“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”
Opa!
Hoje trago alguns fatos e resultados de estudos sobre um assunto que você já, provavelmente, ouviu falar várias vezes.
Após mostrar os dados, darei 2 sugestões bastante óbvias, porém, incrivelmente úteis e subestimadas.
Um estudo recente publicado no Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics, feito com crianças mostra que, as que fazem as refeições enquanto assistem televisão, comem mais, são mais gordas e gastam mais tempo assistindo TV. Ohhh! Como era de se suspeitar mesmo.
Mas veja que interessante, o estudo mostra que, a cada refeição que você tem enquanto assiste TV, você adiciona de 38 a 73 minutos a mais de tempo gasto em frente da TV no dia. Fácil de entender né?! “Deixa só acabar este episódio“, “Deixa só eu ver o fim dessa notícia“, etc.
Ainda sobre as crianças, tão óbvio quanto esperado, o estudo mostra que as crianças que assistem mais de 2 horas de TV por dia, são mais gordas que as crianças que assistem menos. Quão diferente seria com os adultos?
Outro estudo interessante feito na Universidade de Yale nos EUA mostra que as propagandas de TV que mostram comida, colaboram para a continuidade da obesidade mundial, por despertarem, na mesma hora, instintivamente, uma vontade de comer maior. Pra piorar, 98% das propagandas de comida na TV, promovem alimentos ricos em gorduras e/ou açúcar. Por este mesmo motivo que proibiram propagandas de cigarro, por que elas atingem direto nosso subconsciente!
Ao estudar um grupo de crianças, concluiu-se que as que são expostas à estas propagandas de comida, comem em média 45% mais do que as que não são! E mais, diz-que que uma criança, na média, é exposta à pelo menos 15 propagandas de comida na TV por dia.
Ok, suficiente! Os estudos são focados em crianças, por que elas ainda tem menos controle sobre si próprias e suas gulas. Mas, pensemos agora, quão diferente seria com nós adultos? Adultos ou não, somos todos seres humanos e tendemos a reagir de forma similar à estímulos externos. O que pode variar é o controle sobre as consequências e atos, porém, o instinto é o mesmo.
Não acho que isso seja uma grande novidade pra você, certo? Porém, ver alguns dados reais e estudos significativos, sempre agrega.
Abaixo então deixo minhas duas sugestões bastante simples:
1. Enquanto alimenta-se, foque sua atenção na comida, no gosto, nas texturas. Coma devagar e fique consciênte de cada porção que você coloca na boca. Não, não quero quer você coma que nem uma lesma, mas coma em ritmo normal! Aproveite a comida e tenha calma… Afinal, isso será melhor para o processo digestivo e também para que seu sistema desperte a sensação de saciedade no tempo certo. Muiiiitas vezes comemos a mais somente pelo simples hábito de comermos rápido. Aliás, eu ouso dizer que você pode perder peso somente seguindo esta dica e mais nada.
2. Não assista TV (nem youtube) enquanto come. Você divide sua atenção, fere a sugestão acima e acaba comendo mais do que deveria e você SABE disso, não é verdade? Eu confesso que não assisto TV a mais de 1 ano. Mas você não precisa ser extremista hehe
Bom, é isso! Espero que tenha aproveitado esta pílula de conhecimento de hoje e que tenha um ótimo dia 🙂
Grande abraço,
Rodrigo
REFERÊNCIAS
Health Finder
DrMirkin
Psychology Today