A Verdade Sobre O Leite : Os 7 Pontos Mais Importantes.


vaquinha

Aqui é o Geosh! Leite Engorda? Emagrece? Faz Bem? Quais os melhores alimentos do leite? O assunto é tão cheio de pontos importantes que você precisa saber e levar em consideração pra tomar suas decisões. O artigo de hoje é uma introdução ao assunto. Vamo que vamo:

1 – Leite de Vaca Não é Um Alimento Essencial

Esse é o mito mais comum. Embora seja tecnicamente possível viver apenas de leite de vaca, não existe nenhum nutriente no leite que você não possa conseguir de outra fonte. Embora alguns alimentos do leite podem ser muito nutritivos(como você verá no item 6).

Se você pensa em eliminar o leite, vale a mesma regra do glúten: Procure os nutrientes que você tem no leite e em quais fontes você pode encontrar esses nutrientes. Tome decisões informadas e responsáveis.

2 – Nem Todo Leite é Criado Igual

A alimentação das vaquinhas bonitinhas influencia diretamente a composição do leite. Se a vaca se alimenta de pasto, o seu leite é mais equilibrado no quesito Omega3 x Omega6. Se a vaca se alimenta primariamente de grãos, perde-se esse equilíbrio de gorduras polinsaturadas e isso pode causar uma reação inflamatória no nosso organismo.

O processo descuidado de produção industrializada do leite também pode trazer uma série de malefícios além da alimentação com grãos: Maus tratos ao animal, utilização de antibióticos de forma intensa para forçar o animal a suportar artificialmente condições diferente das ideais, etc.

3 – A Pasteurização é Uma Péssima Idéia

leiteA pasteurização do leite é um processo de aquecimento e posterior resfriamento do leite cujo objetivo é matar microorganismos patogênicos, por exemplo: A salmonella e a e.coli.

Embora seja fundamental remover e evitar germes patogênicos, a pasteurização é um tiro no pé: Ela destrói a lactase(enzima que ajuda na digestão da lactose), galactase e fosfatase(que ajuda na digestão do cálcio) mata os lactobacilos naturalmente presentes no leite.

Na presença destes lactobacilos naturais, o leite se transforma por si só em iogurte e queijo.

A pasteurização transforma a lactose(o açúcar do leite) em beta-lactose, que é mais rapidamente absorvida do que a lactose natural. Denatura a caseína de uma maneira que o nosso corpo pode encará-la como um organismo estranho e responder alergicamente.

A homogenizacão das gorduras também torna estas mais propensas a oxidarem e se tornarem rançosas.

4 – Alergias e Intolerâncias ao Leite

Estima-se que 70% da população brasileira sofra de algum tipo de intolerância a lactose. É muita gente! Mas o que a maioria das pessoas desconhece é a alergia ao leite.

A Alergia ao leite tem uma série de sintomas gastrointestinais, no sistema respiratório, olhos, pele e ouvidos. Eu praticamente sofri de rinite a vida inteira por causa de leite, sem saber.

A caseína também está ligada aos problemas de permeabilidade intestinal, assim como o glúten.

Até 5 mil anos atrás, as vacas produziam leite do tipo A2. Uma mutação deu origem a uma variedade de vacas que produz leite do tipo A1. O leite A1 tem um composto chamado beta CM7 que é o que estimula a produção de muco e plegma. O leite do tipo A2 não estimula essa produção.

5 – A Glicemia do Leite

O leite não tem glicemia alta, mas é altamente insulinêmico. Em resumo, ele estimula a liberação de insulina tanto ou mais que carboidratos mais simples. Portanto, se você quer emagrecer, pode ser uma boa evitar.
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

6 -Os Melhores Derivados do Leite

Baseando-se no que nós vimos acima, os melhores derivados do leite, na minha opinião, seriam os produzidos com leite que tenha todas estas características:

Leite cru, orgânico, de vaca alimentada primariamente com pasto, fermentados e integrais(com a gordura intacta, por favor!)

queijoIMPORTANTE: Há que se tomar cuidado com os riscos do leite Cru, portanto, se você for comprar produtos com leite cru, que sejam os de fornecedores que saibam exatamente o que estã fazendo, para evitar o risco de intoxicação alimentar. Geralmente estes produtos vem com a descrição de que são artesanais e contém leite cru.

Há que se ficar atento a reação destes alimentos sob a sua saúde. No meu caso, um copo de leite de caixinha é o suficiente pro meu rosto virar um balão. No período do vídeo que gravamos pro sobre aqui do site  eu estava consumindo regularmente kefir de leite pasteurizado integral de pasto. Era um alimento delicioso e quase perfeito, mas ainda assim me causava uma baita reação alérgica e inchaço.

Mas ter noção desse conhecimento é o que me permite hoje consumir um queijo minas artesanal delicioso sem ter o mínimo impacto negativo. O kefir feito de leite cru também não me causa nenhuma reação.

No caso do emagrecimento, os melhores queijos são os com uma menor quantidade de carboidratos e uma quantidade maior de gorduras. Há que se testar o impacto ainda assim, por causa das propriedades insulinêmicas.

7 – E A Manteiga?


As manteigas também obedecem estas mesmas regras, exceto a da fermentação. No próximo artigo vou falar sobre isso e trago duas novidades muito interessantes =)

Por hoje é só! Um grande abraço pra você que sempre nos acompanha!

Geosh.

  • Adquiri o método emagrecer de vez no dia 31/7. Gostaria de saber como vou receber o livro, as tabelas de alimentos, o livro de receitas, que fazem parte do pacote. Já olhei o span e não tem nenhuma orientação de como fazer isso. O único e-mail é o do clube. Estou recebendo os vídeos de aulas também. Mas quero receber os produtos que comprei para poder emagrecer. Aguardo resposta. Obrigada. Marcia Anauate

    • Marcia, Caso ainda não tenha conseguido acessar envia um email pra contato@emagrecerdevez.com que eu ou alguém do suporte resolve pra você. Um abraço =)

  • Rodrigo Veira

    Geosh, e o leite de coco? Também é insulínico ou não é u bom amigo do emagrecimento/saúde em geral?

    • Rodrigo, é um bom amigo do emagrecimento. Mas tem que ficar atento aos ingredientes pq o leite de coco costuma ser bastante ¨aditivado¨ também =) Abraço!

  • Luan

    Eu só uso a manteiga no café ou no purê de batatas doce, gostaria de saber se posso usar a manteiga e/ou o azeite pra cozinha ou até mesmo fritar sem problemas?

  • Garfield

    O incentivo ao consumo de leite de vaca e seus derivados pelo ser humano merece muito mais críticas, em minha opinião.
    Creio que o leite de vaca é um alimento apropriado apenas para o bezerro, e esta idéia vale para todos os outros tipos de leite.
    A questão da brutal carga de hormônios recebida pelos ruminantes (e que, fatalmente, chega ao alimento líquido), bem como a questão dos antibióticos diariamente aplicados em suas tetas, só corroboram para a consolidação desta tese.
    Como os malefícios são muito maiores que os benefícios, reafirmo minha opinião pessoal: leite não-humano e seus derivados: quanto menos, melhor!
    Melhores informações:
    http://www.youtube.com/watch?v=NYOeGQY0p98

  • Andressa

    Olá, e sobre o whey protein, há restrições ao consumo? O whey protein também é insulinêmico? Li que o whey protein não possui lactose ou então é adicionado lactase para ajudar na digestão e não haver problemas, isso é verdade?

    Obrigada

    • Andressa, você tem que pesquisar cada marca. No geral acho uma ferramenta muito boa pro pré/pós treino, mas não vejo necessidade de consumir para substituir refeições não. Abraços!

  • Patrícia

    E quanto ao creme de leite ou nata? Posso consumir como a manteiga ?

  • LUCIANA

    Bom dia,
    E O QUE DIZER SOBRE OS LEITES DE CAXINHA DESNATADOS???
    ELES SÃO REALMENTE BONS PARA A SAUDE E/OU EMAGRECIMENTO???

    • Tonzera

      Caro Geosh fala aew sobre isso…

  • Comprei o emagrecer de vez e não estou entendendo nada e o eu quero é o funcional o que devo ou não comer, enfim as combinações de alimentos que devo ingerir no café, almoço e jantar quero receber a tabela de alimentos queimadores de gordura e até agora só que vi foi muito blablabla.

  • Comprei o livro e estou tentando ler. É fato que o livro não é muito direto e como não tenho muito tempo (trabalho e tenho 2 filhos pequenos), fica muito difícil de entrar na onda do Rodrigo. Entendo a técnica dele de repetição e sei que é assim q muita gente é convencida e motivada, mas infelizmente comigo não está funcionando. Ainda não criei coragem pra começar. Firmei q segunda dia 11/08/14 será o começo, mas preciso entender melhor a questão dos laticínios. Sou uma bezerra. Daquelas q ama até o leite puro. Fico com palpitações só de pensar em viver sem ele. O que tomar no café da manhã?? A pergunta é: Não tenho acesso à leite natural. Laticínios só industrializados. Posso tomar iogurte natural industrializado ou feito com o leite industrializado pasteurizado? E queijos? Como assim só naturais? Queijo minas industrializado pode? Devo cortar definitivamente os laticínios industrializados? E não me venha com orgânicos pois infelizmente ainda são muito caros e pouco acessíveis 😉 Obrigada!

    • Ana Carolina

      Comprei o livro 50 receitas para emagrecer de vez, mas fiquei com algumas dúvidas:

      Onde se acha leite de coco integral. É o leite do coco em natura? Não pode ser leite de coco em garrafinha industrializado (light)?
      Outra coisa:
      Na minha opinião, a maior parte das receitas do café da manhã se adaptam mais para o almoço. Nesse caso, fiquei sem opção para o café da manhã e sem saber o que comer. Costumo tomar café com leite desnatado, comer uma fruta e uma fatia de pão integral (que já li no livro que não é bom). Não se deve comer aipim, inhame ou batata doce, por exemplo, com o café turbinado?

  • Fabiana Fagundes

    Adquiri o ebook emagrecer de vez. Tenho 35 anos e peso 54kg. Meu objetivo e diminuir %26 pra 15-18%, pratico musculacao todos os dias. É possivel atingir esse objetivo escolhendo o MR?

  • Geosh lendo seus artigos me fez ficar muito preocupada e confusa .. como pode tamanha atrocidade ? pessoas produzindo alimentos que prejudicam o próprio ser humano, somente para ganhar dinheiro. É um absurdo, me deixa revoltada todas essas verdades .
    poderia me dar dicas .. do que comer ? por que do que não comer tem um monte de artigos .. tipo o que comer no café da manha, ou no lanche da tarde,
    Me ajuda ! Obrigada !

  • neide costa

    GOSTEI MUITO DO ARTIGO, MAS VEJO MUITA DIFICULDADE EM FICAR SEM TOMAR LEITE, SOU APAIXONADA POR LEITE, TOMO MUITO TODOS OS DIAS,E AINDA FAÇO MINGAU DE AVEIA USANDO LEITE DE VACA.GOSTARIA DE SABER SE POSSO TROCAR O LEITE DE VACA PELO LEITE DE SOJA PARA FAZER O MINGAU DE AVEIA.
    AGUARDO RESPOSTA POR FAVOR.

    • Veronica

      Pelo que li do livro até agora a soja cai fora tbm pois é dos “grãos” que são proibidos. E a aveia é outra crucificada. A vida para mim é muito difícil sem grãos…

  • JOSIANE CAVALINI

    Gostei muito do artigo, mas gostaria de saber se posso beber o leite direto da fazenda e a manteiga produzida com a nata do próprio leite ?

    obrigada

  • Regina Gonçalves de Oliveira

    Bom dia, comprei e li o livro e não estou entendendo à respeito do leite. Porque no quadro de alimentos do MR diz que Leite não pode e Manteiga, iogurte e queijo que vem do leite pode. E o que é queijo, manteiga e iogurte naturais?

  • Ana Carolina

    Geosh, responde às perguntas da gente!

  • Elizabeth

    Comprei o material. Ainda não li. Mas assisti aos vídeos.
    Gostaria de saber sobre o uso de açúcar, mel, adoçantes liquidos e adoçantes em pó, açúcar mascavo e outros.
    Tenho diabetes e faço uso de adoçantes há anos.
    Preciso emagrecer muito e estou disposta a mudar meus habitos.

  • sônia guerra

    uma curiosidade a respeito da manteiga: adoro. mas se não comer pão, onde passar a manteiga?
    outra, o que tomar no lugar do café,e ou leite?

  • iordana aristides

    Ola queria saber q tipo de queijo pode comer e sobre açúcar mascavo ou stevia ?

  • Boa noite Geof
    Muitas perguntas interessantes acima sem respostas. Eu adquiri o livro e estou ansiosa pelas respostas, pois também estou cheia de dúvidas. Um abraço

    • Ei Isabel! Como temos centenas de artigo, os do passado fica muito difícil monitorar. Mas mantemos todas as perguntas dos ultimos artigos e do blog mesmo respondidos. Se puder me listar as principais dúvidas, responderei com muito gosto =) Grande abraço!!!!

  • Gente, primeiramente gostaria de dar os parabéns pela exelente matéria!
    imediatamente parei de consumir leite de vaca, mas estou triste pois não consegui
    convencer minha esposa, ela não acredita que o leite possa fazer tão mal!
    mesmo sofrendo de problemas intestinais de calsas desconhecidas, ela não
    aceitou parar nem que fosse por um tempo, pra fazer um teste! só lamento!

    • Mauricio, foi a minha ex que me convenceu. Na primeira vez eu mesmo disse que era frescura. Haha! As pessoas mudam =)

  • Edson lima

    Todos, Todos os problemas relacionados ao leite, são com o leite industrializado. O leite cru é sensacional não causa alergias, a lactose e a caseína já vêem pré quebradas por enzimas, enzimas que uma simples fervura destrói… Imagina uma pasteurização “uht”. Osteoporose, cáries, alergia a lactose e caseína não acontecem com leite cru. E outra, as gorduras animais não oxidam tão fácil quanto as vegetais, o problema está no alto consumo de carbohidratos, vegetais aparentemente saudáveis, que no entanto fazem nossa insulina decolar. Quanto a soja? Contém fitatos, compostos que impedem a absorção correta dos aminoácidos, e que podem inclisive atrapalhar o desenvolvimento ideal do corpo de uma criança. Não invente, faça o simples, quanto menos o homen interferir num determinado alimento melhor. E outra, nosso corpo não foi feito pra ficar parado, não adianta comer salada e ficar deitado igual a um doente. Coma proteínas animais, gordura, um pouco de carbohidratos com baixo índice glicêmico e… e… Faça atividade física, garanto por experiência própria. Não fico gripado a 4 anos. Tomo leite cru direto da fazenda, todo dia, sem ferver. Como picanha com gordura,queijo, manteiga, azeite e tudo mais….evito açúcar, treino 4/5 dias na semana, meu % de gordura é de 6%. Zero soja, somente shoyo com fermentação natural. Como é bom comer gordura e mesmo assim ser saudável, meu exame de sangue é top de linha, colesterol baixinho….minha mãe fica doida! Não entende como fico tão saudável comento tanta proteína e tanta gordura….eu explico, o problema são: 1 a falta de atividade física, 2° o excesso de carbohidratos, e ponto final.