Nova Pirâmide Alimentar? Sério Mesmo?!

Você já viu a piada que… oops, a notícia que saiu recentemente?

O Brasil terá uma NOVA Pirâmide Alimentar! Ebaaaaa! \o/

Agora, você pode imaginar que eles fizeram uma revisão científica e analisaram os (enormes) erros cometidos na última pirâmide e, considerando tudo isso, elaboraram uma pirâmide que, de fato, favoreça a saúde da população, certo?

ERRADO! É incrível de se ver a capacidade enorme que algumas pessoas têm de dar tiro no pé, continuamente…

Acreditem, eu não quero falar mal de ninguém, eu quero focar em coisas positivas! Eu adoro coisas positivas e que colaboram pra nossa vida. Mas, realmente, eu não posso deixar de comentar sobre essa palhaçada que vem sendo feita.

Quando mais gente precisa MORRER e ADOECER até que se corrijam os erros e se dê atenção ao que os FATOS dizem?

Vamos lá para uma análise rápida das novas modificações na nossa ilustríssima Pirâmide Alimentar nacional que serve como guia de alimentação saudável para a população e é utilizada como base por milhares de profissionais da saúde.

Analisando As “Super Novidades”

Piramide Alimentar

Irei usar como base este artigo publicado recentemente no site oficial do respeitado Hospital Albert Einstein.

Como você pode ver, a estrutura da pirâmide não mudou muito… a base da pirâmide ainda ainda é formada pelos alimentos que, comprovadamente (1, 2, 3, 4, 5, etc) são os culpados pela ascensão dos problemas de síndrome metabólica (obesidade, diabetes, etc), doenças cardíacas, doenças neurológicas, etc.

O consumo de gorduras naturais ainda continua sendo limitado, ainda que existam evidências de sobra (678910, etc, etc) suportando o consumo correto (e até alto) de gorduras naturais para um corpo em forma e saudável.

Como o médico suéco Dr. Andreas Eenfeldt diz (11) (traduzindo):

“Não é OK para os “experts” continuarem negando todos estes estudos modernos. É hora deles levarem a ciência a sério. Sinta-se livre para copiar e mostrar estes conhecimentos para os “experts” que você encontrar por aí que precisam se atualizar.”

Continuamos…

Se diz: “Menos calorias e tempo entre as refeições, mais alimentos típicos e atividade física. Esta conta simples pode resumir as alterações previstas na pirâmide alimentar do brasileiro.”

Sério mesmo? Comer menos e se exercitar mais? Sério mesmo que é isso que vocês irão continuar propagando???

Vamos lá, levante a mão quem aí ainda não está careca de ouvir “coma menos e se exercite mais” como sugestão de emagrecimento!

hmmm… nenhuma mão levantada…

Se tem UMA coisa que já foi desmistificada e ainda, ridicularizada pela sua ineficácia, é esta questão de se comer menos e se exercitar mais para emagrecer. Ninguém quer viver com fome e viver uma vida estressante, sempre se preocupando com a quantidade de comida no prato.

Isso não é vida e não é saudável. Alias, comer menos e se exercitar mais não é justamente o que fazemos para estimular o apetite e ficar com fome? O.o

O importante não é a quantidade, mas, sim, a qualidade do que se come! Enfim, se você já acompanha aqui o Emagrecer De Vez, você já viu os estudos que sempre compartilhamos que mostram isso. Isso não é novidade e saber disso, não é privilégio de ninguém. Os estudos estão aí publicados e disponíveis para todo mundo que se empenhar em lê-los.

“A nova pirâmide modifica a recomendação de calorias/dia: a atual prega o consumo de 2.500 calorias/dia. Com a mudança esse número será de 2 mil.”

Sério mesmo? Vocês vão continuar generalizando assim as sugestões e focando em uma quantia fixa de calorias? Vocês vão continuar sugerindo dietas com calorias controladas?

Vocês vão continuar focando em calorias, apesar da existência de evidências científicas amassadoras que mostram o contrário? Sério? Será que ninguém dá atenção aos fatos? (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, etc)

O corpo humano possui, naturalmente, um mecanismo excelente de equilíbrio energético. Nunca na história da humanidade se fez necessário pensar sobre calorias e, ainda assim, a humanidade nunca foi tão obesa quanto hoje.

O corpo possui um sistema hormonal delicado que mantêm tudo sob controle, inclusive apetite, peso, etc. Esta alimentação sugerida pelos canais de divulgação em massa, comprovadamente, causa um desequilíbrio neste sistema, de forma que nossa habilidade natural de nos mantermos no peso correto, pare de funcionar como deveria. Sou eu quem diz isso? Obviamente não, é a ciência…

O mundo seria um lugar mais saudável e feliz se esta idéia de caloria não tivesse sido disseminada e tão erroneamente interpretada.

“Outra redução será no intervalo entre as refeições, explica a nutricionista, Thais Eliana Carvalho de Lima, do Einstein. “A nova pirâmide vai oficializar a recomendação de comer a cada três horas.” Assim, seis refeições deverão ser feitas diariamente. “A divisão (comer de três em três horas) já é utilizada (por nutricionistas), mas será recomendada por órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde.”

Imagine você, um ser humano à 100 anos atrás, 500 atrás, 1000 anos atrás, 50 mil anos atrás, etc. Você acha que a natureza teria evoluído o ser humano para se dar o luxo de fazer refeições controladas a cada 3 horas??????

Se nada mais, isso faz algum sentido evolutivo?

A vários anos atrás, até eu já caí neste conto do vigário, afinal, nós somos metralhados de todos os lados por sugestões como estas. E o pior, ouvimos isso das pessoas, nas quais, deveríamos confiar!

Agora, por que, mesmo com evidências científicas cristalinas (20, 21, 22, etc) e ainda divulgação em massa (23, 24) de que esta invenção moderna de comer de 3 em 3 horas não passa disso, ou seja, de uma mera invenção moderna, sem nenhum real benefício e vários potenciais malefícios, continua sendo propagada como linhas guias para TODA a população?

“Os hábitos brasileiros podem ser apontados como responsáveis pelo redesenho do gráfico alimentar. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamento Familiar, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram uma “epidemia” de excesso de peso. Entre 2006 e 2010, o número de homens com quilos a mais do recomendado passou de 18,5% para 50,1%. Já entre as mulheres, no mesmo período a proporção passou de 28,7% para 48%”

Será que foi considerada a hipótese de que estas sugestões fracas, infundadas e perigosas propagadas pela Pirâmide Alimentar sejam justamente a causa deste aumento exorbitante de obesos e doenças relacionadas?

Será que o fato de que a população está, literalmente, morrendo aos poucos, poderia ser um fator minimamente motivador para que se fizesse uma re-análise dos FATOS para que se possa começar a sugerir hábitos que REALMENTE façam sentido e que REALMENTE possam ajudar a população a reverter esta tendência?

Isso poderia ser desafiador se ninguém soubesse das verdades sobre o assunto, mas, as verdades estão aí, disponíveis à todos, publicadas, documentadas e testadas! Tudo é só uma questão de se largar os interesses extra-curriculares e se focar na propagação do que realmente funciona, ao invés, de mais e mais balelas prejudiciais.

—–

Você acha que eu tenha sido um pouco ríspido e enfático demais ao tratar deste assunto?

Me perdoe, mas eu não consigo ler que em 4 anos, o número de pessoas acima do peso subiu mais de 40% (homens) e 20% (mulheres), e ficar quieto sabendo que o governo está tentando remediar esta situação reforçando ainda mais as sugestões que, pra começar, CAUSARAM estes problemas.

Agora, deixe-me sair daqui e dar uma caminhada pra ver se consigo relaxar um pouco…

Forte abraço,

Assinatura_pequena-menor

  • Elizangela

    eu atualmente só tomo café da manhã e janta. Mas para ACELERAR O EMAGRECIMENTO seria melhor eu incluir almoço e os lanchinhos ??

    • Se você sente fome, ou fraqueza, é uma boa incluir mais uma refeição, Elizangela. Caso você se sinta bem assim, não vejo problemas em continuar tambẽm. Veja o artigo sobre comer de 3 em 3 horas.

  • marcos eduardo luz de oliveira

    rodrigo,é isso aí mesmo,alias,voce deve saber que a coisa tá fervendo pra lá de calderão escaldante;passou uma lei agora de 2009,onde serão fabricados alimentos geneticamente modificados,os transgenicos!;tudo isso é parte de uma nova ditadura global,a NOVA ORDEM MUNDIAL,onde o governo prega a força vacinas com altas doses de mercurio e oleo de esqualeno,modificacao dos alimentos puros e limpos,ATE mei irmao de abafar uma DESCOBERTA ESPETACULAR VOCE NAO TEM IDEIA DO QUE FOI ”ACHADO”,SÓ VOCE LENDO E OUVINDO PARA ACREDITAR,ainda to de queixo caido cara,o cientista foi MUITO corajoso mesmo,vejae aposto que voce vai fazer uma ligacao disso com o nosso passado alimentar,TENHO CERTEZA!

    aqui tá o video completo do youtube,RECOMENDADISSIMO pra voce ver em primeira mao,pra ver ate onde a coisa chegou:http://www.youtube.com/watch?v=kgyFflUP1mM

    • Marcos, indiferente de existir ou não um complô, fato é que o caminho que a sociedade toma não é o melhor pra nossa saúde e bem estar. De imediato acho que a melhor coisa que cada um pode fazer é se dar conta disso.
      Abraços!

  • Zé Neném

    Amanhã, dia 25 de dezembro, faz exatamente um ano que esse o texto daqui ( http://emagrecerdevez.com/este-e-o-passo-mais-importante-de-todos-para-emagrecer-definitivamente ) além de ler todo o material do Rodrigo e outros a respeito do assunto, em português e em inglês.
    Hoje estou 31kg mais leve e saudável, não preciso mais tomar minha medicação diária de controle de pressão. Por isso, agradeço ao Rodrigo e a sua equipe pela dedicação em disseminar essas ideias, que ainda são muito contestada, mas com nosso exemplo elas irão ganhar força, pois é a única solução aparentemente viável.
    Um abraço e boas festas.

    • Quando mudamos a nós mesmos o mundo muda de carona, zé! Parabéns pelo seu sucesso!
      Boas festas!

  • Aurélio

    Rodrigo,
    vc tem para me fornecer uma piramide alimentar segundo seus ensinamentos, se sim por favor me mande por e-mail ou disponibilize para mim aqui no site, desde já agradeço. Um forte abraço e Feliz Natal e próspeo Ano Novo.

    • Ro

      Não tem pirâmide… tem o prato dividido em 3 partes: proteína, carboidratos de baixo índice glicemico (legumes e verduras) e gorduras boas (azeite, oleo de coco, manteiga verdadeira)!

  • Maria

    Rodrigo, o que seria o correto? fazer apenas as 03 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar)?. Parabéns pelo seu trabalho feliz natal e um ano novo repleto de realizações.

  • nERLI

    Rodrigo, desde fevereiro de 2013 estou seguindo o seu site, eliminei 8 quilos fiz os exames e está tudo normal, meu médico disse que está ótimo. Quero agradecer muito à vocês pelas informações tão preciosas que mudaram a minha vida, faltam só dois quilos pra chegar no meu peso, mas não tenho pressa pois estou conseguindo com muita tranquilidade, não passo fome e nem me mato fazendo execícios. Boas festas á todos vocês, e que no ano que está chegando Deus os iluminem para que possam continuar com este trabalho tão importante para a humanidade.

    • Obrigado, Nerli! Boas festas!

  • Oi Rodrigo. Comprei o livro d Hipertrofia muscular, mas minha dúvida é… se tenho q emagrecer, posso seguir as intruçoes do mesmo modo? aguardo resposta. Des d já agradeço. Desejo a vc e toda a sua equipe, um feliz natal Grande abraço!!

  • maria rosario costa

    Olá Rodrigo. Antes de mais UM FELIZ NATAL E UM NOVO ANO CHEIO DE SAÚDE, PAZ. ESPERANÇA E FELICIDADE.
    Agora, quanto ao que foi dito e pedido atrás por “colegas da n/luta”, de alimentação saudavel, se por acaso decidir fazer a “tal” pirâmide alimentar também quero receber, OK?? Obg. e tudo de BOM para Si e todos os demais ….

  • Ola, Rodrigo, tô contigo e não abro.Eu ja Sou exemplo deste seu trabalho Honesto,limpo e brilhante,vamos propagar o bem e teremos de alguma forma a reconpensa. grande Abraço.

  • Mais uma Vez tiro meu chapéu pra te Rodrigo, e digo mais muito dessas balelas que ai estão é justamente porque doença dar dinheiro, faço algumas perguntas, porque vocês acham que não foi descoberta a cura do Câncer??? ( se é que já não foi descoberto e está encapado por baixo de sete chaves) eu mesmo respondo porque a dita cuja deixa os cofres de alguns cheios o mesmo se aplica a Maldita Obesidade alguém ganham muito com isso tudo, Cabe-nos Fazer a diferença, portanto próximo ano estou bastante propensa a não abandonar a ENFERMAGEM que amo de paixão, mas estou pensando seriamente em Fazer o Curso de Nutrição justamente para fazer a diferença e Em meu futuro consultório desmistificar essa mentirada toda que ai está e tratar meus pacientes de forma coerente e sem mentiras ( Na real estou mostrando dia-a-dia com meus resultados a todos que não acreditavam VIVA O MR o resto é Piada)…

  • francisco

    Depois que eu emagreci a dois anos atras eu fiquei com uma barriguinha indesejada e nao consegui acabar com ela, eu pesava 110 aos 16 anos e resolvi fazer um regime e consegui perder 40 kg, mais nao consegui acabar com a barriga.

  • Angélica

    Olá Rodrigo!! Primeiramente quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho que você tem feito!! Sou estudante do último ano de Nutrição e infelizmente tenho que confessar que o que aprendemos na faculdade é realmente um absurdo, totalmente oposto do que vem a ser SAÚDE!!! Fui ilusoriamente estudar essa área (que é maravilhosa se estudada como deveria) achando que iria aprender como a alimentação poderia beneficiar a saúde mas tudo o que vejo todos os dias nas aulas são MENTIRAS e mais MENTIRAS e infelizmente passadas por professores que não gostam de ser confrontados, nem estão abertos a discussões ainda mais se vinda por alunos…enfim mas quero dizer que nem tudo está perdido, graças a Deus existe a NUTRIÇÃO FUNCIONAL que é uma área excelente que segue essa mesma linha que você tanto divulga aqui no site, é uma área da nutrição que realmente leva a saúde a sério, que enxerga o ser humano como um todo e não generaliza ou dá “dietas de gaveta” ou ainda segue esses absurdos de piramides (que eu odeeeeio e sou totalmente contra!!) Enfim a nutrição funcional é a área que pretendo seguir, e só quero deixar claro que assino embaixo sobre tudo o que você disse, e que ainda há esperança para área da nutrição, basta que outras pessoas como você não se acomodem as mentiras que estão sendo divulgadas (até nas próprias faculdades) e busquem realmente honrar a profissão que escolheram buscando o melhor para saúde da população!
    Muito obrigada por ser um portador da verdade e parabéns!!
    Um grande abraço!!

  • Wellington

    Olá Rodrigo, um Feliz Natal pra vc e pra todos que frequentam esse espaço. Navegando pela net achei essa reportagem de 2005 da Universidade de Illinois.

    Dieta rica em proteína acentua o benefício dos exercícios
    Fonte: Journal of Nutrition, 25/08/2005

    Todos sabem que um programa de redução de peso combina dieta e exercícios, mas um novo estudo reporta que o exercício é muito mais efetivo quando a dieta for rica em proteína.

    “Existe um efeito cumulativo, interativo, quando uma dieta rica em proteína é combinada com o exercício. Os dois trabalham em conjunto para corrigir a composição do organismo; o paciente perde mais peso, sob a forma de gordura e não massa muscular”, disse Donald Lauman, professor de ciência do alimento e nutrição humana da Universidade de Illinois.

    Uma dieta baseada na pirâmide alimentar da USDA – rica em carboidrato e pobre em proteína, reduz a efetividade dos exercícios, disse Layman.

    Quarenta e oito mulheres adultas participaram de um estudo com 4 meses de duração. Um grupo ingeriu uma dieta rica em proteína, elaborada para conter uma quantidade específica de leucina, um dos aminoácidos essenciais. Um segundo grupo consumiu uma dieta baseada na pirâmide alimentar, com maior quantidade de carboidratos.

    Ambos os grupos consumiram a mesma quantidade de calorias mas o segundo grupo substitui os alimentos ricos em proteínas, como carnes, derivados de leite, ovos e nozes, por alimentos ricos em carboidratos, tais como pães, arroz, cereais, massas e batatas.

    “Ambas dietas funcionaram porque, quando você restringe calorias, você perde peso. Mas as pessoas que ingeriram a dieta rica em proteínas, perderam mais peso. Algumas pessoas referem a esse fato como vantagem metabólica da dieta rica em proteína”, disse Lauman.

    O estudo incluiu dois patamares de exercícios. Para um grupo, foi recomendado que caminhasse três vezes na semana, um acréscimo de aproximadamente 100 min de exercícios. O outro grupo, realizou 5 sessões de 30 min de caminhada e duas sessões de 30 min de levantamento de peso semanalmente.

    Em ambos os grupos, o programa de exercício ajudou a poupar o músculo e focou a perda de gordura. Mas no grupo da dieta rica em proteína, perdeu-se muito mais peso e quase 100% do peso perdido era referente à gordura, disse Layman. No grupo da dieta rica em carboidrato e com maior quantidade de exercício, cerca de 25 a 30% do peso perdido referia-se à massa muscular.

    Apesar da dieta rica em proteínas ter funcionado para todos, parece que foi mais efetiva para as pessoas com níveis mais altos de triglicérides e com excesso de peso na região central, uma combinação de problemas de saúde conhecido como Síndrome X.. “A dieta rica em proteína reduziu os triglicérides e ajudou os participantes a perderem uma maior porcentagem de gordura na área abdominal, ambos fatores de risco associados com doenças do coração”, disse ele.

    A dieta rica em proteínas funcionou bem porque contém grande quantidade do aminoácido leucina, que trabalha junto com a insulina e ajuda a estimular a síntese de proteína no músculo. “A proteína extra reduz a perda muscular enquanto que o componente pobre em carboidrato fornece pouca insulina, permitindo a queima de gordura”, disse ele.

    “Acreditamos que uma dieta baseada na pirâmide alimentar não forneça a quantidade suficiente de leucina para adultos manterem músculos saudáveis. A dieta americana média contém de 4 a 5 g de leucina, mas para obter os efeitos metabólicos observados no estudo, são necessários de 9 a10 g”, ressalta ele.

    Para conseguir a quantidade de leucina, os pesquisadores recomendam acrescentar à dieta derivados de leite, carne e ovos – todos com proteínas de alta qualidade. De acordo com Layman, perder peso não significa depender de suplementos para compensar as deficiências nutricionais. “Se você usar proteínas de alta qualidade, você pode melhorar a qualidade total de sua dieta enquanto perde peso”, disse Layman.

  • RODRIGO.
    Desejo para você e todos os seus amigos e familiares um FELIZ E ABENÇOADO NATAL e um ANO de 2014 com Saúde, Paz, Amor, Carinho, Solidariedade para ajudar as pessoas a enfrentar os grandes desafios para terem mais saúde.
    Que o Menino de Belém abençoe todos os seus trabalhos e todas as sua orientações para mim e a outras pessoas, pois assim teremos mais saúde e poderemos trabalhar com mais vigor semeando as sementes do amor e da alegria nos corações das pessoas para que elas possam ter mais vida. Meu sincero MUITO OBRIGADO por tudo que já me enviaste e que já me ajudaram a ter uma vida melhor e mais saudável.
    Grata por tudo. Ignez

  • Daniel Oliveira

    Parabéns pelo artigo ! Abraço !

  • Vanilce

    Quero so agradecer ao Rodrigo por nao desistir de mandar is emails e aulas videos apesar de Ninha depressao nao ter deixado eu comecar ainda sei q este e o caminho.

  • célia gomes

    Olá Rodrigo , é uma honra escrever para você…
    Meu nome é Célia , tenho 36 anos, peso agora70 K ( antes 76k),tenho hipotiroidismo e ovários policísticos.
    Venho mergulhando nas informações dadas pelo seu site desde Julho/2013, em Agosto/13 , comecei a colocar em prática as sujestões alimentares dadas pelo Emagrecer de vez… Nos primeiros meses perdi 6 quilos mas o meu corpo parou por aí, não perco mais.
    Tirei os carboidratos simples da minha alimentação (trigo,batata inglesa, arroz), inclui carboidratos de qualidade( abobrinha, batata doce, brócolis e couve flor, etc), gorduras de qualidade(castanhas ,manteiga, azeite e abacate)e proteínas( ovos, carnes, whey protein) como vocês ensinaram. Substituí o açúcarpor adoçante( estou agora tentando me acostumar com o stévia), doces eu já não sou muito fã , não como. Só o café da manhã é adoçado com açúcar, evito os sucos ,e a fruta só como pela manhã as que vcês indicaram(frutas vermelhas, abacate).
    Por favor me diga o que estou fazendo de errado, vejo no seu site, as pessoas perdendo peso continuamente e eu aqui apenas nos meus seis quilos.
    Estou fazendo alguma coisa errada ou esta porcaria de hipotireoidismo está me avacalhando?
    Me ajude por favor , estou começando a me desesperar, vejo pessoas que mudam apenas uma coisinha na alimentação e já perdem peso e eu mudei que radicalmente, estou parada neste 6 kilos .
    Por favooooooooooooooor, me ajudeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee……

    • rosana andrade

      Oi Célia! Tb estou em uma situação bem semelhante: comprei o livro, tirei todo o carboidrato industrializado, acrescentei os legumes indicados…etcetc…na 1a. pesagem perdi 1,300kg, na 2a engordei 900 gr mas diminui nos centímetros, e agora vou para a 3a. pesagem…
      percebi q as minhas unhas estão bem fracas,será q estou com alguma alteração hormonal e por não estou emagrecendo???
      abçs

  • Betsy

    Rodrigo…divulgue a piramide do Emagrecer de vez..quem sabe assim poderemos fazer nossa parte e divulgar algo sadio….grata
    e aguardamossssssssssss um grande abraço

  • Vanessa

    Essa pirâmide me fez virar uma pamonha sem ânimo! Agora que exclui os carbs, exceto aqueles dos vegetais, adicionei ovos e manteiga diariamente nas minhas refeições, estou no meu peso ideal e com muita saúde. Não exclui a aveia, pois sinto que me faz bem. Passei do manequim 40 para o 38 sem passar fome. Eu não estava gorda, mas me sentia mal, andava 5 minutos e já sentia cansaço.

  • Lucimara

    Eu não tenho tido sucesso algum,atribuo ao hipotireodismo e esta ansiedade enorme que me consome. Estou lendo o seu livro e pra ser sincera ,está surgindo uma esperança…..hoje estou 26 quilos acima do peso e me sinto como se fosse 26 toneladas pois está me matando aos poucos…Quero que em breve eu possa te dizer que consegui, torça por mim.bjs

  • Excelente artigo, realmente eu não sabia dessa nova notícia.
    Parabéns!

  • lucelia

    ola rodrigo e geosh, como sempre sensacional agradeço a vcs por todo conhecimento que passaram, graças a eles não caio mais no bla bla bla…obrigado por tudo.que o ano que se aproxima seja de mtas realizações, e que deus os ilumine cada vez mais para que possam continuar ajudando as pessoas, e promoverem cada vez mais saúde para todos nos um abraco, e que venha 2014!

  • Não acredito nessas bobagens de piramides alimentares

  • Heheh ouvi dizer que a nutrição emagrecedora não é uma pirâmide e sim o trapézio que se pode ver no meio dela, e gostei muito desse conceito, o que vc acha? heheh E ah obrigada por todo esse site, mudou minha vida lol
    abraços

  • João leão

    E e o duro e quando vamos. fazer exames de rotina e ter que discutir com seu médico porque eles não aceitam estas evidência de jeito. nenhum. Mas é. aquele caso a vida é. minha e quem realmente cuida. sou eu.

  • Vitor Lobo

    Rodrigo / Geosh

    Mais uma vez desmistificando essa palhaçada de pirâmide que nos fazem engolir!
    Parabéns!

    Comprei o livro e estou seguindo o método MR a 1 mês, os resultados são incríveis, tanto na perda de gordura quanto no bem estar.

    A minha dúvida é: Depois que eliminar toda a gordura quero ganhar massa muscular, hipertrofia mesmo, “crescer”. Isso é possível seguindo a alimentação proposta no método MR?

    Um abraço, e obrigado!

  • Marta

    Quero conhecer melhor o seu método

  • Gabriella Guedes

    Oi, gostaria de saber se vocês encontraram alguma novidade sobre a macaxeira (também conhecido como aipim e mandioca). Assim como a batata doce ele é um lowcarb? Gostaria de confirmar isso para aumentar minha alegria em poder comer pão de queijo!

  • Luciana Guimarães

    Rodrigo, nos ajude ainda mais, publique uma pirâmide para a espécie humana e não para cobaias de laboratório, como estas que conhecemos. Engraçado, tanto se fala que as gorduras animais são ruins para a saúde. Entretanto, as que fazem mal são as de origem vegetal, esses óleos enlatados cheios de conservantes que são uma bomba para o corpo. Me alimento desde criança com banha de porco e não mudo, apesar da pressão da indústria alimentícia.

  • Luciana Guimarães

    Compartilho também a paixão por pão de queijo. Só que agora estou com muita culpa de comê-los. Podemos? Em qual horário e que quantidade? Obrigada.

  • Jéssica

    Um documento oficial no qual vem escrito IORGUTE não merece o meu respeito. rsrsrs

  • sonia maria da silva

    rodrigo voce esta com toda razão,esta piramide alimentar esta totalmente errada,não funciona a´te quando a população vai ser enganada,pofavor rodrigo se possivel faz uma piramide alimentar decente e correta para nós.desde ja agradeço.

  • rosana andrade

    Olá Geosh e Rodrigo! Comprei o livro e estou acompanhando e aplicando as instruções do MR. Mas depois de ler este artigo fiquei um pouco confusa: li um artigo do emagrecer de vez,( só não lembro qual foi), que diz, que devemos comer de 03 em 03 horas, e, agora vc critica claramente esta aplicação… Devemos ou não nos alimentar de 03 em 03 horas? abçs e parabens pelo site!