5 coisas que os Veganos Podem Nos Ensinar Sobre Alimentação Saudável


Opa, aqui é o Geosh. A verdade não é o dedo. É a direção pra onde o dedo aponta.legumes

Alimentação é uma coisa individual. Cada um escolhe a que acha melhor. Mas nós estamos todos no mesmo barco.

Não cabe aqui entrar muito nos méritos e dilemas éticos de ser onívoro, vegetariano ou vegano. Praticamente tudo que se produz em massa, seja criado ou seja plantado, é produzido a custa da vida de outros animais e da destruição do meio ambiente.

Também não cabe aqui entrar no imperativo ético do cuidado que a indústria alimentícia deve(ou deveria) ter com os animais, a fim de evitar qualquer sofrimento físico no abatimento, condições precárias de criação ou maus tratos.

Quase todo mundo sabe racionalmente que causar sofrimento em outro ser humano ou outro ser vivo é errado. Portanto, vegano, vegetariano ou onívoro, a menos que você produza ou consiga comprar toda a sua alimentação e produtos domésticos de uma maneira harmônica, você está delegando a sua responsabilidade ética pra indústria.

Também não vou entrar nos méritos nutricionais, uma vez que uma dieta vegetariana/vegana irresponsável pode conter deficiências de nutrientes essenciais pro perfeito funcionamento do organismo a longo prazo.

Ser vegetariano ou vegano não é garantia de saúde se você não buscar realmente se informar ou não tiver consultado um nutricionista competente a respeito.

Aliás, ser um vegetariano ou vegano saudável implica em ter uma responsabilidade maior sobre sua alimentação e correr realmente atrás de informação do que um onívoro.

Eu não tenho paciência pros veganos que se valem do ego ou da culpa pra tentar nos convencer que comer carne é errado, justamente pela implicação ambiental. Idéias devem ser discutidas amistosamente e pessoas devem ser tratadas sempre com respeito. Felizmente nem todos os veganos são assim.

Eu fui vegetariano/vegano 2 anos (dos 15 aos 17)da minha vida, e, por algumas deficiências nutricionais, acabei retornando a uma alimentação onívora. Consigo me manter bem nutrido muito mais facilmente e muito mais satisfeito em uma alimentação que inclua ovos caipira, carne de gado de pasto, manteiga que eu transformo em ghee, caldo de ossos e, eventualmente, queijo feito de leite cru.

Cooperação Antes de Competição.

Eu tenho um profundo respeito e uma admiração enorme pelos veganos que buscam melhorar sua alimentação e que discutem sua alimentação pela lógica e racionalidade. Aprendi bastante sobre alimentação com algumas pessoas assim. Abaixo são os pontos onde todos concordamos. Vamo lá!

1 – A alimentação moderna é um desastre

A dieta que a maioria das pessoas consome hoje em dia é baseada em produtos processados e embalados que não se parecem em nada com o que evoluímos pra comer. Estes alimentos são muito pobres nutricionalmente e, além de ter um impacto sobre a saúde, são ricos em substâncias nocivas ao nosso organismo.

2 – É melhor se alimentar bem do que tomar remédios

A desidratadosmaioria das doenças crônicas podem ser controladas, revertidas ou evitadas ao se adequar a alimentação. Remédios pra essas doenças são como muletas: elas ajudam com o sintoma, mas não fazem nada pela CAUSA destes problemas.

Isso é algo que você pode modificar através da alimentação e dos seus hábitos. Uma alimentação rica em plantas, legumes, verduras, temperos, limões, açaí, cacau, coco, frutas pobres em açúcar(pra quem quer emagrecer), ervas e chás é algo com o que eu concordo plenamente.

3 – Açúcares, óleos e carboidratos refinados fazem MAL

Carboidratos refinados tem pouca ou nenhuma fibra, são pobres em nutrientes e contribuem pra FOME, obesidade e doenças.(4, 5, 6) O açúcar é ainda pior. São calorias 100% VAZIAS e ainda contribuem pra vários problemas metabólicos severos quando consumido em excesso.(7, 8)

Indiferente da base da sua alimentação ser carboidratos ou gorduras, se você vai consumir carboidratos, é melhor consumir os que se parecem mais com o que você iria encontrar na natureza, minimamente processados.

É bem sabido que as gorduras trans são realmente maléficas.(9, 10). Porém, eu acredito que fontes naturais de gorduras boas devem ser parte da alimentação de qualquer pessoa. No geral, as dietas veganas são pobres em gordura, embora eu já tenha conhecido alguns veganos que se alimentam com uma quantidade maior de gordura e me pareceram bem mais fortes e saudáveis.

Óleos vegetais processados são pobres em nutrientes e no geral tem muito mais omega 6, o que pode contribuir pra um desequilíbrio de processos bioquímicos importantes. (11, 12, 13). Isso nos leva ao próximo item.
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————
4 – Esquentar alguns alimentos demais os deteriora

Veganos são particularmente fãs de desidratadoras, que esquentam e cozinham os alimentos em baixa temperatura.

Coma você carne ou não, elevar demais a temperatura da carne ou dos óleos de grãos e sementes polinsaturados ou monoinsaturados os oxida e gera radicais livres que são prejudiciais à nossa saúde. O ideal é cozinhar os alimentos com menos calor ou elevar a temperatura interna desses alimentos apenas até a temperatura necessária pra matar qualquer parasita ou agente nocivo.

5  – Fermentar e germinar é preciso!

lentilhas germinadasDeixar sementes, nozes e grãos de molho é uma técnica milenar que pode beneficiar muito os alimentos e os tornar mais nutritivos pra nós. Uma série de ativações bioquímicas acontecem, transformando os alimentos que ficam de molho, aumentando os nutrientes nesses alimentos e diminuindo os antinutrientes que nos fazem mal. Você pode também germinar essas sementes e grãos pra que eles se tornem brotos!

A fermentação de vegetais também pode criar alimentos muito saborosos. Temos também outros probióticos como o kefir de água, a kombucha, que também são fenomenais. Junto com os superalimentos, eles são algumas das melhores coisas que você pode consumir.

 

É isso aí, pessoal! Vegano ou não, todos nós podemos lutar pelo nosso planeta e por uma existência mais harmônica.

Temos muitos artigos sobre todos estes itens citados! É só pesquisar ali na barrinha do lado direito =)

Por hoje é só! Comentários abaixo!

Geosh!

 

  • ALVEAR BENROS

    JÁ DEI TODOS OS DADOS DO MEU CREDIT CARD , NINGUÉM DO LIVRO FAZ CONTACTO OU DIZ ALGUMA COISA .JÁ DESLIGUEI-ME DO LIVRO ,VOU TENTAR DE OUTRO JEITO. ALVEAR

    • Rodrigo Veira

      Já entrou em contato com o Hotmart?

    • Alvear, quando você efetua a compra do livro eletrônico, o Hotmart envia um email com os dados de acesso ao livro dentro do portal hotmart.com.br. Quando acontece algum erro na transação ou na digitação do email, o acesso não é enviado. Aí é só mandar um email pra contato@emagrecerdevez.com que o nosso suporte sempre resolve. Abraços!

  • ALVEAR BENROS

    ´HÁ
    @emagrecerdevez.com
    JÁ ALGUNS MESES PREENCHI UM FORMULÁRIO . Não posso ficar preenchendo formulários, se não vou pagar muitas vezes .Vejam onde foi parar os meus dados .Com os meus agradecimentos . Alvear

    • No suporte não é necessário preencher nenhum formulário, Alvear. Qual seu endereço de email? Vou pedir o Suporte pra entrar em contato contigo.
      Abraços!

  • Leila Santana

    Olá!!

    Tenho uma grande dúvida sobre o feijão, não vi o site falar nada sobre ele.
    Tem que eliminar também?
    E quanto os carboidratos fibrosos serem misturados com carne moída em um refogado, pode ser assim?

    • Leila, o feijão tem uma glicemia média alta. O feijão preto tem uma glicemia um pouco menor e a lentilha tem a menor glicemia mais baixa. No caso de qualquer um deles é necessário deixá-los de molho caso você decida consumí-los. Não vejo como carboidratos fibrosos misturados com carne moída interfeririam no emagrecimento. Abraços!

  • Eduardo

    olá Geosh td bem?…a cenoura é um legume porém tem IG alto….e aí?, consumir ou não? se sim, em quais condições?..grato

    • Oi Eduardo! Eu consumo cenoura crua. A cenoura tem um percentual de 10% de carboidratos por gramas. a absorção rápida da glicemia provavelmente se deve ao cozimento. Abraços!

  • comecei esta semana e notei q sinto muita sede e normal?

    • Isabel, acredito que se você está sentindo sede, seu corpo está pedindo água por algum motivo. É importante ver também se você está balanceando seus eletrólitos, principalmente sódio, o potássio e o magnésio. A falta de qualquer um desses pode dificultar a hidratação. Temos alguns artigos aqui no site falando a respeito. Abraço!

  • vera lucia

    olá,gostaria de saber como faço para acessar os artigos.

    • Vera, você pode pesquisar pelos seus assuntos de interesse ali na barra superior direita. Caso esteja falando dos livros, etc, envie um email pra contato@emagrecerdevez.com que o nosso suporte te ajuda a acessar o material certinho. Um abraço!

  • Sabrina

    Olá gostaria de saber se podemos usar farinha de amêndoas ,farinha de coco e farinha de gergelim.

    • Sabrina, no geral me parece uma boa. Eu só tomaria cuidado no caso da farinha de gergelim ou de linhaça, de que ela fosse moída na hora do preparo pra evitar de oxidar as gorduras por exposição ao ar. Abraços!