Óleos Vegetais x Manteiga! Quem Ganha?

oleos vegetaisBom dia!

Todos nós estamos já cansados de sermos bombardeados com a idéia de que os óleos vegetais, como, canola, soja, girassol, margarinas, etc, são melhores opções para nossa saúde do que fontes de gorduras saturadas e naturais como, por exemplo, a manteiga, óleo de coco (riquíssimo em gorduras saturadas), etc.

Claro, se você já acompanha aqui o Emagrecer De Vez, já é imune à grande parte destas balelas disseminadas, porém, não custa reforçar a idéia, certo?

Tudo Errado Começa Com Algo Errado

Por que será que em tão pouco tempo, nas últimas décadas, as prateleiras dos supermercados começaram a ficar lotadas de produtos como, margarinas e óleos vegetais, enquanto, produtos como, banha de porco e manteiga começaram a sair de moda?

Simples. Tudo começou com a falsa idéia de que os níveis de colesterol no sangue, de alguma forma, ditam as chances de ocorrência de problemas cardíacos.

Todo mundo começou a pensar: “Ah, produtos como manteiga, banha de porco e outras gorduras naturais elevam o colesterol no sangue, logo, causam problemas cardíacos! Temos que encontrar uma solução!”

Tirando proveito dessa onda, a indústria, como não é boba, começou a atender a demanda de mercado com produtos alternativos que abaixam o colesterol no sangue. Estes produtos, novamente, são os óleos vegetais e margarinas.

A pergunta que surge agora é: “hmmm… por que será que, mesmo com estas alterações em massa, as pessoas estão morrendo mais hoje de problemas cardíacos do que em qualquer outro momento da história?”

Você Tem Um Ômega?

Você já deve ter ouvido falar nas gorduras ômega-3 e ômega-6, não é verdade?

Ambas são importantes para o corpo, porém, o que muita gente não sabe é que o equilíbrio entre as duas é extremamente importante.

Ou seja, o mais saudável para o corpo é quando a quantidade de ômega-6 for mais ou menos equivalente à quantidade de ômega-3, ou seja, 1 pra 1. Esse seria o caso ideal e é isso que acontece, naturalmente, quando nos alimentamos de alimentos naturais e corretos.

Agora, o problema é que, com a ingestão destas aberrações criativas chamadas de óleos vegetais e margarinas, fazemos com que a quantidade de ômega-6 ingerida seja MUITO maior do que a quantidade de ômega-3. Isso causa um desequilíbrio total destas gorduras no corpo.

Prédio Contruído Em Bases Fracas, Desmorona!

Como disse antes, acreditar que os níveis de colesterol no sangue são sinais de futuros problemas cardíacos, é uma falácia. Não sou em quem diz isso, é a melhor e mais moderna ciência do mundo, obviamente!

Veja, colesterol é algo necessário para a saúde humana. O perigo não é o colesterol no sangue, mas, sim, o colesterol acumulado nas artérias! Agora, ao contrário da crença predominante, este colesterol nas artérias é promovido, não pelo consumo de gorduras, mas, sim, pelo consumo excessivo de… adivinha… CARBOIDRATOS densos e de rápida absorção (pães, massas, doces, etc, etc).

“Ah, então quer dizer que todo o esforço em se criar óleos vegetais e margarinas foi um tiro no pé?”, exatamente!

Colhendo Os Frutos Podres

“Óleos de milho e de girassol, os quais, são ricos em ômega-6, não são associados com efeitos benéficos para a saúde cardíaca, segundo evidências recentes.”, diz a matéria publicada este mês no Science Daily (1).

Focando no colesterol do sangue, nós estamos focando na coisa errada, à DÉCADAS!

Em um outro estudo publicado recentemente, separaram as pessoas em 2 grupos:

  • Grupo A: Substituiu as gorduras saturadas por outras fontes de gorduras como óleo de girassol e margarinas (desiquilíbrio de ômega-3 e ômega 6).
  • Grupo B: Continuou ingerindo gorduras naturais normalmente como manteiga, etc (equilíbrio de ômega-3 e ômega-6).

O grupo A teve uma baixa no colesterol do sangue de 8% a 13%, em comparação ao grupo B. Isso seria maravilhoso segundo o que dizem por aí sobre saúde.

Porém, as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares aumentou significantemente no grupo A!

Os autores do estudo sugerem que fontes de gorduras que sejam ricas em ômega-6 e pobres em ômega-3, que causam um desiquilíbrio, sejam excluídas das prateleiras dos supermercados.

Já percebeu que nós ainda tendemos a achar que aberrações alimentícias, criadas pela nossa imensa criatividade humana, fazem mais bem ao nosso corpo do que os alimentos naturais que vêm nos acompanhando durante toda a evolução da humanidade?

Livro eletronico Emagrecer De VezNo livro eletrônico oficial aqui do Emagrecer De Vez, por exemplo, como você já deve saber, nós damos ouvidos ao que a melhor ciência do mundo fala e na perspectiva evolutiva do ser humano, nada de achismos, nada de invenções mirabolantes ou balelas soltas. Quando tratamos de emagrecimento saudável e permanente, precisamos focar no que comprovadamente faz sentido e funciona! Se você ainda não deu uma olhada no material, clique aqui agora.

Agora, me dê licença por que vou aproveitar minha manteiga, ovos e bacon!

Grande abraço,

Assinatura_pequena-menor

Referência principal:

Some “Healthy” Vegetable Oils May Actually Increase Risk of Heart Disease.