Obesidade No Brasil Aumenta 54% Em 6 Anos! Por Que Será?

Bom dia!

Uma reportagem recente da Gazeta Do Povo (1), principal jornal do Paraná, fala do aumento da obesidade no país:

“A incidência de obesidade entre brasileiros aumentou 54% entre 2006 e 2012.”

“Dados da pesquisa do Ministério da Saúde também mostram que 51% da população acima de 18 anos está acima do peso ideal.”

DetetiveNeste artigo, vou fazer uma coisa diferente.

Vou fingir que tenho dupla personalidade e analisar a notícia e problema acima com os olhos dos governos e de muitos profissionais da saúde e também com os olhos preocupados dos verdadeiros profissionais da saúde que têm foco na ciência e na verdade. Vamos ver as diferenças.

Nota: Lembrando que isso é uma interpretação minha e me reservo o direito de não ser complacente com a opinião de todos.

Vamos ver quais são os dois papeis:

Papagaios:

Grupo formado pelos: profissionais da saúde que continuam repetindo as mesmas coisas à décadas, a mídia, os governos que são pesadamente influenciados pela indústria e a indústria em si.

Detetives da verdade:

Profissionais e pesquisadores da saúde preocupados de verdade com a situação e que devotam seus dias à focarem na mais pura ciência e nas evidências de tudo que está acontecendo.

Tudo certo? Agora vamos em frente…

“Hábitos alimentares e o sedentarismo ajudam a explicar avanço da doença (obesidade).”

Sobre isso, o que pensam cada um deles:

Papagaios:

Esse povo realmente está ficando cada vez mais preguiçoso com os avanços e confortos da tecnologia. Além disso, falta muita força de vontade para mudar, ninguém está disposto à fazer um real esforço para tentar mudar e melhorar a forma física!

Detetives da verdade: 

Isso é estranho. Olhando-se para dados históricos, percebe-se, ironicamente, que o aumento da “preguiça e da falta de vontade extrema” começou nos anos 70 especificamente. Coincidentemente, foi justamente nesta época que começaram as indicações nutricionais de se evitar gorduras e carnes e de se começar a comer mais grãos e carboidratos.

Nesta década, também surgiram os primeiros guias alimentares (precursores das pirâmides alimentares) sugerindo esse tipo de coisa e alterando o comportamento alimentar da população (2). Será que a população ficou preguiçosa e sem força de vontade de uma hora pra outra ou será que a massante campanha governamental e da indústria ensinando-nos (errôneamente) a comer é a verdadeira causa? hmmm…

Alias, chamar obesidade de doença? Por que será que consideram a obesidade a causa dos problemas de saúde quando, ao invés, estudos demonstram que a obesidade é somente uma das consequências de algo mais grave no corpo? (um dos efeitos colaterais da síndrome metabólica).

“Embora tenha havido um aumento no percentual de brasileiros que consomem a quantidade mínima recomendada de frutas e verduras…”

“Também houve um pequeno aumento no percentual de brasileiros que praticam exercícios físicos com frequência”

“Nesses seis anos, em nenhum momento houve recuo no avanço dos índices de obesidade.”

Papagaios:

A população está comendo mais legumes e frutas e está também se exercitando com mais frequência?

Tem algo errado aí, devem ter havido erros nestas interpretações. Também, de que adianta comer mais legumes e frutas e se exercitar com mais frequência, se a população continua comendo doces, hambúrgueres e pizzas sem controle e força de vontade para medir o apetite?

A verdade é que o povo está comendo ainda muito mais calorias do que gasta! Falta realmente força de vontade e dedicação para controlar a alimentação, fechar a boca um pouco e melhorar a forma física!

Detetives da verdade: 

Pera, pera lá! Como assim?

Mesmo com o esforço enorme da mídia, governos e muitos profissionais da saúde em divulgar a pirâmide alimentar e as sugestões de hábitos alimentares saudáveis, inclusive dicas de exercícios, academias públicas e tudo mais, os números de obesidade não recuaram nenhuma vez ao longo destes 6 anos?

Analisando a população, é possível observar um aumento considerável na consciência de uma vida saudável. As pessoas parecem realmente estar tentando viver, no geral, vidas mais saudáveis, tentando ajustar a alimentação quando possível, seguindo o que é sugerido por aí e também tentando se exercitar quando possível.

Afinal, todo mundo já sabe que as sugestões para perder peso são: comer menos e gastar mais. Se é tão simples assim e se quase todo mundo já sabe disso, por que será que os números de obesidade não recuaram nem uma vez se quer ao longo destes anos? hmmm..

Seria possível arriscar dizer que tem algo muito errado nisso tudo?

  • A ciência já provou que o consumo excessivo de carboidratos (nos moldes da pirâmide alimentar) é um dos fatores que mais contribui, não somente para obesidade, mas para problemas cardíacos, etc (3).
  • A ciência já comprovou que o consumo de trigo e seus derivados (a base da pirâmide alimentar) é danoso de várias formas para a saúde humana (4). Aliás, sabia que, além de muitas coisas, o trigo eleva os níveis de açúcar no sangue mais rapidamente do que açúcar puro?…
  • A ciência já provou que gorduras naturais são benéficas e que o colesterol ingerido não tem nada a ver com o colesterol do sangue (3). (A indústria dos remédios para baixar colesterol é uma das mais ricas do mundo.)
  • A prática demonstra que uma alimentação verdadeiramente correta gera MUITO mais resultados do que até mesmo o melhor programa de exercícios existente. Além disso, focar em exercícios para emagrecer é um método extremamente estenuante, ineficiente e ineficaz (5).

Será que é uma boa idéia continuar batendo na mesma tecla que nos trouxe até esta situação triste? Comer menor e se exercitar mais?

“Entre as ações planejadas está a construção de academias e a contratação de profissionais para orientar a população no uso dos aparelhos e o programa de orientação nutricional para os alunos da rede pública de ensino.”

Papagaios:

Precisamos reforçar as idéias de uma alimentação saudável e aumentar a consciência sobre uma vida saudável! As pessoas, claramente, não estão ouvindo!

É necessário que as pessoas comecem à se dedicar mais à controlar o apetite e a gula, comendo menos e utilizando um pouco das horas vagas para se exercitarem! Pô, não tem mágica, coma menos calorias do que gasta e você vai perder peso! Quão difícil é fazer isso?

Vamos contratar mais profissionais para divulgar essas idéias para os alunos da rede pública e vamos aumentar os esforços para que as academia públicas sejam mais usadas! Com uma solução tão simples, realmente é muita falta de vontade para não seguí-la!

Detetives da verdade: 

Sério mesmo? A solução seria reforçar mais ainda as mesmas idéias que, em primeiro lugar, estão causando todos estes problemas? Não seria mais inteligente tentar abrir a mente e ter a humildade de considerar a hipótese de que estas linhas guias possam estar, simplesmente, erradas e serem grande parte da causa de todos estes problemas? Afinal, como vocês mesmo disseram, a obesidade só tem subido ano a ano.

Quão difícil seria abaixar os egos e assumir os prejuízos dessas campanhas de saúde que simplesmente não estão funcionando e dar um pouco de atenção para o que a melhor ciência do mundo sobre nutrição esta dizendo e mostrando? Afinal, contra fatos e evidências, não existem muitos argumentos.

Seria uma decisão sábia reforçar ainda mais esta idéia de se comer menos calorias e se exercitar mais para gastar mais calorias? Seria uma boa idéia continuar investindo dinheiro nestas campanhas de divulgação das filosofias da pirâmide alimentar e no combate à “falta de força de vontade”?

Seria sábio fazer isso quando rapidamente podemos observar que os 18 últimos estudos científicos (6) sérios que compararam estes tipos de sugestões com hábitos alimentares verdadeiramente saudáveis, mostraram que os primeiros SEMPRE perderam em resultados de perda de peso e melhora dos números no exame de sangue?

————–

Livro eletronico Emagrecer De VezQuando isso tudo vai parar? Quando a saúde e bem-estar da população vai ser realmente priorizada?

No presente momento, as idéias que dão resultados e as evidências científicas estão sendo divulgadas apenas de forma independente, como aqui no Emagrecer De Vez e no nosso livro eletrônico oficial (clique aqui se ainda não conhece) e outros poucos sites de qualidade na internet.

Imagine se este tipo de informação começasse à ser divulgada em massa? Seria possível ver, pela primeira vez em décadas, os números de obesidade e doenças relacionadas caindo e a população se tornando mais saudável e feliz? Eu realmente acredito que sim! Este dia ainda vai chegar!

Espero que tenha colaborado com seu dia 🙂 Acredita nessa idéia? Faça sua parte, passe a frente, dê um joinha do facebook, compartilhe!

Um grande abraço,

Assinatura_pequena-menor

  • Michel

    Rodrigo, bom dia. Nossa rotina de alimentação difere de muitos nutricionistas, talvez, estejamos incentivando uma mudança completa nas universidades que disponibilizam este curso, fazendo revê-los este conceito tradicional. kkkkk, mas tenho uma dúvida em relação as proteínas de origem animal, elas possuem o ácido úrico, será que com esta alimentação, não teríamos problemas quanto a ingestão destes alimentos em excesso ?? Obrigado por todas as informações, estão me servindo e estou seguindo este novo método alimentar. Um abraço ao Josh e ao Dr. Souto.

    • Acredito que no geral não, Michel, só em pré condições existentes. Mas aí te pergunto. Pra quê excesso? Um abraço!

  • Marcela

    Ótimo artigo!! Moro nos USA, e acabei de chegar de uma viagem de 20 dias da Italia! Nao comi carboidrato durante toda a viagem, optei por outras escolhas, quando eu dizia que nao comia pasta e pizza, as pessoas olhavam pra mim com cara de espanto e reprovação , algumas vezes tentei explicar que nao comia farinha, era pior ainda …. Como falar mal do ingrediente mais usado na Italia !!!! Mas consegui resistir, a gastronomia de carnes , peixes, frutos do mar e queijo é maravilhosa, infelizmente as pessoas acham que é só pasta! E minhas amigas perguntam quantos kg eu ganhei e eu digo nenhum , elas admiram, porque a maioria que vai ganha no mínimo 3kg! Essa viagem foi a maior prova de que eu não preciso mais de farináceos na minha vida!
    O site me ajuda muito !!!! Abraco

    • Isabel

      Ola Marcela
      Eu sou casada com um italiano. A pasta e a pizza sao coisas que nao podem faltar. quando comecei a emagrecer tentei tantas coisas diversas. no final acabei por descobrir (ainda com muita conviccao que nao era assim) que cada vez que comia pasta passava todo o dia afamada. pouco tempo depois tive que enfrentar as ferias de verao.
      HAAAAA…. pensei. e agora como vou fazer?
      Dar demasiadas explicacoes e complicado e a maioria das pessoas nao esta disposta a aceitar.
      No final acabei apenas por dizer que sou intolerante.
      As pessoas acabaram por aceitar, hoje ja nao me fazem mil e uma perguntas. Acabei por entender que a maioria das pessoas ainda nao esta preparada para aceitar esta verdade.
      Trigo FAZ MAL.

      Desde Janeiro perdi 13 Kg. Tenho muito mais energia, sinto-me feliz comigo mesma. e muitos dos meus problemas de saude melhoraram.
      O alimento que eliminei completamente foi a pasta.
      De vez em quando permito-me de comer um pouco de arroz ou batatas. Com o arroz fico bem, mas com as batatas de vez em quando acontece-me de ficar afamada.

      Espero de continuar a fazer progressos. Ainda tenho muito que aprender.

      • Marcela

        Ola Isabel, meu marido tambem é Italiano ! Agora imagina voce qando eu tive que recusar a lasanha que a Mae do meu marido faz ( a Massa ela que faz) uma receita de familia, que ela demora 2 dias para fazer rsrs! Mas é esses sintomas mesmo que eu sinto , inchada, mal estar, dores abdominais! Nao realmente nao da , eu ainda tenho umas recaídas por doce (chocolate ), mas trigo ta eliminado , mas vou conseguir zerar o que me faz mal!abraço

        • Isabel

          Ola Marcela

          No inicio quando eu disse a todos que era intolerante, eu nao tinha a certeza de nada, depois acabei por fazer os exames. Sou mesmo intolerante ao trigo. Todos os sintomas indicavam para tal.
          Mas como deve imaginar sendo casada com italiano, familia italiana nos vê com muito maus olhos simplesmente porque nos recusa-mos a comer como eles.
          Com o marido foi facil. Com as outras pessoas nem sempre.
          Ainda me recordo no inicio minha mae estava sempre preocupada, e dizendo que eu tinha que me alimentar. hoje simplesmente aceita porque ve que estou muito melhor de saude.
          Abraço 🙂

      • Boa técnica, Isabel! hahaha

    • Você é uma pessoa livre agora, Marcela! Hehehehe! abraços!

  • Resumindo: O problema são os carboidratos. Certo?
    Mesmo o melhor programa de exercícios elaborado pelo melhor profissional, seria ineficiente se o candidato a magro continuasse a comer farináceos. É isso mesmo?
    Você poderia dar então o exemplo de um cardápio, de um dia só, do que seria uma alimentação adequada para quem deseja emagrecer?

    • Tatiana Rohricht

      qualquer combinacao de gordura + proteina + carbo fibroso.
      Exemplo: omelete com bacon e legumes no cafe da manha ou pao low carb feito com farinha de linhaca com uma fatia de queijo e manteiga;
      no almoco carne + salada + azeite de oliva; nos lanches castanhas e outras nozes ou abacate (se precisar de lanche); na janta restos do almoco ou ovos novamente

      • Assino embaixo =)

  • Geraldo CArvalho

    Rdrigo, bom dia!
    Parabens a você e sua equipe pelo belo trabalho, nao entendi quando foi dito que o colesterol ingerido nao tem nada a ver com o colesterol do sangue.

    me explica!

    Um abraço

    • Fernanda

      oi Geraldo pesquisa aqui no blog tem diversos artigos sobre o assunto.

      Segue o link de um dos artigos que lhe dará um breve esclarecimento.

      MAs a minah dica é: pesquise, pesquise e pesquise. Você irá se surpreender com as contradições da dieta dita saudável. 😉

      http://emagrecerdevez.com/entendendo-as-gorduras

    • O colesterol elevado no sangue é uma resposta inflamatória aos níveis altos e frequentes de insulina ou a alguma condição de saúde específica, Geraldo. Não está relacionado necessariamente ao consumo de alimentos que contenham colesterol.

  • Nelson Afonso Sander

    Rodrigo,

    Motivado pelas ideias do emagrecer publicadas neste espaço, construímos e foi aprovado um Projeto de Extensão Universitária, que coordenaremos em 2014, sobre Obesidade no Curso de Educação Física da UNIPAR Universidade Paranaense Unidade de Toledo-PR.
    Qual a possibilidade da presença de V.Sa. nesta Instituição para uma palestra sobre o assunto?
    (Datas disponíveis, custo para a participação do evento, etc).

    Prof. Nelson Afonso Sander
    UNIPAR_Unidade de Toledo-PR

    • Nelson, envie um email pra contato@emagrecerdevez.com. Abraços!

    • Elkeen

      Prof. Nelson, parabéns pela iniciativa! Penso ser fundamental os futuros profissionais já saírem para o mercado com esta visão aqui difundida e a Unipar, certamente, está saindo na frente.

  • Chrys

    Oi Geosh! Então… Tapioca simples, apenas com fécula ou farinha de mandioca faz engordar? Tenho visto que virou moda na reedução alimentar de alguns famosos do instagram. Faz engordar?

    • Chrys, vale o teste, mas tudo indica que sim! Abraços!

  • Leonice Diniz da Silveira Svetlecic

    Ola Rodrigo, tudo tranquilo?

    Estou me sentindo bem, a minha auto estima esta voltando. Ja eliminei 3 kilos. Comecei faz uma semana.. Nao vejo a hora de poder usar todas as minhas roupas.!!!!! bjos

    • Vamo que vamo, Leonice! Bjos!

  • Rosimeire

    Muito obrigada.Me into bem sem fraqueza e estou emagrecendo pouco a pouco.Antes engordava pouco a pouco.Curioso é que não into falta de doces,era meu pior pesadelo.

    • Rosimeire

      ops meus S do teclado ta falhando…..rsrsrs

    • Sim, mas há sempre que vigiar. é um vício latente pelo próprio efeito rebote.

  • angela

    Muito obrigada,Rodrigo,comprei o livro ,gostei muito,vc fez com q eu colocasse a faca nos dentes,estou indo de maneira leve,sem sofrimentos,me sentindo otima,comecei ha 1 semana,com mais energia e disposiçao,q Deus te ilumine sempre,Namastê.

    • Que bom, Angela! A melhor parte é aproveitar a vida dentro dos estilos alimentares, ao contrário da maioria das dietas =)

  • Isabel

    Muitas vezes a verdade e dificil de aceitar.
    A falta de informacao ou a informacao errada nao nos deixa “crescer”.
    Obrigado pelo vosso trabalho para todos nos.

    • Isso me revolta cada dia mais, Isabel! abraços!

  • Lorenne

    Ola Rodrigo/Geosh.

    Desde que descobri o blog e colocando as dicas que voces passam aqui, vejo que perder peso não é nehum bicho de sete cabeças..

    Vi no blog do Dr. Souto, há respeito do Jejum Intermitente. Queria saber a opinião de voces sobre esse assunto. Seria valido seguir o Jejum Intermitente, para otimizar a perda de peso?

    • Lorenne, eu vejo como um recurso um pouco extremo. Acredito que existe uma maneira mais plausível de ter os mesmos benefícios. é se alimentar numa janela de 8 horas. isso faz com que você, somando o sono, fique 16 horas sem comer e colha os benefícios de IF. Mas como disse, acho pouco necessário.
      Abraços!

  • isabel

    Boa noite,estou gostando muito do site.Tenho uma dúvida.Vai fazer 1 semana que passei a comer de verdade,mas hoje por ex:.tomei 1 copo grande de creme de leite com coco cortadinho e adoçante.Foi uma delícia,mas tÔ com vontade de vomitar.isso é normal ou eu tomei muito creme de leite(foi uma lata inteira).
    obrigada.

    • Fernanda

      oi Isabel, bom dia!

      Olha só é normal no início sentirmos sensações de enjoos, fraqueza é o nosso organismo se adaptando a nova mudança. Com relação a quantidade de creme de leite, é importante saber qual sua intenção, se é perda de peso eu aconselho a consumir o creme de leite com moderação.

      indico que você acompanhe também o blog do Dr. Souto que tem muitas dicas sobre alimentação que irá ajudá-la nesse processo de adaptação: wcarb-paleo.blogspot.com.br

      😉

    • Isabel, gorduras são os alimentos que mais saciam, por isso quando se come demais rapidamente o corpo reclama. É só ir se ajustando!

  • Oi Rodrigo! Engordei muito de 3 anos para cá. Adquiri a tiroidite de hashimoto e descobri também que sou intolerante a lactose, ovos, gluten e soja. É possível seguir sua dieta retirando todos esses alimentos?
    Obrigada

    • É sim, Claudia, apenas os ovos é que farão de fato alguma falta. Abraços!

  • Sandra Queiroz

    Olá Rodrigo, excelente reportagem! estou lendo o livro e aos poucos me adaptando ao novo estilo de vida. Em um mês perdi aprox. 6kg. Estou me sentindo ótima. Vejo que nos seus posts há várias perguntas das pessoas, que tbem são dúvidas minhas e creio que tbem de outras, mas nunca vejo sua resposta, acho que vc responde por e-mail individualmente, será isso? E quanto ao vídeo do Dr. Eric C. Westman, será que dá para legendar? Infelizmente o meu inglês é fraco e agradeceria bastante se houvesse essa opção. Bem, agradeço sua atenção e aguardo sua resposta (kkkk não sei como virá kkkk)

    • Olá, Sandra! Eu estava com problemas pra responder o pessoal no facebook, mas agora resolvi! Se não me engano você encontra o vído do Dr. Eric legendado no site do TED.
      Abraços!

  • Ana Paula Burille

    Olá Rodrigo, só quero deixar meus cumprimentos ao seu trabalho e ao do Geosh, pois apesar de inicialmente ser difícil abandonar hábitos alimentares tão arraigados, o resultado fala por si só. Após começar a ler seus artigos, adquiri o livro e coloquei em prática…do início de junho até hoje, são 14 kg eliminados…sem fome…sem esforço…e o que é melhor…de forma gostosa e nutritiva…me sinto como nunca.
    Comer banha, bacon, ovos, carnes, castanhas e muito vegetal é bom demais. É uma pena que seja tão difícil convencer as pessoas a mudar a sua alimentação…a resistência ao abandono do trigo e do açúcar é muito grande (confesso que o açúcar…ohhhh açúcar… ainda dou uma beliscada, heheheh…mas devagar e sempre, não é)!!! Grande abraço para vcs.

    • Obrigado, Ana! Parabéns pelo sucesso! Venha sempre aqui contar as novidades, viu? Um grande abraço, Ana =)

  • Renato Manga

    RODRIGO E GEOSH, PARABÉNS.VI UM MÉDICO NA TV FUTURA(ACHO) DIZENDO A MESMA COISA: A OBESIDADE É O EFEITO DE Q SEU METABOLISMO ESTÁ MAL. ELA É O EFEITO E NÃO A CAUSA. A MÍDIA FALA O CONTRÁRIO: ” PERDER PESO P TER SAÚDE “. QUANDO O CERTO É TER SAÚDE. OUTRO ASSUNTO:FORA A OBESIDADE, PESO IDEAL USANDO IMC COMO REFERÊNCIA É MUITO RELATIVO. CADA UM TEM UMA CONSTITUIÇÃO FÍSICA. EU COM IMC DE 25 OU -, FICO PELE E OSSO. SÓ MARATONISTA PODE TER ABAIXO DE 25.

    • Exatamente, Renato! Veja o artigo sobre o mito do peso ideal!
      Abraços!

  • Fabiana

    Geosh e Rodrigo!
    Vocês estão de parabéns pelos artigos, mas eu já estou sentindo falta de um novo podcast com vocês e o Dr Souto!

    em 3 meses de MR foram 8kg e uma considerável melhora no desempenho esportivo!

    • Parabéns, Fabiana! Também já estou com saudade do Dr. Souto!
      Obrigado e vamo que vamo =)

  • joel

    Olá,
    não tem muito a ver com essa matéria, mas achei importante essa polêmica com Whey Protein, e principalmente, dar a dica pro pessoal que compra suplemento verificar essa matéria. Mais de 50% do Whey vendido no mercado está adulterado.

    http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2013/09/denuncia-53-das-marcas-de-whey-protein-testadas-estao-irregulares.html

  • Ricardo

    Bom Dia Rodrigo,
    Terminei de ler o emagrecer de vez, mas tem uma questão que não consegui colocar no meu cotidiano. Comecei a academia a pouco tempo, minha missão não é a hipertrofia, mas um ganho legal de massa, apesar de estar no peso “ideal”, o grande vilão é a barriga, e é ela que quero perder. O meu problema é horário, tenho que ir 06:00 da manhã e não sinto fome quando acordo, penso em adicionar pós treino o whey com uma fruta no lanche da manhã conforme o MT, mas não sei o que poderia comer antes de ir, pelas 05:50 da manhã… sinto que este horário atrapalha muito a evolução de ganho de massa, já na perca de peso, vou começar agora a mudança 😀 enfim, o que sugere logo quando eu acordar?

    Obrigado, abraço!

    • Ricardo, Eu tomaria o whey antes de malhar. Vamo que vamo! Abraços!

  • Priscila

    Eu estou na LCHF e msm assim tenho comido MUITO (ansiedade). Estou perto do peso ideal e ñ emagreço. Eu devo controlar um pouco as porções e a quantidade de gordura (q pode estar demais, impedindo de queimar a do meu corpo)? Obrigada!

    • Priscila, eu não controlaria, mas experimentaria com as fontes em si, variando as.
      Abraços!

      • Priscila Amaral

        Entendo. Estou achando msm q queijos me atrapalham. Além do anticoncepcional, meu principal suspeito. Obrigada!

  • Giovana

    Eu gostaria de receber os artigos por e-mail!!! Existe essa possibilidade? É muuuito melhor para acompanhar e assim não perco nenhuma publicação! Adoro o site, mas as vezes fica difícil de conseguir acessar todos os dias.

    • Olá, Giovana! Ao se inscrever nas Videoaulas gratuitas, você automaticamente passa a receber os emails que o Rodrigo envia com as novidades do site e os novos artigos. Abraços!

  • antonio candido da silva

    amigo rodrigo, desculpe-me, cancelei as remessas das suas dicas por puro engano, sem querer. Por favor desconcidere. Quero continuar recebendo. Abraços.

    • Olá, Antônio! Os cadastros do site são automáticos, mas você pode se inscrever novamente sem problemas.
      Abraços!

  • Élida Rocha

    Parabéns pela matéria! Estamos sendo bombardeados pelas propagandas enganosas e os poderosos não fazem nada para nos alertar.
    Porém existe um outro fator que nos torna obesos e a maioria naõ sabe. A matéria está neste link: http://compartilhesaude.com.br/qualidade-de-vida/fazer-dieta-para-emagrecer-se-nao-souber-disso/

  • Neycy Luiza Barbosa

    Olá Geosh e Rodrigo,

    Ando meio sumida, mas continuo firme (com exceção do brigadeiro com castanhas do pará). rrrrssss.

    Vocês mudaram minha concepção sobre dieta saudável. Hoje me sinto muito melhor em todos os aspectos, é por isso que sempre os elogiarei. Parabéns, meninos, por esse trabalho de utilidade pública.

    Adorei o artigo!

    Beijos e uma semana linda.

    • Ei sumida! fico feliz que esteja tudo bem! e fico feliz de ter participado dessa mudança positiva na sua vida. Faz tudo valer a pena 🙂 grande abraço, Neycy hehe

  • Renata

    Estou fazendo a dieta ha 23 dias e emagreci quase 3 kg. Nao preciso emagrecer muito, estou fazendo mais pela saúde e para perder a barriguinha. O fato é q estou tentando engravidar. Quando isso acontecer, posso manter a dieta ? Meu medo maior é quando a criança nascer e crescer , ela ter alguma intolerancia a trigo, etc… por eu não ter comido durante a gravidez. Isso pode acontecer ?

  • Jenny

    Excelente blog!!!
    Sempre leio mas fico com receio de comentar e acabar escrevendo alguma bobagem…
    Falando sobre a obesidade no Brasil, o fato das pessoas engordarem cada vez mais e’ porque elas estao comendo muito.
    Os pobres e da baixa classe media quando ganham algum dinheiro gastam quase tudo em comida. Comer muito( principalmente o combo carbo e gordura) vem a ser uma das raras “diversoes” que os estes menos favorecidos podem fazer atualmente.

    As pessoas comem muuuuuuiiiiito, e a maioria nem tem ideia do quanto a mais estao consumindo.
    Os pobres gostam de comida barata e farta, que encha a barriga e acabam comprando todas as “porcarias” cheias de edulcorantes, sabores artificiais, conservantes, tudo em nome do prazer de comer.