É Certo Comer De 3 Em 3 Horas?

Geosh aqui rapidinho pra por um ponto final nessa dúvida tão comum e explicar porque nem sempre é necessário ou vantajoso se comer de 3 em 3 horas!

Este é mais um caso de coisas que todos nós recebemos como recomendações das mídias de massa e engolimos sem mastigar e que se mostram infundadas ou incompletas. Vamos lá!

Por que sentimos TANTA FOME?

Resolvi desenhar dessa vez, fica bem fácil entender:

Vejam essa belíssima montanha russa ilustrada aqui na figura abaixo:Untitled presentation

O ponto 1 é o momento em que você faz um lanchinho. Uns biscoitinhos integrais ou não, pãezinhos de queijo, torrada com geleia, misto quente, biscoitos de água e sal, um suco de frutas, etc. Basicamente, grãos, farinhas e açúcares. A base da pirâmide, né?

O que acontece? Como estes alimentos são essencialmente carboidratos densos e de rápida digestão, seu corpo começa a extrair facilmente o açúcar deles e despeja-lo na corrente sanguínea. A glicemia começa a subir.

A medida que vamos ao ponto 2, o corpo começa a liberar insulina pra remover essa glicose excessiva da sua corrente sanguínea. Açúcar no sangue em excesso é tóxico e se ele continuar subindo você vai entrar em COMA. Nesse momento, a menos que você tenha feito uma atividade física intensa, você está engordando, instantaneamente.

Do ponto 2 para o ponto 3, A insulina está agindo pra remover esse açúcar do seu sangue. Sua glicemia desce rapidamente e você continua engordando, ou seja, seu corpo continua dando destino à este açúcar, direcionando-o principalmente às células de gordura..

No ponto 3 você chegou ao fundo do poço. A baixa de açúcar no sangue te faz sentir uma fome AVASSALADORA. A insulina fez um ótimo trabalho removendo o açúcar do sangue rapidamente e agora seus níveis de açúcar estão bastante baixos e é isso que sinaliza FOME no seu cérebro, mesmo que você tenha comido recentemente.

Esta fome é equivalente a ficar vários dias sem se alimentar direito. Coisas como, fraqueza, confusão mental, tremedeira, nervosismo, mau humor e desespero, vem de brinde nesse processo. Já passou por isso?

Agora, associe essa baixa de açúcar com o poder viciante do açúcar e do trigo e você compreenderá que grande parte da humanidade é viciada em DROGAS. BAM! Sim, açúcar e trigo (farináceos, etc) são considerados drogas por produzirem sintomas semelhantes e também abstinência na sua ausência. Já falamos disso em mais detalhes em outros artigos.

O que isso tem a ver com comer de 3 em 3 horas?

Tudo! Esse processo de se alimentar até sentir a fome avassaladora pode levar, dependendo da pessoa e da tranqueira que ela come, de uma a seis horas, mas considerando a alimentação tranqueira padrão, deve ficar entre 2 ou 4 horas.

Então, comer de 3 em 3 horas faria sentido como maneira de controlar a fome se você está expondo seu corpo à essa montanha russa de glicose e insulina, certo?

Errado.

Se você come menos, você consegue manter esses picos e vales com uma oscilação menor. Em teoria você sente menos fome comendo menos.

Pra pessoas que não estão com síndrome metabólica, talvez.

Um estudo recente sugere que comer mais frequentemente reduz a sensação de saciedade em pessoas obesas e com sobrepeso.

Além disso, você tem menos energia disponível pro seu organismo. A presença da insulina interfere na distribuição de nutrientes e favorece o acúmulo de gordura em detrimento dos músculos, principalmente, se você for menos ativo fisicamente.

Quanto mais carboidratos você come, maiores os picos e os vales, maior a fome e mais você engorda.

Sobre acelerar o metabolismo? Outro mito. A energia metabólica necessária pra digerir 5 biscoitos de uma vez é a mesma necessária pra digerir 5 biscoitos comidos ao longo do dia.

Quando é interessante comer de 3 em 3 horas?

– Quando você quer ganhar músculos e está malhando ativamente e  “direitinho” de acordo com os ensinamentos do livro eletrônico Hipertrofia Muscular. Porquê? Por que assim você consegue comer mais do que comeria apenas em 3 refeições. Aqui faz sentido dizer que se acelera o metabolismo. Enquanto isso não é um pré-requisito, este é um caso onde faria um pouco de sentido.

– Quando você é um atleta muito ativo.

– Quando você está no paradigma antigo de comer carboidratos e perder peso comendo menos e se exercitando mais e sendo rato de academia. Claro, como vimos, talvez ajude com a sua fome,mas muito provavelmente não vai resolver seu excesso de gordura. Nesse caso, faz sentido adicionar gorduras boas e proteína aos seus lanches, sempre.

– Se você leu o Livro eletrônico Emagrecer de Vez e tem plena consciência de como os alimentos que você consome influenciam o seu organismo e decide que gosta de comer de 3 em 3 horas.

Qual é a melhor solução?

A melhor solução não só é uma que mantenha o seu organismo longe daquela montanha russa de picos de insulina e fome avassaladora, mas uma que te permita decidir se você quer comer de 3 em 3 horas ou não e comer sem culpa quando você estiver com fome.

Os alimentos que favorecem neste caso são as gorduras boas, os carboidratos inteligentes e as proteínas.

Se você consome os alimentos verdadeiramente nutritivos que não causam ocilações anormais na sua glicemia, você pode até se alimentar apenas 1 ou 2 vezes por dia em maiores quantidades que ainda assim você manterá seus níveis de energia ao longo do dia, perderá gordura e colherá outros benefícios como uma redução no estresse oxidativo do organismo, nas reações inflamatórias e no colesterol, de acordo com os estudos que utilizei como referência.

Resumindo, é significativamente mais importante O QUE você come do que em quantas vezes você divide suas refeições.

A melhor solução é o conhecimento e a experiência do que gera RESULTADOS e não meros achismos.

Comentário do Rodrigo

Eu mesmo já caí nesta ladainha de contar calorias, se exercitar mais e comer pouco de 3 em 3 horas. Fiz isso por que é isso que encontrei sendo sugerido por falsos “gurus” do ramo e profissionais mal informados sobre a ciência.

Sou muito grato hoje que meus estudos sérios e persistência me fizeram enxergar, além disso, e focar na mais pura ciência, de alta qualidade, sobre nutrição e o funcionamento do corpo humano.

Com uma alimentação verdadeiramente correta, você não precisa nunca contar calorias e nem ficar controlando o tempo e a quantidade das refeições. Com uma alimentação correta, fica surpreendentemente fácil até mesmo se fazer um jejum de 12h ou mais, sem a presença de qualquer fome avassaladora.

Isso acontece por que o seu corpo irá se nutrir naturalmente da gordura estocada. Isso não vai acontecer se sua alimentação consistir, em sua maioria, de carboidratos de má qualidade. Neste caso, a gordura ficará trancada nos seus estoques e seu corpo irá implorar com uma fome gigantesca para que você coma mais carboidratos e mais das coisas que te levaram até esta triste situação.

Foco na ciência! Aproveite os outros artigos completos aqui do site para se informar mais sobre isso e viver melhor. É grátis, basta se dedicar!

——-

Grande abraço a todos,

Geosh!

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-
Referências principais:

Dixit et al. “Controlled meal frequency without caloric restriction alters peripheral blood mononuclear cell cytokine production” Journal of Inflammation, 2011, 8:6

Carlson et al. “Impact of Reduced Meal Frequency Without Caloric Restriction on Glucose Regulation in Healthy, Normal Weight Middle-Aged Men and Women” Metabolism. 2007; 56(12): 1729–1734.

Why We Get Fat – Gary Taubes.

  • david

    mt bom, é verdade que comer mais vezes ao dia envelhece mais?
    é bom ficar umas 5 ou 6 horas sem comer, se nao tiver fome?

    • David, se você não sente fome, tem bons níveis de energia e se sente bem, mal não lhe fará!

  • Priscila Amaral

    A verdade mais verdadeira essa do jejum. Fico horas sem comer e ñ sinto fome alguma. E se dá vontade de beliscar algo no meio da tarde (pq fome não dá… mas comer é bom demais né?) nada como um abacate com leite de coco!

    PS.: sei q ja falaram dos adoçantes, mas qual sua opinião sobre a sucralose?

    • Pri, veja o meu artigo sobre estévia aqui

      • Leila

        Já vi sim, mas as folhas ñ dão o gosto amargo q o stévia em gostas dá ñ? Eu comprei um q é stévia puro e tem um amargo forte no fim… =/

        • Priscila Amaral

          respondi com o login da minha mãe, mas a resposta é a msm kkkk Obrigada Geosh!

        • Não, não! as folhas não amargam! sõ se voce usar demais, mas antes de amargar fica insuportavelmente doce, ou seja, vc erra a mão antes de amargar. Abraços, Leila!

          • Priscila Amaral

            Ok, vou procurar para comprar xD Obrigada!

  • Fábio

    Verdade, estudos científicos indicam que povos que se alimentam em menor quantidade com qualidade vivem mais, ja foram feito estudos com animais que mesmo comendo uma comida saudável so que em grandes quantidades, diminue a expectativa devida.

    • Existem sim benefícios de se fazer restrições calóricas, Fábio. Há que se pensar que existe um esforço do corpo pra manter nossa digestão funcionando. Mas é possível colher esses benefícios com jejuns intermitentes de apenas 16 horas, por exemplo.

  • Fábio

    Já se sabe hoje que, durante toda existência da humanidade nunca se ingeriu tanto alimento e na mesma proporção caiu a expectativa de vida. Quanto mais comemos menos vivemos, claro que de uma forma coerente e nao levando nada ao extremo, ingerindo o suficiente para sobrevivência e para manutenção saudável do nosso corpo.

  • ju

    Isso só confirmou o que eu ja sabia, se a gnt segue uma alimentação correta pela manha dificilmente se sente vontade de comer entre as refeições. Alem disso, toda vez que vc ingere um alimento, msm q seja 1 amendoim,o cerebro e sistema digestorio iniciam todo um processo.. Se vc come varias vezes ao dia, isso causa um cansaço mental e do sistema digestório, ou seja, vc nao deixa seu estomago nao descansar!

  • Aline

    “O grande segredo é comer freqüentemente e em menor quantidade. Para homens: Fazer de 6 a 7 refeições por dia. Para mulheres: 5 refeições diárias ou 6. Ou seja, deve ter uma refeição a cada 3 ou no máximo 4 horas.

    Caso você nunca tenha lido sobre isso antes, deve estar pensando algo como: “Espera aí, você esqueceu que meu objetivo é emagrecer??”. Ok, isso é normal, ao final você terá entendido tudo.

    Estas várias refeições diárias devem estar distribuídas igualmente durante o dia, ou seja, é aconselhável que você faça uma refeição a cada 3 horas. Cada refeição dessas não é a refeição que você provavelmente está acostumado(a). Como exemplo, uma das 6-7 refeições pode ser somente um sanduiche de atum ou uma batida de proteína com algumas amêndoas. Estas refeições NÃO são os grandes pratos que você provavelmente está acostumado a comer de 2 a 3 vezes ao dia! São refeições menores e balanceadas ao longo do dia. Simples, certo? Agora veja abaixo todos os pontos que irão te convencer a começar imediatamente a mudar sua rotina!” Emagrecer de vez.

    • Consuelo

      Para você ver como a pesquisas e estudos evoluem, Aline e, ainda bem que o pessoal do EDV é antenado e busca sempre a informação mais atual e correta e divulga aqui, gratuitamente para quem quiser e, detalhe, em português!!! Sempre que o pessoal questiona isto lá no Forum a gente recomenda que a pessoa pegue como referência o artigo mais recente pois este estará refletindo as conclusões dos estudos mais novos.

      • Fabrício Dias de Souza NEto

        É Consuelo, mas eles precisam entrar num consenso , pois primeiro ensinam uma coisa e depois começam a ensinar outra completamente contraditória. Isso fará com que o site caia em descrédito.

        Há inclusive um artigo na página “comece aqui”, do site que diz que comer de 5 a 7 vezes por dia é essencial para quem quer emagrecer e tal. Segue o link abaixo:

        http://emagrecerdevez.com/o-grande-segredo-para-perda-de-gordura-e-ganho-muscular

        Imagina uma pessoa que está começando a acessar o site e vai lá nesta página e lê este artigo, aí esta mesma pessoa vem nos artigos de outubro deste ano e vê outros 2 artigos completamente contraditórios com o primeiro.

        É preciso ter responsabilidade e consideração aos leitores do EDV.

        Admiro o Rodrigo e acho que ele faz um trabalho espetacular ,mas ele precisa esclarecer urgentemente isto.

        Att

        Fabrício Dias

    • Fabrício Dias de Souza NEto

      ALine,

      Também estou confuso. Vamos esperar o Rodrigo se posicionar.
      Olha este artigo postado por ele no passado:

      http://emagrecerdevez.com/o-grande-segredo-para-perda-de-gordura-e-ganho-muscular

    • São dois paradigmas diferentes, Aline.

  • Pedro

    Bom, cara eu já num sei mais no que acreditar, bixo será que o mundo não ver que eu só quero emagrecer kkkkkkk, poxa, se pesquisa e pesquisa e ta tudo errado, velho eu mudei meu habito de alimentação, a um tempo e nem sei se ta certo, cara quero comprar o material, mas preciso tirar algumas duvidas. Uma delas, quando faço a aquisição dos materiais, você tiram duvidas das pessoas que compram? ajudam em relação a cardapios e tals?

    • Nós tiramos dúvidas de alimentação apenas pelos comentários do blog, Pedro. Em torno do livro existe uma comunidade que resolve a maioria das dúvidas(costumam ser sempre parecidas.) Vamo que vamo!

  • Consuelo

    Enfim uma manifestação oficial do EDV sobre o jejum. Valeu Geosh e Rodrigo, a galera do Forum agradece!!! 🙂 🙂

    • Postei uma sobre o jejum em específico direcionado ao pessoal do livro, Consuelo! Grande abraço =))

  • HELFRIDO STEIN

    Olá Geosh
    São muito bons os artigos
    Então, eu comprei o livro faz dias, só que a minha instituição tem filtros que me impedem de ler. Por isso mandar de novo o endereço do livro e a senha, por favor.
    Helfrido Stein

  • Fiquei com uma dúvida em relação ao quadro de alimentos MR na parte de proteínas.O que seria órgãos como fonte de proteínas?Você poderia citar exemplos?

    • Figado, por exemplo, Alex!

  • Wagner

    Me diz uma coisa, eu posso comer um dia sim e outro não?
    Claro que quando for comer, comer saudavelmente, ou de 12 em 12 horas?

    • Veja o artigo sobre Jejum, Wagner!

  • ENFIM ENTENDI!

    E ae pessoal do site, Geosh e Rodrigo.

    Estive notando, depois de muita pesquisa em relação aos carboidratos que consumo (Legumes e verduras), tem uma coisa que a maioria das pessoas não percebem.

    Os alimentos de baixo índice glicêmico, são os mesmos alimentos que contem POUCAS CALORIAS.

    Por exemplo: Eu como dois tomates INTEIROS e picados, junto com algumas gorduras boas e proteínas.

    Um tomate contém: IG 20 e APENAS 20 calorias.

    Ou seja, você mantém seu corpo em estado de queima de gordura (Pelo índice glicêmico baixo) e ainda por cima, com estes alimentos, você ainda se mantém abaixo do seu consumo calórico diário.

    Eu posso afirmar, as calorias são importantes sim pra quem quer emagrecer. Pessoas que comem arroz e etc, se contarem calorias podem emagrecer SIM. Porém irão passar MUITA FOME MESMO (Porque irão comer pouquinho pra não comer muitas calorias). E ainda por cima demorarão muito mais do que os que seguem uma alimentação com carboidratos verdadeiros.

    Já pra nós, além de comermos carboidratos de verdade que tem baixo índice glicêmico, eles também não contém muitas calorias. Podemos comer sem passar fome e ainda assim emagrecer muito mais do que os que contam.

    Em apenas 3 meses, já perdi 20 kg. Sendo eles 17 kg de gordura e apenas 3kg de massa magra (Faço levantamento de peso)

    VAMOS NOS ALIMENTAR DIREITO E EMAGRECER DE VERDADE!

    É isso, abraços.

    • Rodrigo Ramos

      Exatamente isso!!! Mesmo que vc consiga atingir altos teores calóricos com esses alimentos verdadeiros, a avalanche de proteínas… vitaminas… mineirais e etc que virão juntos, o seu corpo vai deitar e rolar com a fartura desses nutrientes benéficos e vai acontecer sabe o quê?
      SAÚDE DE FERRO!!!! sistema imunológico alto, hormônios regulados e a máquina funcionando com o melhor combustível que há no mercado!!! rsrsrsrs!!!

    • Tatiana Rohricht

      nao se limite a calorias, se fosse assim carbos seriam melhores que gorduras, ja que gordura tem 9 calorias e carbo tem 4…eu provavelmente ultrapasso meu limite calorico, como o maximo que consigo, mas confesso que 1x na semana tenho que ir no rodizio de pizza, senao eu continuo emagrecendo :$

    • Olá, Junior! Veja o artigo das promoções e o sobre comer muito também!
      Abraços!

  • Ana Paula

    Rodrigo e Geosh,

    Estou cada dia mais impressionada, quantas informações falsas tiver durante minha vida! Luto contra a balança desde pequena.
    Eu fiz cirurgia de retirada de vesícula 10 meses atrás . Tem algum artigo que fale sobre isso, seu funcionamento, como vivemos sem, qualquer coisa!
    Meu médico nunca me passou nenhuma dieta especifica , por ter tirado a vesicula, mas tem muitos informações populares do que pode do que não pode.
    Obrigada!

    • Ana, sinceramente, as vezes eu paro e tenho medo. mas o que posso te dizer é: Vá atrás do conhecimento, jamais engula sem mastigar!

  • Daiane

    Oi,

    É saudável consumir óleo de cártamo em cápsulas?

    • Daiane, do ponto de vista do emagrecimento não é necessário.

  • Fabrício Dias de Souza NEto

    Rodrigo e Geosh,

    Boa tarde, acompanho o EDV a pelo menos 3 anos , seus artigos sempre foram de grande valia, a minha vida realmente mudou depois que eu conheci este site , pois sempre nos ensinou de forma franca e clara o que significa ter uma alimentação correta e vida saudável.

    Mas os 2 últimos artigos de Outubro(incluindo este) contradizem tudo o que nos tem sido passado ao longo destes 3 anos ou mais.
    QUer dizer que agora fazer um longo jejum é saudável e comer de 3 em 3 horas está errado?

    Peço mais responsabilidade e consideração ao seu fiel público, ao lançarem estes artigos, pois vocês mesmos entram em contradição.

    Para ilustrar o que estou argumentando, segue abaixo um link de um artigo de vocês que ensina exatamente o contrário que vocês estão nos passando agora.

    http://emagrecerdevez.com/o-grande-segredo-para-perda-de-gordura-e-ganho-muscular

    Gostaria de receber esclarecimentos sobre isso, pois está nos deixando muito confusos.

    Att.

    Fabrício Dias

    • Priscila Amaral

      Olá! Se vc ouviu os podcats, entende q os artigos antigos foram ‘ciladas’ q até msm eles caíram. E como eles tem o compromisso com a verdade, agora estão mostrando o caminho mais fácil e comprovado cientificamente. Claro, cada corpo responde de uma forma. Porém comer de 3 em 3 horas não é uma das melhores estratégias… Porque se você come comida de verdade não sentirá fome de tão pouco em pouco tempo e muito menos a necessidade de comer. Te indico o blog: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/ se quiser saber mais… E o Rodrigo e o Geosh estão humildemente postando o que descobrem de novo. Naquela época era o que eles viam de melhor, mas agora já conheceram e testaram novas formas. Teste tbm, vale a pena 😉

      • Na verdade, Priscila, a alimentação do site hoje em dia é absurdamente eficaz, mas só pra aqueles que decidem encarar a verdade sem preconceito e viver a melhor vida possível. Algumas pessoas conseguem até perder e manter seu peso seguindo só parcialmente essa alimentação. Mas tem gente que não quer abrir mão da montanha russa de glicemia, pão e farinha diários. essas pessoas precisam comer de 3 em 3 horas, não só pra comer menos, mas pra não ficarem nervosas, tremendo ou fracas demais!

        • Priscila Amaral

          Poisé, oq disse foi q se vc come uma comida de verdade, saudável, vc ñ precisa disso e sua fome nem funciona dessa forma. Mas realmente oq mais conheço é gente q ñ consegue ficar sem arroz, pão, etc….

    • Fabrício, são dois paradigmas diferentes. Como expliquei no artigo, Sob a ótica de emagrecimento tradicional(de restrição calórica), ainda faz sentido e é razoavelmente eficaz comer de 3 em 3 horas. Só que ao passar dos anos nosso conhecimento se desenvolveu tanto(assim como a visão de mundo) que ficou impossível deixar de lado uma solução mais eficaz, mais simples, benéfica e saudável que é a alimentação do site hoje em dia. Doa a quem doer, hoje em dia trazemos o que há de cientificamente mais sólido. Na dúvida, comente =)

  • Ana

    Percebam q tudo é questão de bom senso, do contrário caímos na mesmice de ter q contar calorias, grs de nutrientes, horários, treinos, etc e td perderia a naturalidade. O nosso corpo tem um funcionamento q é ideal p cada um e cabe a cada um conhecer esse funcionamento e tirar proveito da vida como um todo. Há condiçoes q são inerentes ao viver como humanos, ao nascermos, já estamos envelhecendo, então não buscar apenas o ápice da forma física e da saúde, que têm sim um limite, quer façamos assim ou assado, e sim viver naturalmente, fazendo as escolhas q nos farão bem, sem tantos malabarismos. Um exemplo: outro dia li noticia de uma moça q dizia aparentar ter 16 anos, qdo na verdade tinha 29 (eu não a achei com cara de 16, mas vá lá) e atribuia isso ao fato de q mantinha uma dieta de apenas alimentos crus há sete anos! Daí eu me perguntei: puxa, como aquele cara eu conheci, q tinha 73, morando numa ilha desde q nasceu, não teve uma só cárie na vida, tinha todos os dentes intáctos, é tão forte q, qdo eu o encontrei na trilha, era possível ver os músculos ainda torneados, levava em um ombro algumas toras de madeira e no outro um cacho enorme de bananas verdes, não aparentava mais do q 50 anos? Mistério? Privilegiado? Não, ele apenas vivia sua vida plenamente! Não quero dizer com isso q não devemos estudar e nos conhecer melhor, ao contrário, fazemos isso ao procurar informações, mas devemos tbm desfrutar dessa existência, o q inclui aceitação da nossa condiçao humana e dos limites impostos pela nossa natureza, de seres Espirituais vivendo uma experiência Humana e não vice-versa. Abçs a todos!

  • Juliana

    Bom dia, depois que li esse artigo fiquei preocupada e em duvida sobre em quem acreditar. Conheci o EDV tem mais ou menos 1 mês e me dediquei de verdade ao emagrecimento, pois acreditei ser o site mais verdadeiro que já tinha visto. Só que vcs estão entrando em contradição.

    Aprendi que: “O grande segredo é comer freqüentemente e em menor quantidade. Para homens: Fazer de 6 a 7 refeições por dia. Para mulheres: 5 refeições diárias ou 6. Ou seja, deve ter uma refeição a cada 3 ou no máximo 4 horas.”

    E agora como vcs explicam esse novo artigo??? Desse jeito vcs perdem a credibilidade.

    • Ju, O buraco é beeeeem mais embaixo. São dois paradigmas beeem diferentes! o que muda são as aplicações e a eficácia.

  • Ro

    Formidável o artigo… e COM essas explicações adicionais pude entender a ótica do Geosh… Acredito que o artigo deveria ter uma introdução mais elaborada e explicativa, dizendo que o artigo é sobre um estudo mais recente, reconhecendo que o site já pregou outras coisas antes… Vc dizer que são paradigmas diferente para alguém que não segue o site regularmente é uma coisa… Outra é pra alguém que acompanha… Quem já acompanha já não come mais carboidratos densos ou complexos, já evita ao máximo o consumo de açúcar… Ai dar uma outra técnica sem explicar que é uma evolução ou que é uma técnica a parte é que o artigo ficou devendo…

    • Na verdade, Ro, comer de 3 em 3 horas é um hack para se comer menos com um consumo de carboidratos ruins. Por isso disse que são dois paradigmas diferentes. Se você consome carboidratos refinados e muito glicêmicos, faz sentido comer de 3 em 3 horas. se você já se livrou das tranqueiras, está livre dessa ¨regrinha¨ também.

  • Ro

    O artigo sempre muito bom… Mas temos que ser honestos: faltou concatenar as informações como sequência de todo o histórico do site… Eu só entendi o que o Geosh explica como sendo o que faz diferença nas explicações das críticas comentadas… Uma coisa é você dizer, sem uma razoável explicação que é um artigo sobre um estudo mais recente, que será mais eficaz pra quem quer perder peso e aconselhar a mais uma vez evoluir nos pensamentos com base em estudos científicos a mudar os conceitos estabelecidos pelo próprio site ate então, outra coisa é esta informação ser apresentada indo direto ao ponto para quem há anos acompanha o site… Me desculpe dizer, mas foi sim um erro… O conteúdo deveria ter sido melhor pensado, mesmo que fosse aconselhando em parte um iniciante e em outra alguém que já conhece e segue os ensinamentos. Quem acompanha o site há anos já tem princípios estabelecidos: não come carboidratos densos ou complexos, só fibrosos, evita ao máximo o consumo de açúcar, frutose, etc… Em nenhum momento o artigo se reportou aos seus seguidores e isso pegou mal, faltou dizer porque isso seria bom ou necessário pra quem já come de forma inteligente… O que faltou foi uma liame entre as informações, deveria ser um texto maior, mais explicado, mais contextualizado… Sabe que eu te adoro Geosh, mas é a minha opinião…

    • Fabrício

      Ro,

      Faço minhas as suas palavras. Só para deixar claro, sigo extamanete as orientações sobre alimentação e nutrição e sempre colhi ótimos frutos.
      Entretando faltou uma explanação melhor elaborada como a RO já mencionou anteriormente e pelo o ue entendi este é um método novo e alternativo, mas o método anterior não está errado, para quem segue as regras da alimentação saudável já ensinadas aqui neste mesmo site.

    • Ro, te respondi no outro comentário. Abraços!

  • Ro

    Faltou lembrar que tem gente que vive ansioso esperando um novo artigo aqui do site (eu), e que geralmente novas informações são precedidas de uma boa explicação lógica a fim de fazer todo um sentido de modo que me motive que faz parte de uma evolução, não de que o que vinha fazendo estava errado, como ficou parecendo…

  • Rosy

    Meu comentário diz respeito a este artigo e ao que trata de fazer jejum… kd a explicação fisiologica, biológica ou hormonal da coisa (rsrsrsrsrss)… fiquei q nem cego em tiroteio…Kkkkkkkkkkkk Te adoro ta Geosh gato!!! Fica bravo comigo não

    • Rosy, tá tudo no artigo!

  • Sarah Guia

    Eu estou com uma duvida que está me consumindo!!!!! A ervilha e o amendoim nao devem ser consumidos no método MR, ou é liberado?????
    POR FAVOR ME RESPONDAM!!

    • Sarah, a ervilha não tem problema, o amendoim vai depender de como seu corpo reage a ele. É um alimento problemático.
      abraços!

      • Sarah Guia

        Oi Geosh, muito obrigada por tirar essa dúvida. Mas confesso que ainda fiquei confusa quanto ao amendoim. Pq ele é um alimento problemático? Aguardo resposta. Obrigada.

        • Sarah, é como um dos outros alimentos problemáticos no emagrecimento. Ele pode impactar no seu emagrecimento ou causar reações alérgicas, porém, cabe de cada um experimentar e ver como seu organismo responde.

          • Sarah

            Entendi!!
            Obrigada! 😉

  • Manuella

    Parabéns pela coragem de expor assuntos tão polêmicos. Então, para mim eu realmente tenho que comer de três em três horas pois não consigo comer muito nas refeições maiores como no jantar e almoço, e o que estava ocorrendo era que durante a noite eu passava mal devido a hipoglicemia. Para os demais, fazer 3 refeições por dia por exemplo, é uma ótima maneira de controlar a sensação de fome além de prevenir doenças crônicas como diabetes.

    • Obrigado, Manu! Nosso objetivo aqui é tentar passar esse entendimento pras pessoas, mais do que dizer isso é certo ou isso é errado, é entender o pq das coisas o ponto mais importante. Abraços!

  • Leonardo

    Rodrigo e Geosh,

    É fato mais do que 100% verdadeiro de que o site tem caído claramente em contradição. Isto não está legal, e deixa muita gente confusa. Muitas pessoas emagreceram de forma muito eficiente seguindo a recomendação das 3 em 3 horas com proteinas e carbs complexos, conforme defendido fervorosamente por este site em artigos de 1 ano atrás ou menos, eu sou um exemplo. Confesso que agora estou confuso, como muita gente.
    Acho que teria ficado bacana se você tivessem escrito agora um artigo assumindo que o que vocês defendiam no passado está equivocado e que agora a ideia é tal. E neste mesmo artigo, explicando detalhadamente como se processa no nosso organismo a alimentação em intervalos de uma forma e de outra para a coisa fique centralizada e clara. Acho que a coisa ficou muito jogada, não está muito clara, está muito confusa.
    Adoro o site de vocês, porém ultimamente está havendo muitas “pisadas de bola” como foi aquele vídeo da carne crua também. Se muitos leitores estão tendo esta mesma percepção (não só eu), isto deveria servir de “termômetro” para vocês. Desculpe pelas críticas e franqueza, mas espero que vocês entendam e tirem proveito disto.

    • Leonardo, são dois paradigmas diferentes. Se você está no paradigma antigo (o de diminuição calórica) faz sentido comer de 3 horas. Esse é um paradigma menos eficaz, mas é o que algumas pessoas optam por seguir. Já no atual, não é necessário a menos que esteja de acordo com o seu objetivo(ganho de massa muscular, por exemplo) uma vez que a natureza da alimentação atual do site não causa picos e vales de glicemia e estimula que o seu corpo queime suas reservas de gordura como fonte de energia.

      • ultraman2000

        duvida de novo geosh!
        para ganhar massa muscular nao posso comer apenas 2 ou 3 refeiçoes?
        nao tenh fome e ando comendo apenas duas refeiçoes(mas grandes),nao sinto fome e sinto cheio o dia ineiro,acordo cheio 12 horas almoço,vou para academia as 18 sem comer nada pois estou cheio e 20 horas janto?
        devo fazer mais refeiçoes?

        obs:faço refeiçoes grandes,normalmente 7 ovos,400 g de carne,frango ,bastante abacate com salada,coco.

        • Luis, talvez seja melhor partir essas quantidades por que seu corpo pode ter um trabalho muito grande para absorver tanta proteína em uma sentada só. Do ponto de vista do emagrecimento não faz diferença, mas pra ganhar massa dividir as refeições pode facilitar, por exemplo, a digestão.
          Abraços!

  • Leonardo

    Geosh,
    Gostaria ainda de acrescentar que vocês defendiam comer de 3 em 3 horas, fazendo lanches saudáveis nos intervalos, deram até exemplos de whey protein, ou ovos cozidos, castanhas, só coisa boa de 3 em 3 horas, não tem nada haver com a explicação que você deu pra Priscila “Mas tem gente que não quer abrir mão da montanha russa de glicemia, pão e farinha diários. essas pessoas precisam comer de 3 em 3 horas”. Não era essa abordagem que vocês davam na época. Era muito diferente, tinha também a questão da queda de metabolismo, de começar a produzir hormônios que favoreciam o depósito de reservas de gordura, etc. Acompanho vocês a muito tempo. Acho que vocês deveriam dar mais atenção a percepção de nós leitores, e não ficarem sempre na defensiva, tentando criar explicações, estão se prejudicando. Desculpe as palavras duras, mas é que eu quero o bem de vocês. Me ajudaram muito.
    Obrigado.

    • Priscila Amaral

      Eram saudáveis, mas não seguia a mesma linha. Um exemplo era a aveia de manhã. Mesmo com ovos. Ela aumenta o indice glicemico muito e ainda tem muito carboidrato. A dieta da proteína exclui todas fontes de energia (pois prega baixo carboidrato e baixa gordura), por isso perde-se massa magra. Enfim… era só uma opinião e falar q todos erram e mudam de opinião. ate msm pq ñ existem verdades absolutas

  • Leonardo

    E agora eu lembrei de mais uma coisa… Ha muito tempo atras, não lembro em qual artigo foi, eu escrevi pra o EDV afirmando que um nutricionista havia me orientado a cortar 100% os carboidratos e dar mais ênfase as proteínas (na época que vocês defendiam que a proteína sempre deveria estar associada a um carboidrato complexo, de boa qualidade durante a alimentação), e eu havia emagrecido bastante. Mas eu fui contrariado pelo EDV, afirmando que o emagrecimento poderia ter se dado pela perda de massa muscular, prejudicando a composição corpórea, pois a transformação da gordura em energia é lenta e não é suficiente para dar conta do recado sozinha para suprir o nosso consumo de energia, e então a proteína dos músculos eram recrutadas também. Para evitar isto, tinhamos que comer carboidratos também. Agora vocês defendem a idéia de que o carboidrato não é essencial para o ser humano, dando o exemplo do estilo de vida dos homens da caverna?! Não estou entendendo mais nada… Desculpa.

    • Leonardo, entenda nossa sugestão como uma observação de possibilidade. Para podermos AFIRMAR que você perdeu massa muscular, seria necessário um estudo científico, né? Fato é que não existem carboidratos essenciais ao funcionamento do organismo humano saudável e adaptado ao consumo de proteínas e gordura apenas. Acredito que o consumo de carboidratos de maneira inteligente seja a melhor alternativa entre o emagrecimento e o conforto. Tanto pela adaptação necessária pra se viver apenas de gordura e proteína(coisa que não estamos habituados e leva sim um período de adaptação) quanto pela praticidade e aceitação social. Abraços!

  • Karla

    O fato é que Geosh não se expressa como Rodrigo… Rodrigo tem muuuuuito mais jeito em com concatenar as ideias… Não sei se eles conversam, definem, revisionam e chegam a um senso comum sobre um assunto ou texto antes de postar… Mas as vezes fica parecendo que não falam a mesma língua, apesar dos comentários do Rodrigo… Sei que o Rodrigo gosta muito do Geosh, mas quem começou brilhantemente o site foi ele, Rodrigo, e é o jeito dele que é mais compreensível e cativante… Rodrigo embasa bem o que diz… Geosh defende a stévia por exemplo, vi até num vídeo recente do Rodrigo em BH ele falando e tal, mas que NUNCA usou… O fato é que todos os artigos menos interessantes ou mais conflitantes postados recentemente são assinados pelo Geosh…

    • Karla, Tenho abordado nos meus últimos artigos justamente os temas mais conflitantes que recebemos como dúvidas no site. Portanto, essa chuva de dúvidas e questionamentos não só é normal, como é esperado. Nós temos sim um senso comum sobre alimentação, mas os artigos de fato, são de acordo com o jeito que cada um gosta de se expressar. A dificuldade das pessoas geralmente é de entenderem que emagrecimento não é 8 e 80. Abraços!

  • Leonardo

    Karla,
    Tenho exatamente esta mesma percepção (a maioria deve ter esta percepção). No começo o Rodrigo era o protagonista do site, nos artigos, etc. Geosh ajudou muito o Rodrigo nesta época para o sucesso do site. O Rodrigo, sem comentários, é um talento, super carismático, carinhoso com o público, engraçado, super articulado, tem o dom da palavra. Mas tenho a impressão que depois o Rodrigo se afastou um pouco, ficou acompanhando um pouco mais de longe e o Geosh assumiu a dianteira. Bom… Só sei que da mesma forma que o Geosh ajudou o Rodrigo no sucesso do site, está agora sem querer, contribuindo para o declínio. Não é por mau. Não que haja conceitos duvidosos, muito pelo contrário, mas pela forma descuidada como são colocados agora, deixando as pessoas confusas. O site não pode se igualar a outros que não inspiram credibilidade (pois diferencial é sua marca registrada), pois toda vez que as contradições aparecem, ocorre uma fissura irreparável em sua integridade. Fissuras sutilmente se propagam, crescem, viram rachaduras, até que ocorre uma fratura. Integridade é sem dúvida um dos pilares fundamentais do mantimento da prosperidade (falei bonito agora). O Site sem dúvida ainda é um sucesso e eu adoro acompanhar, mas percebo que a credibilidade está começando a ser sutilmente minada. Será que eles não combinam mesmo antes de postar algo novo? Fica aqui nossa mensagem. Por favor deem atenção, pois tenho certeza que o público ama vocês, mas também possuem um pouco desta percepção.
    Grande abraço.

    • Leonardo, já me expressei sobre as supostas contradições nos outros comentários. Caso ainda tenha dúvidas, responderei. Abraços!

  • Eliete

    Vou dizer a minha impressão… A verdade pode ainda estar nua, mas está mais crua e menos clara… 🙁

  • Eliete

    Ninguém tá se resignando a mudar… se for melhor… o problema é que não foi feito um texto como normalmente o Rodrigo faz, demonstrando o pq quem ja acompanha o site, ja leu o livro e segue, deveria mudar, demonstrar mais claramente o quao melhor seria para essas pessoas mudar ou testar, reconhecendo e jogando embaixo coisas ditas anteriormente….

    • Eliete, o ponto do artigo é justamente esse. se você opta por uma alimentação como a do livro, comer de 3 em 3 horas passa a não ser necessário e mais a ser uma decisão sua, de acordo com o seu objetivo.

  • Kika

    Agora tudo escureceu de novo kkkkkk… não entendo mais nada! Depois que conhecí o site e começei a comer de 3 em 3 hrs, perdí peso sim, foi lento, está sendo lento ainda… Mas está funcionando! E olha que não sigo tudo a risca, infelizmente! Já ouví falar de jejum intermitente, e pessoas que passam até 12hrs sem comer, e quanto mais fazem, menos fome sentem, MAS, são pessoas adeptas à outros tipos de dieta, como atkins, paleo… aí sim, funciona mesmo, pois as mesmas cortaram o trigo totalmente, pricipalmente no método páleo!!! Mas, pela minha experiencia, não acho legal não, passei anos da minha vida passando horas sem comer, engordei horrores e até hj sofro pra perder… enfim o metódo pode funcionar, mas ACHO(minha opinião) depende muito do ritmo de alimentação que se segue…

    • Sim, Kika. Resumindo, se você consome carboidratos de alto índice glicêmico, vai sentir fome em excesso se não comer de 3 em 3 horas. Já se a sua principal fonte de energia são as gorduras, provavelmente nem sinta a necessidade dos intervalos mais curtos. Abs =)

  • Dani

    Gente, to feliz e triste com esse artigo! Nossa, to me sentindo completamente enganada hahah to me lembrando de todas as vezes em q não estava com fome e empurrei comida goela abaixo simplesmente pq já tinha dado a “hora” de comer.. poxa vida hoje mesmo fiz isso! Que raiva! Pq não li o texto antess???? Ahahah
    MASSS to feliz porque de uns tempos pra cá eu realmente notei que não sinto mais fome dentro dessas 3h, eu realmente estava estranhando, mas vejo agora q isso é um bom sinal né? =D
    Obrigada mesmo pelas dicas! Eu leio tudo nesse site, várias vezes rs e levo tudo pra casa! Tem 3 meses que estou reaprendendo a me alimentar usando as dicas de vcs.. não tenho nem palavras pra agradecer.

  • Rosangela

    Olá Geosh, acompanho o site Emagrecer de vez a uns seis meses, mas agora fiquei um pouco confusa com esse post q acabei de ler, está contradizendo o q li a uns meses atras nesse mesmo site no post http://emagrecerdevez.com/o-grande-segredo-para-perda-de-gordura-e-ganho-muscular ??? Por favor responda se é um novo entrendimento sobre essa questão, ou se o resultado pode depender de pessoa p pessoa, pq no meu caso, emagreci 6 quilos em julho seguindo esse padrão de comer de 3 x 3 horas juntamente com outros conselhos aprendidos aqui como o controle da insulina, e exercícios controlados, etc… retornei aos velhos hábitos e recuperei 2 k e agora estou decidida a retornar a educação alimentar recomendada no site, por favor tire essa dúvida…

  • Miscila Afonso

    Não sei o porquê de tanta polêmica. Após conhecer o site e com a mudança de alimentação não sinto fome como antes. Esqueço até das três horas ou quatro horas, o que seja…
    A idéia é entender os princípios e observar o próprio corpo. Antes da agricultura e todo processo de transformação do alimento o ser humano como os outros animais se alimentavam quando tinham fome. Nada mais óbvio!

    • Vanessa

      O melhor comentário que li aqui!

  • Denise

    Infelizmente já percebi isso antes…contradições! É uma pena, pois quando conheci o site achei que fosse a minha última parada, que finalmente eu havia encontrado a fórmula do emagrecimento definitivo. Comecei a testar as informações e emagreci 5 kilos, o que para mim foi ótimo, uma vez que não sou gorda, queria apenas diminuir um pouco o peso e não engordar mais. Comprei o livro, gostei, mas agora me pergunto…está ficando ultrapassado pelo visto, já que o que antes era certo, agora já não é tão correto. Mas se tantas pessoas conseguiram emagrecer, porque mudar? Antes diziam que ficar um intervalo grande sem se alimentar era prejudicial, ajudava a engordar, agora já é bom…afinal…o que é certo? Geosh não venha dizer que comer de 3 em 3 horas é para quem ainda come de forma errada, pois o livro ensina a comer de forma certa e de 3 em 3 horas…

  • Giovani

    Gostaria de deixar meu testemunho aqui se posso chamar assim:
    Eu pesava 103 kg, tenho 1.85 de altura e sou endomorfo, hoje peso 85 kg saudaveis de massa magra e baixo bf.
    Bom, resumindo minha vida era feita de salgadinho, coca cola, fritura, doces e exessos na comida e muito desregrado, passei por momentos dificeis na vida em que levei um baque, um choque muito forte emocionalmente e apartir dali, vi que era preciso mudar, cortei tudo, doces refrigerantes massas paes, tudo… comecei a viver de granola, iogurtes e saladas!!! emagreci um 4 meses 23 kg!! foi maravilhoso mas….eu parecia um doente, nao tinha um musculo estava esquelético neurotico com o peso, quase me tornei um doente literalmente.
    Hoje apos 1 ano de muito estudo sobre alimentação musculação moderada, consegui modelar meu corpo, estou saudavel, feliz e me alimentando bem, me livrei de todos os vicios alimentares e venci a balança, mas para isso eu precisei enchergar o que muitos de nos nao ve ou nao quer ver, que eu estava obeso. entao é como dizem no site nao importa se come de 3 em 3 horas, importa o que voce come, hoje minha alimentação é a base de muita proteina, carne ovos, feijao e arroz, saldas e legumes, nao tem erro. abraços.

    os fortes vencem

    os fracos desistem

    os covardes nem tentam

  • maria goreti

    estou pesando entre 160 e 165 kilos! a dra me indicou cirurgia bariátrica,um psicólogo e um nutricionista….infelizmente faço tratamento pelo SUS e essas consultas vão demorar quase um ano para acontecer. isso sem contar que não desejo de forma alguma fazer cirurgia,que além de todos os procedimentos, me colocariam em uma fila quilométrica de mais ou menos 5 anos . faço uso desses medicamentos: hidrolorotiazida,enalapril 20 mg,diosmim 450 mg,levoid 25 mg,e finalmente metformina 450 mg
    a dra não me receitou medicação,pois disse que seria apenas mais um remédio a ser ingerido,e meu estado de saúde merece atenção,inclusive me pediu um eletrocardiograma,e so a partir do mes que vem ela pode receitar alguma medicação que possa me auxiliar nessa batalha.
    iniciei por conta própria uma reeducação alimentar,estou pesquisando na internet tambem os alimentos mais perigosos…consegui reduzir o consumo de açucar,pois sei que esse produto é o meu mal maior. não tenho hábito de comer massa,frituras,refrigerantes etc,mas tenho consciência que estava consumindo em demasia pães,leite e café,totalmente açucarados! eu tambem faço parte desse grupo de pessoas que não sentem necessidade de comer de 3 em 3 horas,e AMEI tudo que li,achei bem interessante!! se alguem puder me passar dicas de bons alimentos,fico muito agradecida!

    • Maria, acredito que a sua vinda ao EDV pode ser super proveitosa! Dê uma boooaaa lida aqui no site, veja os vídeos, podcasts, tem muita informação boa que tenho certeza, irá te ajudar no processo de emagrecimento! Um abraço e vamo que vamo!