Gorduras Saturadas São Totalmente SAUDÁVEIS De Acordo Com Nova Revisão Científica (Já Sabíamos…)

gordurasdiversas

Bom, isso não é novidade pra você que já acompanha aqui o Emagrecer De Vez, não é verdade?

Alias, estudos científicos sérios, modernos e controlados vêm mostrando que gorduras naturais no geral são completamente saudáveis já à muitos anos.

Aí surge aquela velha e insistente pergunta: Então, por que RAIOS a maioria dos profissionais de saúde por aí AINDA continua receitando dietas baixas em gorduras tanto pra emagrecimento como para saúde?

Será que é por que eles ainda estão se baseando em velhos estudos falhos de décadas atrás e ainda não se preocuparam em se atualizarem? E se estas sugestões estiverem, na verdade, como tudo indica, piorando a situação dos pacientes ao invés de melhorando? E se para curar os problemas, esteja-se receitando “veneno” ao invés de “remédio”?

Uma nova revisão científica feita na Europa (1) de todos os melhores estudos (sérios) publicados que analisam a questão da ingestão de gorduras naturais (saturadas ou não) mostra que:

  • Pessoas que comem bastante gorduras naturais e saturadas (como manteiga, etc) não ficam mais doentes.
  • Pessoas que reduzem a quantidade de gorduras naturais na dieta alimentar, não ficam mais saudáveis.

Gorduras naturais se mostram essenciais para um emagrecimento e corpo saudável.

Livro eletronico Emagrecer De Vez O que vêm mostrando ser o problema, estudo após estudo, é o consumo exagerado dos tão aclamados “grãos integrais”, cereais e açúcares.

Agora, quando se recomenda a um paciente que ele coma menos gorduras, o que acontece normalmente? Ele irá aumentar a ingestão de carboidratos… tipicamente, afundando-se ainda mais no poço do problema que vive.

Por que não focarmos nos fatos e evidências científicas ao invés de continuarmos propagando falácias antigas e desatualizadas? Cobre do seu profissional de saúde que o mesmo se atualize! Defenda sua saúde!

Compartilho aqui das palavras do médico sueco Dr. Andreas Eenfeldt diz: “Se você quer ser levado a sério como um “expert” em nutrição, trate de se atualizar. Não é suficiente ficar espalhando idéias dos anos 80 sobre gorduras. Idéias estas que hà muito tempo já foram refutadas.” (2)

Grande abraço,

Assinatura_pequena-menor

50 Comentários


  1. Gosto muito dos artigos publicados por vcs do emagrecer devez. Estou lendo o livro e vou adotar como um novo estilo de vida. Cansei de fazer dietas as quais nao me emagreceram tudo o que precisava, passava mal com remedios, os “minas” da vida e nao cheguei a lugar algum. Vou me preparar p começar e para mim sera para todos sempre. Obrigada
    Aba Beatriz

    Responder

  2. Alguém pode me dizer onde encontro a manteiga feita de leite integral aqui no Brasil? Ainda não consegui achar.

    Responder

  3. Olá Rodrigo, excelente artigo, mas fiquei com uma dúvida a respeito da foto que apareceu nele.

    Que as gorduras boas fazem bem, vc já vem enfatizando há um longo tempo.
    E os embutidos que aparecem na foto (linguiças e salame) são considerados gorduras boas ou ruins ?

    att

    Responder

    1. Olá, Victor! Depende só dos ingredientes e da maneira como são preparados.
      Quanto mais artesanal, mais saudável.
      Abs!

      Responder

  4. Bom dia Rodrigo, também gostei muito deste artigo e quero saber também sobre os embutidos (salames, linguiça) se são gorduras do bem….um abraço.

    Responder

  5. Bom dia Rodrigo! Gostei do artigo, ainda bem que já sabiamos, rsrsrs! Mas tenho a mesma dúvida do Victor sobre os embutidos da foto. Abraços.

    Responder

    1. Compartilho da dúvida. Suspeito que o problema é a quantidade de sódio nesses alimentos.

      Responder

      1. Além do sódio, tem os inúmeros aditivos que eles colocam.
        O jeito é no supermercado procurar por aquele embutido que tenha menos aditivos.

        Responder

  6. Rodrigo, sou nutricionista, e formada em 1986. realmente, temos que reciclar o que aprendemos. E concordo, os conceitos das gorduras estão distorcidos. Meu avô morreu aos 96 anos de morte morrida, comendo lingüiça, queijos amarelos, banha de porco, ovos mexidos, fritos… e nunca foi pra hospital por qualquer inconveniente alimentar. Mas é complicado, convencer minhas clientes nesta questão das gorduras. vou continuar tentando.

    Responder

  7. OI RODRIGO
    E estou fazendo plano de ataque mt, estou contente, disposta e emagrecendo aos poucos, vou continuar com vida saudável, sucesso…….

    Responder

  8. Rodrigo, você poderia mandar a fonte da pesquisa. Pra a gente verificar. Quero ver como foi feita a pesquisa!! Porque pesquisas existem aos milhares. Mas tem que se verificar a metodologia!!

    Responder

    1. Os escritos, links, (1) e (2), no texto, remetem às pesquisas. Acesse.

      Responder

  9. Já li o seu livro e todos os seus artigos e notei que você não fala dos adoçantes artificiais. Por que? Eles não são bons? Como tornar mais palatavel um iogurte natura? Uma mistura de cottage com nozes, não ficaria mais saborosa com adoçante e canelaem pó, por exemplo?

    Responder

    1. Marcilene! Os quadros de alimentos estão dentro do hotmart junto com o livro.

      Atenciosamente
      Geosh!

      Responder

  10. Gostaria de saber mais sobre as dietas , o que comer, fiz o assinatura mas não recebe todos os artigos . por favor atendem

    Responder

  11. Oláaa
    Realmente, é difícil mudar a mentalidade quando as pessoas já possuem uma ideia formada… pra mostrar o contrário é complicado.
    Excelente post e blog,
    beijos

    Responder

  12. Também fiquei com dúvidas quanto aos embutidos, seria ótimo que fossem permitidos, pois as vezes comer sempre o mesmo deixa a dieta tediosa.

    Responder

  13. tomei o hormonio isoflavona e enchi de celulite, o que acaba de fato com celulite….me socorre………………..

    Responder

  14. Pessoal, o problema dos embutidos é que eles são alimentos processados e levam uma série de aditivos químicos prejudiciais a saúde, além de muito sódio. Existe até resíduo de soda cáustica, principalmente em mortadelas e peito de peru defumado (pra quem já viu como são produzidos), bem como realçadores de sabor, conservantes, corantes, estabilizantes… e um monte de antes, e as vezes até açúcar. Ou seja, um monte de porcaria que não veio da natureza, sobrecarregando o nosso fígado e prejudicando o uso da própria gordura boa. A melhor maneira de comer gordura saturada é direto da própria carne, dos ovos, da manteiga, queijos… a não ser que você consiga embutidos feitos na fazenda, artesanalmente, sem que tenham todos esses aditivos químicos.

    Responder

  15. Concordo Leonardo…..por isso que por mais que moro na cidade não abro mão de eu e meu esposo fazermos nossos salames, compramos porco e gado do interior e carneamos aqui em casa mesmo, sabemos o que vai dentro e a higiene com o que é feito e colocado o nosso alimento na mesa,aa tbm gosto de cultivar minha horta…. tudo isso dá trabalho , mas vale a pena…..estou a prendendo comer direito e a largar das porcarias do mercado,principalmente doces….

    Responder

  16. Tenho a mesma dúvida que a Márcia em relação aos embutidos, mas eu acredito que deva ser fonte de gorduras boas sim! Só que o grande problemas desses produtos são os inúmeros aditivos alimentares que eles colocam (glutamato monossódico, nitrato e nitrito, entre outros). Também há ha questão da grande quantidade de sódio.

    Responder

    1. Daniel, exatamente. quanto ao sódio, se você consome apenas carboidratos de legumes e verduras, o sódio passa a não ser um problema!

      Responder

  17. Como já dito, o problema dos embutidos são os conservantes, nem tanto o sódio, que não é algo TÃO preocupante assim. Mas como um lanche ocasional, um embutido não irá causar tantos problemas – é BEM melhor que um lanche de um derivado de trigo e/ou com gorduras nada saudáveis como as hidrogenadas, de óleos de sementes e trans. Não são para ser a base da dieta, nessa vc concentra as gorduras advindas de fontes mais naturais, como a própria carne, ovos, abacate etc

    Responder

    1. “lanche de um derivado de trigo e/ou com gorduras nada saudáveis como as hidrogenadas, de óleos de sementes e trans”

      O que equivale aos biscoitos cream cracker. E tem muita gente que acha que isso é saudável demais. Aquelas pessoas que fazem uma dieta substituem tudo por essas cream crackers.

      Responder

  18. Rodrigo. Se possível me oriente eu me interessei muito por este método. Ocorre que de manhã não abro mão do café propriamente dito com um pouco de açúcar mascavo. Só que tem outra agravante. Não tomo o café puro, sempre o acompanho com algo do tipo, mandioca, batata doce, cará e/ou tapioca. O que deveria substituir, mas continuar com o café. Sei que este método emagrecer de vez realmente funciona, considerando uma questão hormonal como disse, ou seja, o da insulina e o outro que agora não me lembro. Obrigada. Ana.

    Responder

  19. Comecei a seguir o MR usando os 80/20 final de semana liberado. Já faz duas semanas emagreci 1 kilo. Pesando 71. Sinto muita fome estou amamentando, como muito principalmente ovo e frango. Tem algum limite de quantidade?

    Responder

    1. Adriane, No caso da gestação/lactação, A saúde do seu bebê deve ser o foco. Portanto é fundamental consultar seu médico antes de alterar sua alimentação nesse caso!

      Responder

  20. BOA NOITE RODRIGO! OBRIGADO PELOS ARTIGOS MANDADOS NO MEU E-MAIL,ESTOU LENDO TODOS E ADORANDO SABER TODAS ESSAS VERDADES SOBRE DIETA, VOCÊ É CORAJOSO !! COMPREI O LIVRO ELETRÔNICO MAS NÃO ME CONTENTEI E ME CADASTREI GRATUITAMENTE PARA TER MAIS ACESSO AOS ARTIGOS E SABER MAIS E MAIS. OBRIGADO!

    Responder

  21. GOSTARIA DE SABER SE PALMITO PODE CONSUMIR, O MÊS QUE VEM VOU FAZER 50 ANOS TENHO TIREOIDE E MUITOS CASOS DE DIABETES NA FAMÍLIA TENTO ME PRECAVER PARA MAIS TARDE NÃO SER MAIS UMA, POIS GOSTO MUITO DE COMER DE TUDO,MASSAS DOCES ETC ETC… TENHO 1,56 DE ALTURA E HOJE ESTOU COM 67 KILOS DOS 70 QUE FOI QUANDO COMPREI O LIVRO A UM MÊS ,ESTOU CONFIANTE POIS NÃO TENHO PRESSA POIS ANTES DE CONHECER O EMAGRECER DE VEZ JÁ TINHA FEITO O PROPÓSITO DE CHEGAR A MINHA META DURANTE ESTE ANO, POIS NÃO É MUITOS KILOS É ATÉ O 58 VC ACHA QUE VOU CONSEGUIR?. OBRIGADO.

    Responder

  22. Prezado Rodrigo,

    Boa Noite,

    Gostaria de ter uma opinião sua ou uma orientação.

    Minha esposa está fazendo o MR junto comigo, entretanto na ultima semana ela engordou 1,2 kg.

    Vejo que existem algumas coisas que podem ter contribuído para este aumento de peso, segue abaixo:

    => No café da manhã ela está fazendo 3 ovos mexidos com bacon e queijo minas.

    => durante 3 dias ela comeu junto com as saladas recomendadas no almoço e jantar uma salada de manga com passas.

    O que você acha, estes fatos podem ter contribuído para o aumento de peso, o que você recomendaria para o café (ela deve retirar o queijo?). E no almoço, deve evitar a manga com passas?

    Outra coisa, estamos bebendo muita água, mas demorando para eliminá-la, acho que estamos retendo muito líquido, você teria alguma sugestão para podermos eliminar água mais rápido, algum alimento diurético?

    Agradeço desde já,

    Aguardo resposta,

    Atenciosamente.

    Responder

  23. Você poderia postar a referências usadas para esse artigo? Assim como esses estudos mencionados!
    Muito Obrigado!

    Responder

  24. Ola Boa tarde sou novo no ramo de em emagrecer não sei de nada gostaria de saber se interessa em me ajudar com esse novo passo na vida!

    Responder

  25. Olá Rodrigo, tenho lido muito sobre gorduras saturadas e colesterol, mas ainda não entendo, o porque de só recomendar queijos magros e carne magra no seu livro, se o colesterol e a gordura saturada não são prejudiciais à saúde?

    Responder

  26. O Guia alimentar brasileiro de 2014 aconselha a redução dessas gorduras…
    Gostaria de saber as referencias dos artigos científicos “atualizados”

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *