Vegetais fermentados + Video!

vegetal fermentadoFala comigo! Geosh aqui pra mais um artigo! Já estou estudando esse assunto a algum tempo, e a cada dia me surpreendo mais com informações novas e incríveis a respeito! Me parece realmente mais uma das peças principais do quebra cabeça, negligenciada quase que totalmente!

Se você ainda não viu o primeiro artigo sobre o assunto, veja djá!

Quem já comentou comigo a respeito de emagrecedores e termogênicos já sabe: Sou contra uma solução que visa os sintomas e não a causa. É mais ou menos o que acontece com a nossa saúde. As pessoas adoecem, vão (e devem ir) ao médico, tomam medicamentos que tratam os sintomas, mas raramente se perguntam: — Mas por que foi que eu tive isso? – O que foi que causou isso, em primeiro lugar?

Absolutamente tudo no funcionamento do nosso corpo está ligado ao equilíbrio da nossa flora intestinal. Não só nossa saúde e peso, mas uma quantidade gigante de problemas comuns atualmente. Como hoje o artigo será curto, mas ainda exploraremos muito esse assunto, vou citar, por alto, apenas algumas:

– Gases, má digestão, diarréia e dificuldade na digestão de certos alimentos, inclusive lactose;

– Fungos, cândida, desejo por doces em excesso;

– Cansaço e confusão mental, indisposição e alterações de humor;

– Doenças autoimunes, reações alérgicas, acne, síndrome do intestino irritado;

– Problemas neurológicos e de ordem comportamental como ansiedade, depressão e TOC;

– Gripes, vírus, doenças sazonais e respiratórias;

O que acontece?

Nosso intestino, assim como qualquer outro meio-ambiente, tem uma disponibilidade limitada de energia. Normalmente, num ser humano saudável, a quantidade maior de bactérias boas acaba por consumir a maior parte da  “comida de bactéria” disponível em nosso intestinos, como que deixando as bactérias ruins com fome, em menor número e sob controle.

Porém, advinhe, açúcar e carboidratos densos em excesso desequilibram essa realidade, fazem com que as bactérias ruins assumam o controle e tenham o mesmo poder sobre as bactérias boas.

Essas bactérias más produzem uma série de toxinas que danificam as paredes intestinais, fazendo com que nosso intestino se torne permeável e que qualquer coisa nele, além dessas toxinas, caia na nossa corrente sanguínea. Você entendeu, né? Nem vou simplificar mais pra não ficar feio!

Vamos Pra Receita!

 

 

Notas adicionais: Você pode deixar fermentar por até 7 dias. Prove e fique de olho! Consuma inicialmente uma quantidade bem pequena, porque ao morrer, as bactérias ruins liberam toxinas que seu corpo tem que remover. Então, consumir grandes quantidades e matar a maioria delas de uma vez não é uma boa idéia né?

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Antes de tudo, a sua saúde. E ela é sua responsabilidade, somente sua! Cuide dela proativamente!

Vamo que vamo e um ótimo fim de semana pra vocês!

Geosh.

  • Caroline

    Ótimo artigo Geosh!!! Vocês estão me ajudando muito!!!
    Tenho seguido os conceitos do site e livros, principalmente ao que diz respeito a musculação, e em 20 dias já sinto os resultados. O ponteiro da balança não baixou dos 69kg ainda(tenho 1,66mt de altura), porém minhas medidas corporais reduziram muito! E o que é melhor, sem passar fome!!!
    Obrigada, abraços!

    • Que maravilha, Caroline! O peso é secundário, se você está melhorando sua saúde e ganhando resultados estéticos:) abraços!!!

  • Paula

    Parece ser uma delícia, vou fazer!
    Obrigada pela dica, Geosh! 😀

    • Faça, Paula! O meu ficou bem brando o sabor!

  • Guilherme

    Olá Geosh,

    Gostaria de saber se pode ser feito só com sal marinho ou precisa usar o fermento? Tem diferença?

    Abraço e ótimo artigo.

    • Guilherme, o sal é opcional. Na teoria só o repolho já teria as bactérias necessárias pra fermentação, mas aí você teria que usar o repolho orgânico. Preferi usar a cultura pra iogurte só pra garantir! Abraço!

  • Magali

    Muito bom o video, agradeço se publicarem essa receita, pois alguns ingredientes não ficaram claros!
    Tb vi uma receita no site: http://www.papacapimveg.com/2012/06/13/como-fermentar-legumes/ e parece bem prática.

    • Basicamente eu usei um repolho, duas cenouras, um pepino, uma cebola e uma cabeça de alho, uma pimenta e um pedaço de gengibre. Mas você pode usar basicamente qualquer verdura ou legume, Magali!

  • sibele

    Oi Geosh, não sei se estou no artigo certo para fazer minhas perguntas,é que estou meio perdida.Mas gostaria de saber se posso comer:farinha de milho,farinha de mandioca,fécula(para tapioca)são as comidas tipicas da minha região,também:café,leite UHT integral,em caixinha,aveia em flocos,cenoura,gelatina,batata doce,feijão.Bom é isso.Agradeço

    • Tatiana Rohricht

      oi Sibele, não sou o Geosh, mas acho que posso te ajudar, pois estou lendo o livro barriga de trigo, e ele fala que apesar de nao conter gluten, as farinhas de milho e mandioca e as feculas devem ser evitadas por conter alto indice glicemico que fazem com que geremos picos de insulina, que aumentam a glicose no sangue e causam a gordura visceral que ele chama no livro de barriga de trigo 🙂

      • Tatiana Rohricht

        o cafe, o leite, a gelatina, o feijao e a aveia nao vao interferir tanto no emagrecimento, se nao quiser cortar tudo de uma vez, começa eliminando o trigo que ja é 90% do caminho andado, se precisar fazer receitas com farinha, sempre opte pela farinha de linhaça ou de amendoa 🙂

      • Exatamente! Ótimo livro, Tati!

  • Rodrigo Ramos

    Mandou bem Geosh!!! Será que dá p/ fazer novamente lá no programa da “Ana Maria Braga”?? rsrsrsrsrsrs!!!!
    Gosto de comentar os artigos, pois todos eles são muito bons e extremamente informativos, mas às vezes deixo aqui experiências pessoais também para outras pessoas verem que não são “aliens” nesse “planeta fast-food”.

    Como já disse anteriormente acompanho o site desde o ano passado quando comecei o meu processo de emagrecimento definitivo… confesso que no inicio eu me preocupava muito com a balança, acredito que seja algo até normal pois não gostava do que via no espelho, mas mal eu sabia que aquele excesso de peso que aparecia no espelho era a consequência e não a causa de uma saúde frágil.
    Fragilidade e desequilíbrio causada por comer errado!!!

    Hoje graças a vocês eu posso dizer que eu sei o que é comer certo… Hoje estou satisfeito com o que vejo no espelho, mas nem por isso vou deixar a causa pois entendi que a perda de peso virou consequência e

    • Rodrigo Ramos

      que o objetivo vai bem mais além… o objetivo é fornecer armas para o organismo de defender e trabalhar em equilíbrio e harmonia.

      Hoje aos 40 anos tenho exatamente 1 kg a menos de quando tinha 18… e o mais curioso de tudo, que moro na região serrana do Rio de janeiro estamos enfrentando um dos invernos mais severos dos últimos anos (5 graus à noite), vejo pessoas ao meu redor o tempo todo reclamando com problemas de saúde característicos da estação e eu não consigo nem se quer me lembrar da última vez que fiquei gripado…

      É por essas e outras que vou me manter nesse novo estilo de vida, no inicio foi por estética… hoje não mais!!!
      Abrçs.

      • Kel

        Rodrigo, tenho que concordar com vc. Estou há 2 meses e meio seguindo a nova rotina de alimentação e como também moro na serra do Rio, com 5 graus de temperatura, estou surpresa com a forma como meu corpo está reagindo.
        Ano passado nesta mesma época, já tinha sido internada 2 vezes por causa da asma. Não fiquei resfriada, gripada ou tive qualquer crise este ano. O emagrecimento é brinde, porque só pelo bem que o Emagrecer de Vez fez a minha saúde, já valeu.

    • Kkkk! Espero que até lá meu cabelo já tenha dado uma ajeitada heheheh Obrigado por compartilhar sua experiência conosco, Man! Nada melhor do que viver na prática isso! Abraço hehehe!

  • Tatiana Rohricht

    oi Geosh, parabens por mais um post super informativo, esse das bacterias eu nao sabia…uma duvida: o chucrute tem o mesmo efeito dessa receita que vc fez??? fica com o mesmo gosto azedo do chucrute??

    • Tatiana, Tem sim, se ele não for pasteurizado. O que eu fiz ficou bem brando, na verdade eu até esperava um pouquinho mais de azedinho, mas vamos ver como ele vai ficar com o tempo. Grande abraço, Tati!

      • Tatiana Rohricht

        obrigada Geosh, como sempre, super prestativo 😉

        • Magina, Tathy! O case de vcs deve ir ao ar quinta ou sexta! Abraços!!!

  • sibele

    Ola Tatiana, aqui é a Sibele, obrigada por ter me ajudado atirar minhas dúvidas, estava muito ansiosa para saber a
    resposta.

  • Fernanda

    Olá Geosh, qual fermento eu posso utilizar ? Obrigada

    • Fernanda

      Também quero saber se podemos substituir esse fermento para iogurte por outro.

    • Fernanda

      acabei de saber que na rede Lojas Mundo Verde, vende este tipo de fermento. vou confirmar amanhã. espero que te ajude.
      😀

      • Fernanda

        Geosh olha eu aqui de novo (3 comentário…rs)
        O que vc acha de Kefir?

        • Fernanda! Kefir me parece uma ótima! Me falaram que o kefir de leite de côco é maravilhoso! Eu não sei se é possível fermentar vegetais com grãos de kefir, mas a probabilidade é alta!

          • Carla

            Oi Geosh, tenho grãos de kefir em casa. Uso pra fazer iogurtes, mas quando não quero consumir iogurte armazeno os grãos em um pouco de água. Para usá-lo na fermentação dos vegetais, eu devo colocar os grãos junto aos vegetais ou uma água na qual tenha deixado os grãos de molho por um tempo? Grata pelas dicas! Grande abraço.

          • Carla! Eu acho que tanto a água como um pouco dos grãos vai ser eficiente na fermentação! Preciso arranjar grãos de kefir pra mim =) Abraços!!!

          • Carla

            Geosh… Moro no interior do Rio Grande do Sul, mas posso lhe enviar um pouco via Sedex 10, é só colocar em um potinho bem fechado. Eles se reproduzem muito rápido, agora com o frio que faz por aqui demora só um pouco mais. Mande o endereço de entrega para o meu e-mail, que providencio o envio. Abraços!

          • Que ótimo, Carla! Sedex 10 vc pode mandar a cobrar? se for o caso transfiro o valor do sedex pra você também! Vou te enviar o endereço via email! Muito obrigado =)

        • Carla

          Oi Geosh! Me informei e Sedex 10 a cobrar não tem, apenas Sedex normal e o prazo de entrega é 2 dias para capitais e 3 dias para interior e o custo é bem alto tanto de um como de outro 🙁 …Mas estou me informando sobre um grupo de distribui em todo o Brasil, assim que eu tiver mais informações aviso, pois talvez consigamos por outras fontes com um custo mais baixo. Mas te mantenho informado. Abraços!

    • Olá, Fernanda! Caso você encontre repolho orgânico, o próprio repolho já tem as bactérias necessárias. Caso não encontre, um fermento lácteo pra iogurtes não é muito difícil de encontrar. Disponha!

      • Carla

        Geosh! Consegui uma lista de doadores de Kefir em todo o Brasil, através de um grupo que entrei. Então favor me enviar um e-mail que lhe mando maiores informações. Abraço.

        • Carla, te mandei um email! abração!

        • I don’t even know what to say, this made things so much easrie!

  • Fernanda

    Geosh. Bom Dia.
    Se eu usar repolho orgânico, não precisa do fermento?Se não for repolho orgânico, só pode ser fermento para iogurte? Quais os critérios que vc usou para escolha dos legumes usados, além do repolho?
    Nas notas vc falou pra deixar fermentar até 7 dias, ai depois coloca na geladeira? Como deve ser consumido? quantas vezes por semana?

    Obrigada.

    • Isso, Fernanda! Um repolho orgânico já contém todas as bactérias necessárias pra fermentação. Eu utilizei uma cultura de lactobacilos pra iogurte só pra garantir o equilíbrio de bactérias boas. Além do repolho eu utilizei basicamente os que considero úteis(o gengibre e alho por exemplo) e que gosto(pimenta e cenoura, por exemplo). Uma vez que você colocar o jarro na geladeira, as bactérias “vão dormir” e a fermentação diminui. O ideal é começar com bem pouquinho(uma colher de chá, por exemplo) e depois ir aumentando com o tempo. Eu consumo agora uma colher de sopa com cada refeição maior. Disponha! Abraços =)

  • ermelinda andrade

    ola muito obrigado por tudo mas nao entedi como usa o fermento

    • Olá, Ermelinda! O fermento é uma cultura de bactérias para iogurte, basicamente diluí na água e adicionei às verduras.
      Abraços!

  • Eu não consegui entender muito bem esta fermentação, e onde compra este fermento?

    • Olímpia, funciona assim. O fermento lácteo é uma cultura de bactérias que convertem os açúcares em ácido lático. Esse processo permite que essas bactérias, que são benéficas pra nós, se multipliquem e de quebra ainda melhora a digestibilidade dos nutrientes presentes nos legumes! Eu comprei no mercado central aqui em BH. Não deve ser difícil encontrar não! Abraços!

    • Short, sweet, to the point, FRxlEeEact-y as information should be!

  • Nanda

    Geosh acho que a dúvida de todos é qto ao fermento.
    Quantidade de fermento e que tipo de fermento (pode ser substituído?)
    Tempo de fermentação
    Como pode ser consumido? (salada, acompanhamento nas refeições e etc)
    Tempo de duração depois de preparado….
    (acho que irá te ajudar a não responder mil vezes a mesma pergunta rsrs)

    • Nanda! Eu usei um sachê pequeno. As bactérias eventualmente se multiplicam e acabam fermentando todo o alimento. Utilizei uma cultura de bactérias para iogurte como fermento, mas você pode utilizar soro de iogurte fermentado. Pros próximos, você pode usar o próprio líquido desse pra fermentar, assim como iogurte mesmo. O tempo de fermentação médio é de 2 a 3 dias, mas vai do gosto de cada um. Eu particularmente gosto mais fermentado. Você pode adicionar nas suas principais refeições, nos lanches, etc. Comece com uma colher de chá e vá aumentando pra uma colher de sopa! Abraços!

      • carlos henrique

        usei o fermento biologico aqueles usados em pães,será que vai dar?

        • Boa pergunta, Carlos! Tem que ver quais são as culturas nele e ver se elas digerem os vegetais!

  • Nanda

    Oi Carla tudo bem?
    vc pode enviar grãos de kefir pra mim também?
    meu email é fernanda.cardieri@gmail.com
    vou viajar e só volto no domingo então senão responder é pq ainda não acessei.
    obrigada
    Fernanda

    • Carla

      Fernanda, te respondo por email então. Abraços!

  • sibele

    Oi GEOS,por favor comente um pouco sobre a minha pergunta que fiz no dia 21/ 07.a Tatiana me ajudou muito, mas tem os outros itens que eu gostaria de saber.

    • Olá, Sibele! quais dúvidas ficaram?

  • sibele

    estou a uma semana sem comer nem um tipo de carboidratos densos apenas os fibrosos e em pouca quantidade,nada de frutas,apenas proteinas e gorduras. Mas acho que estou fazendo algo errado,pois me pesei uma semana depois e tinha perdido apenas 30 gramas.Sera que aquantidade de gordura estar interferindo na perda de peso?

    • Sibele, dificilmente. é difícil abusar das gorduras. Você tem monitorado as suas medidas? Algumas pessoas tem uma dificuldade inicial, mas o organismo acaba se encaixando!

  • sibele

    Uma correção!não foi 30 gramas que diminui e sim 300 gramas

  • afinal qual o nome do fermento para poder comprar.

    • Olá, Eliane! Não podemos citar marcas sem permissão, mas você não deve ter dificuldade em encontrar fermento para iogurte não. Abraços!

  • Patricia

    Olá geosh ,tenho uma duvida :
    Esse tipo de fermentação vai me ajudar a ir ao banheiro com facilidade???tenho um problema serio de intestino preso ja tentei de tdo so resolve com medicamento.

    • Sim, Patrícia! Deve te ajudar sim, e não deve demorar muito tempo! Outras coisas que influenciam é uma hidratação e um consumo de gorduras boas adequado!

  • josielen

    geosh pra que serve vegetais fermentados?

    • Josielen, eles ajudam a deixar seu organismo muito saudável, reequilibrando sua flora intestinal. Veja o artigo a respeito das bactérias pra vc ter uma noção melhor. Abraços!

      • josielen

        geosh desculpa ta fugindo do assunto mais tenho uma duvida carne de amburguer e steak assado pode ser considerada carne vermelha magra no montador de cardápio? e qual engorda menos chá adoçado com 1 colher de açucar ou leite desnatado?
        me ajuda por favor to confusa:)

        • Olá, Josielen! A carne vermelha não necessariamente precisa ser magra. Quanto ao chá, adoce-o com estévia natural. É ótimo e não é amargo como as estévias de supermercado. Veja também nosso artigo sobre o teste do leite. caso você não tenha nenhum problema com ele, você não necessariamente precisa consumir o desnatado também!

  • LUANA

    Olá Geosh, gostaria de saber se leite fermentado do tipo Yakult faz o mesmo efeito que os alimentos fermentados, se posso substituir, sabendo que não tenho alergia à lactose. Obrigaduuuu, o site é 10!

    • Luana, Acredito que sim, porém quantidade de probióticos nos vegetais é bem maior! Abraços!

  • josielen

    geosh to aki com mais perguntas essa e a ultima tá 🙂 naum consegui achar o fermento para yorgute o que devo usar no lugar??
    há outra duvida uma amiga minha ta tomando uma receita assim ela bebe a água onde fica os fungos que são umas coisinhas minusculas brancas kkk todo dia e ela alimenta os fungos com rapadura todo dia ela troca a agua e bebe vc ja ouviu falar se é bom? a gua fica doce por causa da rapadura o que vc acha a respeito de tomar essa agua de fungos?

    • Josielen, Se você conseguir achar repolho orgânico, não é necessário adicionar o fermento, o próprio repolho já tem as bactérias necessárias pra fermentação. Se não me engano esses fungos na verdade são kefir de água. Pode ser uma boa conseguir os de leite pq tem os mesmos benefícios e não tem tanto açucar. Ah, se não me engano você pode colocar os de água em água de côco também! =)

  • Lilian

    Parabéns pelo site. As informações são muito úteis. Moro em Florianópolis. No lugar do fermento eu gostaria de usar o Kefir. Acho que deve ser mais natural. Você concorda?Você sabe onde conseguir?

    • A ultima leva que fiz, usei o kefir de água(não os grãos). Vou falar sobre isso essa semana!

  • Griever! haha
    Legal… Muito interessante e bem curioso. Vou digerir essa idéia e colocar em prática em breve.
    Grande abraço.
    Acompanhando o trabalho.

    The Fantasy Forever!

    • Griever!
      Tem me feito MUITO BEM, Vitão! Recomendo MESMO!
      Abração!

  • Guilherme

    Geosh,

    Uma pergunta, fiz os legumes fermentados já faz uns 4 dias e notei que ta secando a água que tinha no vidro, é normal? Devo adicionar água?

    Acredito que os legumes já estão fermentado, comecei a consumir ontem.

    Abraço

    • Fala, Guilherme! enquanto estiver fermentando e com a tampa frouxa, sim. Depois que você leva pra geladeira efecha a tampa, não precisa mais completar com água

  • william

    é produzida vitamina k2 nesse processo de fermentação dos vegetais da mesma forma que é produzido no processo de fabricação do queijo ou uma coisa não tem nada haver com a outra ??

    Ótimo artigo !!!!!

    • william, dependendo da cultura, é produzido sim a vitamina k2. Temos que descobrir se as bactérias nos vegetais produzem. abraço!

      • william

        outra coisa,
        eu deixei fermentando por 4 dias, e durante a fermentação a agua foi diminuindo, até ai tudo bem, só que eu estava lendo os comentários aqui e vi que podia colocar mais agua durante esse processo mas eu NÃO fiz isso, depois dos 4 dias, eu tirei a folha de repolho que estava em cima, meio mofada ^^, adicionei água pra ficar +/- no mesmo nível que estava no dia que eu fiz e guardei na geladeira.
        minhas dúvidas :
        1- O fato de eu NÃO ter colocado agua durante o processo de fermentação faz alguma diferença no resultado final ?

        2- O fato de eu ter colocado agua antes de guardar na geladeira pode prejudicar o em algo ??

        • William, acredito que não tem problema nao. Como você removeu a parte mofada e aumentou o nível, o ácido lático vai matar qualquer fungo que tiver debaixo da água. Dentro da geladeira também a tampa pode ficar hermeticamente fechada.
          Caso você sinta algum mal estar do consumo, jogue fora e faça outro. Os meus aqui não me causaram nenhum malefício, pelo contrário! Fiz um potão grande com repolho roxo também, fica uma cor bem bonita =)

  • Robson Nunes da Silva

    Vi que você prioriza muito os vegetais fermentados na alimentação como poderosa ferramenta auxiliar no processo de emagrecimento. Já li alguns artigos sobre isso e concordo. Há por aqui algum artigo especial sobre “vinagres”? alguns estudiosos no assunto gostam de louvar suas propriedades terapêuticas.

    • Robson! Boa sugestão! Eu utilizo vinagre sim, como condicionador e também pra higienizar a salada. Abraços!

  • natalie

    Legal sua dica, geosh. Pena q eu n gosto do sabor dos vegetais em conserva… 🙁

    Ah sim, só salientando: o lance de explodir é verdade mesmo hein? Aconteceu comigo. Meu irmão vedou demais um frasco de pimenta (aqui na baia eh muito comum fazer pimenta em conserva) e o diacho do frasco explodiu! imagina a melequeira né? :/

    Geosh, tem alguma outra dica alem das verduras em conserva, p/ ajudar as bacterias?

    • natalie

      Bahia*

    • É sim! explode mesmo! só na geladeira que não. No friozinho as bactérias vestem pijaminhas e vão dormir hehehehehe. Veja o meu próximo artigo!

  • como podemos agregar esses vejetais fermentado nas nossas refeiçois porfavor nos de uma dica

    • Olá, Sônia! Você pode começar com uma colher pequena de chá em cada refeição e ir aumentando até uma ou duas de sopa. No início você vai sentir sua barriga borbulhar, fazer barulho, mas não sentirá nenhum desconforto nem terá disenteria. Com o tempo seu organismo se acostuma e passa a ficar tranquilo de comer em quantidades até maiores.
      Abraços!

  • Laura

    Olá, eu resolvi escrever aqui, porque tenho um problema que eu considero sério. Eu não consigo comer legumes e verduras, de jeito nenhum, já tentei varias vezes, tentando variar as receitas e sempre que eu conseguia engolir 2 colheres não dava quinze minutos e simplesmente voltava, como se meu corpo não aceitasse. Estou realmente preocupada com isso, e todo mundo me diz que não tem como emagrecer sem comer saladas, legumes e vegetais. O que você sugere para mim?

    • Laura, eu desconheço qualquer condição específica onde a pessoa não pode consumir verduras e legumes. Claro, sugiro que consulte um médico a respeito. Pra mim o segredo está nos temperos e nas gorduras boas. Abraços!

  • maria aparecida

    estou aprendendo muito com os comentarios apos duas semanas ja emagreci 9 quilos gostaria que me ajudacem nas receitas do desjejum ,almoço intrevalos e janta me mandem sujestoes .obrigada

    apos duas semanas no emagrecer de vez.com ja emagreci 9 quilos gostaria que me mandasem sugstoes (reçeitas de desjejum almoço e janta e se devo comer nos intervalos desses

    • Maria, se você comprou o livro, no clube tem várias receitas que o pessoal posta. Abraços!

  • celso gionda

    matéria informativa, mas deveria ter colocado as quantidades para ser consumidas assim como o tipo de fermento que foi adicionado e as quantidades que foi triturado pois nem na matéria nem no video é mencionado fico no aguardo

  • Giu

    Geosh obrigada por essas informacoes maravilhosas! Fiz o tal repolho, comi e senti minha barriga inchar, o que me deixou triste pois comecei a comer, um dia antes de tirar as medidas semanais e ganhei 4 cm de abdomem, kkkk! Por favor me diga que e normal, e quais outros sintomas que vc sentiu? Ou mesmo que outras pessoas sentiram?

  • Laís

    Geosh, eu achei interessante mas não queria perder tempo fazendo todo esse processo e acabar não valendo de nada, pois tenho um paladar bem do enjoado. Vc pode me descrever o gosto que isso tem? rs.

    Obrigada!

  • Naiane

    Olá geosh, estou em um grande dilema: fiz os vegetais fermentados com fermento biologico e vi só dps que a cultura usada não fermenta vegetais. Porém, notei que o repolho está sim fermentando, e agora, devo jogar fora ou posso ingerir com essa cultura de fermentar pães? O que você sugere?

  • nome do fermento por favor

  • Berenice Botelho Arraes

    Olá Geosp , gostaria de saber sobre o kefir de agua, posso transformar o de leite em versão de AGUA? Estou sentindo dificuldade em adiquirir aqui onde moro! Mogi das Cruzes… Parabens pelo seu trabalho de estar sempre ajudando!

  • Berenice Botelho Arraes

    Errei seu nome!!! desculpe…GEOSH

  • VALMIR

    Bom Dia.

    Na verdade, uma pergunta simples. A dose minima e maxima de sal do himalaya proporcional ao peso total dos legumes ou verduras que serão usados na fermentação.

    Valmir-Porto Alegre-RS.

    • Valmir, acho uma boa colocar uma pitada, não muito pra inibir a fermentação. Além disso dá pra salgar depois, na hora de comer. É assim que uso o sal do hymalaia geralmente =)

      • valmir cardoso

        Alo Geosh

        Algumas duvidas pontuais : Cortei o repolho em tiras e depois as abri para espalhar no pote, socando em seguida. Está certo assim, ou eu tenho de ralar o repolho ? Alguma ponta ou outra que aparece para fora da agua,eu tiro toda a tirinha fora usando uma colher de metal,algum prejuizo na fermentação ? Ao cabo de 7 dias eu devo passar no liquidificador para que torne uma pasta e possa ser melhor aproveitado, mais consistente ? Ou deve-se beber a agua junto com alguns pedaços de folhas ? Age á nivel de intestinos delgado e grosso,ou somente delgado ? Bom 2015.

        • Olá, Valmir! Não precisa liquidificar não! A água pode ser aproveitada também. Talvez se você tiver fatiado grosso demais ele tenha alguma dificuldade em fermentar, mas a minha intuição me diz que vai dar certo. Você pode sempre afundar as folhas que subirem e manter o repolho sempre dentro dágua. Age em ambos os níveis e as consequências se repercutem praticamente no corpo todo! Feliz 2015!!!

  • Aracheine

    Oi, posso usar o kefir de aguar como fermento?

    • Pode sim, Aracheine!