“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”
Bom dia/tarde/noite/madrugada !
Este artigo novo irá falar sobre um assunto que tomou minha atenção recentemente. Entretanto, resolvi torná-lo disponível, primeiramente, apenas para os seguidores do site no Twitter e no Facebook. Então se você já segue o site lá, já viu este artigo em primeira mão e já evitou ganho de gordura nos últimos fins de semana, hein? 🙂
Bom, se você é um(a) seguidor(a) do site, merece ter privilégios e é por isso que disponibilizei primeiro lá.
Ah, caso ainda não receba os artigos por e-mail, invista 2 segundos e cadastre seu e-mail aqui na barra ao lado –> e junte-se a outras milhares de pessoas felizes e de bem com a vida hehehe… Este tipo de conhecimento aqui, ninguem te conta!
Ok, vamos ao assunto de hoje!
O artigo resumido em poucas frases
Se você planeja ir para uma festa, para churrascaria, para um pique-nique, viagem, etc e sabe que VAI comer além da conta, utilize-se do que a ciência descobriu recentemente e diminua as chances de armazenar este excesso de energia como gordura, fazendo 2 sessões curtíssimas (por volta de 1 minutos cada) de exercícios simplérrimos a cada refeição gulosa que você vai ter!
– O fí de Deus, mas agora diga de onde que você tirou isso, blz?
Beleza, beleza! Vamos agora pra parte emocionante da coisa. Como você já deve estar acostumado(a), sabe que eu sempre coloco uma pitada de ciência pra explicar as coisas né? Mas, claro, sempre de forma fácil e clara… alias, sou da opinião de que se você não consegue explicar algo de forma simples e clara, então, você mesmo não entende bem o que ta falando.
O grande responsável por tornar isto possível é chamado de GLUT-4!
Sim, o nome parece do novo exterminador do futuro, pensei a mesma coisa. Mas veja comigo agora por que eu também me surpreendi com o assunto.
GLUT-4
O GLUT-4 (Glucose transporter type 4) é uma proteína transportadora de glicose, encontrada na gordura (tecido adiposo) e nas células musculares estriadas (como coração e tecido muscular esquelético), que são os tecidos que mais respondem à ação da Insulina.
A primeira menção a esta proteína, neste sentido, foi em 1988, ou seja, é muito recente! (Lembre-se que o que é dito abertamente para o público geral, já esta em média 20 anos defasado, ou seja, o conhecimento de ponta geralmente fica disponível e é difundido abertamente para o público geral em média 20 anos depois!!!).
A GLUT-4 tem sido estudada mais intensamente nos últimos 15 anos apenas e estes efeitos comentados aqui foram ficando claros somente por volta de 1995!
Esta proteína é reponsável pelo transporte da glicose do sangue para dentro das células. A insulina, como você sabe muito bem caso tenha lido o artigo aqui do Emagrecer de Vez sobre o assunto, é o responsável por levar a glicose do sangue até as células.
A GLUT-4 se encontra dentro das células e se move para a superfície das mesmas, primordialmente, através de contrações musculares. Quando a GLUT-4 se encontra na superfície celular, ela “aperta a mão” da Insulina, agradece pela carga nova de glicose que chegou e leva essa carga para dentro da célula. Agora veja, como eu disse, a GLUT-4 se encontra principalmente no tecido adiposo e nos tecidos musculares esqueléticos.
Ao tratarmos da GLUT-4 presente na gordura, ela irá receber a carga nova de glicose do sangue e irá armazena-la na célula adiposa, ou seja, fazendo ela ficar maior, ou seeeja, yes! você vai estar ganhando massa gorda!
Agora, no caso da GLUT-4 presente nos tecidos musculares, é diferente. Como você ,com certeza já sabe, caso acompanhe aqui o site, os músculos são usinas de queima de energia, então, ao receber esta carga nova de glicose, ela será usada como energia pelo próprio músculo, ou seja, torrando a energia ao invés de armazena-la como gordura.
– Agora a moral da história.
Como disse mais acima, a GLUT-4 é estimulada a mover-se para a superfície celular através de contrações musculares. O que você quer é mover a maior quantidade possível de GLUT-4 para a superfície das células MUSCULARES. Quanto mais glicose for absorvida pelos músculos e torrada como energia, MENOS será absorvida pelas células adiposas e, portanto, MENOS energia será armazenada na forma do tão temido seeeebo, sim, gordura.
Outra notícia boa é que é bastante fácil de se incentivar a movimentação da GLUT-4 para a superfície muscular. Pra isso, basicamente, o que você precisa fazer são algumas séries muito curtas de exercícios SUPER simples logo antes da refeição gigante e, novamente, depois de um tempo após a comilança.
– Ok, saquei! Agora me diga então, EXATAMENTE, o que eu preciso fazer!
Caramba, mas ta exigente hoje hein?! ok…
Um comentário rápido: Como você sabe, eu não tiro as coisas que escrevo aqui do ar. Eu procuro sempre ter acesso a melhor informação possível que encontro disponível, entender o assunto e depois colocar aqui no site, de um jeito simples e claro, tudo que acho de mais útil. No final, eu posto as principais referências utilizadas.
Na prática então, faça o seguinte:
-> Logo antes da refeição, vá ao banheiro ou qualquer outro lugar, e faça de 60 a 90 segundos de um dos simples exercícios que comento abaixo.
-> Após a refeição (idealmente por volta de 1 hora e meia após o rango), repita a série.
Isso mesmo, são aproximadamente 180 segundos de exercícios apenas para tirar vantagem do GLUT-4 e diminuir suas changes de ganhar gordura corporal quando você exagera na comida.
Duas sugestões de exercícios simples são:
Agachamento
Veja a foto abaixo que explica melhor do que se eu tentar explicar aqui:
Agache e levante. Preste atenção na posição correta das costas.
Tríceps na parede
Veja a foto abaixo:
Basicamente, flexione seus braços contra a parede.
Pronto. Faça entre 60 e 90 segundos de um desses exercícios, em 2 sessões e pronto.
Existe um provérbio chinês que diz:
“Fàn hòu bǎi bù zǒu, néng huó dào jiǔ shí jiǔ”, que basicamente diz que se você dar 100 passos após cada refeição, você pode viver 99 anos. Será que eles sabiam do GLUT-4 naquela época? hehehe…
É isso ai então por hoje. Espero que tenha sido algo útil e novo para você e que você faça uso e passe adiante esse conhecimento. Por que não tirar proveito as vezes do que a ciência aprende né? 🙂
Tudo que puder te auxiliar na busca ou no mantenimento de sua forma ideal, é vantajoso!
Desejo-lhe uma ótima comilança! Sim, por que as vezes é necessário até mesmo para nossa saúde mental né? heheh… mas agora com menos gordura armazenada e mais alegria 🙂
Em prol do seu sucesso e boa forma,
Rodrigo
REFERÊNCIAS
http://www.wisegeek.com/what-is-glut4.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/GLUT4
The 4 hour body