Os Top 3 Alimentos Que Mais Promovem Morte Prematura


podium

Todos nós queremos viver uma vida feliz, disposta, energética e longa, não é verdade?

Se este é nosso objetivo, acho importante sabermos quais alimentos específicos são os maiores vilões contra isso, ou seja, quais alimentos irão colaborar mais para que nossa saúde se deteriore mais cedo e que nós passemos dessa pra uma melhor antes da hora.

Uma reportagem recente da CNN Health e da Time Magazine nos EUA (1), mostrou que 5 coisas são responsáveis por 2/3 do total de mortes lá.

São elas:

  • Doenças Cardíacas
  • Câncer
  • Doenças do Pulmão
  • Infarto
  • Acidentes involuntários (incluindo acidentes de carro, overdose de medicação, etc)

66% da população morre por causa de uma destas 5 coisas.

O CDC (Center For Disease Control and Prevention), diz que 1/3 destas mortes poderiam ser evitadas.

Eu, pessoalmente, acredito que bem mais do que 1/3 poderia ser evitado através de hábitos alimentares corretos. Na realidade, o conceituado médico Dr. Joseph Mercola (2) diz:

“Eu acredito que muito mais do que 1/3 destas mortes podem ser prevenidas, uma vez que elas tem a ver com as causas mais óbvias, fato que não é mencionado pelo artigo da CNN”.

O que ele quer dizer com “causas mais óbvias” é justamente a alimentação. A população está ingerindo aos poucos os próprios venenos que estão causando estas mortes prematuras. Vou lista-los logo aqui pra você…

O Dr. Mercola também diz (2): “A raiz do problema da maior quantidade de problemas de saúde está na comida que as pessoas escolhem comer.”

Agora, veja o seguinte: Nos EUA (no Brasil não é TÃO diferente assim, com exceção do primeiro alimento abaixo), os americanos gastam 95% do dinheiro que gastam em comida, em alimentos processados, os quais, em sua grande maioria, contêm um ou mais dos ingredientes abaixo que mais promovem estas doenças crônicas.

Abaixo estão os 3 alimentos (ingredientes), muitas vezes divulgados como saudáveis, que mais promovem morte prematura:

  • Milho (principalmente na forma de HFCS (xarope concentrado de milho, não é comum no Brasil, sorte nossa))
  • Soja (tanto óleo quanto grão, proteína, leite, etc.)
  • Açúcar

Estes 3 alimentos têm um ENORME subsídio do governo, ou seja, existe uma força econômica brutal tentando a todo momento promovê-los como saudáveis.

Quer um teste rápido? Pergunte a si próprio ou para sua família por exemplo: “Soja é saudável?“, a grande maioria irá dizer: “Claro que sim!“. No entanto, é fato sólido de que soja está longe de ser saudável.

Milho

Pra começar, milho não é nem mesmo um legume, mas, sim, um grão (6). Aliás, é o grão mais inútil para sua saúde. Ele é praticamente todo carboidrato simples e fraquíssimo em nutrientes. Se você é um caso de sucesso do Método Emagrecer De Vez, sabe claramente que lá jamais é recomendado a ingestão de milho!

Isso sem contar no óleo de milho, tão comum nas cozinhas brasileiras e também em alimentos vendidos no mercado. Óleo de milho é praticamente todo ômega-6, sem nada de ômega-3. Este desiquilíbrio é uma das grandes causas que levam à problemas cardíacos, sem contar outros inúmeros problemas relacionados (veja mais aqui).

Soja

A soja comercializada pelo mundo de hoje é uma aberração criada pelo homem e todo e qualquer estudo e profissional sério abomina o seu consumo.

O mesmo se estende ao óleo de soja, tão comum no Brasil. Está LONGE de ser saudável. Ao consumir óleo de soja, você está, paradoxalmente, construindo, pouco a pouco, a sua própria “destruição”.

Isso se estende também à todos alimentos derivados da soja, como: proteína de soja (tão comum em barrinhas de proteína), leite de soja (extremamente desaconselhado para mulheres grávidas, por exemplo), etc.

Ainda, soja é vendida pela mídia como alimento milagroso e extremamente saudável. Agora, você já se perguntou quanta GRANA você acha que este mercado da soja gera por ano? Não tem espaço aqui no artigo pra colocar todos os “zeros”!

Não espere que a mídia comece à contar as verdades tão cedo… faça você mesmo mais por sua saúde, faça suas próprias pesquisas e conclua o que achar melhor.

Açúcar

Até aí não tem muita novidade de que ele é um veneno para o corpo humano.

O que muitos não sabem é que ele é uma das grandes causas de problemas cardíacos e colesterol alto, é!

Todos pensam que colesterol alto se consegue ingerindo-se alimentos ricos em colesterol e que problemas cardíacos ocorrem pelo consumo excessivo de gorduras, bla bla bla, BALELAS!

Ingerir alimentos com colesterol NÃO influencia em nada nos níveis de colesterol no sangue e comer alimentos ricos em gorduras naturais, NÃO causa problemas cardíacos. A ciência moderna e séria mostra isso sem a menor sombra de dúvidas.

Agora, só para manter o discurso correto, esta é a minha mera opinião pessoal (baseada no estudo persistente dos melhores estudos científicos do mundo), logo, faça suas próprias pesquisas acerca do assunto e tome a atitude que achar melhor.

Alías, veja este artigo aqui que escrevi.

Colesterol ruim alto no sangue se consegue com ingestão exagerada de açúcares (doces, carboidratos simples em excesso, massas, etc) e consumo de óleos vegetais, causando um desequilíbrio entre ômega 6 e ômega 3.

Aliás, um estudo recente publicado no JAMA (3) concluiu que o consumo diário de 17-21% das suas calorias na forma de açúcar aumenta em 38% os riscos de morte por doenças cardiovasculares.

Outro estudo recente (4) diz: “O novo paradigma diz que açúcar causa problemas de saúde muito além de ser apenas uma “caloria vazia” que promove obesidade. Muito açúcar não apenas nos deixa gordos, mas, sim, nos deixa doentes.”

——

Estão enganando a gente ou o que? Somos vítimas de informações erradas e interesses financeiros? Valorizam mais a economia do que nossa saúde? Você responde.

Dr. Mercola conclui (2): “Claramente, fazer com que as pessoas se exercitem mais não irá causar uma queda nas estatísticas de mortalidade a menos que a sociedade comece a prestar atenção nos alimentos que promovem doenças.”

É isso por hoje, espero que possa ter contribuído com seu dia e sua saúde!

Livro eletronico Emagrecer De VezSe você ainda esta tentando uma linha guia, um programa passo-a-passo para começar botar em prática as verdades sobre uma alimentação saudável de verdade e que comprovadamente emagrece, dê uma olhadinha no Método Emagrecer De Vez.

Um grande abraço e viva feliz!

 Assinatura_pequena-menor

  • Juliano

    E aí Rodrigo. Leio o seu site a pelo menos 2 anos e conheci aqui o treino HIT.
    E falo por mim que deu certo. Aliei ele a uma alimentação saudavel e consegui perder 8 kgs em 3 meses. E nunca mais voltei ao peso antigo. agora parei com o HIT para pegar massa muscular, já que a gordura está indo embora.

    Porem minha pergunta é para minha esposa.
    Passei para um treino de 2 dias da semana com HIT, sendo de 4 a 6 corridas de alta intensidade e intervalos até pegar folego. E nos outros 3 dias da semana, ela faz exercício de musculação leve para pegar um pouco de massa magra.
    O problema dela é que ela tem problema de Tireoide. Sendo que até toma remédio para regular.
    Sendo assim, o maior problema dela é perder a barriga e com isso diminuir o peso e circunferência. teria algum treino ou dica de alimentação e treina para passar para ela?

    Obrigado pelas dicas. Você ajudou e muito a minha qualidade de vida.
    Agora me ajude a melhorar a qualidade de vida dela.

    Att
    Julaino

  • Tiago

    Muito bom o artigo!
    Mas só achei estranha a parte do milho. O povo mexicano mesmo, com toda sua sábia cultura antiga e indígena, tem o milho como um dos principais ingredientes da sua dieta. É claro que o xarope de milho (que está bem presente nos “docinhos” aqui no Brasil) é o pior e ainda tem o fator que o milho de hoje não é bem “milho”, é uma planta transgênica, cheia de agrotóxico, etc. Acho que isso também influencia muito para o milho ser considerado ruim.

    • Rodrigo

      Sim, tudo que você falou faz sentido!
      Ah, saiba que os mexicanos são o povo mais obeso do mundo, acima até dos americanos 🙂

  • ANDREIA

    oi Rodrigo, muito interessante o assunto! eu tomo um suplemento de whey 3x protein e ele contem a proteina da soja,leite e da clara do ovo, oq vc acha eh bom? pois eu qro reduzir a gordura abdominal. obrigado desde ja, aguardo resposta.

    • Gustavo

      amigo, tente comprar um suplemento que não tenha qualquer ligação com soja, agora se for a proteína do leite + do ovo, ta liberado.

  • Damião Silva

    Bom dia Rodrigo!
    Sou fã do seu site, das suas dicas e sempre recomendo aos meu amigos, colegas e conhecidos!
    Sobre o artigo de hoje, fiquei com uma duvida!!!!
    Sou descendente de nordestino… E pensa num povo que gosta de cuscus de milho! Me sinto muito satisfeito quando come ele no café da manhã! E bem energizado também!
    Seu artigo de hoje colaca ele no top das piores coisas a ser consumidas.
    Agora fica a minha duvida!
    O cuscus é um vilão também correto?
    Qual alimento seria ideal para um café da manhã super saudável?

    Um abraço! E meus parabéns pelo trabalho!!!

  • Mikaella

    Rodrigo, preciso muito de sua ajuda e acho que pode ser uma dúvida geral.
    Muitos de nós para não consumirmos trigo, compramos por exemplo o MACARRÃO DE MILHO, que é mais saudável que o de farinha de trigo.
    O que você pode nos dizer sobre esse produto????
    E, a farinha ou leite de soja orgânicos consumidos 2 vez ao dia fazem mal a saúde do corpo???? Ou o problema é só se axagerar????
    Obrigada! E já perdi 4kg dos 6kg que engordei, me alimentando de forma saudável como vc propõe.

  • Ola, Rodrigo
    Estou gostando de todas as suas aulas. Mas tenho duvida, falou de milho como sendo um alimento inadequado para uma boa saúde, Não sabia, pois, aqui em Moçambique tem se comido muito o milho, pois e um alimento básico. Em relação aos alimentos típicos, cá no meu pais, o amendoim e coco são comidas típicas e eu tenho me alimentado será que tenho que parar de comer com a nova alimentação que estou seguindo conforme as suas instruções?

    Saudações.

  • Edna

    E o isoflavona em capsulas, tomo por recomendação médica (menopausa), também faz mal?

  • Matheus Valencio

    Rodrigo mas existe algum substituto para o açúcar?
    Por exemplo bebo leite com nescafé pela manhã, não consigo beber sem colocar o açúcar existe algo que possa fazer?

    • simone

      Eu uso o adoçante de estévia. É natural.

  • Yasmyn

    Rodrigo, molho shoyo deve ser evitado?

  • inge

    Oacúcar Demerara é bom? ou qual acúcar posso usar, não gosto de adoçante

  • Antonia Daier

    Oi Rodrigo, Comprei o livro, estou lendo devagar e tenho algumas dúvidas. Tenho muita dificuldade em comer ovos e bacon no café da manhã, o que posso substituir?
    Também fiz uma cirurgia de hemorróidas e pergunto, a dieta indicada por vc. causa ressecamento ou prisão de ventre? Ainda não comecei a dieta corretamente pois estou com medo de ocorrer este “efeito colateral”. Obrigada!

  • marcia camargo lemos pereira

    RODRIGO POLESSO SEI QUE FOI BEM DIFICIL CHEGAR ATE VOCE POIS SOU UMA SENHORA DE 53 ANOS E ATE OS MEUS 43 ANOS MANTIVE O MEU PESO QUE ERA 55 QUILOS E PRECISEI FAZER UMA CIRUGIA RETIRADA DO UTERO HOUVE UM ERRO NA CIRUGIA CORTARAM MINHA BEXIGA E A URETER FIQUEI USANDO FRALDAS POR 4ANOS ATE QUE DECIDIRAM FAZER UM REEMPLANTE.DAI PRA CA NÃO PAREI MAIS DE ENGORDAR HOJE ESTOU COM 100 QUILOS E AGORA TE CONHECI E QUERO TE DIZER QUE NO MOMENTO NÃO TENHO CONDIÇÕES NEMHUMADE ESTA ADQUIRINDO O SEU LIVRO POIS ACHEI MUITO IMPORTANTE O VOCE ESCLARECEU A MUITAS PESSOAS QUE ESTÃO CEGOS E ENGANADOS COMO EU QUE JA FIZERAM DIETAS DOIDAS ACHANDO QUE RESOLVERIA MAIS SO FOI MAIS UMA TENTATIVA QUE NÃO DEU CERTO“RODRIGO EU TRABALHO E NÃO TENHO NEHUMA AJUDA SE NÃO FOR PEDI DE VOCE NÃO PODERIA FAZER UMA DOAÇÃO DO SEU LIVRO PARA MIM SINTO ENVERGONHADA DE PEDIR A VOCE MAIS NÃO VEJO OUTRA FORMA SE SIM OTIMO VOU USAR TUDO QUE ESA DENTRO DELE SE NÃO PELO MENOS TENTEI DESCULPE ME MAIS TENHO QUE TENTAR FAZER ALGO POR MIM OBRIGADO E UM ABRAÇO SUA LEITORA

  • EPZ

    Oi,Marcia
    Eu entendo a sua situação as priorizar os gastos quando temos pouco é dificil….
    me passa seu email.
    Abraço!

  • Fátima Rocha

    Oi Rodrigo..o açúcar mascavo tá liberado? e o adoçante Línea? dizem que é um dos melhores..obrigada

  • roberta

    Oi Geosh,
    Li as tuas respostas e, por hora, te digo que estou tentando tudo o que aparece para ver se meu intestino fica saudável. Como te disse, a única coisa que fiz para funcionar foi tomar laxantes e chás, isso antes na nossa alimentação. O uso de lactobacilos me ajudou no início da dieta, mas parece que meu organismo se acostumou e não mais reagiu positivamente. Faz mais de um mês que isso aconteceu. E nas últimas duas semanas com a banana verde também não adiantou, estou seguindo a sugestão do Dr. Souto, menos AR e não todos os dias e aumento do carb a noite. Também comecei a tomar o leite de coco com agar agar e, funcionou razoavelmente um dia, depois parou tudo novamente. Quer dizer, não está saudável…a lentilha realmente é muito boa, fiz no mesmo dia que vocÊ falou, mas por conta deste aumento nos carb e pelo meu quadro me sinto muito mal, inchada e com o humor abalado. Já estou pensando em marcar um gastro para ver o meu sistema digestório, mas aí bate aquele receio, a medicina convencional não trata o problema, mas sim do sintoma, quer dizer provavelmente recairei nos laxantes porque é assim que estes médicos tratam de constipação. É isso então, Geosh…obrigada pelos feedbacks!

  • Aline Keila

    Geosh ou Rodrigo ,
    nunca imaginei que o milho fosse tão vilão assim

  • Alan Macedo

    Outro artigo diz que o adoçante também não é saudável e além do mais não favorece o emagrecimento, mas café amargo não desce, o recomendado foi usar o adoçante stevia pois é natural, mas pode ser qualquer marca? Ou alguns tem misturas com outros ingrdientes? A da marca finn (link abaixo) não tem aquele gosto amargo, ele é bom para quem deseja também emagrecer e ter uma vida mais saudável possível?

    http://www.drogariaminasbrasil.com.br/adocante-finn-100-stevia-com-50-envelopes-de-800mg-cada.html

  • Paula

    Obrigada por sempre nos alertar

  • eduardo

    olá Rodrigo blz,tenho o livro emagrecer de vez e tenho conseguindo otimos resutados ,passa para mim se tem aguma coisa que eu poderia substituir de manha o paozinho frances , obrigado no aguardo.

  • diviti

    Difícil é abrir mão daquela pipoquinha….
    Quanto à soja, nunca nada reduziu meus sintomas de TPM, cólicas insuportáveis e inchaço, até eu começar a ingerir a bendita soja. Então prefiro correr o risco, já que não acredito que possamos aceitar como verdade absoluta essa avacalhação…
    Tenho amigos veganos, por exemplo, que têm a soja como base da alimentação há vários anos e gozam de excelente saúde, disposição, etc. Será que dá mesmo para generalizar?

    • nao acredito que a soja seja vilao, se assim o fosse os chineses e japoneses, seriam tao gordo e teria uma saúde depilitada. Tudo isso e propagada e ganhar dinheiro

  • O milho TRANGÊNICO, soja TRANSGÊNICA e cana de açúcar TRANGÊNICA, além de possuir qualidade e quantidade inferior de nutrientes, podem provocar alergias, esterilidade, diabete……..

  • Linda

    E aproteinaisoladadesoja,como fica? também é prejudicial? Por favior,Rodrigo ou Geosh respondam…Percebo que algumas perguntas ficam sem resposta….Obrigada

  • Rodrigo gostaria de saber se posso incluir semente de chia antes do almoço e jantar?

  • Eliana

    Rodrigo,estou com essa critica do milho. Vc. Se refere ao milho de espiga tambem ou milho enlatado ? Quer dizer que o milho não é um alimento
    Natural ? Sempre pensei q fosse saudável….

  • Eliana

    Rodrigo,estou com essa critica do milho. Vc. Se refere ao milho de espiga tambem ou milho enlatado ? Quer dizer que o milho não é um alimento
    Natural ? Sempre pensei q fosse saudável….gostaria de saber porque meu
    Comentário está sendo deletado. É a primeira vez que o faço

  • Orlando

    Bom dia,

    tenho lido muito seus artigos e realmente voce fala com propriedade.

    mas tenho uma duvida!!! sobre o açucar ser eliminado de nossas vidas.

    mas não vi voce comentar nada sobre o mel, esse poderiamos usar para adoçar as coisas?????????

  • Daniel

    Oi Rodrigo,
    Parabéns pelo seu conhecimento, suas dicas são complementos muito importantes.

  • Ivan Vieira

    Gostaria de saber da canjica e do milho de pipoca, este estourado na banha.
    Não entendi sobre o milho.