Você Precisa Saber: Sódio (sal)

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Este é o primeiro artigo da série “Você precisa saber”. Exato, to colocando ainda mais trabalho no meu prato hehehe…

A idéia é que esta série seja uma adição aos artigos extensos e completos aqui do site.

Meu objetivo com estes artigos da série Você Precisa Saber é fazer com que eles sejam são curtos e diretos, contendo informação rápida e que fazem a diferença pra você. Tudo pra agregar coisas úteis na sua vida!

Não espere que eu venha divulgar dietas ou qualquer outras balelas que você encontra em qualquer revista. Aqui, e no site inteiro, como você já sabe, a informação só é postada se é de alta qualidade e ÚTIL! S-e-m   b-a-l-e-l-a-s!

Se curtir a idéia, deixe sua opinião aqui embaixo ou na página do Facebook/orkut!

Então é isso aí! O assunto de hoje é o Sódio e o objetivo é nobre!

Sódio e sal são a mesma coisa?

Bom, não exatamente, mas pra fins práticos, assuma que sim, pois, 90% do sódio que consumimos é na forma de sal.

Riscos e recomendações

De acordo com as diretrizes alimentares de 2010 para Americanos, todos deveriam limitar a ingestão de sódio para menos de 2300mg por dia. Pessoas com mais de 51 anos ou aqueles que são Afro-americanos ou têm problemas de hipertensão,  diabetes ou problema crônico nos rins deveriam limitar a ingestão a 1500mg por dia.

Como você já deve saber, os principais riscos do sódio são os de aumentar a pressão arterial. Alta pressão arterial é a causa principal de ataques cardíacos e infartos.

Nos Estados Unidos, doenças do coração e infartos são, na ordem, a primeira e a terceira causas mais comuns de morte.

Bom, além disso, você provavelmente também sabe que sódio (sal) em excesso colabora para a retenção de líquido no corpo, dando aquela sensação de estar inchado(a) que você adora :).

Flutuações no peso durante o dia ou de um dia pro outro, quase sempre são devidas às diferentes concentrações de água no organismo, portanto, se pesar com muita frequência não agrega muito valor e pode passar uma idéia falsa.

Como uma cliente de coaching me disse hoje mesmo, ela olhou a tabela nutricional de uma daquelas sopas Maggi e viu que continha 900mg de sódio. Incrível. Isso é quase 40% do que você precisa no dia. Tudo escondido em um pacotinho inocente de sopa em pó.

Sugestão

Em 13 de Setembro deste ano (2011), o departamento de saúde e serviços humanos dos EUA, com o apoio de outros parceiros, iniciou uma iniciativa chamada de Million Hearts que irá visar prevenir 1 milhão de ataques cardíacos e infartos nos próximos 5 anos. Querem atingir isso através da facilitação da identificação do sódio nos alimentos.

A sugestão que fica é que, se você ainda não se importa com isso, começe a olhar aquelas lindas tabelas nutricionais que tem na embalagem de cada alimento que você consome. Veja com olhos curiosos e críticos. A consciência é o primeiro passo da mudança.

Um abraço,
Rodrigo

REFERÊNCIAS

Million Hearts
Centers of Disease Control and Prevention
Food and Drugs administration (US department of Health and Human Services)