Azia, Refluxo, Indigestão, Gases, Inchaço em Excesso?

inchaco

Geosh aqui!

Tudo bem com você? Hoje venho aqui com mais um artigo curto e importante, do tipo que vai resolver muita dificuldade com pouco esforço =)

Nós somos o que nós comemos. Isso não quer dizer que se comermos gorduras engordamos, ou se comer açúcar viramos um pudim. Mas quer dizer que a nossa saúde, emagrecimento e bem estar depende diretamente de quais alimentos nós comemos, da qualidade do cultivo/criação e do preparo desses alimentos.

Claro, o que a gente come tem um impacto direto na nossa digestão também!

Você já ouviu falar nos FODMAPS?

O que são FODMAPS?

Os “Fermentable Oligo-, Di-, Mono-saccharides And PolyolS” – Traduzindo do inglês, (Oligo/di/mono)sacarídeos e polióis fermentáveis.

Traduzindo de novo pra nós mortais: são carboidratos que algumas pessoas não conseguem digerir.

Esses carboidratos passam pelo nosso estômago e intestino sem ser digeridos e vão parar no intestino grosso, onde são digeridos por parte da flora bacteriana, produzindo Hidrogênio.

É o mesmo processo que acontece com as fibras e os prebióticos que alimentam nossas bactérias boas. Porém, quando se alimenta as bactérias boas, elas produzem Metano.

dor de barrigaEsse hidrogênio pode inchar a barriga, pode acontecer um excesso de gases, constipação, retenção de liquido, diarréia, dores estomacais, cólicas e distensões intestinais.
—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————

Quais alimentos contém FODMAPS?

Frutose – Contida nas frutas, maçã, figos, peras, pêssegos, melancia, cerejas e frutas enlatadas, sucos prontos, refrigerantes, no açúcar e no xarope de milho e de agave. O vinho fortificado também;

Lactose – Presente no leite, ricota, queijo cottage, sorvete;

Frutanos – Presente no trigo e em outros cereais com glútens, cevada, centeio, biscoitos, pão, cerveja, etc;

Galactanos – presente em grande quantidade nas leguminosas: feijões e soja;

Polióis – Presente alcoóis de açúcar que são utilizados como adoçante, por ex: o xylitol, maltitol, sorbitol e eritritol;

Alguns vegetais também: Aspargo, brócolis, beterraba, beringela, alho e cebola, repolho, cogumelos, ervilhas, etc.

E Agora?

Vários destes alimentos já são problemáticos no emagrecimento de longa data. Se você acompanha aqui o site, já deve ter visto bastante sobre eles. Grande parte destes alimentos não entram no Método EDV.

Já outros alimentos nessa lista são alimentos muito saudáveis. FODMAPS não são necessariamente bons ou ruins. E se você não tem problemas com os bons, não há porque evitar. Um FODMAP pode alimentar a flora boa de uma pessoa e a ruim de outra, etc.

Mas se você tem problema com excesso de gases, constipação, retenção de liquido, diarréia, dores estomacais, cólicas e distensões intestinais. Pode ser algum desses alimentos a causa, ou vários. O ideal é que você fique de olho pra descobrir. E fique um período sem comer o alimento que você suspeita pra ver se é esse alimento. Faça um teste!

Um intestino mais saudável também pode ajudar nos casos de ansiedade e depressão.

Quem sofre de Síndrome do Intestino Irritável também pode se beneficiar bastante ao remover os FODMAPS do próprio cardápio.Pessoas com doença de Cron e colite ulcerativa também. Na dúvida é sempre uma boa consultar um médico com qualquer uma destas condições citadas no artigo!

Um abraço!

Geosh.
Principal Referência

  • Rodrigo Vieira

    Geosh, não entendi. A maioria dos alimentos aí vocês pedem para que nós comêssemos no método EDV (algumas frutas, queijo cottage, a maioria das verduras) – eu não tenho problema com gazes (só quando como castanha), mas mesmo assim não entendi o propósito deste artigo.

    Estou começando a crer que nenhum alimento é totalmente benéfico. Logo logo descobrirão malefícios até no leite materno, no ovo, no azeite de oliva extra-virgem e etc.

    • Rodrigo, como eu disse no artigo, FODMAPS não são necessariamente bons ou ruins. E se você não tem problemas com os bons, não há porque evitar. Mas se você tem problemas com alguns, é uma direção pra descobrir qual é e porquê. Abraços!

  • Que Deus continue abençoando toda equipe do emagrecerde vez.

    • Amém, Cássia! Um grande abraço!

  • Leonardo

    Boa Noite Geosh,
    Eu não utilizo óleos vegetais industrializados porque conheço os malefícios. Na frigideira prefiro utilizar o óleo de coco ou a manteiga.
    O que você acha da BANHA DE PORCO que está a venda nos supermercados? É uma gordura natural que podemos utilizar sem grandes preocupações?
    Queria substituir a manteiga pela banha de porco, pois afinal a manteiga é um derivado do leite.
    Obrigado.

    • Leonardo, acredito que a composição da gordura do porco de granja não seja tão boa quanto a de um porco criado livremente. Não sei te informar se é esse o caso. Já sobre a manteiga, veja o artigo sobre ghee. O processo de clarificação remove a lactose e caseína e deixa apenas a gordura boa. Abraços!

  • Juliane Mussak

    A questão do Leonardo é uma dúvida minha também!

    • Respondi, Juliane! Abraços!

  • Silvana

    Agora fiquei preocupada!!!! estou querendo utilizar o programa Emagrecer de Vez, onde diz que podemos comer o que quisermos e a quantidade, contudo vi um depoimento acima que me assustou. Este programa é diferente ou é igual aos demais com uma cara moderna?
    Depoimento acima ” já excluí, as massas, o acúçar e a cervejinha de final de semana. também terá que deixar de comer a beterraba que tanto gosta”.
    Como é isso?? me esclareça por favor!

    • Silvana, você pode consumir o que quiser e quanto quiser, mas não o tempo todo. O programa tem uma regra dos 80/20 que trás tanto essa flexibilidade quanto o emagrecimento. Já esse artigo é especificamente sobre gases e desconfortos digestivos que alguns alimentos podem te causar. Se algum destes alimentos te causa esse problema, esse guia te ajuda a descobrir o que é e acabar com esse problema.

  • Grazi

    Ola Geosh!! Estão postando seu artigo sem citar a fonte: https://www.facebook.com/studiodosch/posts/769153719820662:0

    • Reportei lá, Grazi! Obrigado por avisar!

  • Não da pra pular a apresentação,e directo as explicações?? Eu preciso perder 30kilos e por questão de saúde,gostaria que me ajudasses por favor..

    • Clara, se é por questão de saúde, você deveria sim dedicar o máximo de tempo possível pra ler o blog aqui e aprender o que puder. Procurar uma resposta rápida foi o que te levou a esse estado em um primeiro momento. Pense nisso. Grande abraço.

  • Gente ,,estou mt confusa com td isso ,
    Geosh acabei de fazer o pedido do livro , vou receber pelo correio ou é só eletrônico isto é tenho que ler pela internet ?
    Outra coisa é que minhas duvidas estão aumentando ainda mais ,,pq ao assistir o video para pedir o livro ,, o Rodrigo derruba tds os mitos de alimentação , fala que vc pode comer de tudo a vontade , na hora que vc quer inclusive macarronada ,,etc .
    Agora estou vendo tantas restrições nos alimentos que estou confusa ,diz que não tem necessidade de exercicios chatos etc .
    Só gostei que ele disse que se vc mudar o café da manhã tirando aqueles alimentos como aveia , pão integral pq era td isso que eu comia .,aí foi bom ..
    Mas agora parece td ao contrário ..
    Geosh ,,será que estou no site certo ??
    aguardo resposta por favor
    obrigada abçs
    obrigada

  • Luciane Carvalho

    Boa tarde,
    Eu sempre tive problemas de prisão de ventre e sempre tinha que tomar remédios.
    Depois que eu comecei a seguir as instruções do livro (Emagrecer de Vez), o meu intestino voltou ao normal.
    Sendo que tem 1 semana, mesmo fazendo todo o procedimento do livro estou tendo de novo o mesmo problema.

    Gostaria de saber o que eu preciso fazer para o meu intestino voltar ao normal de novo?

    • Luciane, se ele voltou a funcionar mas depois parou, eu pensaria no que foi que mudou a alimentação nessa ultima semana. Juicing(veja o artigo sobre sucos emagrecedores), vegetais, azeite e gorduras boas, se manter devidamente hidratado, são coisas que vejo ajudar bastante. Abraços!

  • Desde criança sempre tive problemas de saúde: tosse, asma, refluxo, rinite, coriza, muco em excesso, dor de cabeça e no olho esquerdo, inflamação das pálpebras, crises de espirro, lacrimejamento, todo dia, um horror! Tomava remédios que só me faziam mal.Tirei da minha vida leite e derivados, carne vermelha,frutas cítricas, açúcar,mais alguns alimentos que me faziam mal. Engordava 01 quilo por ano e não emagrecia nem com reza brava. A nutricionista que me indicaram ficou horrorizada e disse que não sabia nem por onde começar. Deu-me uma orientação e pediu para tirar o GLUTEN e os medicamentos todos. PODEM ACREDITAR: NO SEGUNDO DIA DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR NÃO TINHA MAIS NENHUM SINTOMA E EM 20 DIAS EMAGRECI 05 QUILOS E REDUZI MEDIDAS NO CORPO TODO.Agora faz 60 dias e continuo cada dia melhor e emagreci mais 02 quilos. Estou muito feliz. Não faço exercícios, só caminhadas e alongamentos. A propósito: alguns medicamentos em cápsula usam gluten ou lecitina de soja. Também não uso soja.

    • Lilian, Incrivel isso! Veja o artigo sobre gelatina que tem dicas que fortalecem a saúde intestinal prejudicada pelo glúten também. Abraços!