Descomplicando, emagrecimento posto de forma simples!

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Bom, certo dia você se olha no espelho, vê aquela protuberância (pança…) e decide que CHEGA, tá na hora de queimar gordura e mudar a situação.

Legal, o passo mais importante você já tomou, decidir. Mas decisão não é nada sem AÇÃO, não é verdade?

Então, você pensa no próximo passo, fazer uma dieta ou uma reeducação alimentar.

Aí, pessoa culta que você é, naturalmente, você começa a procurar saber mais sobre o assunto. Onde você vai? Bom, as opções são infindáveis. Você pode recorrer à uma banca de revistas, ligar a televisão, comprar livros do assunto, acessar a internet, etc.

Não importa o que você faça, uma coisa é certa e eu acho que você concorda comigo nisso, você vai se frustrar.

Vai se frustrar mesmo! Por que por mais que tentamos clarear nossas mentes sobre emagrecimento e boa forma, mais os meios de comunicação acima parecem querer complicar nossa vida.

Você acaba confuso(a), desmotivado(a) e com dor de cabeça, por que na sua mente tudo parece uma teia de aranha desorganizada, onde não se sabe nem o começo, nem o fim e nem onde as coisas se conectam.

Bom, EU SEI o que é isso. O Emagrecer de Vez é fruto da minha revolta com esta situação. Planto aqui, com o site, uma semente de mudança!

Bom, escrevi uma artigo inteiro sobre essa sacanagem toda que vivênciamos todos os dias (leia mais Aqui), então vamos agora focar no assunto de hoje.

A idéia é, emagrecer é sim MUITO mais simples e direto do que você pode imaginar.

Neste artigo, vou falar sobre uma verdade crua que, sobre a qual, não muito se comenta. A simplicidade de se comer bem, BASTANTE e ainda perder gordura!

Milagre? blehh….

-> Principios

Vivemos em um mundo LOTADO de alimentos extremamente densos em carga calórica. Um mundo que é o ambiente perfeito para que engordemos sem mesmo estarmos cientes da rapidez que isso acontece.

Mas a boa notícia é que, mesmo em meio a esta maré de calorias, existem ainda os principios… os alimentos nutritivos, naturais e de qualidade. Eu diria, os únicos alimentos verdadeiros.

Os alimentos “de verdade”, nutritivos e naturais, são, no geral, baixos em calorias. Mais do que isso, eles possuem densidade calórica BAIXA.

Isso significa que para atingirmos a nossa meta calórica do dia, comendo estes alimentos, nós precisamos comer MAIS em quantidade. É isso! Dá pra entender, certo?

Pra comermos, por exemplo, o valor calorico equivalente a um sonho de valsa (21g), comendo brocolis, temos que comer mais de 300g!! Mas isso ainda é uma comparação ridícula, pois, o brócolis possui nutrientes úteis pro corpo humano, enquanto o sonho de valsa…. bom, deixo a cargo de sua imaginação.

Obs: O brócolis é dito ter “calorias negativas”, pois o corpo tende a gastar mais calorias para digeri-lo do que as calorias que ele contém!

Bom, o principio é esse mesmo!

Comendo os alimentos corretos e nutritivos,, você precisa comer MAIS em quantidade do que você está acostumado(a), para atingir sua meta calórica.

No começo, pode ser difícil quebrar este vício que construímos de comer alimentos apelativos ao nosso paladar e olhos, mas depois da desintoxicação, o oposto será verdade, você não sentirá mais vontade de comer essas… bem, porcarias.

Como exemplo fácil, veja abaixo 3 grupos de alimentos que você pode comer tranquilamente e ter certeza que estará nutrindo seu corpo com energia de qualidade e, muito provavelmente, perdendo gordura.

Nota: Para uma refeição completa e de qualidade, basta escolher um alimento de cada grupo e montar seu prato.

-> Quer ver resultados em seu corpo e saúde de maneira fácil?

Monte suas refeições da seguinte forma:

Escolha um alimento de cada um dos 3 grupos acima e monte cada refeição desta forma.

Não é necessário contar as calorias nesta primeira fase.

Simplesmente coma quanto quiser dos alimentos dos grupos indicados. Isso fará que você conquiste o passo mais importante: Corrigir sua alimentação e destruir o vício por alimentos de má qualidade.

Você irá notar uma melhora no seu ânimo, corpo, vitalidade, saúde e vida em geral.

Simples demais, certo? Você irá ter as gorduras que precisa, os carboidratos que precisa, as proteínas e as fibras que necessita.

Lembre-se que você vai ter que comer MAIS em volume do que está acostumado(a). Pois um bom prato destes alimentos contém menos calorias que um prato de “má qualidade”.

Várias pesquisas foram feitas (referências no fim do artigo) e se verificou que, somente fazendo estas mudanças simples no seu dia-a-dia e evitando doces e carboidratos brancos, as pessoas tendem a perder em média 10kg por mês….

É isso aí. É fato! Porém, lembre-se, cada organismo é diferente e não se apegue a números ou médias gerais.

-> Mini-desafio

Ah… nossas vidas são muito mais emocionantes quando temos pequenos e constantes desafios, certo?

O que eu proponho é o seguinte: Faça uma tentativa e desafie-se a seguir 2 semanas desta forma. Por duas semanas, monte suas refeições comendo a quantidade que quiser dos alimentos listados. Coloque um de cada grupo no seu prato em cada refeição. Por um dia na semana, coma o que quiser e saia da linha (seu dia de folga).

No final, volte aqui ou na página do facebook (que ta bombando por sinal) para contar como foi sua experiência 🙂

——

Espero ter ajudado a desmistificar e clarear um pouco a idéia de que emagrecer é fruto de algumas mudanças simples de hábitos e uma atitude mental correta. Nada de complicações excessivas, exercícios bizarros, suplementos, termogênicos, óleo de coco, alimentos estranhos e “novas descobertas”. A verdade é sim, nua, crua e direta! E o meu papel aqui é mostra-la!

Grande abraço e passem esta informação adiante! ABAIXO balelas e complicação sem sentido!

Em prol de um mundo mais simples,
Rodrigo

REFERÊNCIA

A lista de alimentos sugerida consta no livro The Four-hour Body (Timothy Ferriss)

55 Comentários


  1. Olá Rodrigo,
    Ótima matéria… Gostei muito, porém estou com uma dúvida. Você colocou este mini desafio de duas semanas para montarmos nossas refeições baseadas nestas três colunas, mas qual asugestão de café-da-manhã e os lanches intermediarios a almoço e janta… Fiquei meio na duvida e gostaria de esclarece-la.

    Desde já agradeço,
    Abraço

    Responder

    1. Oi Joao,

      Tome como uma sugestão geral. Nos lanches, etc, seria ideal se você pudesse inserir proteina de alguma forma. Como, queijo cottage, peito de frango mesmo, etc. Caso precise.

      Amendoas também são bem vindas (em quantidade bem regulada, pois são muito calóricas) como lanchinho. Enfim… as opcoes são muitas mas mudando basicamente o café, almoco e janta, você já vai notar a enorme diferença. Depois você pode ajustar os lanchinhos de acordo =)

      Abraco,
      Rodrigo

      Responder

  2. Olá Rodrigo,

    Amo suas materias, encontrar seu site foi um marco muito importante na minha. hoje tenho outra visao no conceito do verdadeiro emagrecimento.
    Tbm fiquei com a mesma dúvida sobre o cafe da manha e lanches.
    No aguardo da sua resposta.

    Grata desde já.

    Responder

    1. Oi Vanessa,

      Que bom que achou o site =) Fico feliz que esteja fazendo a diferenca!

      Um grande abraço,
      Rodrigo

      Responder

  3. Hoje você sugeriu montarmos por duas semanas cardápios a base de proteinas, grãos e legumes, isto é não usaremos durante estas duas semanas iniciais, correto?
    E nos lanches intermediários das grandes refeições o que vc sugere??

    Responder

    1. Oi Telma, acho que não entendi muito bem sua primeira pergunta.

      Como respondi no outro comentário. Não foque tanto nos lanches, etc. O ideal seria se TODAS as suas refeições pudessem serem constituidas dos alimentos indicados. Mas focando em alterar as principais, as diferenças já irão ser bem notórias.

      Abração,
      Rodrigo

      Responder

  4. Mais um otimo artigo. O que as pessoas tem que parar de fazer é comer tanto lixo que vendem em supermercados como se fosse a coisa mais saborosa e maravilhosa do mundo. Só de se livrar de farinha branca, massa refinadas, carnes gordas e alcool, a pessoa já ve o resultado em pouco tempo. Produtos integrais são mais gostosos queos refinados, mas tem gente que ve um macarrão integral, de cor escura, e ja passa longe. Não sabe a delicia que esta perdendo. Eu sou vegetariano e ainda assim não como nada que não goste, tenho sempre boas refeições. O negocio é experimentar, variar mais, encher o prato de sala e por aquela gordurinha bem de lado.

    Responder

    1. Putz, vou sugerir que o pessoal escreva o seu comentário na testa =) hehehe.. É isso mesmo Bruno.

      Falou e disse e eu concordo. Esta na hora de corrermos contra a maré e voltarmos a comer alimentos DE VERDADE!

      Abraço,
      Rodrigo

      Responder

  5. Olá Rodrigo,

    Adorei o artigo, fiquei super animada, mas também estou com dúvidas. Iniciei o Desafio 3 meses a 1 semana e li muitos artigos do site, então eu estou tentando seguir a linha 40/40/20 do desafio, a dúvida é a seguinte: os carboidratos complexos devem ser ingeridos em conjunto com as proteínas de qualidade certo? Neste mini desafio não vi exemplos de carboidratos complexos para o cardápio. Então não entendi muito bem. Por favor preciso de esclarecimento.

    Grata,

    Responder

    1. Oi Reselaine,

      Sim, as proteinas e carboidratos podem ser ingeridos ao mesmo tempo no Desafio. =)

      Sobre este artigo, é uma sugestão de mudança por 2 semanas, onde eu sugiro carboidratos fibrosos ao invés de complexos. O propósito é fazer uma mudança legal na alimentação diária de forma bem simples e ver os resultados também facilmente.

      Siga com o desafio, ele é uma reeducação alimentar completa e que você pode continuar a longo prazo.

      Abraço,
      Rodrigo

      Responder

  6. Buenas Rodrigo
    A minha dúvida é a mesma. O que vc sugere pra cafe da manhâ? Omeletes com grãos e fibras?
    Uau! Vamos combinar…comer feijões logo de manhã exige bastante coragem, rsrs. Ajuda aí!!
    Beijos.

    Responder

    1. Oi Sandra,

      hahahaha… sim, comer feijao de manha é para os de coração forte heehhe.

      Omelete é uma OTIMA pedida! Ovos cozidos também! Queijo cottage também. As opções são muitas =) Pode inserir grãos também sim. O importante é ingerir alimentos verdadeiramente nutritivos =)

      Abração,
      Rodrigo

      Responder

  7. Meus queridos, vcs já esperimentaram batatas doces nos intervalos das refeiçoes principais? É ótimo pra dar energia e são de um sabor inigualável, depois q vc já depurou o seu paladar daquelas porcarias relatadas aí no post. Outra sugestão é um mingau de aveia com banana e canela no café da manhã: garante horas de “sustancia”, rsss. No aguardo das sugestões do nosso “guru” Rodrigo. Bjos

    Responder

    1. Oi Ana,

      Assino embaixo. Suas sugestões são ótimas.

      Batata doce é um carboidrato complexo de muita qualidade e banana com aveia no café irá mesmo dar muita sustança nesta hora!
      Porém, atenção na quantidade, uma vez que aveia é bem calórica, então ajuste de acordo com sua alimentação e necessidade calórica =)

      Eu estou tentando não sugerir muito, pois as principais mudanças mesmo devem ser feitas nas refeicões principais. Só isso já irá trazer os benefícios legais =)

      Um abraço,
      Rodrigo

      Responder

  8. Boa tarde Rodrigo!
    Acabei de chegar do sacolao com todos os produtos que vc indicou na lista.Gostaria de saber se no cafe da manha tenho que ingerir o que conten na lista?ou seja comer os tres grupos alimentares ou posso comer outra coisa, e frutas posso comer e quais ? ou nessas duas semanas a fruta esta suspensa do cardapio.
    Obrigada
    Miriam

    Responder

    1. Oi Miriam,

      Legal que vai encarar 🙂 Depois volte pra contar como foi ok?

      No café da manhã o mais importante eh ingerir proteinas. Eu aconselho que coma uns 2 ovos cozidos por exemplo. Queijo cottage também é bem legal! Pode inserir tambem uma fruta (banana por exemplo).

      Ao longo do dia eu sugiro, caso queira comer mais frutas, a maçã por ser bem leve e nutritiva também. Mas se puder evitar nestas 2 semanas, seria melhor. Mas nada eh escrito em pedra, então adapte da forma que achar melhor!

      Aí nas outras refeições você pode fazer com os alimentos dos 3 grupos! =)

      Abração,
      Rodrigo

      Responder

  9. Oi Rodrigo, obrigado pela resposta. A Minha pergunta anterior é se não usaríamos carboidratos nestas duas semanas ( faltou a palavra carboidratos, hehe), mas já entendi através dasdemais respostas.

    Gostaria de saber também se posso incluir iogurtes nos meus lanches? Posso combiná-los com wey protein e usá-los nos lanches intermediarios?

    Responder

    1. Telma,

      Iogurtes podem ser bons ou ruins, vai de voce saber olhar a tabela nutricional e procurar por opcoes ricas em proteinas e baixissimas em acúcar e gorduras. 🙂
      A combinação com whey protein vai se problemas! =)

      Abraco,
      Rodrigo

      Responder

  10. E aí Rodrigo.. Muito boa essa matéria. Já comecei a mudar minha alimentação e vi resultados. Sendo assim vou tirar as fotos de antes e depois e até o final do ano enviarei pra você.
    Agora só uma pergunta. Posso colocar whey protein no café da manhã? Não gosto muito de ovos.
    Abraço.

    Responder

    1. Fala Wellington,

      Pode sim. O importante eh fazer do cafeh da manha, uma refeicao rica em proteinas.

      Abraco,
      Rodrigo

      Responder

  11. Bom dia Rodrigo! =)

    Vou aceitar o desafio, mas antes preciso sanar minhas dúvidas:
    Gostaria de saber qual a melhor forma de preparar os legumes.. se eu refogá-los/cozinhá-los trarão os mesmos resultados?
    O que vc sugere?
    O tempero dos alimentos interfere em alguma coisa?

    Responder

    1. Oi Aline,

      Eu sugiro fazer em legumes em agua ao natural 🙂 Refogado também é legal!

      Os temperos está ok. Porem, abra o olho para temperos (molhos) caloricos e oleo. Mas temperos no geral sao perfeitamente ok 🙂

      Abraco
      Rodrigo

      Responder

  12. Ok, Rodrigo estou no desafio de 2 semanas. Amanhã começo oficialmente, vou fazer todas as anotações para contar aqui, como foi a experiência.

    Ao final gostaria que você comentasse o que fiz de certo e errado. Assim fica de apoio para os que tiverem a mesma dúvida.

    Também estou tentando ler o máximo dos teus artigos.

    Grata,

    Responder

    1. Oi Telma,

      Combinado! Vai ser muito util se voce compartilhar sim 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

      Responder

  13. Oi Rodrigo!
    Conheci seu site recentemente e gostaria de saber se você usa os princípios da Dieta de South Beach. Li o livro sobre esta dieta ha alguns anos e achei bastante interessante. Qual sua opinião sobre esses princípios?

    Responder

    1. Oi Claudia,

      Um dos meus principios basicos eh nao se ater a DIETAS. Alguns ja falaram que a filosofia da dieta de South Beach eh parecida em alguns aspectos com o que eu escrevo no site, porem, confesso que nunca parei para ver de perto do que se trata.

      Logo, vou ficar te devendo minha opiniao sobre isso 🙂 Eu acredito mesmo no funcionamento do corpo e em metodos testados e naturais =)

      Abracao,
      Rodrigo

      Responder

  14. Eai meu chapa! estou fazendo spinning entre 2 à 3 vezes na semana com minha namorada e fazendo musculação …. o que vc acha do spinning? abs!

    Responder

    1. Opa,

      Acho uma boa 🙂 E, dependendo de como eh feito, pode funcionar como Interval Training.

      Abraco,
      Rodrigo

      Responder

  15. Oii Rodrigo, gostei muito do mini desafio e já comecei, está sendo fácil, pois esses alimentos satisfazem muito.
    Eu faço atividades físicas todos os dias, e gostaria de saber se eu seguir só com esses alimentos não irei me sentir fraca na hora do exercício?
    E tbm, me parece que há pouco carboidrato nesses alimentos, isso não iria gerar um deficit muito grande durante 2 semanas e até mesmo iniciar um estado de catabolismo?
    Agradeço muito suas informações
    Abraço

    Responder

    1. Oi Aline,

      Os carboidratos neste caso vem dos graos (feijao, lentilha, etc). Por isso é importante adiciona-los! É deles que virá a energia 🙂

      Abraço,
      Rodrigo

      Responder

  16. Rodrigo Boa tarde!
    Voltei para contar para vc do sucesso da primeira semana do desafio!!!! um Kilo a menos, eu e meu marido. Nos dois resolvemos fazer o desafio proposto e hoje nos pesamos e deu um kilo a menos na balança para ambos.
    Eu nao preciso perder muito estava com 66.agora com 65 e quero ir para o 62, tenho de altura1,63 entao e pouco porém e mais dificil perder esse pouco.
    Agora vamos partir para a segunda semana mais entusiamados pois temos o dia de folga para
    sair um pouco da rotina.
    Muito boa sua orientação muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Responder

    1. Obrigado por compartilhar Miriam, fico feliz que esteja obtendo otimos resultados 🙂

      Um grande abraco!!
      Rodrigo

      Responder

  17. Oii
    Estou fazendo o mini-desafio que vc sugeriu, e estou amando , está sendo super fácil.
    Eu gosto de quase todos os alimentos da lista então estou comendo muito bem.Esses alimentos dão muita saciedade. Aproveitei o domingo pra fazer meu dia de folga.
    Comecei na sexta-feira pesando 73kg e ontem, segunda-feira, já estava com 71,1kg.
    Achei fantástico, afinal não sinto nada de fome, tenho muito energia pra praticar meus esportes e ainda comi a vontade no domingo ( sem muitos exageros, é claro).
    Super recomendo!!
    Beijos

    Responder

    1. Taí um caso de sucesso hehehehe…

      Legal Valentina, acho que você resumiu bem algumas das principais vantagens. E que reine a simplicidade 🙂

      Um abraco,
      Rodrigo

      Responder

  18. Ola Rodrigo, muito bom, confesso q estou ficando apaixonada pelo site todos os dias do uma passadinha e fico mais por dentro do assunto. estou me adaptando aos poucos quero estar bem ciente quando começar meu desafio.
    sobre o assunto fiquei na duvida se nesse mini desafio podemos colocar 3 colheres de arroz nas principais refeiçoes ou se sao somente esses alimentos.
    obrigada!!!

    Responder

    1. Neste caso, são somente estes alimentos 🙂

      Abração e espero que continue curtindo os assuntos.

      Rodrigo

      Responder

  19. Rodrigo,
    Primeiramente gostaria de dizer que sou viciada no seu site. Gostaria de saber se posso tomar leite desnatado com achocolatado diet, zero açúcar, no café da manhã ou no lanche da tarde.
    Obrigada!

    Responder

    1. Voce pode tomar tudo que quiser Maria hehehe

      Aconselho que contabilize as calorias do achocolatado que voce esta inserindo na alimentacao. Voce pode comer tudo que quiser DESDE que tenha consciencia dos impactos e mantenha o controle. Tudo depende muito do resto da sua alimentacao e rotina!

      Abraco,
      Rodrigo

      Responder

  20. Rodrigo,

    Eu quis dizer que se ao tomar leite desnatado com achocolatado diet, poderia estar sabotando a dieta. Quero dizer não funcionando. Agora sim, acho que me expressei melhor, espero.
    um abraço!

    Responder

  21. Ah! Só mais uma perguntinha: Tomo muito chimarrão, ” no caso da dieta”, devo maneirar ou parar de tomar. Não sei quais são os efeitos de erva mate. Obrigada por responder sempre.

    Responder

    1. Nao vejo problema algum ao tomar chimarrao regularmente!
      Os efeitos da erva mate são conhecidos por serem positivos.

      Abraco,
      Rodrigo

      Responder

  22. Rodrigo, tem alguma outra opção de fonte de carboidratos sem ser os grãos??

    Responder

    1. Claro, mas para este proposito do artigo, limita-se aos listados. Veja o artigo sobre Carboidratos na pagina de Artigos do site pra mais detalhes 🙂

      Responder

  23. Ola Rodrigo!
    a dois anos venho emagrecendo sem exercicio, mes passado entrei na academia, semana que vem começo o desafio lançado para exterminar os kg que ainda estão no meu corpo. A dúvida é: lendo este artigo vi que por nao ter o carboidrato complexo talvez consiga ver um resultado mais rapido, entao devo fazer primeiro esse mini deafio de 2 semanas para logo em seguida começar o desafio de 3 meses, ou o contrario, fazer esse mini deafio apos o zigzag das ultimas semanas do dosafio de 3 meses?….

    Responder

  24. Olha eu de novo!! Nussa! Isso vai me ajudar mto com a alimentação !! rsrs eu nao como tão mal!! só na hora do preparo é que eu peco (óleo, sal, temperos etc) vou prestar mais atenção no momento em que estiver cozinhando.

    O bom é que moro sozinha, desse jeito fica mais fácil de ter o controle! Minha mãe fazia muitos pecados comestíveis rsrs

    Responder

  25. Vou tentar também!
    mas tenho uma pergunta pra fazer?
    por mas q seja só isso, sou viciado em feijao com ARROZ.
    queria saber se posso adiciona ele também “ARROZ” ou para ter um melhor sucesso.
    e melhor q não adicione ele?

    Responder

    1. Arroz integral seria preferivel, porem, seguindo a ideia do artigo, o arroz nao seria sugerido nao. Feijao estas beleza, mas o arroz seria redundancia.

      Abracao,
      Rodrigo

      Responder

  26. Oi Rodrigo…
    Estou na reducação alimentar desde fevereiro, eliminei 10 quilos… mas no mês de abril não consegui emagrecer uma grama…embora tbm não engordei … mantive o mesmo peso …o que será que está acontecendo???? help…

    Responder

    1. Adaptacao do corpo Cris. Isso eh normal. Tente alterar algumas coisas na sua rotina, seja exercicios ou refeicoes. Tente mudar a rotina para fazer com que seu corpo saia desta estabilidade!

      Abracao,
      Rodrigo

      Responder

  27. Olá! Estou em dúvida.
    Em outro momento, foi dito que soja era um vilão, ou pelo menos algo próximo a isso. Agora, soja é um bom alimento. Eu fiquei confuso. Essa não é a primeira vez que vejo isso. Afinal, qual é a da soja para o site?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *