Alimentos Light: Fazem Sentido No Emagrecimento?

alimentos lightComo vai você? Tudo bem?
Aqui é o Geosh. Estou chegando hoje de Santa Catarina. Que estado bonito, viu? Mais limpo, bem organizado, uma ótima infraestrutura! Um grande abraço a todos os catarinenses =)

A maioria das coisas aprendi sobre emagrecimento e não pensei a respeito por conta própria acabaram, no final das contas, estando completamente erradas. Isso reforçou a vontade de pensar por conta própria pra tirar minhas conclusões e rever as coisas que eu acreditava, pra ver o que era de fato conclusão minha e o que eu tinha apenas ¨absorvido¨ por influência cultural.

Bom, o engraçado é que quando você passa muito tempo revendo suas crenças, quando você se expõe a realidade do dia a dia das pessoas, acontece um choque de realidades. Afinal, as crenças que você usa agora são muito diferentes das crenças que as pessoas geralmente usam pra fazer as próprias escolhas.

Faz Sentido?

Nessa viagem isso aconteceu através dos alimentos light. Vi várias ¨opções light¨ em vários momentos, e a maioria desses alimentos não faz nenhum sentido do ponto de vista do emagrecimento, justamente por que sua idealização é baseada nas crenças de restrição calóricas, diferentes das crenças que temos aqui.

Enfim, qual é o efeito de cada um desses alimentos no corpo? Vamos lá!

Biscoitos, bolos e salgadinhos light: Geralmente são light pela redução de gordura, ou seja, mantém o açúcar/farinha intactos. Isso faz com que esses alimentos sejam quase que puramente carboidratos de rápida e fácil digestão. Quanto mais você comer, maior e mais longo será o pico de insulina. Portanto, pra grande maioria das pessoas(que são sensíveis aos alimentos muito glicêmicos), Esses alimentos vão te fazer engordar.

Leite, requeijão e queijo light: Geralmente são desnatados, ou seja, remoção de gordura. Como esses alimentos não tem geralmente adição de açúcar, a resposta do corpo é basicamente a mesma ou levemente mais intensa do que é com os alimentos integrais(com a gordura intacta). No geral a resposta aos laticínios é completamente individual. Pra algumas pessoas é pedir pra engordar, pra outras não tem impacto nenhum. Nesse caso o mais importante é saber como seu corpo se comporta a respeito. Se eu pudesse com os laticínios, consumiria sempre os integrais.

Sucos, refris e chás light: Aqui me refiro aos de caixinha/lata e não aos ¨pós coloridos com sabor¨. Nesse caso, são light pela remoção do açúcar. O que pode ser interessante por um lado, por outro temos os adoçantes: Alguns desses adoçantes podem causar picos de insulina de forma similar ao açúcar. Mas no geral, podemos considerar que estes engordam menos que os convencionais. É importante moderar, uma vez que o excesso de frutose pode atrapalhar o emagrecimento também e é muito fácil extrapolar com sucos, mesmo light.

iogurte amora morangoIogurtes light: Aqui tem outra pegadinha: Os iogurtes normais com sabor tem adição de açúcar. Os integrais e sem sabor, não. Os desnatados sem sabor , além de não ter açúcar, não tem gordura. Portanto, a melhor opção geral seriam os integrais e sem sabor, sem açúcar, com a adição de uma fruta de pouco açúcar, como os morangos, amoras e mirtilos, por exemplo. Claro que também se aplica a mesma regra dos laticínios acima.

 

Concluindo:

Nem sempre dá pra evitar consumir esses alimentos, e as vezes, consumir alguns desses alimentos light de maneira estratégica é melhor do que não consumir. No caso dos alimentos com ¨menos gordura¨, geralmente a opção integral é uma melhor pedida. Se tiver farinha/açúcar, provavelmente vai engordar. Se tiver laticínio vai depender da resposta individual do seu organismo.

Realmente, alguns alimentos light, como refris, chás e alguns sucos com moderação vão interferir diretamente muito pouco no seu emagrecimento. Mas em excesso eles podem interferir na sua saúde.

 

Basear sua alimentação em alimentos muito processados é uma péssima idéia. Eu tento limitar ao máximo o consumo desses alimentos. Ou seja, consumo alimentos muito processados apenas esporadicamente e sempre que possível, opto pelas alternativas mais naturais. De acordo com a regra dos 80/20 do livro eletrônico:

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Seguindo essa regra, você pode se preocupar menos com o que é ou não é light. Pra sua saúde, comida de verdade é sempre uma melhor pedida. quanto mais natural, melhor. Com menos conservantes e aditivos químicos o possível.

Cada um tem os seus limites e concessões, mas se tratando de saúde eu fui ficando cada vez mais extremo: eu não penso duas vezes em trocar qualquer bebida light por uma limonada sem açúcar. O que antes era um sacrifício, hoje é uma decisão racional, embasada e comprovada pela minha própria experiência.

Até a próxima!

Geosh.

  • Bárbara

    Entre o iogurte integral e o integral desnatado eu fico com o que é só integral? Não me dou muito bem com o leite integral por si só (o desnatado até vai) fico enjoada e meu estômago “infla”; tenho medo de que o iogurte integral tenha o mesmo efeito… Que eu saiba não sou intolerante a lactose, não tenho nenhum problema ao consumir queijo por exemplo.
    Qual eu consumo?

    • Bárbara, eu vejo esse inchaço com o leite como um sinal do corpo de que alguma coisa naquilo não te faz bem. Acho uma ótima idéia fazer o teste do leite. Mas acredito que a resposta possa seja diferente com o iogurte integral. Só testando pra saber. Abraços!

    • Jade

      Engraçado comigo acontece mesma coisa, quando eu consumo leite integral eu me sinto mal fico enjoada, meu estômago doi, fico com a barriga um pouco inchada. Agora eu consumo normalmente queijos e não sinto nada. Já o iogurte integral eu sinto um pouco, porém não tanto quanto ingiro o leite… Já queles iogurte normal com adição de açúcar eu não senti muita coisa.
      Eu também nunca fui diagnosticada com intolerância a lactose, só que penso na possibilidade agora então penso em ir ao médico para saber se é ou não isso.
      Acho que você poderia ir ao médico para saber de uma vez ou então faz o teste do leite: http://emagrecerdevez.com/o-teste-do-leite

  • Agata

    Bom dia… Conheci ontem seu site e estou super empolgada para começar a mudar minha rotina… mas não estou conseguindo comprar o livro. Da erro… Pode me ajudar??

    • Agata, qual erro você está tendo? Abraços!

      • Mariana

        Geosh, vc pode me responder??? plix

        • Mariana, Respondi abaixo.

  • Mariana

    Galera,bom dia! Alguém pode me ajudar?
    Estou meio confusa com uma coisa, hoje faz 5 dias que comecei minha nova vida e já eliminei 5cent de barriga. O.o ótimo…
    Só que não tenho vontade nenhuma de comer ( nada), não sinto fome, nem desejo, nem vontade, sou uma pedra de gelo referente a comida, ok, continua ótimo, mas tudo que como, pois tenho que comer, depois de terminar de comer sinto gosto de água na boca, como se eu tivesse tomado um balde de água, isso é normal???
    Outra, não sinto sede. Esse tipo de relato não vi em nenhuma parte do site, to meio preocupada.
    abç

    • Mariana, até hoje não ouvi nenhum relato parecido sobre sentir uma quantidade de água na boca depois de comer. Acredito que isso possa estar acontecendo devido a eliminação dos carboidratos densos, farinhas por ex. Sem esses carboidratos o corpo fica mais eficiente pra controlar a própria hidratação, e por isso você sentir menos sede. Mas seria uma boa verificar com o seu médico, uma vez que isso pode não ser correlato. Alguns especialistas beber água apenas quando se está com sede. Eu particularmente me oriento pela coloração da urina. Quanto a diminuição da fome, é bem comum. Abraços!

  • Mariana

    Então, tem alguém ae que possa me ajudar??!!!

    • olá Mariana,eu senti os mesmos sintomas que você relatou…mas nã vi nada de mais apenas.procuro me alimentar nos horários certos e continuo emagrecendo..acredito que pior seria sentir fome.abraços

  • Fernanda

    Olá, qto aos produtos light concordo plenamente contigo.
    Mas e em relação ao diet?! Li ontem que a maioria dos diet usam adoçantes calóricos (como a Maltodextrina e Maltitol) que agem de forma muito parecido com o açúcar, causando picos de insulina.
    Queria muito sua opinião sobre esse assunto. Obrigada e parabéns pelo site!

    • Fernanda, acabam sendo a mesma coisa que o açúcar, se elevam os picos de insulina. Uma ótima maneira de manter o diabetes sobre controle (e possivelmente reverter o tipo 2) é controlando a glicemia dos alimentos. É contraintuitivo mesmo fazer o oposto.

  • Ágata

    Geosh da opção de compra encerrada e manda recomeçar 🙁

    • Ágata, pode ser o seu navegador/computador. Tente de um navegador/computador diferente e você provavelmente irá conseguir efetuar a compra. Abraços!

  • Daniel

    Alguém poderia responder a pergunta da Mariana por gentileza?
    O site é excelente, mas eu acho que deveria haver mais atenção nas perguntas feitas na sessão de comentários! Noto que as pessoas perguntam e poucas vezes obtém respostas dos autores!
    Assim como eu, tenho certeza que outros leitores gostariam de saber o porquê da Mariana estar sentindo isso!

    • Daniel, sempre mantenho os comentários dos últimos artigos respondidos. As vezes demora mais, as vezes menos. Abraço!

  • Mario Sergio

    Boa tarde, comprei o livro e estou seguindo faz 15 dias, já notando melhoras. Uma delas que a transpiração diminuiu muito, existe então algum adoçante que pode ser usado?

  • juliana

    Estou lendo o programa e tenho algumas dúvidas sobre a segurança e benefícios de alguns alimentos que utilizo normalmente:

    Aveia em flocos
    Biscoito de polvilho
    Tapioca (feita com fécula de mandioca)
    Suco feito com a casca do abacaxi
    iogurtes

    Muito obrigada!

    • juliana

      ??

  • Lidiane

    oi como lanche da tarde opto por um copo de iogurte natural integral com duas colheres de mix de castanhas trituradas e uma colher de cacau em pó, sera que to abusando rsrsrsrs.

  • Elisabete

    Geosh, por três vezes passei o cartão de credito, tem limite, e, não aprova, não entendo porque!!!
    Emiti o boleto, mas, gostaria parcelar!
    E, gostaria de receber o vídeo que assisti no Facebook para mostrar a meu esposo!
    Grata