“Viciado(a)” Em Doces? Como Vencer A Gula Por Doces

doces

Vamos lá para o segundo artigo do ano aqui no Emagrecer De Vez, logo depois do polêmico artigo anterior que mostrou por que o consumo de frutas precisa ser feito com cautela se o seu objetivo é emagrecimento otimizado. Bom, informação sempre adiciona, certo? Já as conclusões, cada um é livre pra tirar as suas.

Você se considera viciado(a) em doces? Tem uma vontade quase que incontrolável de sempre ter algo doce por perto?

Este tópico de hoje é de interesse de muiiiita gente! É comum a gente receber emails e comentários de pessoas que procuram meios eficazes de se vencer a vontade meio que descontrolada por doces, por isso, resolvi escrever sobre isso e tentar ajudar você a melhorar a sua saúde e boa forma no processo!

Bom, aí vai um segredo: Eu também adooooro doces! Como já disse algumas vezes, eu trocaria o almoço por um belo pedaço de torta brigadeiro… hmmmm!!!

Porém, o problema é: Doces são os piores inimigos de todos que querem queimar gordura e melhorar a forma física!

Para os nerds de plantão, se emagrecimento é o Batman, o doce é o Coringa! 🙂

Eu nunca teria atingido a minha boa forma e mantido ela tranquilamente se não tivesse tomado controle sobre o meu consumo de doces.

Por que o doce prejudica tanto o emagrecimento?

Bom, posto de forma bastante simples e direta, o doce é tão ruim assim pra quem quer emagrecer por que ele desperta direta e intensamente a ação da insulina no sangue!

Se você já acompanha o Emagrecer De Vez, já sabe por que isso é uma má idéia. Se você ainda não acompanha, junte-se a nós gratuitamente colocando seu email aqui no topo da barra ao lado do site.

Bom, a insulina é o principal hormônio responsável pelo armazenamento de gordura. O principal papel da insulina, neste sentido, é o de tirar todo esse açúcar do sangue e dar um destino pra ele, seja levá-lo para as células que estão precisando ou armazená-lo de alguma forma.

O problema aqui é que, quando existe insulina no sangue, não existe queima de gordura! Isso aí! O doce desperta a ação forte da insulina no sangue e a insulina no sangue bloqueia a queima de gordura.

Os hormônios queimadores de gordura, como o glucacon e também as enzimas HSL não funcionam quando a insulina está presente no sangue. Se você pensar, faz sentido né? Afinal, pra que o corpo queimaria gordura se ele está ainda processando energia nova que está chegando?

Então, esta é a mensagem! Se você come um doce, tenha certeza que você está impactando diretamente a queima de gordura, logo, esta é uma péssima notícia pra quem se declara viciado(a) em doces. Porém, há saída pra isso!

Por que tenho vontade de comer doces toda hora ou com frequência?

A resposta pra esta pergunta poderia se delongar muito, porém, eu quero, aqui, tentar focar em alguns pontos principais que acredito que justificam a maioria dos casos.

Primeiro, a ciência mostra que os doces causam dependência fisiológica no organismo, ou seja, você pode realmente ficar viciado(a) em doces! Já vi mencionado em vários materiais sérios que, assim como Sean Croxton, nutricionista americano, esta dependência é semelhante à dependência causada por drogas como morfina e heroína (claro, cada uma com suas devidas proporções e particularidades).

Logo, se você já come doces frequentemente, o seu corpo já está dependente disso, biologica e fisiologicamente. Então, ao dizermos que a cura para a gula por doces é força de vontade somente, não estamos vendo o quebra-cabeças inteiro!

Outros motivos podem ocasionar a gula temporária por doces, como você já deve saber, principalmente, se você for mulher, certo? A dança hormonal no corpo também pode provocar momentos de gula por doces, mas não é nestes casos que estamos focando hoje, mas sim, na gula crônica por doces.

Agora, por que será que todo mundo gosta de coisa doce? (Se você não gosta, pense na hipótese de você ser um alienígena.)

Veja, todos os seres vivos parecem gostar de coisas doces. Agora, vamos pensar em como o mundo era à 2 milhões de anos atrás, por exemplo. Não existia panificadora e barras de chocolate. Tudo que era naturalmente doce, como frutas, etc, significava energia extra! Porém, as coisas doces na época eram raras e não comuns como hoje em dia! Frutas, etc., eram sazonais e em alguns lugares elas não estavam disponíveis na maior parte do ano.

Na perspectiva da sobrevivência, as coisas doces que existiam na natureza aumentavam as suas chances de sobreviver, uma vez que ofereciam nutrientes e energia!

Logo, ao longo da evolução dos seres vivos, ficou escrito no nosso DNA que coisas doces são uma ótima pedida! Nosso DNA e nossos instintos nos atraem para mais perto de coisas doces, por que, por mais que os tempos tenham mudado, nossa bagagem genética não mudou quase nada ao longo de centenas de milhares de anos!

Porém, hoje, com doce ao alcance de qualquer um (na maioria das vezes não sendo coisas nutritivas), precisamos nos policiar para não nos prejudicarmos com as consequências das nossas próprias criações!

Logo, é necessário entender que coisas doces atraem a gente instintivamente, porém, esta atração precisa ser normal e não meio que sem rédias como é pra muita gente. Nestes casos não é instinto, mas sim, questão de hábitos que viemos praticando ou questões hormonais temporárias.

O que fazer para vencer a gula por doces?

A questão é, nós não precisamos eliminar os doces das nossas vidas, claro que não. O que precisamos é organizar o consumo dos mesmos de forma que nós estejamos no controle de quando comer e quando evitar.

No meu caso, por exemplo, eu consumo doces sim, porém, eu decidi fazer isso aos sábados e as vezes nos domingos, depende.

Durante a semana eu já me acostumei a não ingerir nada de doces e aí vem uma sacada.

Lembra da questão de que os doces causam dependência no organismo? Pois é, isso significa que você pode passar por uma espécie de “abstinência” e curar este problema.

Se você ficar sem ingerir doces por um tempo, esta dependência irá diminuir, porém, existe uma forma mais correta e fácil de se fazer isso do que simplesmente contar com sua força de vontade.

Se você parar de uma vez de comer doces e continuar com seus outros hábitos, esta será uma tarefa difícil pra você! Acredite, a poucos anos atrás eu testei isso e decidi ficar 30 dias seguidos sem ingerir absolutamente NADA de doce. Nos primeiros dias foi muito difícil viu, vou te contar. Porém, eu fui forte o suficiente pra resistir a primeira semana e seguir em frente. Depois, a vontade começou a desaparecer devagarinho.

Porém, hoje eu faria isso diferente!

A estratégia é o seguinte: Você diminui o consumo de doces ao mesmo tempo que aumenta o consumo de nutrientes reais para o corpo.

“Hein, como assim Rodrigo?”, veja, você dá ao corpo o que ele precisa pra ser saudável e ele irá parar de pedir coisas que não são. Queremos retirar os doces que seu corpo tanto parece pedir e ao mesmo tempo fornecer pra ele mais nutrientes, vitaminas e combustível de verdade.

O seu corpo, quando tem todos os nutrientes e vitaminas que precisa, irá, automaticamente, diminuir esta gula por doces, justamente, por que ele não precisa deles mais como antes!

O segredo está em começar a alterar alguns hábitos diários, começando pelas refeições principais, de forma que você comece a ter uma alimentação mais nutritiva! Se você tem dúvidas de como fazer isso, você está no lugar certo, dê um clique depois na página de artigos do site e aproveite sem moderação. Você também pode se inscrever no processo dos 10 dias para emagrecer de vez que é gratuíto e exclusivo aqui do site.

Começe a diminuir um pouco a quantidade de carboidratos refinados, brancos e densos do seu prato (arroz branco, massas, pães, etc) e substituí-los, por exemplo, por legumes variados, os quais, também são fontes de carboidratos! Não vou falar sobre tudo isso aqui por que já existe muito material a respeito aqui no site 🙂

Ah sim, lembre-se que os carboidratos caem na corrente sanguínea na forma de açúcar (glicose), logo, eles também causam dependência. Por isso também que sugiro que diminua a ingestão desses carboidratos que sabemos que são densos, calóricos e que atrapalham a queima de gordura (ou seja, carboidratos brancos e refinados, principalmente).

Ao começar a fazer estas alterações na sua alimentação diária e, ao mesmo tempo, reduzir o seu consumo de doces, você vai ver que logo logo irá se surpreender que a sua gula está desaparecendo e perdendo força!

Funciona!

Ao invés de contar somente com sua força de vontade para controlar a vontade de comer doces, tire proveito do funcionamento do corpo para tornar isso mais fácil, alinhando uma alimentação mais saudável ao mesmo tempo que começa a reduzir bem os doces na sua semana. No final, você pode decidir só ingerir algo doce nos finais de semana. Você vai ver como isso se tornará fácil e tranquilo depois que virar um hábito.

Se você quer queimar gordura corporal e emagrecer de vez, tomar o controle sobre a sua vontade de comer doces é uma das primeiras coisas que você deveria fazer!

Nota: Como informação, L-Glutamina parece ser um suplemento simples que ajuda bastante nesta questão da gula por doces. Porém, alerta, SEMPRE consulte o seu médico, nutricionista ou profissional da saúde antes de considerar ingerir qualquer coisa! Eu nunca fiz uso e não pretendo fazer, pois, acredito que é completamente possível de se atingir tudo na vida naturalmente. Fica só como informação caso queira mencionar ao seu médico.

——–

É isso, poderia falar muiiiito mais sobre este assunto, mas estou tentando me conter aqui hehehe. Espero que esta informação tenha sido útil e que possa colaborar para que você se torne uma pessoa melhor, com um corpo e saúde melhores! Passe este artigo a frente! Dê também um joinha do facebook aqui no artigo 🙂

Para o seu sucesso,

 Assinatura_pequena-menor