Suplementos são necessários?

suplementosGeosh! Hoje vou falar um pouco de como as coisas estão indo comigo.

Hoje eu acordei e fiz uma bebida quase mágica, parecida com o café turbo aqui do site. Os Ingredientes:

Um copo de chá de mate verde, 1 limão e pimenta, 1 colher de sopa de ghee, 1 colher de sopa de manteiga de coco,
1 colher de sopa de cacau em pó, 2 cravos, 1 colher de chá de canela.
Bata tudo no liquidificador.

Ficou delicioso! Tem um artigo pros benefícios de praticamente todos estes itens aqui no site.

Também tenho comido e bebido uma quantidade grande de verduras e legumes, de acordo com o protocolo da Dra Wahls. Tenho me alimentado bem, com carne, fígado, ovos, ghee, abacate, manteiga de coco e algumas frutas cítricas. Uma alimentação rica em nutrientes e fitonutrientes das verduras, legumes e das especiarias.

Estou praticamente no meu peso e corpo ideal, mas os benefícios vão muito além. Sinto um rejuvenescimento que nunca senti antes. Tenho sentido que a minha cabeça está funcionando melhor e mais rápido, como se estivesse de fato rejuvenescendo.

Eu estou agora me sentindo como me sentia com 19 ou 20 anos, logo antes de começar a engordar e ficar pré-diabético. Tudo no meu corpo vai bem. Pele, unhas, cabelos, dentes. Tudo!

Não vou a academia desde o início do ano, mas tenho mantido uma boa quantidade de massa mesmo sem musculação. E também tenho pedalado aqui sempre que me sinto ansioso, e a ansiedade vai embora com 2 minutos de pedal.

Isso tudo sem tomar nenhum suplemento.

Então eu te pergunto, gastar com suplementos é necessário? Ou será que dedicação, disciplina e saber o que fazer faz mais diferença? Eu vejo três situações onde podemos questionar individualmente se precisamos ou não de suplementos. Vamos lá:

Saúde:

No caso da saúde, existem uma consideração primária em relação aos suplementos – as deficiências nutricionais.

As mais comuns são: Vitamina D(pela questão da exposição solar), Magnésio(Por não ser reposto no solo) e Omega 3, pelo desequilíbrio em relação ao consumo de Omega 6(geralmente pelo consumo de óleo de cozinha, margarina, gado, frango ou peixe – quando estes são alimentado com grãos)

Se você suspeita de alguma deficiência nutricional, o melhor é fazer um exame e consultar um nutricionista a respeito de como se alimentar pra não sofrer com essas deficiências no futuro.

Um esforço pra se alimentar corretamente trás resultados mais equilibrados e duradouros, exceto, claro, se você já estiver com alguma deficiência e o seu médico tiver receitado um suplemento.

Emagrecimento:

Aqui é onde qualquer tipo de suplemento não faz sentido. Você pode até tentar combater os sintomas com os suplementos, mas jamais irá conseguir reparar AS CAUSAS de ter engordado. E no geral, a principal causa são os seus hábitos ruins e a quantidade de balelas por aí. Também não faz sentido nenhum acelerar seu emagrecimento com suplementos, se é necessário um aprendizado pra ter condições de chegar e manter o peso ideal.

Seria como pular uma etapa importante na qual você passa a DOMINAR o assunto.
—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————–
Além disso, tem sempre uma alternativa que é comida de verdade. Seja chá verde ao invés de cápsulas, Repolho fermentado ou kefir ao invés de cápsulas de probióticos, manteiga de coco ao invés de cápsulas de óleo de coco, etc. Existem alternativas milenares de superalimentos muito superiores a qualquer suplemento moderno – elas foram testadas pelo tempo.

Ganho de massa muscular:

pilulasAqui, só suplementos de proteína: Whey Protein e Albumina – Fazem sentido. Mas só em condições específicas, por exemplo: Quando por um bom motivo, você não conseguir se alimentar com uma fonte de proteína completa, como ovos, carne ou queijos, se o queijo não atrapalha no seu caso. Se você não puder comer no trabalho e precise de um lanche rápido, etc.

Entretanto, existem dois mitos ligados a suplementação de proteína: A primeira é de que ela é necessária. Não é. Comer comida de verdade dá os mesmos ou melhores resultados.

A segunda é que quanto mais proteína, melhor. Isso não é bem assim. Acima de uma determinada quantidade, essa proteína não faz você ganhar mais músculo. Ela vai aumentar a glucose no sangue(O que vai atrapalhar sua capacidade de queimar gordura), e pode fazer com que você ganhe gordura ao invés de perder. Veja esse artigo para saber mais.

Outro Ponto Importante:

Não coloque seu corpo em um constante estado catabólico por causa da sua alimentação. Esse é um erro comum das pessoas que consomem carboidratos muito densos, farinha, álcool em excesso, glúten, leite ou outros alimentos problemáticos e acham que só fazer exercícios vai compensar todos esses danos.

Estes alimentos geram um processo de catabolismo negativo no nosso organismo, diferente de malhar que é um catabolismo positivo – estimula a reconstrução dos músculos ainda mais fortes.

Demanda esforço extra do nosso corpo, se reparar dos danos desses alimentos.

Seja por atrapalhar a nossa saúde intestinal, a absorção de minerais, no caso dos grãos e do gluten – ou pelos subprodutos do excesso de açúcar, frutose e carboidratos simples, uma alimentação errada um fardo metabólico desnecessário pro nosso corpo.

E os problemas acontecem por que com o tempo nós não conseguimos mais lidar com esses danos.

É como tomar um anti-suplemento.

Veja bem. É mais fácil pra mim manter massa com menos proteína numa alimentação correta, por que em primeiro lugar essa alimentação causa bem menos danos ao meu organismo. Então, eu consigo aproveitar melhor os nutrientes nas proteínas, verduras, legumes, gorduras, temperos e condimentos naturais, do que alguém que tem que lidar com o fardo extra de uma alimentação rica em carboidratos.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a ver as coisas por uma ótica diferente. Duvidas? é só comentar.

Um abraço,

Geosh.

  • José Marcelo Vieira

    Excelente post Geosh, muito bem explanado! Concordo plenamente com sua visão sobre suplementos. O fato deles existirem não exime de nós a necessidade de chamar para nós mesmos a responsabilidade e nós devemos buscar sempre sermos criteriosos sobre “o quê” e “como” vamos comer. Suplemento não substitui, no MÁXIMO suplementa, e esté é o papel dele quando a alimentação necessária já é cumprida, e precisa-se “bater certas metas”. Isso acontece com o Whey e a albumina para se atingir a meta das proteínas pra quem não consegue comê-las por vários motivos. Mas se por exemplo o cidadão gosta de comer carne, ovo e queijo e não tem restrições à comer estes alimentos, pra que whey neste caso? Dependendo da situação, o mesmo se aplica a outros suplementos.

    • Estamos na mesma página, José! Um grande abraço!

  • Guilherme M. Fernandes

    Geosh, o que você diz a respeito de suplementação de Ômega 3, Óleo de Cartamo e afins?!

    • Guilherme, pode ser uma boa no caso do omega três, mas acredito que um esforço pra reduzir o omega 6 e aumentar as fontes de omega 3 na alimentação é melhor a longo prazo! Abraços!

  • Arilma da Silva Oliveira

    Fiz pedido promocional no vlr de ,97,00 e nao conseguir concluir o pedido

    • Arilma, As vezes acontece por causa do email, espaços antes ou depois dele. Qualquer coisa envie um email para contato@emagrecerdevez.com que o Roger te orienta. Abraços!

  • Vanessa

    Bah, show de bola este artigo!

    • Fico feliz que tenha gostado, Vanessa! Disponha!

  • Charlie

    Boa tarde, comprei seu livro a uns 3 meses atrás e simplesmente está fazendo a diferença em minha vida quando comprei o livro eu tinha 116 cm de circunferência Abdominal, hoje tenho 98 cm foram quase 18 cm embora, sem contar que eu pesava 96 kg e hoje peso 77, 19 kg eu emagreci, mas venho escrever esse e-mail porque nas últimas 3 semanas eu perdi 3 kg mas não perdi nenhum cm de circunferência abdominal você tem alguma dica para me dar pois acho que agora estou praticamente com gordura em excesso apenas na barriga? outra dúvida que eu tenho é a respeito do gengibre se realmente é bom para acelerar o metabolismo?

  • CASSIOPEIA

    CARO RODRIGO POLESSA ,ADQUIRI RECENTEMENTE SEU LIVRO E AO LER FIQUEI DESESPERADA,TE DIGO O PQ NÃO SEI E NUNCA APRENDI A COMER TODOS OS LEGUMES E FOLHAS OU MELHOR VERDURAS EM GERAL …E NÃO SEI O QUE FAZER JÁ TENTEI EM VARIAS DIETAS E ACABO DESISTINDO POR NAO TER OPÇÕES DE COMER POIS COMO POUCAS VERDURAS E AS POUCAS QUE COMO SÃO TUBÉRCULOS A MAIORIA COMO BATATA DOCE ,INGLESA, AIPIM, INHAME, ABOBORA,CENOURA,TOMATE. GOSTARIA DE SABER SE QDO VC DIZ COGUMELOS VC QUER DIZER CHAMPIONS? QUANTO AO LEITE O USO DO LEITE DESNATADO NÃO PODE? EU USO LEITE DE AMÊNDOAS TB É RESTRITO ? NOSSA TENHO MUITAS DÚVIDAS E NÃO SEI O QUE FAZER ME AJUDA POR FAVOR….

    • Cau, essa é a chance de aprender! Vá fazendo as mudanças com calma e você vai se ajeitando. Os champingnons são ótimos, o leite de amêndoas também, mas o leite desnatado causa uma resposta insulínica por causa dos aminoácidos do leite. Essa resposta pode interferir no emagrecimento. Abraços!

  • Quezia

    Ola Geosh. Eu estava destruindo minha saúde por ficar muito tempo sem me alimentar e comer muito a noite quando chegava em casa. Bem, não sei se aqui é o tópico certo, mas, tenho uma dúvida. Eu gostaria muito de diminuir ou cortar os carboidratos densos, mas, moro em Londres e trabalho com limpeza doméstica, não é um serviço extremamente pesado, mas exige muito de mim o dia todo (ainda assim eu só engordei). Quando tiro os carboidratos, a fraqueza acaba com meu trabalho. O que posso fazer? E mesmo cuidando da minha alimentação, ainda sinto muita fome a noite. Será reflexo da minha conduta anterior? Com o tempo passa?
    Obrigada!!!

    • Oi Quezia! Te respondi no outro comentário. Abraços!

      • Quezia

        Muito obrigada!!! Ajudou muito minhas dúvidas!! Boa sorte e sucesso pra vocês!!

  • MARRIETH

    Bom dia ! Comprei o livro EDV e o de HIPERTROFIA,estou satisfeita com eles,e com o leio,sempre,mas infelismente eu quero muito HIPERTROFIAR meu corpo,deixá-lo bastante definido e se possível,musculoso.Mas também viso,emagrecimento,claro,e não consigo chegar nos resultados tão esperados ( hipertrofia ).Como faço para VER esses resultados,mais rapidamente? Sigo a risca o livro EDV e a regra dos 80/20. Mas como quero um corpo bemmmmmmm malhado,as vezes sinto fraqueza,minhas vistas escurecem na hora que pego meus pesos. Sempre pego REALMENTE o tanto que consigo pegar,não passo dos meus LIMITES. Antes de malhar,1 hora e meia antes,eu como uma fruta,e logo após,como 2 ovos cozidos inteiros,e ainda mais tarde,eu janto. O que devo fazer para ver esses benditos resultados mais rápido? Porque tantas celebridades,assim com a bela ” Juju Salimeni ; Carol Castro ” ,conseguem seus resultados com tanta facilidades? E ainda tomando SUPLEMENTOS,que é o que você sugere,aqui nesse artigo,que nós NÃO PRECISAMOS DELES. Então,me diga,como vou ver meus resultados aparecendo? Me sinto angustiada por isso,porque estou fazendo de tudo e mais um pouco,lendo e relendo seus livros,e não vejo meus resultados para HIPERTROFIA rapidamente.Agradeço se responder minhas dúvidas. Obrigada…….

    • MARRIETH

      Desculpa escrevi errado,o nome da beldade é ” Carol Saraiva ” ,obrigada …..

    • Ei, Marrieth! se você está se sentindo fraca, seu corpo está te dizendo que algo precisa mudar. Acredito que você vá se beneficiar de carboidratos de menor glicemia, principalmente para um ganho mais rápido de massa, lentilha, batata doce cozida ou arroz parboilizado são algumas opções que eu consideraria. Acredito que vale um teste! Abraços!

  • MARRIETH

    Há,e consegui perder 9 kilos em apenas 3 meses…..

    • Haha! Parabéns! Se puder depois nos mande o antes e depois, motiva muita gente =)

  • MARRIETH

    Bom dia Geosh ! SIm,eu sei que motiva muita gente,assim como me motivou demaissssssss mesmo.Depois mandarei fotos.Aqui,sobre o Arroz Parbolizado,eu já estou comendo sabe,mas não o como todos os dias,ás vezes só,e batata doce,eu como sempre no almoço,agora lentilha,eu não sei se é porque eu não soube fazer rsrsrsrs,que não agradei muito do seu gosto,mas vou aprender a fazer outros pratos com ela.Então quer dizer que seguindo com esses alimentos de menor índice glicêmico,eu verei meus resultados mais rapidamente? Porque meu café da manhã,de todos os dias,sete vezes por semana,sempre foi 3 ovos inteiros com bacon,e nos fds com aveia e uvas passas,que acho delicioso demaissssss,nussssssss,desse jeito posso né? Não irá me atrapalhar,a aveia com uva passas? Bom,aguardo mais uma resposta sua.Obrigada !

    • Isso no dia de folga não irá atrapalhar não. Faça o teste mesmo, se você sentir que os resultados não estão de acordo, pode sempre voltar pra estratégia anterior, Marrieth =)

  • Carol

    Oi tudo bem? Na verdade minha dúvida não é sobre esse texto em especial. Estou seguindo as recomendações do método MR, mas confesso que a questão da gordura ainda me faz ter muitas dúvidas! Hoje meu lanche da manhã foi ovos mexidos com bacon, normalmente eu limparia a gordura do bacon, mas eu comi tudo! Estava muitoooo bom, poderia viver daquilo, mas bateu uma dúvida, existe uma quantidade limite para essas gorduras naturais? E se sim, suponhamos que eu vá a um churrasco, posso comer picanha com gordura a vontade que estarei promovendo o emagrecimento?
    Obrigada!!!

    • Oi Carol! Acredito que um limite mais sensato seja a satisfação. Claro que se tratando de saúde, o melhor a fazer é sempre acompanhar os seus exames pra ver como ela vai. Abraços!

  • Thais

    Olá Geosh, bom tenho uma duvida quanto ao maltodextrina eu sempre tomo ele como pós treino, agora estou seguindo o método MR e gostaria de saber se tem algum problema em tomar o malto para repor as energias ?

    • Thais, vai interferir mais no MR sim, por que é um alimento muito rico em carboidratos.