de energia, menos queima de gordura…. e aí vai…

Veja este artigo para uma sugestão geral bastante simples de uma série de exercícios que você pode fazer em casa, com vídeo.

4- Metabolismo ixperrrto!

Nem 8 nem 80…. cuidado com os extremos! Como visto no artigo Por que 95% das dietas falham, a grande causa do fracasso das dietas são as restrições exageradas!

O metabolismo é extremamente ajustável e inteligente! Graças a isso que sobrevivemos aos tempos! Porém, você não quer que seu metabolismo se ajuste à um gasto pequeno de energia! Se seu objetivo é perda de gordura, você quer que seu metabolismo gire rápido e não fique economizando energia!

Como via de regra, procure não ingerir menos do que 20% da quantidade de calorias que você precisa por dia, para evitar qualquer ação negativa do metabolismo. Não sabe quantas calorias você precisa por dia? Saiba em 1 clique acessando a melhor fonte de calculadoras de todo o universo conhecido, clicando AQUI 😉

Coma menos e mais frequentemente! Este é outro grande segredo. Longos momentos sem ingestão de alimentos fazem com que o metabolismo reduza o ritmo e entre em modo de conservação de energia! Novamente, como via de regra, procure ter uma refeição (com proteínas) a cada 3 ou 4 horas. Um número ideal seria 5 ou 6, até 7 (homens) refeições por dia! Faça com que seu metabolismo fique sempre “aceso”! Com isso, você só tem a perder, gordura 🙂

5- Conheça a si próprio

Você, sinceramente, está ciente que emagrecer de forma definitiva exige um esforçinho de sua parte? Você realmente está ciente de que procurar fórmula mágica é tentar enganar a si próprio(a)?

Eu sugiro que dê uma atenção à estas perguntas. Todo o resto é INÚTIL a menos que você, sinceramente, decida que merece um resultado definitivo, que merece sucesso e que está disposto(a) a se dedicar a isso! Nada mais é do que fazer por merecer!

Trabalhe na sua motivação interior, entenda que o sucesso é fruto de esforço, persistência e determinação. Não foque somente no resultado final e não se compare com outras pessoas! Foque no seu progresso, compare-se a si mesmo(a), siga em frente, aprenda com os erros, PERSISTA e depois no final, verá que o gosto do sucesso valerá 10 vezes mais do que todo o esforço que você teve!

Confie em você, continue acreditando no seu potencial, busque informação de qualidade, se alimente de pensamentos positivos e aproveite o sucesso que inevitavelmente você terá!

Espero ter ajudado! Vou fazer todos os esforços possíveis para continuar mantendo este site como a fonte mais honesta e sincera de informação sobre emagrecimento em português.

Se gostou das informações, seria legal se indicasse pros amigos, clicando no botão do facebook e tweeter ao lado ou abaixo. E caso você ainda não esteja recebendo os novos artigos por email, inscreva-se grátis em 15 segundos no topo aqui da barra ao lado ->

Um abraço,
Rodrigo