Todos nós queremos viver uma vida feliz, disposta, energética e longa, não é verdade?
Se este é nosso objetivo, acho importante sabermos quais alimentos específicos são os maiores vilões contra isso, ou seja, quais alimentos irão colaborar mais para que nossa saúde se deteriore mais cedo e que nós passemos dessa pra uma melhor antes da hora.
Uma reportagem recente da CNN Health e da Time Magazine nos EUA (1), mostrou que 5 coisas são responsáveis por 2/3 do total de mortes lá.
São elas:
- Doenças Cardíacas
- Câncer
- Doenças do Pulmão
- Infarto
- Acidentes involuntários (incluindo acidentes de carro, overdose de medicação, etc)
66% da população morre por causa de uma destas 5 coisas.
O CDC (Center For Disease Control and Prevention), diz que 1/3 destas mortes poderiam ser evitadas.
Eu, pessoalmente, acredito que bem mais do que 1/3 poderia ser evitado através de hábitos alimentares corretos. Na realidade, o conceituado médico Dr. Joseph Mercola (2) diz:
“Eu acredito que muito mais do que 1/3 destas mortes podem ser prevenidas, uma vez que elas tem a ver com as causas mais óbvias, fato que não é mencionado pelo artigo da CNN”.
O que ele quer dizer com “causas mais óbvias” é justamente a alimentação. A população está ingerindo aos poucos os próprios venenos que estão causando estas mortes prematuras. Vou lista-los logo aqui pra você…
O Dr. Mercola também diz (2): “A raiz do problema da maior quantidade de problemas de saúde está na comida que as pessoas escolhem comer.”
Agora, veja o seguinte: Nos EUA (no Brasil não é TÃO diferente assim, com exceção do primeiro alimento abaixo), os americanos gastam 95% do dinheiro que gastam em comida, em alimentos processados, os quais, em sua grande maioria, contêm um ou mais dos ingredientes abaixo que mais promovem estas doenças crônicas.
Abaixo estão os 3 alimentos (ingredientes), muitas vezes divulgados como saudáveis, que mais promovem morte prematura:
- Milho (principalmente na forma de HFCS (xarope concentrado de milho, não é comum no Brasil, sorte nossa))
- Soja (tanto óleo quanto grão, proteína, leite, etc.)
- Açúcar
Estes 3 alimentos têm um ENORME subsídio do governo, ou seja, existe uma força econômica brutal tentando a todo momento promovê-los como saudáveis.
Quer um teste rápido? Pergunte a si próprio ou para sua família por exemplo: “Soja é saudável?“, a grande maioria irá dizer: “Claro que sim!“. No entanto, é fato sólido de que soja está longe de ser saudável.
Milho
Pra começar, milho não é nem mesmo um legume, mas, sim, um grão (6). Aliás, é o grão mais inútil para sua saúde. Ele é praticamente todo carboidrato simples e fraquíssimo em nutrientes. Se você é um caso de sucesso do Método Emagrecer De Vez, sabe claramente que lá jamais é recomendado a ingestão de milho!
Isso sem contar no óleo de milho, tão comum nas cozinhas brasileiras e também em alimentos vendidos no mercado. Óleo de milho é praticamente todo ômega-6, sem nada de ômega-3. Este desiquilíbrio é uma das grandes causas que levam à problemas cardíacos, sem contar outros inúmeros problemas relacionados (veja mais aqui).
Soja
A soja comercializada pelo mundo de hoje é uma aberração criada pelo homem e todo e qualquer estudo e profissional sério abomina o seu consumo.
O mesmo se estende ao óleo de soja, tão comum no Brasil. Está LONGE de ser saudável. Ao consumir óleo de soja, você está, paradoxalmente, construindo, pouco a pouco, a sua própria “destruição”.
Isso se estende também à todos alimentos derivados da soja, como: proteína de soja (tão comum em barrinhas de proteína), leite de soja (extremamente desaconselhado para mulheres grávidas, por exemplo), etc.
Ainda, soja é vendida pela mídia como alimento milagroso e extremamente saudável. Agora, você já se perguntou quanta GRANA você acha que este mercado da soja gera por ano? Não tem espaço aqui no artigo pra colocar todos os “zeros”!
Não espere que a mídia comece à contar as verdades tão cedo… faça você mesmo mais por sua saúde, faça suas próprias pesquisas e conclua o que achar melhor.
Açúcar
Até aí não tem muita novidade de que ele é um veneno para o corpo humano.
O que muitos não sabem é que ele é uma das grandes causas de problemas cardíacos e colesterol alto, é!
Todos pensam que colesterol alto se consegue ingerindo-se alimentos ricos em colesterol e que problemas cardíacos ocorrem pelo consumo excessivo de gorduras, bla bla bla, BALELAS!
Ingerir alimentos com colesterol NÃO influencia em nada nos níveis de colesterol no sangue e comer alimentos ricos em gorduras naturais, NÃO causa problemas cardíacos. A ciência moderna e séria mostra isso sem a menor sombra de dúvidas.
Agora, só para manter o discurso correto, esta é a minha mera opinião pessoal (baseada no estudo persistente dos melhores estudos científicos do mundo), logo, faça suas próprias pesquisas acerca do assunto e tome a atitude que achar melhor.
Alías, veja este artigo aqui que escrevi.
Colesterol ruim alto no sangue se consegue com ingestão exagerada de açúcares (doces, carboidratos simples em excesso, massas, etc) e consumo de óleos vegetais, causando um desequilíbrio entre ômega 6 e ômega 3.
Aliás, um estudo recente publicado no JAMA (3) concluiu que o consumo diário de 17-21% das suas calorias na forma de açúcar aumenta em 38% os riscos de morte por doenças cardiovasculares.
Outro estudo recente (4) diz: “O novo paradigma diz que açúcar causa problemas de saúde muito além de ser apenas uma “caloria vazia” que promove obesidade. Muito açúcar não apenas nos deixa gordos, mas, sim, nos deixa doentes.”
——
Estão enganando a gente ou o que? Somos vítimas de informações erradas e interesses financeiros? Valorizam mais a economia do que nossa saúde? Você responde.
Dr. Mercola conclui (2): “Claramente, fazer com que as pessoas se exercitem mais não irá causar uma queda nas estatísticas de mortalidade a menos que a sociedade comece a prestar atenção nos alimentos que promovem doenças.”
É isso por hoje, espero que possa ter contribuído com seu dia e sua saúde!
Se você ainda esta tentando uma linha guia, um programa passo-a-passo para começar botar em prática as verdades sobre uma alimentação saudável de verdade e que comprovadamente emagrece, dê uma olhadinha no Método Emagrecer De Vez.
Um grande abraço e viva feliz!