Aprenda Uma Técnica Para Nunca Mais Ser Enganado.

beakmanOi, eu sou o BEEEAKMAAANNN!

Mentira, aqui é o Geosh.

Quem aqui nunca caiu numa mentira, que atire o primeiro horóscopo!

Hoje é primeiro de abril, o dia mundial da mentira. Mas, como todo dia é dia da mentira, hoje deveria ser o dia da verdade. Imagina um dia em que todo mundo tivesse que falar 100% a verdade? Haha!

Aqui no Emagrecer De Vez, nós lidamos o tempo todo com mitos  em relação a saúde e emagrecimento que são diretamente responsáveis pela epidemia mundial de obesidade e doenças relacionadas.

Se você está com sobrepeso, obeso ou tem doenças modernas ligadas à obesidade, você foi vítima dessa enganação. É mole?

Esse pode ser o artigo mais importante que você já leu na sua vida. Passar isso adiante é utilidade pública. Leia esse artigo até o final e você saberá o caminho para se proteger de mentiras pelo resto da sua vida.

Imagina o progresso que pode acontecer na sua vida com uma maneira de descobrir se as coisas são verdade? Vamos lá.

Você Sabe Como a Ciência Funciona?

Resumindo toscamente o mundo em uma linha, a ciência é o esforço para descobrir e desenvolver ao máximo possível o conhecimento sobre a realidade.

A ciência utiliza a ferramenta mais poderosa já desenvolvida pela mente humana: O método científico. O passo a passo desse método é o que a maioria das pessoas lembra ou sabe sobre ciência. Porém, existe uma série de boas práticas e regras que devem ser respeitadas para que se possa adquirir conhecimento e evitar equívocos.

Conhecendo essas regras é que se vê o poder da ciência e como ela foi capaz de levar o homen à lua em pouco mais de 3 séculos. A ciência, quando executada respeitando essas regras, é a ferramenta mais poderosa que já existiu.

São justamente os conceitos da ciência que podem evitar que nós nos enganemos e enganemos uns aos outros. Ou seja, essas regras e boas práticas são justamente o que todos os seres humanos precisam aprender não só pra aprender mais e melhor, mas principalmente para nos livrarmos de toda mentira que hoje acreditamos ser verdade.

Existem estudo que demonstra que não há relação significativa entre conhecer fatos científicos e não acreditar em pseudociência, mas que as pessoas que conhecem o método científico e suas boas práticas, deixam de acreditar em balela.(1)

Ou seja, conhecer o que a ciência sabe não resolve. Conhecer como a ciência funciona é o que torna alguém realmente difícil de enganar.

O Ceticismo Científico.

Se segure, o conhecimento vem vindo =P
Se segurem, o conhecimento tá chegando! =P

O interessante, é que quando falamos de acreditar em coisas sem comprovação científica ou inclusive com estudos mostrando repetidamente que são mentira, não importa se uma pessoa é analfabeta ou altamente educada, se é considerada mais ou menos inteligente, se conhece mais ou menos sobre fatos científicos, todos estão igualmente sujeitos ao conto do vigário quando não conhecem ou não aplicam o método científico, suas regras e boas práticas.

Mas, enquanto você aprende mais sobre os métodos e as boas práticas, existe uma maneira quase instantânea de se blindar contra mentiras:

Basicamente, ser um cético científico(2) consiste em não acreditar nas coisas sem provas ou evidências. Quanto mais provas você tiver, mais embasada a sua crença, quanto menos provas, mais você deve evitar tirar uma conclusão. Só com esse conceito, já dá pra rever todos seus conceitos e fazer um baita reset cerebral.

Neil Degrasse Tyson, um astrofísico que admiro muito, resumiu nos novos episódios da série Cosmos, cinco simples regras da ciência. Se você não assistiu, VEJA =)

1 – Questione autoridade. Nenhuma idéia é verdade por que alguém disse que é, inclusive eu.

2 – Pense por si mesmo. Questione. Nenhuma idéia é verdade por ser interessante, bacana, por que você a defende, quer acreditar ou porque todo mundo acredita. Fatos não dependem em nada do que a gente acredita ou deixa de acreditar.

3 – Teste idéias através de evidências e observações: Se a sua idéia favorita falhou diante de um teste bem elaborado, paciência. Supere, bola pra frente, vamo que vamo.

4 – Siga a evidência onde ela te levar. Se você não tem evidência, evite tirar uma conclusão precipitada.

E provavelmente a regra mais importante de todas:

5 – Lembre-se: Você pode estar errado. Até os melhores cientistas cometem erros. Newton, Einstein e todos os grandes cientistas de todos os tempos. Todos cometeram erros. Claro, eram todos humanos!

Não coloque seu ego no meio do caminho. Estar certo ou errado não é o que somos. O que temos é um mapa da realidade. Quanto mais próximo da realidade for esse mapa, melhor você vai andar pelo terreno. Ou seja, quanto mais rápido você corrigir as suas crenças, mais próximo da realidade você estará e mais rápido será seu crescimento pessoal.

E por aí vai o caminho para não ser enganado. Se você gostou, curta, compartilhe, faça a sua parte pra vivermos num mundo um pouco menos ignorante =)

Um abração e um ótimo feriado!

Geosh.

—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————-

Geosh é expert em emagrecimento, autor, consultor e gestor de conhecimento no Emagrecerdevez.com.

  • Regina Schwertz

    Te inspirei Geosh? Hahah
    Adorei o artigo! =D

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Na verdade sim, Regina. Na sua ultima respiração você provavelmente inspirou átomos que antes já foram parte do meu corpo. Science, my friend! HAHA! Grande abraço!

  • Mirtes Rossi

    Ótimo artigo Geosh!! Parabéns!!! Grata!!!!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Obrigado, Mirtes! Esse artigo foi fruto num grande avanço que fiz na maneira de pensar ao longo dos últimos 15 anos. Lendo hoje parece simples(e é) mas só dá pra reconhecer isso depois de aprender, né? Disponha!

  • http://santiagotarso.omb10.com/vivermagraemsetesemanas Jacqueline

    Amei esta postagem. Dicas muito boas. Sempre é legal aprender mais coisas sobre emagrecer.