A Nutrição Mitocondrial

mitocondria

Aqui é o Geosh.

Pra algumas pessoas é o conhecimento que impulsiona uma mudança de vida que traz benefícios inimagináveis. Espero que seja o seu caso.

Mais importante do que adquirir um conhecimento é conseguir ver o impacto que ele pode ter na sua vida e na vida das outras pessoas.

Digo mais, esse artigo é um passo importante pra mim pessoalmente. Revolucionou minha percepção do conceito de que Seu alimento é o seu remédio. Nesse aspecto, esse artigo é um divisor de águas.

As mitocôndrias são a usina de energia dentro da células, são elas que metabolizam a gordura.

Se você leu o artigo sobre inflexibilidade metabólica, leu que as mitocôndrias são sempre as primeiras prejudicadas, antes mesmo da obesidade e das doenças crônicas acontecerem.

Nesse interesse sobre a tão interessante e importante mitocôndria, acabei tropeçando no trabalho da Doutora Wahls.

A Doutora Wahls

A Doutora Terry Wahls era uma pessoa fisicamente ativa quando foi diagnosticada com esclerose múltipla. Ao tentar os tratamentos com os melhores medicamentos e médicos que ela tinha acesso, adivinhe, não conseguiu parar o avanço da doença.

terry antesEla se submeteu a quimioterapia, comprou uma cadeira de rodas. Ela estava se tornando cada vez mais deficiente.

Sabendo dos riscos degenerativos da doença, ela sabia que não só perderia completamente a locomoção em alguns anos, como perderia grande parte da sua capacidade cerebral: O cérebro das pessoas com esclerose múltipla, assim como nos casos de Huntington, Parkinson e Alzheimer, literalmente encolhem.

Ela começou a correr contra o tempo, pesquisando artigos científicos, debruçada nos sites de artigos que sempre citamos como referência aqui, como o PubMed, todas as noites. Ela acabou percebendo que, nos casos das doenças onde o cérebro encolhe, as mitocôndrias não estão trabalhando bem.

Com mais pesquisa, ela encontrou estudos onde cérebros e as mitocôndrias de cobaias haviam sido protegidas com óleo de peixe, creatina e coenzima Q. Ela converteu as doses pra doses humanas e começou a tentar um auto-tratamento com suplementos:

A doença começou rapidamente a desacelerar! Mas ainda continuava progredindo.

Com os estudos sobre neuroproteção no IFM, ela descobriu que a mielina, que isola as conexões dos nossos neurônios, era danificada na esclerose múltipla.

Para ter níveis saudáveis de mielina, o corpo precisa de muitas vitaminas do complexo B: B1, B9 e B12. Omega 3 e Iodo. Para produzir neurotransmissores, o corpo precisa de B6 e enxofre.

Ela então percebeu que esses compostos, associados a antioxidantes, era também o que as mitocôndrias dela precisavam pra produzir energia. Mas foi aí que ela teve a sacada que iria mudar a vida dela, e por consequência, a nossa:

Pra que Suplementar Se Você Pode Se Alimentar?

Ela percebeu que, se ela se alimentasse dos alimentos que contivessem essa lista de nutrientes que ela precisava, ela ainda ingeriria centenas de outros antioxidantes e compostos importantes e benéficos que a ciência ainda está por descobrir e nomear.

Ela também percebeu que a dieta moderna era muito diferente do que realmente nos nutria na antiguidade ou tradicionalmente. Ela criou um protocolo utilizando os mesmos conceitos que você que é bem informado e já leu o Método EDV está careca de saber. Se você não leu ainda:
—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————

O Protocolo Wahls consiste basicamente de:

1 prato cheio de vegetais folhosos(ex:couve, espinafre, alface, rúcula, agrião, etc);

1 prato cheio de vegetais ricos em enxofre(ex:repolho, cogumelo, alho, cebola, couve flor, brócolis, etc);

1 prato cheio de vegetais coloridos(ex:pimentão, cenoura, repolho roxo, morangos, mirtilos, laranja, beterraba, etc);

Carnes ricas em omega 3:(ex:Carne de gado de pasto, salmão, atum, sardinha, etc);

Por dia.

Carne de órgãos(superalimento) e algas marinhas(iodo e selênio), pelo menos uma vez por semana.

Se você já leu esse artigo sobre alimentação milenar, percebeu que ela listou apenas 2 dos 5 ítens do artigo, né?

terry depoisOs resultados, minha amiga ou amigo, é que a doutora Wahls não só foi capaz de reverter a Esclerose múltipla. Ela conseguiu sair da cama e da cadeira de rodas. Uma reversão de uma doença que supostamente “não tem cura”.

Em 3 meses ela largou uma bengala, em 4 meses ela largou a outra. Em 5 meses ela conseguiu subir numa bicicleta, e com nove meses ela foi capaz de pedalar cerca de 30 quilômetros. Voltou a andar de cavalo e poder aproveitar a vida com suas filhas. Isso depois de quase ter se acostumado com a idéia de precisar de uma “cama móvel” pra se locomover.

Se uma alimentação correta consegue fazer esse MILAGRE com ela, a minha pergunta é: O que ela não consegue fazer por você?

Um abraço,

Geosh.

Principal Referência

Geosh é expert em emagrecimento, autor, consultor e gestor de conhecimento no Emagrecerdevez.com.

  • http:[email protected] Eveni Voss

    E muito curioso e interessante.

  • Leonardo

    Olá Geosh,
    Eu sigo o site de vocês desde 2012. Eu comprei o livro eletrônico Emagrecer de Vez na época em que ele foi lançado. Me tire uma dúvida por favor… O livro atual é exatamente o mesmo da versão original ou ele já sofreu revisões? Pergunto isto porque no começo o emagrecer de vez não era tão “Low Carb” como agora, e falava de alimentação de 3 em 3 horas, consumo de integrais, etc. Isto também mudou no livro?

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Leonardo, Até agora o livro não precisou ser revisado. O livro não é necessariamente low carb, assim como não somos agora. O Método MR tende a ter menos carb, mas funciona igualmente acima das quantidades de carb, por causa das fontes dos carbs em si. É claro que abordamos mais uma série de coisas que ficaram fora do escopo do livro no site, mas o método continua eficaz como sempre! Abraços!

      • Leonardo

        Obrigado Geosh.
        Sim sempre foi muito eficaz.
        Mas engraçado que comigo o método inicial, comendo de 3 em 3 horas, sempre unindo proteína + carboidrato complexos e integrais, preferindo alimentos menos gordurosos era muito mais eficaz do que a alimentação low carb que depois passei a adotar, utilizando mais gorduras naturais, e não como mais de 3 em 3 horas. Porque não consigo equilibrar mais meu peso como antes? Estou pensando em voltar a dieta como antes.

        • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

          Leonardo, talvez seja uma tendência ir demais pro lado gorduroso da vida e ficar low carb demais. Pode ser algo a se rever. Esse artigo é bem congruente com a percepção que eu tenho de que, embora a maioria das suas calorias será proveniente de gordura, na prática a impressão que uma alimentação correta tem é de que você come mesmo é verdura e legume! Abraços!

      • Neusa Ldb

        O método MT e MR são iguais ? Veio os dois iguais…

        • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

          Neusa, elas são visualmente muito similares, mas tem diferença sim. No livro as diferenças são ilustradas. Um abraço!!!

  • luciana pulini gasparini

    Gostaria de emagrecer

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Veio ao lugar certo, Luciana!

      • roberto

        hoje fez vinte[20] dias que adquiri o livro virtual,emagrecer de vez,estou com 7 kilos a menos,e seguindo rumo as seis meses na revoluçao, eu estava com cento e trinta e cinco kilos, hoje me pesei estou com cento e vinte e oito[128].obrigado geosh e rodrigo.

        • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

          Vamo que vamo, Roberto! Disponha e parabéns! Qualquer coisa é só perguntar, viu? Grande abraço!

  • Cairo

    Eu já tinha uma idéia do poder da alimentação natural, e sempre quiz ter um corpo melhor, mais definido, mais saudável. Mas, como a maioria, sempre tive dificuldade de encontrar fontes confiáveis nesse meio.

    Ao encontrar o conteúde do EDV no canal Youtube, e depois navegando no site, percebi o quanto são sérios e embasados cada um dos artigos e videos. E, meu Deus! Que livro fantastico cara!

    Estou seguindo o método MR à dez dias e estou visivelmente com a barriga mais afinada, não sinto fome, e com ótima disposição. O corpo responde muito rápido! Isso é incrível cara!

    Eu sempre quiz me alimentar corretamente, e agradeço demais a vocês por esse conteúdo.

    Ir na contramão de tudo que está aí é que é o segredo. As grandes indústrias de alimentação não se importam com você, com sua saúde, se importam com o lucro.

    Grande abraço!

    O c

    Pois bem, depo

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      É complicado, Cairo. O lucro entra na frente de uma série de valores e acaba criando verdadeiras aberrações. Mas o mais importante é que nós podemos, de maneira consciente, nos livrarmos das consequências disso. Um abraço!

  • http://EDV Nerci

    Já adquiri o livro, ainda estou no inicio, mas estou achando muito interessante adquirir conhecimento em primeiro lugar depois por em prática.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Super importante mesmo, Nerci. É muito bom colocar as coisas em prática sabendo o por quê. Mas tem que por em prática também, o sucesso vem de somar o conhecimento e a prática =)

  • eronice

    Oi bom dia!!
    Comprei o livro emagrecer de vez hontem.
    As tabelas de alimento mr e mt vieram iguais o que Fazer?

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Eronice, elas são visualmente muito similares, mas tem diferença sim. No livro as diferenças são ilustradas. Um abraço!!!

  • Guilherme

    Olá Geosh, uma pergunta…estou tendo dificuldades em encontrar carne de gado alimentado no pasto, você recomendaria o uso de suplementação em ômega 3 neste caso? Ou outra dica?

    Se for o uso de suplementação, pode indicar um suplemento de confiança.

    Obrigado.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Guilherme, a suplementação em omega 3 deve vir impreterivelmente em um vidro que bloqueie a luz do sol e não pode ter cheiro de peixe, uma vez que esse é um sinal de que ela já não é quimicamente a mesma. Linhaça pode ser uma boa também. Abraço!

      • Guilherme

        Geosh, boa dica…esta do vidro escuro vale também para o azeite de oliva.

        Vou ver sobre a linhaça, pois até onde sei ela tem um composto chamado de lignanas que agem imitando o hormônio feminino, sabe se procede?

        Obrigado pelo retorno.

        • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

          Sim, Guilherme! É basicamente pra não oxidar as pufas do azeite também! Até onde eu vi a lignana é benéfica tanto pra mulheres na menopausa quanto para homens no geral, agindo como um possível redutor da incidência de câncer de próstata. Abraços!

  • Hallãn Coelho

    Bom dia, Leio o site desde 2013 e li a maioria dos artigos publicados. Esse site me deu uma nova visão de nutrição e atualmente sou um “estudante recreativo” de nutrição, busco informações em diversos sites, tudo graças a essa visão que o emagrecer de vez.

    Muito obrigado.

    Mas a minha dúvida:

    Minha dúvida é que, após emagrecer , sofro com a flacidez da região abdominal, até agora vi os seguintes artigos s respeito do calágino e flacidez:

    http://luizsergio-nutricionista.blogspot.com.br/2014/05/colageno-s-uplementacao-de-colageno.html#comment-form

    http://www.drvictorsorrentino.com.br/o-mito-do-colageno/

    os outros blogs que visitam não falam nada a respeito.

    Minha dúvida é qual a opinião de vocês sobre a prevenção e a melhora da flacidez abdominal. Acredito que muitos tem essa dúvida.

    Grato e parabéns pelo site.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Hallan, no geral o que atrapalha a pele a voltar ao estado original é um resquício de gordura no tecido adiposo subcutâneo. Acredito que só se pode concluir que realmente há um excesso de pele quando o percentual de gordura estiver na casa dos 10% Abraços!

  • http://Mi Milena Martins Buose

    Me chamo Milena, comprei o livro e Li e a 15 dias estou comendo adequadamente. Tenho 26 anos, com 1,65 m de altura e 61 kg. Minha gordura corporal esta em 35% conforme a calculadora do site emagrecer de vez. Quando comecei a nova alimentação estava com 64 kg, na semana passada estava com 60 kg porém depois do dia do lixo no qual no café da manhã comi 2 ovos, almocei churrasco com salada e na janta chupei um sorvete, meu peso foi para 61,1 kg. Estou me sentindo disposta porém um pouco esquecida não sei se é normal, basicamente tomo 2 ovos mexidos com bacon e cottage (queijo) no café da manhã. No almoço 2 bifes de variados tipos de carnes (boi, frango, porco, peixe) com legumes cozidos e salada de alface e tomate com azeite de oliva. Quando sinto fome como 3 castanhas do Pará ou umas 6 castanhas de caju e a noite como carne novamente ou 2 ovos, tomo muita agua o dia todo, e de vez em quando menos de um dedo de café com açúcar (uma vez a cada 2 dias). Sinto falta doa arroz e do feijão, mas não como desde que mudei minha alimentação. minhas medidas basicamente estão iguais. O que vc acha que pode estar acontecendo? No inicio do ano pesava 68 kg, 4 kg emagreci comendo bem menos do que de costume. Me ajude. Estou seguindo método MR.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Milena, é normal ganhar um pouco de peso e reter água depois do dia do lixo, mas ao longo do tempo as perdas vão se acumulando. Abraços!

      • http://Mi Milena Martins Buose

        Obrigada!! Assim fico mais tranquila. mas é normal na primeira semana emagrecer 4 quilos e depois parar? tenho medo de que estagne, eu gostaria de perder mais 4 kg.

        • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

          Milena, parar completamente não. por isso é tão importante acompanhar o peso E as medidas. O que ocorre é que a média de queima de gordura pode girar normalmente em torno de 500g por semana depois da perda inicial, e embora isso signifique 2kg por mês, é mais difícil de notar. Então muitas pessoas desistem ao não perceberem que de fato estão emagrecendo. :/

  • Ademir

    Olá nobre Geosh!!! Nossa quanto tempo sem visitar o site e quando acesso me deparo com esse artigo, ou melhor essa “LIÇÃO DE VIDA”, com certeza Hipócrates deve estar muito emocionado com a Doutora Terry Wahls por ter entendido a essência do que ele ensinou e claro contigo também por compartilhar toda essa informação de qualidade, informações fundamentais para quem procura o site e aprende que tudo se faz a partir de uma boa alimentação, principalmente nessa questão de saúde.
    Um fator muito interessante também sobre esse teu artigo é que nos remete a ideia de que “precisamos estar saudáveis para emagrecer e não emagrecer para estarmos saudáveis”, assisti uma palestra de um grande nutrólogo e fez muita diferença como por exemplo a questão da tireoide que se não estiver em pleno funcionamento sabota toda sua reeducação. Nesse caso a Doutora Terry Wahls nos abrilhantou com um baita exemplo nutricional e de como muitas doenças são literalmente curadas com uma excelente alimentação.
    P A R A B É N S pelo artigo, espero que todas as pessoas que lerem o esse grande exemplo internalizem o grande benefício que a correta alimentação traz para a humanidade.
    Um fraternal abraço.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Fala Ademir! Veja se entra aqui pelo menos uma vez por semana! Tem sempre 2 ou 3 artigos novos rapá! E sim, é uma aplicação científica do conceito de hipócrates! A beleza dessa arma poderosa que é o método científico é poder ser utilizado a favor dos melhores princípios que temos. Eu vou te falar que até em mim o efeito tanto físico quanto emocional foi profundo! Mais um salto pra frente no nosso objetivo de vida, né! Grande abraço!